Pedro França: regresso à base

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedro França: regresso à base

#46411 | Pedro França | 27 ago 2003 13:17

Caros confrades:

Olá! Cá estou eu - "o novo (...) contínuo" -, de regresso a casa, de férias, a Coimbra.
Para todos os interessados, em especial aqueles que pretendam dados a partir de pesquisas nos fundos documentais no AUC, estou de novo disponível. Apenas um problema: o AUC está ainda encerrado ao público porque os funcionários ainda não regressaram na sua totalidade, de férias e a sala de leitura não pode ser assegurada. De toda a maneira, os interessados poderão agendar neste tópico os seus pedidos, como vem já sendo hábito.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Silvestre Machado Veloso

#46414 | jliberato | 27 ago 2003 13:40 | Em resposta a: #46411

Meu caro Pedro França,
Como não sei se reparou na minha mensagem de 18 de Agosto, transcrevo-a:
De regresso a Bruxelas, posso informá-lo que encontrei o processo de Manuel Machado, escrivão dos órfãos de Góis (FSO masso 16, doc. 433)
Dele consta que era filho de António Leal Franco e de sua mulher Ana Machada de Figueiredo, naturais da vila de Góis e aí moradores.
Os avós paternos eram António Martins Leal e Apolónia Franca, moradores na vila da Lousã, e os maternos o Ldo. Silvestre Machado Veloso e Isabel Coelha de Figueiredo, naturais de Góis.
Tudo isto confirma, salvo pequenos detalhes as informações que o meu amigo gentilmente obteve.
Será que este Silvestre Machado Veloso constará das listas da Universidade de Coimbra?
Melhores cumprimentos e agradecimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcelos,

#46415 | Ricardo de Oliveira | 27 ago 2003 13:45 | Em resposta a: #46411

Caro amigo Pedro França.
Espero que o amigo tenha tido boas e merecidas férias. Permita-me reapresentar um pedido. Aqui em Curitiba tivemos um mês de agosto cheio de trabalho e de frio, que aliás continua próximo do ponto de congelamento !

Quando o Arquivo reabrir peço o favor do colega espiar a matrícula do meu tio Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcellos, de Macaé, Estado do Rio de Janeiro :
"Henrique António Coelho Antão de Vasconcelos, conhecido por Mata-Carochas, nasceu em 1842, em Macaé, Rio de Janeiro.
Veio para Portugal em 1858, tendo freqüentado em Coimbra as Faculdades de Matemática, de Medicina e de Leis. Obteve o grau de Bacharel em Direito em 1864. Foi guitarrista.
Regressou ao Brasil em 1865, passando a exercer a advocacia. Foi eleito deputado da Assembleia Provincial do Rio de Janeiro.
Cerca de 1895, escreveu Memórias do Mata-Carochas, obra com cerca de 500 pp. de recordações da sua juventude académica, que ainda hoje constitui documento precioso para a reconstituição de alguns eventos e a descrição de certas figuras do seu tempo.
No intróito que dedica "À Mocidade Académica do Brazil e Portugal" e "À Coimbra Académica", ele mesmo afirma: "É uma chronica do meu tempo, uma recordação do passado, uma evocação, sem brado d' alma".
Antão Coelho (1842-1915) publicou o livro "Revelações de Além Túmulo" em 1907 em Curitiba !!! Ed. ª Rocha.

A minha dúvida é se ele era primo ou sobrinho de minha 4ª avò Gertrudes Luzia de Vasconcellos, filha do Coronel Antonio Coelho Antão e de Antonia Francisca de Vasconcellos (meus 5º avós). Pelo que li dos ricos comentários do colega Pedro França, no século XIX a matrícula em Coimbra apresentava muitas vezes os assentos de batismo do estudante e dos seus pais e avós, o que seria mais uma grande contribuição do amigo para a genealogia brasileira em Coimbra ! E olha que o meu tio "Mata-Carochas" talvez seja o maior memorialista da Universidade de Coimbra no século XIX !

Nossos melhores cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46421 | Pedro França | 27 ago 2003 15:02 | Em resposta a: #46414

Meu caro JLiberato:

Reparei na sua mensagem no tópico sobre a família Leal Franco, sim senhor. Apenas não respondi logo, logo, porque o meu computador, assim que cheguei de férias, começou a ser disputado pelo pessoal cá de casa e faltou-me o tempo (e o espaço) para lhe responder como convém.
Tomei a devida nota de tudo. Obrigado. Se calhar, esse Silvestre Machado ainda é meu parente por parte dos Velosos, de Góis.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcelos,

#46422 | Pedro França | 27 ago 2003 15:09 | Em resposta a: #46415

Caro amigo Ricardo:

Em contrapartida cheguei a ter temperaturas superiores a 40º, em Évora... Hoje, em Coimbra, está uma cara de chuva e 20 e tais de temperatura.
Registei com muito gosto a sua mensagem. Vou ter que aguardar por que reabra o AUC. Assim que isso acontecer eu lanço neste Fórum um tópico de alerta para esse facto. Tão-logo quanto possível, dir-lhe-ei alguma coisa.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46423 | Pedro França | 27 ago 2003 15:11 | Em resposta a: #46414

Meu caro JLiberato:

Reparei na sua mensagem no tópico sobre a família Leal Franco, sim senhor. Apenas não respondi logo, logo, porque o meu computador, assim que cheguei de férias, começou a ser disputado pelo pessoal cá de casa e faltou-me o tempo (e o espaço) para lhe responder como convém.
Tomei a devida nota de tudo. Obrigado. Se calhar, esse Silvestre Machado ainda é meu parente por parte dos Velosos, de Góis.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46424 | md | 27 ago 2003 15:34 | Em resposta a: #46423

Caro Dr. Pedro França

Bons «olhos» o vejam! Espero que as suas férias em terras eborenses tenham sido fantásticas.
Queria perguntar-lhe se por acaso existe algum arquivo especial ou qualquer tipo de documentação organizada sobre a Escola Agrícola aí em Coimbra. Tenho um tio que estudou na dita escola e o seu pai dava lá aulas.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46425 | Pedro França | 27 ago 2003 15:44 | Em resposta a: #46424

Dioguinho:

Na verdade as férias foram "bóptimas" (melhor que óptimas). Estou já a pensar nas próximas!
Quanto à sua pergunta, posso procurar junto do AUC mas, como se trata de um instituto/faculdade relativamente recente, se calhar só mesmo no arquivo próprio da mesma, a qual carece ainda daquela antiguidade requerida.
Um abraço. "Be in touch".
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46456 | ATM | 28 ago 2003 09:58 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro Franca

Espero que tenha tido umas boas ferias.
Agradecendo a sua oferta, procuro informacoes sobre quem foi, ou e, o Dr. Fernando Pimentel de Abreu, que deu o seu nome a uma rua em Macas de D. Maria, Alvaiazere.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46470 | Conde | 28 ago 2003 12:31 | Em resposta a: #46411

Caro Amigo:
Bem aparecido seja.Pedia-lhe o especial favor de vêr o tópico ALBUQUERQUES de Maceira Dão.E se tiver notícias dos Costas agradeço.
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46473 | A.Godinho | 28 ago 2003 13:12 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro

Saúdo o seu regresso (e relembro os Pinto de Vasconcelos).

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcelos,

#46474 | Ricardo de Oliveira | 28 ago 2003 13:15 | Em resposta a: #46422

Caro Pedro França

Obrigado. Trata-se de um reconhecido memorialista de Coimbra ! Estaremos no aguardo de alguma novidade sobre ele !

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46479 | rgc | 28 ago 2003 15:13 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França

Ainda bem que teve umas boas férias.
Aqui estou eu a relembrar o pedido que lhe fiz:de informações acerca da ascendência do cap.ão Dionísio João Pereira e de sua mulher e prima Natália Nunes Pereira(ref. na carta de brasão n.º 1695,no Arquivo Heráldico e Genealógico ,de Sanches de Baena)e também sobre os Dinis, da casa da Trapa, todos do concelho de Castanheira de Pêra.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46484 | Pedro França | 28 ago 2003 15:36 | Em resposta a: #46456

Caríssimo:

Registei o seu pedido. Vamos ver...; talvez para a semana o AUC esteja operacional.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46485 | Pedro França | 28 ago 2003 15:38 | Em resposta a: #46470

Caríssimo:

Registei o seu pedido e respondi no tópico respectivo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46486 | Pedro França | 28 ago 2003 15:39 | Em resposta a: #46473

Caríssimo confrade e parente:

Não me esqueci, não. Talvez para a semana, o AUC já esteja operacional.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46487 | Pedro França | 28 ago 2003 15:40 | Em resposta a: #46479

Caro Rafa:

Registei o seu pedido. Talvez para a semana possa averiguar alguma coisa se o AUC já estiver operacional.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46507 | urqueira | 28 ago 2003 17:59 | Em resposta a: #46411

Senhor Pedro França,
Procuro informaçoes sobre os ascendentes do meu avô José Pereira Pascoalinho, originario de Urqueira (Ourém). Sei que era filho de Manuel Ferreira Pascoalinho e de Josefa Pereira e neto de Manuel Ferreira e de Ignacia de Abreu.
Por outro lado, tem alguma informaçao sobre a familia Galama (na minha familia dizem que somos parentes).
Grata pela atençao,
Urqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46510 | Pedro França | 28 ago 2003 18:39 | Em resposta a: #46507

Caro confrade:

Muito gostaria de poder ajudá-lo mas Ourém pertence ao distrito de Leiria e, por conseguinte, depende documentalmente do respectivo arquivo distrital. Sai fora do meu raio de acção, no qual, à partida, não imputo orçamento de qualquer espécie. Mas Leiria... Agora depende de si.
Quanto ao apelido Galama, desconheço. Conheço, sim, é o apelido Galamba, na Figueira da Foz.
Isto é o que se me oferece dizer por agora.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46511 | Pedro França | 28 ago 2003 18:41 | Em resposta a: #46507

Caro confrade:

Muito gostaria de poder ajudá-lo mas Ourém pertence ao distrito de Leiria e, por conseguinte, depende documentalmente do respectivo arquivo distrital. Sai fora do meu raio de acção, no qual, à partida, não imputo orçamento de qualquer espécie. Mas Leiria... Agora depende de si.
Quanto ao apelido Galama, desconheço. Conheço, sim, é o apelido Galamba, na Figueira da Foz.
Isto é o que se me oferece dizer por agora.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46512 | vbriteiros | 28 ago 2003 19:50 | Em resposta a: #46507

Será Glama? Este existe como apelido.
VB

Resposta

Link directo:

Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46524 | jliberato | 29 ago 2003 07:57 | Em resposta a: #46411

Meu caro Pedro França,
Uma personagem que procuro há muito tempo é o Padre Manuel Gonçalves Bicho, que viveu em Góis, mas cuja proveniência ignoro totalmente.
Acontece que um ilustre genealogista me deu uma pista interessantissima. Existe um arquivo dos processos de habilitação a partidos médicos e boticários, objecto aliás de um estudo da Dra. Ana Maria Leitão Bandeira. Existe um processo (1138) correspondente a Paulo Raimundo da Silva Bicho com a data de 1726.
Este Paulo era filho de Luís Gonçalves Bicho e Teodósia da Silva. Ora é possível que o padre fosse irmão deste Luís. Nesse caso, o tal processo de habilitação poderia eventualmente mencionar um padre parente (provavelmente tio)de nome Manuel Gonçalves Bicho. Novas pistas seriam abertas para desvendar a origem deste padre.
Peço desculpa do abuso, mas estando em Bruxelas não me é fácil o acesso ao Arquivo da Universidade de Coimbra e este é um caso que anseio resolver.
Um grande abraço e antecipadamente os meus agradecimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46525 | camisao65 | 29 ago 2003 09:06 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França,

Não querendo abusar da sua boa vontade, peço-lhe o seguinte favor:
Sei que no catálogo dos antigos alunos da AUC, existem vários Camisão e Landeiro Camisão, mas infelizmente não sei nem os nomes, nem o percurso efectuado.
Podia por favor, verificar tal assunto?

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46533 | 2910 | 29 ago 2003 10:53 | Em resposta a: #46525

Caro Senhor Pedro França
Procuro a filiaçao e informações sobre o médico António Correia de Lacerda, nascido em Vila da Ponte (Sernancelhe) em 1777, falecido no Maranhão em 1852.
Formou-se na U. de Coimbra, serviu no Exercito como cirurgião, em 1817 passou ao Brasil onde escreveu vários livros de botânica e Zoologia.

desde já obrigado pela atenção
os meus melhores cumprimentos

Oscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46536 | Pedro França | 29 ago 2003 13:11 | Em resposta a: #46524

Caríssimo JLiberato:

O AUC vai reabrir no dia 1/Setº normalmente. Vou ver o que posso encontrar. Depois, dir-lhe-ei alguma coisa para este espaço, ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46537 | jliberato | 29 ago 2003 13:34 | Em resposta a: #46536

Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46539 | Pedro França | 29 ago 2003 13:58 | Em resposta a: #46525

Caro Luís:

Sim senhor. Não custa nada, até porque, tanto quanto eu sei, são apelidos pouco vulgares e portanto não deverá haver muitos a percorrer.
A partir de 1/Setº dir-le-ei alguma coisa para aqui, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46540 | Pedro França | 29 ago 2003 13:59 | Em resposta a: #46533

Caro Óscar:

Sim senhor. A partir de 2ª feira conto ter alguma informação para si neste espaço, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46541 | camisao65 | 29 ago 2003 14:00 | Em resposta a: #46539

Caro Pedro,

Obrigado, e um abraço.


Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46545 | 2910 | 29 ago 2003 15:38 | Em resposta a: #46540

Caro Pedro
Obrigado pela ajuda, abraços.

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46549 | victória | 29 ago 2003 16:28 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França

Atrevo-me a pedir-lhe informações sobre o L.do António Pinheiro de Andrade, natural de Coruche, Aguiar da Beira, dito nos assentos Padre Encomendado e Licenciado, que viveu entre finais do sec. XVIII e primeiro quartel do XIX.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46580 | Pedro França | 29 ago 2003 23:51 | Em resposta a: #46549

Caro Eduardo:

Na próxima 2ª-Feira deverei ter alguma notícia para si. Aguarde-me aqui, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46587 | AFC | 30 ago 2003 12:35 | Em resposta a: #46580

Caro Dr. Pedro França:
aqui ha uns tempos deram-me o seu contacto, que infelizmente perdi. Agora que o reconheço aqui no Forum como a mesma pessoa que me tinham indicado, em outros meios, para me ajudar,aproveito.
Eu andava a procura de Colegios internos de meninas, na zona de Coimbra, nos tempos de 1900/1910,talvez associados a Nossa Rainha Santa Isabel,talvez proximo de um dos conventos de Santa Clara. Sera que me pode dar alguma indicaçao?
Desde ja agradeço,e peço desculpa pela falta de acentos,mas isto de computadores nem sempre funcionam como queremos...
Andre Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46588 | Pedro França | 30 ago 2003 16:33 | Em resposta a: #46587

Caro André:

Não é exactamente a minha área mas vou tentar saber disso junto dos técnicos superiores do AUC. Talvez 2ª Feira já tenha qui uma resposta para si, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46658 | Conde | 01 set 2003 14:43 | Em resposta a: #46485

Caro Amigo:
Agradeci do outro lado,mas nunca é muito...
Outro abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46661 | AFC | 01 set 2003 15:09 | Em resposta a: #46588

Caro amigo,
muito obrigado desde já pelo que conseguir.
Um abraço,
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46665 | urqueira | 01 set 2003 15:57 | Em resposta a: #46510

Senhor Pedro França,
Obrigada pela sua resposta.
No que diz respeito ao apelido Galama, parece que me enganei quando utilizava o teclado : nao é Galama mas Galamba, so que as pessoas viviam em Urqueira. Sera que se trata da mesma familia?
Grata pela atençao,
Urqueira.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46696 | Pedro França | 01 set 2003 18:36 | Em resposta a: #46665

Cara Urqueira:

Afinal as minhas suspeitas eram fundadas. Pois, vou ver o que posso saber sobre as origens desse apelido. Vá-me aguardando aqui, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46700 | rgc | 01 set 2003 19:11 | Em resposta a: #46696

Caro Pedro França

A respeito do apelido- Galamba- lembrei-me de duas pessoas deste apelido: um deles foi o guerrilheiro Galamba, que "foi activo agente da guerrilha alentejana" ( 5.º vol. Hist. de Portugal-dir. de José Mattoso-pag.118) e também
a figura grada da Igreja Portuguesa: Monsenhor José Galamba de Oliveira. Se já figuram neste tópico as minhas desculpas pela repetição.

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46712 | Pean | 02 set 2003 09:38 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França,

Saúdo o seu regresso, como se pode constatar bastante enérgico!
Será que conseguiu confirmar se a tal freguesia de São Sebastião da Vila do Cazal se trata efectivamente da freguesia de Vila Nova de Tázem?
Gostaria também de lhe pedir que me procurasse os dados da habilitação, penso que apenas para ordens menores, de António Dias de Linhares, filho de Domingos de Linhares e de Maria Dias, na freguesia de São João de Loure, Albergaria-a-Velha, na altura Bispado de Coimbra, cerca de 1700.

Antecipadamente grato,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46728 | Pedro França | 02 set 2003 15:00 | Em resposta a: #46712

Caro Pean:

"Bote" enérgico nisso! Não, não me esqueci, apenas me encontro entre Vª do Casal e Vª Nova do Casal: há diferença nos oragos. Continuo andando, procurando... Tenho de ver em corográficos mais antigos...
Quanto ao outro seu pedido, conto que até 6ª feira tenha já alguma resposta para aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46732 | lala | 02 set 2003 16:30 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França,

Não querendo abusar da sua boa vontade e visto que tem bastante trabalho de pesquisa, gostaria de saber se poderia verificar se existem no AU Coimbra os seguintes assentos de nascimento:
Manuel do Sacramento Tomé, natural da freguesia de Álvares, Conc. de Goes, nasc. 1890, filho de João Tomé e de Maria da ??
e de
Maria do Carmo (Tomé), natural da freguesia de Álvares, Conc. de Goes, nasc. 1894, filha de Bernardino Antão e de Maria Rosa Portelinha.

Ambos foram casados mas desconheço o ano de casamento. As datas que apresento acima foram calculadas com base à idade que tinham a 12-Jan-1920. Gostaria de obter datas (dia e mês)de nascimento e óbito (caso conste) bem como nome completo dos pais, suas idades à altura dos seus nascimentos e dos seus avós maternos e paternos.

Sei que os assentos não se encontram na Cons. de Gois (só possuem de 1897 p/a frente) portanto, parto do principio que esteja nos AU.

Muito obrigada.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46734 | urqueira | 02 set 2003 17:19 | Em resposta a: #46696

Senhor Pedro França,
Muito obrigada desde já pelo que conseguir.
Urqueira.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46749 | Pedro França | 02 set 2003 23:23 | Em resposta a: #46732

Cara Cláudia:

Tudo bem, vou ver o que posso fazer, mas, em matéria de óbitos com filhos a nascer por 189..., é pouco provável: são anos limite nos assentos paroquiais entrados no AUC. Quanto aos próprios a pesquisar pelos baptismos, os óbitos, só se estiverem averbados.
Enfim, vamos ver se posso tratar disso ainda esta semana; está um tanto apertado porque tenho serviço na escola amanhã e 5ª feira.
Aguarde-me aqui. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46750 | Pedro França | 02 set 2003 23:27 | Em resposta a: #46414

Caro JLiberato:

Silvestre Machado Veloso, de Góis, consta sim, senhor. Foi licenciado em Leis a 13.10.1620. Aparece com matrículas entre 02.10.1614 e 19.10.1627. Era fº de Gaspar Franco.
Espero que sirva.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcelos,

#46751 | Pedro França | 02 set 2003 23:40 | Em resposta a: #46422

Caro Ricardo:

Aqui vai o que encontrei nas certidões de idade dos estudantes da UC sobre Henrique António Coelho Antão - 2ª série, Lº LIX, nº 161:
- Foi baptº na fregª de S. João Baptista de Macaé, f. 140v., 01.01.1842, nascido a 11.10.1841. Naquela folha foi feito treslado porquanto não constava na fregª de nascimento seu baptismo. Era fº de Henrique António Coelho Antão e de D. Maria Madalena das Dores. Apenas isto é o que consta da dita certidão. Creio que não é ajuda bastante. Para lá disso sei que foi bacharel formado em Direito em 19.07.1865.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46754 | Pedro França | 02 set 2003 23:49 | Em resposta a: #46425

Dioguinho:

Come eu já esperava, terá de contactar a: Escola Superior Agrária de Coimbra
Bencanta - S. Martinho do Bispo
3040 Coimbra

Exponha o seu caso dirigindo-se à Direcção desse estabelecimento de ensino.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46755 | Pedro França | 02 set 2003 23:51 | Em resposta a: #46456

Caro António:

Andei à procura do Dr. Fernando Pimentel de Abreu mas não o localizei com essa montagem de nomes. Terá tido outros apelidos? É uma questão de entrada no ficheiro de estudantes na UC.
Um abraço. Fico à espera.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46756 | Pedro França | 03 set 2003 00:02 | Em resposta a: #46524

Caro JLiberato:

Estou na pista dos "Bichos" de Góis. O Pe. Manuel Gonçalves Bicho tem verbete nas ordenações sacerdotais - Góis, ano de 1657 - mas não aparece como tal nas matrículas da UC: só se for em Manuel Gonçalves (vou ver, embora haja maior quantidade para este nome mais curto). Por outro lado, apesar de existir o verbete alertando para a existência do seu processo de ordenação, não se encontrou nas caixas possíveis, talvez por ter sido arrumado fora de ordem. E saber, agora?
Alternativas possíveis ao caso: Luís Gonçalves Bicho, Góis, ano 1720 - ordenações.
Um Luís Gls. Bicho formado em Medicina a 08.07.1704 (aprovação a 12.07.1704), fº de Manuel Gls. Bicho; um Paulo Silva Bicho, de Góis, formado em Medicina a 16.05.1732 (aprovação em 30.05.1732), fº de Luís Gls. Bicho.
Em último caso: recorrer aos paroquiais com os dados que me apresenta na sua intervenção. Que acha?
Um abraço e diga-me alguma coisa de sua preferência.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46757 | Pedro França | 03 set 2003 00:15 | Em resposta a: #46525

Caro Luís:

Então aqui vai, a partir dos verbetes dos estudantes na UC:
- C., Amaro José Araújo Velasco, matric. Filosofia (01.10.1802), n.al de Sabará (Brasil), fº de Lázaro Moreira Landeiro C.
- C., António José Araújo, Cânones entre 1749/53, n.al de Braga.
- C., António José Silva, matríc. em Filosofia (14.12.1776), n.al de Braga.
- C., id., matríc. em Direito (11.10.1774), n.al de Almada.
- C., António Manuel Ribeiro Carvalho, matríc. em Direito (14.10.1799), n.al Moncorvo.
- C., Lázaro Moreira Landeiro, Cânones entre 1754/60, n.al de Fermedo.
- C., Luís Moreira, Cânones, matríc. (01.10.1757), n.al de Fermedo.
- C., Rafael Matias Araújo, Direito, matríc. (01.10.1752), n.al de Braga.
- C., Roque Landeiro Pereira, Direito, matríc. (24.10.1794), n.al de Vouzela.

Isto é o que se me oferece dizer sobre os Camisões/Landeiros C.. Há verbetes muito incompletos: ou com falta do pai ou de matrículas. Os actos e graus não se encontram nestes verbetes de matrículas. Estarão nos dos exames. Quero o seu parecer. É possível que alguns tenham certidão de idade: os que se matricularam depois de 1772.
Um abraço e diga alguma coisa.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46758 | Pedro França | 03 set 2003 00:19 | Em resposta a: #46549

Caro Eduardo:

Apenas encontrei nos verbetes dos estudantes da UC que se matriculou em Cânones e saiu bacharel formado a 16.06.1768. Era fº de um António de Andrade. Não tem processo de ordenação.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46759 | Pedro França | 03 set 2003 00:25 | Em resposta a: #46533

Caro Óscar:

O verbete dos estudantes na UC aponta para a vila da Ponte, Trancoso. É conhecido por António da Natividade Correia de Lacerda, religioso de S. João de Deus, fº de Manuel Correia Dias de Lacerda. O verbete respeita a matric. na Fac. de Medicina mas requer nova formulação nas datas. Vou ver se lhe "dou a volta".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46762 | Pedro França | 03 set 2003 00:43 | Em resposta a: #46587

Caro André:

Perguntei junto dos funcionários do AUC sobre o que pretende e nenhuma resposta foi conclusiva. Como pessoalmente não tenho família em Coimbra, também por aí não chego lá. Minha mulher é de Coimbra mas tb. não tem referências a este respeito.
Talvez contactando os colégios ainda existentes, com História de peso desde os primórdios do séc. XX:
- Colégio Alexandre Herculano
Rua Venâncio Rodrigues, 6 (tel.: 239828826)
3000-409 Coimbra
- Colégio Rainha Santa Isabel
Rua do Brasil, 41 (tel.: 239793960)
3030-175 Coimbra
- Colégio de São José
Rua Fr. Tomé de Jesus, 11 (tel.: 239852330)
3000-195 Coimbra
- Colégio de São Pedro
Rua Alexandre Herculano, 13 (tel.: 239823011)
3000-019 Coimbra

Em tempos alguns destes colégios eram ou exclusivamente masculinos ou femininos. Agora serão antes mistos. Terá de seguir por estas pistas que lhe deixo, talvez.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46765 | LSV | 03 set 2003 04:00 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França

Acabei de notar que à sua mensagem de há cerca de uma semana muitos lhe solicitaram ajuda em Coimbra.
Enfim, sou mais um.
Pedia-lhe que, assim que possível, me consultasse os indíces (ou eventualmente os livros de matrículas) de um João Fernandes matriculado na UC entre 1500 e 1520. Este João Fernandes era já licenciado em 1523 quando recebe a mercê de tabelião de Besteiros. Sobre ele apenas sei que era natural de Viseu e aí morava em 1523, era escudeiro (depois cavaleiro) e que deverá ser filho de João Fernandes ou de Martim Fernandes. Enfim, esta filiação é hipotética e como tal gostaria de saber qual (ou quais) a(s) filiação(ções) dadas nas matrículas aos João Fernandes aí registados.
Antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Machado Veloso

#46766 | jliberato | 03 set 2003 07:54 | Em resposta a: #46750

Caro Pedro França
Estou-lhe muito grato.
Parto do princípio que nem o nome da mãe nem a naturalidade constam do processo.
Um abraço
do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46767 | jliberato | 03 set 2003 08:17 | Em resposta a: #46756

Caro Pedro França
Muito obrigado pela sua mensagem e pela sua disponibilidade em ajudar.
Relativamente aos Bichos: não encontrou o processo, que menciono na minha mensagem, daquele Paulo Silva Bicho, aonde se espera possa haver uma referência ao tio padre?
Se não encontrou e se os processos que menciona também não dão informação para situar o padre, restam os paroquiais. Embora receie que é procurar agulha no palheiro.
Um grande abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46768 | jpcmt | 03 set 2003 08:21 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França:
Usando e abusando da sua disponibilidade e recorrendo ao seu saber, pergunto-lhe se no AUC se poderá encontrar, e.g. na carta de curso, o nome do pai do Dr. António de Sousa e Meneses.
Tudo o que sei sobre ele é que residia e foi advogado em Braga e que, com sua mulher D. Helena Josefa, apadrinharam um baptizado em 30/5/1766.
Muito grato, cumprimenta,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46769 | camisao65 | 03 set 2003 09:09 | Em resposta a: #46757

Caro Pedro,

São muito importante estas informações, em especial o Amaro José Araújo Velasco Camisão, filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, (o que eu desconhecia por completo), que casou no Brasil, para onde foi viver, com Catarina Claro de Velasco de Molina, conforme está na base de dados.
Essa informação, a juntar a uma que recebi do Brasil, referente a dois indivíduos Moreira Landeiro Camisão, pai e filho, supostamente descendentes de um Lázaro Moreira Landeiro Camisão, mas de uma data mais próxima do século dezanove, dá que pensar.
Em relação a outras duas pessoas que menciona na sua mensagem, "C.Lázaro Moreira Landeiro, Cânones, entre 1754/60, n.al de Fermedo", e "C. Roque Landeiro Pereira, Direito, matríc. (24.10.1794), n.al de Vouzela, se pudesse tentar obter mais informações, agradecia mas também sei que é difícil, pelo que se não conseguir, fica na mesma o meu muito obrigado pela sua amável atenção.

Um abraço

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46784 | Pedro França | 03 set 2003 11:18 | Em resposta a: #46769

Caro Luís:

Ainda bem que pude ser-lhe útil. O que posso fazer é recorrer aos livros de matrículas no caso de filiações omissas, e aos livros de certidões de idade, ok?
Dê-me só um tempinho; ainda esta semana espero
dar-lhe conta do que encontrar a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46786 | camisao65 | 03 set 2003 11:23 | Em resposta a: #46784

Caro Pedro,

Mais uma vez, o meu muito obrigado!


Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46793 | AFC | 03 set 2003 12:05 | Em resposta a: #46762

Caro Dr Pedro,
muito e muito obrigado. Tenho a certeza que esta ajuda me vai ser muito util.
Um abraço,
Andre Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46830 | lala | 03 set 2003 19:57 | Em resposta a: #46749

Caro Pedro França,

Obrigado peça sua prestatividade. Acerca do João do Sacramento Tomé e de Maria do Carmo (Tomé), "apenas" gostaria de saber mais dados em relação aos seus pais e avós. Sei que nos registos da época é mencionado o nome dos pais (em alguns casos até a data de casamento dos mesmos!), as suas idades à altura do registo de nascimento, naturalidade e nome dos avós. Gostaria, se lhe fosse possível, de saber estes dados. Quanto ao óbito, se estiver averbado muito bem, se não também não há problema. Ah, já me esquecia, se encontrar as informações a.m. aponte-me também s.f.f. o numero de assento.

Muito obrigado. M. Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46835 | artur41 | 03 set 2003 21:46 | Em resposta a: #46786

Caro Pedro


Espero que tenha passado umas boas férias.
Só agora é que me voltei a dedicar, depois das férias, às pesquisas.

Quero-lhe agradecer, também, pelos dados fornecidos!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46837 | Pedro França | 03 set 2003 22:37 | Em resposta a: #46765

Caro Luís Soveral:

Apenas uma coisinha: a Universidade em Portugal, só em 1537 é que se transferiu definitivamente de Lisboa para Coimbra, com D. João III.
Ainda assim, procurei ver nas matrículas se havia algum João Fernandes n.al de Viseu mas não encontrei nenhum, com esse nome, n.al dali.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46838 | Pedro França | 03 set 2003 22:43 | Em resposta a: #46768

Caro Trovisqueira:

Encontrei nas matrículas na UC um António de Sousa de Meneses n.al de Braga, com matrículas em Cânones entre 01.10.1747 (Instituta) e 01.10.1751. Teve o grau de bacharel em 03.05.1752. Era fº de Baltasar de Sousa de Meneses. Não recorri à carta de curso - se ele a tiver -, porque seria mais demorado a ser atendido. Mas se insistir..., este era o único deste nome, para Braga e para as datas indicadas por si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46839 | Pedro França | 03 set 2003 23:26 | Em resposta a: #46759

Caro Óscar:

Então é assim:
- Matrículas em - Matemática (02.10.1799); Filosofia (03.10.1799); Medicina (06.10.1802/14.10.1803/03.10.1804/22.10.1805). Teve exame do 5º ano a 30.07.1807 com que obtém a formatura.
E é o que tenho a acrescentar ao que disse atrás.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46840 | Pedro França | 03 set 2003 23:34 | Em resposta a: #46732

Cara Cláudia:

Ora bem, é favor tomar a devida nota:
- Manuel (do Sacramento Tomé) nasceu a 08.02.1890 e foi baptº a 15.02.1890/f. 110v., nº 13 para a vila de Alvares. Era fº de João Tomé, da dita vila, e de Maria da Nazaré, de Amioso do Senhor/Alvares.
- Maria do Carmo, nasceu a 07.05.1894 e foi baptª a 20.05.1894/f. 276v., nº 47, para o Amioso Fundeiro/Alvares. Era fª de Bernardino Antão, de Vale de Aruninha/Alvares, e de Maria Rosa, do Amioso Fundeiro. Esta tinha por averbamento o óbito de seu marido, ocorrido a 14.03.1951 para a fregª dos Anjos/Lisboa.
E isto é o que se me oferece dizer sobre o assunto. Atenção: os assentos de casamento vão só, no AUC, para Alvares, até 1885. O resto estará em Góis.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46843 | Pedro França | 03 set 2003 23:49 | Em resposta a: #46767

Caro JLiberato:

Apurei o seguinte:
- Do Pe. Luís da Silva Bicho (ordenações sacerdotais - Góis, ano de 1720, cxª 1139, no AUC), soube que foi baptº a 11.02.1696, em Góis, f. 69v.. Era fº do L.do Luís Gls. Bicho, médico do partido da vila de Penamacor, de Catarredor/Cadafaz - Góis, e de Teodósia da Silva Baptista/Botelho, de Coimbra.
Era neto patº do Pe. Manuel Gls. Bicho, de Góis mas cura que foi no Cadafaz/Góis, e de Isabel Simões, solteira, do Catarredor/Cadafaz.
Era neto matº de João da Silva Baptista ou João Baptista da Silva Botelho, boticário n.al de S. João de Almedina e depois morador em Góis, onde foi boticário do partido, e de Domingas dos Reis, n.al/baptª na fregª da Sé.
Luís Gls. Bicho foi baptº a 07.09.1662 no Cadafaz. João da Sª Baptista foi baptº a 02.09.1647/f. 10 em Almedina/Coimbra e era fº de Jão da Silva e de Joana Baptista. Domingas dos Reis era fª de Mateus Rodrigues, serralheiro, morador na rua das Covas que era da fregª da Sé/Coimbra.
Para já é o que tenho a partir dos dados daquele processo. Poderei tentar alguns paroquiais, mas vou esperar pela sua digestão do assunto.
Ah! O Paulo da Silva Bicho, encontrei-o nas matríc., em Medicina - bacharel formado a 16.05.1732 (aprovação a 30.05.1732). Luís Gonçalves Bicho, foi bach. formado em Medicina a 08.07.1704 (aprovação a 12.07.1704).
Um abraço, por ora.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46844 | Pedro França | 04 set 2003 00:20 | Em resposta a: #46769

Caro Luís:

Estou desolado mas o facto é que, depois de ter visto os verbetes fui dar uma volta pelos livros de matrículas e há alterações a fazer:
- Apenas existe um António José da Silva Camisão (e não dois), de Braga, e fº de José da Silva de Almeida, Licº em Cânones em 28.07.1780. (Juntei os dois verbetes iniciais num só, agrafando-os com, autorização do AUC porque o assento da matríc. deste em Filosofia para 14.12.1776 (em suplemento, no 1º ano filosófico), não traz a naturalidade e então, o apelido "de Almeida" do pai foi interpretado como sendo o lugar de naturalidade do filho, aliás registado como Almada.
- Não há Luís Moreira Camisão algum: existe um verbewte com este nome, em Cânones para 01.10.1757 e naturalidade - Fermedo. O livro de matrículas de 1757/58 apanha "em andamento" um Lázaro Moreira Landeiro Camisão que teve matrículas entre 1754/55 e 1760/61.

Filiações por certidões de idade:
- Amaro José era n.al de Sabará/Minas Gerais, aí baptº a 30.01.1781/nascido a 06.11.1780, fº do Dr. Lázaro Moreira Landeiro Camisão, de Fermedo e de D. Catarina de Lara Molina de Velasco, de Santa Rita/Rio de Janeiro. Era neto patº de Capitão Lázaro Moreira Landeiro Camisão e D. Francisca Xavier de Araújo e Sousa; neto matº de Capitão Amaro José Gomes da Silva e de D. Ana Clara de Velasco Molina (Lº 1, nº 93, 1ª série).
- António José da Silva Camisão, foi baptº em S. João do Souto/Braga a 23.03.1758. era fº de Cap:ão José da Silva de Almeida e de Ana Maria Teresa Joaquina, para a referida fregª de Braga. (Lº V, nº 54, 1ª série).
- António Manuel Ribeiro de Carvalho (Camisão), formado em Leis a 04.06.1804, era de Moncorvo, fº de Manuel António Ribeiro de Carvalho.
- Lázaro Moreira Landeiro Camisão (assina nas matrículas como Lázaro Moreira Camisão Landeiro), era fº de outro do mesmo nome, n.al de Fermedo.
- Rafael Matias de Araújo Camisão, de Braga, era fº de Santos de Araújo e Silva (matríc. em Leis/Instituta a 01.10.1752). Este Rafael era irmão de António José de Araújo Camisão, com matrículas em Cânones entre 1749/50 e 1753/54.
- Roque Landeiro Pereira Camisão, de Vouzela, foi baptº a 07.05.1774/f. 538v.; era fº de José de Melo Pereira de Vasconcelos, de Vouzela, e de D. Feliciana Maria Leonor Pereira de Araújo de Sousa da Cunha Corte Real, de Fermedo. Era neto patº de Manuel Bernardo Pereira de Melo, de Passos, e de D. Brísida de Melo, de Aldeia/Sendim. Era neto matº de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, de S. Martinho de Arada/Ovar (comarca da Feira), e de SD. Francisca Xavier de Araújo e Sousa, de Santa Maria de Fermedo. (Lº XLIII, nº 48, 1º série).
Isto é o que se me oferece dizer por ora.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46856 | LSV | 04 set 2003 06:45 | Em resposta a: #46837

Caro Pedro França
Ignorância a minha. Informaram-me (garantidamente sem conhecimento de causa) que existem processos na UC desde a refundação da Universidade com Dom João III, em primóridos do séc. XVI.
...
Muito obrigado pela suas diligências, de qualquer modo
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE:António de Sousa de Meneses

#46857 | jpcmt | 04 set 2003 07:47 | Em resposta a: #46838

Caro Pedro França:
Esse António de Sousa de Meneses é, muito provavelmente, quem procuro.
Agradeço muito a sua contribuição para esclarecer este caso, que há muitos anos me intrigava.
Um abraço,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46860 | camisao65 | 04 set 2003 08:54 | Em resposta a: #46844

Caro Pedro,

Não se sinta desolado, pois estas informações são importantes, e muito!

Um abraço,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46862 | jliberato | 04 set 2003 09:26 | Em resposta a: #46843

Meu caro Pedro França
Muito obrigado pelas suas preciosas informações.
Admitamos que o padre Manuel Gonçalves Bicho, o meu e o que o meu amigo encontrou, são uma única pessoa. Então teríamos o segunite por ordem cronológica:
-nasceu me Góis
-foi cura em Cadafaz
-teve de Isabel Simões, solteira, de Catarredor, Cadafaz, um filho Luís, baptizado aos 07-09-1662 em Cadafaz
-teve de Catarina Fernandes de Nogueiro/Góis um filho António, meu antepassado , nascido aos 07-01-1694 em Góis.
Ponto a salientar é o facto de ter tido filhos a uma distância de 32 anos, o que não é impossíval, mas não muito vulgar.
Outra hipótese seria de se tratar de dois padres diferentes com o mesmo nome, um filho ou sobrinho do outro.
Em qualquer caso não tenho os pais do meu, que tanto me interessam.
Resta ainda o tal processo de habilitação, que refiro na minha primeira mensagem, de Paulo da Silva Bicho e que é citado no estudo que menciono.
Eis o que se me oferece dizer, acrescentando apenas que a questão se tornou ainda mais interessante...
Muito obrigado por tudo.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46873 | lala | 04 set 2003 12:00 | Em resposta a: #46840

Caro Pedro França,

Muito obrigada pela sua prontidão. Não querendo tornar-me muito chata, por acaso não vinham os nomes dos avós do Manuel e da Maria do Carmo nos seus registos de nascimento/baptismo?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcelos,

#46874 | Ricardo de Oliveira | 04 set 2003 12:04 | Em resposta a: #46751

Caro Pedro França

Muito obrigado. O que é feito com boa vontade e amizade a gente não esquece ! O Fórum o tem como membro Benemérito !

Um abraço e nossos melhores cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46883 | ligiaportovedo | 04 set 2003 14:38 | Em resposta a: #46862

Caro JLiberato,
Já agora, quando fiz pesquisas nesta freguesia, reparei que esta Catarina Fernandes, sua antepassada, teve pelo menos outra filha do Padre Manuel Gonçalves Bicho (Arcângela Maria Bicha) e ainda, Josefa Ribeiro, cujo pai é outro Padre, de nome, Manuel Ribeiro.
Um abraço,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46890 | jliberato | 04 set 2003 15:07 | Em resposta a: #46883

Cara Lígia,
Muito obrigado pela sua achega. Evidentemente que temos de olhar descomplexados para enorme comédia (e tragédia) humanas que constitui o conjunto dos nossos antepassados...
E já agora: tem as datas? Porque como leu das minhas trocas de mensagens com o confrade Pedro França pode ser importante.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46898 | 2910 | 04 set 2003 15:44 | Em resposta a: #46839

Caro Pedro
Fico muito grato pela ajuda prestada. Já agora, gostava de saber se os "livros de certidões de idade", referem o nome da mãe e os avós paternos e maternos do António da Natividade Correia de Lacerda.


abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46921 | Pedro França | 04 set 2003 18:45 | Em resposta a: #46860

Caro Luís:

Obrigado pelas suas palavras de apoio. Registe, no entanto, esta correcção ao Amaro José Camisão: nasceu a 06.11.1781 e fopi baptº a 30 do mesmo mês e ano.
Vou ainda verificar se na certidão de idade de António José da Silva Camisão ele tem avós ou não, explícitos. É que, com várias certidões de idade consultadas ao lado, umas das outras, é possível que não tenha concluído o levantamento completo deste caso, mas, não se preocupe, não confundi as certidões. Longe de mim tal coisa.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46925 | Pedro França | 04 set 2003 18:53 | Em resposta a: #46856

Caro Luís:

Existem de facto matrículas referentes ao séc. XVI e algumas provas em como estudantes frequentaram a Universidade antes da sua transferência para Coimbra em 1537 mas não o caso do João Fernandes, se de facto ele era n.al de Viseu. A questão roda em torno apenas da naturalidade deste.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46926 | Pedro França | 04 set 2003 18:54 | Em resposta a: #46873

Cara Cláidia:

Amanhã vou ao AUC e "repesco" os assentos que consultei para lhe dar os elementos que procura, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#46927 | Pedro França | 04 set 2003 18:59 | Em resposta a: #46862

Caro JLiberato:

Vou procurar ver isso, sobretudo essa diferença de 32 anos. Os óbitos poderão dizer alguma coisa sobre um ou dois padres. Vou ver desse processo do Paulo da Sª Bicho também.
Espere-me aqui amanhã, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46928 | Pedro França | 04 set 2003 19:04 | Em resposta a: #46898

Caro Óscar:

Não o encontrei nas certidões de idade - não consta. Localizei-o nas matrículas: daí saber-se apenas o nome do pai.
Agora, só com recurso aos registos paroquiais respectivos, da vila da Ponte, e com base no nome do pai que não é de se confundir com qualquer outro.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46939 | LSV | 04 set 2003 20:25 | Em resposta a: #46925

Caro Pedro França

Mais uma vez muito obrigado. Mas trata-se de facto de João Fernandes natural de Viseu. É assim que surge nas chancelarias Reais e é o único documento que tenho, não havendo por isso qualquer hipótese de admitir outra naturalidade.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46941 | lala | 04 set 2003 22:00 | Em resposta a: #46926

Obrigada.
Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#46947 | victória | 04 set 2003 22:49 | Em resposta a: #46758

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

Um abraço
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47039 | LSV | 05 set 2003 20:19 | Em resposta a: #46925

Caro Pedro

Vou talvez abusar um pouco da sua boa vontade.
Tenho a informação, por quem já consultou, que no Arquivo da Universidade de Coimbra existem matrículas desde 1400. Não são é dos alunos da Universidade mas sim de ordens menores. Ora, é natural que o "meu" João Fernandes se tenha matriculado em ordens menores. Calculo que ele tenha nascido por volta de 1485 e em 1523 era já bacharel. Ou seja, poderá ter-se inscrito em ordens menores entre 1503 e 1518 pouco mais ou menos. E naturalmente inscreveu-se mais do que uma vez pelo que estaria matriculado em mais de uma ano. Fui informado que estas matrículas existem em livros grandes e de leitura não muito fácil.
Enfim, arrisco-me a pedir-lhe, se tiver tempo e paciência, se me poderia dar por lá uma olhada.
Muito obrigado
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47052 | Pedro França | 05 set 2003 22:42 | Em resposta a: #46873

Cara Cláudia:

Então aqui vai: Manuel era neto patº de José Tomé de Maria Joaquina. Era neto matº de Manuel Pires e de Joaquina Simões. Não constam os lugares de origem. Sabe-se que seus pais - João Tomé e Mª da Nazaré eram trabalhadores e que haviam-se recebido em Alvares. Averbamentos: Manuel faleceu na fregª dosa Anjos/Lisboa a 14.03.1951 e casara com Mª do Carmo, de 21 anos, a 08.05.1915 em Alvares.

Mª do Carmo era neta patª de Joaquim Antão e de Joana Henriques. Era neta matª de Manuel Lourenço Portelinha, e de Mª Rosa. Não constam os lugares de origem. Os pais - Bernardino Antão e Mª Rosa - eram trabalhadores e haviam-se recebido em Alvares.
É tudo. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47053 | Pedro França | 05 set 2003 22:48 | Em resposta a: #46921

Caro Luís:

Com efeito, António José da Silva Camisão não traz avós na certidão. Mas, sabemos que os padrinhos de baptismo foram seu av^Santos de Araújo e Silva, e o tio, Dr. António José de Araújo Camisão que tocou pela coroa de Santa Ana.
Mais, nasceu a 22.03.1758, tendo sido baptº a 23 do mesmo mês e ano, como eu havia dito antes.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47054 | Pedro França | 05 set 2003 22:50 | Em resposta a: #47053

Caro Luís:

Só mais uma vez: onde está av^, leia-se avô.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47055 | Pedro França | 05 set 2003 22:56 | Em resposta a: #46728

Caro Pean:

Conforme o prometido aqui estou mas, com algumas dúvidas: Eu encontrei nas ordenações sacerdotais, para S. João de Loure (ano de 1832, cxª 223 - Requerimento de matrícula para ordem de diácono), um processo referente a um António Pires Linhares mas fº de Manuel Pires Linhares e de Ana Freire de Lis Craveiro.
Ora, estes dados não coincidem em nada com os que me forneceu antes. Agradecia que me conferisse o material que tem a respeito e me diga alguma coisa para aqui. Atenção: não há mais nenhum Linhares para o local que indicou.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47056 | amtf | 05 set 2003 23:18 | Em resposta a: #47055

Caro Pedro França.

Atrevo-me a voltar a incomodá-lo para pedir o favor de ver se existe algum registo da passagem pela Universidade de Coimbra do Doutor Francisco Dias de Oliveira, de Ponte de Lima, séc. XVII/XVIII.

Renovados agradecimentos e melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Manuel Gonçalves Bicho

#47058 | Pedro França | 05 set 2003 23:58 | Em resposta a: #46862

Caro JLiberato:

Tenho uma rectificação a fazer: Luís Gls. Bicho foi baptº no Cadafaz não em 1662 mas sim em 1672, mantendo-se tudo o resto (f. 46). Assim, a diferença entre filhos naturais do dito padre é de 22 e não 32 anos o que melhora ainda mais as probabilidades de ser uma mesma pessoa e aliás, é-o de facto, porquanto andei a perseguir a sua existência entre o Cadafaz e Góis, e, embora ele tenha uma presença curta pelo Cadafaz (aí até 1674 +/-), em Góis a sua presença arrasta-se, como oficiante até (sobretudo de baptizados) até 169..., não tendo ainda concluído a busca porque me faltou o tempo. Por outro lado, o caso complicou-se mais porque este padre aparece cruzado com outros oficiantes para a mesma altura, pelo que, não ficou nada assente em definitivo mas é uma só pessoa. Em 169... ele teria cerca de 60 anos.
Ainda outra coisa: localizei o assento de casamento em Góis/f. 78, 126 - 07.01.1695, de Luiís Gls. Bicho e Teodósia da Luz.
Ainda terei de consultar o processo de ordenação do Pe. Paulo da Sª Bicho para saber algo mais para trás do dito padre, se for possível. Espere-me aqui lá para 3ª Feira (2ª Feira tenho serviço na escola).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47060 | Pedro França | 06 set 2003 00:07 | Em resposta a: #47039

Caro Luís Soveral:

O que me pede já é mais complicado porque importa numa pesquisa mais demorada, extensa, e isso porque, falando telefonicamente com a Dra. Ana Maria Leitão Bandeira, técnica principal do AUC, as matrículas para ordens menores (não são processos e não há verbetes para essas épocas) estão dispostas em livrinhos arrumados em pastas (V depósito/III Secção) e são vários, para os sécs. XV-XVI, contendo nomes de matriculados (com seus dados De Genere, e alguns em latim) mas, desordenados alfabeticamente ou seja, têm de ser percorridos um a um, o que implica uma mobilização exclusivista da minha disponibilidade. Só orçamentando esta busca.
Fico a aguardar uma resposta sua. Pelo menos, já fica a saber - até para seu interesse -, o que tem pela frente se se dispuser a arcar pessoalmente com essa tarefa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47061 | Pedro França | 06 set 2003 00:08 | Em resposta a: #47056

Caro António:

Espere-me aqui na 3ª Feira, ok? Na 2ª Feira tenho serviço na escola.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:António de Sousa de Meneses

#47063 | Pedro França | 06 set 2003 00:16 | Em resposta a: #46857

Caro Trovisqueira:

Tudo "nos trinques".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:António de Sousa de Meneses

#47064 | Pedro França | 06 set 2003 00:17 | Em resposta a: #46857

Caro Trovisqueira:

Tudo "nos trinques".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47069 | LSV | 06 set 2003 04:49 | Em resposta a: #47060

Caro Pedro

Acho que tenho consciência do trabalho que isso dará.
Mas estou de facto interessado nesses elementos. Aliás, são mesmo fundamentais para o trabalho que estou a fazer.
Isto é, ou com o Pedro a fazê-lo ou comigo pessoalmente vai ter mesmo de ser feito.
Porque a consulta orçamentada desses dados está fora do objectivo deste fórum, agradecia que me contactasse para luissoveral@sapo.pt
Muito obrigado
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47070 | 2910 | 06 set 2003 09:36 | Em resposta a: #46928

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua ajuda.

Abraços

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47106 | lala | 06 set 2003 21:52 | Em resposta a: #47052

Caro Pedro França,

Obrigada pelos detalhes que enviou. Com estas informações será muito mais fácil pedir cópias de assentos de nascimento ao AU Coimbra. Apesar de não ter idades dos pais do Manuel e da Maria do Carmo, com faz-se um calculo para ir andando mais para trás. Penso que o Joaquim Antão já não pertence a Coimbra mas sim a Leiria (Pedrogão Grande), mas tudo a seu tempo.

Mais uma vez obrigada.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47116 | Pedro França | 06 set 2003 23:10 | Em resposta a: #47106

Cara Cláudia:

Poderia tirar-lhe a limpo se o pai do Joaquim Antão é ou não do distrito de Coimbra. Não se faça rogada em pedir. Escreva-me para aqui e diga-me se lhe interessa uma buscasinha para "agora" ou para "mais tarde, mais tarde, mais tarde"...
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47117 | Pedro França | 06 set 2003 23:12 | Em resposta a: #47069

Caro Luís:

Vou escrever-lhe sim, para o seu e-mail.
Obrigado e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47118 | artur41 | 06 set 2003 23:18 | Em resposta a: #47053

Caro Pedro


Os meus agradecimentos pelos dados.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47121 | lala | 06 set 2003 23:33 | Em resposta a: #47116

Caro Pedro,

Não tenho palavras para lhe agradecer a sua disponibilidade. Estou a pesquisar a minha ascendência materna. Sei que os meus avós eram primos (se bem que “afastados”). O elo de ligação que encontro entre eles é o apelido Antão, pois os seus avós (meus trisavós) eram Manuel Antão (avô do meu avô) e o Bernardino Antão (pai da Maria do Carmo, que casou com o Manuel do Sacramento Tomé)). Penso que o elo de ligação está aqui e que estes seriam irmãos. Também sei que o Manuel Antão, casou com Maria Jacintha e que ambos eram naturais da freguesia e concelho de Pedrógão Grande (os dados constam da certidão de nascimento do meu avô). Ora, sendo o Manuel e Bernardino Antão realmente irmãos, seriam ambos filhos do Joaquim Antão. Daí que pense pertencerem a Leiria! O que acha?

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47166 | Pedro França | 07 set 2003 16:09 | Em resposta a: #47121

Cara Cláudia:

Vou ver o que posso fazer, embora não tenha à partida referências para o seu Manuel Antão, já que não o tenho por ascendente do Manuel do Sacram:to Tomé, nem da Mª do Carmo. Antões recuados só o Joaquim Antão, pai do Bernardino Antão. No entanto, pode ser que eu localize os baptismos de Bernardino Antão e mais filhos de Joaquim Antão.
Um abraço e espere-me até 3ª Feira, ok?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47168 | manuelr | 07 set 2003 16:16 | Em resposta a: #46947

Caro Eduardo Domingues.

Terá ligação com os Pinheiro de Andrade de Monsanto?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47170 | Pedro França | 07 set 2003 16:29 | Em resposta a: #46712

Caro Pean:

Veja a minha resposta na intervenção do dia 05.09.03, pelas 22.56, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47171 | Pedro França | 07 set 2003 16:32 | Em resposta a: #46712

Caro Pean:

Ufa! Que trapalhada com a ligação aos intervenientes. Acabo por me repetir. Veja a minha intervenção do dia 05.09.03, pelas 22.56,
ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47192 | lala | 07 set 2003 22:56 | Em resposta a: #47166

Caro Pedro França,

Manuel Antão foi casado com Maria Jacintha e era pai de Maria do Carmo, nascida em 1879, Escalos do Meio, Pedrogão Grande. Maria do Carmo casou com Francisco dos Santos (n. em 1881 Alvares) em 15-10-1901 na Igreja Paroquial de Alvares. Mais não sei. Agradecia-lhe que, me visse os dados que conseguisse em relação ao Francisco dos Santos, ano de nascimento 1881,Álvares, Gois (tinha 31 anos a 29-10-1911) e era filho de João dos Santos e de Maria da Encarnação.

Obrigada e os meus sinceros cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47196 | Pedro França | 07 set 2003 23:47 | Em resposta a: #47192

Cara Cláudia:

Para 1881/Alvares, baptismos, sabendo os pais de Francisco dos Santos, tudo bem. Se houver averbamentos, melhor ainda. Eu junto esta à outra pesquisa que já havia prometido fazer para os "manos" Antões.
Um abraço e até 3ª Feira.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47208 | camisao65 | 08 set 2003 09:27 | Em resposta a: #47053

Caro Pedro,

Mais uma vez, obrigado pelas suas preciosas informações.



Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47210 | lala | 08 set 2003 09:44 | Em resposta a: #47196

Obrigada.

Fico a aguardar noticias suas.

Até 3.ª. Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47219 | victória | 08 set 2003 11:01 | Em resposta a: #47168

Caro ManuelRolão

Não faço ideia. Estou completamente perdido com estes Pinheiros de Andrade.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47221 | mso | 08 set 2003 11:11 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França
Agradecendo antecipadamente a sua disponibilidade, gostaria de saber se ataravés do AUC consegue informações sobre Francisco Alves Tavares. Creio que este meu trisavo fez o curso de direito por volta de 1880???
O meu obrigado
MSO

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47302 | vbriteiros | 08 set 2003 22:41 | Em resposta a: #46758

Caro Pedro França
Poderá por favor verificar nos AUC se,
Rufino António Frutuoso, natural do Rio de Janeiro, filho de António Frutuoso Gomes e Cecilia Soares da Silva, tendo ido para Coimbra estudar em 1852, de 21 anos de idade e acompanhado por um criado; terá obtido nessa Universidade algum Grau e em que Curso??
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros (Porto)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47322 | Pean | 09 set 2003 09:39 | Em resposta a: #47055

Caro Pedro França,

Agradeço a sua rápida resposta.
Não me pareçe que possamos estar a falar da mesma pessoa. O António Dias de Linhares que refiro, já era ordenado em 1713 quando foi padrinho de uma sua sobrinha.
De qualquer forma, mais uma vez, o meu muito obrigado.
Quanto à freguesia de São Sebastião da Vila do Casal, acha possível tratar-se da freguesia de Cativelos, cujo orago é São Sebastião, e fica próximo de Vila Nova de Tázem ?

Um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47330 | jflfl | 09 set 2003 10:22 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França
Muito gostaria de obter informações sobre Dr José Felicio Falcão Murzello * 1/7/1738 em Santiago do Cacém. Em concreto gostaria de saber o que consta sobre ele nos arquivos AUC.
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47411 | Pedro França | 09 set 2003 21:51 | Em resposta a: #47221

Caro MSO:

Vou ver, se amanhã à tarde consigo obter alguma coisa. De manhã tenho serviço na escola.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47412 | Pedro França | 09 set 2003 21:55 | Em resposta a: #47330

Caro Joaquim Falcão:

Vou ver se o detecto nos verbetes dos actos e graus/matrículas no AUC. Para a data de nascimento é pouco provável que tenha certidão de idade.
Aguarde-me aqui amanhã ou 5ª Feira, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47413 | Pedro França | 09 set 2003 21:57 | Em resposta a: #47322

Caro Pean:

Tudo bem quanto ao 1º assunto - "no problem".
Quanto ao 2º - Cativelos? - é uma possibilidade a não desperdiçar. Vou averiguar por aí também.
Um abraço e até breve, aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47414 | Pedro França | 09 set 2003 22:01 | Em resposta a: #47302

Caro Vasco Briteiros:

Ok, posso tentar ver isso amanhã à tarde ou 5ª Feira. Aguarde-me aqui então.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47540 | Pedro França | 10 set 2003 22:29 | Em resposta a: #47210

Cara Cláudia:

Depois do que pude recolher tenho a dizer o seguinte:
- Bernardino (Antão) foi baptº em Alvares (Vale de Aruninha) a 26.02.1860, tendo nascido a 19 do mesmo mês e ano/f. 5, nº 7.
- Manuel (Antão) foi baptº em Alvares (Vale de Aruninha) a 10.05.1848, tendo nascido a 7 do mesmo mês e ano/f. 153v..
- São ambos filhos de Joaquim Antão e de Joana Henriques, ele da Varzina e ela de Vale de Aruninha - tudo Alvares -, recebidos em Alvares a 28.12.1847/f. 54.
Eram netos patºs de José Antão e de Escolástica Maria (da Conceição), e netos matºs de António Henriques e de Joaquina Maria.

Quanto a Francisco dos Santos, de Alvares, fº de João dos Santos e de Maria da Encarnação, localizei-o não para 1881, mas para 1878: baptº a 20.05, nascido a 11 do mesmo mês e ano/f. 18v.-19, nº 44. Era fº de João dos Santos, jornaleiro, da Lomba/Alvares, e de Mª da Encarnação, fiandeira, da Simantorta/Alvares, aqui recebidos a 03.08.1865/f. 8-9, nº 10. Era neto patº de Manuel dos Santos, da Lomba/Alvares e de Mª Joana da Conceição, da Derreada Cimeira/Pedrógão Grande; era neto matº de Joaquim José das Neves, da Simantorta, e de Maria Francisca (de Jesus), do Casal Novo.

Isto é o que se me oferece dizer sobre as pessoas que me indicou. Estão localizadas. Pedrógão Grande, pertencendo ao ADL, e não ao AUC, não vou poder "entrar por aí".
Acresce ainda que, estando esta pesquisa para Alvares a tornar-se um tanto exaustiva, sou obrigado a remetê-la para um estudo orçamentado, se ainda estiver interessada que eu avance por aqui.
Diga-me alguma coisa para aqui para eu lhe dar o meu e-mail, se for caso disso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47546 | Pedro França | 10 set 2003 23:15 | Em resposta a: #47056

Caro António:

A referida personagem frequentou o curso de Medicina, tendo obtido o grau de bacharel formado em 10.06.1684 (aprovação em 23.05.1685).
Era fº de Gaspar Afonso.
Isto é o que se me oferece dizer sobre o caso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47550 | lala | 10 set 2003 23:41 | Em resposta a: #47540

Caro Pedro França,

Obrigada pelas informações, ajudaram e muito.

Por agora é tudo. No caso de voltar a necessitar, voltarei a por pos-it, ou então deixe o seu mail, para o contactar directamente, para a devida orçamentação.

Melhores Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47553 | Pedro França | 10 set 2003 23:52 | Em resposta a: #47550

Cara Lala:

Ao voltar de novo ao Fórum reparei na sua resposta. Então é assim:
PedroFrancaPin@netcabo.pt

O que quer que entenda por bem decidir, fica o meu e-mail à disposição.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47555 | Pedro França | 10 set 2003 23:56 | Em resposta a: #47221

Caro MSO:

Desolado, não consegui localizar nos verbetes dos estudantes da UC um aluno com os nomes que construiu. Pergunto: não terá ele usado mais algum nome? As entradas nos verbetes operam-se pelo último sobrenome em uso.
Fico a aguardar o seu comentário.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47565 | João Maya | 11 set 2003 10:24 | Em resposta a: #46411

Caro Dr. Pedro França

Seria possível fazer uma busca em Delfim Maria de Oliveira Maya?
Nasceu no Porto em 8.9.1829 e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

Tenho os seus pais como António José Dias de Oliveira Maya e Maria José Cândida das Dores.
Procuro os seus avós

Muito agradecido

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47577 | jflfl | 11 set 2003 15:03 | Em resposta a: #47412

Muito obrigado.
Aguardarei as suas noticias
Joauqim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47593 | Pedro França | 11 set 2003 17:24 | Em resposta a: #47565

Caro João:

Tomei nota da sua mensagem. Vamos ver se amanhã à tarde consigo ver-lhe isso. De manhã tenho serviço na escola. Quando muito, na 2ª Feira. Aguarde-me aqui neste tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47595 | amtf | 11 set 2003 17:53 | Em resposta a: #47546

Caríssimo Pedro

Muito obrigado por mais esta pesquisa.
Infelizmente não me parece que seja o que procuro. O pai de Francisco Dias de Oliveira chamar-se-ía Simão Fernandes de Oliveira e igualmente licenciado. Já procurei um e outro na Torre do Tombo, na "Leitura de Bacharéis", admitindo licenciaturas em cânones e eventuais habilitações, mas nada encontrei.
Não me atrevo a pedir-lhe novo favor mas se voltar aos livros de matrículas e tropeçar neste outro Oliveira, Simão Fernandes, ficar-lhe-ía muito grato se me avisasse...

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47610 | Pedro França | 11 set 2003 23:35 | Em resposta a: #46479

Caro Rafa:

Vou ver se lhe arranjo os ascendentes do cap:ão Dionísio João Pereira e de sua mulher, de Castanh:ra de Pêra. Estou com o meu artigo na mão, sobre a aldeia de Pêra, e já retirei os elementos necessários para prosseguir investigação no AUC, sem ter de ir ao ADL.
Vamos ver se este até ao fim-de-semana lhe "descarrego" o que arranjar.
Quanto à Casa da Trapa vai ser mais difícil porque remete para uma ida ao ADL e isso é já pesquisa orçamentada! Depois me dirá.
Um abraço e espere-me aqui, ok?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47612 | rgc | 12 set 2003 00:15 | Em resposta a: #47610

Caro Pedro

Muito obrigado por todas as ajudas que me tem dado.
Gostaria de ir em Outubro a Leiria, ao Arq.º Distrital, mas como há tanto tempo que penso lá ir e não há meio de conseguir !... Mas, quando for, fico à sua disposição para alguma busca que queira que lhe faça. Terá é de me indicar tudo o melhor possível, para eu não me despistar.
Entretanto, fico aguardando aqui as suas estimadas notícias.
O meu grande reconhecimento,pela sua preciosa ajuda, porque desta gente e minha família dessas bandas, a que estou ligado pelo meu avô paterno, que casou no Alentejo, tenho ainda pouco conhecimento. Foi de facto, uma grande sorte para mim, o estimado confrade ter estudado e publicado um artigo valioso sobre a pedra-de-armas da família-Almeida Serra, existente em Pêra, e neste tópico referida.
Na Lousã tenho família, ligada aos Baeta Neves.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47614 | Pedro França | 12 set 2003 01:02 | Em resposta a: #47595

Caro António:

Acrescento esse mais. Pena é que aquele "Xico" não seja o que procura (será!?)... Mas, de Ponte de Lima... seria coincidência demasiada... Enfim, vamos ver esse Simão Fer:des de Oliveira, espero que, também de P:te de Lima.
Espere-me aqui amanhã, em princípio, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47616 | Pedro França | 12 set 2003 01:05 | Em resposta a: #47612

Caro Rafa:

Muito obrigado pelo seu elogio. Vamos ver o que se pode encontrar.
A família Baeta Neves conheço de nome. Sei que há Baetas por Góis, Alvares, certamente tudo gente do mesmo tronco.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47632 | Pedro França | 12 set 2003 11:25 | Em resposta a: #46411

Caríssimos confrades:

Devido o falecimento inesperado de um colega e amigo, sou forçado a cancelar hoje, 6ª Feira, a minha ida ao AUC, e a transpô-la para a próxima 2ª Feira. Podem na mesma formular os v. pedidos... responderei como de costume, caso a caso.
Agradecendo a v. compreensão, termino, com um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47645 | luis262 | 12 set 2003 14:42 | Em resposta a: #47414

Caro Pedro:

Enviei-lhe uma mensagem, mas enganei-me no tópico...Agora vai para o tópico certo.
Se não é abusar da sua generosidade, agadecia-lhe que me conseguisse informações, sobre o Pe.António José Álvares Pimentel Teixeira, b. em Maçãs de D. Maria, actualmente c. de Alvaiázere, na 1ªou 2ª década do séc.XIII.
Este padre, foi-me referido por si, no âmbito do processo de ordenação sacerdotal, de um seu irmão,o Pe.Manuel (José)de Abreu Pimentel Teixeira, b. em M.de D.Maria a 25.12.1727, processo que está no AUC, caixa 1149 doc.4.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47673 | Paulo | 12 set 2003 18:45 | Em resposta a: #46786

Caro Luís,

Tendo atenção à informação colocada pelo Dr. Pedro França cumpre-me informá-lo que um ramo dos Moreiras da Vila de Sabará se estabeleceu em Ferreira do Zêzere onde ainda hoje existem descendentes desta família.

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47678 | Pedro França | 12 set 2003 21:55 | Em resposta a: #47645

Caro Luís:

Depois de um dia para esquecer, vou ver se 2ª Feira, com novo fôlego, consigo dar-lhe a resposta que pretende, ok?
Um abraço e tudo de bom para si.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47679 | Pedro França | 12 set 2003 22:10 | Em resposta a: #47673

Caro Paulo:

Agradeço essa informação que deverá interessar ao confrade Luís Camisão, que é quem tem andado a estudar os Moreiras Landeiros Camisões estabelecidos em terras da Vera Cruz.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47680 | Pedro França | 12 set 2003 22:19 | Em resposta a: #47645

Caro Luís:

Cá estou de novo, depois de ter examinado o seu tópico sobre os tesoureiros-mores da Sé de Coimbra. Veja lá se pretende alguma outra busca, eu sei que procura informações sobre um tesoureiro-mor da dita Sé, que eu poderia tentar ver, mas, não quero ser intrometido. Uma vez que formula um tópico específico, em paralelo com o meu, é porque procura a confluência de outros confrades para a mesma temática. Não pretendo "roubar" a vedeta a ninguém, mas esteja à vontade. Já sabe como fazer.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47686 | camisao65 | 13 set 2003 15:15 | Em resposta a: #47673

Caro Paulo,

Muito obrigado pela informação prestada.
Por acaso, não sabe qual o ramo, oriundo de Sabará, que se instalou em Ferreira do Zêzere, e se terá alguma ligação aos Moreira Landeiro Camisão?
E é curioso, a minha ascendência materna, ser de origem ribatejana, e um ramo de uma família de Sabará, se ter fixado em Ferreira do Zêzere.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47688 | Paulo | 13 set 2003 15:55 | Em resposta a: #47686

Caro Luis Camizão,

Apenas sei que por volta de 1778 era Sargento mor de Ferreira do Zêzere um Tomás (...) Moreira, natural da Vila Real do Sabará, minas gerais.

Estes Moreiras foram e são senhores da Quinta do Loureiro nas imediações de Ferreira do Zêzere sendo actual proprietária desta Quinta a Drª. Maria da Luz Moreira Tiago.

Não estou certo se tenho os ascendentes (pais) de Tomás Moreira mas posso tentar verificar nos meus papeis.

Ao longo de várias gerações estes Moreiras desempenharam e desempenham papeis de relevo no Concelho e na região.

D. Maria da Glória Moreira Alcobia foi uma das beneméritas do Concelho no inicio do século XX e um dos seus filhos, o Dr. Manuel Bento Baptista é hoje uma das figuras de maior prestígio em Tomar.

Se porventura o Luiz ou algum outro participente neste forum possuir dados sobre estes Moreiras de Sabará ficarei muito grato já que sei que os descendentes tb. se interessam por genealogia.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47725 | jflfl | 14 set 2003 23:39 | Em resposta a: #47330

Caro Pedro França
Permita-me que orne a colocar o meu pedido acrecentanto agora mais alguns dados:
José Felicio Falcão Murzello é filho de João Falcão Mendonça e de Maria Barbara Pacheco Rezende
Gostava então de saber que dados constam na AUC sobre o Doutor José Felicio.
Muito obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47728 | Pedro França | 15 set 2003 00:48 | Em resposta a: #47725

Caro Joaquim:

Vou ver se dou amanhã (hoje) continuidade ao seu pedido, ok?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47729 | joseantonioreis | 15 set 2003 00:58 | Em resposta a: #47680

Caro Pedro França,

Não obstante as suas indicações, não consegui obter resposta sobre a Munda que trazia o seu artigo sobre os Henriques.
Como o poderei obter? Agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos
Jose Antonio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47730 | rgc | 15 set 2003 01:52 | Em resposta a: #47729

Caro Pedro França

Também estou interessado, não só no referido exemplar, mas nos outros com assuntos de genealogia. Basta identificar a Revista, Editora, n.os e anos resp.os.,para eu encomendar na livraria de que sou cliente.
Um abraço e obrigado desde já.
Rafael Carvalho
Estou desejando de receber a informação que me ficou de enviar.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47741 | jflfl | 15 set 2003 10:44 | Em resposta a: #47728

Muito obrigado. Fico a aguardar as suas noticias
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47745 | Conde | 15 set 2003 12:05 | Em resposta a: #46411

Caríssimo Amigo:
Cá estou a maçá-lo.Para além do que lhe pedi queria suplicar-lhe que me visse a matrícula do Licenciado Vicente Lopes (de Sousa?),Reitor de Viariz e natural de Mesãofrio ou Vila Jusã,onde viveu nos primórdios do sec XVII.Isto é crucial para mim.
Um abraço muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47757 | Pedro França | 15 set 2003 18:59 | Em resposta a: #47745

Caro Conde:

Vou ver o que posso encontrar amanhã à tarde (de manhã tenho apresentações na escola).
Espere-me aqui, ok?
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47767 | Pedro França | 15 set 2003 22:16 | Em resposta a: #47322

Caro Pean:

Quanto à tal freguesia, é bem possível, já que Cativelos fazia outrora parte do antigo e extinto concelho do Casal. No entanto, não consegui ainda mais informações. Estou a procurar..., vamos ver.
Um abraço. "Be in touch".
Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47772 | Pedro França | 15 set 2003 23:28 | Em resposta a: #47725

Caro Joaquim:

É-me dado responder-lhe que encontrei o seu José Felício Falcão [o Murzelo não consta do verbete de matrículas] nas matrículas, apenas:
Instituta (01.10.1757); Cânones (01.10.1758); (01.10.1760). Os actos e graus não constam do verbete e é possível que esteja ainda assim, incompleto: deveriam constar mais anos de matrículas, e isso para não mencionar os graus. O lugar de origem confere. Pedi o livro de 1757/58 e, na Instituta, lá está também o nome do pai - João Falcão de Mendonça. É pois, este, mas mais não há.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47773 | Pedro França | 15 set 2003 23:33 | Em resposta a: #47302

Caro Vasco:

Este Rufino não consta das certidões de idade. Aparece nos verbetes dos estudantes da UC: o pai - Antº Frutuoso Gomes -, confere, o lugar de origem - Rio de Janeiro -, confere. Apresenta um exame de 3º ano (27.10.1856) e uma matrícula para 1853/54 (05.10.1853), tudo para a Faculdade de Direito. Mais não encontro à primeira vista mas acredito que o processo dele, no verbete, esteja incompleto.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47774 | Pedro França | 15 set 2003 23:34 | Em resposta a: #47565

Caro João:

Tenha um pouco de paciência e espere-me aqui amanhã, pode?
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47775 | Pedro França | 15 set 2003 23:39 | Em resposta a: #47595

Caro António:

Tenha um pouco de paciência comigo e aguarde-me aqui amanhã, pode?
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47777 | Pedro França | 15 set 2003 23:59 | Em resposta a: #47645

Caro Luís:

Ora, sim senhor:
António José Álvares Pimentel (sem o Teixeira, no processo de ordenação - Maçãs de D. Maria, 1737, cxª 145, no AUC).
Foi baptº em Maçãs de D. Mª a 06.07.1721/f. 19.
Era fº de Domingos Álvares Simões, de Almofala de Baixo/Aguda, e de Luzia de Nazaré, de Castanheira/Arega.
Era neto patº de Domingos Fernandes (Álvares) e de Joana Simões, da dita Almofala.
Era neto matº de Domingos Rodrigues e de Maria Martins, da dita Castanheira.
- Domingos Fernandes e Joana Simões casaram na fregª de Aguda a 26.11.1675/f. 129. Ele era fº de Simão Fernandes e de Catarina Simões. Ela era fª de Francisco Simões e de Maria Simões.
Domingos Fernandes era já viúvo de Maria Simões, fª de Simão Mendes e de Catarina Lopes.
- Luzia (de Nazaré) foi baptª em Arega, a 14.02.1683/f. 31v.. Recebeu-se aqui, com seu marido Domingos Álvares Simões a 25.01.1720/f. 4.
- Domingos Rodrigues e Maria Martins receberam-se em Arega a 11.11.1676/f. 156. Ele era fº de João Martins, viúvo, de Castanheira, e ele era fª de Luísa Martins, viúva, da mesma Castanheira.
- Maria Martins foi baptª em Arega a 16, tendo nascido a 08.11.1653/f. 35. Era fª de António Teixeira e de Luísa Martins, já citada, de Castanheira.
Não se achou o assento de baptº de Domingos Rodrigues, pois "faltam folhas" nos livros.
Acresce que o referido ordinando foi baptº pelo Pe. Manuel Rodrigues Teixeira de quem o Luís também anda à procura...tenho dados sobre ele - Castanheira/Arega, 1711, cxª 1500. Foi baptº a 25.02.1697, e era fº de Domingos Rodrigues e de Maria Martins aqui referidos. Neto patº de João Martins e de Maria Lopes. Este Dºs Martins vivia de sua fazenda (lavoura), tal como o pai, e ainda do contrato de panos de linho. António Teixeira exercitou o ofício de sapateiro.
E é tudo o que se me oferece dizer.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47778 | Pedro França | 16 set 2003 00:07 | Em resposta a: #47729

Caro José:

É a revista Munda, nº 44, de Novembro de 2002.
Há que contactar a sede do GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro) - Pátio do Castilho, 30 - 3000-103 Coimbra.
Telef./Fax: 239827624
URL: http://www.gaac.pt
email: mail@gaac.pt

Espero que desta vez resulte. Cuidado, que os nºs desta revista - a Munda - esgotam depressa.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47779 | Pedro França | 16 set 2003 00:12 | Em resposta a: #47730

Caro Rafa:

Acerca dos nºs da revista Munda sei que vários deles estão esgotados e duvido que haja reedição. A revista está a celebrar os seus 25 anos de publicação. O nº 45 (no prelo) assinala as bodas de prata.
Para contactar a sede do GAAC para o que precisar, aqui vai:

GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro) - Pátio do Castilho, 30 - 3000-103 Coimbra.
Telef./Fax: 239827624
URL: http://www.gaac.pt
email: mail@gaac.pt

Espero que consiga o que pretende Cuidado, que os nºs desta revista - a Munda - esgotam depressa.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47780 | tfp | 16 set 2003 00:14 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França,

Se não fôr abuso, será que me podia verificar se constam na lista de antigos alunos da UC os seguintes nomes:

- Fortunato Augusto Pimentel
- Francisco de Faro Oliveira
- Jaime Guilherme Pimentel e Faro

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47781 | Pedro França | 16 set 2003 00:29 | Em resposta a: #47779

Caro Rafa:

A partir do processo de ordenação do Pe. Domingos Dinis Pereira - Pêra, Castanheira de Pêra, 1737, cxª 382, no AUC - podemos saber o seguinte:
- Este ordinando foi baptº em Castanhª de Pêra a 04.08.1715/f. 70v. Era fº do cap:ão Dionísio (ou Dinis) João Pereira e de Natália Nunes, da mesma Pêra.
Era neto patº de João Simões e de Isabel Simões, ele de Pêra, ela de Mosteiro/Pedrógão Grande. Era neto matº de Simão Lopes e de Joana Nunes, ele do Amial/Castanhª de Pêra, ela de Sarzedas de Vasco João/CAstanhª de Pêra, moradores em Pêra.
- Simão Lopes e Joana Nunes receberam-se a 24.06.1673/f. 60v. (Castanhª de Pª). Ele foi baptº a 19.11.1648/f. 41v. e era fº de Manuel Simões e de Mónica Domingues, para o Amial. Ela foi baptª a 09.05.1644/f. 34 e era fª de Pedro João e de Maria Nunes, para as Sarzedas de V:co João.
- Dionísio João Pereira e Natália Nunes receberam-se em Castanhª de Pª a 05.07.1714/f. 20v., tendo sido dispensados no 3º grau de consanguinidade. Ele era viúvo de Ana Tomás, fª de João Tomás e de Domingas Álvares, de Pêra.
- Isabel Simões, de Mosteiro/Pedrógão Gr:e, foi baptª a 06.01.1637/f. 90.
Não se encontraram assentos de baptº de João Simões, nem de Dionísio João Pereira, e nem de Natália Nunes, por "descuido e omissão dos párocos".
Para já, peço-lhe para digerir estes dados. Verifica-se que não há relação directa com a quinta da Trapa... vamos vendo.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47782 | rgc | 16 set 2003 01:20 | Em resposta a: #47781

Caro Pedro

O meu muito obrigado pela atenção e da utilidade da informação, que me enviou. Estou desejando de ir a Leiria, se o tempo o permitir,em Outubro.
Lembrei-me de lhe perguntar, pois já há anos que não entro em contacto com Dr. Montezuma de Carvalho, que era bastante meu amigo, filho do célebre Prof.Doutor Joaquim de Carvalho, lente da Universidade de Coimbra. Lembrei-me, porque se não estou em erro falou-me nuns -Carvalhos-cristão-novos dos "Três Soldos", da região de Coimbra e gostava de saber mais sobre eles, porque a correspondência antiga paira no sótão em lugar que não me recordo.
Também estou com curiosidade de obter as Revistas-Munda-sobretudo a dos seus artigos, nomeadamente sobre-Henriques-de que tenho um avô da freg. de Castanheira de Pêra. E até tenho uma fotocópias de uns Henriques, da Castanheira- das Gen Mns. ou da Real Mesa Censória-TT.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47786 | jflfl | 16 set 2003 10:31 | Em resposta a: #47772

Caro Pedro França
Muitíssimo obrigado pelo seu tempo e pela informação que me enviou que me é útil.
Perimita-me a pergunta: há nesses registos mais qualquer dado de interesse genealógico: nosmes de pais, avós, datas de nascimento, etc.? Em concreto tinha interesse em certificar a data de nascimento do dito José Felicio Falcão.
Mais uma vez obrigado e os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47787 | luis262 | 16 set 2003 11:00 | Em resposta a: #47777

Caro Pedro:

Muito obrigado pela sua pela sua pronta e completa informação.
Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47789 | vbriteiros | 16 set 2003 11:27 | Em resposta a: #47773

Caro Pedro França
Muito obrigado pela sua informação, que vai ser importante para a continuação da investigação.
Rufino deve ter abandonado os estudos, porque o pai dele morre "uma semana após a redacção da sua última vontade" a 30.7.1856.
Terá regressado ao Brasil? À terra do pai, Azurara , não voltou!! Então segundo o meu palpite terá regressado a alguma freguesia fora do Concelho de Vila do Conde, mas não muito longe.
Será que o verbete dele apresenta qualquer ligação a uma freguesia do Porto/Maia??
Se me puder ajudar neste palpite, desde já agradeço
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Arlindo Carneiro da Silva

#47840 | Vasco Jácome | 16 set 2003 20:54 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro França

Abusando desta sua simpática e útil disponibilidade, venho-lhe pedir se localiza algo relativo à formatura na Universidade de Arlindo Carneiro da Silva, aí pelos meados do séc. XIX.

Suponho que fosse natural de São Paulo e era filho de José Carneiro da Silva (Braga). Já em tempos iniciei 3 tópicos sobre a genealogia desta gente:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=928

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=2111

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=2112

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47844 | Pedro França | 16 set 2003 22:21 | Em resposta a: #47786

Caro Joaquim:

Não há possibilidade disso porque as certidões de idade só começaram a ser exigidas sistematicamente com a reforma pombalina de 1772. Para o seu caso concreto, ainda estamos um pouco distantes. Sendo necessários esses dados, creio que um contacto com o ADSetúbal poderia ajudar a resolver as coisas, fazendo-se uma busca, se houver assentos de Santiago do Cacém para essa época.
As matrículas dos estudantes apenas fornecem a naturalidade e o nome do pai.
Um abraço e disponha.
Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47846 | Pedro França | 16 set 2003 23:07 | Em resposta a: #47780

Caro Tiago:

Embora desconhecendo as épocas e suas naturalidades, vou ver o que posso saber.
Até amanhã e um abraço, ok?
Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arlindo Carneiro da Silva

#47847 | Pedro França | 16 set 2003 23:11 | Em resposta a: #47840

Caro Vasco:

Vou ver o que descubro amanhã no AUC, ok?
Aguarde-me aqui. Um abraço.
Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47848 | tfp | 16 set 2003 23:14 | Em resposta a: #47846

Caro Pedro França,

Aqui vão entao dados adicionais,

- Fortunato Augusto Pimentel (18??-1879?)
- Francisco de Faro Oliveira (1844-1910)
- Jaime Guilherme Pimentel e Faro (1875-1928)

Muito obrigado

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47849 | Pedro França | 16 set 2003 23:15 | Em resposta a: #47789

Caro Vasco:

O verbete de um estudante matriculado na UC traz a naturalidade e não vagueia de terra em terra: a naturalidade é uma e só uma e retirada a partir do que consta dos livros de matrículas. Não há lugar para divagações. O que consta é o Rio de Janeiro, "tout court".
Um abraço e disponha.
Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47851 | Pedro França | 16 set 2003 23:30 | Em resposta a: #47565

Caro João:

Desculpe a demora. Então aqui vai:
- Delfim Maria de Oliveira Maia tem certidão de idade: Lº LV, nº 43, da 2ª série.
Era n.al do Porto (S.to Ildefonso), aí baptº a 12.09.1828, tendo nascido a 08.09.1828.
Era fº de António José Dias de Oliveira Maia e de D. Maria Cândida das Dores. Era neto patº de António Martins de Moura e de Cândida Maria Barbosa. Era neto matº de António Soares da Silva e de Josefa Cândida das Dores.
Foi bacharel formado em Direito em 14.06.1850.
Isto é o que se me oferece dizer a respeito e conforme o seu pedido.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47852 | Pedro França | 16 set 2003 23:33 | Em resposta a: #47745

Caro Conde:

Encontrei vários Vicentes Lopes nas matrículas da UC mas nenhum para as localidades que refere. Com o nome completo (o Sousa a mais, hipoteticamente), não há ninguém. O mesmo acontece com as ordenações sacerdotais. Quer precisar melhor a naturalidade? Ou mantém o que está?
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47854 | Pedro França | 16 set 2003 23:36 | Em resposta a: #47595

Caro António:

Quer precisar melhor a naturalidade desse Simão Fernandes (com ou sem Oliveira)? Para Ponte de Lima não há nenhum. E era licenciado em quê?
Fico à espera.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47862 | João Maya | 17 set 2003 03:12 | Em resposta a: #47851

Caro Dr. Pedro França

Muito agradecido por esta informação, que me deixou um pouco perplexo. Esperava um avô ou avó "qualquer coisa Maia"

Vamos a ver o que consigo a partir desta informação.

Um abraço

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47901 | Conde | 17 set 2003 13:42 | Em resposta a: #47852

Caro Amigo:
O Padre Vicente Lopes, é Licenciado.Deve ser Licenciado em Cânones.Surge como padrinho e Abade de Reriz(ou Viariz?) em 1602 em Mesãofrio.Em 1589, na mesma freguesia de Mesãofrio surge um Licenciado Francisco Lopes casado com Andresa de Queiroz.Quando o meu antepassado se casou em Mesãfrio, o Manuel Lopes de Sousa,de Vila Jusã,com Leonor Monteiro,em 14.9.1612 lá aparece o dito Lic.Vicente Lopes,Reitor de Viariz ou Reriz.Nasce a segunda filha deste casal e como padrinhos a tia materna Maria de Alvarenga e o tio paterno o Licenciado Vicente Lopes.Mais não sei.Por outro lado consta terem bens em Vila Jusã,Tarouca,Mesãofrio,mas +podem ser de outro lado.
Quanto aos Costas sei que há um processo do Padre Manuel Pais da Costa,de Seia, filho de um Nunes e de sm Ursula Pais.Estes interessam-me muito,sobretudo as particularidades sociais e ascendentes.Não sei como são Costas.
O Padre Licenciado Matias Ribeiro de Albuquerque é de Maceira Dão,filho de Manuel Ribeiro,mas creio que não se extrai mais nada de ascendentes aí.
Já o sobrecarreguei em demasia.Isto é um abuso da minha parte.Queira desculpar e receba um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#47909 | MSPAGraça | 17 set 2003 14:33 | Em resposta a: #46411

Ex.mo Senhor
Pedro França

Parece ser o especialista dos assentos de Coimbra.

Por acaso já lhe passaram pela mão os registos dos irmãos

- Manuel Álvares (ou Alves) Pereira de Sampayo
- José Álvares (ou Alves) Pereira de Sampayo

diplomados por volta da década de 1880... Nasceram em Casal de Loivos (actual conc. de Alijó), sendo filhos de Manuel Bernardo Álvares Pereira de Sampayo e de Ana Maria Pereira de Freitas d'Affonseca.

Desde já agradeço a disponibilidade e envio os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47937 | amtf | 17 set 2003 18:47 | Em resposta a: #47854

Caro Pedro,

De toda a gente generosa que aqui se disponibiliza para oferecer desinteressada ajuda você é, sem dúvida, o campeão. Merecia uma medalha!

Pois em relação ao "meu" Simão Fernandes de Oliveira acho que terei de procurar dados de outra maneira; eventualmente a partir de seus descendentes mais próximos...

Também encontrei na Torre do Tombo uns dois ou três Simões Fernandes (com e sem Oliveira) mas nenhum deles é o que procuro.

Espero não o voltar a maçar e despeço-me com um grato abraço,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47941 | jflfl | 17 set 2003 19:12 | Em resposta a: #47844

Caro Pedro França
Mais uma vez muito obrigado pela amabilidade da sua resposta e informações nela contidas.
Os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Francisco Dias de Oliveira

#47942 | Vasco Jácome | 17 set 2003 19:12 | Em resposta a: #47854

Caro Pedro França

Na inquirição de génere (de 3-11-1694) do filho de Simão Fernandes de Oliveira, Pedro de Oliveira, é dito que Simão é filho de Diogo Fernandes, natural da freg. de Fornelos, Ponte de Lima (do lugar do Outeiro) e de sua m.er Ana Fernandes, esta natural da freg. de S.ta Maria da Cunha, Paredes de Coura.
Depois, é dito que Simão sempre viveu até ao falecimento com sua m.er em Ponte de Lima.
Por isso, Simão deve ter nascido em Fornelos (terra do pai) ou eventualmente em Cunha, Paredes de Coura (terra da mãe). O filho Francisco é que deve ser mesmo da vila de Ponte de Lima.
Quanto ao curso que poderá terá frequentado, nada sei.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#47949 | Pedro França | 17 set 2003 22:00 | Em resposta a: #47909

Caro Manuel:

Bem, especialista? Eu? Nem tanto, nem tanto, mas faz-se por isso.
Ora então, quanto ao que me pede, tudo bem. Amanhã tenho o dia todo por minha conta no AUC. Aguarde-me aqui, ok?
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47952 | Pedro França | 17 set 2003 22:06 | Em resposta a: #47780

Caro Tiago:

Da lista que me deu, apenas encontrei o Jaime Guilherme P. e F., por sinal fº de Francisco Faro e Oliveira. Na certidão de idade (Lº LX, nº 73, 2ª série), o pai não aparece com grau académico nenhum, embora se lhe refira a profissão de professor. O Jaime foi bacharel formado em Direito a 28.06.1900. Nasceu a 20.12.1875/baptº a 14.02.1876/f. 37, no Porto (S. Martinho de Cedofeita).
Não acrescento mais nada porque não sei se lhe interessa.
Um abraço e disponha. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arlindo Carneiro da Silva

#47954 | Pedro França | 17 set 2003 22:09 | Em resposta a: #47840

Caro Vasco:

Infelizmente nada encontrei nos verbetes com essa constituição de nomes, nem nas certidões de idade da 2ª série. Mesmo não havendo certidão poderia aparecer nas matrículas, mas, entrando por Silva, não se acha. Haverá outra possibilidade?
Diga-me alguma coisa para aqui.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47957 | tfp | 17 set 2003 22:44 | Em resposta a: #47952

Caro Pedro França,

Se tiver mais alguma coisa referente ao Jaime e ao Francisco agradeço, é do máximo interesse.

Um abraço

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47958 | tfp | 17 set 2003 22:47 | Em resposta a: #47957

Caro Pedro França,

Com a pressa esqueci-me do mais importante, de lhe agradecer. Muito obrigado por mais estes dados e peço que me perdoe a distracção inicial.

Um abraço

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#47963 | rgc | 18 set 2003 00:06 | Em resposta a: #47779

Caro Pedro

Estive a consultar os índices da-MUNDA-fiquei interessadíssimo nos números todos, pela sua qualidade. Infelizmente, só poderei adquirir alguns: 25-40-41-42-43-44. Vamos ver se até os encomendar não esgotam !
Suponho que não será indiscrição minha referir, aqui, o estimado amigo Vergikosk que vi também, como colaborador da MUNDA. Tive com ele algum intercâmbio cultural, no âmbito de ex-libris e heráldica,ofereceu-me valiosas fotografias de pedras-de-armas para a minha colecção. Vem a propósito referir (como aviso a incautos,como eu, pois por delicadeza, não pedi recibo) que caí na asneira de oferecer algumas boas fotografias heráldicas a um Instituto e nem um obrigado recebi, o pior é o que eu penso sobre o assunto), mas serviu-me de emenda.
O que me leva a entrar em contacto consigo é sobre o pagamento dos exemplares que desejo adquirir:não sei se é adiantado ou vêm à cobrança ?
Tenho-o incomodado bastante, reconheço-o, mas evitarei fazê-lo futuramente.
A título de curiosidade tive um tio-avô,por afinidade que era de Soure.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#47974 | MSPAGraça | 18 set 2003 08:39 | Em resposta a: #47949

Caro Pedro

Fico a aguardar, agradecendo desde já a ajuda.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Arlindo Carneiro da Silva

#47986 | Vasco Jácome | 18 set 2003 11:32 | Em resposta a: #47954

Caro Pedro França

Começo por lhe agradecer as buscas já efectuadas.
Se esses ficheiros estão organizados por apelidos (último?) e se não aparece por Silva ou Carneiro, só se for Braga. Pelo menos no texto da Carta de Armas do pai de Arlindo publicada por Sanches de Baena, aparecem 2 gerações para trás com Braga como último apelido.

Renovando os meus agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#48031 | Pedro França | 18 set 2003 22:18 | Em resposta a: #47974

Caro Manuel:

Encontrei ambas as personagens mas o José aparece como José Maria, sem o Alves. O Manuel saiu bacharel formado em Direito a 25.06.1845, e o José, saiu com o mesmo grau a 23.06.1845. O Manuel foi baptº a 14.05.1817/f. 42, e o José, foi-o a 07.11.1821, tendo nascido a 01.11.1821. Ambos constam de certidões de idade, respectivamente no Lº LXXI, certidão nº 28, e Lº LXVIII, certidão nº 188, ambos da 2ª série. Reparei que nem sempre os avós apareciam com os mesmos nomes exactamente iguais ainda que tratando-se das mesmas pessoas. Mas estes, se calhar já os conhece...
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arlindo Carneiro da Silva

#48033 | Pedro França | 18 set 2003 22:21 | Em resposta a: #47986

Caro Vasco:

Irei tentar ver, mas agora só lá para 4ª Feira. Vou começar mais um ano lectivo amanhã mesmo.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#48034 | Pedro França | 18 set 2003 22:26 | Em resposta a: #47963

Caro Rafa:

Creio que pode pedir os números que pretende à cobrança. Experimentou ver na Net, pelos indicadores que eu dei? Creio também que terá de pagar os números atrasados ao preço da revista actual: €7,50. Se quiser pode tornar-se assinante da revista: €12,50 ao ano, com direito a duas revistas; elas são semestrais.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#48038 | MSPAGraça | 19 set 2003 09:24 | Em resposta a: #48031

Caro Pedro França

Muito agradeço as informações sobre o meu trisavô e o irmão dele. A ascendência está já construída e publicada no Júlio Teixeira, mas há sempre informações que faltam completar.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#48074 | LCM | 19 set 2003 18:19 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro,

Peço desculpa por incomodá-lo com o pedido que lhe farei de seguida.
Em 1804 José Amado Grehon é nomeado para um cargo no Brasil (Secretário da Capitania de Goiazes) e referido como "Bacharel". Nesse mesmo ano casa em Lisboa um José Amado Grehon, filho de outro do mesmo nome. O nomeado será o pai ou o filho?
Se por acaso, numa ida ao Arq. da Univ. pudesse espreitar a existência deste nome e uma eventual certidão de nascimento, ficava-lhe muito agradecido.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#48095 | Pedro França | 20 set 2003 00:25 | Em resposta a: #48074

Caro Lourenço:

Tudo bem, mas, com o horário escolar este ano, só 5ª Feira é que poderei ir ao AUC o dia todo.
Está bem para si?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Manuel e José Álvares Pereira de Sampayo

#48096 | Pedro França | 20 set 2003 00:26 | Em resposta a: #48038

Caro Manuel:

Ainda bem que ficou satisfeito.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#48110 | LCM | 20 set 2003 14:34 | Em resposta a: #48095

Caro Pedro,

Por mim está óptimo. Já me sinto mal por incomodá-lo, o que seria ainda ter pressa!

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#48125 | Pedro França | 20 set 2003 22:26 | Em resposta a: #48110

Caro Lourenço:

Tudo bem, mas não lamente por me ter "incomodado". Foi com todo o gosto.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#283398 | Peña Rey | 31 jul 2011 11:44 | Em resposta a: #46411

Caro Pedro .
Moro em Curitiba. Procuro informações de meus ancestrais aqui de Curitiba, Paraná – Brasil. Joaquim Alvares Pereira, e Maria da Silva Lima foram pais de JOSÉ ALVARES PEREIRA – natural de Curitiba.
José casou com minha quinta avó paterna Candida Maria de Mello Pires, em Antonina – Paraná, Brasil em 21 de maio de 1834.
Pergunto se pode me ajudar a saber a origem desta familia Alvares Pereira.
Obrigado.
Clovis Pena - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: regresso à base

#307110 | Tatianacbarros | 29 mai 2012 15:26 | Em resposta a: #47787

Gostaria de contar com ajuda de todos para encontrar dados sobre Domiciano Antão de Souza casado com Jovita Assunção Almeida.

Grata,

Tatiana Barros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 21:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen