Ollero

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia

Ollero

#52753 | AA | 28 nov 2003 10:52

Procuro informações sobre esta família de origem espanhola, da qual descendo, mas cuja origem e descendência em Portugal desconheço.
A base de dados do Genea refere algumas pessoas com este apelido mas a informação é escassa.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda que os caros confrades me possam prestar.

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52791 | FAmaral | 29 nov 2003 11:53 | Em resposta a: #52753

Caro correspondente

Julgo que tem ascendência Ollero a Srª D. Luisette Santana, casada em 1964, sem geração, com o médico Joaquim Carlos Barreto Fragoso, Travessa do Pinheiro, 21, 4º esq. em Lisboa (ver o meu "Barretos e Outros", 1976, p. 31). Foi ela quem mo disse; e tem, aliás muito interesse em conhecer tal ascendência.

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52822 | Lobo | 30 nov 2003 11:15 | Em resposta a: #52753

Caro António das Neves Almeida

Tenho um tio avô (Isidoro Pedro Leger Pereira Leite) casado com Virgínia das Mercês Ollero Pereira Leite que tiveram um filho Pedro Ollero Pereira Leite, no entanto não conheço a ascendência desta tia-avó.

Caso disponha de algum dado que me possa esclarecer agradeço um contacto.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52828 | Jpiasoares | 30 nov 2003 13:35 | Em resposta a: #52753

Sou descendente de Alfonso Ollero ( natural de Caceres ) casado com Maria Jose de Vargas Machuca ( casados em Évorae moradpres em Lisboa na rua do Vale do Pereiro por volta de 1835 ).
Tiverem varios filhos dos quais Joao Carlos de Vargas Ollero (engenheiro). Teve uma filha Maria Luiza de Vargas Ollero casada com Joaquim Rodrigues Colaço e varios filhos dos quais MAria Jose Colaço esta casada com Egydio Isidoro. Tiveram uma filha Marias Antonia Isidoro Soares minha mae.
Tenho fontes e mais informação e gostaria de contactar descendentes.
Joao Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52949 | AA | 02 dez 2003 11:15 | Em resposta a: #52791

Caros F. Amaral

Agradeço a mensagem e os dados que me enviou. De momento não disponho de dados concretos. De qualquer modo coloco à sua disposição o que for obtendo.

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52951 | AA | 02 dez 2003 11:27 | Em resposta a: #52822

Caro A. de Sepúlveda,

Tenho conhecimento da existência de seu tio avô Isidoro Pedro Leger Pereira Leite, o qual foi oficial de marinha e Ministro das Colónias e Governador Geral de Angola, durante a 1ª República. O facto de ser casado com uma senhora de apelido Ollero não me passou despercebido pois tenho parentes com apelido Pereira Leite, embora eu desconheça ao certo o laço de parentesco existente.
Sei apenas de sou trineto de João Rogado de Oliveira Leitão, oficial do exército (1824-1875) e de sua mulher Maria Leopoldina de Vargas Ollero.

Se tiver alguma informação adicional agradeço um contacto

Grato

A. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#52953 | AA | 02 dez 2003 11:40 | Em resposta a: #52828

Caro João Soares,

Creio que talvez tenhamos ascendência comum pois sou trineto de João Rogado de Oliveira Leitão, oficial do exército (1824-1875) e de sua mulher Maria Leopoldina de Vargas Ollero. Possuo alguns dados sobre a descendência deste casal, mas nada sobre a ascendência desta minha trisavó. No entanto os seus apelidos Vargas Ollero sugerem que seja da mesma família que o engenheiro João Carlos, por si mencionado. Tem alguns dados adicionais que corroborem ou contradigam esta possibilidade?

Cumprimentos

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#53026 | Lobo | 03 dez 2003 14:37 | Em resposta a: #52951

Caro A.das Neves Almeida
Grato pela sua resposta. O meu conhecimento da ascendência do meu tio avô Isidoro é limitada, não vai além de 4 gerações. Teve um filho: Pedro Ollero Pereita Leite que, tanto quanto sei, também foi oficial de marinha.

Sei que o ramo Pereira Leite a que estou ligada é das Terras de Basto (Cabeceiras) mas não tenho conseguido estabelecer a ligação.

Caso tenha algum dado sobre esta família agradeço a sua boa vontade.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#53466 | Jpiasoares | 10 dez 2003 16:59 | Em resposta a: #52953

Caro Antonio Almeida,
Estou em crer que deveremos ter ascendência comum já que a única situação que conheço de "Vargas Ollero" são a dos descendentes de Alfonso Ollero e de Maria José de Vargas Machuca. Estes meus tetravós pelo costado materno casaram-se em Évora por volta de 1830 e tiveram vários filhos dos quais conheço 3 (Maria Laura, Anna, e João Carlos meu trisavô).
Moraram em Lisboa na Travessa do Atarracamento do Vale do Pereiro. É natural que tenham tido outros filhos que desconheço. Mais informações sobre a sua avó seriam interessantes já que é m uito natura que seja irmã ou sobrinha deste meu antepassado. A filha deste meu antepassado, Maria Luíza de Vargas Ollero morou em Santarém onde se casou com Joaquim Rodrigues Colaço.
Se lhe puder ser mais útil estou ao seu dispôr.
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#53510 | AA | 11 dez 2003 13:49 | Em resposta a: #52753

Caro João Soares,

Obrigado pela informação. Nada mais sei sobre aquela minha trisavó, mas tenho algumas pistas de como obter mais dados. Caso os obtenha de facto informá-lo-ei com certeza.

A propósito, vem mencionada na base de dados do Genea uma Senhora chamada Laura Eugénia de Vargas Ollero. Sabe se está relacionada com os seus ancestrais?
Cumprimentos

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#54587 | Jpiasoares | 31 dez 2003 21:41 | Em resposta a: #52753

Caro António das Neves Almeida,
Permita-me perguntar-lhe se será por acaso familiar do Arq. Rodrigo das Neves ou do escritor Manuel das Neves. Este último é meu tio-bisavô.
Esta pista poderia ajudar a construção da árvore dos Ollero e Vargas Machuca em Portugal.
Desde já obrigado e votos de um bom ano 2004.
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#54876 | AA | 07 jan 2004 13:43 | Em resposta a: #54587

Caro João Soares,

Agradeço e retribuo os votos de Bom 2004.

Não creo ser familiar das pessoas que menciona na sua mensagem. Em todo o caso poderá encontrar informação os Neves a que pertenço, os quais estão descritos no tópico "Marcelo Caetano" deste forum.

Cumprimentos

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#208203 | Jpiasoares | 14 set 2008 11:10 | Em resposta a: #52822

Caro A. de Sepúlveda,

Ao fim de quase 5 anos desta sua mensagem tenho ainda a esperança de ter sucesso com este contacto.
A sua tia-avó que refere, Virgínia Olero Pereira Leite é filha de Virgínia Amélia de Vargas Ollero que por sua vez é filha de Alfonso Ollero e de Maria José de Vargas Machuca.

Estes dois últimos são meus tetra-avôs pelo costado materno e sobre eles tenho alguma informação caso esteja interessado.

Cumprimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#208206 | Jpiasoares | 14 set 2008 11:23 | Em resposta a: #52951

Caro A. das Neves Almeida,

Ao fim de 5 anos gstaria de retomar as minhas pesquisas do ramo Ollero do meu costado materno.

Pelo que leio, se é trineto de Maria Leopoldina de Vargas Ollero eu sou trineto de seu irmão, João Carlos de Vargas Ollero.

Tive oportunidade de entrar em contacto com um outro familiar também ele colateral deste ramo, o Arq. Rodrigo Ollero que tem informação bem como um asservo fotográfico deste costado.

Todos nós entroncamos em Alfonso Ollero (fundador da Faculdade de Veterianaria de Lisboa) e de sua mulher Maria José de Vargas Machuca.

Caso tenha interesse em explorar esta família, coloc-me desde já ao seu dispôr.

Cumprimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#208249 | AA | 14 set 2008 19:08 | Em resposta a: #208206

Caro João Soares,

Agradeço desde já a sua gentileza e informo que acabo de solicitar ao moderador do Fórum que me permita contactá-lo directamente por correio electrónico, pois interessa-me essa informação.

Sempre ao dispor

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ollero

#208263 | Jpiasoares | 14 set 2008 22:10 | Em resposta a: #208249

jpiasoares@sapo.pt
916826082

Estou ao seu dispôr.
João Soares

Resposta

Link directo:

Ollero

#415678 | Jakin Pedro Branco | 19 jun 2019 00:11 | Em resposta a: #208249

Caro João Soares,
É estranho este tópico ter aparecido à 16 anos e passados que já vão 11 ser a minha vez de dar com esta mensagem.
Não sei se chego tarde para uma troca de informações sobre o casal Alfonso e Maria José de quem tb descendo e de quem tenho algumas curiosidades...

Atentamente

J. Pedro Branco

Resposta

Link directo:

Ollero

#415680 | Jpiasoares | 19 jun 2019 09:07 | Em resposta a: #415678

Caro João Soares,
É estranho este tópico ter aparecido à 16 anos e passados que já vão 11 ser a minha vez de dar com esta mensagem.
Não sei se chego tarde para uma troca de informações sobre o casal Alfonso e Maria José de quem tb descendo e de quem tenho algumas curiosidades...

Atentamente

J. Pedro Branco

Caro J.Pedro
Em genealogia 16 anos não é nada pelo que vem mais que a tempo.
Nos post acima poderá verificar alguma informação sobre o referido casal nosso antepassado.
Um dos seus filhos entre os 9 que penso ser o numero correcto está o João Carlos de Vargas Ollero de quem descendo.
Identificados estão dois primos, o Arq Rodrigo Ollero que tem contacto frequente com a minha mãe e António Neves Almeida tendo já tido oportunidade de almoçarmos juntos.
Tenho alguns assentos de nascimento e casamento que terei todo o gosto em partilhar.
Quanto ao ramo dos Vargas Machuca, parei na Margarita de Vargas Machuca, mãe da Maria José e cuja informação já publiquei no geneall. Não tive tempo de investigar mais este ramo no entanto, parece-me que merecia algum investimento da nossa parte dada alguma informação oral que temos da passagem a Portugal.
Se me quiser contactar directamente poderá fazelo através do meu mail jsoaresarrobaspcare.pt.
Os meus cumprimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

Ollero

#415691 | Jakin Pedro Branco | 19 jun 2019 18:36 | Em resposta a: #415680

Caro João Soares
Obrigado pela pronta resposta.
Há próximo de vinte anos que me interesso pela genealogia e pode ver no Geneall, na minha ascendência, Começando em mim e andando até ao casal em questão, que teve uma filha chamada Laura Eugénia: Joaquim Pedro Colaço Alegre Branco/mãe/Pai/Pai/ esposa/mãe(Laura Eugénia) e pais (Alfonso e Mª José).
Nunca me debrucei de forma contínua sobre este assunto mas fui colectando informações escritas e orais sobre os vários ramos...
Sobre "Alfonso Ollero" tenho o seguinte:
Nasceu em Casar de Cáceres (Espanha) em 1802, filho de António Ollero, tratante de curtumes. Tendo sido aprisionado durante uma das guerras civis espanholas, conseguiu fugir na véspera do dia em que deveria ser fusilado por ter sido para tal "quintado". Refugiou-se em Portugal, possivelmente com a ajuda de um tio, cura em Zarza la Mayor, junto à fronteira e começou a prestar serviço como veterinário no Regimento de Cavalaria de castelo Branco.
Foi um dos fundadores , em 1830, da Escola de Medicina Veterinária...
Já reformado, enlouqueceu repetindo constantemente, segundo tradição familiar, a palavra "arantué" cujo significado se desconhece...

Vou organizar alguns destes escritos e depois, através do email particular, poderíamos trocar mais informações, se para isso estiver de acordo.

Os meus Cumprimentos
J. Pedro Branco

Resposta

Link directo:

Ollero

#415694 | AA | 19 jun 2019 22:14 | Em resposta a: #415691

Caros João Soares e J. Pedro Branco,

Desde o nosso encontro (Arq. Rodrigo Ollero, J. Soares e eu próprio) há cerca de 11 anos, tenho tentado obter mais dados sobre o nosso antepassado comum Alfonso Ollero. Pouco consegui, tendo inclusivamente contactado a biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária, onde nada consta para além da informação de que ele integrou o primeiro corpo docente desta escola. Agradeço desde já toda a informação que puderem partilhar.
Relativamente ao lado Vargas Machuca existem dados interessantes sobre a nossa ascendência que obtive no arquivo distrital de Évora (https://tombo.pt) e que tenho muito gosto em partilhar assim que os organizar, quer por esta via, quer por mail particular.
Cumprimentos
António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

Ollero

#415700 | Jpiasoares | 20 jun 2019 08:51 | Em resposta a: #52753

Caro António e J.Pedro,

Desde logo é com muito agrado que tenho noticias do António após o nosso almoço há 11 anos atrás.

Com o nosso primo arquitecto Rodrigo Ollero tenho tido noticias através da minha mãe que mantém com ele um contacto regular.

Posteriormente tive a oportunidade de me encontrar com um outro primo o comandante Cunha e Silva já também há alguns anos onde teve a amabilidade de me convidar para almoçar no Clube naval de que é sócio.

É muito gratificante para um genealogista, ainda que amador, receber as noticias que me enviam; para além dos aspectos documentais que cada um detém a memória oral familiar é do maior relevo e deverá ser passada a escrita.

Irei coligir alguns assentos que tenho para os partilhar convosco e fico antecipadamente e extremamente agradecido em recolher toda a informação que detenham, escrita e oral.

Sugiro, de forma a sermos mais, eficientes que o façamos através dos nossos endereços de mail (o meu consta num post anterior).

Na expectativa do vosso contacto aceitem os meus cumprimentos.
João Soares

Resposta

Link directo:

Ollero

#415727 | Jakin Pedro Branco | 20 jun 2019 21:57 | Em resposta a: #415700

Caros João Soares e António Neves Almeida,

Estou de forma provisória no Geneall Plus até amanhã dia 21 e por isso irei perder o vosso contacto por esta via.
O meu mail é: jakin.pedro@gmail.com e vou enviar uma mensagem de confirmação para João Soares esperando não perder "este comboio" que me irá finalmente lançar num trabalho genealógico com alguma consistência.

Fico satisfeito por ter-vos entusiasmado novamente para este tópico.

Atentamente
J. Pedro Branco

Resposta

Link directo:

Ollero

#415732 | Jakin Pedro Branco | 20 jun 2019 22:46 | Em resposta a: #415727

Caro João Soares,

A minha mensagem não foi entregue a jsoares@aspcare.pt, porque não foi possível encontrar o domínio aspcare.pt.
Terei errado em algo?

Atentamente
Pedro Branco

Resposta

Link directo:

Ollero

#415739 | Jpiasoares | 21 jun 2019 07:13 | Em resposta a: #415732

Caro Pedro,

O mail é:

jsoares "ARROBA" spcare.pt

Fico a aguardar mail.
Cumprimentos
Joao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 03:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen