Duarte Sodré: biografia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Duarte Sodré: biografia

#57290 | Sérgio Sodré | 09 fev 2004 01:22

Caros Colegas:

Excluindo os dados das genealogias manuscritas que não sejam seguros ou comprovados por outras fontes, venho de há muito compilando os elementos biográficos que subsistem sobre DUARTE SODRÉ, que considero ter sido a principal personagem da família Sodré do seu tempo, tendo-a elevado socialmente da pequena para a média nobreza, e cujos descendentes do ramo que se tornou Senhores de Águas Belas (Ferreira do Zêzere) foram considerados os chefes do nome s armas de Sodré, segundo alguns testemunhos.
Terá nascido em Santarém, porquanto os seus pais tinham aí casas que ele veio a vincular ao morgado que instituiu. Em 1465, era Escudeiro da Casa do Infante D. Pedro (ex-Condestável do Reino e efémero Rei da Catalunha). Cavaleiro da Ordem de Cristo e Comendador de Santa Ovaia do Juncal, antes de 1475. Vedor da Casa do Duque de Viseu, D. Diogo II. Vedor da Casa do Duque de Beja, futuro Rei D. Manuel I.
Por carta de 03 de Agosto de 1486, registada na Chancelaria do Rei D. João II, na qual é designado por Cavaleiro da Casa Real, é-lhe autorizada a constituição de um Morgado nos reguengos de Tojoza e Alviela (termo de Santarém) com a obrigação dos sucessores seguirem o apelido Sodré. Comendador da Cardiga, em data posterior a 1489 (nesta pertencia a um tal Heitor de Sousa), uma das mais importantes da Ordem de Cristo.
Recebeu do Rei D. João II, em Novembro de 1492, certos bens e herança no lugar de Romão, no almoxarifado da Guarda, tomados a três moradores locais. A 26 de Janeiro de 1493 já era Comendador e Alcaide-mor da vila de Tomar (sede da Ordem de Cristo), sendo também, por inerente a esta alcaidaria, Provedor das capelas do Infante D. Henrique com sete marcos de prata de ordenado. Pelo menos desde 1494, foi Alcaide-mor da vila de Seia.
Fez testamento em Montemor-o-Novo, em 1496. Faleceu a 25 de Agosto de 1500. Está sepultado junto ao altar-mor da Ermida de Nossa Senhora do Monte, em Santarém, tendo a sua lápide, epitáfio, escudo de armas pleno de Sodré (com gomis em vez de albarradas), ladeado de espada e lança-pendão.
Epitáfio: "Aqui jaz o mui honrado Duarte Sodré que foi veador da caza D' El Rey D. Manuel e alcaide mor das vilas de Tomar e Sea e comendador da Cardiga o qual descende e vem da linhagem da caza do Sodrea que he caza de grandes senhores do Reyno de Inglaterra e finou-se aos 25 dias de Agosto de mil e quinhentos".
Segundo carta do seu filho Manuel (datada de 02 de Janeiro de 1544) terá morrido pobre devido à sua generosidade e, enquanto viveu, era muito valido junto do Rei e conhecido no Reino.
Era filho de Gil Pires de Resende, Provedor dos valados de Santarém (documento de chancelaria comprova que este era o pai de seu irmão Antão Sodré), e de sua mulher (talvez Brígida Sodré ou Maria Lourenço Sodré, ambas sem documentação segura). É muito provável que fosse neto materno de João Sodré, Cavaleiro em Ceuta, entre 1415-1418, que deve ter participado na tomada desta praça. Todavia, esta suposição apenas assenta na cronologia e no facto de Duarte Sodré ter dado ao seu filho mais velho o nome de João (falecido precocemente, antes de 1496).
Teve geração legitimada de Catarina Nunes (os Cavaleiros de Cristo apenas puderam casar a partir de 20 de Junho de 1496).

Tenho uma especial inclinação por esta personagem, porque logrei documentar eficazmente linhas da sua descendência até à actualidade e porque é a única figura antiga desta família cujo túmulo conheço. Visitei a ermida devido a informação ocasional lida numa genealogia manuscrita.
Agradeço qualquer dado complementar que seja de vós conhecido.

Os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#58600 | Sérgio Sodré | 23 fev 2004 20:22 | Em resposta a: #57290

Corecção e complemento

DUARTE SODRÉ só foi Comendador da Cardiga após 26 de Janeiro de 1493, porquanto nesta data o comendador ainda era Heitor de Sousa. A 13 de Fevereiro de 1496 é vedor da Casa Real e a 07 de Agosto de 1500 é referido como Fidalgo régio e ainda era Comendador e Alcaide-mor de Tomar.

Sérgio Sodré de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#60646 | Sérgio Sodré | 17 mar 2004 20:55 | Em resposta a: #57290

Correcção ou complemento

Gil Pires de Resende, pai de DUARTE SODRÉ, aparece em documento da chancelaria de D. Duarte, de 21 de Dezembro de 1447 (regência do Infante D. Pedro), como contador na comarca dos almoxarifados de Santarém e Abrantes.

Cumprimentos a todos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#63890 | Sérgio Sodré | 30 abr 2004 11:02 | Em resposta a: #57290

correcção ou complemento

No meio da trapalhada habitual nas genealogias manuscritas, o certo é que acabo de ler em Jacinto Manso de Lima "Famílias de Portugal" que foram vistas memórias de descendentes de Antão Sodré (irmão de Duarte Sodré) dando como seu pai Gil Pires de Resende (indiscutível por documento de chancelaria) e MARIA SODRÉ.
Considerando que o testamento de Duarte Sodré demonstra que este teve uma irmã com o nome de Maria Sodré e que agora aparecem memórias de família sobre a sua mãe, julgo que se pode recuar com segurança suficiente uma geração entroncada e aceitar que MARIA SODRÉ foi a mãe de DUARTE SODRÉ.

cumprimentos a todos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#63891 | Sérgio Sodré | 30 abr 2004 11:06 | Em resposta a: #63890

(....) dando como seus pais Gil Pires de Resende e Maria Sodré (...)

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#63957 | emedina | 01 mai 2004 14:34 | Em resposta a: #57290

Meu Caro
Julgo que li uma sua opinião de que Vasco Gil Sodré povoador da Graciosa poderia quase de certeza ser irmão deste Duarte Sodré o do túmulo. Alguma tradição graciosense dá-lhe como pai Gil Pires de Resende e a existência de uma irmã Antónia Vaz Sodré que, segundo Gaspar Frutuoso, teria sido casada com um fuão Barreto mais tarde chamado por Duarte casal que está nos primórdios do povoamento da Graciosa. Por morte prematura do Duarte a viuva teria chamado o irmão Vasco Gil o qual viveu na Graciosa casado com Beatriz Gonçalves e deixou descendência até aos nossos dias. De verdadeiro só sei que a viuva e alguns filhos viveram na Graciosa porque há um depoimento sobre juramento de um tabelião local onde afirma que ainda conheceu Beatriz Gonçalves que gozava da pública fama de ser viuva de Vasco Gil e avó de personagens locais entre elas a própria esposa do tabelião. Obrigado Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#63984 | Sérgio Sodré | 01 mai 2004 22:00 | Em resposta a: #63957

Caro Eugenio Medina

Acho que há uma probabilidade elevada de Vasco Gil Sodré ter sido irmão de Duarte Sodré, mas não uma certeza. Os argumentos a favor que posso avançar consistem em que:
Gil Pires de Resende foi o pai de Duarte Sodré, porque está comprovado documentalmente que foi o pai de Antão Sodré e este foi irmão e testamenteiro de Duarte Sodré. Partes do testamento estão transcritos em Manso de Lima (originalmente em Monterroio) com a indicação de quem o viu.
Como diz, existe a tradição de que Gil Pires de Resende era o pai de Vasco Gil Sodré e isso condiz com o facto deste usar o nome Gil com patronímico.
As datas conhecidas permitem que sejam irmãos, e há dados que relacionam Duarte e Vasco com Montemor-o-Novo, pois o primeiro fez aí o testamento e o segundo poderá lá ter vivido antes de ir para a Graciosa (embora alguns falem em Montemor-o-Velho, outros referem Montemor-o-Novo).
Espero apresentar brevemente estes factos em artigo.
Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#64014 | emedina | 02 mai 2004 14:57 | Em resposta a: #63984

Caro Sérgio V. Sodré
Obrigado pela resposta. O velho Padre Gaspar Frutuoso induziu em erro dezenas de estudiosos ao dizer que a naturalidade de Vasco Gil Sodré era Montemor o Velho e não o novo como tudo parece comprovar. Na Graciosa actual pelo menos 1/3 da população pode dizer que VGS foi um dos seus avòs e se quizer alguns elementos que eu tenha sobre a sua descendència nesta ilha basta contactar.
Cumprimentos Eugénio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#64076 | Sérgio Sodré | 03 mai 2004 20:34 | Em resposta a: #64014

Caro Eugénio Medina

Agradeço a sua disponibilidade, a que recorrerei em função dos trabalhos que tiver em mãos. Entretanto gostaria de acrescentar um pormenor que pode vir a ser importante na demanda da verdade, é que há genealogistas setecentistas que referem um tal Gil Sodré como pai de Vasco Gil Sodré, só que nada encontrei até hoje que comprove a existência real desta figura e as genealogias que conheço apresentam problemas cronológicos com gente a mais para pouco tempo. Todavia, também será uma possibilidade a ter em conta, conquanto eu me incline mais para Gil Pires de Resende.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#88775 | JMCM | 17 abr 2005 14:55 | Em resposta a: #64076

Caro Sérgio sodré

Nos ascendentes de António Leite Pacheco (da Gama) * Santarém, filho de Diogo Leite Pacheco e de D. Luisa Sodré, e esta, filha de Duarte Sodré da Gama e de Filipa Soares, neta paterna de Paulo Vaz Pimenta e de Francisca Sodré.
( fonte Nobiliario Felgueira Gayo, ttº Leites § 15)

Será descendente de Duarte de Sodré? ou de um Gama, qual?

Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#88916 | Sérgio Sodré | 18 abr 2005 21:43 | Em resposta a: #88775

Caro José Maria de Carvalho e Melo

Relativamente ao casal Paulo Vaz Pimenta - Francisca Sodré, esta é filha de Margarida Sodré e de Paulo ? (homem nobre de Santarém) e por esta é neta de Antão Sodré, irmão mais novo do Duarte Sodré de que trato neste tópico. (vd. Jacinto Manso de Lima - Famílias de Portugal).

Afora as genealogias manuscritas, cito também um documento seguro incluído em "Memórias das notas de Santarém coligidas do cartório, etc... 1530-1743" de Luis Montez Mattoso, BNL reservados colecção pombalina cota PBA 106 (microfilme). Aí, em documento de 13 de Dezembro de 1575, Francisca Sodré, indica Margarida Sodré como sua mãe e nomeia seu filho Duarte Sodré como herdeiro de sua quinta em Vale de Figueira e estabelece as condições da sucessão ao modo de morgado. Note-se que estamos na zona do morgado dos Sodrés instituído nos reguengos de Alviela e Tojoza por Duarte Sodré em 1486 e autorizado por D. João II.

com os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#88994 | Matilde Souto Pires | 19 abr 2005 21:39 | Em resposta a: #57290

Senhor Sergio Sodré

Tenho seguido com muito interresse o seu admirável trabalho sobre a família Sodré.
Tambem eu tive antepassados Sodré, mas esses da região de Guimarães
São eles=
Estevão Sodré que nasceu em 1600 +ou -e que casou com Brilia ou Brícia Gonçalves que tiveram a Maria Sodré,esta natural do lugar de Peninhas na Freguesia de Tagilde( S. Salvador) que casou em 9-1-1667 com Torcato da Silva Pestana,já viuvo,este baptizadona freguesia de Santa Maria de Ribeiros e morador na rua doGado ,freguesia de Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães ,de profissão cirurgião
Numa lista da autoria do Senhor Carlos Silva posta na internet em novembro de 2001 com o títujo = Lista da Governança de Guimarães consta como procurador Trocade da Silva Pestana em1695
Talvez estes Sodré não tenham a ver com os seus da região de Santarem e Ferreira doZêzere,mas envio-lhe isto a título de curiosidade .Aliaz na freguesia de Tagilde e em Guimarães houveram mais Sodrés

Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89002 | Sérgio Sodré | 19 abr 2005 22:02 | Em resposta a: #88994

Senhora Matilde Souto Pires

Agradeço as suas palavras e julgo que escrevi algo sobre o seu Estevão Sodré no tópico "família Sodré", quando Ana Duarte fez algumas perguntas sobre esta personagem e falou precisamente dos Sodrés de Tagilde.

os meus cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89088 | Matilde Souto Pires | 20 abr 2005 16:56 | Em resposta a: #89002

Senhor Sergio Sodré

A Ana Duarte é minha neta,pois eu só tenho e só utilizo o computador há 3 meses
Ela quiz ajudar-me , por saber que eu pouco sei sobre este meu ramo Sodré
Houve ainda um individuo em 1874 natural de Guimarães,senhor da casa de Arrochelas de nome Nicolau de Arrochella Vieira de Almeida Sodré, cuja filha D. Leonor de Arrochella era a representante dessa casa ( em 1874)
Desculpe-me se estiver a ser intrometida ,pois claro que deve haver muitos Sodrés que poderão não ter tido a mesma origem
Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89104 | Sérgio Sodré | 20 abr 2005 20:08 | Em resposta a: #89088

Senhora Matilde Souto Pires

Nicolau de Arrochella Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel foi feito 1º Conde de Arrochela por decreto de D. Maria II de 10.11.1853.
Era Par do Reino (1847), Fidalgo da Casa Real, bacharel em Direito, magistrado, etc. Julgo que talvez tenha sido o único conde português a usar as armas de Sodré (no 4º quartel).
Há boas probabilidades de que todos os Sodrés "verdadeiros", por assim dizer, descendam do cavaleiro João Sodré que estava em Ceuta em 1418-19 e que quase de certeza terá participado na tomada da cidade em 1415. Ou quanto muito que todos tenham herdado este apelido do seu pai ou da sua mãe conforme o progenitor que tivesse o apelido Sodré.
Ora os Sodrés seus antepassados são claramente dos verdadeiros" de "sangue", como se deduz dos dados que a senhora e a sua neta forneceram.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89107 | Sérgio Sodré | 20 abr 2005 20:26 | Em resposta a: #89104

Pode não ter ficado claro, mas "que todos tenham herdado este apelido do seu pai ou da sua mãe conforme o progenitor que tivesse o apelido Sodré" refere-se aos progenitores de nome desconhecido do cavaleiro João Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89112 | JMCM | 20 abr 2005 21:21 | Em resposta a: #88916

Caro Sérgio Sodré

Um Grande obrigado, pela informação que me deu.
Qual é o titulo da sua publicação, gostaria de ter mais informações sobre os ( meus) Sodrés:
-Mãe da Margarida Sodré
-Quem era o Paulo (?) marido da Margarida Sodré,
-e quem eram os antepassados do Paulo Vaz Pimenta.

com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#89127 | LCM | 21 abr 2005 00:34 | Em resposta a: #89107

Caro Sérgio Sodré de Castro,

Pedia-lhe o favor de me contactar para o meu e-mail por causa das separatas do seu último artigo da revista "Armas e Troféus".

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
correiadematos arroba mail ponto telepac ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#94478 | Sérgio Sodré | 27 jun 2005 15:39 | Em resposta a: #57290

Caros Confrades

Através de informação de uma confrade do fórum pude confirmar na Torre do Tombo que a mãe de DUARTE SODRÉ não foi Brigída nem Maria, mas sim INÊS SODRÉ mulher de GIL PIRES DE RESENDE.

os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#138305 | JMCM | 27 dez 2006 17:10 | Em resposta a: #94478

Caro Sérgio Sodré

A Inês Sodre, de quem é filha? será do primeiro João Sodré, o cavaleiro e fidalgo em Ceuta 1415/18.

Cumprimentos e Bom Fim do ano .

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#193647 | jobe00 | 22 abr 2008 00:02 | Em resposta a: #57290

Numa genealogia manuscrita de José de Faria existente na Biblioteca Nacional, li: Duarte Sodré era Alacaide-mor de Tomar e de Cea e Comendador da Cardiga. Era seu irmão Antão Sodr+e e teve duas filhas freiras. sic.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#193936 | DD | 23 abr 2008 15:27 | Em resposta a: #193647

Caro Confrade jobe00
Num manuscrito familiar encontrei a seguinte referencia :
"RAMO E GENEALOGIA DE ARAÚJOS, JÁCOME E SODRÉS
Jerónimo de Araújo Sodré que casou com Dª Isabel de Figueiredo , moraram na Quinta de Vila Verde, e teve mais
João de Araújo de Macedo que casou com Dª Brites e viveram em Vila Verde; e do dito Jerónimo de Araújo nasceu
Alexandre de Araújo de Macedo Jácome que casou com Dª Maria de Araújo Figueiroa que moram na Quinta das Fontainhas .Destes nasceu:
António de Araújo de Macedo que veio a casar para a Quinta da Conca com Dª Mariana Barbosa.Destes nasceu
Manuel de Araújo de Macedo e Alexandre de Araújo de Macedo, que faleceram solteiros e sem filhos.
Nasceu mais
Dª Teresa Maria de Araújo Barbosa que casou com Gonçalo de Sousa Barbosa , seu primo, filho deManuel de Sousa Campos, Senhor do Morgado e Capela da Senhora da Piedade sita no Corpo da Igreja de Sorim ( ou Lorim?).Destes nasceu
Diogo de Sousa Araújo e Barbosa que casou com Dª Josefa Luisa Peixoto , já contemplada nesta árvore genalógica dos Peixotos nº 12.
Destes nasceram Dª Quitéria Peixoto de Araújo que casou com Manuel Silvestre Leite, Cavaleiro Fidalgo, como fica dito.
José Peixoto da Silva Cabral e Araújo já contemplado em o nº 13 edeste nasceu
António Peixoto de Miranda e Araújo , também contemplado, e
Dª Josefa Joaquina Peixoto de Miranda e Araújo.
Alexandre de Araújo Macedo Jácome , contemplado nesta árvore genealógica teve mais filhos –Jerónimo que casou com Dª Joana e não teve filhos; Frei Alexandre qe foi Frade Dominico e faleceu no Mosteiro de S. Gonçalo de Amarante ,
E teve mais filhos
Duarte de Araújo Sodré que casou com DªÂngela Teles de Albuquerque em a Quinta de Quintans, freguesia de Fornos,
Alexandre de Araújo Teles que casou com Dª Joana da Silva Guerra, de Campo Maior e teve filhos
Jerónimo de Araújo, António de Araújo e duas irmãs que faleceram solteiros.
Teve Duarte de Araújo Sodré muitos filhos que todos faleceram solteiros, excepto Dª Maria de Araújo Sodré que casou por inclinação com Plácido Carneiro de Albuquerque do Covelo que tiveram um filho chamado como seu pai-Plácido Carneiro de Albuquerque, que estando para morrer recebeu para mulher uma criada de quem tinha filhos Estes ficaram senhores de todos os bens de seu pai e da Quinta de Gens chamada a Casa de Meios”.
Poderá informar-me se este Ramo dos Sodrés, terá qualquer ligação com os SODRÉS versados neste tópico do Forum?
Desde já me confesso muito grato.
freivitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#194301 | beliago22 | 26 abr 2008 09:51 | Em resposta a: #193936

Caro Freivitória,

Com base nos registos paroquiais de Castelo de Paiva, consigo recuar a minha ascendência até Jerónimo de Araújo Sodré (Vila Verde, São Marinho de Sardoura, Castelo de Paiva) e de sua mulher Isabel de Figueiredo, como tal também gostaria de ter elementos sobre as origens destes Araújos Sodrés.
Igualmente estou interessado na ascendência e naturalidade exacta de D. Joana da Silva da Guerra, casada com Alexandre de Araújo Teles e Albuquerque (CFCR), senhor das Quintãs, (Fornos, Castelo de Paiva).
Agradeço antecipadamente qualquer informação dispensada, com base no seu manuscrito familiar.

José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#194400 | DD | 27 abr 2008 18:50 | Em resposta a: #194301

Caro José Cabral
Agradeço a sua msg e uma vez que tb está interessado e, pelos vistos já dispõe de dados , destas linhagens de avoengos, quiçá comuns ou aparentados, teria prazer em ver aprofundada e enriquecida essa investigação, que igualmente me interessa.
Infelizmente o manuscrito de que me sirvo , que remonta a 1823 ( segundo referencia que dele consta) é muito lacónico no tocante a datas e lugares.
Apenas lhe posso dizer , com base nele,que Jerónimo de Araújo Sodré era filho de Manuel de Araújo Jácome e de sua mulher Dª Catarina Moreira Cabral, esta filha de Gaspar Moreira e de sua mulherIsabel Fereira e que aqueles moraram na Quinta de Gondarem, perto do Tâmega.Por sua vez o pai do Jerónimo-Manuel de Araújo Jácome- era filho de Duarte Araújo Jácome e de sua mulher Dª Beatriz de Figueiroa (Figueiredo-Figueiroa), que moravam na referida Quinta de Gondarem.
Nada mais,de momento, posso acrescentar, à minha anterior msg, sobre Dª Joana da Silva Guerra.
Não quererá facultar-me alguns dos elementos de que dispõe para com base neles, tentar aprofundar o assunto?
Com os melhores cumprimentos,
Freivitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#195312 | beliago22 | 05 mai 2008 18:36 | Em resposta a: #194400

Caro Freivitória,

Relativamente aos elementos que referiu, verifico que existem algumas incorrecções no parentesco entre as pessoas aí referidas.
Para ser mais preciso, com base nos registos paroquiais de Raiva (Castelo de Paiva), Catarina Moreira Cabral, mulher de Manuel de Araújo Jácome foi mãe de Maria de Araújo Cabral ou Maria de Araújo Figueiroa, casada a 12 de Dezembro de 1646 com Alexandre de Araújo de Macedo (de S. Martinho de Sardoura, Castelo de Paiva).
Maria de Araújo foi mãe de pelo menos 9 filhos, sendo o 8º Jerónimo de Araújo Sodré (bapt. em Raiva a 12 de Dezembro de 1661) que possuía o mesmo nome do avô paterno.
O estudo destes Araújos Sodré/ Araújos de Macedo tem de ser feito com cautela pois ao longo das várias gerações os nomes e apelidos mantinham-se, com maior frequência para Duarte, Alexandre e Jerónimo.
Atendendo à provável data a que respeita o seu manuscrito, posso comentar que é perfeitamente normal que neste não conste datas ou lugares. A sua importância reside no facto que pode facultar "pistas" que permitam através da consulta de documentos credíveis (registos paroquiais, processos do S.to Ofício, notariais,...) comprovar ou não as afirmações aí expressas.
Já soliitei ao "moderador" que me dispensasse o seu e-mail, sugiro que faça o mesmo.

Aguardando o seu contacto, atentamente,

José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#195450 | DD | 06 mai 2008 18:55 | Em resposta a: #195312

Prezado José Cabral
Fico muito grato pelos elementos e esclarecimentos da sua msg e terei muito gosto de um contacto mais directo, no prosseguimento desta troca de informações.
Vou solicitar do " moderador" o seu e-mail em harmonia com o seu amável oferecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Freivitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196077 | beliago22 | 11 mai 2008 17:34 | Em resposta a: #195450

Estimado Freivitória,

Efectivamente poderá haver um parentesco entre "Duarte Sodré", iniciador deste tópico e os Araújos Sodrés de Castelo de Paiva (apelido ainda hoje utilizado por descendentes de Jerónimo de Araújo Sodré, de Vila Verde), o que terá de ser demonstrado.
Pessoalmente inclino-me com maior probabilidade para um Alexandre de Araújo Sodré que viveu nessa época e que obteve CBA com escudo partido de Araújos e Sodrés.

Cumprimentos,

José Cabral
beliago23arrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196086 | DD | 11 mai 2008 19:09 | Em resposta a: #196077

Prezado José Cabral
Agradeço a sua msg de hoje e por mais este esclarecimento.
Enviei-lhe tamém um mail sobre o mesmo assunto desejando oferecer a minha disponiblidade para um esclarecimento mais aprofundado dos " Araújo Sodré".
Com os melhores cumprimentos,
Freivitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196246 | Al.Cunha | 13 mai 2008 11:30 | Em resposta a: #196077

Prezado Confrade

Se tiverem interesse para si:

ANTONIO DE ARAUJO SODRE
“A.N.T.T.-Tombo das Comendas de Cristo; Santa Maria de Ayraens. Ano 1658”
"Quinta de Anciães são caseiros António de Araújo Sodré e sua mulher Antónia de Miranda.(Tem parte do casal da Costa e do casal do Penedo)
António de Sousa, abade que foi da dita Igreja de Ayraens emprazou a Roque de Abreu e s/ mer D.Phillippa e para um fº ou fª etc.
E outro sim constava do mesmo tombo (sem dizer data) estar emprazado 1/2 do casal da Costa daLem a Lianor de Miranda em 1ª vida 1561
E outro sim constar do Tº velho que Francisco de Almeyda possuia 1/3 do casal do Penedo

Registos Paroquiais de Airães
28-9-1643 Casa António de Araujo Sodre da fregª de S.Martinho, Bispado de Lamego, com Antónia de Miranda desta fregª dispensados em 2º grau de consanguinidade. (Não dá filiações)

Biblioteca Municipal de Felgueiras
Livro Nº 29 - Camara de Felgueiras 1664/1667
António de Araújo Sodré morador na Quinta de Anciães ....... assistente da sizas deste dito concelho na forma de hua ordem que o dito apresentou ao dito juiz do sopertendente das decimas Simão Rodrigues Taborda
(Tem a assinatura de António de Araújo Sodré)

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196247 | Al.Cunha | 13 mai 2008 11:36 | Em resposta a: #196077

Prezado Confrade

Por falta de prática esqueci-me de acabar com.

Cumprimentos

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196291 | DD | 13 mai 2008 19:46 | Em resposta a: #196247

Prezado Al,Cunha
Suponho que a sua msg de hoje responde a uma outra da minha autoria,ou, talvez, à do confrade José Cabral, pela minha parte desejo expressar-lhe o meu agradecimento pela boa olaboração, bem documentada, o que nestes casos é muito importante.
Espero que o nosso confrade José Cabral nos ajude a esclarecer se os elementos que agora nos dá, têm relação com os Sodrés deste tópico.
Para mim teve ainda o mérito de me levar até às Terras de Airães e sua história.
Com os melhores cumprimentos,
Freivitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#196295 | beliago22 | 13 mai 2008 19:55 | Em resposta a: #196246

Caro Al. Cunha,

Agradeço a referência a este António de Araújo Sodré.
Pelos elementos que tem, sem dúvida que estamos perante um dos Araújos Sodrés de S. Martinho de Sardoura (Castelo de Paiva), que outrora fazia parte da Diocese de Lamego.

Pela data do casamento este deve ser irmão de Jerónimo de Araújo Sodré, de Vilaverde, falecido em S. Martinho de Sardoura a 18 de Agosto de 1657, casado com Isabel de Figueiredo. Filho não deve ser pois a geração seguinte usou os apelidos de Araújo de Macedo.
Pode

É pena não ter a filiação dos noivos, mas nesta época infelizmente era normal este tipo de procedimento. Em contrapartida, quando eram enumeradas as várias testemunhas destas cerimónias, os Padres/ Abades referiam quase sempre o parentesco existente entre estas.

Agradecendo as importantes informações dispensadas, atentamente,

José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#215153 | svcosta | 10 dez 2008 10:48 | Em resposta a: #194301

Caro José Cabral,

Ao acabar de enviar mensagem com o conteúdo que possuo ao confrade Sergio Sodré que pesquisa os Duarte Sodré, me deparei com muito interesse com a correspondência entre a vossa pessoa e Freivitória.

Este meu interesse deve-se à possibilidade de eu conseguir alguma luz no que diz respeito à procura que faço dos antepasados de meu bisavô, de apelido Montenegro, oriundo de Castelo de Paiva.

Eis os dados que possuo:
Ao conseguir o registo de baptismo deste meu bisavô, ocorrido em 20/05/1851, lá consta:
a) - como sendo seus pais: António Augusto de Araújo e Maria Emillia (esta Montenegro);
b) - seus avós paternos: Duarte Araújo Sodré e D. Josepha Joaquina, ambos do Reguengo, freguesia de Fornos (Castelo de Paiva, Aveiros).

Ao consultar o Genea Portugal, encontrei um homônimo chamado Duarte de Araújo Sodré, também originário de Castelo de Paiva, Aveiro, baptizado em 15/06/1648. Na Genea consta ainda mais duas gerações anteriores a este Duarte de Araújo Sodré.
Apesar dos mesmos nomes, e do mesmo local de origem, o Sodré citado no Genea é de geração bem anterior ao de meu bisavô. Existe pois um lapso de tempo de cerca de 200 anos, descendente que é de Jerónimo de Araújo Sodré e Isabel Figueiredo.

Ao seguir os descendentes do casal apontado na Genea não consigo dados que me permitam avançar no tempo e chegar até os citados avós paternos de meu bisavô.
Mas tudo está a indicar que estou diante de pessoas da mesma família, uma vez que seguindo a linhagem do filho homem do Sodré mencionado na Genea (baptizado em 1648) encontro o casal Francisco Rodrigues Fernandes (este baptizado em 1799) e Miquelina Rodrigues Ferreira que são citados no registo de baptismo de meu bisavô como sendo os seus padrinhos.

Na correspondência de Freivitória, postada neste fórum e datada de 23-04-2008 ele cita a existência de Josefa Joaquina Peixoto de Miranda e Araújo. Seria a avó paterna de meu bisavô (mencionada no registo de seu baptismo? Se houvesse datas e referências a seu casamento poder-se-ia confrontar essa possibilidade.

Em suas pesquisas sobre os seus Sodré, caso tenha encontrado alguma informação com referência a esses Sodré que agora procuro, muito o agradeceria se pudesse me informar.

Colocarei a seguir mensagem semelhante para Freivitória para ver se ele também tem algum conhecimento a acrescentar.

Com os meus melhores cumprimentos.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#215154 | svcosta | 10 dez 2008 11:06 | Em resposta a: #193936

Caro Freivitória,

Ao acabar de enviar mensagem com o conteúdo que possuo ao confrade Sergio Sodré que pesquisa os Duarte Sodré, me deparei com muito interesse com a correspondência trocada neste forum entre a vossa pessoa e o confrade José Cabral. Por esta razão preparei então mensagem com conteúdo semelhante que envio aos referidos confrades.

Este meu interesse deve-se à possibilidade de eu conseguir alguma luz no que diz respeito à procura que faço dos antepasados de meu bisavô, de apelido Montenegro, oriundo de Castelo de Paiva.

Eis os dados que possuo:
Ao conseguir o registo de baptismo deste meu bisavô, ocorrido em 20/05/1851, lá consta:
a) - como sendo seus pais: António Augusto de Araújo e Maria Emillia (esta Montenegro);
b) - seus avós paternos: Duarte Araújo Sodré e D. Josepha Joaquina, ambos do Reguengo, freguesia de Fornos (Castelo de Paiva, Aveiros).

Ao consultar o Genea Portugal, encontrei um homônimo chamado Duarte de Araújo Sodré, também originário de Castelo de Paiva, Aveiro, baptizado em 15/06/1648. Na Genea consta ainda mais duas gerações anteriores a este Duarte de Araújo Sodré.
Apesar dos mesmos nomes, e do mesmo local de origem, o Sodré citado no Genea é de geração bem anterior ao de meu bisavô. Existe pois um lapso de tempo de cerca de 200 anos, descendente que é de Jerónimo de Araújo Sodré e Isabel Figueiredo.

Ao seguir os descendentes do casal apontado na Genea não consigo dados que me permitam avançar no tempo e chegar até os citados avós paternos de meu bisavô.
Mas tudo está a indicar que estou diante de pessoas da mesma família, uma vez que seguindo a linhagem do filho homem do Sodré mencionado na Genea (baptizado em 1648) encontro o casal Francisco Rodrigues Fernandes (este baptizado em 1799) e Miquelina Rodrigues Ferreira que são citados no registo de baptismo de meu bisavô como sendo os seus padrinhos.

Nessa vossa correspondência de 23-04-2008 é citada a existência de Josefa Joaquina Peixoto de Miranda e Araújo. Seria a avó paterna de meu bisavô mencionada no registo de seu baptismo? Se houvesse datas e referências a seu casamento poder-se-ia confrontar essa possibilidade.

Em suas pesquisas sobre os seus Sodré, caso tenha encontrado alguma informação com referência a esses Sodré que agora procuro, muito o agradeceria se pudesse me informar.

Com os meus melhores cumprimentos.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#215161 | beliago22 | 10 dez 2008 13:09 | Em resposta a: #215153

Caro Sérgio Costa,

Verificando os elementos que apresenta, respectivamente nomes, apelidos e locais, estamos indiscutivelmente perante a mesma família - Araújo de Macedo/ Araújo Sodré.
Com os elementos que disponho, tudo indica que Duarte de Araújo Sodré, da quinta do Reguengo, Fornos, Castelo de Paiva era, seguramente, irmão de Jerónimo de Araújo de Macedo, avô materno de Francisco Rodrigues Fernandes, da casa do Carvalho, Real, Castelo de Paiva (padrinho de seu bisavô).
Duarte de Araújo Sodré era o filho primogénito de Alexandre de Araújo Teles de Albuquerque (CFCR) e de D. Joana Maria da Silva da Guerra. Jerónimo de Araújo de Macedo era o 3º filho deste casamento.
Aguardo o seu contacto.

José Cabral
beliago23arrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#245894 | ruifaria3 | 12 dez 2009 13:20 | Em resposta a: #88994

Cara Matilde de Souto Pires,

É provável que Estêvão Sodré seja neto de Antão Sodré e bisneto de Adão Sodré, moradores na freguesia de Tagilde por volta de 1577.
Impressionante a homonomia entre os Sodrés de Guimarães e os referidos neste tópico, sabemos por Craesbeeck nas "Memorias ressuscitadas ....... ano 1726" que Duarte Sodré instituiu a capela de Nossa Senhora da Consolação no Campo da Feira.
Existe uma estreita relação familiar, documentada, entre estes Sodrés de Guimarães e os Sodrés do Porto. Encontramos entre outros Francisco Anes Sodré (1490) cavaleiro fidalgo, seu filho Baltazar Fernandes Sodré, cavaleiro fidalgo, (1530) e seu neto Francisco Sodré Peneda, cavaleiro fidalgo (1560).
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#245955 | Matilde Souto Pires | 13 dez 2009 23:26 | Em resposta a: #245894

Senhor Rui Faria
Muito obrigada pela sua colaboração.
Tenho muito pouca informação sobre este meu antepassado Estêvão Sodré.Só sei que é natural da freguesia de Tagilde (Salvador),casa do com Brites ou Brigida ou palavra semelhante,que foram os pais da minha antepassada Maria Sodré que casou com Torcato da Silva Pestana,já viúvo em 1667,este da freguesia de Ribeiros de Guimarães.
Assim esta Maria Sodré poderá ter nascido em 1637? Seu Pai, Etêvão Sodré em 1597?
Pode ser neto de Antão Sodré ,irmão mais novo de Duarte Sodré que tal como seu irmão serão naturais de Santarem, mas para essa confirmação terei que saber dos pais do Estevão Sodré.Como não tenho datas certas não sei se o Arquivo Municipal de Guimarães se prontificará a procurar nos assentos paroquiais, apezar de ter assentos que abrangem estas datas
Vou tentar
Mais uma vez os meus agradecimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#245957 | ruifaria3 | 14 dez 2009 00:40 | Em resposta a: #245955

Cara Marilde de Sousa Pires,

Tenho por certo que Estêvão Sodré poderá pertencer à mesma geração. Contudo noto que Antão Sodré não poderá ser o irmão de Duarte Sodré de Santarém. É conhecido o seu pai e dava pelo nome de Adão Sodré. Poderão descender de João Sodré escudeiro d’el rei, morador na vila de Guimarães, juiz dos reguengos e dos direitos reais da vila, ou de uma outra linhagem que poderá ser ainda mais antiga.
São várias as casas de ricos lavradores que durante o século XVI-XVII ostentam este apelido na região.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#245984 | Matilde Souto Pires | 14 dez 2009 18:08 | Em resposta a: #245957

Senhor Rui Faria

Mais uma vez os meus agradecimentos, são sempre úteis as informações.

O facto é que o nome de Antão não é muito vulgar,poderá indicar que os dois eram familiares.
Terei que rever o testamento de Duarte Sodré.
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#245997 | ruifaria3 | 14 dez 2009 19:17 | Em resposta a: #245984

Cara Matilde de Sousa Pires
As minhas suspeitas confirmam-se.

" A 12-Nov-1615 receberam-se Estêvão Sodré filho de Adão Sodré e de sua mulher Isabel Gonçalves do casal da Riconha com Cecília Gonçalves filha de Amador Duarte e de sua mulher Maria Francisca d Casal de Peninhas" [AMAP: Misto 1, Paroquial n.º 861, fl 51, n.º 2].
Um registo lacunar dos baptismos por parte do pároco impede-nos de conhecer a data de nascimento de Estêvão.

Notarial n.º 3

Em nome de Deus amem saibam hos que heste / estromento de contrato de dote de casamento / virem que no ano de nasemento de Nosso S.or / Jhu Xpo de mill e quinhentos e setenta / e sete anos aos doze dias do mês d’Agosto do dito ano em ha vila de G.es nas / pousadas de mim t.am p.co hao diante / nomehado e em minha presença e das / t.as hao diante espritas pareceo de prezen/te Ana Pires v.a molher que foi de Francisco Gonçalves / do Paço da freguesia de Sam Salvador de Ta/gilde termo desta vila e loguo por ela / foi dito que ela com hhajuda de Deus Nosso S.or ela / tinha assentado de casar sua filha Isa/bel Gonçalves e de seu marido Francisco Gonçalves com Ha/dão Sodré filho de Antão Sodré morador na dita / frg.a de Tagilde que houtrosi prezente esta/va e que casando ele com ha dita sua / filha e recebendo-a por palavras de / prezente segundo forma da Santa / Madre Igreja de Roma lhes dava e / dotava a ele seu genro e filha o dito seu casal do Paço em que ela mora ho cal ela tem / e pessui por título de prazo do cabido e / cónegos de Nossa Senhora d’Oliveira no cal título / ela Ana Pires he a segunda vida e / tem poder e faculdade de nomear / a terceira na cal terceira vida ela Ana Pires nomea e há por nomeada sua filha con/forme ao dito prazo que delle tem e com o foro / e condição delle que ela sua filha e genro / comprirem e gardarem e além da dita no/meaçam (fl. 129)[...]

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#246002 | Matilde Souto Pires | 14 dez 2009 20:01 | Em resposta a: #245997

Senhor Rui Faria

Muito grata pela sua preciosa ajuda,pois já tinha desistido deste meu ramo Sodré, com poucas esperanças que o Arquivo Municipal estivesse disposto a fazer o trabalho de busca.Se precisar de algum trabalho no Arquivo de Santarém terei muito gosto em retribuir
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#248462 | Matilde Souto Pires | 25 jan 2010 18:25 | Em resposta a: #245997

Senhor Rui Faria

Utilizando as suas informações, requisitei para o Arquivo Municipal de Guimarães,o casamento de Estêvão Sodré e o dote de casamento de Adão Sodré.Posteriormente requisitei mais outros assentos de baptismo e um casamento de alguns Sodrés .Aliaz fiquei muito bem impressionada pela atençáo e disponibilidade com que atenderam o meu pedido, para não dizer surpreendida.

Não consegui ler nada.nada,do dote de casamento de Adão Sodré ,mesmo utilizando a sua tanscrição da primeira página, cuja escrita me podia servir para traduzir a continuação do documento.
Pouco sei de paleografia ,no entanto consegui traduzir (com algumas lacunas) o testamento de Duarte Sodré de 1496, que mais tarde acrescentei e confirmei com o senhor Sérgio Sodré de Castro.
Infelizmente a pessoa que me poderia ajudar na leitura de documentos anteriores a 1550 já faleceu
Não quero abusar da sua boa vontade , mas será possivel um dia , se for ao Arquivo de Guimarães ,transcrever-me a segunda e terceira página do documento?
De qualquer modo os meus agradecimentos ,até pelo que já me ajudou anteriormente.
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#248470 | ruifaria3 | 25 jan 2010 20:08 | Em resposta a: #248462

Cara Matilde Souto Pires,
Segue o dote:

Em nome de Deus amem saibam hos que heste / estromento de contrato de dote de casamento / virem que no ano de nasemento de Nosso S.or / Jhu Xpo de mill e quinhentos e setenta / e sete anos aos doze dias do mês d’Agosto do dito ano em ha vila de G.es nas / pousadas de mim t.am p.co hao diante / nomehado e em minha presença e das / t.as hao diante espritas pareceo de prezen/te Ana Pires v.a molher que foi de Francisco Gonçalves / do Paço da freguesia de Sam Salvador de Ta/gilde termo desta vila e loguo por ela / foi dito que ela com hhajuda de Deus Nosso S.or ela / tinha assentado de casar sua filha Isa/bel Gonçalves e de seu marido Francisco Gonçalves com Ha/dão Sodré filho de Antão Sodré morador na dita / frg.a de Tagilde que houtrosi prezente esta/va e que casando ele com ha dita sua / filha e recebendo-a por palavras de / prezente segundo forma da Santa / Madre Igreja de Roma lhes dava e / dotava a ele seu genro e filha o dito seu casal do Paço em que ela mora ho cal ela tem / e pesui por título de prazo do cabido e / cónegos de Nossa Senhora d’Oliveira no cal título / ela Ana Pires he a segunda vida e / tem poder e faculdade de nomear / a terceira na cal terceira vida ela Ana Pires nomea e há por nomeada sua filha con/forme ao dito prazo que delle tem e com o foro / e condição delle que ela sua filha e genro / comprirem e gardarem e além da dita no/meaçam (fl. 129) (oidia) e trespasava nela sua filha ho / direito que ela no dito casal tem da sua segun/da vida p.a que loguo tanto que ela sua filha e / genro forem recebidos eles se tirem p.a o dito / casal e husaram dele como de cousa sua pró/pria e que des agora p.a então e des então p.a / agora cedia e trespasava nela sua filha / e genro todo o direito que no dito casal tem e em to/das suas pertenças com tal condiçam que / ela sua filha e genro a agasalhem consiguo em / sua casa e a mantenham e sustentem e repui/quem de todo o neceçario honradamente como ho / ela sempre foi e ela trabalhará e ajudará / a grangear o dito casal naquilo que poder / e mais não e não seja deshaposada da/quilo que sempre he seu e além desta doaçam / de casal ela dá e dota a ela sua filha e genro / todo o móvel que ela tem e pesui com todo ha/quilo que se na casa achar asi bois porcos gado / que ela tem e caixas cubas e arcas e ferramenta e ha/pearia e isto com tal condiçam que eles seu genro / e filha dêm e entreguem a Bastiam seu filho toda ha / herança e legítima que ha ele pertence her/dar por falecimento do dito Francisco Gonçalves seu pai em / que ela está hobrigada p.a tirar a ela e usu/fruidores da hobrigação que tem feita e fiança / que tem dado no emventairo ho cal dote ele / Adão Sodré aceitou pela gisa que lhe estava / dotado e se hobriga em receber por sua molher / a dita Isabel Gonçalves conforme ao Santo Concilio / e a comprir em todo e gardar as condições deste / contrato e hobrigações delle p.a o que hobrigou / seus bens moveis e raiz e asi sua pessoa e dise / não hafastar e fazendo ho contrato de / pagar de pena a parte tense e a guardar (e aguandose ?) // (fl. 129 v.) que tiver cem cruzados d’ouro a cal / pena levada de mim (?) que todavia / este contrato se cumpra e goarde como se nele contém e asi ho outorgaram e / mandaram ser o prezente de que eles par/tes pediram seuhos estromentos e hum o ou/troa si mandaram t.as que ha todo forom pre/zentes Pedro Afonso do casal de Bouças da frg.a / de Sam Fausto e António Fernandes d’Oliveira da / dita freg.a de Sam Salvador de Tagilde / e António Lopes filho de mim t.am ao cal / ela Ana Pires rogou que hasinase por si / e por ela por nom saber asinar eu Gonçalo / Fernandes t.am o esprevi.



Não creio que a pista que segue de Duarte Sodré seja a sua linha directa, aposto antes em JOÃO SODRÉ,
juiz dos direitos reais de Guimarães - Nomeado por D.Manuel I
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#248513 | Matilde Souto Pires | 26 jan 2010 18:49 | Em resposta a: #248470

Senhor Rui Faria
Não sei como lhe retribuir a sua ajuda e disponibilidade.
Se precisar de alguma coisa do Arquivo Distrital de Santarem estou ao dispor.Tambem de longe em longe vou à Torre do Tombo.
Eu não sigo a linha de Duarte Sodré,mas de seu irmão mais novo Antão Sodré .Como descobri que houve nessa época um tal Duarte Sodré, morador em Guimarães ,talvez no Campo da Feira,onde tinha uma capela (de Nossa Senhora da Consolação),mais tarde demolida,onde se encontra a igreja de Nossa Senhora da Consolaçao,actualmente),e como me aparece um Antão Sodré ,pai de Adão Sodré (este tenho a confirmação de ser meu antepassado),estou tentando encontrar provas que o Duarte Sodré e seu irmão Antão Sodré sejam os mesmos que foram tambem moradores em Guimarães e Tagilde .Assim parece-me que a mãe de ambos, Inez Sodré poderá ser dos Sodrés de Tagilde e dai a ligação dos filhos a Tagilde .Na Torre do Tombo há muita documentação de Antão Sodré ,terei um dia que procurar.
Mais uma vez um muito obrigada
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#248548 | ruifaria3 | 27 jan 2010 01:25 | Em resposta a: #248513

Cara Matilde de Souto Pires
Peço-lhe por favor que esqueça o Senhor, basta o nome.
Desejo-lhe a melhor sorte nas suas pesquisas. Se por acaso conseguir entroncar as linhagens seria de grande interesse. Sigo várias linhas de Sodrés da vila de Guimarães numa tentativa de as relacionar, pelo que estou interessado em qualquer informação sobre o assunto. Deixo-lhe o meu contacto arcucio@clix.pt
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#252061 | adalopes | 22 mar 2010 21:51 | Em resposta a: #193936

Caro Freivitória,

Com muito interesse encontrei neste fórum correspondência trocada entre a vossa pessoa e o confrade José Cabral sobre Araújos e Sodrés.

Li a transcrição do manuscrito familiar que enviou ao fórum em 23-04-2008 sobre "RAMO E GENEALOGIA DE ARAÚJOS, JÁCOME E SODRÉS”, onde encontrei a referência a Dª Josefa Joaquina Peixoto de Miranda e Araújo, filha de José Peixoto da Silva Cabral e Araújo. Tem como avós paternos Diogo de Sousa Araújo e Barbosa e Dª Josefa Luisa Peixoto.

Achei muito interessante, pois também possuo um manuscrito familiar sobre a nobiliarquia de meu bisavô materno, em que aparece a referida Senhora como minha tetravó.

Passo a transcrever a parte referente à dita Senhora:

- Dª Josefa Joaquina Peixoto Araújo Malheiro (diferença no uso dos apelidos comum na época, também referida no condicilo de seu tio, Abade de Cabreiro, Francisco António de Miranda Machado Malheiro, em 1823, como Josefa Joaquina Peixoto Araújo Miranda Malheiro), casada com Lopo António Saraiva de Sampaio e Menezes, Senhor da Casa do Outeiro de São Pedro do Vale, Arcos de Valdevez.

- Dª Josefa Joaquina Peixoto Araújo Malheiro é filha de José Peixoto de Araújo Cabral e Castro e de Eufrásia Maria de Carvalho.

- São seus avós paternos Diogo de Sousa Araújo e Dª Luísa Peixoto.

- São seus avós maternos André Dias de Miranda e Dª Maria de Carvalho Malheiro.

Dª Josefa Joaquina Peixoto Araújo Malheiro faleceu nos Arcos de Valdevez em 07/05/1844, sendo sepultada no dia 8 na Igreja da Misericórdia, com ofício geral de mais de 60 padres.

Poderão ser consultadas as páginas do Genea no nome Josefa Joaquina Peixoto Araújo Malheiro e o volume IV das Casas Armoriadas dos Arcos de Valdevez, págs. 238, 239, 243 e 411.

Espero que a informação tenha sido útil.

Com os melhores cumprimentos,
AMSMAL
adallopes@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#252093 | DD | 23 mar 2010 15:01 | Em resposta a: #252061

Prezado Senhor
AMSMAL
Foi com agrado que recebi os esclarecimentos de sua msg, que agradeço.
Consultei a BD, que referiu, mas não encontrei ali qualquer base documental que me pudesse orientar na investigação que fiz da descendencia de André Dias de Miranda.
Terá, por acaso documentos familiares que nos possam elucidar sobre André Dias de Miranda, seu conjuge e seus filhos ?
Gostaria de saber se a Dª Joana, irmã de Dª Eufrásia, filhas de André Dias de Miranda, teria deixado descendencia directa, ou transversal, na sua terra de origem, pois, segundo creio, viveu com os pais, não seguindo o percurso de seu irmão Francisco ( Abade de Cabreiro?).
Qualquer base documental ( designadamente assentos de baptismo e casamento; testamentos ou escrituras) são elementos que muito me interessaria conhecer.
Será que poderá ter a amabilidade de me ajudar?
Com os melhores cumprimentos
Frei Vitória

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#311354 | ruifaria3 | 05 ago 2012 18:48 | Em resposta a: #248513

Cara Matilde de Souto Pires
Seria possível ter acesso aos dados da habilitação do Santo Ofício de Manuel Rodrigues de Figueiredo e sua esposa? Caso lhe seja mais cómodo poderá contactar-me para o e-mail arcucio@clix.pt
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#312015 | Sérgio Sodré | 16 ago 2012 19:57 | Em resposta a: #138305

Caro José Maria de Carvalho e Melo

Julgo que é altamente provável que Inês Sodré tenha sida filha desse João Sodré.

Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#324137 | adalopes | 26 fev 2013 19:06 | Em resposta a: #252093

Caro Freivitória,

So agora li a sua mensagem, pelo que peço desde já desculpa, onde pergunta se terei documentos familiares que o possam elucidar sobre André Dias de Miranda, seu conjuge e seus filhos.
Se me facultar o seu endereço de email terei todo o prazer em lhe enviar, dentro do que possuo ou tenho conhecimento, documentos digitalizados ou a referência a outros que o poderão ajudar.
Com os melhores cumprimentos
AMSMAL

Resposta

Link directo:

RE: Duarte Sodré: biografia

#324202 | DD | 27 fev 2013 10:28 | Em resposta a: #324137

Prezado AMSMAL
Agradeço a sua mesg e oferecimentos.
As boas notícias chegam sempre tempo.
Muito lhe agradecia quaisquer elementos qe me pudesse disponibilizar para o estudo da família de André Dias de Miranda.
O meu endereço de email: freivitoria@gmail.com
Desde já pos meus antecipados agradecimentos e com os melhores cumprimentos,
Freivitória

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen