Mazziotti, do Reino de Nápoles

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59308 | LCM | 01 mar 2004 20:51

Caros confrades,

Procuro informações sobre a família Mazziotti que se estabeleceu em Portugal no 3º quartel do século XVIII. Devem ter vindo de Itália três irmãos: Vicente, António e Miguel.

Na base de dados GP encontram-se Mazziotti que tenho ligados a esta família e de quem descende um ramo da família Salema Garção.
Procuro notícias de outros descendentes, nomeadamento do ramo da "Quinta Mazziotti" em Colares, de que foram herdeiros os descendentes de D. Maria do Carmo Mazziotti, casada no final do séc. XIX com Carlos França, ilustre médico.

Todas as informações serão bem vindas.

Abraços
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59309 | czlfvmeu | 01 mar 2004 20:58 | Em resposta a: #59308

Caro Lourenço
Os italianos que se instalavam em Lisboa baptizavam normalmente od filhos na Igreja do Loretto. Nos registos paroquiais da Igreja do Loretto, as crianças estão registadas nos respectivos assentos com o apelido do pai (Mazziotti, pois) o que torna fácil a busca.
Um abraço.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59313 | LCM | 01 mar 2004 21:48 | Em resposta a: #59309

Senhor Professor,

Muito obrigado pela sua mensagem. Esse será o meu próximo passo, ainda esta semana ou para a próxima. Já fiz investigação no Loreto e os registos são fáceis pelo motivo que indica.
O problema é que a partir da 2ª ou 3ª geração nascida em Portugal começa a haver um progressivo afastamento da paróquia de "Nação Italiana", espalhando-se pelas suas freguesias de morada.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59337 | aeiou2 | 02 mar 2004 10:30 | Em resposta a: #59308

Caro Lourenço Correia de MAtos,
Na GELBrasileira,vol.16,pág.655,encontramos vários Maziotti.
1.AntónioM,cantor italiano do Séc.XVIII.veio para Lisboa,Teatro do Bairro Alto em 1765
2.António Maria Pereira Chaves Mziotti,n.em Colares 21.2.1843,proprietário e agricultor de Sintra,,deputado e vogal-secretário da Junta do Crédito Predial,do Partido Progressista,à Junta Geral do Distrito de Lisboa
3.Fortunato M,cantor e compositorde m.religiosa,filho do 1.Estudou no Seminário da Patriarcal,onde entrou a 11.1.1798,.Partiu para o Rio de JAneiro em 1808 cm D.João VI,como segundo mestre da capaela real.
4.joão m,cantor da capela real de D.João Vi,,eirmão do Fortunato,entrou no Sem.da Patriarcal,11.1.1798,.Foi para o Rio de Janeiro em 1808
5.Vicente m,Diplomata napolitano,do princípio do sév.XIX,.foi encarregado de negócios de Nápoles em Portugal 1800/1812
6.Vicente M,filho do anterior,dilomata napolitanodo séc.XIX,filho do anterior,Foi encarregado de negócios de Nápoles em Portugal, de 1813 a 11817 na sucessão de seu pai.
Na Igreja do Loreto,nos livros de óbitos,encontram-se às vezes algumas pessoas pois algumas famílias,tinham,na cave da referida Igreja os seus carneiros e mausoléus,onde eram sepultados,embora não baptizados no Loreto.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59376 | LCM | 02 mar 2004 20:18 | Em resposta a: #59337

Cara Maria,

Muito obrigado pela sua mensagem. O António Maria e os dois Vicentes são da família que procuro. Quanto aos músicos só sei o que diz a GEPL, mas poderão ser primos. Os paroquiais de Loreto ãjudarão certamente.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59440 | aeiou2 | 03 mar 2004 18:18 | Em resposta a: #59376

Caro Lourenço,
Depois de enviar a mensagem fui fazer a minha pesquisa no Sapo e encontrei muitos Mazziotti,sendo um deles, um cantor Zé Mazziotti,brasileiro e um site de Genealogia dos Mazziotti,mas não consegui aceder pois o sistema estava muito lento e não tive paciência de esperar.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#59456 | LCM | 03 mar 2004 21:44 | Em resposta a: #59440

Maria,

Muito obrigado. Fui logo fazer a busca e vi os sites de que fala. A genealogia é de outra família e apenas tem Mazziottis por casamento, mas são de outra região de Itália e já do século XIX.
O cantor brasileiro é provavelmente descendente de italianos passados ao Brasil no século XIX. Constituiam o maior núcleo estrangeiro de S. Paulo sendo, em determinadas épocas, mais que os portugueses!

Beijinhos
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#163158 | Ricardo73 | 22 jul 2007 00:12 | Em resposta a: #59456

Nao sei se este forum ainda e lido mas parte da minha familia descende
de Francisca Rita Mazziotti (n. 1780 (?) Encarnacao, Lisboa) casada com Francisco da Costa Cordeiro (cc 1807) irma de um Antonio Mazziotti (n. ? Encarnacao, Lisboa), tiveram pelo menos uma filha Maria Isabel Mazziotti da Costa Cordeiro (n. 1813) Ajuda, Lisboa casada com Gregorio Jose Fernandes (cc 1836) que tiveram dois filhos Joao Baptista Fernandes (n. 1856 S.Juliao, Lisboa) e Isabel Mazziotti (o nome no Genea aparece como Margiochi, que esta errado) Fernandes (n. 1855 S. Juliao, Lisboa +.1953 Encarnacao, Lisboa).

Agradecia qualquer outra informacao que tenha sobre os Mazziottis destas freguesias de Lisboa.
Obrigado
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#163383 | mjborges | 25 jul 2007 12:44 | Em resposta a: #59456

Caro confrade Lourenço Correia de Matos

Não sei se esta minha contribuição é extemporânea, pois já se passaram 3 anos desde o início deste tópico, mas achei que talvez fossem interessantes os dados que a seguir envio e que se encontram in

Ernesto Vieira, Diccionario Biographico de Músicos Portuguezes, Lisboa, 1900.
Vol. II, pp 77-78

«MAZZIOTTI (Fortunato). Cantor e compositor de musica religiosa, ajudante dos mestres da Capella Patriarcal nos primeiros anos do século XIX. Era filho do cantor italiano António Mazziotti, que veio fazer parte da companhia lyrica organizada para o theatro do Bairro Alto em 1765, dirigida por David Perez. Nos libretos das operas que então se representaram, o nome de António Mazziotti figura com o titulo honorifico de «virtuoso de S.M. o rei de Nápoles». Fortunato Mazziotti foi para o Rio de Janeiro em 1808 com D. João VI, desempenhando ali o cargo de segundo mestre da Capella Real. Compoz muita musica, mas de pouco valor; era uma sombra de Marcos Portugal.
Um irmão, João Mazziotti, era também cantor e foi egualmente para o Rio de Janeiro incorporado no pessoal da Capella.»

Para quem não esteja familiarizado com as questões musicais portuguesas refira-se que o Teatro do Bairro Alto (algures pela Rua da Rosa, segundo se crê) esteve ligado na primeira metade do século XVIII ao conhecido António José da Silva, “O Judeu”, natural do Rio de Janeiro, que aí apresentava as suas semi-óperas com marionettes; mais tarde, embora não haja a certeza de que se manteve no mesmo local esteve ligado à celebre Luísa Todi que se terá estreado aí.
David Perez foi um célebre compositor napolitano que viveu na segunda metade do século em Portugal que viria a dirigir musicalmente em 1755 a sumptuosa e malograda Ópera do Tejo que, estreada com todas as pompas e ecos internacionais em Março desse ano viria a ser completamente destruído pelo terramoto em Novembro.
A alusão à «sombra de Marcos Portugal» prende-se com o facto de Marcos Portugal (no Rio desde 1811), o compositor oficial da corte portuguesa ser, (a par do Padre brasileiro José Maurício Nunes Garcia) um excelente compositor ficando, naturalmente, muitos outros “na sombra”.

Com os melhores cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#168560 | Ricardo73 | 26 set 2007 06:03 | Em resposta a: #59308

Caro Lourenco,

Eu ja tinha escrito para este forum por andar a fazer a pesquisa do ramo Mazziotti em Portugal de quem tehno ascendencia numa 4a avo.

Estes foram os dados que tinha escrito anteriormente:

Parte da minha familia descende de Francisca Rita Mazziotti (n. 1780 (?) Encarnacao, Lisboa) casada com Francisco da Costa Cordeiro (cc 1807) irma de Antonio Mazziotti (n. ? Encarnacao, Lisboa), tiveram pelo menos uma filha Maria Isabel Mazziotti da Costa Cordeiro (n. 1813 Ajuda, Lisboa) casada com Gregorio Jose Fernandes (cc 1836) que tiveram tres filhos Joao Baptista Fernandes (n. 1856 S.Juliao, Lisboa) Inacio Mazzioti Fernandes (n. 1853, S.Juliao, Lisboa +1953 S.Juliao, Lisboa) e Maria Isabel Mazziotti Fernandes (n. 1855 S. Juliao, Lisboa +.1953 Encarnacao, Lisboa).

Numa pesquisa recente consegui o registo de baptismo de Francisca Rita Mazziotti que e filha de Miguel Mazziotti cc Teresa Mazziotti (nao tenho o nome de solteira)

Agradecia qualquer outra informacao que tenha sobre os Mazziottis em Portugal que julgo que se trata do mesmo ramo. Volto a escrever assim que tiver novas informacoes.

Obrigado
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#187472 | joaoalarcao | 08 mar 2008 22:21 | Em resposta a: #168560

Caríssimos Amigos
A Maria Isabel, nascida a 4.1.1855 e falecida na Encarnação, a 7.5.1953 foi a que casou com o Jorge O'Neill, que mandou construir a Torre de S. Sebastião, hoje Museu Conde de Castro Guimarães, em Cascais, a qual vendeu mais tarde aquele titular.
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#196399 | Ricardo73 | 14 mai 2008 18:32 | Em resposta a: #59308

Caro Lourenco,

Peco desculpa pela insistencia, mas estou a procura de informacoes sobre Miguel Mazziotti que veio para Portugal no Sec.18 como tenor "...and the soprano Luigi Bianchini also in 1774, and the tenor Michele Mazziotti and the bass Luca Manna" Referido no livro de Manuel Carlos de Brito - "Opera in Portugal in the Eighteenth Century".

Penso que tenha sido casado com Teresa Mazziotti e que teve pelo menos uma filha Francisca Rita Mazziotti. Agradecia quaisquer informacoes que tenha sobre a familia Mazziotti em Portugal.

Muito Obrigado
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#249182 | MJNFVC | 04 fev 2010 15:45 | Em resposta a: #196399

Jacinta MAZZIOTTI, n. em Stª Maria do Porto da Saúde, La Valleta, Malta, fª de Michele Mazziotti, músico, cantor, n. na Apúlia, Reino de Nápoles, Itália , e de s. m. Teresa Mazziotti, casou a 16.12.1789 na Ajuda, Lisboa, com Loreto Franchi, músico, cantor, n. Salerno, Reino de Nápoles.

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#258173 | MJNFVC | 08 jul 2010 10:58 | Em resposta a: #196399

Caro Confrade:

Vejo que a nossa breve colaboração e, muito principalmente o seu trabalho, deram fruto e venho cumprimentá-lo pelo seu excelente website

http://mazziottigrech.com

Parabéns!

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#258392 | Ricardo73 | 11 jul 2010 17:50 | Em resposta a: #258173

Caro/a MJNFVC

Muito obrigado pela sua mensagem. Foi realmente devido a nossa breve colaboração que consegui avançar as minhas pesquisas. Sem a sua ajuda não tinha chegado a Ilha de Malta.

Entretanto pedi os microfilmes da freguesia de N.S. da Ajuda numa tentativa de encontrar a descendencia de Giacinta Mazziotti e Loreto Franchi que referiu. No entanto não encontrei descendencia de Giacinta Mazziotti e Loreto Franchi, nesta freguesia. Mas encontrei a descendencia de Francisca Rita Mazziotti e João da Costa Cordeiro e também 3 filhos de Michele Mazziotti ( Joao bp. 26.06.1786, Francisca Rita bp. 15.04.1788 e Carlos Antonio Maximo bp. 29.05.1790)

Se por acaso me souber indicar a freguesia onde Giacinta Mazziotti e Loretto Franchi viviam talvez eu possa pedir os microfilmes.

O web site www.mazziottigrech.com ainda esta a ser alterado, e alguma informação não esta completamente actualizada. Mas em breve terei toda a informação actualizada.

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
Com os melhores cumprimentos
Ricardo B. Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Mazziotti, do Reino de Nápoles

#258403 | MJNFVC | 11 jul 2010 22:41 | Em resposta a: #258392

Caro Ricardo:

De facto também eu pesquisei em vão os registos de baptismo da freguesia da Ajuda, mas convém, porém, não esquecer que a saída da Família Real para o Brasil aquando das invasões francesas teve grande impacto sobre quantos a ela estavam ligados, muitos dos quais residiam nas imediações do Palácio da Ajuda e teriam deixado a freguesia.

Tive, contudo, mais sorte com os registos de óbito, onde recentemente encontrei os seguintes dados, que decerto lhe interessarão:

Teresa [Grech] Mazziotti faleceu a 14.7.1804 na Rua Direita do Cruzeiro (actual Rua do Cruzeiro da Ajuda, onde se situa a Ermida de Nosso Senhor do Cruzeiro).

Por outro lado, Loreto Franchi já teria uns 60 anos quando casou com Giacinta Mazziotti: talvez o casal não tenha tido filhos... Seja como for, dar-lhe-ei conta do que encontrar com interesse para o seu óptimo website.

Cordialmente,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

Carlos França

#312912 | jliberato | 01 set 2012 15:31 | Em resposta a: #59308

Caro Lourenço,
Carlos França, médico militar, casou com Maria do Carmo Mazziotti aos 9.9.1903 em Colares.
Abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Carlos França

#312957 | LCM | 02 set 2012 08:52 | Em resposta a: #312912

Caro J. Liberato

Muito obrigado, não tinha esta data. Na chamada "Casa Mazziotti" há uma placa de homenagem a este médico.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 00:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen