Deputado da Iª República

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Deputado da Iª República

#5584 | GML | 06 jun 2001 19:08

Gostava que me informassem onde posso encontrar dados biográficos de um deputado da Iª República (cerca de 1920), de seu nome João Maria da Graça, natural de Castelo Branco.

Foi também chefe de gabinete do Ministro Major Francisco Pina Lopes e Administrador do Concelho de Sintra.

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#5587 | LCM | 06 jun 2001 20:08 | Em resposta a: #5584

Caro Gui

A Assembleia da República iniciou a publicação de um "Dicionário Biogáfico Parlamentar" de que ainda só saiu um volume, precisamente o relativo à 1ª República, coordenado por A.H. de Oliveira Marques. Está à venda na Feira do Livro num stand do próprio Parlamento, que é o 1º do lado esquerdo do Parque (estando, claro, de costas para o Marquês) junto aos stands dos "CTT" e do "IPAR". Custa 4 contos e qualquer coisa.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#5616 | GML | 07 jun 2001 18:38 | Em resposta a: #5584

Lourenço,

Agradeço-te mais uma vez.

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204632 | LCNunes | 01 ago 2008 16:50 | Em resposta a: #5616

Caros confrades,

Pergunto se algum de vós possui o citado livro "Dicionário Biogáfico Parlamentar", e já agora, se me podem informar onde o adquirir?

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204637 | jacout | 01 ago 2008 17:32 | Em resposta a: #204632

Caro Luís Carneiro Nunes,

O "Dicionário Biográfico Parlamentar", co-edição do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e da Assembleia da República, publicado em cinco volumes, os três primeiros relativos ao período de 1834-1910, e os dois últimos de 1935-1974, não abrange a 1ª República.
Sobre a 1ª Republica existe, coordenado por A.H. Oliveira Marques, um volume com o título "Parlamentares e Ministros da 1ª Répública (1910-1926).
Estas publicações podem ser adquiridas directamente na Assembleia da República ou pedidos em qualquer livraria digna desse nome.

Com os meus cumprimentos,

José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204642 | LCNunes | 01 ago 2008 18:31 | Em resposta a: #204637

Caro José de Araújo Coutinho,

Também tinha a sensação que a referida obra não abrangia a I.ª República, muito obrigado por me esclarecer.

Quanto a "Parlamentares e Ministros da 1ª Répública (1910-1926)", pergunto se a obra se refere a todos os deputados da Câmara dos Deputados, e às suas intervenções?

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204698 | jacout | 02 ago 2008 15:00 | Em resposta a: #204642

Meu caro Luís Carneiro Nunes,

A obra "Parlamentares e MInistros da 1ª República (1910-1926) abrange os deputados, senadores e membros do Governo, num total de 981 titulares.
Basicamente, é composta por dois quadros (no primeiro, com a relação dos titulares organizada por ordem alfabética do último nome e, no segundo, organizada pelo primeiro nome) e pelas sínteses biográficas de cada titular, estas apresentadas por ordem alfética do último nome.
No dizer dos autores, «o conjunto das sínteses biográficas produzido padece, naturalmente, de muitas lacunas, imprecisões e várias outras deficiências, de forma ou de conteúdo.»
No entanto, e em minha opinião, é obra com muito interesse.
Caso queira conhecer a síntese biográfica de um deputado em particular, queira indicar-me o nome, que eu procurarei transcrevê-la.
Com os meus cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204712 | LCNunes | 02 ago 2008 20:44 | Em resposta a: #204698

Caro José de Araújo Coutinho,

Muito obrigado pela sua pronta colaboração e preciosa ajuda.

Gostava de saber se os autores se debruçaram sobre o meu bisavô Teófilo Maciel Pais Carneiro (Teófilo Carneiro) deputado eleito por Ponte de Lima em 2 legislaturas.

Os meus cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204757 | jacout | 03 ago 2008 15:00 | Em resposta a: #204712

Meu caro Luís Carneiro Nunes,

De "Parlamentares e MInistros da 1ª República (1910-1926)", página 147, transcrevoa síntese biográfica de:

«Carneiro, Teófilo Maciel Pais [D] / Nasceu a 24 de Março de 1891 em Ponte de LIma, filho de João Luís Gonçalves Carneiro e Guiomar Marques Pereira Viana Carneio. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Para além de advogado, exerceu também as funções de professor do ensino primário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e do Senado Municipal da mesma autarquia. Foi eleito deputado, pelo Partido Democrático, em 1922 e 1925 pelo circulo da sua terra nata. Morreu em Ponte de Lima a 3 de Agosto de 1949.»

Com os meus cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#204975 | LCNunes | 07 ago 2008 16:34 | Em resposta a: #204757

Caro José de Araújo Coutinho,

Muito obrigado pela contribuição.
Boas férias!

Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#205173 | LCNunes | 11 ago 2008 20:49 | Em resposta a: #204757

Caro José de Araújo Coutinho,

Antes de mais, muito obrigado pela sua ajuda.

Embora de férias lá consegui encomendar a referida obra numa conhecida livraria nacional.

Já agora pergunto se sobre o Dr. Teófilo Carneiro os autores escrevem apenas o que postou ou se desenvolveram mais?

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#205267 | jacout | 13 ago 2008 09:51 | Em resposta a: #205173

Caro Luís Carneiro NUnes,

Respondendo à sua questão, transcrevi integralmente a "síntese biográfica" de Teófilo Carneiro. Na obra há sínteses cujo desenvolvimento não ultrapassa uma linha e as mais desenvolvidas, como a do Afonso Costa, não ocupam duas páginas.

Se pretender conhecer todas as intervenções de Teófilo Carneiro como deputado, consulte os Diários das Sessões em

http://debates parlamentares.pt

Boas férias,

José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#205277 | LCNunes | 13 ago 2008 12:44 | Em resposta a: #205267

Caro José de Araújo Coutinho,

Uma vez mais muito obrigado pela ajuda e disponibilidade demonstrada.

De facto não é uma obra destinada a grandes desenvolvimentos biográficos mas nem por isso de valor. Para a semana já a tenho em minha posse.

Quanto às intervenções transcritas na página debates.parlamentares.pt já as tenho vindo a ler, não só as do meu bisavô como as do meu avô, e segundo parece, a página ainda não se encontra totalmente finalizada.

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Deputado da Iª República

#206988 | LCNunes | 02 set 2008 00:36 | Em resposta a: #205277

Caro José Coutinho,

Apenas para o informar que já tenho a obra e que me encontro agradavelmente supreendido.

Obrigado pela ajuda.

Os melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 01:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen