Família Morais Sarmento da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Morais Sarmento da Madeira

#5762 | fjardim | 12 jun 2001 20:48

É um ramo relativamente recente na ilha. Foi no século passadoque um ramo desta familia foi para a Madeira. Sem ter a certeza acho que vieram de Viseu ou de coimbra.

Gostaria de obter mais informações.

agradeço desde já,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#5774 | LBMSPG | 12 jun 2001 23:52 | Em resposta a: #5762

Se me der dados mais concretos, poderei tentar localizar-lhe quais os membros da familia que casaram e passaram à Madeira.

Como sabe a "base" da familia Moraes Sarmento, (intimamente ligada por todos os lados a Távoras,Botelhos,Pimenteis,Figueiredos,Vasconcellos, entre outros), é em Trás os Montes.

A partir de aí estableceram casas e morgados noutras cidade, como Viseu, Chaves, Setubal, etc.

É uam familia tão antiga como complicada, pois é um "incesto completo" de casamentos entre tios, sobrinhas e primos, sempre com o objectivo de manterem as casas e morgadios.

Está para sair em breve, ainda este ano, um notável trabalho,sobre as principais Casas de Moraes Sarmentos, da autoria do Eng. Francisco de Assis de Moraes Sarmento.

Fico à sua disposição. Melhores cumprimentos

LBMSPG

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#5839 | fjardim | 15 jun 2001 12:58 | Em resposta a: #5774

Desde já agradeço a atenção.
De momento não posso mandar-lhe dados especificos dos primeiros a irem para a ilha, pois no lugar onde me encontro não tenho acesso, no entanto assim que regressar á Madeira terei todo o gosto de retomar este tema.
Este sobrenome encontra-se em "vias de extinção", na ilha da Madeira pois só uma senhora o usa.
Existe descendência desta senhora e de sua irmã, no entanto foi abandonado o sbrenome Morais sarmento(que deve ser mantido conjuntamente, assim como outros sobrenomes que devem ser mantidos unidos, pois separados ficam descaracterizados), e aparecem ...Rodrigues Sarmento... , ...Reis Sarmento...(por gosto pessoal não gosto de enunciar nomes de pessoas que ainda estejam vivas, pois sem autorização posso melindrar a privacidade dessas mesmas pessoas).
No entanto, é com muito gosto que trocarei dados relativamente ás origens desta familia.

agradeço a atenção,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6012 | FAguiar | 19 jun 2001 18:51 | Em resposta a: #5774

Ando à procura de informacoes sobre os Moraes Sarmento (Viscondes da Torre de Moncorvo).

Se pudesse avisar-me quando sair o livro q mencionou, agradecia-lhe.

Cumprimentos,

Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6016 | LBMSPG | 19 jun 2001 19:16 | Em resposta a: #6012

Caro Francisco d'Aguiar

Diga-me concretamente o que pretende saber sobre os Moraes Sarmento, Viscondes da Torre de Moncorvo, ou ainda sobre qualquer outro ramo da familia, que terei muito gosto em poder ajudá-lo. Fico à sua disposição para qualquer esclarecimento que necessite.

Em relação ao livro, está previsto sair para o final do ano. É uma obra que está muito completa (cerca de 900 páginas)e que apanha os principais ramos, casas e morgadios da familia
Moraes Sarmento e "anexos". De qualquer modo avisarei logo que saia.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6024 | FAguiar | 19 jun 2001 20:22 | Em resposta a: #6016

Caro Luís,

Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta e simpatia.

O q pretendo saber é tudo para trás do 1º Visconde da Torre de Moncorvo, pois tudo o q encontro sobre o assunto remete para os Viscondes do Banho, sobre os quais não tenho nada.

Por ora vou-me embora, pelo q só amanhã voltarei a responder.

Melhores cumprimentos,

Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6038 | LBMSPG | 20 jun 2001 00:54 | Em resposta a: #6024

Caro Francisco d'Aguiar,

O 1º Visconde do Banho, Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, era :

Filho de Thomaz Ignácio de Moraes Sarmento, FCCR, Desembargador da Casa dos Agravos da Suplicação, Procurador da Fazenda do Ultramar, Deputado da Junta do Serenissimo Estado e Casa de Bragança, Desembargador da Relação e Casa do Porto, Desembargador na Relação da Bahia, Juiz de Fora da Vila de Cascais, Bacharel formado em Canones. Nasceu na Torre de Moncorvo em 1750.

Neto de Apolinário Luiz Domingues, Bacharel que exerceu a profissão de advogado em Torre de Moncorvo, e Familiar do Santo Oficio, e de sua mulher D.Maria José de Moraes Sarmento, natural da Torre de Moncorvo (era filha de Domingos Gomes de Magalhães e sua mulher D. Ana de Moraes Sarmento).

Bisneto paterno de Apolinário Luis Teixeira, proprietário, natural de Urros, casado com D. Ana Domingues, moradores em Torre de Moncorvo.Lavradores honrados, que sempre viveram das suas fazendas, e nunca exercitaram oficios mecânicos, conforme se declara na respectiva habilitação do Santo Oficio.

Não tenho confirmado se D.Ana Domingues, pertence ao Morgado do Marmeleiro (também conhecido por Morgado de Santo António)em Torre de Moncorvo, instituido por Afonso Domingues de Madureira em 1491, e que estava ligados por vários lados a Moraes Sarmentos.

Como pode verificar,os Viscondes do Banho e por conseguinte os Viscondes da Torre de Moncorvo e os Viscondes de Moraes Sarmento descendem da familia Moraes Sarmento por linha feminina.

Espero tê-lo ajudado de alguma maneira.Com os melhores cumprimentos

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6041 | LBMSPG | 20 jun 2001 01:29 | Em resposta a: #6024

Caro Francisco,

Desculpe a pergunta, você é cunhado da Leonor Rocha Vieira ? Se é tenho uma série de elementos que ela me pediu sobre a nossa familia Moraes Sarmento.

Se quiser contactar-me directamente para trocarmos informações familiares, o meu e-mail é : l.pinto@netcabo.pt

Veja o que escrevi hoje no forum no tema "Morais e suas remificações", sobre os Moraes Sarmento.

Um abraço

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6046 | magalp | 20 jun 2001 03:42 | Em resposta a: #5774

Caro LBMSPG
Não sei dse me deva "ofender" com essa do "incesto completo" nos Moraes Sarmento...
Mas não. Não será caso disso, pois que até de certo modo não anda longe da verdade. Somos agora um pouco menos rudes do que há 400 anos atrás e para trás desses gloriosos tempos teria de consultar o Prof. Luís de Mello Sãopayo, outro Moraes Sarmento... se calhar teria de "engolir" muita coisa, por isso o melhor é não levantar a questão.
Calculo que essa obra a sair mencionará a histórica Casa de Vilar d'Ossos, concelho de Vinhais, um berço Moraes. Há meia dúzia de anos atrás ainda se podia ver, apesar de bastante decrépita já. Hoje, calculo q.esteja um caos nos mais variados sentidos... Mas, na verdade a sua história daria um extraordinário romance, nos últimos 300 anos!
Cumprimentos.
M.M.

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6088 | LBMSPG | 20 jun 2001 23:29 | Em resposta a: #6046

Caro Manuel Maria Magalhães,

Obrigado pelas suas palavras, e o facto de não discordar completamente com o que eu disse, já não é mau!

Falei ao autor do livro que irá sair sobre casas de Trás os Montes, com larga incidência na familia Moraes Sarmento, e ele confirma-me que realmente há um capitulo dedicado à casa de Vilar d'Ossos, em Vinhais. Se estiver interessado mantê-lo-ei ao corrente sobre a saída desta publicação.

Com os melhores cumprimentos

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6099 | magalp | 21 jun 2001 02:28 | Em resposta a: #6088

Caro Luís Pinto Gonçalves
Eu é que fico grato pela indicação dessa obra que me fala e que muito me interessa. E não só por Vilar d'Ossos, que conheço desde que nasci. Foi da minha Avó Paterna e, curiosamente, a transmissão da mesma, havia sido por via feminina em várias gerações.
Por lá anda o "fantasma" do General Pinto Guedes, V. de Montealegre, um façanhudo miguelista que me não sai da memória. Por lá havia atrelagens famosas de vários ramos da família, bem como uma imponente colecção de armas, equivalente à do Tio Gonçalo, em Sto. Antonino! Como já disse, hoje está tudo mto. degradado, infelizmente. Mas, tenho também muito interesse na notícia doutras casas de Trás-os-Montes, ligadas aos Moraes Sarmento.
Dê-me p.f. o seu "e-mail" pois tenho uma pertinente pergunta fazer-lhe.
Cumprimentos.

M.M.Magalhães/Porto - magalp@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6105 | MAS | 21 jun 2001 12:13 | Em resposta a: #6038

Caro Luis Pinto Gonçalves
Tem por acaso os assentos de baptismo e casamento (1816) da 1ª viscondessa do Banho, D. Maria dos Prazeres Girão de Souza e Mello?
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6148 | LBMSPG | 22 jun 2001 01:59 | Em resposta a: #6105

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Gostava de o poder ajudar com as certidões de nascimento e casamento da 1ª Vicondessa do Banho, D. Maria dos Prazeres Girão de Souza e Mello, mas infelizmente não as possuo. Tenho muitas certidões, mas todas referentes ao meu ramo Botelho de Moraes Sarmento.

Posso no entanto adiantar-lhe que a 1ª Viscondessa do Banho nasceu a 3 de Abril de 1803. Vou ver nos meus papeis se encontro mais elementos e dir-lhe-ei algo em breve.

Caso tenha interesse, tenho um livro "in memoriam" do 1º Visconde do Banho, de 1930, feito por ocasião da sua morte a 15 de Outubro de 1928,o qual foi compilado e organizado pelo "Comércio de Viseu".

Com os melhores cumprimentos,

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6167 | MAS | 22 jun 2001 16:53 | Em resposta a: #6148

Caro Luís Pinto Gonçalves
Muito obrigado pela informação. Ao contrário da sua investigação, não é o 1º visconde que me interessa mas a mulher, cuja família paterna tratei no meu trabalho «Mello e Souza». E procuro sobretudo informações sobre os pais desta senhora. Diz-me que a 1ª viscondessa nasceu a 3.4.1803. Sabe onde? Devia ter sido em Vouzela ou na Quinta do Banho. Não encontrei nada, mas também não procurei tão tarde, pois tenho a indicação bibliográfica de que casou em 1816. Desde já lhe agradeço qualquer informação sobre isto e, sobretudo, sobre os pais e avós da referida 1ª viscondessa do Banho, sobre a qual tenho também a indicação que foi dama da Ordem das Damas Nobres de Maria Luiza de Espanha. Julgo ainda que quem faleceu em 1928 foi o 3º visconde, segundo informação bibliográfica nascido em 1867 em Rio de Moinhos (Viseu). Tenho a informação de que o 1º visconde nasceu em 1786 na Baía e faleceu em 1840.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6168 | LBMSPG | 22 jun 2001 17:05 | Em resposta a: #6167

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Efectivamente quem morreu em 1928 foi o 3º Visconde e não o 1º, como por lapso saiu na minha anterior mensagem. Obrigado pela correcção.

Como lhe disse, vou ver se descubro algo mais sobre a 1ª Viscondessa, inclusive a sua freguesia de nascimento. Estarei em contacto consigo.

Com os melhores cumprimentos

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#6240 | LBMSPG | 25 jun 2001 00:16 | Em resposta a: #6099

Caro Manuel M. Magalhães

Não sei se recebeu o meu e-mail de dia 21 de Junho. Estive no estrangeiro e agora que cheguei, reparei que não tinha resposta, pelo que estou na duvida se o recebeu. Vou tentar novamente.

Caso não tenha recebido, o meu e-mail é L.PINTO@NETCABO.PT (tudo em letra pequena).

Aguardo suas noticias. Um abraço

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7103 | pimentel | 16 jul 2001 23:38 | Em resposta a: #6099

Caros MM Magalhaes e LP Gonçalves

estou a 1 vez neste forum .
descendo dos Morais Pimentel de rio torto e de
rio de fornos.
existem muitas ligações com os Morais Sarmento,
padrinhos, appelidos, casamentos, etc..
por exemplo:Jachinto Meneses de Moraes Sarmento casou com D. maria raquel Moraes teixeira de Mello, filha do meu 6º avô Manuel caetano Moraes
Pimentel (rio Torto) por Volta de 1830.
Estou a começar o meu estudo, gostaria de obter a maior qt de informação possivel s/ as ligações entre Moraes Pimentel e Moraes Sarmento.
O meu mt obrigado antecipado.
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7105 | pimentel | 17 jul 2001 00:46 | Em resposta a: #7103

perdoem não ter escrito junto à anterior, mas tive q desconectar, e só agora voltei.

a casa do Morgado de rio de fornos em Vinhais, José joaquim Figueiredo Pimentel casdo com
D. Benedita de Jesus Mazeda Figueiredo (meus tiooooos )tem o brazão em quatro com os treze besantes dos Sarmento , a torre e amoreira dos Moraes e... que ainda não decifrei, tem no superior direito uma flor de liz em fundo liso e no inferior direito 6 faixas horizontais. Será que me podem dar uma luz?
obrigado
F P

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7136 | jsarmento | 17 jul 2001 19:50 | Em resposta a: #7105

Caro Francisco Pimentel,

Não pude deixar de me interessar pela sua informação.A minha família é a da Casa dos Aciprestes em Santa Valha, Valpaços,da qual sou hoje um dos proprietários, vínculo de Moraes Castro desde 1594 e cabeça de uma morgadio intitulado de Santo António dos Arciprestes, instituido por Jerónimo de Moraes e sua Mulher D.Francisca de Moraes Castro, em 4 de Agosto de 1655. Este Jerónimo de Moraes era primo direito de Bento de Moraes Pimentel instituidor do morgadio de Rio Torto em 14 de Setembro de 1659. O nosso ascendente comum era Francisco de Moraes Cabral, O Palmeirim, avô dos instituidores dos dois morgadios. Sobre este nosso ascendente e anteriores tenho mais informação, se estiver interessado.

Quanto à sua questão relacionada com a pedra de armas devo esclarecê-lo que se trata das armas de Ferreiras - que são "de vermelho com quatro faixas de ouro" - aliás apelido do primeiro morgado Henrique Vicente Ferreira Sarmento. Quanto à flor de lis é um mistério. Pode ser arma de "enchimento", de simples motivo decorativo. Não conheço nenhuma família transmontana com essas armas.

Com os meus cumprimentos

José Sarmento
jsarmento@mail.pt

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7167 | pimentel | 18 jul 2001 00:14 | Em resposta a: #7136

Caro J Sarmento
fico grato por me responder, e mais por ter informações que, para mim são inportantes e que agradeço.
Eu tenho as do morgadio de Rio Torto desde Manuel caetano moraes pimentel +- 1750, se quizer envio-lhas, falta-me contudo mais para trás, o ADVR só tem desde 1810!!
No entanto quanto ao brazao, eu tambem desconfiei dos ferreira mas:
a) tem seis faixas em vez de 4.
b)na pedra não tenho informação da côr.
c) o que fazem os Moraes lá, ainda por cima com a torre à direita da arvore?
d) e a flor de liz ( vem da galiza? será Mazeda?
ponho duvidas?
e) de que ano será a construção?
Um gr Abrc
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7415 | jsarmento | 24 jul 2001 19:22 | Em resposta a: #7167

Caro Francisco,

Espero que tenha feito boa viagem.

Relativamente às pedra de armas é relativamente frequente encontrar em trás-os-montes armas mal representadas (interioridade por um lado e falta de artesãos especializados em heráldica). Não tenho dúvidas que se tratam das armas dos Ferreiras;dos Moraes também não é estranhar uma vez que era um apelido que se cruzava frequentemente com Ferreira e Ferreira Sarmento. Aliás os filhos dos instituidores do morgadio usaram este apelido. Já quanto à flor de liz não lhe posso ser de qualquer utilidade.

Quanto a Rio Torto:

1. Manuel de Moraes Pimentel, filho de Aleixo de Moraes Pimentel, Comendador da Ordem de Cristo e Escrivão da Fazenda de D.João III e de D.Isabel Gomes de Macedo, casou com D.Isabel de Moraes filha de Francisco Cabral de Moraes Valcacer, O Palmeirim, e de D.Barbora Madureira.Tiveram a:
- Aleixo de Moraes Pimentel, Doutor em cânones, governador do Arcebispado de Braga e depois de Lamego;
- Frei Diogo de Sta Ana da Ordem de Sto Agostinho;
- Frei Francisco de S.Jerónimo;
- D.Ana de Moraes que c.c. seu primo Alvaro de Moraes Madureira (filho dos morgados de Parada de Infanções);
- Bento de Moraes Pimentel, que segue;
- D.Isabel, D.Barbora e D.Maria, freiras.

2.Bento de Moraes Pimentel, foi o instituidor do Morgadio de Rio Torto em 14 de Setembro de 1659 (este Bento é que era primo direito do instituidor do morgadio de Sto António dos Arciprestes em Santa Valha). Casou com D.Isabel Teixeira. Sucedeu-lhe sua filha única:

3.D.Maria de Moraes que casou com Lopo Dourado da vila de Vinhais. Sucedeu-lhe seu filho:

4.Francisco de Moraes que casou com D.Brites de Miranda, da vila de Chaves. Sucedeulhe sua filha:

5.D.Maria de Moraes que casou com Gaspar Pinto Cardoso (da família dos morgados de S.Tiago de Mirandela) filho de André Cardoso de Queiroga, cavaleiro do hábito de Cristo. Sucedeu-lhe seu filho:

6.André Cardoso, que casou com D.Maria de Vargas, da vila de Montalegre e que em 1722-24 administrava o morgadio como tutora de seus filhos;

Pelas datas que referiu é de admitir que tenha sido este o casal progenitor de Manuel Caetano de Moraes Teixeira Pimentel. A confirmar.

Esta informação é sobretudo referenciada no volume "Os Fidalgos" das Memórias Arqueológicas e Históricas do Distrito de Bragança, do abade de Baçal, que é uma obra de referência para quem se inicia nestas andanças.

Um abraço
JSarmento

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7419 | pimentel | 24 jul 2001 21:39 | Em resposta a: #7415

Caro José Sarmento

Muito, muito obrigado pelas suas informações.
espero continuar em breve a nossa conversa, outras duvidas surgirão.

Já agora, e a titulo meramente informativo, nesta minha viagem vi, que
o fundador do seminário de vinhais foi um tal de
D. José Moraes Sarmento, fidalgo de SM e mestre de campo , falecido em 1762 , pelo menos é o que reza na lápide à entrada.

Caso queira alguma informação disponha, desde que eu saiba , claro..

um gr abraço
F Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7423 | rafael mião | 24 jul 2001 22:30 | Em resposta a: #7415

Caros Senhores
Desculpem-me a intromissão ;gostaria que me informassem ,caso saibam ,se haverá possibilidade de poder adquirir em separado e onde,o vol. Fidalgos,do Abade do Baçal.E toda a bibliografia de famílias de Trás-os-Montes,me interessa.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7490 | magalp | 26 jul 2001 00:45 | Em resposta a: #7423

Caro Rafael Carvalho

Não é muito fácil a sua pretensão, pois entre os 11 vols, da "Memórias Arqueoloógicas Históricas do Distrito de Bragança" de Alves, Francisco M. (Abade de Baçal), tal vez seja esse o tomo mais apreciado e procurado, bem apesar de ser talvez o que menos informação nos traz, em toda a sua interessante e encantadora obra. Contudo, de todo discordo que seja para "principiantes", ´sendo mais profunda do que aparenta, dá algumas notícias que só ali se nos deparam. Diria que é uma espécie de Pinho Leal, confinado a Bragança e ao seu termo.
Sugiro que contacte a Livraria Esquina, Rua Afonso Lopes Vieira, Porto. Há poucos meses atrás tinham alguns volumes dispersos. Por outro lado, a "Tipografia Académica" publicou já várias edições da obra em questão, a mando do agora decrépito e muito mal tratado (vergonhosamente, para qualquer transmontano que se preze) Museu do Abade de Baçal. É possível que por ali consiga algo.
Cumprimentos
Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7491 | rafael mião | 26 jul 2001 01:13 | Em resposta a: #7490

Meu Caro M. Magalhães
Acabara de ler um e-mail do Amigo Nuno Borrego ilustre colaborador do Forum,quando do aviso da sua mensagem que penhoradamente lhe agradeço.Vou ver se pela Livraria Ferin,cujo contacto de anos de dá um à -vontade apreciável para conseguir o que pretendo enviando-lhe as referências que me deu.
Com cordiais cumprimentos e ao dispôr
Rafael Carvalho

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7521 | pimentel | 27 jul 2001 00:24 | Em resposta a: #7415

Caro José Sarmento
Desculpe incomoda-lo novamente, mas as noticias que me deu, deram origem a uma maratona de pesquisas e curiosidades.
Diga-me se puder?
nome do pai e do avô de Jeronimo de Moraes que instituiu a sua casa?
porque diz que D. Maria De Moraes era filha unica de Bento M.?
E sobre o Pai de Aleixo d Moraes Pimentel.? quem era?
não sei se recebeu omeu e-mail directo, com a foto ?
certo da sua paciencia e atencao
Um gr Abc
F.Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#7547 | jsarmento | 27 jul 2001 18:13 | Em resposta a: #7521

Caro Francisco Pimentel,

Recebi o seu e-mail com a excelente fotografia digital, que muito agradeço.

O pai de Jerónimo de Moraes foi o Dr Gonçalo de Moraes, que, dizem, foi abade de Santa Valha depois de viúvo.

O avô foi Francisco de Moraes Cabral, O Palmeirim, C.O.C., F.C.R., secretário da embaixada a Paris do 1º Conde Linhares, Tesoureiro da Arca de D.João III e autor do célebre romance de cavalaria "O Palmeirim de Inglaterra".

O 2º avô foi Sebastião de Moraes Valcacer, Tesoureiro da Arca do Rei, Tesoureiro Mor do Reino (segundo Barbosa Machado e outros), que institui um morgadio em Xabregas (?), Lisboa, e que vendeu à rainha os terrenos onde foi construído o Paço Real de Xabregas que foi destruído no terramoto de 1755.

Tenho mais informação sobre esta ascedência e a de Aleixo de Moraes Pimentel.

No entanto vou partir agora mesmo de férias pelo que lhe responderei a partir do próximo dia 6 de Agosto.

Um abraço
JSarmento

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO

#7561 | pimentel | 27 jul 2001 22:59 | Em resposta a: #7547

mt obrigado e boas ferias.
aguardarei ansioso as outras noticias.
um abraço
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO

#7746 | DSarmento | 05 ago 2001 16:46 | Em resposta a: #7561

DEscendendo tambem do mesmo ramo ferreira sarmento, noto ter tambem o mesmo problema. De facto tambem na pedra de armas de minha casa tenho dificuldades em intepretar dois quadrantes da mesma.sendo os quadrantes:
1º-seis faixas de que tambem nao sei proveniencia(embora descarte a hipotesse dos Ferreiras pois na pedra de armas de casa de um meu primo em vinhais encontram-se as duas,4 faixas dos Ferreiras e 6 das quais nada sei)
2º-11 pequenos quadrados levemente inclinados e dispostos em 1,3,3,3,1 dos quais tambem nada sei
3º-Os Moraes dos quais penso que diferem na posição torre, arvore. pela idade(os moraes antigos com a arvore á direita e os novos com ela a esquerda, ou vice-versa não sei)
4º-O dos Sarmento com 13 bezantes de ouro.
Quanto as duvidas com a flor de liz o melhor e procurar na obra do Abade Baçal pois creio que la ja vi a explicaçao da mesma.
SE descobrir a origem das seis faixas comunique o mais rapido possivel.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO

#7747 | jsarmento | 05 ago 2001 22:26 | Em resposta a: #7561

Caro Francisco Pimentel,

Ainda não totalmente regressado de férias, envio-lhe esta mensagem porque fiquei muito intrigado com a intervenção de DSarmento relativamente à questão que levantou sobre a pedra de armas.

São de facto muito frequentes os casos de armas mal representadas. Mas se numa mesma pedra de armas se identificam duas armas uma com quatro faixas e outra com seis então devemos ter um pouco mais de paciência.

1.As únicas armas que encontrei no Armorial Lusitano com seis faixas são as armas da família Pamplona "de vermelho com seis faixas de ouro". Este apelido associa-se frequentemente ao de Rangel que são (de Coimbra) "de azul com uma flor de liz de prata com bordadura de ouro carregada de sete romãs de verde abertas de vermelho".

O facto de não carregar a bordadura não seria inédito. Aliás acontece em alguns casos, sobretudo em Trás-os-montes, p.ex. no caso dos Pimenteis e dos Borges.

Esta pista poderia resolver o enigma heráldico mas levantava um outro: a que propósito aparecem as armas Rangel Pamplona em Vinhais?

Convém de qualquer forma investigar os costados da família dos morgados de Rio de Fornos.

2.Que eu conheça, só há mais umas armas que carregam a flor de liz em pleno e que são as armas da família Moutinho (que é uma família que aparece em Carrazeda de Ansiães muitas vezes ligada aos Trigo)e que são:"de azul uma flor de lis de ouro cantonada de quatro cabeças de serpe do mesmo, lampassadas e cortadas de vermelho"

3. Sem querer parecer muito teimoso continuaria, de qualquer forma a apostar numa representação de Ferreira.

A propósito penso já ter ouvido alguém referir-se a uma representação diferente de Ferreira para a família Calaínho de Bragança, que são Ferreira Sarmento e tem ascendência em Vinhais.Seria contudo sempre uma versão incorrecta do ponto de vista heráldico.

4.Quanto á questão dos Morais a representação correcta é torre no primeiro e amoreira no segundo, embora mais uma vez se encontrem inúmeros casos em que a representação se faz, erradamente, ao contrário - caso nomeadamente da pedra de armas dos Morais Pimentel da Casa do Arco em Bragança e muitos outros.

Como não estou em casa para consultar as papeladas envio-lhe a informação sobre o nosso antepassado comum mais tarde.

Com um abraço

JSarmento

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO

#7748 | DSarmento | 05 ago 2001 23:34 | Em resposta a: #7747

O desde já muito obrigado. deixo tambem o meu mail pois nem sempre tenho contacto com a net e assim sei que tem sempre o meu contacto:
DSarmento3@yahoo.com
UM abraço
David Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO

#7759 | pimentel | 06 ago 2001 22:44 | Em resposta a: #7747

Caro J. Sarmento e David Sarm.

Mesmo em férias, não deixa de dar uma espreitadinha aqui ao forum e contribuir com a sua ajuda! optimo!!

Bom, também estou meio em férias e por isso não tenho aprofundado bem o estudo desse brazão, realmente o caso do David Sarmento é intrigante???
Diria, no entanto que concordo consigo, os Rangel e Pamplona são Pouco Provaveis, no entanto Há outros com uma flor de liz, nomeadamente os Esteves, e esta sem bordadura, Há tambem os Leite , mas estes com 3 ou 5 flores. Eu tenho tendencia a ir mais para os lados da galiza, já que José Joaquim Figueiredo Morais Pimentel, ultimo morgado casou com uma tal de Benedita de jesus Mazeda, ora como ele era , como sabe, de Rio Torto, poderá ter sido Morgado de Rio de Fornos pelo casamento, e... o nome dela não seria oriunda da galiza???
Ora , isto são apenas mais achas para a fogueira, não posso descartar hipóteses !

até breve e um abraço
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: para j. sarmento

#8358 | pimentel | 28 ago 2001 23:48 | Em resposta a: #7747

Caro José Sarmento
regressei agora mesmo de férias, e só agora pude
voltar ao contacto.
Estive na Galiza e encontrei coisas interessantes, que no decorrer da conversa o informarei.
Quando regressar do paraiso em Sta Valha, por favor informe, para voltarmos a falar.

já agora aproveitaria para perguntar dos filhos do primeiro morgado de rio torto, quem eram e quantos?? tenho duvidas???

um grande abraço.
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: para j. sarmento

#8426 | jsarmento | 30 ago 2001 18:25 | Em resposta a: #8358

Caro Francisco Pimentel,

Ainda não regressei a casa pelo que não diponho dos meus apontamentos para lhe enviar.

Penso que para a semana já estarei em condições de o fazer.

Entretanto aguardarei com curiosidade pelas notícias das suas descobertas.

O meu e-mail: jsarmento@mail.pt

Um abraço

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#8431 | Cau Barata | 30 ago 2001 23:52 | Em resposta a: #5762

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Família Moraes Sarmento:

Senhores pesquisadores da família Moraes sarmento: sou autor, juntamente com o deputado Cunha Bueno, do DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, lançado em 1999, no Brasil, e em maio de 2000, em Lisboa, porém obra esgotada nos dois países. São dois grossos volumes que denominamos de Tomo I. Recentemente, em 28.05.2001, lançamos mais dois volumes, o Tomo II, somando assim cerca de 5.500 páginas. Já está pronto para o ano que vem mais 5 volumes.

Em nosso segundo volume, do Tomo I, publicamos algumas notas sobre a passagem de um dos ramos dos Mroraes Sarmento, que acredito q possa ser de alguma serventia para os senhorres:

MORAES SARMENTO - No Rio de Janeiro, com ramificações na Colônia do Sacramento, registra-se a família de de João Batista de Morais Sarmento [nat. de de Chaves], que deixou geração, em 1713, no Rio de Janeiro, com Ana Tavares Corrêa, nasc. Rio de Janeiro.

No Estado do Pará, região norte do Brasil, procedem do Capitão Manuel Antônio de Moraes Sarmento [c.1760 - a.1808], que deixou descendência do seu cas., no Pará, com Tereza Joaquina de Siqueira e Queiroz, de importante família paraense (CB - Famílias do Pará, XI, 367).

No Estado do Piauí, registra-se a família do Dr. Casemiro José de Moraes Sarmento [13.08.1813, Piauí, Brasil - 10.02.1860, Paris, França], nat. do Piauí, bacharel em Direito, em 1836, pelo Curso Jurídico de Olinda. Doutorou-se em 1840. Lente da escola Militar do Rio de Janeiro. Presidente da Prov. do Rio Grande do Norte [1845]. Oficial da Ordem da Rosa.

Sobrenome de importante família originária de Portugal estabelecida na Bahia, procedente de Tomaz Inácio de Morais Sarmento [1750, vila de Moncorvo -], Desembargador na Bahia. Fidalgo da Casa Real, filho do Dr. Apolinário Luiz Domingues e de Maria José de Morais Sarmento. Foram pais de Alexandre Tomaz de Morais Sarmento [11.04.1786, Salvador, BA - 16.04.1840], Comendador, Desembargador, Conselheiro e Deputado. Foi agraciado, por D. Maria II, rainha de Portugal, a 21.07.1835, com o título de 1.º Visconde do Banho. Deixou geração do seu cas., a 10.05.1816, com Maria dos Prazeres Girão de Souza e Mello [03.04.1803 -], filha herdeira de Serafim Girão de Sousa e Mello [1764 - 10.04.1806] e de Luiza Adelaide de Magalhães Coutinho da Motta. Foram pais, entre outros, de Tomaz Inácio Girão de Morais Sarmento [19.05.1819 -], que foi 2.º Visconde do Banho.

Carlos Eduardo de Almeida Barata
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: para j. sarmento

#8644 | pimentel | 04 set 2001 22:33 | Em resposta a: #8426

Caro J Sarmento
Espero que já tenha regressado.
Como lhe prometi, mando-lhe algumas das novidades que descobri na Galiza.
Descobri p.ex. uma pedra de armas nas Ruínas de Sto Domingo em Pontevedra, curiosa, trata-se de um conjunto composto por um escudo central , cantonado por 4 escudetes.
No central quartelado tem :
1- Mosquera
2- Pimentel
3-Villar
4-Pimentel
e nos escudetes tem
superior esquerdo Sotomayor
sup dreito -Novoa
inf esquerdo Camba
inf direito - Valcarcel que juljo ser Valcacer,partido 1-com uma torre 2- de prata uma banda de sabre e em orla uma corrente de ouro.
Comprei o livro e nele diz:
"Armas dos Mosquera y Villar, Pimentel, sottomayor, Camba, Zuniga Y Novoa. deposito dos senores de ALVARES lIMA.este escudo es semejante al que tiene la ref 2317 que dice:
"Armas de los Mosquera Villar, Pimentel, Sottomayor, Camba , Sarmiento, Moscoso, Zuniga, Novoa Y bermudez, donacion de los srs Alvares Limeses ( hoy colocado en el paramento del museo provical, calle Naranjo).

Por outro lado de Sarmiento encontrei muitos, desde sarmiento de Mera, Sarmiento de Montenegro,Sarmiento de Sottomayor, etcc..

um abraço
Francisco Pimeentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#12658 | rop78487 | 10 nov 2001 02:50 | Em resposta a: #5762

caro amigo,
Procuro descendencia de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, Tenente de Cavalaria em Miranda. Filho de Baltazar Ferreira Sarmento cc D.Derotea Teixeira de Sampayo.
Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, segundo Abade Baçal, fidalgo da Casa Real, marechal de ordenanças, não sei se é o mesmo que Felgueiras Gayo cita na sua obra, teve uma filha D.Francisca Ferreira que cc Francisco Afonso de Sousa.
Aguardo resposta.
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#12675 | pimentel | 10 nov 2001 18:40 | Em resposta a: #12658

Caro A Sousa.
Ver Por favor post que lancei no titulo:
Pimenteis e Pavoes, agora mesmo, em resposta a sua questão.
Um Abrç
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#12682 | rop78487 | 10 nov 2001 21:04 | Em resposta a: #7103

Caro Pimentel
A única informação que tenho, é a árvore genealógica da família Pavão, obra de Abade Baçal, que diz D.Francisca Ferreira cc Francisco Afonso de Sousa, filha de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, marechal de ordenanças.
O casamento foi possivelmente no século XVI.
Deste casamento nasceu Miguel Afonso de Sousa.
Se tiver informação do casamento de Francisco Afonso de Sousa com D.Francisca Ferreira, agradeço que me informe.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MORAIS SARMENTO DA MADEIRA

#12701 | jorge a soirefmann | 11 nov 2001 13:56 | Em resposta a: #8431

Existe uma família Moraes Sarmento, provavelmente desde o sec. XIX, pelo menos, com grande descendência, no Rio Grande do Sul, Brasil. A maior parte de seus membros residiu ou ainda reside no município de Nova Santa Rita. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15712 | moraissarmento | 14 jan 2002 20:37 | Em resposta a: #5762

O meu bisavô estava a viver na madeira penso que os nossos antepassados eram de Vinhais mas a informação que tenho da minha familia paterna é apenas esse facto e que o meu avô era filho unico. Acho bastante interessante a ideia de m forum de modo a tentarmos descobrir algo mais. com os melhores cumprimentos
Manuel Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15715 | fjardim | 14 jan 2002 21:23 | Em resposta a: #15712

Caro Morais Sarmento,

Na Madeira só resta um ramo desta familia que com certeza são seus parentes.

Por acaso é familiar do historiador e naturalista do tenete-coronel Alberto Artur sarmento?

Cumprimentos,
Filipe jardim

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15717 | fjardim | 14 jan 2002 21:40 | Em resposta a: #5762

Uma pequena nota,

Em familias que passaram á Madeira de luiz peter Clode. Existiram 2 ramos dos Morais sarmento, de diferentes localidades, um sem geração na ilha e outro com geração, bem minha conhecida.

A sua resposta á minha anterior intervenção é fundamental para conseguir, permita-me "situa-lo".

cumpriemntos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15730 | moraissarmento | 14 jan 2002 23:31 | Em resposta a: #15717

Caro F. Jardim
Desde já agradeço a resposta.
À minha familia do lado paterno não tenho nenhuma ligação pois não conheço nenhum familiar. O meu Pai diz que o nosso ramo Morais Sarmento não deve em principio ter nenhum familiar ainda na Madeira. Apenas sei que o meu bisavô vivia no Funchal mas penso que era oriundo de Vinhais.
Uma correcção em relação ao que disse na mensagem anterior: O meu Bisavô (Manuel) teve 4 filhos: Maria, Aldegundes, José e Leão este ultimo meu avô.
Apenas o meu avô (já falecido) teve um filho.
A ultima informação de que disponho é que o meu bisavô está sepultado num Jazigo, algures no Funchal.

Muito obrigado pela atenção
Atenciosamente
Manuel Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15788 | fjardim | 15 jan 2002 15:47 | Em resposta a: #15717

Caro Morais Sarmento,

Por acaso sabe, se não é indiscrição, onde seu avô viveu ?

cumprimentos,
Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15832 | moraissarmento | 16 jan 2002 00:44 | Em resposta a: #5762

Caro Filipe Jardim
O meu avô viveu na cidade do Funchal (não consigo especificar onde), tendo vindo para Lisboa ainda bastante novo. A vinda para Lisboa foi depois de o meu bisavô ter falecido, o que deve ter acontecido há mais de oitenta anos.
Sei também que ficou na ilha um irmão do meu avô, José Bosco de Moraes Sarmento que faleceu há sensivelmente vinte e sete anos, no Funchal.
Infelizmente estas são as unicas informações que tenho.
com os melhores cumprimentos
Manuel Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15833 | moraissarmento | 16 jan 2002 00:53 | Em resposta a: #15832

Caro Filipe Jardim
No seguimento do que disse anteriormente apenas quero acrescentar que o meu avô, Leão Paulo de Moraes Sarmento frequentou o Seminário do Funchal (não tenho a certeza se foi no Funchal).

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#15872 | fjardim | 16 jan 2002 17:02 | Em resposta a: #15832

Caro Morais Sarmento,

Caro Morais Sarmento,

Conheço melhor as pessoas que estão vivas desta familia do que os ascendentes.
A familia em questão está ligada ás artes e letras.
Eram proprietarios da Quinta Sarmento em Santa Luzia, funchal e da Quinta Sarmento nos Ilhéus, funchal. Destes houve geração de Abilio Rodrigues com uma Favila Henriques, tiveram duas filhas, tendo uma casada com um "Ornelas e Vasconcelos" e outra com um "Homem de Gouveia", desta última houve filhos:uma casada com um Spínola (dos Valdavesso...

Aconselho a consultar familias que passarm á Madeira do Luiz Peter Clode.

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#22817 | 87654321 | 12 jun 2002 20:32 | Em resposta a: #15872

Caro Filipe Jardim
Gostaria de saber algo mais dessa familia, pois também é minha familia. Os meus primos eram os donos da quinta de Santa Luzia.E conheço os Ornelas e Vasconcelos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#23068 | 9654 | 17 jun 2002 18:50 | Em resposta a: #22817

Caro Senhor:
Aceite os meus melhores cumprimentos.
Sou a disponibilizar, conforme o consteúdo pretendido, informação sobre os Morais Sarmento da Madeira.
Reiterados cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#23135 | filipejardim | 19 jun 2002 11:49 | Em resposta a: #22817

87654321,

Começo por perguntar-lhe se é residente na Madeira, e por que ramo é parente destes- é pelos Homem de Gouveia?
Relativamente a mais informação; assim que chegar á madeira vou meter "maõs á obra".

9654,

Onde está disponível a sua informação.

Com os Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento da Madeira

#23339 | Duarte Lino Jardim | 24 jun 2002 11:39 | Em resposta a: #22817

Caro 87654321

Gostaria de saber quem é você porque sou Morais Sarmento e Ornelas e Vasconcelos.
Donos da Quinta sarmento de Santa Luzia eram os meus antepassados.
Quem é este PRIMO?
Duarte Ornelas e Vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#23340 | Duarte Lino Jardim | 24 jun 2002 11:44 | Em resposta a: #15717

Agradecia informações sobre o outro ramo da família MORAIS SARMENTO. Seria interessante conhecer novos PRIMOS QUE DESCONHEÇO.

Resposta

Link directo:

RE: Família Morais Sarmento da Madeira

#23511 | Duarte Lino Jardim | 28 jun 2002 12:41 | Em resposta a: #15715

Caro Morais Sarmento


Como afirma ter ascendência na Madeira sou descendente-filho- de Maria Cecília de Morais Sarmento descendente de JOSÉ MORAIS SARMENTO O primeiro Morais Sarmento que passou à Madeira,que se conheça...
O meu bisavõ chamava-se Artur Adolfo de Marais Sarmento e era um família muito conhecida na Madeira e eram proprietários das Quintas Sarmento hoje na área urbana do Funchal uma em Santa Luzia,onde vivi e agora demolida e transformada em cimento da cidade e a outra nos ILHÉUS QUE, APESAR DE MUITO ALTERADA AINDA EXISTE.
José Morais SARMENTO provavelmente terá sido originário da Zona de COIMBRA.
QUE EU SAIBA É A UNICA FAMÍLIA COM ESSE NOME QUE EXISTE NA MADEIRA e agora está ligada à família ORNELAS E VASCONCELOS E HOMEM DE GOUVEIA.

UM abraço do

Duarte Lino de Ornelas e Vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 22:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen