Eguins fica em Albergaria dos Doze?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#58755 | Cesarious | 25 fev 2004 21:19

Descobri que meus bisavós, Joaquim Simões e Maria Gameiro vieram para o Brasil em 1903 no navio Atlantique. Eles vieram de Eguins com 3 filhos: Joaquim, Arthur e Antonio... Eguins Fica próximo à Serra da Estrêla? Fica na Freguesia de Albergaria dos Doze? Como posso entrar em contato com os cartórios de lá para conseguir mais informações? Como obter fotos e saber de fatos desta localidade?
Obrigado!
Simões e Gameiro de Eguins (Leiria?)

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#60832 | Joana | 20 mar 2004 19:46 | Em resposta a: #58755

Eguins é em Leiria, sim.
Cumprimentos da Joana

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#60841 | Cesarious | 20 mar 2004 23:32 | Em resposta a: #60832

Ola, Joana! Obrigado pela informação... Sabes como posso conseguir fotos de lá? Meus bisavós vieram de lá...
Cesario

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#140462 | metila | 16 jan 2007 22:58 | Em resposta a: #58755

O seu bisavô era João Simões, nascido em 31/3/1867. Tinha 7 irmãos e era filho de Manuel Simões Seixeiro (Almocreve) e de Luisa Rodrigues Padeira, dos Eguins.
Sua bisavó, nascida em 9/10/1876. Tinha 2 irmãos mais velhos e era filha de Manuel António e de Maria Gameiro, de Chão de Gaia, localidade próxima de Eguins.
Eles casaram na freguesia de São Simão de Litém em 18/4/1894.
Como o seu pedido foi há tanto tempo não sei se já dispunha desta informação.
Para qualquer esclarecimento que esteja ao meu alcance, pode contar comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141419 | cverde | 24 jan 2007 00:40 | Em resposta a: #60841

Fotos e outras informações em 3wpontoconcelhodepombalpontocom

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141481 | Cesarious | 24 jan 2007 12:42 | Em resposta a: #140462

Olá, Metila! Só agora li esta mensagem que enviaste! Que maravilha! Deste-me de mão beijada os nomes de meus trisavós e de meus tios bisavós! Como os conseguiste? Podes me informar as fontes?

Tens alguma ligação de parentesco com eles?

Como eu poderia obter fotos de Eguins e cópias dos documentos?
Muito obrigado, de coração!
Cesario Simões Junior
Morando no sul do Brasil e esperando um dia poder visitar Portugal...

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141538 | metila | 24 jan 2007 19:07 | Em resposta a: #141481

Caro Cesário, estou encantado por poder ser útil!
Eguins é um dos lugares da freguesia de Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal. Fazendo uma busca com o Google poderá encontrar alguns dados, embora poucos.
Albergaria dos Doze é uma freguesia nova que se desmembrou da freguesia de São Simão de Litém em 1923. Por isso Eguins até essa data era um lugar da freguesia de São Simão de Litém onde resido.
Os dados que lhe enviei foram otidos por consulta dos Registos Paroquiais de São Simão de Litém que se encontram no Arquivo Distrital de Leiria. Recolhi-os quando procurava dados relativos à minha família. Um bisavô de um dos meus bisavôs, perto de 1800, era Simões pelo que tentei ver se havia alguma ligação, mas até agora não consegui.
Vou juntar o meu ao seu interesse para analisar todos os dados que disponho e depois comunico-lhe.
Como curiosidade a maior parte dos habitantes dos Eguins são "Simões", "Gameiro" ou "Rodrigues".
Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141541 | Cesarious | 24 jan 2007 19:27 | Em resposta a: #141538

Mais uma vez agradeço pelas informações! Agora entendo mais um pouco da história da região! Eu recebo um jornal chamado "Os Doze" e pude perceber que na região há muitos Simões, Gameiro e Rodrigues... Inclusive há o dono de uma cancessionária Renaul que é Gameiro e que anuncia neste jornal...
Meus bisavós, João Simões e Maria Gameiro, vieram para o Brasil em 1907 no navio "Atlantique", com os filhos pequenos: Joaquim Simões (meu avô), rthur Simões e Antonio Simões. Foram para a cidade paulista de Ribeirão Pires, mas meu avô acabou por ficar na cidade portuária de Santos...
Seria possível tirar alguma foto dos Registros Paroquiais? Aqui em Florianópolis fotografei com minha pequena camera digital os registros dos antepassados de meu sogro (Rocha, com origem na cidade do Porto, reino de Portugal...). Se quiseres me contactar directamente podes mandar e-mail para cesario.simoes.geneal (arroba) gmail.com
Abração!
Cesario

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141613 | metila | 25 jan 2007 01:22 | Em resposta a: #141541

Neste momento não tenho muito tempo para me deslocar ao Arquivo Distrital de Leiria para pedir fotocópias dos Registos Paroquiais.
Vou utilizando os dados relativos à freguesia de São Simão de Litém, que já recolhi há cerca de 10 anos.

Hoje, entusiasmado com a tua mensagem, ocupei algum tempo a analisar os dados que possuo e, COINCIDÊNCIA, verifiquei que temos antepassados comuns:
Um avô de um dos meus bisavôs é também bisavô da tua bisavó Maria Gameiro. Enfim uma sensação especial que nem sei traduzir por palavras!

Chamava-se FELICIANO ANTÓNIO, casado com MARIA GAMEIRO, que nasceram e residiram no lugar de Vale de Pomares que também pertencia à freguesia de São Simão de Litém. Pouco mais sei àcerca deles mas já eram grandes, talvez casados, em 1800.
A descendência deste casal é mesmo muito numerosa.
Um neto deles, António Feliciano, emigrou para o Brasil e instalou-se precisamente em Ribeirão Pires onde vivem cerca de cem seus descendentes.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141631 | Cesarious | 25 jan 2007 09:48 | Em resposta a: #141613

Pois então somos primos distantes! Realmente, é uma sensação especial que não se pode traduzir em palavras! Tenho que confessar que estou realmente emocionado! E tens estes dados já há 10 anos!? Pois então há quanto tempo te dedicas às pesquisas genealógicas? E, uma curiosidade: como sabes que António Feliciano tem mais de cem descendentes em Ribeirão Pires então deves ter tido algum contacto com algum deles? Eu estou em busca dos Simões que há por lá, que creio sejam meus parentes também. Inclusive um destes Simões foi prefeito da cidade de Ribeirão Pires!
Aguardo mais notícias!
Um abração!
Cesario

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141634 | Cesarious | 25 jan 2007 09:58 | Em resposta a: #141613

Pois então somos primos distantes! Realmente, é uma sensação especial que não se pode traduzir em palavras! Tenho que confessar que estou realmente emocionado! E tens estes dados já há 10 anos!? Pois então há quanto tempo te dedicas às pesquisas genealógicas? E, uma curiosidade: como sabes que António Feliciano tem mais de cem descendentes em Ribeirão Pires então deves ter tido algum contacto com algum deles? Eu estou em busca dos Simões que há por lá, que creio sejam meus parentes também. Inclusive um destes Simões foi prefeito da cidade de Ribeirão Pires!
Aguardo mais notícias!
Um abração!
Cesario

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#141692 | Cesarious | 25 jan 2007 17:51 | Em resposta a: #141538

Mais uma vez agradeço pelas informações! Agora entendo mais um pouco da história da região! Eu recebo um jornal chamado "Os Doze" e pude perceber que na região há muitos Simões, Gameiro e Rodrigues... Inclusive há o dono de uma cancessionária Renaul que é Gameiro e que anuncia neste jornal...
Meus bisavós, João Simões e Maria Gameiro, vieram para o Brasil em 1907 no navio "Atlantique", com os filhos pequenos: Joaquim Simões (meu avô), rthur Simões e Antonio Simões. Foram para a cidade paulista de Ribeirão Pires, mas meu avô acabou por ficar na cidade portuária de Santos...
Seria possível tirar alguma foto dos Registros Paroquiais? Aqui em Florianópolis fotografei com minha pequena camera digital os registros dos antepassados de meu sogro (Rocha, com origem na cidade do Porto, reino de Portugal...). Se quiseres me contactar directamente podes mandar e-mail para cesario.simoes.geneal (arroba) gmail.com
Abração!
Cesario

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247738 | Rosanna | 14 jan 2010 20:59 | Em resposta a: #140462

Lendo o tópico, fiquei surpresa, pois o ramo genealógico da minha avó Idalina (Marques) Simões, casada com AlbertoLopes,em 1937, era filha de João Simões Seixeiro cas. com Anna Marques e filho de Antonio Simões e Joaquina Gameira. Nunca soubemos de onde eles eram e todas as minhas buscas,através doconsulado aqui em Santos, foram inúteis. Seu atestado de Óbito (10/06/1941) de Santos, dizia simplesmente Leiria,o de seus filhos Agostinho Simões (1911), Anna (1917), Idalina(1918) e Elvira (1922), constava como sendo portugueses; Eletambém tinha uma irmã aqui no Brasil (Miracatu e Santos) que chamava-se Engrácia. Existiráalgum parentesco? Se puderes me ajudar agradeço imensamente, pelo menos a freguesia onde nasceram, para que eu possa pesquisar, visto que sou nova nesta maravilhosa pesquisa da genealogia.Grata

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247739 | Rosanna | 14 jan 2010 21:00 | Em resposta a: #140462

Lendo o tópico, fiquei surpresa, pois o ramo genealógico da minha avó Idalina (Marques) Simões, casada com AlbertoLopes,em 1937, era filha de João Simões Seixeiro (17/05/1888) cas. com Anna Marques e filho de Antonio Simões e Joaquina Gameira. Nunca soubemos de onde eles eram e todas as minhas buscas,através doconsulado aqui em Santos, foram inúteis. Seu atestado de Óbito (10/06/1941) de Santos, dizia simplesmente Leiria,o de seus filhos Agostinho Simões (1911), Anna (1917), Idalina(1918) e Elvira (1922), constava como sendo portugueses; Eletambém tinha uma irmã aqui no Brasil (Miracatu e Santos) que chamava-se Engrácia. Existiráalgum parentesco? Se puderes me ajudar agradeço imensamente, pelo menos a freguesia onde nasceram, para que eu possa pesquisar, visto que sou nova nesta maravilhosa pesquisa da genealogia.Grata

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247745 | metila | 14 jan 2010 22:54 | Em resposta a: #247738

Olá Rosanna!
Apanhei uma ponta da "meada" a partir da Engrácia, nascida em 27/5/1898..
Com algum tempo vamos pôr tudo isso direitinho.
O seu bisavô João Simões Seixeiro foi baptizado com o nome João, mas casou com o nome José. (Vá-se lá saber porquê?)

Em 3/7/1912, casou, na freguesia de São Simão de Litém, concelho de Pombal, José Simões, de 24 anos, natural dos Eguins, com Ana Marques, de 21 anos, natural da Freixianda.
Ele era filho de António Simões (Nasc. 5/7/1860, em Eguins. Falec. 21/4/1907, em Eguins).
Ela era filha de Agostinho Pereira da Silva e de Inácia Marques, residentes na Freixianda.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247746 | metila | 14 jan 2010 23:03 | Em resposta a: #247739

PS.: Esqueci de dizer que Eguins é um pequeno lugar, da freguesia de Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, distrito de Leiria, no centro de Portugal.
Fiquei sem saber quem eram: Agostinho Simões (1911), Anna (1917), Idalina (1918) e Elvira (1922).

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247754 | Rosanna | 15 jan 2010 00:51 | Em resposta a: #247746

Nossa, tanto tempo sem conseguirmos localizar e você me ajudou muito. Obrigado pela ajuda, vou continuar pesquisando a partir daí eaté saber porque a troca de nomes. Agostinho,Anna, Idalina e Elvira,são osfilhos deles aqui no Brasil. Se alguém precisar dessa descendencia brasileira para pesquisa é só pedir que mandarei, ou melhor, vou organizar e postar no fórum para que todos queprecisem possam acessar.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#247837 | metila | 16 jan 2010 00:18 | Em resposta a: #247754

Se era João no assento de baptismo e era João no atestado de óbito certamente o que está errado é o registo de casamento em que diz ser José (Talvez engano do pároco !?).

Os seus trisavôs António Simões e Joaquina Gameira tiveram 9 filhos, todos nascidos em Eguins:

-Maria Gameiro, Nasc. 24/6/1882 (Legitimada por casamento dos pais) - Casou em 14/1/1907 com Manuel da Costa;
-Manuel - Nasc. 13/5/1884;
-Joaquim - Nasc. 16/4/1886 - Casou em 19/1/1921 com Maria Gonçalves;
-João - Nasc. 17/5/1888 - Casou em 3/7/1912;
-António - Nasc. 18/6/1890;
-Luisa - Nasc. 3/3/1893;
-Rosária - Nasc. 26/3/1896 - Falec. 24/7/1899;
-Engrácia - Nasc. 27/5/1898;
-Conceição - Nasc. 10/10/1900 - Falec. 9/3/1903.

A sua bisavó teve também 3 irmãos, nascidos todos na freguesia de Freixianda:

-José Agostinho Pereira Silva - falec. 14/4/1907, com 24 anos, solteiro;
-Maria Marques - Casou em 25/11/1907, com 23 anos, com Manuel Gameiro;
-Laura Marques Silva (Teve um filho em 28/4/1909, era solteira).

Por aqui fico. Um abraço para o outro lado do mar! Bom fim de semana!

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#249698 | Rosanna | 11 fev 2010 19:38 | Em resposta a: #247837

Cara metila
Enviei um e- mail para o Arquivo Distrital de Leiria, pedindo a certidão de Anna Marques Simões, de Freixianda, filha de Agostinho Pereira da Silva e Ignacia Marques, e eles me encaminharam para o - Arquivo Distrital de Santarém,. Remeti o pedido para este Arquivo e a resposta foi negativa. Não acharam o registro em freixianda. Será que você poderia, novamente me ajudar? Comoproceder para encontrar esse assento?
Muito Obrigada.

Rosanna.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#250942 | metila | 04 mar 2010 00:50 | Em resposta a: #249698

Olá Rosanna
O casamento de João Simões e de Ana Marques da Silva foi na freguesia de São Simão de Litém, concelho de Pombal, e, portanto, o respectivo registo está no Arquivo Distrital de Leiria. Como possuo cópia deste registo poderei enviá-la, se o pretender.
Quanto ao nascimento de Anna Marques da Silva, cerca de 1891, assim como de seus irmãos foi no lugar da Cumeada, freguesia da Freixianda, concelho de Vila Nova de Ourém, estando os respectivos registos no Arquivo Distrital de Santarém. Quando passar por lá vou tentar encontrá-los.
O mesmo deve acontecer com o registo de casamento de Agostinho Pereira da Silva e de Ignácia Marques que em 1912 residiam no lugar de Eguins mas eram ambos naturais do referido lugar da Cumeada, freguesia da Freixianda, e aí residiram pelo menos até 1891.
(Eguins e Cumeada são lugares próximos mas pertencem a distritos diferentes.)

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#251224 | Rosanna | 08 mar 2010 22:05 | Em resposta a: #250942

Cara Metila
Desculpe-me pelo atraso no envio da resposta, pois os afazeres estavam a me tomar todo o tempo e só hoje, pude me desincumbir e escrever-te.
Enviei um e-mail pedindo o assento de batismo de Anna Marques Simões, e a data e obtive como resposta que não foi encontrado.
Tenho acessado muito o site e-tombo para pesquisas do lado paterno, e infelizmente desse lado materno ainda não estão disponíveis on-line, por isso lhe agradeceria muito se a Sra. pudesse me enviar, mesmo por e-mail estes dados.
No que precisar aqui em Santos, esteja à vontade para pedir, que lhe atenderei. Muito Grata
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#251287 | metila | 09 mar 2010 22:51 | Em resposta a: #251224

Olá Rosanna
Primeiro tenho de lhe dizer que 'metila' é o meu username pois chamo-me António.
Tive oportunidade de passar no Arquivo Distrital de Santarém, pela primeira vez, e fiquei encantado com a simpatia e dedicação das funcionárias com que contactei.
Localizei o nascimento de sua bisavó Ana Marques da Silva, em 15/9/1890, no lugar da Cumeada, freguesia da Freixianda, concelho de Vila Nova de Ourém.
Localizei também o casamento dos pais dela bem como os respectivos nascimentos.
Tenho, assim, a lista completa dos bisavôs da sua bisavó Ana Marques da Silva, todos naturais da dita freguesia da Freixianda (Paróquia de Nossa Senhora da Purificação).
Se me facultar o seu enderesso de e-mail terei todo o gosto em enviar-lhe esses dados.
Ao seu dispor, António do Carmo.

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#251290 | Rosanna | 09 mar 2010 23:33 | Em resposta a: #251287

Caro Antonio

Peço desculpas, pela troca de gênero, ainda sou nova neste fórum, e não conheço todos os usuários, porém a simpatia e a boa vontade de todos tem me encantado muito.
Muito lhe agradeço pela disposição de prestar-me este favor. Gostaria de saber se o caro confrade gastou algo para que eu possa reembolsá-lo, e também me coloco a disposição para qualquer préstimo aqui nas "terras de Além mar", mas especificamente na cidade de Santos/SP.
O meu e-mail é romaguiro@gmail.com.
Muito grata
Rosanna (este é meu verdadeiro nome).

Resposta

Link directo:

RE: Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#339624 | Rosanna | 16 dez 2013 15:24 | Em resposta a: #250942

Caro Antonio do Carmo

Há muito que não frequento este sitio. Hoje revendo e tentando organizar as cópias que tenho dos documentos do meu bisavô João Simões e Anna Marques, percebi que , embora tenha a data do casamento (03 de julho de 1912), Não possuo a cópia do registro do casamento. Se não for muito incomodo, gostaria que você pudesse me enviar, como disse que possui a cópia.
Consegui o nome do navio com a data que eles chegaram e também soube (se for do seu interesse) que a mãe da avó Anna (Ignacia Marques, faleceu no Brasil (Ribeirão Preto) e que morava com a filha Laura Marques. Pedi a certidão de óbito dela e daqui a uns 15 dias deve chegar no cartório de Santos.
Se você tiver interesse lhe mando, ou se precisar de algo daqui de Santos, também posso lhe audar.
Fraternalmente
Rosanna

Resposta

Link directo:

Eguins fica em Albergaria dos Doze?

#363516 | alb12 | 15 nov 2015 20:05 | Em resposta a: #141613

Metila, verifiquei por um tópico que li seu que temos antepassados em comum! Feliciano António e Maria Gameiro. Eles são bisavós do meu bisavó. Não consegui foi aceder a registos mais antigos pois apenas estão disponíveis na net a partir de 1811. Tem alguma informação sobre os registos anteriores a essa data?
Obrigada.

(uma albergariense)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 08:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen