Família Cardoso de Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Cardoso de Menezes

#5543 | JMMA | 05 jun 2001 02:16

Gostava de informações sobre os CARDOSO DE MENEZES (apelido conjunto muito antigo)que vieram para a Beira Alta, mas que supostamente, há alguns séculos atrás teriam(?) sido viscondes de SÃO JOÃO DA PESQUEIRA.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5545 | mbp | 05 jun 2001 09:42 | Em resposta a: #5543

Caro JMMA
Veja em" Casa de Cardoso de S. Martinho de Mouros "neste forum.No Felgueiras Gayo encontra os Cardozos de Menezes desta casa que são certamente os referidos por si.Também estou interessado neste ramo.

mbp

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5555 | fjardim | 05 jun 2001 16:49 | Em resposta a: #5545

Poderá encontrar na obra rara: "fidalgos e morgados de vila real e seu termo", escrito por Júlio A. Teixeira, tomoIII, página 429, o titulo Cardosos de Menezes(condes de Margaride). Nobre familia que ligou-se, entre outras, aos Mello Breyner (3º conde de sobral).
Relativamente aos viscondes de são joão da pesqueira, existe um pequeno livro escrito por Luiz de Mello Vaz dde São Payo, intitulado: "Bordonhos e vilar de Perdizes".
Lá poderá encontrar algumas ascendências desta familia e de outras. Ascendentes como os Homem de Sousa ( através de um casamento de um Homem com uma Sousa, que não me lembro de qual ramo). Penso que estes Homem Sousa poderão ser da mesma familia de uns Homem Sousa nobres que foram mandados pelo Rei para a Madeira afim de casarem com uma filha do João gonçalves Zarco.

Aproveitava para pedir-lhe alguma informação de familias relacionadas com a ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5559 | aeiou2 | 05 jun 2001 18:10 | Em resposta a: #5543

Olá
Tenho uns primos por afinidade que são Cardoso Barba de Menezes.Um deles foi supliciado nas Guerras Liberais pois era General do Exército Legitimista e Ajudante de Campo de D.Miguel.Há alguma ligação ?
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5560 | aeiou2 | 05 jun 2001 18:18 | Em resposta a: #5559

Desculpem houve um erro da minha parte.Confusão!O Cardoso Barba de Menezes que referenciei não foi supliciado,mas sim um seu antepassdo e em época totalmente diferente.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5582 | JMMA | 06 jun 2001 16:34 | Em resposta a: #5559

Não tenho conhecimento que haja qualquer ligação com os Cardoso Barba de Menezes.
Sei que são Menezes do ramo Marialva/Cantanhede, e que há, pelo menos, sete gerações os nomes "Cardoso" e "Menezes" se encontram juntos, sem qualquer outro de permeio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5590 | Vasco Jácome | 06 jun 2001 22:35 | Em resposta a: #5559

Cara Maria

Os Cardoso Barba de Meneses, da Casa da Vitória, do Porto (julgo que é a estes a que se refere), estão nas “Últimas Gerações”, Vol. II, pág. 173, Nº 144. Também estão no Costado 144 do Canaes de Figueiredo. A sua actualização está nos “Carvalhos de Basto”, salvo erro no Vol. IV.

Como se lê na 1ª obra citada, a junção destes Cardosos com Meneses é relativamente recente, resultante do casamento de Gaspar Cardoso de Carvalho da Fonseca e Vasconcelos a 29 de Junho de 1788, com D. Maria Joana Barba de Meneses. Por isso, não me parece haver parentesco, pelo menos próximo, com outros Cardoso de Meneses.

É claro que “esgravatando” mais um bocado é natural que surjam antepassados comuns. Isso poderá ser feito no Felgueiras Gayo, ttº de Gayos §64, intitulado “Cardozos do Porto” e ainda no Vol XI, Costados I, Nº 87; onde estão mencionados os antepassados desta gente.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#5601 | aeiou2 | 07 jun 2001 10:10 | Em resposta a: #5590

Caro Vasco Jácome
Muito obrigada pela informação.Era uma curiosidade da minha parte.São exactamente os que descreveu.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#66150 | FGJ | 29 mai 2004 15:02 | Em resposta a: #5601

Eu estou interessado em Cardoso de Menezes Montenegro.
Sou trineto de Luciano Cardoso de Menezes Montenegro, que ao casar no Rio de Janeiro em 1833 declarou ser filho de Antonio Cardoso de Menezes Montenegroe naturalde Alijó.
Consultados, o ADB e o ADVR responderam nada terem sobre o dito Luciano.
Alguém do Forum tem alguma informação ou sugestão de pesquisa?
Atenciosamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#251901 | Filipe Manuel | 19 mar 2010 01:54 | Em resposta a: #5582

Carissimos,

Visto nao ter localizado nenhum topico aferente à familia de Menezes no termo de Montemor-O-Velho, achei por bem criar um novo para debate.

Localizei, na minha pesquisa, os seguintes dados:

Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues a 20 Fev de 1699 na Liceia, freguesia de Montemor-O-Velho e teve os filhos seguintes :
Maria de Menezes n. 15 Nov 1699
Teresa Gonçalves de Menezes da qual descendo
Isabel Gonçalves de Menezes nascida a 5 abril 1701
Joam de Menezes n. 8 Março 1703
Josepha Gonçalves de Menezes n. 21 Maio 1705

Agradeço qualquer info e ajuda sobre estes de Menezes de Montemor-O-Velho.
Qual a ligação desta familia de Menezes com demais familias da zona ? até de cantanhede ?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#255823 | Filipe Manuel | 01 jun 2010 23:05 | Em resposta a: #251901

Carissimos,

Visto nao ter localizado nenhum topico aferente à familia de Menezes no termo de Montemor-O-Velho.
Localizei, na minha pesquisa, os seguintes dados:

Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues a 20 Fev de 1699 na Liceia, freguesia de Montemor-O-Velho e teve os filhos seguintes :
Maria de Menezes n. 15 Nov 1699
Teresa Gonçalves de Menezes da qual descendo
Isabel Gonçalves de Menezes nascida a 5 abril 1701
Joam de Menezes n. 8 Março 1703
Josepha Gonçalves de Menezes n. 21 Maio 1705

Agradeço qualquer info e ajuda sobre estes de Menezes de Montemor-O-Velho.
Qual a ligação desta familia de Menezes com demais familias da zona ? até de cantanhede ?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#257691 | TMA | 02 jul 2010 10:56 | Em resposta a: #5543

Esta Família (Cardoso de Menezes) suscita muito interesse, em particular por ter três gerações sucessivas de Abades de Marialva, estando as suas origens ligadas à Casa de Chaminé/Casa Menezes (em puro estilo barroco, cuja construção data dos finais do séc.XVI), na Coriscada, que terá sido habitação do governador da Ìndia, D. Pedro de Alcântara de Menezes, Marquês de Marialva e sua 3ª mulher. Diz-se que esta casa pertence actualmente aos herdeiros da Família Menezes, descendentes dos Marqueses de Marialva. Em que se fundamenta tal afirmação?

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#259020 | TMA | 21 jul 2010 09:58 | Em resposta a: #257691

Procuro as habilitações de genere de Sebastião Cardoso de Menezes, da Coriscada, que baptizou e foi padrinho do seu sobrinho José Cardoso de Menezes, em 1825, padre capelão do Regimento de Milícias de Trancoso, a partir de 11 de Fevereiro de 1832, pároco na Igreja de Santiago de Marialva, desde 15 de Março de 1842.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#259021 | TMA | 21 jul 2010 10:14 | Em resposta a: #255823

Procuro saber o mesmo ("ligação da Família Menezes com demais famílias da zona"), uma vez que o meu lado paterno (Cardoso de Menezes-Penalva do Castelo, Coriscada e proximidades) entronca, a determinada altura(?), com o meu lado materno (Coelho de Sampaio-Cantanhede).

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#261372 | grm | 31 ago 2010 22:33 | Em resposta a: #251901

Caro Filipe Manuel,

Você tem a ascendência de Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues? Sabe quando estes Gonçalves se juntaram a estes Menezes? Pergunto isso porque descendo de uns "Gonçalves de Menezes" que viviam na região de Nine, Viatodos, Silveiros e etc... Estou parado por volta de 1600 neste ramo.

Saudações,

Gabriel

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#261410 | Filipe Manuel | 01 set 2010 21:01 | Em resposta a: #261372

Carissimo Gabriel,

Não estou certo que estejamos a falar das mesmas pessoas porque os "meus" Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Rodrigues/Gonçalves casaram-se na Liceia - Arazede - Montemor-O-Velho embora nao saiba de onde sejam naturais. Ora você me diz serem de Nine, viatodos Silveiros, isso nao fica entre VN Famalicão e Braga ?

O que acho estranho é nao dar com o assento de batismo do Joam Gonçalves de Menezes, nao sei se nasceu em Liceia ou se veio de outra terra ? Se viesse de outra terra era habitual o pàroco mencionar no registo de casamento mas como o casamento data de 1699, o rigor é menor, fico na duvida. Estou também parado nesse ramo.

Relativamente à ascendência do casal, nao localizei nada, excepto o seguinte: o do casamento do Joam Gonçalves de Menezes cc. Leonor Roiz/Rodrigues datado de 20 Dez 1678 na mesma Liceia e nao sei qual a relaçao com o outro casal: serà o mesmo Joam ? Serà o Joam pai de outro Joam ? Mais uma vez, nao localizo o baptismo deste Joam Gonçalves de Menezes cc. Leonor Roiz. Terao vindo de outra terra ? e nos casamentos nao dou com mais nenhum "de menezes" , se bem que possa nao aparecer mas nao aparece Joam. liceia é uma freguesia bastante pequena.

Com base nisto, faça teça as suas observaçoes e partilhe-a comigo, também gostaria de avançar neste ramo.

Que dados tem sobre os seus Gonçalves de Menezes ? hà referencia a Liceia ? Terao elos de parentesco ?

Cordiais saudaçoes gratas,
Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#261457 | grm | 02 set 2010 23:34 | Em resposta a: #261410

Caro Filipe,

Nas minhas pesquisas sobre os meus "Gonçalves de Menezes" eu nunca vi nenhuma referência à Liceia, ou mesmo a alguém com o nome de Joam, no entanto, tudo é possível.

O nosso mais antigo ancestral conhecido era o Cristóvão Gonçalves, que vc pode acessar em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1297373

Não se sabe porque, estes Gonçalves ocultavam mais dois sobrenomes: Azevedo e Menezes (possivelmente descendentes de Luis Gonçalves de Menezes, que por sua vez descendia de D. Filipa de Souza Azevedo e Menezes Borges, mulher de Pedro Borges - conforme Gayo). Se vc vier pesquisando os descendentes do referido Cristóvão aqui na BD, vai observar bem quando a família, misteriosamente, passa a adotar o sobrenome de "Gonçalves de Menezes", enquanto um outro braço familiar passou a assinar "Gonçalves de Azevedo".

De fato, todos estes meus ancestrais viviam na região de Nine, Viatodos, Grimancelos, enfim, tudo ali entre Braga e Famalicão, como você mesmo disse. Mas tem-se notícia de membros que dali partiram para Ponte da Barca, Ponte de Lima, e até mesmo para o Brasil, onde vim eu a nascer. Não é impossível que algum descendente tivesse emigrado para Liceia ou outro lugar.

Infelismente não tenho mais nada a lhe acrescentar, mas fica aí a pista de uma família, que aqui na BD do Geneall tem umas 8 gerações publicadas. Quem sabe o Joam não vem a ser descoberto como descendente destes? Você já terá a quem linká-lo.

Saudações,

Gabriel Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#286606 | joaolobo | 06 set 2011 13:08 | Em resposta a: #5543

Uma vez que se geram muitas confusões no que se refere a família Cardoso de Menezes, faço saber que os Margarides não são os representantes dos Cardoso de Menezes, são-o os Nespereira (Amaral Cardoso de Menezes).

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#286643 | DD | 06 set 2011 22:10 | Em resposta a: #286606

Caro Confrade Joao Lobo
Será possível aprofundar um pouco mais a sua msg que liga os "Cardoso de Menezes" aos Nespereira"
Tenho na minha ascendencia uma 5ª avó FRANCISCA MICAELA DE CASTRO MENEZES, filha de Luiz Cardoso de Menezes e de HHelena de Castro, casada com Francisco José de Mendonça, natural do Granjal, Moço Fidalgo por Alvara de 20-3-1720 Livro das Mercês de D. João V, L~11, fls 294 vº.
Gostaria de aprofundar mais este ramo de família.
Terá qualquer ligação aos " Cardoso de Menezes" de que fala?
Grato e com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287150 | joaolobo | 13 set 2011 00:57 | Em resposta a: #255823

Caro Dario Rocha,
o site diponibiliza pouca informacao em relacao a familia dessa sua avo (esta incompleto) de maneira que e possivel que haja uma ligacao.No entanto advirto para uma igual possibilidade de nao haver qualquer ligacao, uma vez que a familia dos senhores da Honra de Cardoso (em Sao Martinho de Mouros) de onde a familia Cardoso (retira o seu apelido).Esta familia (a original) e "imitada" no apelido, uma vez que o senhor da Honra de Cardoso e elevado a conde de Sao Martinho, o chefe da linha secundaria e o senhor e morgado de Nespereira, e mais tarde visconde. A familia dos condes de Margaride e de facto descendente dos Cardoso de Menezes originais, no entanto e um ramo junior da familia, cabendo a sua representacao, em primeira instancia, a actual condessa de Sao Martinho e Azambuja D. Joana de Mendoça de Siqueira, ou, por nao usar Cardoso de Menezes, ao membros da Casa de Nespereira-Lobo Machado do Amaral Cardoso de Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287336 | FGJ | 15 set 2011 14:33 | Em resposta a: #5543

Caro JMMA,
Gostaria de saber que informações tem V.S. sobre CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO.
Atenciosamente,
FGJ/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287339 | Menarue | 15 set 2011 15:10 | Em resposta a: #286643

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192775 3o avo do meu marido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287347 | DD | 15 set 2011 17:28 | Em resposta a: #287339

Prezada Menarue
Pela informação que me dá, concluo que os 7ªs avós de seu marido - Francisco José de Mendonça Madeira ( Na " Mordomia-Mor da Casa Real" figura apenas com o nome de Francisco José de Mendonça) e mulher Francisca Micaela de Castro Menezes eram meus 5ºs avós, pois o 6º avó de seu marido - Manuel Cardoso de Mendonça - era irmão da minha 4ª avó -Maria Cardoso de Menezes, que também usava os nomes de Maria António Vitória Cardoso de Menezes ou Maria Antónia Vitória de Medendonça Figueira Azevedo Cardoso de Menezes.
Concluo que seu marido é muito novo e eu sou já muito velho ( 85 anos) mas é sempre agradável encontrar membros da nossa Família.
Agradeço a sua resposta e informação.
Gostaria de aprofundar esta troca de informação, porque o nosso parentesco recua até outros antepassados comuns.
Grato e com os melhores cumprimentos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287349 | Menarue | 15 set 2011 17:45 | Em resposta a: #287347

I am sorry but I understand Portuguese but write in English. My husband is 76 so not that young. Yes, cousins. My husband was born in Granjal. You can contact us at maureenpossidonio@gmail.com
Cumprimentos,
M

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287424 | alcmfp | 16 set 2011 19:44 | Em resposta a: #287336

Caros Confrades


Sei que existem pelo menos três familias que hoje em dia usam o apelido Cardoso de Menezes:
- Cardoso de Macedo de Menezes (Margaride)
- Cardoso do Amaral e Menezes (Nespereira)
- Há também uma familia da Beira Alta que usa o apelido Cardoso de Menezes

Agora estas familias assinam simplesmente Cardoso de Menezes.


Com os melhores cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287429 | alcmfp | 16 set 2011 21:55 | Em resposta a: #287424

Infelizmente não poderei ajudar relativamente à familia Cardoso de Menezes Montenegro, mas provávelmente terá alguma ligação com as outras que indiquei anteriormente, pois já me informaram que todas as três têm ligações entre elas, daí que haja essa possibilidade em relação aos Cardoso de Menezes Montenegro.


Com os melhores cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287443 | FGJ | 17 set 2011 03:33 | Em resposta a: #287424

ALVARO,
agradeço as respostas.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#287447 | Menarue | 17 set 2011 08:15 | Em resposta a: #287424

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192775 It seemed to be the custom to include as many family names as possible when Baptising a baby in those days. One family name can appear, then disappear for a generation then back it comes.
The old family house, which was in ruins the last time I saw it, in S.Joao de Fontoura has arms which (if I remember correctly) include Montenegro as well as Barbosa, Cardoso and Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289245 | TMA | 15 out 2011 13:10 | Em resposta a: #5559

Talvez.
Foi-me dito por um Familiar que tínhamos em comum, entre outros (Lemos, Morais/Moraes, Nápoles, Ataíde, Osório e Ferreira), esse apelido.
Agradecia que me facultasse informação relativa a estes Cardoso de Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289246 | TMA | 15 out 2011 13:15 | Em resposta a: #251901

Albina Augusta de Sá Carvalho é neta de Margarida Cândida de Menezes, mãe de Maria José Sá Couceiro Lobo Portugal, de Montemor-o-Velho... não sei se ajudará...

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289249 | aeiou2 | 15 out 2011 13:32 | Em resposta a: #66150

Veja a resposta do Vasco Jácome (já falecido) neste tópico sfff.
MJOOM

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289251 | Filipe Manuel | 15 out 2011 14:42 | Em resposta a: #289246

Agradecia muito se me desse datas. o meu ramo Menezes é de Liceia e Montemor-o-Velho, iria ajudar-me muito compreender este ramo.

Cordialmente,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289290 | TMA | 15 out 2011 22:05 | Em resposta a: #289251

Infelizmente não tenho qualquer data.
Albina Augusta de Sá Carvalho é minha Trisavó pelo lado materno...

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289294 | TMA | 15 out 2011 22:12 | Em resposta a: #289251

Contudo, sempre ouvi dizer que o meu ramo paterno Cardoso de Menezes, cuja pouca informação que possuo lhe posso facultar, entronca, a determinada altura, com o meu ramo materno, tendo talvez tal suposição como base o casamento de Miguel de Sá Couceiro Lobo Portugal com Margarida Cândida de Menezes...

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#289367 | FGJ | 16 out 2011 22:16 | Em resposta a: #289249

Agradeço a dica.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#295185 | TMA | 20 jan 2012 10:08 | Em resposta a: #287424

Caro Álvaro Ferreira de Passos,

Uma das Famílias da Beira Alta que, até à geração do meu Bisavô (António Cardoso de Menezes, 1863, Penalva do Castelo, Ínsua), tinha como apelido Cardoso de Menezes é a minha.
Se tem informações que me possa fornecer relativamente a este ramo, agradeço.

Cumprimentos
TMA

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#295214 | f4b2 | 20 jan 2012 17:15 | Em resposta a: #295185

caro TMA(?)

Estive a verificar o Anuário de 1908 e cito:

- ANTÓNIO CARDOSO de MENEZES - Lavrador ou Agricultor em Insua(Penalva do Castelo),1908

- ALBERTO CARDOSO de MENEZES - Lavrador ou Agricultor em Insua,1908

Do Ano de 1943,cito:

- Dr. ALBERTO CARDOSO de MENESES - Lagar de Azeite em Penalva do Castelo,1943

- JOSÉ XAVIER CARDOSO de Meneses - Lagar de Azeite em Penalva do Castelo1943

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#295728 | alcmfp | 26 jan 2012 14:30 | Em resposta a: #295214

Caro TMA

Desculpe pôr a siglas mas como não sei o seu nome terei de o chamar dessa forma. O nosso confrade João Barroca penso que já deu algumas informações sobre a familia Cardoso de Menezes originária da Beira.
Eu sou Cardoso de Menezes (Margaride), pela parte da minha mãe e também sou parente dos Cardoso de Menezes (Nespereira), pelo lado da minha avó materna que era Pindela. Sempre ouvi dizer que a origem era de facto a mesma, em relação à familia Cardoso de Menezes da Beira, há poucos anos um dos representantes dessa familia que até tinha uma produção de vinho na região da Beira dizia aos meus país que a origem do apelido era o mesmo daí o nosso parentesco.Infelizmente não sei explicar, apenas relato o que sempre ouvi.

Cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos
Não

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#295770 | Limão | 27 jan 2012 00:17 | Em resposta a: #295728

Caros Confrades,
Existem também os Condes de "Magalhães e Meneses", em Ponte da Barca, que deram origem aos Fidalgos da Luz, Fafe.
Não sei se interessa...
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#296884 | joaolobo | 10 fev 2012 18:40 | Em resposta a: #295728

Caro Álvaro Ferreira de Passos,

a origem é de facto a mesma, pelo que sempre ouvi dizer, dado que o meu avô é Nespereira e bisneto de uma Pindela, e parente da minha avó que é Margaride. De facto, pelo relevo que a familia dos senhores de Nespereira (Cardoso de Menezes) terá tido, muitos ramos, inclusivamente por via feminina (como é o caso dos Margarides) optou por fazer uso do nome, ao qual (obviamente têm direito), o que disto resulta é que muitas familias usem um mesmo apelido, não tendo todas elas a mesma varonia.
RL

Resposta

Link directo:

Cardoso de Menezes MONTENEGRO

#296889 | FGJ | 10 fev 2012 19:23 | Em resposta a: #286606

Eu estou interessado em Cardoso de Menezes Montenegro.
Sou trineto de Luciano Cardoso de Menezes Montenegro, que ao casar no Rio de Janeiro em 1833 declarou ser filho de Antonio Cardoso de Menezes Montenegroe e ser natural de Alijó.
Consultados, o ADB e o ADVR responderam nada terem sobre o dito Luciano.
Alguém do Forum tem alguma informação ou sugestão de pesquisa?
Atenciosamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#296895 | alcmfp | 10 fev 2012 19:49 | Em resposta a: #296884

Somos da mesma familia. Já agora estou com curiosidade em saber que é pois a minha avó é Pindela e o meu avô Maragaride.


Cumprimentos,
Álvaro ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304203 | TMA | 27 abr 2012 10:42 | Em resposta a: #295728

Caro Álvaro Ferreira de Passos

se ajudar, tal como tinha afirmado anteriormente, a Família Cardoso de Menezes a que pertenço, pelo lado da minha Avó paterna, está também ligada à casa Menezes/da Chaminé (Coriscada).

Cumprimentos
Teresa Meneses de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304212 | alcmfp | 27 abr 2012 12:16 | Em resposta a: #304203

Cara Teresa Meneses de Almeida

Para lhe ajudar, precisaria de mais dados pois não sou um grande entendido em geneologia. Onde é a casa Menezes/da chaminé (Coriscada)? Consigo mais informações de duas familias que hoje em dia usam o apelido Cardoso de Menezes, os Margaride e os Nespereira, ambos têm raizes em Guimarães.


Cumprimentos
Álvaro Ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304216 | TMA | 27 abr 2012 12:50 | Em resposta a: #304212

www.cm-meda.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304220 | TMA | 27 abr 2012 13:11 | Em resposta a: #304216

A nossa Família usa os apelidos em causa sem qualquer outro de permeio há várias gerações (7, 8 ou mais).
As poucas informações que possuo posso fornecer via e-mail, se assim pretender, mas são fruto de uma recolha de informação confusa e lacunar.

TMA

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304221 | TMA | 27 abr 2012 13:13 | Em resposta a: #304212

A nossa Família usa os apelidos em causa sem qualquer outro de permeio há várias gerações (7, 8 ou mais).
As poucas informações que possuo posso fornecer via e-mail, se assim pretender, mas são fruto de uma recolha de informação confusa e lacunar.

TMA

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304236 | JDAlmeida | 27 abr 2012 15:08 | Em resposta a: #304221

Olá Teresa
É engraçado encontrar-te por aqui!
Em tempos (há quase 10 anos), também me dediquei à Genealogia, investigando a família da minha avó materna.
Uma vez também procurei informações sobre a tua família - penso que foi num livro chamado a Descendência de D. João II... mas sem grande êxito, infelizmente...
No entanto, pode ser que agora já existam disponíveis na Net os registos paroquiais dos distritos da Guarda e Viseu... talvez alguém aqui no Forum saiba como encontrá-los... devem estar nos Arquivos Distritais de Viseu e da Guarda.
Eu também tenho muitos antepassados das Beiras - somos certamente primos - Almeida e outros... mas são antepassados bastante nebulosos e escondidos, receio. No entanto todos descendemos do grande D. Afonso Henriques, evidentemente!
Entretanto, boa sorte nas pesquisas,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#304249 | alcmfp | 27 abr 2012 16:22 | Em resposta a: #304221

Cara Teresa

Como lhe disse não sei muito sobre geneologia, se quiser posso tentar ajudá-la se me enviar o seu email. Sei que há várias familias que usam esses apelidos que têm relações de parentesco. Como lhe disse tenho informações sobre os Cardoso de Menezes (Margaride), aliás tenho um livro que foi feito por um primo meu, que se chama "Os Condes de Margaride e a sua Descendência".


Cumprimentos
Álvaro Ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#306557 | TMA | 23 mai 2012 11:08 | Em resposta a: #304249

Caro Álvaro Ferreira de Passos,

Agradeço o esforço e intenção em ajudar.
O meu e-mail é: teresamenesesalmeida@gmail.com.

Cumprimentos
TMA

P.S. - Quando, a determinada altura, se refere ao facto de ter ouvido falar num dos representantes dessa família (Cardoso de Menezes da Beira), que tinha uma produção de vinho na região da Beira, está provavelmente a referir-se ao meu primo José Luís X.A. S. Cardoso de Menezes (Quinta da Murqueira, Penalva do Castelo- Casa Agrícola Cardoso de Menezes)...

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#333999 | TMA | 18 ago 2013 16:59 | Em resposta a: #295214

Caro João Barroca,
Agradeço os dados que forneceu, ainda que relativos a antepassados muito próximos.
Decorrido todo este tempo encontrou mais alguma coisa relativa a este ramo?
Cumprimentos,
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#334065 | f4b2 | 19 ago 2013 20:44 | Em resposta a: #333999

Cara Teresa

Encontrei apenas esta referência, cito Anuário de Portugal de 1908:

- VIÚVA do Dr. JOSÉ CARDOSO DE MENEZES - Productora de Vinho em Penalva do Castelo, 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#334070 | TMA | 19 ago 2013 22:03 | Em resposta a: #334065

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=300542

Mulher do José CM...

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardoso de Menezes

#334886 | FGJ | 07 set 2013 18:37 | Em resposta a: #334065

Caro BARROCA,
Gostaria de saber que informações tem V.S. sobre CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO.
Sou rineto de LUCIANO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO, português, q ao casar no Rio de Janeiro em 1830 declarou ser filho de ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO e nascido em Alijó.
Consultados, o ADVR e o ADB informaram nada ter sobre o dito LUCIANO.
O BARROCA tem alguma sugestão de outras fontes onde pesquisar?
Atenciosamente,
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#369488 | yaron julio | 18 mai 2016 02:43 | Em resposta a: #5545

Olá,
Tambem sou Cardoso de Menezes emigrados para o Brasil, residentes na cidade de Jacarei e São Jose dos Campos. Quem souber algo a respeito, eu ficaria grato em saber.
Newton Menezes Julio

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#432765 | Margarida SVPS | 13 abr 2021 17:30 | Em resposta a: #66150

Eu sou descendente de Luciano Cardoso Menezes Montenegro, pela sua filha Helena Zulmira e sua neta (minha bisavó) Branca Montenegro Chaves da Silva.
Se tiver alguma informaçao sobre a familia, eu gostaria de saber.

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#432766 | Margarida SVPS | 13 abr 2021 17:32 | Em resposta a: #369488

Tambem descendo desta familia, que regressou a Portugal no fim do sec 19.
se quiser comunicar comigo, terei muito gosto.

Resposta

Link directo:

Família Cardoso de Menezes

#432789 | FGJ | 13 abr 2021 22:55 | Em resposta a: #432765

BOA NOITE, MARGARIDA.
LUCIANO CARDOO DE MENEZES MONTENEGRO É PAI DO MEU BISAVÔ DO MESMO NOME NASCIDO NO RIO DE JANEIRO EM 1837 E FALECIDO EM 1925 NA MESMA CIDADE. SOMOS, POIS, PRIMOS.
BRANCA ERA FILHA DE HELENA ZULMIRA MONTENEGRO E ALFREDO DOUGUET CHAVES, MORADORES NO PORTO.
SE VOCÊ QUISER ESCREVER PARA MI EM PRIVADO USE fredgrinberg@uol.com.br E EU RESPONDEREI O QUE SOUBER.
ESCREVO EM MAIÚSCULAS DEVIDO A MINHA VISÃO SUBNORMAL.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 16:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen