Morais e Castro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

Morais e Castro

#56445 | joseantonioreis | 31 jan 2004 02:25

Caros amigos,

Sabem se há alguma publicação que tivesse estudado esta família do Porto ( Barões de Nevogilde)?
Ou genealogia sobre o assunto?
Grato
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#56448 | tfp | 31 jan 2004 02:51 | Em resposta a: #56445

Caro JOsé António Reis,

Existe pelo menos 1 livrinho de 45 páginas: "Os Carrancas e o seu Palácio" de 1984, publicado pelo Museu Soares dos Reis por ocasião da exposição com o mesmo nome.

Esta à venda no Museu Soares dos Reis. Se quiser alguma informação disponho de um exemplar.

Deixo-lhe o meu email: tfp arroba tvtel ponto pt

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#56456 | joseantonioreis | 31 jan 2004 11:46 | Em resposta a: #56448

Meu caro Tiago,

Obrigado pela informação, vou passar lá na 3ª feira.
Aceite os melhores cumprimentos
José antónio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#56461 | magalp | 31 jan 2004 12:42 | Em resposta a: #56456

Caro José António

Combinamos uma ida ao MSR em conjunto na próxima 3ª feira?
Este é mais um interesse comum, pois sabendo pouco dos manos Morais e Castro do sumptuoso Palacio das Carrancas, ando em averiguações (faz tempo) se tem alguma relação com os Moraes e Castro de Lamego, da mulher de um bravíssimo e célebre militar, T. General Schwalbach, veterano das "Campanhas Peninsulares", herói na tomada da Terceira e celebérrimo Comandante da Brigada Ligeira, no Exército Libertador de SMI Dom Pedro; talvez o mais respeitado pelos Generais Conde de Villa-Flor e Saldanha, em todas as acções da Guerra Civil.
É personagem que muito respeito (até por herança familiar...) e agora mais ainda porque nunca ouvi o Dr. Hermano Saraiva a dedicar-lhe nenhum dos seus muito empolgantes programas!

Creio que estes mesmos MC de Lamego também tem ligação com o nosso Mestre Informático (e incansável investigador genealogista) Tiago...

Pois os manos Morais e Castro, daqui da nossa Invicta foram sócios de António Vieira de Magalhães e do seu genro Gaspar Borges de Castro (e outros), quer no fornecimento ao Exército Constitucional (negócio chorudo...), quer na Sociedade Geral. Fabricavam aqueles complicados adornos das fardas militares, galões, dragonas, alamares, plumagens, etc, que pela sua qualidade (e se calhar pelo baixo custo...) tiveram grande sucesso em Inglaterra.
Ainda não averiguei se pertenceram à Maçonaria, mas se calhar não, pois apesar da enorme fortuna e muitos favores feitos à Cauza da Rainha Dona Maria da Glória, não passaram de barões...

Até 3ªfeira, ou antes!
Abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#56471 | tfp | 31 jan 2004 16:29 | Em resposta a: #56461

Caro Manuel Maria,

Pelo que me foi transmitido, estes Moraes e Castro devem ser meus parentes pelos Borges da Silva (António Borges da Silva cc Felisberta Henriqueta de Moraes e Castro, pais da Baronesa de Nevogilde), portanto não por Lamêgo, mas provavelmente de tras-os-montes (para variar).

Ainda relativamente a Lamêgo colocaram recentemente a ascendência do meu trisavô na BD do genea, pelo já poderá saciar a sua curiosidade: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=230267

Um abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234659 | maria do norte | 21 jul 2009 02:00 | Em resposta a: #56471

Caros Senhores,
Creio haver ligação entre os Moraes de Vila Flor ( concelho) e os Castro de Alfandega da Fé ( vila e aldeia de Valverde) e estes são descendentes do Minho, que julgo ser Monção.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234676 | Samuel C O Castro | 21 jul 2009 14:17 | Em resposta a: #234659

Prezada Maria do Norte,

Em minha grande base dos Castros, tenho alguns ramos de Monção, como também consta algumas ligações aos Moraes.

Gostaria de conhecer os dados que tens dos Castros a que referiste, para eu ver se consigo entroncar junto aos demais de minha base. Se puderes fazer a gentileza de aqui expor, ou enviar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços), fico-lhe muito grato e a disposição.

Agradeço por uma atenção. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234726 | maria do norte | 22 jul 2009 00:53 | Em resposta a: #234676

Exmo. Sr. Samuel de Castro

Não lhe sei adiantar muito mais, pois o que sei é de ouvido.
Contudo, esta família Castro é originária do Minho. E que um tal senhor Castro foi do Minho para Bragança trabalhar e qua assentou arrais em Alfândega da Fé ( e concelho) e aqui julgo houve um tal Senhor Pinto de Castro que foi casado com uma Senhora descendente dos Morais de Vila Flor ( concelho).
Encontrei aqui neste site o nome desta Senhora - Inácia das Dores Malheiro Menezes Pereira de Castro - Que tem ligação à família Castro de que escrevo.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234749 | Samuel C O Castro | 22 jul 2009 15:06 | Em resposta a: #234726

Prezada Maria do Norte,

Agradeço sua resposta.

Aqui no Geneall, percebe-se que a Inácia das Dores Malheiro Menezes Pereira de Castro (que consta em minha base), foi casada com o 3º Barão de Mogadouro, como também, com o irmão deste, que nada têm há ver com alguma linhagem Pinto de Castro.

Caso conseguires dados complementares e baseados em documentos ou obras, e puder aqui expor, agradeço, pois gostaria de ver essa questão bem esclarecida.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234756 | maria do norte | 22 jul 2009 16:53 | Em resposta a: #234749

Ex. Sr.

Essa família Pinto de que escrevo, sei que foram daqui duas senhoras aias da rainha D.Amélia.
A senhora Dores Malheiro Menezes Pereira de Castro- tem ligações com a família Castro de Alfândega da Fé.
E logicamente com a família Albuquerque.
A família Moraes reune-se aos Castro nesta região ( Alfândega da Fé, Valverde)
E sei que há ligações com Lucenas, Mellos e Noronhas ( ligações antigas), estas não sei se referem aos Pinto, Castro ou Moraes.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234925 | Alberto Aldo | 24 jul 2009 15:33 | Em resposta a: #234659

Exmos Confrades
Apenas quero dar uma pequena achega que pode ter algum interesse.
A minha mulher, por parte materna é Morais e Castro da casa dos capitães -Mor de Vila Flôr.
Ver por favor http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=326654
Os dados reportados constam na revista Armas e Troféus 1976 III Série Tomo V
Setembro- Dezembro nª 3

Com os melhores cumprimentos

J.M.Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234936 | Samuel C O Castro | 24 jul 2009 16:47 | Em resposta a: #234925

Prezado J.M.Sousa Guedes,

Agradeço-lhe pelo interesse em ajudar.

Retroagindo na ascendência do link que informaste, chega-se ao mais antigo Bento de Moraes e Castro Cardoso, que não consegui entroncar em minha base.

Pensei na possibilidade (posso estar enganado) desse BMCC descender do Bento de Morais e Castro (s.m.n.) – N-Bragança - FCCR, por alvará de 12.6.1690, L-9 das Mercês do Rei D. Pedro II, p. 57-v, in Direito Aristocrático, que me consta ser filho do casal Gregório de Castro Morais e Sebastiana Veloso Pinto (ou Joana Veloso de Morais) aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183621, conforme MAHDB, tomo VI, pg 47, 77, 145 e 338 - HGB, Tomo III, pg 289, nota 11 – BTH, vol XLI, 1990, pg 270.

Caso na Revista a que referiste, tiver dados complementares da ascendência do Bento de Moraes e Castro Cardoso (do link) e puder fazer a gentileza de informar, fico-lhe muito grato.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro





http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183621

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234945 | Alberto Aldo | 24 jul 2009 18:43 | Em resposta a: #234936

Caro Samuel C O Castro

vou tentar enviar-lhe digitalizada toda a ascendência da minha mulher, conforme consta na revista Armas e Troféus, mas para isso muito agradecia que me indique um e-mail disponivel.

Melhores cumprimentos
J.M.Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234957 | Samuel C O Castro | 24 jul 2009 21:33 | Em resposta a: #234945

Prezado J. M. Sousa Guedes,

Se puderes enviar-me toda a ascendência de sua esposa, ficarei muitíssimo agradecido. Tentatei entroncar junto aos demais da base.

Podendo enviar para castro.genealogia arroba ig.com.br (ou) bol.com.br , sem espaços.

Como as referências bibliográficas são muito importantes, se puder informar, separadamente, o que contém em cada página da revista, agradeço.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234987 | maria do norte | 25 jul 2009 03:54 | Em resposta a: #234957

Ex.mos Senhores

De facto uma das ligações de Alfândega a Fé a Vila Flor, percorrendo o trilho dado pelo Sr. Alberto Aldo encontra-se aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=346508

Sim, e a ligação entre a família Cardoso, Moraes, Pinto e Castro e também Albuquerque encontram-se em Alfândega da Fé . A família Albuquerque vinda de Mogadouro os Castro do Minho, e os restantes.. de momento não faço ideia.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#234988 | maria do norte | 25 jul 2009 04:11 | Em resposta a: #234987

Bem .. aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=346508 ,está uma Senhora de Alfândega da Fé sem o apelido Moares e Castro Cardoso, pois este apelido é do seu marido que é de Vila Flôr. Bem é um tanto confuso. Mas uma coisa é certa, Moares e Castro Cardoso é família de Alfândega da Fé e concelho ( Valverde ). E que. desculpem a repetição, estes Castros são oriundos do Minho.

Resposta

Link directo:

RE: Morais e Castro

#235000 | Samuel C O Castro | 25 jul 2009 13:45 | Em resposta a: #234988

Prezada Maria do Norte,

Agradeço-lhe pelos novos dados informados.

Caso descobrires informações complementares e documentadas de suas afirmações e puder aqui expor, agradeço, pois só assim teremos condições de fazer possíveis ligações junto aos demais, que confesso tenho imenso interesse, mas sem condições de pesquisar, pois, além de residir no Brasil, me é impossível assim proceder para milhares de pendências que me surgem. Sou muito grato à todos que têm esforçado para solucionar essas pendências.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Ótimo fds. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Morais e Castro

#357262 | Maria M Luz | 05 mai 2015 05:40 | Em resposta a: #56448

Tenho muito interesse neste livreto, pois tenho apenas algumas páginas fotografadas e sou parente dos Morais e Castro do Porto, Os Carrancas. Estou já com mais de 600 páginas escritas sobre essa minha ancestralidade. A primeira baronesa de Nevogilde, Sra Brites Maria Felizarda Morais e Castro era filha de Mariana de Alvim e Luis Miranda e Castro; Luiz era irmão de meu ancestral José de Miranda e Castro com grande descendência em Santa Catarina e em Minas Gerais (S. João del Rei) . Agradeço desde já visitas a este meu questionamento aqui neste fórum que tanto tem me ajudado a escrever sobre minhas raízes portuguesas.
Maria Helenal

Resposta

Link directo:

Morais e Castro

#391853 | abdebrito | 07 mai 2018 19:55 | Em resposta a: #56471

Boa tarde Tiago,

Também sou parente dos Borges da Silva. Gostaria de trocar informações? O meu email é alexandrabrito@netcabo.pt

Cumprimentos

Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 10:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen