RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#5208 | rmfrp | 22 mai 2001 00:40

Boa noite.

Estou à procura de informação sobre um casal residente em Ceuta, João de Orta de Andrade e Bárbara Antunes. Este casal teve pelo menos dois filhos, que casaram ambos em Tânger, Pedro Vieira de Orta, cc Júlia Castelina em 1601, e Leonor de Andrade de Orta, cc Manuel de Oliveira em 1609.

Pedro Vieira de Orta e Júlia Castelina tiveram um filho também chamado João de Orta de Andrade, que aparece referido com o título de comendador e que teve o hábito de Cristo em 1647.

Alguém sabe qual a origem desta família? Agradeço desde já qualquer pista.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#97035 | dajby | 31 jul 2005 10:31 | Em resposta a: #5208

Estos son bautismos de mi base de datos en Ceuta, no hay ningún Orta anterior

Maria, de Pedro Vieira de Orta y Luisa de la Rosa de Negreiros, en 1621
Sebastian, de Pedro Vieira de Orta y Luzia/ Luisa de la Rosa 31.1.1627
Duarte, de Juan Gomez de Orta e Isabel Lopez 20.9.1637 y otros muchos hijos.

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#97038 | josécyr | 31 jul 2005 14:19 | Em resposta a: #97035

Caros confrades,

Creio também, pelos apelidos, que este casal terá origem ou em Ceuta ou em Tanger.

Aparecem em Moncarapacho, possivelmente aí casados, circa 1620/25:
Domingos de Andrade e Inês D'Orta.

Virão a ser pais de:

Domingos de Andrade, casado em Moncarapacho, a 24-01-1661, com Catarina Rodrigues. Testemunharam: Francisco de Mendonça Pessanha e manuel Raposo de Brito.

Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#97150 | rmfrp | 02 ago 2005 00:36 | Em resposta a: #97035

Caro Alfonso Gonzalez Dorado:

Muito obrigado pela sua mensagem. Não conhecia o Pedro Vieira de Orta que indica, casado com Luísa da Rosa de Negreiros. Talvez seja descendente de um outro Pedro Vieira de Orta, de Ceuta, que é Cavaleiro da Ordem de Cristo em 1583 e Comendador em 1588, e que não sei como liga ao meu ramo.

Muitas vezes os (de) Orta desta época aparecem nos registos de Tânger com o seu apelido na forma "Dorta", e suponho que o mesmo possa ter sucedido em Ceuta. Já cerca de 1570-1580 existiriam Ortas/Dortas em Ceuta, pois deve ter sido por essa época que aí nasceu o meu Pedro Vieira de Orta, filho de João de Orta de Andrade. Nos seus dados haverá algum Dorta?

Aproveito também esta ocasião para lhe perguntar, se tem notícia em Ceuta de alguém de apelido Guedelha/Gadelha ou Vaz de Matos.

Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#97166 | dajby | 02 ago 2005 08:20 | Em resposta a: #97150

Caro Rui:

Estos son los más antiguos que he encontrado

Pedro Vieira de Orta y Luzia de la Rosa, hijos
Sebastian, bautizado en 1627
Isabel Vieira, se casa en 1651

Cornelio Verdonex y Juana de Orta Autos Matrimoniales en 1618

Juan Gomez de Orta fue comendador del Orden de Cristo,
Juan Gomez de Orta e Isabel Lopez: Autos Matrimoniales en 1618

Si tienes información de Pedro Vieira de Orta te lo agradecería.

Matos hay, pero necesito fecha aproximada.

En cuanto a los apellidos, parecer ser que tenían ciertos privilegios y podían optar por un apellido de las cuatro últimas generaciones, lo que es un hecho es que repetían los nombres y apellidos de los abuelos. En general son un galimatías.

No todos los bautizos y matrimonios están recogidos en Ceuta, por ser casi todos militares, eran desplazados de una ciudad a otra, pienso yo.
un cordial saludo
Alfonso

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Andrade, Orta, Vieira / Matos, Guedelha

#97525 | rmfrp | 07 ago 2005 13:00 | Em resposta a: #97166

Caro Alfonso Gonzalez Dorado:

Peço desculpa por só agora me ser possível responder à sua mensagem.

Quanto aos Vaz de Matos, eu procuro principalmente eventuais registos de baptismo de filhos de Álvaro Vaz de Matos (pode aparecer como Álvaro Vaz de Matos Guedelha) entre 1580 e 1600. Em geral interessam-me todos os Guedelha e os Vaz de Matos.

Sei que muitas vezes os apelidos não vinham dos pais mas sim de avós ou bisavós. Mas no caso dos meus Ortas tenho-os documentados como sendo de Ceuta, daí que eu esperasse que existissem algumas referências a esse apelido nos registos paroquiais mais antigos dessa cidade.

Estou muito interessado em toda a informação que me possa dar sobre a descendência de Pedro Vieira de Orta e Luzia de la Rosa. Deixo-lhe aqui um resumo do meu ramo da família:

1. João de Orta de Andrade c. c. Bárbara Pitis (registo do casamento do filho Pedro), ou Bárbara Antunes (registo do casamento da filha Leonor). Naturais de Ceuta (registo de Pedro), moradores em Tânger (registo de Leonor).
- 2. Pedro Vieira de Orta, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, n. Ceuta, cas. (Tânger 25.06.1601) com Júlia Castelino.
- 2. Leonor de Andrade de Orta, cas. (Tânger 13.09.1609) com Manuel de Oliveira. Não conheço descendência deste casamento.

2. Pedro Vieira de Orta c. c. Júlia Castelino tiveram:
- 3. João de Orta de Andrade, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Comendador, b. Tânger 12.04.1602, cas. (Tânger 13.05.1629) com Bárbara Coelho, b. Tânger 05.07.1590. Conheço-lhes apenas uma filha:
---- 4. Júlia Castelino, b. Tânger 31.01.1630, cas. (Tânger 18.08.1652) com Jerónimo Borges Lobo (meus antepassados, com descendência no Algarve).
- 3. Um filho ou filha, b. Tânger 08.02.1603 (registo parcialmente destruído).
- 3. Isabel, b. Tânger 15.08.1608.
- 3. Francisco, b. Tânger 06.11.1610.
- 3. Francisca, b. Tânger 29.04.1612.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Andrade, Orta, Vieira / Matos, Guedelha

#97571 | pinheirov | 08 ago 2005 14:52 | Em resposta a: #97525

Prezado Rui Pereira

A curiosidade levou-me a aprofundar a informação contida no seu tópico, relativa ao apelido Orta. Se este apelido suporta também a ortografia HORTA, tenho na minha árvore de colaterais um chamado:
MANOEL DE HORTA *c1680, cc Izabel Ramos, de Sta.Maria de Loures. Tiveram:
Feliciana Maria, *Lisboa, N.Sra dos Mártires (cc Patrício Malafaia Mascarenhas *1694 meu 6°Avô)
(T.Tombo- Reg.Paróquias. Lisboa, Sta.Catarina, Cas., liv.13, fls.75 (microfilme 1074SGV).

Não sei se esta informação pode ser de qualquer interesse, mas é com prazer que a comunico.
Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#97886 | rmfrp | 13 ago 2005 22:24 | Em resposta a: #97038

Caro José Cabecinha:

Apesar dos dois apelidos em comum, Andrade e Orta, parece-me mesmo assim pouco provável que exista uma ligação próxima entre as pessoas que refere e os meus Ortas de Ceuta. Cerca de 1700 o apelido Orta aparece com muita frequência na região mais oriental do Algarve e tenho várias referências de datas mais antigas, pelo que não me parece que se trate de um nome importado de Tânger ou Ceuta, pelo menos na maioria dos casos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Andrade, Orta, Vieira / Matos, Guedelha

#97887 | rmfrp | 13 ago 2005 22:31 | Em resposta a: #97571

Caro Victor M. Pinheiro:

Muito obrigado pela sua informação.

Orta e Horta são de facto duas formas do mesmo apelido. Relativamente às pessoas que refere não tenho qualquer dado e, como refiro em resposta ao colega José Cabecinha, o apelido em causa é menos invulgar do que se poderia pensar, pelo que é provável que não exista ligação próxima com as pessoas que referi.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Andrade, Orta, Vieira / Matos, Guedelha

#135741 | JoãoGaspar | 28 nov 2006 11:24 | Em resposta a: #97887

Caros Confrades,

Tenho uns ascendentes Horta/Orta, entre 1500 e 1600. O saber:

Luís de Horta Galvão cc Francisca Moniz, e são pais de:
Beatriz Moniz cc Henrique da Gama
Catarina de Orta Galvão cc Manuel Pereira

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=226521

De Catarina de Orta Galvão e Manuel Pereira encontrei dois filhos,:
- Luís de Orta Galvão
- Afonso Pereira Galvão, (só tenho a descendência deste último, que vivia em Alhos Vedros onde deixou descendência, quanto ao seu irmão é bem possível que tenha descendência em qualquer território Português da época.)

Estes Hortas ou Ortas juntam-se aos Pereiras, Monizes, e estes por sua vez aos Mattos, aos Nettos, Patos e Vieras. Como eram famílias de Cavaleiros e Escudeiros é natural a sua deslocação pelo Reino em Quinhentos e Seiscentos, principalmente nas novas Praças Conquistadas, instalando-se irmãos em terras diferentes originando novos ramos de uma mesma família. Devemo-nos lembrar também que os Morgadios na época favoreciam um dos filhos, e caso não tivesse a família outras Mercês como por exemplo a de Tabelião, ou escrivão de Sisas, para ajudar a fixar os membros da mesma família na mesma vila, os irmãos mais novos em regra, ocupavam cargos em Praças Novas onde era necessário o repovoamento, esta forma de ocupação do território existe desde a fundação de Portugal, era portanto aliciante na época o sonho da conquista e da recompensa, talvez dai tenha surgido o ditado popular Português," Quem não arrisca, não petisca!" heheheheheehe...
Quero dizer com isto que é natural, encontrar Ortas perto de Lisboa, mais tarde outros em Ceuta e depois voltar a encontrar mais tarde um outro ramo no Algarve. Infelizmente normalmente não se conseguem as ligações nem provas concretas da sua origem comum.


Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Andrade, Orta, Vieira / Matos, Guedelha

#135853 | rmfrp | 28 nov 2006 22:09 | Em resposta a: #135741

Caro João da Silva Gaspar:

Muito obrigado pela sua resposta.

Infelizmente pouco sei dos meus Ortas de Ceuta, e não conheço qualquer ligação a outros territórios que não Tânger onde segue a sua descendência imediata. O apelido Orta perdeu-se rapidamente, ainda antes do despejo de Tânger na década de 1660.

Por outro lado, não surpreenderá se existirem inúmeras famílias Orta/Horta sem qualquer relação entre si, dado tratar-se de um toponímico facilmente adoptável (existem hortas por toda a parte...).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#169006 | MENDES | 01 out 2007 02:10 | Em resposta a: #5208

Caro Senhor

Um dos minhas 6ª avó chamava-se Maria Joaquina d´Orta natural de S. Giraldo ( Montemor-o-Novo) casada com João da Silva Telles natural de S. Martinho de Seia.Esta minha avó era filha de Mamede Antunes natural de S. Pedro (Gouveia) e de Águeda Gomes de Lavre (casados em 17-01-1751) e neta de Francisco Antunes e de Maria d´ Orta.


João Almeida Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#169072 | rmfrp | 01 out 2007 21:48 | Em resposta a: #169006

Caro João Almeida Mendes:

Infelizmente desconheço a existência de qualquer ligação entre os meus Ortas e Montemor-o-Novo. Todos os Orta que aqui trato viveram em Ceuta e Tânger, tendo o apelido desaparecido na descendência ainda em África.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#170488 | Orta | 20 out 2007 17:45 | Em resposta a: #169072

meu avô materno era um Orta.Dizem que era filho de uma grande familia de posses deTomar seu pai orta tambem terá exercido cargo na vara do tribunal dos orfãos e deputado pela , na altura comarca de tomar, mas entre o se diz e o que é verdade anda uma grande diferença e eu estou pesquisando todas essas verdades. tem jazigo de familia em tomar e lá esta bem gravado o apelido orta.tambem sei ser aparentado dos vieiras ????as suas propriedades localizavam-se em marmelais de cima acho que é isso tomar ,relacionava-se com el rei d. Carlos agora antecedentes familiares dele ainda não sei pedi certidão narrativa de meu avô e dai partir a pesquisa. diz-se que era de ascendencia nobre será e tambem há notas de que era aparentado dos Relvas em casa possuo fotos desse tempo mas sei muito pouco vivi muitosanos fora do pais.
estou pronta a colaborar com a pesquisas

Resposta

Link directo:

RE: Ceuta: Famílias Andrade, Orta, Vieira

#417721 | virgilio | 06 set 2019 09:28 | Em resposta a: #170488

Bom dia,
Nada desde 2007 !
Na minha arvore encontrei uma Maria de Orta casada com Baltazar de Gouveia por volta de 1600.
Infelizmente não sei onde casaram.
Se algum têm uma ideia, é bem vinda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 06:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen