Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#61741 | Pedro França | 01 abr 2004 23:30

Caros confrades:

Ando no rasto de uma família que tem ligações com a zona do Porto(?) e Aveiro (distrº) e que veio estabelecer-se na região de Coimbra já pelo séc. XVIII, mais concretamente em Ançã. Trata-se da família "Cunha Pereira Bandeira de Neiva", da qual saiu um lente de Direito da UC - Dr. António da Cunha Pereira Bandeira de Neiva, n.al de Ançã/Cantanhede, aí nascido em 1804 e falecido em Coimbra em 1872.
Sanches de Baena fala em armas novas (D. Luís) para esta personagem, mas a casa de sua residência na rua Fernandes Tomás (antiga rua das Fangas), em Coimbra, onde funciona o IPPAR, possui brasão de armas esquartelado com os apelidos citados.
Alguém tem notícias desta família? Ou haverá alguma genealogia já constituída da mesma que possa ser consultada? Tenho dúvidas quanto à sua origem do norte: algumas informações esparsas levam-me a Miragaia/Porto, outras a Viana do Castelo, mas é tudo muito inconsistente. Os paroquiais de Ançã acham-se muito desfalcados por causa das invasões francesas. Mesmo a certidão de idade deste lente é apenas uma atestação da sua data de baptismo/nascimento, não havendo referências a avós de espécie alguma, nem da mãe.
Agradeço qualquer ajuda.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#61748 | gonçalo calheiros | 02 abr 2004 00:40 | Em resposta a: #61741

Caro Pedro França
Também eu ando ao tempo empenhado em buscar as origens desses Cunha Pereira Bandeira!
Primeiro,porque me interessa saber se existe ligação com os Bandeiras do Gonçalo Pires.
Depois porque existem relações de parentesco,por outros lados,com descendentes desses Bandeiras de Ançã-Os Viscondes de Rio Torto,os Viscondes de Treixedo,os Barões de Paranhos, os Pignateli Queiroz,os morgados de Mouronho,por exemplo.
Já fiz buscas em Miragaia sem nada ter encontrado e estou a ver se ganho coragem de pesquisar em Viana .
Posso acrescentar que em Ançã existem duas casa brasonadas com as armas que referiu.
Logo que tenha algumas informações lhas transmitirei
Cumprimentos
Gonçalo calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#61750 | Pedro França | 02 abr 2004 01:08 | Em resposta a: #61748

Caro Gonçalo:

Foi só o tempo de ajeitar umas folhas de acta para as reuniões de avaliação (sou o secretário de uma delas) e eis que volto à Genea e dou com uma resposta sua ao meu tópico.
Pois, a relação dessa família com os barões de Paranhos também já sabia através das tais informações dispersas mas não me adianta nada de mais para trás... Fico então a aguardar pelas suas diligências. Por cá vou também fazendo por isso.
Vou ficar em stand by.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#61756 | Abreu Coutinho | 02 abr 2004 07:58 | Em resposta a: #61748

Caro Gonçalo

Também ando a fazer buscas de Bandeiras (os meus) na freguesia de Santa Marinha em V.Nova de Gaia. Provavelmente trata-se de um topónimo, mas gostaria de ter mais informações e elementos nestes meus ascendentes. Se, o meu amigo tiver algumas pistas, agradeço.

Um abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#62002 | Pedro França | 05 abr 2004 16:45 | Em resposta a: #61741

Caros confrades:

Insisto neste tópico.
Obrigado e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#71906 | Evangelion-01 | 28 ago 2004 23:13 | Em resposta a: #61741

Também gostaria de saber as origens dessa família visto que o Solar dessa família pertenceu à minha família e gostaria de saber se a minha família tem alguma ligação com essa família. Infelizmente essa época foi muito conturbada para a minha família que de acordo com o que sei se viu obrigada a vender esse mesmo Solar no ínicio do século XX. Existe um túmulo no cemitério de Ançã que em tempos pertenceu à minha família visto que de acordo com o que me foi dito é de uma tia avó minha. Actualmente pertence a outra pessoa, visto que o túmulo não está identificado e a sua posse percreveu por falta de provas a favor da junta de freguesia que o vendeu ao actual dono.

Se não se importarem, partilhem o que souberem dessa família

Os meus melhores cumprimentos

André Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#141831 | Augusto Tavares | 26 jan 2007 18:08 | Em resposta a: #62002

Caríssimo Pedro França,

Estará neste momento na posse de mais dados sobre a família Pereira Bandeira de Neiva, nomeadamente a ascendência e descendência do dito Lente Dr. António Bandeira?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#154629 | Augusto Tavares | 02 mai 2007 00:01 | Em resposta a: #71906

Caro André Cunha,

Terá entretanto descoberto se tem alguma ligação com os primitivos donos do solar?
Já agora de que solar se trata, o mais alto, do séc. XIX ou um outro que faz redondo tipicamente do séc. XVIII.

Também ando a ver se descubro algo sobre esta família.

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#200786 | APCB | 18 jun 2008 01:32 | Em resposta a: #62002

Caro amigo, Dr.Pedro França, como vai?
provavelmente o que vou dizer não terá nenhuma utilidade mas como os apelidos são idênticos,nunca se sabe. aqui fica:
na Revista "Raizes e Memórias" nº13 de 1997, encontra a fls.271:
-Dr.francisco de Gouvêa Bandeira de Figueiredo, Visconde de Treixedo
e ainda:
Francisco de Gouvêa Bandeira de Almeida Figueiredo.
a fls.272:
D.Maria Angelina da Cunha PEREIRA BANDEIRA DE NEIVA e Gouvês, n. em Viana do Castelo ou em Ançã.
a fls.273:
António da Cunha Pereira de Neiva e D.Antónia Francisca de Paula da Cunha Pereira Bandeira.
a fls.274:
José da Cunha Pereira de Neiva, Cônsul geral de Portugal na Grâ-Bretanha.
e D.Josefa da Cunha Bandeira.

Tudo isto EM ARTIGO DE: JOSÉ CARLOS DE ATHAYDE PINTO DE MASCARENHAS.

pROVÁVELMENTE, COMO Já disse não terá nenhum interesse para a sua investigação, mas como nunca se sabe.

um abraço
ABÍLIO CARDOSO BANDEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#200956 | APCB | 19 jun 2008 17:00 | Em resposta a: #200786

Caro Amigo Dr. Pedro França
em aditamento, e apesar de muito provavelmente já conhecer a arvore de costados de que estou a falar, refiro que não só ali são referidos os nomes que menciono na mensagem anterior, como estão inseridos na arvore de costados respectiva, neste caso de JOSÉ CARLOS DE ATHAYDE PINTO DE MASCARENHAS.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#200994 | Pedro França | 19 jun 2008 23:35 | Em resposta a: #200956

Caro Abílio:

Li as suas mensagens a respeito desta família que ainda suscita o meu interesse. Agradeço o seu gesto.
Ainda não tive tempo de percorrer o número que refere do "Raízes e Memórias" mas hei-de fazê-lo logo que passe esta fase terrível do final de ano escolar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#201190 | Augusto Tavares | 22 jun 2008 06:17 | Em resposta a: #200786

Caros Confrades Pedro França e Abílio Cardoso Bandeira,

Tenho conhecimento de que sairá brevemente um estudo algo aprofundado sobre a ascendência desta família, como parte de um artigo do Dr. Paulo Duarte de Almeida, a publicar no próximo número da Revista Lusófona de Genealogia (Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto).

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha Pereira Bandeira de Neiva

#273067 | vcosta | 22 mar 2011 00:12 | Em resposta a: #61741

Caro confrades:

Por acaso não têm uma imagem da dita pedra armas(fotografia, gravura, etc.) que me possam ceder?
Actualmente, a pedra de armas encontra-se "desfigurada", pelo que se algum dos confrades tiver registado essa pedra de armas e a puder ceder, ficaria grato.


Abraço
VC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 03:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen