Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55583 | Sérgio Sodré | 16 jan 2004 18:09

Caros Colegas

Na Ermida de Nossa Senhora do Monte, à entrada de Santarém,
na capela-mor, está a campa de Duarte Sodré com brasão, espada e lança-pendão, cujo epitáfio reza assim:

"Aqui jaz o muito honrado Duarte Sodré que foi veador da caza d'El Rey D. Manuel e alcaide mor das vilas de Tomar e Sea e comendador da Cardiga o qual descende e vem da linhagem da caza do Sodrea que he caza de grandes senhores do Reyno de Inglaterra e finou-se aos 25 dias de Agosto de mil e quinhentos".

Foi uma das principais figuras da Ordem de Cristo do seu tempo e este antigo testemunho permite elucidar uma boa parte da questão das origens da família.

Saudações amigas

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55598 | luso | 16 jan 2004 22:16 | Em resposta a: #55583

Caro Senhor

Poderá dar-me informações do ramo Sodré da Ilha da Graciosa cujo um Sodré casou com uma filha de Pedro Correia da Cunha donatário da ilha do mesmo nome

cumprimentos
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55612 | Sérgio Sodré | 17 jan 2004 00:29 | Em resposta a: #55598

Os Sodré da Ilha Graciosa desecendem de Vasco Gil Sodré que tenho justificadas razões para pensar que é irmão de Duarte Sodré. Casou com Beatriz Gonçalves da Silva e seu filho Diogo Vaz Sodré obteve carta de brasão-de-armas de Sodré a 23 de Março de 1503 e casou a filha do referido donatário.
É de consultar a obra "Saudades da Terra" de Gaspar Frutuoso, livro VI, reeditada em 1978 (na Biblioteca Nacional).

Saudações amigas

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55619 | luso | 17 jan 2004 14:42 | Em resposta a: #55612

Caro Senhor

Muito obrigado pela informação.

É que tenho um estudo não documentado de um ramo dos Cunhas descendentes de Pedro da Cunha , onde vem uma filha deste casada com um Sodré.O estudo parece correcto e vem até mim, o problema é que se limita a descrever os nomes sem qualquer base documental.
O ramo Cunha que pertenço estabeleceu-se na Ilha de S.Jorge, vila da Calheta.
Obrigado.

A carta de brasão de armas referida presumo que se encontra na Torre do Tombo?.

Com os melhores cumprimentos

Pedro da Cunha Macchado Teixeira -Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55636 | Sérgio Sodré | 18 jan 2004 00:53 | Em resposta a: #55619

Caro colega

Duvido que a carta de armas de Diogo Vaz Sodré tenha paradeiro conhecido e não deve estar na Torre do Tombo.
Ela é referida no recente livro (lançamento público a 10 de Outubro de 2003) de Nuno Gonçalo Pereira Borrego "Cartas de Brasão de Armas - Colectânea" que deve ser do seu interesse (está à venda na Livraria Férin, em Lisboa)
Aconselho a leitura dos seguintes artigos:
1 - "Falando da Graciosa", de Oriolando Correia da Silva.
2 - "Àcerca do Povoamento da Ilha Graciosa", de Luís Conde Pimentel.
Ambos foram publicados no Boletim do Museu Etnográfico da Ilha Graciosa, nº1 de Desembro de 1986 e são essenciais (muita informação sobre Pedro Correia da Cunha e Sodrés com respectivos familiares, factos e datas).
Agradecia que me informasse se conseguir aceder a estes dois artigos (O boletim deve estar acessível na Biblioteca Nacional).

Boa Sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55655 | luso | 18 jan 2004 15:46 | Em resposta a: #55636

Caro Senhor

Agradeço-lhe as informações.
Logo que consiga os artigos referidos terei todo o gosto em enviar-lhos.

Com os melhores cumprimentos

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55659 | emedina | 18 jan 2004 16:45 | Em resposta a: #55636

Meu Caro
Se ainda não arranjou cópia terei muito gosto em facultar-lhe os trabalhos dos meus amigos Oriolando Silva e Luís Pimentel desde que saiba para quem e para onde enviar
Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55660 | Sérgio Sodré | 18 jan 2004 16:55 | Em resposta a: #55659

Meu Caro
É o autor "Luso" quem está interessado nos artigos e não eu, pois é ele quem pede informações sobre Pedro Correia da Cunha.
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55667 | luso | 18 jan 2004 19:00 | Em resposta a: #55659

Caro Senhor

Agredecia-lhe imenso que mandasse cópia desses artigos.
Pagarei óbviamente qualquer despesa .

Dir-lhe-ei a minha morada por mail o mau mail é o pedrotp@sapo.pt

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos

Pedro Teixeira-Pinto

i

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#55669 | luso | 18 jan 2004 19:01 | Em resposta a: #55667

Perdão pelas gralhas

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56196 | Sérgio Sodré | 28 jan 2004 10:05 | Em resposta a: #55583

Caros colegas

Existe fotografia da campa de Duarte Sodré e transcrição do epitáfio no Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Março de 1963, nº 111, pág 21, editado pelo Ministério das Obras Públicas, porque a Ermida de Nossa Senhora do Monte beneficiou de grandes obras de restauro e é hoje uma atracção turística que merece uma visita de quem for a Santarém. O boletim logo após a transcrição do epitáfio (que também pode ser lido no local) publica apontamentos genealógicos sobre Duarte Sodré, baseados em genealogias manuscritas, relativamente aos quais julgo estar em condições de poder afirmar que não correspondem à verdade, pois julgo poder provar documentalmente que o apelido Sodré lhe veio por via feminina, como espero publicar brevemente.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56197 | Sérgio Sodré | 28 jan 2004 10:06 | Em resposta a: #55583

Caros colegas

Existe fotografia da campa de Duarte Sodré e transcrição do epitáfio no Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Março de 1963, nº 111, pág 21, editado pelo Ministério das Obras Públicas, porque a Ermida de Nossa Senhora do Monte beneficiou de grandes obras de restauro e é hoje uma atracção turística que merece uma visita de quem for a Santarém. O boletim logo após a transcrição do epitáfio (que também pode ser lido no local) publica apontamentos genealógicos sobre Duarte Sodré, baseados em genealogias manuscritas, relativamente aos quais julgo estar em condições de poder afirmar que não correspondem à verdade, pois julgo poder provar documentalmente que o apelido Sodré lhe veio por via feminina, como espero publicar brevemente.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56236 | alcal | 28 jan 2004 17:40 | Em resposta a: #56197

Caro Sérgio Sodré,

Como já tive ocasião de referir no Tópico-D.Isabel Sodré, o meu interesse por este assunto tem a ver com uma possível varonia Sudley num ramo Alvim proveniente do casamento de Joana Martins de Alvim com Frederico Sudley nos finais do séc.XIV. Recolhi esta informação numa genealogia manuscrita a que tive acesso e que, nestas famílias, segue o Manso de Lima.
Pareceu-me que este autor lhe merece bastantes reservas. Assim, e no caso da minha questão não antecipar as esperadas revelações do seu próximo trabalho, gostaria de saber se deparou com este casal nas suas pesquisas e as possíveis ligações ao ramo inglês.

Melhores cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56256 | alcal | 28 jan 2004 21:50 | Em resposta a: #56236

Caro Sérgio Sodré,

Uma leitura mais atenta de Manso de Lima no título dos Alvins leva-me a introduzir uma correcção na data do casamento de Joana Martins de Alvim com Frederico Sudley, filho de mossem João Sudley. Com efeito teria de ser posterior a 1408, pois que num alvará desse ano relativo à Igreja de Sta.Maria de Antime, em que Joana Martins de Alvim figura na qualidade de co-padroeira ainda não consta o nome do marido.

Melhores cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56298 | Sérgio Sodré | 29 jan 2004 13:31 | Em resposta a: #56256

Caro Alexandre Callado

Enquanto compilação de dados de genealogias manuscritas, Manso de Lima é excelente, aliás é aí e em Monterroyo e em Peixoto que li terem sido vistas antigas memórias dos Sodrés de Santarém em que se alegava que esta família descendia dos Sudley ingleses. O que continuo a aceitar como verdadeiro e desenvolvi com novos dados (o "Brasão do Sodré-Chefe" na revista Armas e Troféus, e "Vasco Gil Sodré no boletim da Academis de Ex-Líbris). Também foi aí que descobri a existencia da campa de Duarte Sodré.
Todavia, continuo a não encontrar ninguém com o apelido Sudley, em Portugal, em documentos indiscutíveis do séc XIV ou XV. O Frederico Sudley que refere será o Fradique Sodré de que muitos falam, mas do qual não encontro documentação indiscutível? O mossem João Sudley será o cavaleiro João Sodré que estava na guarnição de Ceuta entre 1415-1418 (Crónica do Conde D. Pedro de Meneses)? Há necessidade de mais e melhor documentação.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56325 | alcal | 29 jan 2004 18:03 | Em resposta a: #56298

Caro Sérgio Sodré,

Agradeço muito a sua resposta que mostra bem a dificuldade de se chegar a certezas genealógicas em épocas anteriores ao séc.XVI. Fico com a esperança que as suas pesquisas possam contribuir para completar/corrigir os actuais conhecimentos sobre esta família. A minha curiosidade também resulta por este apelido aparecer, pelo menos três vezes, nos costados maternos dos meus filhos: Frederico Sudley/Sodré, D.Isabel Sodré e António Sudré Ferreira. Sobre este último (*c.1655), que foi Desembargador da Suplicação e Provedor da Comarca de Santarém e que está na BD da Genea atrevia-me a perguntar-lhe se o encontrou/situou nas suas investigações.

Com os meus cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56334 | Sérgio Sodré | 29 jan 2004 19:47 | Em resposta a: #56325

Caro Alexandre Callado

De momento o nome António Sudré Ferreira não me diz nada, mas é muito possível que haja elementos na compilação de Luiz Montez (registos de tabeliões) que me foi referida por um colega genealogista em "Famílias de Santarém" neste fórum. Consultei-a ainda hoje na Biblioteca Nacional de Lisboa (reservados) cota 106 da colecção
pombalina e tem muita informação sobre pessoas precisamente da época do lugar que lhe interessa, mas não sei quando lá posso voltar.
Vou ver se nos meus papéis há algum dado.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56788 | S.João de Rei | 03 fev 2004 21:46 | Em resposta a: #55583

Caro Sérgio Sodré

Segundo António Baião em “A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere” 1918.
Francisco Sodré, filho natural de Duarte Sodré com Catarina Nunes, casa com Violante Pereira, dos Pereiras senhores de Águas Belas, Sousel e outros. Com o casamento ficou Francisco Sodré com o sexto morgado de Águas Belas (Ferreira do Zêzere), foi-lhe feito mercê em 24 de Outubro de 1500, da alcaidaria-mor de Ceia, pertencente a seu Pai, já falecido (com o túmulo em Santarém) . O morgado passa para a Coroa, depois de alguns “mal entendidos” e depois é entregue, outra vez há família, sentença proferida em 17/12/1576 ou 77, passando para a posse de Duarte Sodré Pereira, por provisão de D. Sebastião, o 8º morgado. De Dionísia de Sande, tiveram Fernão Sodré Pereira, que teve o 9º morgado de Águas Belas, em 09/08/1588, no dia do falecimento do Pai. Fernão Sodré Pereira prestou relevantes serviços ao País, quer no cerco de Mazagão, quer nas armadas no Algarve e ainda na tomada do Pinhão. Foi-lhe dado o hábito de Cristo em 02/08/1565 com a condição de servir seis meses, com cavalo á sua custa, em Tanger. Acompanhou D.Sebastião a Alcácer Quibir e aí foi feito prisioneiro. Foi casado com Branca Caldeira, tendo o filho de ambos Duarte Sodré Pereira o 10º morgadio. Que se casou com Guiomar de Sousa e tiveram Fernão Sodré Pereira 11º morgado e com a alcunha de “Estragado”. Foi casado com Brites Tibau, e tiveram Francisco Sodré Pereira, que muito se distinguiu na guerra da Restauração, nomeadamente em Angola, no Alentejo (Arronches), Valença de Alcântara etc., veio a morrer no cerco a Badajoz. Não tendo tido filhos, foi o 13º morgado o seu irmão José Pereira. Foi governador da ilha de S.Miguel, onde reedificou e fez muitas fortalezas. Depois de três anos de governo foi reconduzido a pedido de todos, nisto está o seu maior elogio. Em 20/09/1689 foi-lhe passada a carta do provimento da praça de Mazagão, com o título de provedor por dois anos. Pertenceu ao concelho de El Rei D.Pedro II. Foi governador e capitão geral da ilha de S.Tomé, onde faleceu a 08/01/1696. Da sua segunda mulher Ana de Meneses, tiveram Duarte Sodré Pereira, 14º morgado, Serviu brilhantemente com uma carreira extraordinária, em terra e especialmente no mar, foi governador da ilha da Madeira em 1703.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#56793 | Sérgio Sodré | 03 fev 2004 22:09 | Em resposta a: #56788

Caro josé Coutinho

Agradeço a atenção e a síntese que me envia, mas tenho um exemplar da obra de António Baião que utilizou.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#57246 | Sérgio Sodré | 08 fev 2004 15:25 | Em resposta a: #56196

Caros colegas

Cometi um erro involuntário, pois o Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais sobre A Ermida de Nossa Senhora do Monte, onde aparece a campa de Duarte Sodré é de Setembro de 1963, nº 113, p. 21.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#57247 | Sérgio Sodré | 08 fev 2004 15:27 | Em resposta a: #56196

Caros colegas

Cometi um erro involuntário, pois o Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais sobre A Ermida de Nossa Senhora do Monte, onde aparece a campa de Duarte Sodré é de Setembro de 1963, nº 113, p. 21.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#77706 | P C Rebêlo | 20 nov 2004 14:42 | Em resposta a: #55619

Caro Pedro Teixeira-Pinto
Também descendo de Cunhas de S. Jorge.
Sou bisneto de Américo Villalôbos da Cunha, trisneto de Manuel Augusto da Cunha tetraneto de Manuel José da Cunha Leite. Estes entroncam com Espinolas, Bracamontes, Bettencourts, Ávilas, etc.
Caso os seus Cunhas, sejam os mesmos, o que tem alguma probabilidade, agradecia que me informasse, para trocarmos informações.
Cumprimentos
Pedro da Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#77816 | luso | 22 nov 2004 11:21 | Em resposta a: #55659

Caro Senhor

Peço-lhe sinceras desculpas por ainda não lhe ter respondido e rogava-lhe que me enviasse as fotocópias dos trabalhos de Oriolando Silva e Luís Pimentel sobre as geneologias de S.Jorge .

Se me contactar para o pedrotp46@hotmail.com , dir-lhe -ei a minha morada .

Com os melhores cumprimentos

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Sodré: campa de Duarte Sodré

#77820 | luso | 22 nov 2004 11:27 | Em resposta a: #77706

Caro Senhor

Descendo de um ramo descendente de Pedro Correia da Cunha, Cap. Donatário da Graciosa cuja filha casada com um Sodré teve por sus vez um filho que se fixou em S.Jorge.
Penso que conhece o estudo do Padre Azevedo da Cunha (meu primo ) e o estudo do Avelar da Silveira .Aí vêm os Cunhas da Ilha de S.Jorge atá aos princípios dséc XX .

meu mail é o Pedrotp46@hotmail.com

Com os melhores cumprimetos

PTP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 23:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen