familia àgoas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia àgoas

#58480 | jpereira caldas | 21 fev 2004 00:22

cumprimentos
Alguem tem elementos sobre a familia Àgoas de Monchique e Silves? Sou primo de um ramo dessa familia e estava interessado em saber o que me fosse facultado.
Desde já os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58485 | Pedro França | 21 fev 2004 01:11 | Em resposta a: #58480

Caro jpereira:

Conheço muito bem uma família Águas, oriunda de Esmoriz, que desceu à Figueira da Foz e aí cruzou com parentes meus por duas vezes (casamento consanguíneo), dando origem a vários ramos que se foram espalhando, aos quais pertencem a cantora Lena d'Água e o futebolista Rui Águas.
Na origem, esta família era "Alves Fernandes", adoptando o apelido Águas a partir de c. 1820/30, já na Figª da Foz, em virtude da actividade económica a que tanto essa família como os meus Silvas Miguéis/Silvas e Sousas (com que os Águas se cruzaram em 1809 e 1836) meus ascendentes, estavam ligados: tanoagem e transporte de vinho no Mondego. Tenho uma árvore montada por um primo meu "Águas" que mostra essa ligação, com nomes, e datas. Se se verificar que os seus "Águas" partiram da Figª da Foz, tal como outros foram para Lisboa, por exemplo, então deveremos ser parentes.
Veja isso aí, pelo Algarve, e diga-me alguma coisa, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58512 | ANTONIO ASSIS | 21 fev 2004 16:59 | Em resposta a: #58480

Meu Caro Josino

Tenho bastantes elementos sobre esta Família - que foi, aliás, muito bem estudada pelo Luís Varela - pois tenho um cliente que tem um costado Águas.

Dá-me o teu email para te doder passar os ficheiros que tenho.

Quanto aos Bicker também tenho alguma coisa - pois em tempos investiguei a ascendência do nosso tio António, a pedido da prima Micá. Mas deves ter bastantes mais elementos sobre os Bicker.

Entretanto, recebe um grande abraço do

António

antonio.assis@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58537 | jpereira caldas | 22 fev 2004 02:18 | Em resposta a: #58512

Caro António
Agradeço a tua disponibilidade para me facultar o elementos que tens sobre a familia Agoas. O meu primo José Reis Moreira tem documentos interessantissimos sobre um seu familiar Manuel Agoas e pediu-me que eu soubesse mais elementos. Vai ser interessante poder dar-lhos e ele estudá-los com relação ao que ele tem.

Quanto a familia Bicker tenho feito descobertas interessantes pois descobri uns foruns aqui em casa de 1791 e por aí fora que me referem imensos Bicker Pargana, Bicker de Gusmão, Judice Biker e Teixeira Bicker, creio que consegui fazer a descoberta dos nomes de meus avós quasi todos. Será? Preciso confirmar melhor.
O meu mail é ginocaldas@netvisao.pt e desde já muito obrigado pela simpatia.
Abraço
Gino

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58538 | jpereira caldas | 22 fev 2004 02:21 | Em resposta a: #58485

Obrigado pela sua resposta e quando tiver elementos lhe direi o que possa interessar.
Cumprimentos
Josino P Caldas

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58539 | melisa | 22 fev 2004 04:24 | Em resposta a: #58480

Caro JCaldas
Vasculhando os meus papeis, descobri uma cópia do assento de baptismo na Igreja Paroquial de monchique em 6.12.1869 de um Joaquim nascido a 3.11.1869 filho de: António Pacheco Ágoas , proprietário natural de Monchique e de D.Catarina Figueiredo Mascarenhas,proprietária natural de Silves,casados na Sé de Silves e moradores em Monchique.
Neto paterno de José Pacheco Ágoas e D.Bárbara Antónia Pacheco e materno de João Gregório de Figueiredo e de D.Maria Mascarenhas, foi padrinho José Gregório de Figueiredo ( que assina também Mascarenhas),proprietário,casado, morador em Silves e tocou com a coroa de N.Srªda Conceição, José Joaquim Ágoas,proprietário ,viuvo,morador em Monchique.
(assento nº190).
À margem do referido assento refere (em parte truncado por a cópia ficar mal tirada )que casou com Júlia...Valadares de...em 9 de Novembro de.... E faleceu no concelho de Monchique em Agosto de 1920.
Espero que estes dados lhe interessem.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familia àgoas

#58561 | jpereira caldas | 23 fev 2004 04:49 | Em resposta a: #58539

Cara M. Eliza
Muito obrigado pelas suas imformaçoes que saõ muito uteis pois realmente sabe-se da ligaçao destas familias Mascarenhas e Pachecos das quais de resto sou amigo de actuais representantes. Vamos estudar agora a relação que teem com o nosso familiar àgoas.
Cumprimentos
Josino Caldas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen