Freires de Ansião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Freires de Ansião

#5669 | dfreire | 09 jun 2001 06:50

Gostaria de contactar alguém que já tenha dados sobre os Freires de Ansião (Lagarteira/Vale de Todos/Fonte de Carvalho)

Daniel Freire

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#8180 | fandrade | 23 ago 2001 19:50 | Em resposta a: #5669

Caro Daniel Freire

Não tenho dados concretos sobre os Freires de Ansião. No entanto, ao consultar muito recentemente os registos de baptismo referentes ao Alvorge no Arquivo Distrital de Leiria, encontrei muitos Freire nessa paróquia.
Creio que encontrará também Freires no Espinhal (Penela, Coimbra).
Caso não o tenha feito já, poderá pesquizar os registos paroquiais de Ansião no Arquivo Distrital de Leiria, onde as funcionárias são extremamente atenciosas. Os arquivos são bastante completos, e remontam até ao Sec. XVI.
O número de telefone do A.D.Leiria é o seguinte:

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#8181 | fandrade | 23 ago 2001 19:55 | Em resposta a: #5669

Caro Daniel Freire

Não tenho dados concretos sobre os Freires de Ansião. No entanto, ao consultar muito recentemente os registos de baptismo referentes ao Alvorge no Arquivo Distrital de Leiria, encontrei muitos Freire nessa paróquia.
Creio que encontrará também Freires no Espinhal (Penela, Coimbra).
Caso não o tenha feito já, poderá pesquizar os registos paroquiais de Ansião no Arquivo Distrital de Leiria, onde as funcionárias são extremamente atenciosas. Os arquivos são bastante completos, e remontam até ao Sec. XVI.
O número de telefone do A.D.Leiria é o seguinte: 244.820050
morada: R.Marcos Portugal 2400-179 Leiria ou
Apartado 1145
2400 Leiria

Cumprimentos

Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#8237 | António Forjó | 25 ago 2001 19:04 | Em resposta a: #5669

Daniel

Os Freires de S.Gião (Oliveira do Hospital) foram estudados por Nuno Canas Mendes em "Os Freires de S. Gião - Uma família do vale do Alva".
A relativa proximidade geográfica pode indiciar parentesco entre os seus e estes.
Cumprimentos:-)

António

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#10150 | vitor freire | 02 out 2001 22:07 | Em resposta a: #5669

Sou neto de Alfredo Freire, da área de Ansião ou Pombal, que migrou nas útimas décadas de 1800, talvez 1880 para Torres Novas. Penso ter familiares nas áreas citadas. Gostaria de ter contactos.

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#10157 | vitor freire | 03 out 2001 00:06 | Em resposta a: #10150

Corrijo a mensagem anterior. Sou neto de Francisco Freire, que migrou para Torres Novas. Também sou neto de Alfredo Santos, natural de Torres Novas.

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#21905 | ruialme | 24 mai 2002 18:02 | Em resposta a: #5669

Sou neto de Carlos Freire Leal, natural do Escampado de S. Miguel (Ansião). Sei q a sua mãe (minha bisavó) se chamava Maximina.
Também gostaria de ter informações sobre este ramo da minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#50107 | A.Godinho | 20 out 2003 22:47 | Em resposta a: #5669

Caro Daniel Freire

Espero esta semana fotocópias de assenos paroquiais do ADLeiria, sobre Freres e Ferreiras, de Pousaflores-Ansião.
Depois direi, mas será conveniente pormenorizar o que deseja.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#79622 | JSilva | 17 dez 2004 16:18 | Em resposta a: #21905

Boas tardes.
Eu conheci a família Cotrim, que habitava no Escampado de S. Miguel.
Com os cumprimentos,
João Silva

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#121083 | josefreiresilva | 19 jun 2006 16:14 | Em resposta a: #10157

Caro Vitor Freire
Tenho um Custódio Freire da Silva natural de Torre de Vale de Todos (Ansião) que constituiu família em Torres Novas também, onde nasceu o meu avô, José Freire da Silva. Por sua vez este Custódio era filho de um José Joaquim Freire natural de Matos de Santa Bárbara, antiga freguesia de Orada agora de Santiago da Guarda, Ansião.
Que tal compararmos notas?
José freire

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#207222 | nunomelomartins | 04 set 2008 14:35 | Em resposta a: #121083

Caros José Freire, João Silva e confrades,

Eu tenho ascendentes nessa zona, tal como outros meus 3 primos (todos em 4º grau), que descobri nos topicos ligados às cinco vilas.

Tenho uma 3ª ou 4ª avó casada com um "Cotrim" de Chão de Couce (2º casamento), e ela tinha apelido "San Joseph".

Adianto igualmente que existe um tópico sobre o Pascoal José de Mello Freire, do qual vem um dos meus apelidos, o "Melo".

Julgo que terão muita informação nos tópicos relacionados com "Cinco Vilas" e Abreus, Curados, etc.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#234425 | AlexandreP | 17 jul 2009 16:21 | Em resposta a: #50107

Caro Confrade,

Dá-se a coincidência de, passados estes anos todos, ter também eu tido "necessidade" de obter informações relativamente a essas famílias,
pelo que consultei, de passagem, o referido arquivo.

Tenho alguns registos que adentram 1600, se forem de alguma utilidade
terei todo o prazer em facultar-lhos.


Votos de boas pesquisas

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#234479 | Lourval | 18 jul 2009 00:44 | Em resposta a: #234425

Caro Alexandre Pais,

Você conhece o casal Luís Freire e Maria Fernandes, de Pousa Flores? Talvez tenham se casado cerca de 1720. Tiveram filho António Freire que se casa com Faustina Dias, de Santa Eufémia, cerca de 1750.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#234650 | henrdias | 21 jul 2009 00:03 | Em resposta a: #234479

Caro Lourval,

sabe se o Luís Freire era natural de Pousaflores, ou se seria apenas a mulher?
é que eu tenho um Luís Freire, mas é natural da freguesia de Aguda que fica muito perto de Pousaflores, apesar de pertencerem a Concelhos diferentes. E acontece que as irmãs dele casam por volta dessa data.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1168696
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#234652 | Lourval | 21 jul 2009 00:27 | Em resposta a: #234650

Caro Henrique,

Nos batismos de alguns filhos de António Freire, é dito que Luís Freire são de Pousaflores, lugar de Freixierinho (acho que é isso ). Mas pode ser que apenas um deles seja natural de lá. Nunca se sabe. A imagem do batismo de Joaquim tem referência m0078 (Santa Eufémia). Nasceu em 03-06-1760. José Freire, irmão de Joaquim nasceu em 02-05-1745 (não anotei a referência da imagem).

Verei se nos batismos de outros filhos de António Freire há mais detalhes e lhe aviso. Também vou procurar pelo casamento de António Freire e Faustina Dias.


Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250177 | MartaV | 19 fev 2010 23:24 | Em resposta a: #234652

Caro Lourval,

Já não é a 1.ª vez que contactamos a propósito de Penela.
Verifiquei neste tópico a troca de informações acerca de Freires da zona de Ansião e Penela. Ora, tenho antepassados precisamente com este apelido, todos de Penela, ainda que uns sejam de Sta Eufémia e outros de S. Miguel.
São eles José Peres de Almeida Freire e João Peres de Almeida Freire, pai e filho, respectivamente, julgo que ambos nascidos no séc XVIII. José Casou com Michaella Joaquina, natural de Penela (desconheço a freguesia) e João com Maria Rosa Ludovina Racol de Sousa, natural de Coimbra (Sta Cruz).

Agradecia que verificasse nas suas notas se tem alguma informação acerca destes meus ancendentes, pois ser-me-iam de grande utilidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#250188 | Lourval | 20 fev 2010 03:45 | Em resposta a: #250177

Cara Marta,

De fato tenho Freires de Penela. Mas são ou simplesmente Freire ou Dias Freire. Conhece os pais de João Peres de Almeida Freire?

Lourval

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#250189 | Lourval | 20 fev 2010 04:30 | Em resposta a: #250177

Cara Marta,

De fato tenho Freires de Penela. Mas são ou simplesmente Freire ou Dias Freire. Conhece os pais de João Peres de Almeida Freire?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250191 | henrdias | 20 fev 2010 10:14 | Em resposta a: #250177

Cara Marta,

Fui notificado de uma mensagem sua, do mesmo teor, no tópico "Famílias de Penela e de Portalegre", e aproveito para lhe dar aqui a resposta.

julgo que deveria adquirir uma obra relativamente recente, de António Correia Góis intitulada "O Convento de Santo António de Penela (1448-1834)".
É uma edição de 2009 da Câmara Municipal de Penela que tive oportunidade de adquirir por 15 ¤ no posto de turismo, junto à C.M. bem perto do Castelo.
Trata-se de uma obra interessante com 224 páginas e muitas ilustrações, e julgo que contactando a Câmara, eles poderão enviar à cobrança.

Por exemplo, na pag. 176, vem referida uma escritura realizada em Penela em 10.08.1820, onde intervém o Doutor José Peres de Almeida Freire da vila de Penela, na qualidade de procurador de José Bernardo de Melo Salazar Sarmento da vila da Lousã.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250192 | MartaV | 20 fev 2010 11:29 | Em resposta a: #250189

Os pais de João Peres de Almeida Freire (meu penta avô) são José Peres de Almeida Freire e Michaela Joaquina, ambos de Penela, ele de Sta Eufémia e ela não sei de que freguesia; desconheço os pais destes. Penso que João Peres de Almeida Freire teria alguma coisa relacionada com uma tal Quinta do Freixo (que não sei onde ficaria, sei apenas que se situaria bem próximo de Penela; aliás nem sei se ainda existe), eventualmente seria lá que habitaria, mas são apenas suposições.

Vamos ver se estes dados ajudam.

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250194 | MartaV | 20 fev 2010 11:39 | Em resposta a: #250191

Caro Henrique,

Muito obrigada pela preciosa informação.
Aliás sobre o convento sei muito pouco; foi doado à minha trisavô - Maria Guilhermina de Sousa Peres (casada em primeiras núpsias com Cândico Augusto de Araújo e Sá, procurador régio, e depois com Antero da Costa Simões Faria, notário de Penela) - por um tio padre (já pensei se esse tio não seria João Albino de Sousa Peres, pároco em Sta Eufémia até cerca de 1880, ou um Silvério Peres de Almeida Freire, pároco em S. Miguel, uns anos antes). O meu avô chegou a viver lá durante alguns anos (na sua infância). Este convento, e respectiva propriedade, foi vendido pelos 2 filhos (penso que só tinha 2 filhos)de Maria Guilhermina, o meu avô (João Peres de Araújo e Sá) e a sua irmã (Maria Cândida de Araújo e Sá, casada com Laurentino Pacheco).

Será com com estas informações me poderá dizer mais alguma coisa? Nomeadamente, haverá no referido livro alguma informação sobre o proprietário do convento, após extinção da ordem religiosa?

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta Sá

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250195 | MartaV | 20 fev 2010 11:42 | Em resposta a: #250189

Caro Lourval,

Neste mesmo tópico, e em resposta a Henrique Dias, transmiti algumas informações adicionais, acerca de Penela, que aqui reproduzo:

O Convento de Penela foi doado à minha trisavô - Maria Guilhermina de Sousa Peres (casada em primeiras núpsias com Cândico Augusto de Araújo e Sá, procurador régio, e depois com Antero da Costa Simões Faria, notário de Penela) - por um tio padre (já pensei se esse tio não seria João Albino de Sousa Peres, pároco em Sta Eufémia até cerca de 1880, ou um Silvério Peres de Almeida Freire, pároco em S. Miguel, uns anos antes). O meu avô chegou a viver lá durante alguns anos (na sua infância). Este convento, e respectiva propriedade, foi vendido pelos 2 filhos (penso que só tinha 2 filhos)de Maria Guilhermina, o meu avô (João Peres de Araújo e Sá) e a sua irmã (Maria Cândida de Araújo e Sá, casada com Laurentino Pacheco).

Transmito-lhe nota pois como me parece muito bem informado acerca das gentes de Penela, poderia ter dados adicionais sobre a minha família.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250208 | henrdias | 20 fev 2010 15:50 | Em resposta a: #250194

Cara Marta,

depois da resposta que lhe dei à pouco, estive dando uma olhadela nos vários tópicos onde interviu aqui no fórum, no intuito de perceber melhor os seus relacionamentos familiares nesta região.

Isto porque estou construindo uma base de dados das gentes da chamada região das "cinco Vilas" que abranje os actuais concelhos de Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos. E é claro que "por arrasto" acabam por dar entrada pessoas das zonas envolventes, como é o caso de Pombal, Penela, Miranda do Corvo, Lousã, etc, etc.
Mas tenho por princípio introduzir lá, apenas pessoas com ligação a alguém já existente, (é uma espécie de clube reservado a sócios...), daí a razão porque não encontro os seus familiares na referida base. Mas julgo que não será por muito tempo, pois com o desenrrolar das pesquisas, não será difícil entroncar com algum membro do "clube". Até porque esses apelidos que refere, nomeadamente os Almeidas, Freires, Araújos, Sás, e Farias, são muito frequentes nesta região.

A obra por mim referida na mensagem anterior, diz-nos quem são os actuais proprietários do convento, mas se não se importar, darei essa informação no tópico "Convento de Penela", para ficar aí concentrada esta informação que pode interessar a outros confrade, e assim será mais fácil de encontrar quando se pesquisa por "tópico".

Assim sendo, continuamos lá a nossa conversa, O.K.?

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#250209 | MartaV | 20 fev 2010 16:16 | Em resposta a: #250208

Caro Henrique,

Muito bem, encontrar-nos-emos, então, no tópico "Convento de Penela". No entanto, e porque tenho familiares também por Ansião e Pombal, transmitir-lhe-ei alguns dados sobre estes que poderão ser importantes para a sua pesquisa e tb para a minha.

Ora bem,

O meu trisavô chamava-se Cândido Augusto de Araújo e Sá e era natural de Pombal, tendo nascido em 1852.Era procurador régio em Penela e faleceu cedo, com 41 anos.

Os seus pais são Jacinto António de Sá, natural de Pombal, e Maria Domicília de Araújo Pereira, natural de Leiria (freguesia da Sé).

Os avós paternos são Joaquim António de Sá, natural da Aldeia da Cruz (penso ser próxima de Figueiró dos Vinhos). Entretanto, na continuação deste meu "trabalho" penso que em breve terei mais informações acerca destes ascendentes.

Os avós maternos são, neste caso, de pouco interesse, por serem do Norte do país.

Continuação de bom trabalho e se tiver novidades, por favor, faça-mas chegar.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Freires de Ansião

#276865 | MartaV | 22 mai 2011 13:54 | Em resposta a: #5669

Procuro informação acerca da família Almeida Freire de Penela. Sei que José Peres de Almeida Feire (que também já vi com o apelido Peres Aleluia!) seria natural do Escampado, Ansião (freguesia de nascimento mais provável, mas também coloco a hipótese de poder ter nascido em Penela), nasceu por volta de 1740 (mais ano menos ano) e terá vivio em Penela. Era bacharel de Leis e filho de Cláudio José da Rosa (também do escampado - Ansião) e de Luísa Teresa. teve vários irmão: Leonardo (1741), António (n. 1744), Joaquim José, Luís José (licenciado) e Manuel (pároco em S. Miguel - Penela). José Peres de Almeida Freire casou com Micaela Joaquina.
Os filhos de José Peres de Almeida Fereire (ou Peres Aleluia) e Micaela Joaquina são: João Peres de Almeida da Freire (n. 1766, S. Miguel, Penela, era médico), José Peres de Almeida Freire, António Peres de Almeida Freire e Silveres Peres de Almeida Freire (padre em Alvarenga).

Seria possível obter informações adicionais. estou particularmente interessada em Cláudio José da Rosa (natural de Escampado, Ansião) e de sua mulher Luísa Teresa (natural da mesma freguesia)

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#380714 | gicamacho | 06 mai 2017 19:55 | Em resposta a: #121083

Caro José
Estou investigando este ramo dos Freires.Custódio Freire teve como esposa Rosa Maria. Como menciona o nome da esposa. Fica aqui a dúvida.
Cumprimentos

Gisele Aznar

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#380723 | saintclair | 07 mai 2017 10:53 | Em resposta a: #380714

Pode indicar o Lugar onde residia e a respectiva Freguesia?
Sc.

Resposta

Link directo:

Freires de Ansião

#386792 | Conde | 22 nov 2017 19:18 | Em resposta a: #5669

Alguém escreveu isto:
Nobreza Freire de Ansião:



Uma Luisa Freire nasceu em Ansião em 1655 e se casou em 1675 com José Carvalho. A filha de ambos, Faustina Freire de Melo, se casou com Belchior(dos) Reis, herói das Guerras da Sucessão de Espanha. Seu marido, Belchior dos Reis, foi filho de Manuel Rodrigues Bicho, e nasceu por volta de 1690. Ele foi o principal oficial de Ansião durante Guerra da Sucessão de Espanha, em que Portugal se envolveu; a participação militar portuguesa inicia-se em 1704, e Belchior dos Reis terá sido um dos oficiais que integrou o exército português. No fim da Guerra, terá regressado a Ansião, ao cultivo das terras e constituído a seguinte família com Faustina Freire de Melo:
- Marcos Freire de Melo e Reis, Capitão-Mór (*1730, Ansião) c.c. Ana Maria Joaquina da Graça
- Luís de Melo, Padre (*1735, Ansião)
- Pascoal José de Melo Freire dos Reis, Jurisconsulto (*6.5.1738, Ansião)


Ancestrais da Família Clemente de Souza (Freires de Ansião - Portugal):



Mathias Freire (*1664 - Nettos - Ansião)
Manoel Freire (*1655 - Casal - Ancião)
Antonia Freire (*1665 - Impiados - Ansião)
Joam Freire (*1670 - Loural - Ansião)
José Freyre (*1705 - Sarzedella - Ansião)
Joam Freire Cravo (*1730 - Sarzedella - Ancião)
Antonio Freire (*1730 - Escampado da Lagoa - Ancião)
Domingas Freyre do Carmo (*1735 - Nettos - Ansião)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen