Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5877 | x0438066 | 17 jun 2001 00:30

Num documento datado de 1869 é citado o nome de Baltazar Afonso Pexeiro que deixou como herdeiras três senhoras Faleiro. Uma delas, Ana Jacinta Faleiro (de Mèrtola ), c.c.António Francisco Colaço (da Graça - Almodovar), dando origem ao meu ramo.
Será que alguem me pode dar mais informações sobre este Sr. Pexeiro ?
Será que o Sr. Rafael Carvalho continua atento ao "Forum"?
Desde já o meu muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5878 | rafael mião | 17 jun 2001 01:44 | Em resposta a: #5877

Boa noite.Sim ,Senhor,acedi mesmo agora e fiquei satisfeito com o tópico.A minha mulher era -Colaço-com origem em Santa Bárbara de Padrões e tinha uma 5.ª avó Josepha Colassa que n. aos 4-5-1760 na freg .de Santa Bárbara de Padrões e filha de João Miz Xaveiro ,do Monte Velho-São Miguel do Pinheiro e de Francisca Maria Colassa,do Rolão-Castro -Verde e tem por uma 7.ª avó mais-Collaço ou Colasso como escreviam também,Maria Colassa casada aos 31-5-1705 com Caetano Mestre e ela filha de Manuel Martins(ou Rodrigues?)Colasso ,de Santa Bárbara de Padrões casado com Catarina Frs,todos avós de minha mulher e curioso é que Caetano Mestre e Maria Collassa casaram na ermida de São Pedro dos Colassos,no termo da vila de Castro,como figura no resp.º assento de casamento.Também pelo ramo -cOLLAÇO,como meu sogro escrevia,é trisavô de minha mulher(há uma certo desfazamento nesta geração,porque o meu sogro era muitíssimo mais velho que minha sogra)por isso António Mestre Coelho é apenas trisavô de minha mulher e foi Sargento na Legião EStranjeira sob o comando do marqu~ES DE aLORNA éàs ordens de Gomes Freire de Andrade,fez a Campanha da Rússia ao serviço de Napoleão e entrou nas mais importantes batalhas.Casou três vezes e deixou das três mulheres 15 filhos.Era agigantado ,o meu sogro e filhos sairamm a este ramo também,embora eu também tenha por outros ramos pessoas agigantadas,como por ex: o meu avô cap.ão Manuel Fernandes Bexiga que media forças com El-Rei D. Pedro II.Quem me conhece sabe que eu gosto de dar estes pormenores que não têm privacidade nenhuma,mas completam aa informações.A espada daquele bravo antepassado, que tinha "características apreciáveis"foi oferecida pelo meu sogro ao Comendador Carrilho Vilhena ,de Almodôvar.
Sobre Faleiros ,Tacanhos tenho ligação e apontamentos que terei de procurar,porque a papelada avoluma-se e já não sei onde é que param certos apontamentos.
Trate-me ,simplesmente,por Rafael Carvalho-é mais prático.
Espero as suas notícias.
Com amizade
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5879 | rafael mião | 17 jun 2001 01:50 | Em resposta a: #5878

Ia-me esquecendo: minha mulher era de Almodôvar e onde tem família e de Manuel Martins Collasso parece ser filha Ana Botelho Colasso que casou ,salvo erro,mas brevemente irei confirmar,com André Gonçalves Romano,que foi F.S.O.
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5881 | LARA | 17 jun 2001 03:52 | Em resposta a: #5877

Bom... Quando vi o meu nome de autor(x043....)decidi alrerá-lo...demorei três horas...!

Caro Rafael Carvalho:
Começo pelo fim porque exitei em chamar-lhe simplesmente senhor, uma vez que é de bom tom utilizar os "titulos" modernos de Engº., Dr., COM.te, etc.O senhor veio-me facilitar a tarefa.
Devia, talvez, chamar-lhe professor ou mestre, pois só agora dou os primeiros passos do que espero seja uma longa e divertida caminhada.
Agradeço-lhe a pronta resposta que espero seja a primeira de muitas e proveitosas trocas de informações.
Todos esses "Collaços" e "Colassas" são anteriores aos meus dados, terei pois que os estudar...
Por talvez ter ouvido falar e por conhecer os nomes Romano e Colaço, digo-lhe que sou neto do Dr. José Carlos de Lara Alegre e de Maria Francisca Romano Colaço, ambos de Castro Verde.
Cordiais cumprimentos

Pedro colaço alegre Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5889 | rafael mião | 17 jun 2001 14:01 | Em resposta a: #5881

Acho interessante,porque sou natural de Santana da Serra,concelho de Ourique e aí ainda tenho família e na freg.algum património herdado de meus pais ,e outros familiares aí têm as suas casas que de vez em quando frequentam,em fins de semana ou férias.Em Castro-Verde vivia e aí casou uma minha prima Maria Ferreira Cortes,não me ocorre agora o nome completo,de Almodôvar e casada com o falecido Dr......Guerreiro cOLAÇO,de Castro-Verde.E de Santana é nat.a Gracinha,(filha da Senhora Prof.D.Ema Martins Coelho Borges Gago,que foi minha professora e colega)é casada com um filho do Senhor Dr.Alegre,se não estou a fazer confusão, e a Gracinha é prima-direita da minha cunhada Prof.ªMaria Guerreiro Martins Coelho Sousa Carvalho,casada com o meu irmão Prof.Herculano Manuel Sousa Carvalho,que foi subdirector do Distrito Escolar de Beja e vive em Aljustrel.
Refiro isto,porque pelos vossos apelidos me parece ter laços familiares comuns a eles.
O que me satisfaria imenso.Tenho alguns dados familiares que lhe podem interessar e colaborei neste Forum,a principio,como bernardo 2000.
Ao seu dispor envio-lhe as minhas cordiais saudações.
R. C.
bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5890 | rafael mião | 17 jun 2001 14:06 | Em resposta a: #5889

Ia-me esquecendo de outra referência e creio não ser indiscreto :o meu querido amigo e primo Eng.J.M.C. CAbrita Matias é muito amigo da família -Assis Collaço,que vive em Faro?
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5914 | LARA | 17 jun 2001 23:55 | Em resposta a: #5890

Boa noite. Agradeço, caro Rafael Carvalho, toda a atenção que tem dedicado a este tópico.
Dizia eu, anteriormente, que lhe devia chamar Professor ou Mestre, afinal...,acertei novamente.
Se bem entendi, Manuel Martins (ou Rodrigues)Colasso casado com Catarina Frs (?), teve pelo menos duas filhas. 1ª)Ana Botelho Colasso, que terá casado com André Gonçalves Romano, que foi "F.S.O.".(Não sei o que estas iniciais querem dizer). 2ª)Maria Colassa que casou em 1705 com Caetano mestre.
Sobre as relações de parentesco com a "Gracinha" de que me falou e com a família Assis Collaço, tenho que me informar com a minha gente de Castro Verde.
Até breve
Pedro Alegre Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#5967 | rafael mião | 18 jun 2001 23:22 | Em resposta a: #5914

Meu caro Pedro Alegre Branco
Bate tudo certo com os apontamentos que tenho.Manuel Martins(ou Rodrigues)Colasso casado com Catarina Fernandes(Frs),são também pais de Esperança Colaço,de Santa Bárbara de Padrões 3.ª mulher de António Guerreiro de Gusmão,de Almodôvar e de um Jose Rodrigues Colasso s.m.n e de Maria Colassa casada aos 31-5-1705 com Caetano Mestre que são 6.ºs avós de minha mulher,que era de Almodôvar e a referida Catarina Frs(Fernandes),de Santa Bárbara de Padrões deve ser(preciso de confirmar)filha de Manuel Vaz Botelho capitão-mor de Mértola,parece-me que morreu na batalha das Linhas de Elvas ,senhor da herdade da Espanca e de sua mulher Catarina Mestra(e)Lampreia,nat. de São Sebastião dos Carros,Mértola.
Assim que me for possível irei consultar o Processo para Familiar do Santo Ofício(F.S.O.)de André Gonçalves Romano,porque os processos de instrução para os familiares do Santo Ofício são de uma grande utilidade,pelos pormenores acareados e pelas informações dadas pelas resp. testemunhas.Foi através do processo de Santo Ofício do capitão-mor de Ourique André Guerreiro Camacho que casou com Maria Affonso Faleira,pessoa nobre e da herdade do Tacanho(grande herdade),da freguesia de Santana da Serra , viúva do meu tio-avô Gaspar Guerreiro Martello,pessoa principal e nobre(e não Metello como querem referir a este ramo de família)e que foram pais de Francisco Annes,Clara Martella e Maria da Natividade,freira em Beja.Por sua vez Gaspar Guerreiro Martello era filho dos meus avós Francisco Annes,sr. da herdade do Pego,também era da freguesia de Santana da Serra( herdade também enorme e as duas foram morgadios)e de Catarina Dias(da família Guerreiro Aires,da freg. de São Sebastião de Gomes Aires-Almodõvar.). O referido meu antepassado,atrás citado nasceu em Almodôvar a 16-5-1592 e foi sepultado"dentro da capela"da igreja de Santana da Serra a 16-6-1651 e fez testamento e era filho de Affonso Annes de Guzman e sobrinho do Cav.º -Fid.º Estaço Annes Guerreiro e ambos netos de Afonso de Medeyros Fid.º-Cav.º da Casa Real e de Catarina Guerreira(o).
Sobre Pexeiro - tenho alguma coisa que depois lhe direi.
Com amizade
Rafael Carvalho
Eu repito-me,mas tem de ser,se consultar tópicos,do Fórum, já muito recuados,onde figuro como -bernardo 2000 e de outros primos tirará bastante informação que lhe interessará .De facto sou professor aposentado,mas do Ensino Básico,como agora se diz,embora tivesse exercido noutros graus de ensino.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#6030 | zmcm | 19 jun 2001 22:48 | Em resposta a: #5890

Meu Caro primo :

A dita família de que lhe falei e de quem sou bastante amigo é Fernandes Colaço de Assis Pacheco, cujo lado Fernandes Colaço é de Almodôvar.

Os meus pais são igualmente amigos de longa data de uma família Colaço Fernandes (creio serem primos dos anteriores) que vive actualmente em Vila Real de Santo António cujo patriarca é o Sr Dr. Colaço Fernandes distinto médico naquela Vila ( cidade?) mas natural de Almodôvar ou Castro Verde ( não me recordo bem)

um grande abraço
J Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#6039 | LARA | 20 jun 2001 01:03 | Em resposta a: #5967

Meu caro Dr.Rafael Carvalho
Já reparei nalguns erros de ortografia e dactilografia que cometi, é a falta de prática, não me dê uma nota muito fraca.
A ermida de São Pedro dos Colassos, onde casou Caetano Mestre com Maria Collassa, não seria antes Ermida de São Pedro das Cabeças?
As minhas tias de Castro,uma delas nascida em 1928,conhecem muito bem a "prima" Maria Ferreira Cortes, a quem chamam "a Ferreirinha",viuva do Dr.António Guerreiro Colaço Palma, primo e muito amigo delas e que viveu muitos anos no Monte das Oliveiras, próximo de C.Verde. Da "Gracinha" nada sabem.
O Dr. Colaço Fernandes, morador na cidade de Vila R. Stº.Antº.é conhecido na família até porque temos casa em Mte.Gordo ha mais de 60 anos.
Já tinha descoberto o bernardo 2000, no final do mesmo ano,com uma ideia que era mais ou menos assim:
-"Como somos parentes todos uns dos outros, somos parentes de todos mas é-se mais parente da sua própria família".
Não encontrei, agora, este tema, nem sei se não lhe terei alterado o sentido,mas mesmo assim acho-a deliciosa.
Tudo o que poder descobrir ou revelar sobre Pexeiro, Romano, Colaço e mesmo sobre Velho, da próximidade de C.Verde, será bem vindo.
com amizade
Pedro Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias :Colaço - Faleiro - Pexeiro

#6043 | rafael mião | 20 jun 2001 02:25 | Em resposta a: #6039

Meu caro Pedro Branco
Antes de tudo:mesmo que fosse Dr.não gostava que me tratasse dessa forma.Trate-me pelo nome,porque não sou assim tão velho,pelo menos de espírito considero-me relativamente "jovem".
Tem razão, a ermida é a de São Pedro das Cabeças .E darmos erros ortográficos é natural,ao correr da pena ,por vezes, há despistes,mas o sentido fica explícito e isto é o principal.
Voltando a prima Ferreirinha,se estiver com ela diga-lhe que é o Octávio casado com a Maria da Soledade,de Almodôvar que faleceu há pouco mais de um mês.O irmão da prima Ferreirinha foi meu colega no colégio Algarve.
Ela é neta de um tio-avô meu o Tio José Rafael,do Monte das Pereiras,da freg. de São Barnabé ,meio -irmão do meu avô Manuel Rafael da Palma,lavrador que foi da Foz do Carvalho.E parece-me que a filha da prima Marquinhas Cortes como também a conhecíamos casou com um senhor de apelido -Cabrita-e como eu sou da família -Martins Cabrita-de SÃO bartolomeu de Messines e da sua freguesia e também dos Cabritas ,de Porches,Albufeira,etc.gostaria de entrar em contacto com o referido senhor,até porque o meu primo Eng. J.Miguel C.Cabrita Matias que há pouco respondeu neste tópico está interessado no estudo deste e de outros ramos nossos algarvios.
Informo-o que no proc. para Familiar do Santo Ofício de Afonso de Matos de Sousa Palermo(nat. de Panóias e morador na herdade do Reguengo)aparece um João(ou manuel?)Pixeiro nat. da freg. de Messejana e bisavõ materno do referido F.S.O.e neste proc.º na Torre do Tombo- Mac-3-Dil-51(?),encontrará outras informações preciosas para encetar outras pesquisas da família,mesmo pelas informações dadas pelas testemunhas.Tenho uns apontamentos do meu amigo Doutor Paulo Morais Alexandre,prof. universitário que pertence aos ramos da família Mestre Vizeu ,de Castro-Verde e dos Mestres-de Beja,aliàs eu também descendo de Luís Mestre Toncin ´e de outras famílias aí da região e está ligado a pessoas da minha(certamente,da nossa)família:Colaços,Guerreiro Aires,Galeados,Gusmãos,Baiões,Coelhos,Afonsos,Gonçalves,etc.Vou ver se entro em contacto com ele e lhe peço autorização para lhe dispensar tais apontamentos.
Também meu cunhado José Teixeira Colaço,de Almodôvar me ofereceu há tempos umas fotocópias da obra: O Termo de Castro Verde Um contributo para a sua História,de João José Alves da Costa e de muito interesse.
Agradeço-lhe muito informações sobre Colaços e ramos familiares a eles ligados e intereso-me há anos por todos os ramos da família-Guerreiro(melhor dito.Guerreiro de Gusmão),não só os da antiga comarca de Ourique que abrangia quase todo o Baixo Alentejo como os do Algarve.Vá dando notícias.
Com amizade
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Ao GENEALL - Sugestão para Correcção da BD

#241380 | cverde | 08 out 2009 01:07 | Em resposta a: #6043

A ascendência de Mannel Guerreiro Faleiro (* Castro Verde, Entradas bp 18.03.1711) que se encontra na BD em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=545479
não está correcta.

A ascendência correcta do referido Manuel Guerreiro Faleiro deverá ser a que consta em:

http://genealogia.netopia.pt/1212/costados.php?id=1076580

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Ao GENEALL - Sugestão para Correcção da BD

#241381 | cverde | 08 out 2009 01:11 | Em resposta a: #241380

Em aditamento à mensagem anterior informo que João Pixeiro cc Maria da Lança já constam da BD bem como as filiações de ambos: Baltazar Pixeiro cc N e João Guerreiro cc Isabel da Lança

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 18:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen