Rebelo da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Rebelo da Silva

#4732 | Eduardo Albuquerque | 17 mai 2001 10:03

Damos por aqui reproduzida a nossa introdução a propósito dos Cerveiras.

A nossa atenção focaliza-se, principalmente, na família REBELO DA SILVA, de Braga, que conservou o cargo de representante do Correio-Mor do Reino durante várias gerações.

Deles há notícia na GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA, especificamente, no tomo 40 (Apêndice)páginas 846 e 847, restectivamente.


Começando, apresentamos:

1805 Dezembro 7

Carta de Brasão de Armas do Dr. José António Rebelo da Silva e Oliveira

A.N.T.T. Cartório da Nobreza, Livro VII, folhas 108.

Dom João por graça de Deus Príncipe de Portugal e dos Algarves d’áquem / digo Príncipe Regente de Portugal e dos Algarves d’áquem e d’álem / mar em África, Senhor de Guiné e da Conquista Navegação e Comér-/cio da Etiópia, Arábia, Pérsia, e da Índia, etc. Faço saber aos / que esta minha carta de Brasão de Armas de nobreza e fidalguia / virem, que José António Rebello da Silva e Oliveira, bacharel / formado na Faculdade de Leis pela Universidade de Coimbra, e / Cavaleiro Professo na Ordem de S. Tiago da Espada, me fez / petição dizendo que pela sentença de justificação de sua nobreza / a ela junta, proferida e assinada pelo meu Desembargador Cor- / regedor do cível da côrte e Casa da Suplicação o Doutor João Vidal / da Costa e Souza, subscrita por Jerónimo José do Vale Baptis-/ ta escrivão do mesmo juízo se mostrava que ele é filho legi-/ timo de José Rebello da Silva, e de Dona Maria Teresa / de Oliveira. Neto por parte paterna de Manuel Rebello / e de Dona Micaela Francisca da Silva, e por parte mater-/ na de Custódio de Oliveira, e de Dona Teresa de Araújo, todos da cidade de Braga. E que os ditos seus pais e avós / e mais ascendentes são pessoas nobres das famílias de Rebel-/ los, Silvas, Oliveiras e Araújos que neste reino são fidal-/ gos de linhagem cota de armas e de solar conhecido, e / como tais se trataram com cavalos, creados, e toda a //

// mais ostentação propria da nobreza, sem que em tempo / algum cometessem crime de lesa magestade, divina ou humana . Pelo que me pedia ele mesmo su-/ plicante por mercê que para memória de seus / progenitores se não perder e clareza de sua antiga / nobreza lhe mandasse dar minha carta de Bra-/ são de Armas das ditas famílias para delas também / usar na forma que as trouxeram e foram concedidas aos di-/ tos seus progenitores. E vista por mim a dita sua peti-/ ção e sentença e constar de tudo referido e que a ele / como descendente das mencionadas famílias lhe per-/ tence usar e gozar de suas armas, segundo o meu / regimento e ordenação da armaria lhe mandei passar esta minha carta de brasão d’elas, na for-/ ma que aqui vão brasonadas, divisadas e ilumi-/ nadas com cores e metais segundo se acham re-/ gistadas no livro do registo das armas da no-/ breza e fidalguia destes meus reinos que tem / Portugal meu principal Rei de Armas. A saber: / um escudo esquartelado: No primeiro quartel, / as armas dos Rebellos, que são em campo azul três / faxas de ouro, sobre cada uma sua flor de liz verme-/ lha postas em banda. No segundo quartel as armas / dos Silvas que são em campo de prata um leão de pur-/ pura armado de azul. No terceiro quartel as armas / dos Oliveiras, que são em campo vermelho, uma oli-/ veira verde com frutos, prefis, e raízes de ouro. / No quarto quartel as dos Araújos que são em / campo de prata uma aspa azul firmada no escu- //

// escudo, e carregada de cinco besantes de ouro. El-/ mo de prata aberto guardecido, digo, guarnecido / de ouro. Paquife dos metais e cores das armas. Timbre dos Rebellos que é um leopardo de ouro armado de / azul, com uma das flores de liz das armas na testa, e por dife-/ rença uma frisa de prata com uma banda verde. O qual / escudo e armas poderá trazer e usar tão somente o dito José / António Rebello da Silva e Oliveira, assim como as trouxe-/ ram usaram os ditos nobres e antigos fidalgos seus antepassa-/ dos em tempo dos senhores reis meus antecessores; e com / elas poderá entrar em batalhas, campos, reptos, escara-/ muças, e exercitar todos os mais actos lícitos da guerra e da / paz. E assim mesmo as poderá trazer em seus firmais, aneis, / sinetes e divisas, pô-las em suas casas, capelas e mais edi- / fícios, e deixá-las sobre sua própria sepultura, e finalmente / se poderá servir, honrar, gozar, aproveitar delas em todo / e por todo como à sua nobreza convém. Como o que / quero e me apraz que haja ele todas as honras, privilégios, / liberdades, graças, mercês , isenções, e franquezas / que hão e devem haver os fidalgos e nobres de anti-/ ga linhagem, e como sempre de todo usaram e gozaram / os ditos seue antepassados, pelo que mando aos meus / desembargadores, corregedores, provedores, ouvidores / juizes e mais justiças de meus reinos e em especial aos / meus Reis de Armas arautos e passavantes, e a quaisquer outros oficiais e pessoas a quem esta minha / carta for mostrada e o conhecimento dela perten-/ cer, que em tudo lha cumpram e guardem, e façam //

// inteiramente cumprir e guardar como nela se con-/ tem sem duvida nem embargo algum que / em ela lhe seja posto, porque assim é minha mercê. O Príncipe Regente Nosso Senhor o / mandou por António da Silva Rodrigues escu-/ deiro cavaleiro de sua Casa Real e seu rei / de Armas Portugal. Francisco de Paula Campos / escrivão da nobreza de seus reinos e suas conquistas / a fez em Lisboa aos sete dias do mês de Dezembro / do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus / Cristo de mil oito centos e cinco. E eu Fran-/ cisco de Paula Campos a fiz e subscrevi. Rei / de Armas Portugal, e eu Francisco de Paula / Campos a registei e assinei. / Francisco de Paula Campos



Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4749 | Vasco Jácome | 17 mai 2001 21:50 | Em resposta a: #4732

Caro Eduardo Albuquerque

Tenho comigo um manuscrito de José de Sousa Machado, sobre os Rebelo da Silva.

Muito recentemente foi publicado um livro sobre a Casa do Penedo, em Geraz do Minho, Póvoa de Lanhoso, donde descendia Antónia Rita de Lima m.er do Dr. José António Rebelo da Silva e Oliveira. Não sei é se desenvolve este ramo, pois anda não me chegou às mãos (o que espero ocorra brevemente).

O que procura concretamente?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4756 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 00:02 | Em resposta a: #4749

Caro Vasco Jácome,

Começo por agradecer-lhe a sua gentil intervenção que muito prezo.

Sobre o assunto em epígrafe, não obstante possuir alguns registos paroquiais referentes a ascendentes e descendentes deste 5º avô de minha mulher, e que aos poucos irei transcrever, gostaria de os completar com outros registos, notícias, ou referências bibliográficas de que haja conhecimento.

Nestes termos, antecipadamente agradeço toda a sua douta intervenção.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4807 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:00 | Em resposta a: #4756

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1647 Dezembro 29

Baptismo de Lourenço Rebelo

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Lourenço de Celeirós, Braga, livro misto nº 1, fl.22.

Aos 29 dias do mes de dezembro de 1647 baptizei Eu / palo de figueira cura desta igreja a lourenso filho de / gonçalo rabello E de sua mulher Anna inez(?) forão padrinhos Bras / ferreira de covas E maria giraldes mulher de Antonio gonçalvez / da lage freguesia de S.ta maria d avalleda E por verda / de fis E asinei o padre Paulo de fygueira cura desta igreja

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4808 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:01 | Em resposta a: #4807

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1684 Outubro 5

Baptismo de Micaela Francisca

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de Dume, S. Martinho, Braga, livro misto nº 2, fl.107.

Aos cinco dias do mes de Outubro de / mil seis centos, oitenta, e quoatro annos nesta igreija de / S. Martinho de Dume baptizei a Michaela filha de Manoel / Francisco e de sua molher Maria Francisca assistentes / na quinta de Mouquim, foi padrinho Diogo Pais / de Araujo morador na dita quinta, e por verdade fis / este que assino / Simão d Alvarenga Peixoto

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4809 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:02 | Em resposta a: #4808

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1685 Abril 1

Casamento de Lourenço Rebelo e de Maria Simões

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de S.ta Ana de Vimieiro, Braga, livro misto nº 2, fl..

Ao primeiro de Abril do anno de mil E seis centos / E outenta E sinco se receberão Lourenço Ra = / belo, com Maria Simõis, autacam da Mifsa cor= / ridos os preguõis, E não ouve impedimento algum / E o mesmo constou por certidam do Vigario Joseph / da Cruz de São Lourenco de Celeiros E por pafsar na / verdade em fé della me afsino era ut supra / o vigario Antonio João

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4810 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:04 | Em resposta a: #4809

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1686 Dezembro 27

Baptismo de Manuel Rebelo.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Lourenço de Celeirós, Braga, livro misto nº 1, fl.62 verso e 63.

Manoel de Lourenço Rabello, e de sua molher Ma / ria Simois do lugar de Covas de Sima desta / freguezia de São Lourenco de Celeiros que dizem / nasceo a vinte tres de Dezembro do anno de / mil e seiscentos, e outenta e seis Baptizei eu / o padre Joseph da Crux vigario da dita Igreja em / os vinte sete do dito mez, forão padrinhos Balthez //

// Balthezar solteyro sapateyro da freguesia de S ta / Anna, e Izabel de Carvalho do mesmo lu / gar de Covas de que fiz este termo que asi / nei no sobredito dia mez e anno / O Vigario Joseph da Crux d Faria

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4811 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:09 | Em resposta a: #4810

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1718 Março 13

Baptismo de José Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Victor, Braga, livro nascimentos nº 6, fl.103 verso.

Joseph filho de Manoel Rebello e de sua mu = / lher Michaella Francisca moradores na Rua no = / va de Bico destrito desta freguezia de Sam / Victor nasceo aos onze dias do mes de Marco / de mil e sete centos e dezoito annos e aos / treze dias do dito mes foi baptizado pello / Padre Francisco Mendes do Campo da Senho = / ra A branca de licença do Reverendo Vi = / gario foram testemunhas digo foram pa = / drinhos joseph Francisco Morador atras / Sam Vicente e Catharina Francisca mulher / de Manoel Fernandes moradores nos Chaos / de Sima desta freguezia, foram testemu = / nhas Pedro de Araujo, e seu filho Paschoal / solteiro sachristao desta Igreja e por ver = / dade fis este termo que todos asinamos dia / era ut supra / O Coadjutor desta Igreja de Sam Victor / O Padre Manoel Antunes / Pascoal de Araujo O Padre Francisco Mendes / Pedro de Araujo.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4812 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:10 | Em resposta a: #4811

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1731 Outubro 8

Baptismo de D. Maria Teresa de Oliveira

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Victor, Braga, livro nascimentos nº 8, fl.212 verso.

Maria Thereza filha de Costodio de Oliveira morador / morador na Rua do Vico desta feiguezia naceo aos / digo filha do Costodio de Oliveira e sua mulher / Thereza de Araujo moradores na Rua nova do vico / desta freiguezia naceo aos oito dias do mes de /outubro do anno de mil sete centos e trinta / e hum annos e foi Baptizada aos treze dias do di / to mes pello Padre Belchior Pereira de Castro / Cura desta Igreja e lhe pos os santos oleos / foi Padrinho Hieronimo da Silva de olivei / ra morador na Rua do Souto freiguezia de Sam / joam do Souto foram testemunhas Pedro de / Oliveira e Domingos de Sousa moradores na / mesma Rua nova do vico e para constar fis / este acento que todos asignamos era ut Supra / o Coadjutor desta Igreja o Padre Domingos Antunes / Hyeronimo da Silva de Oliveira / Pedro de Oliveira / Domingos de Sousa o Padre Belchior Pereira de Castro

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4813 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:12 | Em resposta a: #4812

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1753 Maio 6

Casamento de José Rebelo da Silva e de D. Francisca de Araujo.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro casamentos nº 3, fl.14.

Aos seis dias do mes de Mayo de mil sete centos e sincoenta e tres / annos nesta Igreja de São João do Souto dadas as denunciaçois na forma / do sagrado concilio Tridentino e Constituiçois deste Arcebispado e com li / cença do Reverendo Doutor Juiz dos cazamentos desta corte(?) de licença do / Reverendo Abade desta Igreja o Padre Antonio Pinheyro morador nas tra / vessas desta freguezia em prezença das testemunhas abaixo asignadas se / Receberão Joseph Rabelo da Sylva Tinente do Correyo desta cidade mora / dor na Rua do Anjo desta freguezia filho legitimo de Manuel Rabelo / e de sua molher Micaela Francisca ja defunta da freguezia de São Vitor / a honde foi baptizado com Francisca de Araujo filha legitima de Antonio / de Araujo e de sua molher Adriana Ferreyra da freguezia de Santa Maria / de Ferreyros termo desta cidade forão testemunhas o Padre Joze Marques / coadjutor desta Igreja e o Padre Joze Manoel Jacome de freguezia de / São Pedro de Maximinos e para constar fis este acento dia era / ut supra o Coadjutor o Padre Joze Marques

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4814 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:13 | Em resposta a: #4813

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1758 Fevereiro 25

Casamento de José Rebelo da Silva e de D. Maria Teresa de Oliveira.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro casamentos nº 3, fl.49.

Aos vinte e sinco dias do mes de Fevereiro de / mil e sete centos e sincoenta e oito annos nesta Igreja de São João / do Souto em prezença de mim Padre Jose Marques coadjutor / desta Igreja e das testemunhas abaixo afsignadas na forma do / sagrado Concilio Tridentino e Constituicois deste Arcebispado / e por decreto de sua Excelencia Reverendifsima o Senhor / Dom Frej Aleixo de Miranda Henriques Vigario Capitular / e Governador deste Arcebispado se Receberão Jose Re / velo da Silva veuvo que ficou de Francisca de Araujo / e filho legitimo de Manoel Revelo e de Micaela Francisca / da Rua das Palhotas da freguezia de São Jose e morador na Rua / do Anjo desta freguezia Com Maria Thereza de oliveira filha / legitima de Custodio de Oliveira e de Thereza de Araujo ja / defuntos moradora na Rua das Palhotas da freguezia de São / Jose Como testemunhas o Padre Manoel Antonio da / Rocha da Rua do Soouto e manoel gomes do Valle da Rua / dos Chaos de Sima e para Constar fis este acento dia era / ut supra / o Coadjutor o Padre Joze Marques / O Padre Manuel Antonio da Rocha / Manoel gomes do Vale

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4815 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:14 | Em resposta a: #4814

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1764 Julho 23

Baptismo do Dr. José António Rebelo da Silva e Oliveira

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro de nascimentos nº 8, fl.169.

Aos vinte tres dias do Mes de Julho de mil e sete centos / e sessenta e quatro annos nesta Igreja de São João de Souto / de minha Licença Baptizou e pus os santos o Reverendo / Padre Manoel Anmtonio da Rocha morador na rua de / (?) desta freguesia a Joze filho filho de Joze Revelo da Silva / Correyo Mor desta cidade e de sua mulher Maria Thereza / de Oliveyra moradores na rua do Anjo desta fregue / zia nasceu aos trinta de Julho digo trinta de Junho / do dito Mes e anno asima forão Padrinhos Joze An / tonio de Souza Coutinho da Mata Fidalgo da Caza de / Sua Magestade Fidelissimo Cavaleyro professo na or / dem de Christo, Correyo Mor do Reyno e suas conq / uistas da Cidade de Lisboa pro procuracão que apreze / ntou feita em quatorze de Julho do prezente anno / por cuja procuracão asestiu o dito Reverendo Manoel An / tonio da Rocha e Madrinha a Croa de Nossa Senhora da / Boa memoria e para Constar fis este acento dia era ut / supra declaro que me apresentou licenca do Doutor Provizor para / haver de ser Baptizado fora do tempo da constituicão / O Abbade Joze Soares da Silva / O Padre Manoel Antonio da Rocha

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4816 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:15 | Em resposta a: #4815

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1768 Janeiro 30

Baptismo de D. Antónia Rita de Lima

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São José de São Lázaro, Braga, livro de nascimentos nº 2, fl.146 verso e 147.

Antonia filha legitima de Joam Ferreira Lima, e de sua / mulher Suzana Antonia moradores na Rua de Sam / Lazaro desta freguezia de Sam Joseph: nasceo a / os vinte, e nove dias do mes de Janeiro de anno / de mil, sette centos, e cessenta, e oito: foi ba / ptizada por mim Joam do coutto Ribeiro Pa- //

// Parocho desta Igreja, e lhe pus os Sanctos oleos aos / trinta dias do dito mes, e anno: netta pella parte / paterna de Antonio Ferreira Gomes, e de sua mulher / Antonia de Barros, moradores, que foram na Rua de Sam / Lazaro desta freguezia; e pella materna, netta de Antonio / Alves da Sylva, e de sua mulher Maria Vieyra da freguezia / de Sancto Estevem de Gerás concelho da povoa de Lanhozo = / foram padrinhos o Reverendo Doutor Pedro Antonio de / Sancta Rita Conego Regullar de Sam Joam Evangelista assisten- / te no seu collegio de Coimbra, por procuraçam, que apre / zentou o Liçenciado Antonio Jozeph de Figueiredo morador / na Rua do Anjo freguezia de Sam Joam do Soutto: madrinha / por devoçam Nossa Senhora do Socorro. E para Constar fis / este assento, que assignei com o dito procurador. Hoje dia, / era ut supra / O Parocho Joam do Coutto Ribeiro / Antonio Joze de Figueiredo

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4817 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:17 | Em resposta a: #4816

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1788 Dezembro 16

Óbito de José Rebelo da Silva

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro óbitos nº 5, fl.99.

Aos dezeseis dias do mez de Dezembro de mil sette centos oitenta e oito faleceu repentinamente / de huã Apoplexia, que logo privou dos sentidos, só com sacramento da Extrema-Unccão, / por não poder Receber os mais, porem com testamento fechado, Jozé Rebello da Sylva, Viuvo, Correyo, / e morador na Rua do Anjo desta freguezia:

seu corpo foi embrulhado no habito inteiro de São / Francisco, depositado na Capella de Sancta Cruz, num caixão, e sobre hum tumulo que / seus filhos lhe mandarão fazer, e mais hum officio de prezente, oficiado por mais de sessenta / Padres, ahi teve Missas gerais de corpo prezente, como tambem na Capella de São Vicente / no mesmo dia, para onde foi acompanhado pella Irmandade de São Pedro da Sé, hindo o cor / po no seu Esquife, levado por quatro padres, que na dita Capella o lançarão á Sepultura: no tal / acompanhamento hião mais Irmandades, Confrarias, Clerigos, e padres, que me dizem, erão trin / ta, e tres aos quais deixou cento e vinte Reis a cada hum.

Deixou quatrocentas Missas, a saber, / duzentas por alma de sua primeira mulher Francisca Thereza, e duzentas pella de sua / segunda mulher Maria Thereza: mais quatro centas por sua alma, fóra as gerais, mais / duzentas por alma de seu Pay, e outras duzentas pella de sua May; mais cem por alma / de seu Irmão Domingos, todas estas Missas ditas gerais, a metade em São Vicente, a metade em / Sancta Cruz; mais duzentas pellas almas do Porgatorio Deixou, que no dia do seu interro, / se dese a cada doente do Hospital, e cada prezo do Castello, e Aljube cem Reis.

Deixou mais / que no dia do seu enterro se dicesem por sua alma vinte Missas no Altar de São Pedro, e / as que nesse dia se não dicerem fossem ditas nos seguintes.

Deixou mias quatrocentos mil / Reis ao Hospital de São Marcos, com obrigação delle mandarem dizer todos os annos cinco / ternos de Missas de Natal; hum por sua alma, outro pella de seu Pay, outro pella de sua / May, outro pella de sua primeira mulher, e outro pella de sua segunda mulher.

Herdei / ros, e testamenteiros seus filhos Joze, Joaquim, e Manuel Antonio.

Para constar fiz / este assento, era ut supra O Abbade Antonio de Santa Maria,e Sylva

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4818 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:18 | Em resposta a: #4817

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1790 Maio 2

Casamento do Dr. José António Rebelo da Silva e Oliveira e de D. Antónia Rita de Lima.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São José de São Lázaro, Braga, livro de casamentos nº 1, fl.162 (?).

Aos dois dias do mes de Maio de mil sete centos e noven / ta e hum nesta Igreja de Sam Joze desta cidade / Com licença do Doutor Juiz dos casamentos = Antonio / Joze de Araujo Camizam; sem inpedimento al / gum se receveram na prezenca do Doutor Vigario / Geral do destrito de Moutta Pedro Antonio de San / ta Rita Pareira por licenca que lhe deu o Reverendo / Vigario desta freguezia Pedro Archer estando o mes / mo vigario prezente na prezenca das testemu / nhas abaixo nomiadas e asignadas o Bacharel / Joze Antonio Rabello da Silva e oliveira fi = / lho Legitimo de Joze Rabello da Silva, e Maria / Thereza de Oliveira da Rua do Anjo da fre / guezia de Sam Joam do Souto desta cidade = / com Donna Antonia Ritta de Lima filha Le / gitima de Joam Ferreira Lima = e Suzana / Antonia da Rua da Ponte de Guimaraens des / freguezia por pallavras do prezente, e guarda / da a forma do Sagrado Concillio Tredentino e Cons / tituicoens deste Arcebispado estando prezentes por / Testemunhas o Padre Joze Antonio Ferreira de Frei / tas da Rua de Sam Lazaro desta freguezia e o Dou / tor Antonio Joze de Fegueiredo e Carlos Antonio / de Araujo Costa do eirado da freguezia de Sam / Joam do Soutto em que este fes e como Testemunha / era ut Supra o Padre Joze Antonio Fereira de / Freitas o vigario Pedro Archer / Doutor Pedro Antonio de S.ta Rita Pereira / Carlos Antonio de Araujo Costa / Antonio Joze de Figueiredo

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#4819 | Eduardo Albuquerque | 18 mai 2001 23:20 | Em resposta a: #4818

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1795 Abril 4

Baptismo de Narciso António Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro de nascimentos nº 10, fl.68.

Naecizo Antonio filho legitimo de José Antonio Rebelo da Sil- / va, e D. Antonia Ritta de Lima moradores ma Rua do Anjo desta / cidade e freguesia de S. João do Souto nasceu aos quatro dias do / mes de Abril de mil settecentos, e noventa, e cinco, e / foi baptizado solemnemente por mim o Padre Antonio / Jozé de Figueiredo, e lhe pûs os Sanctos Oleos tudo / com Licenca do Reverendo Parocho desta Igreja de São / João do Souto no mesmo dia quatro d’ Abril, e / forão Padrinhos o Reverendo Manoel Antonio Re- /bello da Silva seu tio, e Flaviana Antonia de Lima / sua tia por procuração, que fes ao Reverendo Dou-/tor João Manoel Duarte de Faria desta mesma. Avós / Paternos Jozé Rebelo da Silva, Correyo mor, e sua / mulher Maria Thereza de Oliveira moradores, que / forão na Rua do Anjo, e maternos João Ferreira Lima, e / sua mulher Suzana Antonia, moradores a São La- / zaro desta ditta cidade; e para constar fis este azentto / e azigney hoje era ut supra / o Padre Antonio Jozé de Figueiredo / Manoel Antonio Rebello da Silva

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5161 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:51 | Em resposta a: #4819

Em aditamento à minha mensagem anterior,


1809 Março 4

Donativo para as despesas do exército oferecido pelo Dr. José António Rebelo da Silva.

B.P.M.P. Hemeroteca. “ A Gazeta de Lisboa” nº 9, suplemento extraordinário, sábado 4 de Março de 1809.

Lisboa 4 de março / …./ Relação das Pessoas, que tem concorrido com Donativos voluntarios para as des / pezas do Exercito, manifestadas na Meza da Inspecção para ellas estabeleci- / da no Erario Regio, pelo Real Decreto de 15 de Novembro de 1808. /…./ José Antonio Rebello da Silva offerece durante a guerra a Tença de 12$000 réis que leva pelo Almoxarifado da Fruta; e tudo que della se lhe dever, / além de 200$000 réis que já entregou na Cidade de Braga para a caixa militar.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5162 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:52 | Em resposta a: #5161

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1821 Outubro 11

Óbito do Dr. José António Rebelo da Silva

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro óbitos nº 6, fl.87.

Aos honze dias do mes de Outubro de mil oito centos, e vinte, e / hum, faleceu com todos os sacramentos, e com testamento apro- / vado Frei Joze Antonio Rebello da Silva, Cavaleiro Professo na / Ordem de Sam Thiago da Espada, e casado que era com Dona / Antonia Rita de Lima da Rua do Anjo desta freguezia,

foi seo cor- / po anvolto no habito da Religião da Ordem de Sam Thiago da es- / pada, e condozido por seis pobres para a Capella de Sancta Cruz don- / de foi enterrado, e os mesmos o lançarao á sepultura, e se deo de / esmola a cada hum dozentos reis, e teve Mifsas gerais de Cor / po prezente de esmola cada huã de dozentos, e quarenta reis, / declaro que por baixo do habito da sua Ordem levou a Tunica de / Sam Francisco.

Deixou dez Mifsas em altar preveligiado de / esmola de dozentos, e quarenta reis:

Deixou mais por/ sua alma cem Mifsas de esmola de cento, e quarenta reis, / pelas almas de seos pais dozentas Mifsas: pelas de seos bemfeito- / res, e malfeitores quatro centas Mifsas: pelas almas que es- / tão no fogo do porgatorio dozentas: pelas de seos Irmaons, / e parentes cem Mifsas. E pelas faltas das rezas que tinha o- / brigação de satisfazer pelas suas Irmandades, e confrarias / seis coenta, e todas estas Missas afsima referidas de esmola / Ordinaria, e por huã vez somente,

e que recomendava a seos / Testamenteiros dessem logo parte, e vegiasem sobre o com- / primento das Mifsas de suas Irmandades:

Deixou ao Hospi- / tal para Corativo do Infermos quatro centos mil reis, com a / obrigação dos Ademenistradores lhe mandarem dizer / em cada hum anno huã Mifsa por sua alma,

Deixou / as comonidades dos Relegiozos de Sam Fructuozo, e Religiozas de San- / cta Thereza, e da Penha, e aos Relegeozos do Carmo a sincoenta mil / reis a cada Comonidade, e a Confraria do Sanctoario do Senhor do / Monte trinta, e a cada prezo do Castello, e Aljube a cento, e vin / te reis a cada hum:

Erdeiros seos filhos, e testamenteiros a dita sua mulher, e filho Narcizo,

e para constar fis este afsen / to era ut supra = O Abbade João Ribeiro Pereira

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5163 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:53 | Em resposta a: #5162

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1833 Março 13

Baptismo do Comendador José António Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São José de São Lázaro, Braga, livro de nascimentos nº 9, fl.73 verso.

Joze Antonio filho legitimo de Narciso Antonio Rebello da Silva natural da / rua do Anjo freguezia de São João do Soutto desta Cidade de Braga, e nesta / mesma Admenistrador do Correio, e de sua mulher Donna Francisca / de Faria natural de Coimbra, e moradores atras de São Marcos desta fre / guezia de São Joze de São Lazaro, netto materno de Avós incognitos / e paterno netto de Joze Antonio Rebello da Silva Professo na Ordem de / SantIago, e Admenistrador do Correio e de sua mulher Donna Antonia / de Lima esta natural do Terreiro desta Igreja de São Joze de São Lazaro / e aquelle natural da dita rua do Anjo, e freguezia de São João do Sou-/ tto onde forão moradores, e onde fallecerão = Nasceo no dia onze / do mes de Março do anno de mil oito centos, e trinta, e tres á meia noite / e no dia treze do dito mês, e anno foi solemnemente baptizado por / mim Gaspar João Domingues da Costa Parrocho desta Igreja, e / foi padrinho o Dezembargador João Caetano Rebello da Silva Thio pater- / no do baptizado, e lhe foi posta a Coroa da Senhora das Dores pello / Reverendo Joze Maria Rebello da Silva Thio do mesmo, e para Constar fis este asento era ut supra / o Parrocho Gaspar João Domingues da Costa

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5164 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:54 | Em resposta a: #5163

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1853 Fevereiro 9

Óbito de Narciso António Rebelo da Silva

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro óbitos nº 7, fl.118 verso e 119.

Aos nove dias do mez de Fevereiro de mil oito centos e sincoenta e / trez falleceo Narcizo Antonio Rebello da Silva cazado, morador que / foi na Rua dos Granginhos freguezia de São Lazaro. Foi seu corpo en= / volto em habito da Ordem de São Thiago da Espada, da qual era // Cavalleiro professo, depozitado em tumulo e caixão e se= / pultado na Real Capella de Sancta Cruz, limites desta fre= / guezia de São João do Souto, onde teve hum officio de cessenta e / oito Padres, pela esmola cada hum de Duzentos reis, e Missas ge / raes da mesma esmola. E para constar fis este assento era ut supra / O Abbade Manoel Antonio da Costa

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5165 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:55 | Em resposta a: #5164

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1854 Fevereiro 11

Baptismo do Dr. António Maria da Costa Rebelo.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Victor, Braga, livro de nascimentos nº 18, fl.115.

Antonio filho legitimo de Luís Antonio da Costa Rebe= / lo e D. Rita de Cacia Barbara da Silva Braga desta freguesia / neto paterno de Antonio José da Costa Rebello, da freguesia / de N. S.ª do Socorro termo dos Arcos, e Maria Alves da freguesia / de S. Mamede deste termo desta Cidade; e materno de Francisco / José da Silva Braga desta freguesia; e D. Maria Magdalena da Silva / Lemos Braga de S. Pedro de Miragaia, da Cidade do Porto nas= ceu no primeiro de Fevereiro de mil oito centos cincoenta e / e quatro, e aos onse do mesmo, foi por mim abaixo asignado, so / lemenemte baptisado e postos os Santos oleos, sendo Padrinhos Anto / nio Jose da Costa Rebello, e se lhe pos a coroa da Senhora das Neves; / para constar fis este S. Victor, era supra / Thomas José de Carvalho Prior

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5166 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:56 | Em resposta a: #5165

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1855 Março 11

Casamento de José António Rebelo da Silva e de D. Ana Maria da Conceição.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro de casamentos nº 6, fl.80 verso.

Aos onze dias do mez de Março de mil oito centos e sincoenta e sinco / nesta Parochial Igreja de São João do Souto, eu Manoel Antonio da Cos= / ta Abbade della, assisti ao Matrimonio que com todas as formas, / dispensa de proclamas, e licença de Sua Eminencia Reverendissima / o Senhor Cardeal Arcebispo Primaz, ahi celebrou por palavras, de pre = / zentena forma que determina o Concilio Tridentino e a Constituição / do Arcebispado, Joze Antonio Rebello da Silva, filho legitimo de Nar / cizo Antonio Rebello da Silva, e de Dona Francisca Maria de Faria / natural da freguezia de São Joze de São Lazaro, com Dona Anna Ma= / ria da Conceição e Silva, filha legitima de Manoel Antonio da Silva / e de Donna Anna Maria Cazemira, natural desta freguezia de São Jo= / ão do Souto, e na mesma domiciliaria; sendo testemunhas prezentes / o Reverendo Joze Joaquim Vieira Vellozo, Presbytero Secular, morador / na Quingosta de São Sebastião, freguezia de São Thiago da Cividade, e Antonio de Brito Prego Lira, cazado Negociante, morador á Porta do Sou / to desta freguezia. E para constar fis este assento que assignei com as teste= / munhas era ut supra. O Abbade Manoel Antonio da Costa / O Padre Joze Joaquim Vieira Vellozo / Antonio de Britto Prego Lira

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5168 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:57 | Em resposta a: #5166

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1855 Março 12

Notícia do casamento de José António Rebelo da Silva e de D. Ana Maria da Conceição e Silva

B.P.M.P. Hemeroteca. “ O Pharol do Minho” nº 115, segunda feira 12 de Março de 1855

Recebimento. - Receberam-se / hontem na Igreja de S. João do Sou- / to, a exc.ma sr.ª D.Anna da Concei- / ção e Silva, com o ill.mo sr. José An- / tonio Rebello da Silva

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5169 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 21:58 | Em resposta a: #5168

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1856 Janeiro 13

Baptismo de D. Francisca Adelaide Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São José de São Lázaro, Braga, livro misto nº 13, fl.2 verso.

Aos cinco dias do mez de Janeiro do anno de mil oito centos oitenta e dous, nesta Re- / sidencia parochial de São Joze de São Lazaro, do concelho e diocese de Braga, me / foi apresentada uma Ordem de Sua Excellencia Reverendissima para abrir o / assento justificado seguinte: Francisca Adelaide Rebelo da Silva, da freguezia de- / São Joze de São Lazaro, filha legitima do Commendador Joze Antonio Rebello da Sil- / va, e de Dona Anna Maria da Conceição e Silva, proprietarios, neta paterna de / Narciso Antonio Rebello da Silva, e de Dona Francisca Maria de Faria, e ma- / terna de Manoel Antonio da Silva, e de Dona Anna Maria Casimira; / nasceu na rua dos Granginhos no dia nove de Janeiro de mil oitocentos- / cincoenta e seis, e foi solemnemente baptisada no dia treze do mesmo mez e / anno, pelo então Reverendo Parocho Gaspar João Domingues da Costa; sendo pa- / drinhos Manoel Antonio da Silva, avô materno, por procuração que deu ao Reverendo / Jose Joaquim Vieira Vellozo, e Dona Francisca Maria de Faria, avó paterna. E não conti- / nha mais a dita Ordem. E para constar lavrei em duplicado este assento, que con- / feri e assigno. Era ut supra. O encomemdado João Baptista d’Aguiar.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5170 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 22:00 | Em resposta a: #5169

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1882 Janeiro 9

Casamento do Dr. António Maria da Costa Rebelo e de D. Francisca Adelaide Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Pedro de Maximinos, Braga, livro misto nº 13, fl.33.

Aos nove dias do mez de ianeiro do anno de mil oito / centos e oitenta e dous, nesta Egreja parochial de São / Pedro de Maximinos, concelho e diocese de Braga, com / licença do Excellentissimo Prelado, na minha pre- / sença compareceram os nubentes o doutor Antonio / Maria da Costa Rebello e Donna Francisca Adelai- / de Rebello da Silva, os quaes sei serem os proprios, / com todos os papeis do estylo correntes, havendo / dispensa das tres proclamas parochiaes pelo / Excellentissimo Ordinario; elle de vinte oito / annos de edade, solteiro, delegado do procura- / dor regio na Comarca de Cabeceiras de Bas- / to, natural e baptisado na freguesia de São / Victor, desta cidade, morador na Praça / de Barjona de Freitas, freguesia de Refoios / de Basto, concelho de Cabeceiras de Basto, / desta diocese; filho legitimo de Luís Antonio / da Costa Rebello e de Dona Rita de Cassia / Barbara da Silva Braga, naturaes, elle / da freguesia de São João do Souto, desta cidade, / e ella da referida de São Victor; e ella de vin- / te e seis annos de edade, solteira, proprietaria, / natural e baptisada na freguesia de São / Lazaro e moradora na rua do Raio, / desta mesma cidade; filha legitima / do Commendador José Antonio Rebello da / Silva, natural da dita freguesia de São / João do Souto, e de Dona Anna Maria de Con- / ceição e Silva, natural da mencionada fre- / guesia de São Lazaro: os quaes nubentes se re- / ceberam por marido e mulher e os uni em matri- / monio, procedendo em todo este acto conforme / o rito da Santa Madre Egreja Catholica Apos- / tolica Romana. Foram Testemunhas presentes, que / sei serem os proprios, o Commendador José Antonio // Rebello da Silva, proprietario, morador na su- / pradita rua do Raio e Dona Rita de Cas- / sia da Silva Braga, proprietaria, mora- / dora no largo de Nofsa Senhora-a-Bran- / ca, freguesia dita de São Victor. E para / constar lavrei em duplicado este assento, que, / depois de ser lido e conferido perante os conju- / ges e testemunhas, com todos assigno, declar- / ando não haver impedimento algum, canonico ou civil, para este casamento. / Era ut supra. Os conjuges Antonio Maria da Costa Rebello / Francisca Adelaide Rebello da Silva / As testemunhas Jose Antonio Rebello da Silva / Rita de Cassia da Silva Braga. O Abbade / Manoel Jose d’Oliveira Guimarães.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5171 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 22:01 | Em resposta a: #5170

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1886 Maio 1

Baptismo de Júlio Teixeira Marques.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São João do Souto, Braga, livro misto nº 13, fl.13.

Em o primeiro dia do mez de Maio de mil oito centos oitenta / seis, nesta parochial Egreja de São João do souto, Concelho e / Dioceze de Braga, Baptizei solemnemente, e admnistrei os Santos / olleos a úm individo do sexo mascolino a quem dei o nome de / Julio que nasceu nesta freguezia pelas sinco horas da manha / do dia onze do mes, e anno supra, e com Licença do senhor / Arcebispo por causa da mora, filho Legitimo do Illustrissimo / Joze Augusto Marques, Capitão de Infantaria oito, e Dona / Flaviana da Apresentação Teixeira Marques moradores nos Chaos / digo na rua dos Chaos ambos naturaes desta freguezia recebi- / dos em São Lazaro, Neto paterno de Manoel Joze Marques, e Narciza / Candida Pinto Marques, naturaes desta cidade, Materno de Manoel / Teixeira de Souza Lage natural de Argeriz Concelho de Valpassos, e de Maria / das Dores Rebelo da Silva desta cidade. Padrinhos Julio Eugenio Fer = / reira Ozorio, cazado proprietario na cidade do Porto, representado por / Manoel Teixeira de Souza Lage Avo materno, e Dona Joaquina Mar- / ques Ferreira Ozorio cazada residente na cidade do Porto, repre = / zentada por Dona Narciza Candida Marques moradora na rua / de São Barnabe os quaes sei serem os proprios E para constar Lavrei / em duplicado este asento que depois de lido, e conferido perante os reprezentantes / o asignaram. Declaro que nasceu a 11 d’ Abril do anno supra Narciza // Narciza Candida Pinto Marques / Manoel Teixeira de Sousa Lage / O Abbade Manoel Jozé dos Santos Lage / O Abbade Manoel Joze dos Santos Lage

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5172 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 22:02 | Em resposta a: #5171

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1887 Agosto 11

Baptismo de D. Almerinda Rita das Neves da Silva Costa Rebelo.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São Victor, Braga, livro misto nº 16, fl.41 verso.

Aos onze dias do mez de Agosto do anno de mil oito centos oiten- / ta e sete, n’ esta Egreja parochial de S. Victor da cidade, con- / celho e, Dioceze de Braga baptizei solemnemente um / individuo do sexo feminino a quem dei o nome de Al- / merinda que nasceu n’ esta freguezia ás oito horas // da manhã do dia, quatorze do mêz de Julho do corrente anno, / filha legitima de Antonio Maria da Costa Rebello, Delegado / do Procurador Régio na Comarca de Barcellos e de D. Fran- / cisca Adelaide da Silva Costa Rebello, naturaes elle d’ esta fregue- / zia e ella de S. Lazaro, recebidos em Gualtar, moradores / em Barcellos e, prezentemente n’esta freguezia, no / largo de Nossa Senhora A Branca, neta paterma de / Luiz Antonio da Costa Rebello e D. Rita de Cassia / da Silva Rebello e materno do Commendador José An- / tonio Rebello da Silva e D. Anna Maria da Concei- / ção Rebello da Silva. Foram padrinhos, que sei / serem os proprios, o Commendador Jose Antonio / Rebello da Silva, avô materno e, D. Rita de Cassia / da Silva Rebello esta moradora no Campo de Nossa / Senhora A Branca e aquelle na freguezia de S. Laza- / ro. E para constar mandei lavrar em duplica- / do este assento que, depois de ser lido e conferido pe- / rante os padrinhos, ppor todos vae assignado. De- / claro que a este baptismo precedeu licença do Se- / nhor Arcebispo. Era ut supra. / Rita de Cassia da Silva Rebello / Jose Antonio Rebello da Silva / O Encomendado Pedro José da Costa

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5173 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 22:03 | Em resposta a: #5172

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1889 Junho 29

Óbito do Comendador José António Rebelo da Silva.

A.D.B. Registos Paroquiais, freguesia de São José de São Lázaro, Braga, livro de óbitos nº 20, fl.58.

Aos vinte e nove dias do mês de Junho do anno de mil oito centos oitenta e nove, ás nove horas da tar- / de, na caza numero um da rua do Raio desta freguezia de São José de São Lazaro, concelho, cidade e dioce- / se de Braga, falleceu, tendo recebido os Sacramentos da Santa Madre Egreja, um individuo do sexo mas- / culino, por nome Jozé Antonio da Silva Rebêllo, cazado com Dona Anna Maria da Conceição e Silva, / moradora na dita caza e rua, proprietario e director do Correio Telegrafo nesta cidade, natural / desta freguezia, filho legitimo de Narciso Antonio Rebello da Silva e de Dona Francisca Maria / de Faria, proprietarios, naturais elle desta freguezia, e ella de Coimbra; o qual fez testa-/ mento , deixou filhos e foi sepultado no Cemiterio publico desta cidade E para constar / mandei lavrar em duplicado este assento que conferi e assigno. Era ut supra. / O encommemdado João Baptista d’Aguiar.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5174 | Eduardo Albuquerque | 19 mai 2001 22:04 | Em resposta a: #5173

Em aditamento à minha mensagem anterior,

1889 Julho 7

Notícia do óbito do Comendador José António Rebelo da Silva.

B.P.M.P. Hemeroteca. “ Aurora do Minho” nº 110, domingo 7 de Julho de 1889.

Fallecimentos / Depois de cruciantes soffrimentos, / a que foram impotentes os recursos / da sciencia, entregou a alma ao Crea / dor, na noite de sabbado passado, o / sr. José Antonio Rebello da Silva, di / gno director telegrapho postal d’este / districto, e cavalheiro geralmente es- / timado por quantos o conheciam. / Exerceu diversos cargos publicos / e administrativos n’esta cidade, de- / sempenhando os com toda a hombri- / dade e honradez- motivo esse, por / que captara geraes sympathias. / Era fidalgo cavalleiro da casa real, / e commendador da Ordem de Nossa / Senhora da Conceição de Villa Vi- / çosa. / Baixou o seu corpo á sepultura na / tarde de segunda feira, sendo acom- / panhado até alli pelas irmandades de / que era confrade, pelos empregados / telegrapho postaes d’esta cidade e dis- / tricto, e por alguns dos seus amigos. / Junto da sepultura, pronunciou / algumas palavras de saudade o snr. / Candido Loureiro. / Sobre o feretro, foram depostas al- / gumas coroas, sendo este seguido por / uma banda de musica. / Á inconsolavel familia do illustre extincto, enviamos a expressão da / nossa condolencia. / Os distribuidores do correio, de / Guimarães, mandaram celebrar na / sexta feira, na Collegiada, uma mis- / sa por sua alma; e hontem rezou-se / outra na egreja do convento dos Re- / medios.

Melhore cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5395 | Eduardo Albuquerque | 30 mai 2001 01:59 | Em resposta a: #4732

AVISO

MUITO IMPORTANTE!

As transcrições que foram apresentadas por mim neste FORUM, sob o tema Geral, assunto/Tópico "família marinho falcão", foram-no a título, mera e exclusivamente, cultural-informativo.

Não foram corrigidas!

Como tal, poderão encerrar erros, omissões e incorrecções!

Assim, aconselha-se, sempre, a sua compaginação com os originais, tarefa a realizar nos Arquivos respectivos, entidades a quem, sublinhe-se, devem ser solicitadas as devidas cópias!

Ademais, as actualizações e correcções, bem como toda a documentação referente ao século XIII, XIV, XV, XIX e XX, assim como as referências bibliográficas e imagens, poderão ser consultadas brevemente na minha futura página da Web.

Para mais informações, é favor contactar para:

edalb@net.sapo.pt

ou

eduardo.albuquerque@clix.pt


Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque.

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5495 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 16:48 | Em resposta a: #4810

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

Manuel Rebelo “Era cutileiro”. “Manuel Rebelo, viuvo, da rua Nova do Bico faleceu a 4-1-1765. Era pobre. Seu filho José Rebelo Correio lhe fez o bem da alma (S. Victor fl-363v)”.
Além do filho mais velho, José, teve:

“- Inácia Francisca Rebelo, cc Alexandre de Sousa, mestre cabeiro (?), nas Palhotas (em nota marginal: “tudo isto consta da escritura de 20-12-1788 na Nota Geral”):
- Isabel Maria
- André (ou Antº ?) M.ª
- Maria Teresa

- Rosa Francisca Rebelo, m.er de Manoel Teixeira, mestre cutileiro, nas Palhotas:
- Teresa Maria
- Joana Josefa
- Francisca Josefa, m.er de Manuel José Ferro (?), tendeiro, nas Palhotas.

- Domingos Rebelo (já falecido em 1788).
- Rosa Maria, m.er de Matias José Teixeira, mestre alfaiate das Palhotas”

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5496 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 17:27 | Em resposta a: #4814

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

“José Rebelo da Silva... Já era viúvo em 1757, quando comprou (escritura de 21-12-1757) a António Pereira Pinto d’Eça as casas da Rua do Anjo foreiras à Câmara.”

“Maria Teresa de Oliveira ... faleceu a 31 de Janeiro de 1770. José Rebelo da Silva faleceu repentinamente, sendo correio-mor de Braga a 15 de Dezembro de 1788 (S. Victor)”
Filhos:

“- D. Maria Joaquina bp 21-2-1759 (S. João)
- D. Ana Josefa – bp 4-6-1760
- D. Rosa Luciana, freira professa nos Remédios donde saiu 12 anos depois (1789) para casar com o Dr. Luís José Alves Teixeira de Abreu (recebidos em S. João do Souto a 17-X-1789) – f.º do Dr. Fr.co Alves Martins (do Campo da Vinha) e de sua m.er Ana Maria Joaquina, da Fonte da Carcova. Ela faleceu a 20-11-1797 e foi enterrada em habito de freira! Houve 5 filhos”, mas Sousa Machado já não dá os nomes.
“- José Ant.º bp 23-6-1764, que foi habilitado genere para receber ordens menores em 1777
- Joaquim José Rebelo da Silva, cónego bp 31-8-1765 e falecido em 1824.
- P.e Manuel António Rebelo da Silva e Oliveira bp em 3-12-1768. A habilitação de genere feita em 1777.”

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5500 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 21:08 | Em resposta a: #4816

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

“José António Rebelo da Silva e Oliveira, Cav.º de S. Tiago de Espada, tirou brasão a 7-12-1805. Foi correio-mor de Braga e faleceu a 11-X-1820, tendo casado a 2 de Maio de 1791 (S. Lázaro) com Antónia Rita de Lima que n. 29-1-1768 f.ª de João Ferreira Lima, fundidor de sinos e de sua m.er Susana Antónia da Quinta do Penedo em Geraz.”

Esta Susana era filha de António Alvares da Silva cc Maria Vieira, Srs. da Quinta do Penedo, que são 6os avós de minha mulher, pois foram também pais de Maria Teresa da Silva, herdeira do Penedo e cc Manuel Mota e Silva, com quem se dá início ao apontamento genealógico sobre esta Casa, publicado recentemente e anunciado por mim em mensagem aqui para o Fórum.

Filhos de José António e m.er:

“- Joaquim António Rebelo e Silva que teve ordens menores em 1816
- Manuel n. 31-1-1792
- José Maria que teve ordens menores em 1816, abade de Sequeira.
- Narciso António Rebelo da Silva n. 4-4-1795 (S. João fl 68)
- D. Floriana Claudina Rebelo da Silva Lima
- João Caetano Rebelo da Silva, formado em ..., Dez.or da Relação eclesiástica - falecido na sua casa da Rua das Águas em 1869. Dono de fábrica de sinos.
- D. Maria Ventura Rebelo da Silva e Lima que faleceu a 31-5-1853, viuva de António José Gonçalo de Carvalho e Costa, Juiz das Cisas, f.º do Dr. Fabiciano da Costa Glv. e de D. Antónia Maria de Carvalho (1ª m.er)” cg

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5503 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 21:43 | Em resposta a: #5164

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

“Narciso António Rebelo da Silva Ferreira Lima, administrador do correio (1825) viveu na Rua do Anjo e casou a 5-4-1825 (S. Tiago da Cividade) com Francisca Maria de Faria, bap.ª em S. Bartolomeu de Coimbra e filha de pais incógnitos.”

Filhos:

“- José António n. 11-3-1833, nos Granginhos (atrás de S. Marcos) – S. Lázaro fl. 73v
- Joaquim António
- D. ... m.er de ... Teixeira:
- D. Flaviana da Purificação Rebelo Teixeira m.er de José Marques ...
- Fernando António Teixeira Marques que faleceu a 21-2-1925

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5504 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 22:39 | Em resposta a: #5168

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

“José António Rebelo da Silva, Fid. Cav. da C.R. Com.or da Conceição, Director do Correio, casou com D. Ana Maria da Conceição filha de Manuel António da Silva (o Turra (?)) da freg. de Crespos e de sua m.er D. Ana Maria Casimira, da freg. de S. Miguel do Couto de S. Tirso. Viveram nos Granginhos. Faleceu a 29 de Julho de 1889.”

N’ “A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa” de Francisco Belard da Fonseca, pg. 69, a Comenda é dada a 20 de Abril de 1876.

Filhos do casal:

“- Narciso António
- José Maria Rebelo da Silva, n. 9-9-1860, secretário do Liceu, casado com D. Beatriz fª de António das Santos (?) de Azevedo Magalhães e de D. ...
- Alberto n. 10-11-1865
- D. Francisca Adelaide, ...
- D. ... m.er de Alfredo Ernesto Dias Branco fº de Henrique Guilherme Tomás Branco, Director das Obras Públicas em Braga.
- Alberto Rebelo Branco, Capitão de ... , cc D. Rosa Marques.
- Arnaldo Augusto Rebelo da Silva
- D. Maria ..., viúva de António Joaquim Correia de Araújo. S.G.
- D. Sofia ... m.er de Álvaro Paulo da Costa e Silva” aparentemente C.G.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5505 | Vasco Jácome | 03 jun 2001 22:59 | Em resposta a: #5170

Caro Eduardo Albuquerque

No referido manuscrito de José de Sousa Machado:

“D. Francisca Adelaide, m.er do Dr. António Maria da Costa Rebelo, Delegado em Barcelos, Juiz de Direito em Amares e Monção que faleceu a 2-1905 – fº de Luís António da Costa Rebelo e de D. Rita de Cássia da Silva Rebelo
- D. Almerinda Rita das Neves da Costa Rebelo n. 14-7-1887 e f. viúva a 18-11-1934.
- Júlio Augusto Rebelo Marques
- Aníbal Mário Rebelo Marques
- Aníbal n. 28-11-1888
- D. Aurelina n. 8-2-1892 e casou com Joaquim Loureiro C.G.
- António n. 19-2-1897 e casou com Justina da Silva.”

Com esta mensagem dou por terminados os aditamentos que posso fazer, baseado no que tenho de José de Sousa Machado sobre esta família. É apenas um manuscrito que pode conter erros do autor e ainda meus na transcrição. De facto, existem diferenças de pormenor numa ou outra data.

Permanecendo disponível para algum eventual (tentativa...) de esclarecimento,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5513 | Eduardo Albuquerque | 04 jun 2001 10:12 | Em resposta a: #5505

Caro Vasco Jácome

Penhoradamente, começo por lhe agradecer, as muitas "mais valias" que carreou para esta temática.

Não obstante alguns desfasamentos verificados em certas datas, entre o manuscrito de Sousa Machado e os registos que conservo, bem como no elenco de gerações...já lá iremos...o dito manuscrito tem o grande mérito de indicar as fontes, concretamente registos notariais e paroquiais, fundamento básico essencial para qualquer construção genealógica.

Nestes termos, procuremos acertar os desfasamentos do referido em 03.06.2001, 22.59.

D. FRANCISCA ADELAIDE REBELO DA SILVA, foi efectivamente casada com o Dr. António Maria da Costa Rebelo, casamento contraído em S. Pedro de Maximinos a 09.01.1882 ( A.D.B./U.M. Registos Paroquiais, Maximinos, livro misto nº 13, folhas 33 e 33v ), mas apenas teve os seguintes filhos:

Almerinda Rita das Neves da Silva Costa Rebelo, nascida em S. Victor a 14.07.1887 (A.D.B./U.M. Registos Paroquiais, freguesia de São Victor, Braga, livro misto nº 16, fl.41 verso ), casou com Júlio Teixeira Marques, oficial do exército da arma de infantaria, em S. Victor a 10.08.1912 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 228 de 1912 ) e faleceu em S.Victor a 18.11.1934 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 989 de 1934 ).
Aníbal Narcíso da Silva Costa Rebelo, do qual não possuo registo;
Aureliana Beatriz da Conceição da Silva Costa Rebelo, nascida em S. Victor a 08.02.1892 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº8 de 1893, de S.Victor), que casou com Joaquim Loureiro a 01 de Junho de 1917 (Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 140 de 1917) e faleceu em 29.05.1965, no lugar da Torre, S. Vicente, Braga ( Cons.Reg.Civil, Braga, assento nº 549 de 1965);
António Cândido de Araújo da Silva Costa Rebelo, nascido em S. Victor a 19.02.1897 (Cons. Reg. Civil, Braga, assento 114 de 1915, não faça dúvida esta data pois trata-se de uma transcrição), casou com Justina da Silva a 10.08.1922 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 244 de 1922)e faleceu em Braga a 18.01.1977
(Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 83 de 1977 ).

Os referidos:

Júlio Augusto Rebelo Marques
e
Aníbal Mário Rebelo Marques

são sim filhos de AlMERINDA RITA DAS NEVES DA SILVA COSTA REBELO e de JÚLIO TEIXEIRA MARQUES.

Júlio Augusto Rebelo Marques, nasceu em S. Victor, Braga, a 10.05.1913 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 856 de 1913 ;

Aníbal Mário Rebelo Marques, nasceu em S.Victor, Braga, a 20.06.1914 ( Cons. Reg. Civil, Braga, assento nº 981 de 1914 )

Fica, assim, saneado este registo de Sousa Machado.

Brevemente, trataremos dos outros.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5522 | Vasco Jácome | 04 jun 2001 19:38 | Em resposta a: #5513

Caro Eduardo Albuquerque

Tem toda a razão! É essa a filiação que está no manuscrito. Eu tinha dado um “Tab” antes dos nomes desses dois irmãos de modo a que ficasse claro de quem eles eram filhos. Só que ao copiar a mensagem do Word para aqui, esse espaçamento desapareceu e levou a esta confusão. Confesso que também só agora verifiquei o aspecto final da minha última mensagem. É o que faz trabalhar até tarde...

Tenho também um anúncio do falecimento de D. Almerinda Rita das Neves da Costa Rebelo. Se quiser, posso “scanerizá-lo” e envia-lo para um dos seus e-mail (não sei se tem preferência por algum).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#5542 | Eduardo Albuquerque | 05 jun 2001 01:37 | Em resposta a: #5522

Caro Vasco Jácome,

Também disponho de um anúncio relativo ao falecimento da dita Senhora, que foi publicado no jornal CORREIO DO MINHO.

Se o que refere for de outro periódico, antecipadamente muito agradeço o seu envio para o seguinte endereço electrónico:

eduardo.albuquerque@clix.pt

Em aditamento, trago à colação algumas referências relativas a esta família e não só publicadas nos jornais.

Assim:

BRACARENSE

0.004, 26.06.1855, pág. 3, José Narciso da Costa Rebelo
0.005, 05.07.1855, pág.4, José António Marques, Hospedagem “Dous Amigos”, tudo muito caro,
no Campo de Sant’Ana.
0.006, 06.07.1855, pág. 3, A. J. Pinto da Costa Rebelo, despachado juiz.
pág. 4, José António Marques, hospedaria…
0.007, pág. 4, Idem.
0.009, 17.07.1855, pág. 3, reeleição, por aclamação, da mesa da Real Irmandade da Misericórdia.
Provedor, Joaquim José da Costa Rebelo.
Da Razão, o Tenente Vicente Nazareth insultou e bateu no escrivão de Valença.
0.025, 11.09.1855, pág. 2 Falecimento de Luís António da Costa Rebelo, igreja dos Congregados,
S.ra a Branca.
0.028, 21.09.1855, pág. 3, hospedagem do barão do Hospital e família na hospedagem dos “Dous
Amigos.”
0.036, 19.10.1855, pág. 4, Agradecimento de D. Rita de Cácia Barbora da Silva Rebelo, António
José da Costa Rebelo, António Brito Prego Lira… marido, irmão e tio.
0.037, 23.10.1855, pág. 3, António José Fragoso, subdirector da Alfândega de Valença.
Pág. 4, Agradecimento de D. Rita de Cácia…
Anúncio sortido de vinhos de José António Marques.
0.038, , Idem.
0.054, 21.12.1855, pág. 4, Manuel Teixeira de Sousa Lage, Armazém de vinhos na rua dos
Granginhos.


0.059, 15.01.1856, pág. 3, Diversos, Joaquim José da Costa Rebelo.
0.070, 22.02.1856, pág. 3. José António Marques, hospedaria…
0.071, 26.02.1856, pág. 2, José António Marques, hospedaria…
0.072, 29.02.1856, pág. 1, D. Jerónimo José da Costa Rebelo, Bispo do Porto, falecido em
27.02.1854, José Narciso, Joaquim da Costa.
Pág. 3, Nomeação de José de Aquino Marinho Falcão, ex-escrivão do juízo de
Valadares, escrivão de direito de Guimarães.
0.077, 18.03.1856, pág. 4, José António da Costa Braga Junior.
0.130, 07.10.1856, pág. 4, Juiz de Melgaço, A. J. P. da Costa Rebelo.
0.138, 04.11.1856, pág. 4, Luís Augusto Rebelo da Silva, eleição. Cfr. 141 e 142.
0.139, 07.11.1856, pág. 4, Comissão recensiadora do concelho de Braga, Dr. Joaquim José da Costa
Rebelo.
0.151, 19.12.1856, pág. 3, Falecimento em 14 de D. Angélica Marinho Falcão de Castro, esposa
de Manuel Marinho Falcão de Castro.


0.167, 17.02.1857, pág. 4, Francisco António Rebelo.
0.188, 05.05.1857, pág. 4, Companhia de Viação Portuense, secretário, Maximiano Faustino de
Andrade.
0.196, 02.06.1857, pág. 4, Anúncio de Venda, José António Marques…
0.204, 03.06.1857, pág. 4, Agradecimentos de José António Marques…
0.213, 04.08.1857, pág. 4, Anúncio de João António Pereira Leite Cunha, Prozelo…
0.222, 04.09.1857, pág. 4, Casamento, em Valença, de José Avelino de Almeida com D. Maria
Leocádia Marinho Falcão.
0.238, 30.10.1857, pág. 4, Anúncio de José António Marques…


0.254, 05.01.1858, pág. 2, Concelho do Distrito, Joaquim José da Costa Rebelo.
0.257, 15.01.1858, pág. 2, Necrologia, D. Pulquéria Barbara Rebelo Lima.
0.260, 26.01.1858, pág. 4, Agradecimentos de João Caetano Rebelo da Silva e de D. Faviana Rebelo
da Silva, por D. Pulquéria…
0.261, 29.01.1858, pág. 4, Idem, mais anúncio de “Modas de Paris” na Hospedaria dos “Dous
Amigos”.
0.265, 15.02.1858, pág. 4, Idem, anúncio de Modas…
0.269, 02.03.1858, pág. 3, Óbito do Visconde de Roriz
0.286, 00.05.1858, pág. 3, Óbito de António José da Costa Rebelo, Abade de S. João de Souto, irmão
de Joaquim José da Costa Rebelo e de José Narciso da Costa Rebelo.
0.287, 07.05.1858, pág. 3, Enterro de António José da Costa Rebelo.
0.296, 08.06.1858, pág. 4, Agradecimentos por António José…
0.300, 22.06.1858, pág. 4, Mentira do Independente…
0.313, 06.08.1858, pág. 2, Frei Manuel Pinto da Fonseca, origem dos pintos (480 reais), fez cunhar
uma medalha do tamanho da moeda chamada cruzado novo…
0.327, 24.09.1858, pág. 4, Leilão em Santa Ana nº 14.
0.330, 05.10.1858, pág. 3, Despachos. Decreto de 23 de Agosto, nomeando escrivão de Pombal, José
de Aquino Marinho Falcão.
0.343, 19.11.1858, pág. 4, Anúncio 1083, Companhia de Viação Portuense…


0.362, 28.01.1859, pág. 3, Transferência do juiz, António José Pinto da Costa Rebelo…de Melgaço
p/ Valença
0.365, 08.02.1859, pág. 4, Maria Madalena de Silva Lemos Braga, Anúncio 1159.
0.385, 19.01.1859, pág. 2, José do Telhado…
0.388, 03.05.1859, pág. 2, José do Telhado…
0.391, 13.05.1859, pág. 3, preços da Mala posta.
0.407, 08.07.1859, pág. 4, (chegadas) Dous Amigos.
0.412, 26.07.1859, pág. 4, Idem…
0.427, 20.09.1859, pág. 4, (Agradecimentos) António José da Costa Rebelo./ Loureiro.
0.439, 04.11.1859, pág. 4, Agrad. 1442, D. Maria Júlia da Costa Rebelo Alvim.
0.440, 08.11.1859, pág. 3, Fal. De Manuel Lopes de Albuquerque, em Alheira Barcelos.
0.442, 1442, D. Maria Júlia da Costa Rebelo, falecimento do marido, Francisco
d’ Araújo de Vasconcelos e Alvim
0.443, 18.11.1859, pág. 3, eleições para a Câmara. José António Rebelo da Silva.
pág. 4, 1463, D. Maria Júlia da Costa Rebelo, falecimento do marido, Francisco
d’ Araújo de Vasconcelos e Alvim
0.444 1463, D. Maria Júlia da Costa Rebelo, falecimento do marido, Francisco
d’ Araújo de Vasconcelos e Alvim
0.446 pág. 4, Câmara, José António da Costa Rebelo.


0.470, 28.02.1860, pág. 3, Fal. De D. Jerónimo José Costa Rebelo, Bispo do Porto.
0.481, eleição de Joaquim José Costa Rebelo.


0.658, 03.01.1862, pág. 4, Nova Câmara, Rebelo nomeado para os Expostos.
0.671, 05.02.1862, pág. 4, Achado arqueológico.
0.680, 26.02.1862, pág. 4, Descobrimento de múmias em Sevilha…
0.698, 09.04.1862, pág. 3, Feira de Criados no Porto, na praça Carlos Alberto.
0.705, 28.04.1862, pág. 3, Descoberta arqueológica, Loulé, Quarteira, Concurso Maximiano
Faustino de Andrade, Advogado.
0.747, 08.08.1862, pág. 4, Anúncio de Narciso José Marques, carreiras para Póvoa de Varzim.
0.758, 05.09.1862, Idem…


1.674, 23.03.1869, pág. 3, António José da Costa Rebelo e Miquelina Josefa da Costa Rebelo,
agradecimento pelo funeral da tia.
1.730, 07.08.1869, pág. 3, Narciso José Marques, Anúncio…
1.750, 25.09.1869, pág. 4, Idem…
1.760, 19.10.1869, pág. 3, Manuel José Marques, óbito do filho João Baptista Marques.


AURORA DO MINHO

Nº 110, 07.07.1889, , Falecimento de José António Rebelo da Silva.


COMÉRCIO DO MINHO

4:031, 24.02.1900, pág. 2,comércio, António Joaquim Correia d’ Araújo, estabelecimento de
fazendas.
4:093, 28.07.1900, pág. 3,conserto do sino da faculdade de Direito de Coimbra, “A Cabra”, nas
oficinas de Rebelo da Silva & C.ª
4:094, 31.07.1900, pág. 3, Falecimento, em Azambuja, de António d’ Araújo Cerveira e Serra, pai de
Augusto Eduardo d’ Araújo Cerveira e Serra.
4:095, 02.08.1900, pág.1 e 2, Francisco António d’ Araújo e Serra.
4:103, 23.08.1900, pág.2, Falecimento de Manuel José Marques, viúvo, de 48 anos, de Vimieiro.
4:131, 27.10.1900, pág. 3, notícia militar, Ten. Arnaldo Augusto Rebelo da Silva.
4:145, 29.11.1900, pág. 2, Luctuosa, Viana do Castelo, D. Leonarda Maria do Carmo Pacheco
Marinho Branbão de Castro, viúva de António Pereira Cyrne Bezerra Fagundes


4:170, 26. 01.1901, pág. 2, Falecimento de António dos Santos Azevedo Magalhães, conductor de
obras, director do teatro S. Geraldo, presidente da comissão Administrativa do
Bom Jesus, vereador municipal, pai de Amadeu Azevedo Magalhães, sogro de
José Maria Rebelo da Silva, deixa o usufruto à filha D. Beatriz Azevedo
Magalhães Rebelo da Silva
4:175, 07.02.1901, pág. 3, Licença de José Maria Rebelo da Silva
4:200, 11.04.1901, pág.3, C.M.B., posse de José Maria Rebelo da Silva.
4:251, 13.08.1901, pág. 2, idem.


4:310, 04.01.1902, pág. 2, idem.
4:323, 06.02.1902, pág. 3, Consórcio de Narciso António Rebelo da Silva, com D. Ermelinda de
Vasconcelos, filha de João Baptista Antunes Guimarães, em S. João do Souto,
a 5.2.1902.
4:325, 11.02.1902, pág. 3, Banco do Minho, 1º secretário António Joaquim Correia d’ Araújo.
4:331, 25.02.1902, pág. 3, Falecimento, no Rio de Janeiro, de Manuel Augusto Rebelo da Silva,
comerciante, irmão de Narciso António Rebelo da Slva…
4:382, 01.07.1902, pág. 2, Falecimento de Rosa Conceição Teixeira de Sousa, tia de José Augusto
Marques. Fez testamento em 19.08.1892,no tabelião Manuel António da Cruz.
4:402, 19.08.1902, pág.2, Achado valioso de manilhas de ouro.
4:422, 04.10.1902, pág. 3, Falecimento de António Joaquim Loureiro.
4:451, 13.12.1902, pág. 1, Tesouro encontrado.


4:465, 17.01.1903, pág. 3, Falecimento de Joaquim Loureiro, em 15.01.1903, com 46 anos,
tesoureiro do Banco do Minho. Fez testamento em 4.10.1901, no notário
Menici Silva. Deixou filhos, Joaquim e Frederica,e mulher, Frieda Frank
Loureiro
4:470, 29.01.1903, pág. 2, Achado Arqueológico.
4:473, 07.02.1903, pág. 2, Ten. Cor. José Augusto Marques, comandante do Distrito reserva 3.
4:519, 30.05.1903, pág. 3, Achado.
4:539, 23.07.1903, pág. 3, Carteira Ten. Cor. José Augusto Marques.
4:570, 03.10.1903, pág.2, Achado de moedas, freg. Telões, Vila Pouca de Aguiar.
4:581, 29.10.1903, Falecimento de Bonifácio Elias Barbosa Lamela, em Barcelos.


4:627, 18.02.1904, Falecimento de José Marques Rebelo da Silva Braga, solteiro, com 18 anos, filho
de Júlia Teresa da Silva Braga, regressado de Pernanbuco
4:657, 03.05.1904, pág. 3, Falecimento de Maria da Expectação de Melo Marinho Falcão.
4:672, 07.06.1904, pág. 2, Óbito de Luís Augusto Rebelo da Silva, de 25 anos, solteiro, empregado
comercial, tragicamente, em Lisboa.
4:684, 12.07.1904, pág. 3, Falecimento de António José da Costa Rebelo, de 84 anos, pai de Joaquim
da Costa Rebelo.
4:700, 20.08.1904, pág. 3, Carteira, José Maria Rebelo da Silva e António Joaquim Correia Araújo.
Em férias, em Ancora
4:702, 25.08.1904, pág. 2, Defunção, Vila Real, Dr. José Joaquim Rebelo da Silva, conservador.
4:709, 10.09.1904, pág. 3, Banco Mercantil de Braga, liquidação. António Joaquim Correia Araújo.
4:711, 15.09.1904, pág. 1, Tesouro.


4:771, 07.02.1905, pág. 3, Falecimento do Dr. António Maria da Costa Rebelo.
4:780, 28.02.1905, pág. 1, Moedas do séc XII.
4:828, 27.06.1905, pág. 3, Falecimento de Amélia Augusta d’ Azevedo Magalhães, viúva de António
Santos Azevedo Magalhães, irmã do com. José António Vieira Marques, sogra de
José Maria Rebelo da Silva
4:863, 16.09.1905, pág. , Consórcio, Palmira da Conceição Rebelo da Silva, filha de Francisco
Teixeira, com Lourenço Xavier da Costa Guimarães


4:914, 25.01.1906, pág. 3, Carteira, Antº Joaq. Correia d’ Araújo, director do Banco do Minho
4:915, 27.01.1906, pág. 2, Promoção, Narciso…a 1º aspirante.
4:929, 03.03.1906, pág. 2, Descoberta Arqueológica.
4:962, 24.05.1906, pág. 2, Achado Arqueológico.
4:984, 14.07.1906, pág. 2, Falecimento de Adelaide Júlia de Sousa p. Rebelo, Viscondessa da
Gramosa.


5:062, 22.01.1907, pág. 3, Falecimento de D. Ana Maria Conceição Rebelo da Silva, viúva de
José António Rebelo da Silva.
5:068, 05.02.1907, pág. 2, Arqueologia.
5:069, 07.02.1907, pág. 2, Banco do Minho, Araújo…
5:083, 14.03.1907, pág. 2, Dinheiro achado…
5:109, 18.05.1907, pág. 3, Falecimento de Lourenço Xavier Costa Guimarães, de 41 anos, natural de
Sande, casado com Palmira da Conceição Rebelo da Silva.
5:111, 23.05.1907, pág. 2, Arqueologia; Distinção Narciso…com medalha de prata.
5:112, 25.05.1907, pág. 2, Óbito, Segadães, Valença, de D. Alzira Falcão, esposa de Luís Marinho.
5:115, 01.06.1907, pág. 2, Promoção de Arnaldo Rebelo da Silva a capitão.
5:141, 06.08.1907, pág. 2, Descoberta Arqueológica.
5:181, 09.09.1907, pág. 2, Falecimento em Roriz, Barcelos de D. Elvira Barbosa Lamela, irmã de
Plácido Lamela, farmacêutico, em Barcelinhos, P.e Bonifácio Lamela, e Fernando
Lamela farmacêutico em Roriz.


5:248, 25.04.1908, pág. 3, Carrilhão do Sameiro feito por Rebelo da Silva C.ª
5:257, 16.05.1908, pág. 2, Idem
5:264, 02.06.1908, pág. 3, Idem.
5:266, 06.06.1908, pág. 3, Idem.
5:267, 09.06.1908, pág. 2, Idem.
5:268, 11.06.1908, pág. 2, Idem.
5:271, 18.06.1908, pág. 2, Idem.
5:344, 10.12.1908, pág. 2, Carteira, Araújo…


5:366, 06.02.1909, Falecimento de Matias Teixeira Marques de 35 anos
5:375, 27.02.1909, Falecimento de António d’ Araújo Cerveira e Serra
5:383, 18.03.1909, Falecimento Dr. Nicolau Barata de Mello Marinho Falcão, pág. 3.
5:397, 24.04.1909, Obituário, Monção, Cesário A. Rebelo da Silva
5:405, 22.05.1909, Obituário, Aveiro, Amélia Rebocho Freire d’Andrade e Albuquerque
5:436, 05.08.1909, Obituário, Ovar, José Luís Silva Cerveira


5:614, 27.10.1910, Obituário, Viana do Castelo, D. Maria da Soledade Falcão de Castro.
5:629, 01.12.1910. Falecimento de Manuel Marques, fiho do General José Augusto Marques, na
freguesia de Ferreiros, Póvoa de Lanhoso


5:674, 23.03.1911, pág. 2, Banco Mercantil de Braga, Vice-Presidente Narciso António Rebelo da
Silva, Direcção António Joaquim Correio de Araújo.
5:752, 03.10.1911, pág. 3, Anúncio da Agência de Passaportes de António Joaquim Correia de
Araújo.


5:795, 23.01.1912, pág. 2, Falecimento de Manuel Teixeira Marques de 19 anos, sobrinho do
industrial Luís Teixeira Marques.
5:824, 02.04.1912, pág. 1, Tesouro de moedas.
5:831, 20.04.1912, pág.2 e 3, Estatutos do Banco do Minho, criado em 1864, fazia parte da mesa
António Joaquim Correia de Araújo.
5:863, 11.07.1912, pág. 3, Acção por prodigalidade promovida pela Viscondessa da Gramosa contra
o marido.
5:877, 13.08.1912, pág. 2, Consórcio de Júlio Teixeira Marques com D. Almerinda.
5:889, 12.09.1912, pág. 2, Falecimento de Francisco José Correia de Araújo, Pará Brasil, irmão de
António Joaquim Correia de Araújo.
5:927, 12. 12. 1912, pág. 2, Cap. Arnaldo Rebelo da Silva.


5:941, 21.01.1913, pág.1 Obituário, Valongo, D. Maria de Sousa Paupério.
5:955, 22.02.1913, pág. 2, Banco do Minho.
6:062, 08.11.1913, pág.1, Obituário, Porto, José Monteiro Rebelo da Silva.
6:072, 02.12.1913, pág. 2, Consórcio de Alberto Cândido Rebelo Branco com D.Rosa Branca
Teixeira Marques.


6:128, 18.04.1914, pág. 2, Consórcio, em S.Tiago Cividade, Braga, de D. Felisbela Amélia Rebelo
da Silva, filha de José Maria Rebelo da Silva, sec do liceu, com Carlos Silvério
Malheiro, filho Dr.Malheiro da Silva.
6:163, 18.07.1914, pág. 1, Obituário, Valença, D. Carolina Marinho Falcão Alves d’ Abreu.
6:194, 29.09.1914, pág.1, Obituário, Valença, D.Elvira Seixas Fragoso.
6:199, 10.10.1914, pág. 2, Obituário, Caminha, D. Tomásia das Dores Cerveira de Albuquerque
6:206, 27.10.1914, pág. 2, Obituário, Ventosa do Bairro, Mealhada, Dr. José Cerveira D’ Almeida.
6:215, 17.11.1914, pág. 2, Obituário, Aguim, Bairrada, D. Marcia Cerveira Leão.


6:236, 12.01.1915, pág. 2, Obituário, Aguim, Bairrada, Manuel Cerveira Rosmaninho
6:273, 10.04. 1915, pág.2, Obituário, Aguim, Bairrada, José Cerveira da Fonte.
6:277, 20.04.1915, pág. 3, Dissolução de Sociedade Rebelo da Silva & C.ª, por escritura de 19,
lavrada no notário Dr.Freire de Andrade.
6:334, 04.09.1915, pág.2 e 3, Falecimento de António Joaquim Correia Araújo, Testamento feito
em 04.11.1905 no Dr. António Menici.
6:376, 28.12.1915, Obituário, Angola, Tenente Júlio Teixeira Marques.


6:384, 15.01.1916, pág. 3, Falecimento, em Guimarães, de Catarina Lusitana Ferreira, mulher de,
Simão Ant.º Marques, filha de Ant.º José da Silva (solicitador)
6:436, 18.05.1916, pág. 2, Obituário, Porto, Albino Faustino de Andrade.
6:437, 20.05.1916, pág. 3, Falecimento, em Guimarães, de Luís de Passos Cerveira de
Albuquerque.
6:442, 01.06.1916, pág. 2, Obituário, Leça do Balio, de Augusto Antunes Albuquerque.
6:453, 29.06.1916, pág. 2, Falecimento de Ernesto Rebelo da Silva, de 22 anos, na África
Ocidental, filho do Major Arnaldo Augusto Rebelo da Silva.


6:580, 08.05.1917, pág. 2, Tesouro enterrado.
6:591, 05.06.1917, pág. 3, Consórcio de Joaquim Loureiro, filho do tesoureiro do Banco do
Minho, com D. Aurelina Beatriz Rebelo da Silva. (02.06.1917).
6:593, 09.06.1917, pág. 2, Falecimento, em S. Pedro de Alvito, Barcelos, de João Rodrigues de
Faria, sec. Finanças, pai de Julio Faria, Tenente, José Humberto Faria, redactor
do Barcelense, e de D. Ema de Faria Lamela, mulher de Plácido Lamela,
farmaceutico em Barcelinhos e tesoureiro da Câmara.
6:618, 14.08.1917, pág. 2, Obituário, Valença, José Maria Alves de Abreu.


6:691, 12.05.1918, pág. 2, Falecimento de D. Francisca Adelaide da Silva Costa Rebelo.
6:692, 16.05.1918, pág. 2, Falecimento de D. Francisca Adelaide da Silva Costa Rebelo.

6:980, 27.04.1921, , Falecimento do General José Augusto Marques.


Reciprocamente, se desejar a digitalização de qualquer destes ou de outros documentos, disponha incondicionalmente.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#11967 | ant_perestrelo | 28 out 2001 04:07 | Em resposta a: #4732

Caro Eduardo Albuquerque,

Não é própriamente para falar sobre os Rebelo da Silva mas sim dos Cerveiras. Desculpe entrar neste título mas não consigo entrar no titulo Cerveira. O que lhe queria perguntar é se sabe alguma de Diogo Gil Cerveira Pereira casado com uma senhora Serpa e Brito da qual teve descendencia. O que gostaria de saber é qual a ascendencia deste Diogo uma vez que descendo dele mas não por este casamento.

obrigado antecipadamente

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#11990 | Eduardo Albuquerque | 28 out 2001 17:19 | Em resposta a: #11967

Caro António Perestrelo,

Na sequência da sua gentil mensagem, venho-o informar de que, nos meus registos, não encontrei nenhum Diogo Gil Cerveira Pereira, pelo que desconheço toda a sua “situação”.

Neste âmbito, o que tenho vindo a realizar há já largos anos, são investigações documentais relativas às famílias que de alguma forma me interessam, registando e transcrevendo cronológicamente as notícias que vou obtendo.

Eles permitem sentir um pouco o ambiente do tempo em que foram feitos, com toda a sua cor e pitoresco.

Essencial, pois, para mim são os documentos e a sua referenciação, constituindo eles o núcleo fundamental de qualquer trabalho genealógico.

Assim, trabalho, que não os considere, que se fique pelo que A ou B disse, está condenado a uma eterna suspeição, a uma dúvida permanente, por muito mérito e por muito impolutos que tenham e sejam os seus autores.

Nestes termos, a referenciação documental, com indicação da fonte, arquivo, categoria, livro, paginação, cota...em qualquer trabalho deste género é fundamental.

A “regra de ouro” nesta matéria é a de que toda a asserção tem de estar fundamentada num documento, o qual deve ser expressamente referenciado.

Não se nega valor às simples asserções, que o terão a nível referencial, nega-se sim força probatória.

È por este quadro metodológico que me guio, o que não quer dizer que não faça consultas aos nobiliários, histórias familiares..., simplesmente estes terão sempre o valor de meras referências.

Perdoe-me ter deixado expresso um pouco do meu pensamento, coisas da idade...

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#11998 | ant_perestrelo | 28 out 2001 19:58 | Em resposta a: #11990

Caro Eduardo Albuquerque,

Realmente deveria ter enviado referências concretas relativas a Diogo Gil Cerveira.Porém, como não dispunha delas na altura e como pensei que de alguma forma poderia saber de quem se tratava visto haver tantas respostas no título Cerveira não lhe enviei nada de concreto. No entanto, posso dizer-lhe que obtive as informaçoes sobre ele através da Habilitação de Santo Ofício(maço 10 dil. 234 de 1738 ) de um neto Diogo João de Serpa Brito e Noronha.Filho do Tenente Coronel Alvaro José Serpa Sotto Mayor baptizado na freguesia da Graça em Setúbal em 5 de Janeiro de 1684 e de D. Juliana de Sousa Brito e Noronha recebidos na freguesia de Sta. Cruz do Castelo em 23 de Maio de 1712. Neto paterno de Diogo Gil Cerveira Pereira, que foi proprietário do ofício de escrivão da fazenda da mesa grande da tabula da vila de Setúbal natural de Faro. Teve dois irmão clérigos o padre Miguel Alvares e o padre Manuel Vieira.Diogo Gil Cerveira foi casado com D. Maria Madalena Antónia de Serpa Sotto Mayor baptizada na freguesia de Dois Portos-Torres Vedras. Foram recebidos na freguesia de Sta Cruz do Castelo em 4 de Fevereiro de 1679. Foram testemunhas o padre Manuel Cerveira da Cunha.

São estes os elementos que disponho destes Cerveiras.

Obrigado pela sua atenção.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA /Costa Rebelo

#319485 | lugar | 21 dez 2012 13:42 | Em resposta a: #5165

Caro Eduardo Albuquerque

Será possível esclarecer-me se existe e qual é a relação de parentesco entre a família Rebelo da Silva e a família Costa Rebelo da qual descende o Barão da Gramosa?

Muito obrigada,
Leonor G

Resposta

Link directo:

RE: REBELO DA sILVA

#320098 | rosa filipe | 03 jan 2013 17:29 | Em resposta a: #11967

ernesto da silva ---faleceu em cerva 1938 ano nascimento da 1ª filha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen