Nomes compostos com mais antiguidade

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Nomes compostos com mais antiguidade

#50139 | filipejardim | 21 out 2003 13:29

Só por mera curiosidade...

Quais os apelidos compostos mais antigos em Portugal. Penso que os Soares de Albergaria estarão nesta lista...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50147 | zamot | 21 out 2003 16:55 | Em resposta a: #50139

Mateus Rosé ?

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50156 | filipejardim | 21 out 2003 18:32 | Em resposta a: #50147

Estou realmente impressionado...


Se conduzir não beba...melhor; se beber muito ainda acaba impotente...

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50162 | magalp | 21 out 2003 20:00 | Em resposta a: #50156

sim sim... sobretudo se for esse compositum evocado!

Caro Filipe
Numa apalpadela rápida nos LL encontrei Martins Berredo e Martins Camelo.
Curiosamente, existe aqui em Matosinhos uma antiga família Martins Camelo, só q. não sei se liga com os da 1ª dinastia...
cmptos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50164 | magalp | 21 out 2003 20:18 | Em resposta a: #50139

Caro Filipe

Esqueceu-me dizer há pouco que entre os muitos Soares, do Soeiro Soares, "guardador de porcos" - não estou a fazer gozação, pois até onde mais longe cheguei na minha varonia, foi a um Lourenço(?) Pinto Soares, natural de Bretiande, Lamego, escrivão na Sé, no séc. XV -não estou certo de que os Soares de Albergaria sejam mais antigos q. os Soares de Valadares.

Terão tido outra projecção por razões de sólidas alianças, ou outras. Mas não tenho para mim provado q. sejam cronológicamente anteriores...

A ver vamos o que dizem os sábios que dominam os LL!

cmptos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50172 | Ortigão | 22 out 2003 01:22 | Em resposta a: #50139

Tópico interessante...
Será necessário distinguir nomes compostos, de nomes únicos compostos por duas palavras. Castelo Branco é um nome unico composto por duas palavras, enquanto que Abreu de Lima é um apelido composto, p.ex. soares de Albergaria, que é um caso interessante de um nome se ter mantido intocado na sua composição durante centenas de anos é a meu ver um nome unico composto por duas palavras. Não tenho a certeza se Freire de Andrade se refere a duas familias unidas por casamento ou a um Freire de uma terra chamada Andrade (como é o caso dos soares, de uma terra chamada albergaria, ou tangil). Teles de Meneses também segue o mesmo padrão
Um dos nomes mais antigos terá que ser Teles da Silva, que foi continua e ininterruptamnte usado como união dos Silva aos Meneses. Também Sousa Coutinho deve ser muito antigo.
A moda dos nomes compostos começa a sério no século XVI e atinge o apogeu no séc. XVIII, onde o barroco também se infiltra na onomástica com apelidos gigantescos compostos pelas mais diversas motivações, desde a necessidade de atender ás obrigações vinculares ou para potenciar o efeito estético.
Até aí os nomes compostos são raros, e regra geral remetem-nos para o binómio apelido-lugar, e não tanto á combinação de dois apelidos, sendo que poucos sobreviveram dessa altura. Note-se que o proprio apelido estava pouco vulgarizado até ao século XVI.

O apelido que uso do lado da minha mãe, Magalhães e Meneses, foi usado pelos chefes da familia Magalhães desde o século XV, e acho que os condes de São Martinho seus representantes, ainda o usaram junto no século XIX. O Vasco Sousa Cirne saberia dizer ao certo apartir de quando esses dois nomes se casaram, mas já lá devem ir uns bons 400 anos.

abraços,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50173 | zamot | 22 out 2003 08:07 | Em resposta a: #50162

Caro Manuel e Emª Rvª

Para ti, Barca Velha, pois realmente o Mateus Rosé faz mal...

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50181 | aburma | 22 out 2003 10:43 | Em resposta a: #50172

Caro Rodrigo,

Não sabia que o nosso Magalhães e Meneses já existia na forma composta desde o século XV, e tomei a devida nota.

Quanto a Sousa Cirne - que também me toca - a junção fez-se no início do séc. XVII, se não estou em erro, tendo por vezes assumido também a forma Cirne de Sousa.

E sem querer puxar demasiado a brasa à minha sardinha, também o nome "hiper-composto" Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila data de princípios do séc. XVII, sendo ainda hoje usado nessa forma por alguns membros da família.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50183 | artur41 | 22 out 2003 11:08 | Em resposta a: #50181

Caros confrades


Já agora, refiro o "Araújo e Souza".


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50185 | artur41 | 22 out 2003 11:13 | Em resposta a: #50183

Caríssimos


E o "Araújo de Barbudo".


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50189 | filipejardim | 22 out 2003 11:37 | Em resposta a: #50172

A minha curiosidade, vai de encontro com a antiguidade e longevidade de um apelido- seja nome composto ou nome único composto por duas palavras, ou binómio apelido-lugar.

Seia uma mais valia conseguir identficar a origem geográfica do nome... ou seja onde aparece pela pimeira vez, e se ainda é usado?

Cumprimentos,
Flipe

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50191 | filipejardim | 22 out 2003 11:55 | Em resposta a: #50189

Caro Zamot,

A minha resposta era composta de 2 partes:

...impressionado com tanta sabedoria...

conduzir...demasiados acidentes em contra-mão

...impotente no raciocínio...


Barca velha (com velas e violino...)


Como já demostrou, conto com o seu bom humor...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50193 | ítalo | 22 out 2003 12:08 | Em resposta a: #50189

O nome composto Guedes Alcoforado creio que é usado pelo menos desde o início do século XVI e ainda é razoavelmente comum em certas partes do Nordeste brasileiro, onde está presente há quase 400 anos, a partir do capitão João Guedes Alcoforado.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50202 | zamot | 22 out 2003 14:22 | Em resposta a: #50191

Pode Contar com o meu Bom humor Caro Filipe, e já agora conhece um vinho Tinto, também ele com nome composto chamado FORÇA NO PAU?

Um abraço

ZT

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50227 | filipejardim | 22 out 2003 16:32 | Em resposta a: #50202

Claro que conheço, só que dizem que tem um problema; com a idade cria bicho- por isso o melhor mesmo, é deixar de beber...

Aconselho um site deveras interessante;
(...)

Um abraço,
FJ

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50229 | jbrandao | 22 out 2003 16:54 | Em resposta a: #50227

Caros Amigos,

E já que falam em termos tão vinícolas, não me saberão dizer quantos séculos tem a venerável família dos Tintos do Cartaxo (ou será Pintos?)?

Os meus respeitosos

João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50230 | gonçalo calheiros | 22 out 2003 16:54 | Em resposta a: #50193

Já agora Morais Sarmento-e de minha mulher-Lemos e Sousa do principio de XVIII
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50231 | abivar | 22 out 2003 17:08 | Em resposta a: #50139

Caros Confrades:

Seria interessante fazer um apanhado de nomes compostos mas, como já foi sugerido noutras intervenções, distinguindo os que se compõem de diversos apelidos independentes (como os já referidos Sousa Cyrne, Magalhães e Menezes, Sousa Coutinho, etc.) dos que resultaram de fixar um patronímico (que ainda não se tinha tornado apelido) e um apelido propriamente dito, da mesma linha de ascendência, como no caso dos Soares de Albergaria, Soares Tangis, Soares de Valladares, Telles de Menezes, Vaz de Castelo Branco, Vaz de Almada, Álvares Pereira. Neste último grupo é curioso notar que houve tempo em que a ascensão social levava às vezes ao abandono do patronímico (muitas vezes quando se passava a usar o “Dom” por se receber um título de Conde, como aconteceu com Castelo Brancos, Pereiras e em certos casos com Almadas, por exemplo), simplificando-se o apelido em vez de se complicar, como mais tarde se tornou moda...
Quanto a apelidos compostos propriamente ditos lembro-me das inúmeras linhas de Sousa Lobato do Alto Minho, apelido composto que, pelo menos desde o século XVI/XVII, muitas vezes funcionou quase como sinónimo de Caldas (nas primeiras gerações de Caldas portugueses entrou sangue de Sousas e Lobatos e essa memória aflorava intermitentemente em diversas linhas de descendência às vezes em gerações salteadas...). Outro exemplo conhecido, nascido na primeira metade do século XVII (com um casamento, julgo que em 1520, pelo menos para uma das linhas) é o apelido duplo “Marinho Falcão”. Será possível determinar quando foi pela primeira vez usado um apelido composto deste tipo (que tivesse chegado aos nossos dias) e qual foi a “dupla” mais antiga?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50233 | zamot | 22 out 2003 17:23 | Em resposta a: #50227

Caro Filipe

E eu aconselho o seguinte:

(...)
Apareça e divirta-se connosco

ZT

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50234 | aburma | 22 out 2003 17:36 | Em resposta a: #50189

Caro Filipe Jardim,

Os apelidos compostos que referi vinham a talhe de foice por me serem familiares, mas creio que se percorrermos a Base de Dados encontraremos inúmeros desses apelidos em uso desde seiscentos/setecentos, e alguns mesmo antes.

Quer-me também parecer que o exemplo que refere - Soares de Albergaria - será dos mais antigos dentre aqueles que ainda hoje se mantêm.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50238 | A.Godinho | 22 out 2003 18:44 | Em resposta a: #50231

Caros Confrades

Aqui vão alguns "nomes" compostos com alguma antiguidade, se bem que não tanta quanto a de alguns dos já mencionados em outas mensagens.
Gente nobre e principal os meus Vaz Negrão, de Benavila ( hoje concº de Avis-Alentejo) que já assim usavam no sec.XV e o continuaram a fazer até meados do sec. XVIII,perdendo-se o seu uso por esta data, sobretudo devido às quebras de varonia.
Os Velho Cabral (inclusivé os meus, de Santarém desde o sec.XVI) de nobreza bem conhecida.
Lembro ainda os Fonseca Coutinho, os Pires de Carvalho etc...

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50239 | A.Godinho | 22 out 2003 18:51 | Em resposta a: #50238

Em tempo lembro também os Furtado de Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50242 | zamot | 22 out 2003 20:14 | Em resposta a: #50233

Ah, mas este site existe ao contrario do seu, mas... aqui ficam mais uns

(...)

Divirta-se e aprenda... Boas Provas |_|

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50243 | artur41 | 22 out 2003 22:11 | Em resposta a: #50242

Caro Zé Tomáz


E biba o binho e o petisco.
Por sinal: estou a beber um "Porto" em honra...!

Já agora: os "Serpa Pimentel" têm uma pomada do Douro (zona da Régua):-).


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50244 | zea | 22 out 2003 22:14 | Em resposta a: #50181

Alexandre, sabe que eu não gosto nada de o arreliar, não vá levar na cabeça com o seu Ávila de Cespedoza. Mas como primo de sua prima, seu primo é, não se esqueça dos hermanos:
Osório de Moscoso
Zuñiga y Guzman
Ponce de Léon
Fernandez de Córdoba
Se bem me lembro, todos estes nomes compostos já eram "velhos" em 1500.
Até o meu já tem "assentos", como vocês dizem tão bem, de 1565. Neste momento, lavado com Omo, ainda o visto todos os dias.
Um abraço a todos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50258 | zea | 23 out 2003 01:51 | Em resposta a: #50181

E em 1400 já nascia um Nuño Freire de Andrade, em Villalba, na Galicia, por supuesto ...
Buenas noches a todos.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50261 | filipejardim | 23 out 2003 10:03 | Em resposta a: #50242

Caro Zamot,

Como bem deve saber,cabe a honra de Portugal,
ter produzido o vinho licoroso mais antigo engarrafado no mundo- encontrado em Londres...

Neste seguimento, um dia, ainda ofereço-lhe uma garrafa de vinho Madeira...

Entretanto já estou fugindo do proprosito deste tópico...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50265 | zamot | 23 out 2003 10:52 | Em resposta a: #50261

Caro Filipe

Sercial caso possivel, é o meu favorito. Adoro Madeira, e sou contra os Whiskies, e Gins como aperitivos,e contra os Champagnes para brindes.
Utilizemos os Madeiras e Portos uma vez que os temos extraordinários.

Fico assim ANSIOSAMENTE à espera da garrafa.
Retribuirei com um Moscatel de Setubal

Um abraço ZT

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50332 | filipejardim | 24 out 2003 16:31 | Em resposta a: #50239

Relativamente á zona geográfica de onde sou residente, logo onde tenho melhor acesso á bibliografia...

Os critérios por mim usados são: apelidos que´eu tenha algum conhecimento que foram usados ao longo dos tempos- longevidade e permanência...logo, por si só esta exposição é muito incompleta e se calhar com algumas lacunas...


Século XV
Gonçalves da Câmara
Rodrigues da Câmara
Teixeiras de Vasconcelos (ainda com varonia intacta)
Teixeiras de Mendonça
Monizes de Menezes
Homens de Gouveia
Ornelas e Vasconcelos
(Vasconcelos do) Couto Cardoso

SÈC XVI

Almada Cardosos
Henriques de freitas
Telo de Menzes
Pereira da Silva
Bettencourt da Câmara (?)
Quintal de Matos
Carvalhal Esmeraldo
Ferreiras de Carvalho
Teixeiras Dória
Freitas da Silva
Cabral Catanho
Freitas da Silva
Bettencourt de Freitas

SEC XVII
Freitas Aragão
Câmara lemes
Lobos de Matos
Gonçalves jardim (por quem descende Alberto Jardim)
Pinto Correia
Gonçalves Pinto

SEC XVIII

Jervis de Atouguia


SEC XIX

Mesquita Spranger
Crawford do Nascimento
Spinosa Martel (?)
Santa Clara Gomes
Malheiro de Araujo (?)
Perry da Câmara
Favila Vieira


E muitos outros:
Santana e Vasconcelos
Sales Caldeira
Figueira da Silva
Figueira de Freitas
Perestrelos da Câmara
Rodrigues de Oliveira
Freitas Branco
...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50334 | Freire de Andrade | 24 out 2003 17:42 | Em resposta a: #50258

Tenha em atenção que D. Nuño Freire de Andrade, Mestre da Ordem de Cristo, muito antes da data que aponta, se apresenta a requer ao então rei de Portugal, D. Pedro I e para aquele que mais tarde viria a ser o futuro rei, D. João I, o mestrado de Aviz. Atente-se também que D. Pedro I lhe havia confiado a educação do bastardo real o então D. João.
Cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50335 | Freire de Andrade | 24 out 2003 17:51 | Em resposta a: #50332

E muito antes, no séc. XIV, há já notícia (em Portugal) de D. Nuño Freire de Andrade, Mestre da Ordem de Cristo e aio do futuro D. João I, Mestre de Aviz.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

PS: Atente-se que refiro - em Portugal - porque na Galiza o apelido composto Freire de Andrade tem ressonância coeva que recua a séculos anteriores ao XIV

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50341 | zea | 24 out 2003 18:40 | Em resposta a: #50334

Talvez não estejamos a falar do mesmo Nuño.
Este, os galegos consideram-no seu e têm-no sepultado em Monfero. Deve ter nascido por volta de 1380 visto que a sepultura menciona a morte em 1431.
Mas, decerto, o senhor sabe muito mais do que eu, para quem a genealogia é uma curiosidade.
Acredito que nome composto usado ainda hoje, mais antigo do que Freire de Andrade, deve ser difícil encontrar.
Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50342 | filipejardim | 24 out 2003 18:59 | Em resposta a: #50332

O nível seguinte seria conseguir identifcar os representantes daqueles apelidos. Só de um tenho a certeza:


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=75265, que vai dar a...

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176520

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50343 | abivar | 24 out 2003 20:31 | Em resposta a: #50335

Meu Caro Luís:

Estás bom? quanto aos Freires de Andrade, pelo menos os do Mestre, será seguro que se trata de uma alcunha (Freire) atribuída a um Andrade, depois fixada na descendência, ou poderá ter sido um "genuíno" apelido duplo resultante da aliança de duas famílias (no sentido em que eu distinguia na mensagem acima)? Sabes qual o "estado da questão"?

Um grande abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50344 | abivar | 24 out 2003 20:40 | Em resposta a: #50239

Caros Confrades:

Este (Furtado de Mendonça) também encerra algum mistério em Portugal; ou vem directamente do "Hurtado de Mendoza" castelhano com a tradicional origem (genuinamente dupla) conhecida ou seriam outros Furtados portugueses só mais tarde aliados a descendentes dos Mendonças castelhanos (e só então usando o apelido duplo...) ou, hipótese mais "desagradável", tendo só adoptado o Mendonça por analogia com os castelhanos...

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50386 | emedina | 26 out 2003 10:33 | Em resposta a: #50334

Meu Caro
Na ilha Graciosa aparece um dos primeiros povoadores talvez entre 1470/90 de nome João Fernandes Raposo casado com Mari Vaz Freire de Andrade com desdência até aos nossos dias meas abandonando o Freire de Andrade a partir da quarta ou quinta geração. Já alguma vez "esbarrou" com este casal ? Obrigado Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

Origem dos Furtado de Mendonça

#50423 | Vasco Jácome | 27 out 2003 10:55 | Em resposta a: #50344

Caro António Bivar

Já viu o que é dito por Manuel Abranches Soveral sobre este assunto, no seu site em “Ensaio sobre a origem dos Furtado de Mendonça portugueses”?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50427 | alcal | 27 out 2003 12:31 | Em resposta a: #50343

Caro António,

Entre os mais antigos e "genuínos" apelidos duplos apontaria o Sousa de Alvim que remonta a meados do séc.XV. Segundo Manso de Lima no título dos Alvins no seu manuscrito Famílias de Portugal que passo a citar resumindo:
-D.João Frederiques de Alvim, filho de Joana Martins de Alvim e de seu marido Mossem Frederico (no título Sodré/Sudley) acha-se com o foro de Escudeiro fid. no Livro de Matrículas del Rei D.Afonso 5º e com o pronome DOM, c.c. D.Violante Lopes de Sousa, sra. de alta qualidade filha de D.Lopo Dias de Sousa, Rico-Homem e vassalo delRei D.Pedro 1º e delRei D.Fernando e de sua mulher D.Brites Afonso, em tit. de Sousas; o qual D.Lopo Dias de Sousa era irmão de Alvaro Dias de Sousa pai de outro D.Lopo Dias de Sousa que foi Mestre da Ordem de Cristo e progenitor da Casa de Arronches. E teve:
-Lopo de Sousa de Alvim(prog. Srs.de Bordonhos)
-Aires de Sousa de Alvim
D.Filipa d´Alvim de Sousa que está na base de dados, ainda sem ascendência identificada, era filha de Fernão Aires de Sousa de Alvim e este filho do acima Aires de Sousa de Alvim
Ainda segundo Manso de Lima, Lopo de Sousa de Alvim usou as armas dos Sousas, escudo esquartelado com as armas do Reino de Portugal e de Leão, como elRei D.Afonso 3º deu a s/filho Afonso Diniz
De referir que na casa de Seiça, de descendentes de Aires de Sousa de Alvim seu irmão, ainda se encontra na sua frontaria uma antiga pedra com armas idênticas, da época da instituição do morgado, fins séc.XVI
Importa salientar que o Gayo não coincide com Manso de Lima nos costados dos senhores de Bordonhos anteriores ao séc.XVI.
Sem pretender fazer juízos definitivos, até porque me falta o engenho e a arte..., parece-me muito mais completa e documentada a versão de Manso de Lima.

Um grande abraço
Alexandre Callado

P.S.Como é que vão os nossos ramos de Portimão do séc.XVI?

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Furtado de Mendonça

#50431 | abivar | 27 out 2003 13:39 | Em resposta a: #50423

Caro Vasco Jácome:

Obrigado pela sua mensagem; de facto já tinha lido o interessantíssimo artigo de Manuel Abranches de Soveral e foi essa a referência que encontrei defendendo a segunda hipótese que refiro: Furtados portugueses (sem origem castelhana conhecida), mais tarde aliados a Mendonças castelhanos (mais propriamente galegos, na ascendência próxima). A hipótese parece-me bem fundamentada e explica, em particular, o uso que foi feito dos apelidos na sequência de gerações dos Furtados portugueses.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#50439 | Freire de Andrade | 27 out 2003 15:12 | Em resposta a: #50343

Meu Caro António

Mais uma vez depois de algum silêncio, motivado, como sempre, pelos afazeres profissionais em que diariamente ando envolvido, decidi entervir neste tópico para "puxar a braza à minha sardinha", como soe dizer-se.
Efectivamente quanto à origem do apelido composto "Freire de Andrade" correm muitas versões, qual delas a mais correcta? Não sei...
Certo, certo é que o nome composto é de tal modo antigo que se perde nos tempos.
Vária tem sido a literatura galega que a propósito tenho lido e nenhuma é unânime quanto à origem do apelido (Freire de Andrade). A título de exemplo veja-se "La Nobleza Gallega en la baja edad media", de Jose Garcia Oro ou "Historia de Puentedeume" de Antonio Couceiro Freijomil, para citar entre outros.
Também certo, certo é que os Andrade só adquiriram verdadeira notoriedade no país vizinho depois de Fernan Pérez, o Bóo (filho de Ruy Freire de Andrade e Inés González de Sotomayor)e depois das doações que a este lhe fez Henrique II de Trastamara dos senhorios do Ferrol e Puentedeume, com todas as suas aldeias, terminos e jurisdições, por volta do ano 1371, e mais tarde do senhorio de Villaba em 1373.
Segundo "rezam" as crónicas, o nosso "português" Nuño Freire de Andrade seria exactamente irmão do supra referido Fernán Pérez, o Bóo.
A propósito relato, entretanto, aqui a seguinte curiodade, retirada "De Monetaria gallega", "Bol. de la Real Acad. Gall.",de Cesar Vaamonde Lores,tomo XXII,pág. 253, nota. citado por Antonio Couceiro Freijomil:
«Nuño Freire debió pasar al servicio de Portugal en tiempo de Alfonso XI y es muy probable que sea el Maestre de Christus que tan heroicamente se conduio en la batalla del Salado. Fue muy estimado del Rey don Pedro I de Portugal, quien le dio a criar a su hijo don Juan, habido en una noble gallega llamada doña Teresa Lorenzo de Andrade, y para cual niño, de siete años de edad, consiguió el maestrazgo de Aviz (1364). Este príncipe es el Maestre que , años adelante, había de asesinar a Juan de Andeiro.
Nuestro compatriota fue también muy querido del Rey Don Fernando I, y era tanto su prestigio y poderio en el país vecino, que al firmarse las paces de Santarem entre don Enrique II de Castilla y don Fernando de Portugal, el Castilla exigió que Nuño Freire, en unión de otros caballeros, le fuese entregado en rehenes por tres años como garantia del cumplimiento de aquel tratado.»
Se isto é verdade ou não confesso que não sei, todavia é motivo de orgulho para mim que ainda hoje em pleno séc. XXI ostento tão prestigiante apelido (embora, como saibas, com várias quebras de varonia).

Um também grande abraço,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#139224 | pgb-ceara/br | 05 jan 2007 04:06 | Em resposta a: #50229

Meu trisavô paterno tem creio eu um apelido composto Gomes Brandão (ele oriundo de Portugal chegou ao Brasil em 1874 ainda menino. O Sr. que é um Brandão já viu este apelido em algum lugar?

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#139243 | Luis_Froes | 05 jan 2007 10:13 | Em resposta a: #50139

Acrescento:

Barros e Vasconcelos, datado do século XVI
Villa-Lobos e Vasconcelos, século XVI/XVII

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#139278 | Abreu Coutinho | 05 jan 2007 13:03 | Em resposta a: #139243

Se estamos na maré de nomes compostos, aqui vão alguns da minha família:

- Pereira de Castro - séc. XVI (Valença)
- Malheiro Reymão - Séc. XVII (Ponte de Lima)
- Sá Sottomayor - Séc. XVII (Ponte de Lima)
- Abreu Coutinho - Séc.XVII (Viana do Castelo - Ponte de Lima)

Bom ano para todos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Nomes compostos com mais antiguidade

#243221 | crismesquitaspranger | 31 out 2009 20:42 | Em resposta a: #50332

Sr. Filipe Jardim

O meu apelido é Mesquita Spranger e a minha família é da madeira, mas ninguém me sabe dizer nada sobre a história da família ou como surge este nome. Por acaso não poderia partilhar os seus conhecimentos comigo.

Melhores cumprimentos,

Sandra Mesquita-Spranger

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 16:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen