RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Onde fica São Miguel de Soutelo???

#45308 | luizsillos | 18 jul 2003 18:04

Amigos:

Recentemente, descobri que um de meus antepassados, de nome Antônio Soares da Costa, era natural de São Miguel de Soutelo, termo de Barcelos, Arcebispado de Braga. Alguém saberia qual o nome atual desta cidade, visto que não consegui encontra-la.

Agradecidamente,
Luiz Gustavo de Sillos
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#45315 | Genea Portugal | 18 jul 2003 19:10 | Em resposta a: #45308

Caro Luiz Gustavo,

São Miguel de Soutelo ou simplesmente Soutelo, cujo orago é São Miguel, arcanjo, é uma freguesia do concelho de Vila Verde, concelho de Braga.

Encontra-a aqui no mapa.

Melhores cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#45318 | vbriteiros | 18 jul 2003 19:32 | Em resposta a: #45308

Caro Luis Gustavo de Sillos
Efectivamente Soutelo, freguesia hoje fazendo parte do Concelho de Vila Verde, foi local de forte emigração para o Brasil. Pode dizer-me por favor , para qual cidade brasileira emigrou o seu antepassado que citou.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262283 | Ajc.oliveira | 16 set 2010 00:11 | Em resposta a: #45308

Caro Luís Gustavo

Tenho quase todos os dados do paroquiel de S Miguel de Soutelo, Vila Verde.
Caso ainda esteja interessado, gostaria que fornecesse dados mais concretos sobre esse ANTÓNIO SOARES DA COSTA:
nomes dos pais; datas aproximadas; ...

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262351 | vbriteiros | 17 set 2010 14:40 | Em resposta a: #262283

Caro Alberto Oliveira,
A sua afirmação de que tem quase todos os dados dos assentos paroquiais de Soutelo , leva-me a supor que terá muitos dados sobre a familia de Manuel Joaquim Faria e seus sete irmãos ( seriam mais?). Poderá dizer-me algo sobre a ascendência deste Faria para eu conferir com os dados que possuo?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262353 | Ajc.oliveira | 17 set 2010 15:15 | Em resposta a: #262351

Caro Vasco Briteiros

Se me pudesse fornecer datas e filiação de Manuel Joaquim Faria, seria mais fácil.
Tenho os dados tratados manualmente.

Terei muito gosto em colaborar

Cumprimentos
Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262358 | Ajc.oliveira | 17 set 2010 15:36 | Em resposta a: #262351

Caro Vasco Briteiros

Será MANUEL JOAQUIM, filho de José de Faria, e de Maria Teresa Carneiro Araújo, nascido em 02-05-1822?

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262395 | vbriteiros | 18 set 2010 02:17 | Em resposta a: #262358

Caro Alberto Oliveira,
Só agora pude ler as suas duas mensagens , que desde já agradeço. É efectivamente esse Manuel Joaquim nascido a 2.5.1822 no ligar de Fontelo, neto paterno de Domingos Faria e de Teresa Maria e materno de José Alves Carneiro e de Antónia Maria da freguesia de Turiz.
Gostaria de saber, se possível, os nomes de mais algumas gerações para trás e respectivas profissões.
Os irmãos seriam muitos, mas não sei ao certo quantos.
Suponho que eram agricultores de fracos recursos e por isso imigrou para o Brasil.
Manuel Joaquim não tinha instrução e por isso não assinou o testamento , outro assinou a rogo.
Já descobri os assentos de casamento das filhas ilegitmas que teve no Brasil e respectivos netos. Um dos assentos , da neta Acilda, cita-o como sendo Avô materno; nos outros netos aparece algumas vezes como Padrinho mas não diz que é avô. Estes filhos ilegitimos eram todos da mesma mulher.
No Brasil aparece como sócio dos filhos ( com quem duas filhas casaram) de Estêvão Barbosa de S. Vítor-Braga, mas desconfio que a família deste tambem seria de Vila Verde.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262399 | Ajc.oliveira | 18 set 2010 11:38 | Em resposta a: #262395

Caro Vasco Briteiros

Os dados que tenho são estes:

JOSÉ FARIA, nasceu em S Mª de Prado a 27-07-1789, e morreu em Fontelo, Soutelo, a 05-06-1837.
Os seus pais, Domingos Faria, e Teresa Mª, casaram em S Mª Prado a 27-08-1787, mas viveram parte da sua vida em Fontelo, Soutelo, onde tiveram um filho, António, nascido a 23-07-1792, e falecido em 1793. Sua mãe, Teresa Mª, faleceu em Fontelo, Soutelo, a 19-09-1817.
Avós paternos: António Faria, e Mª Almeida, de Moure
Avós maternos: João Domingues, e Isabel Machado Rocha, de S Mª Prado

MARIANA TERESA CARNEIRO ARAÚJO, nasceu em Turiz a 03-10-1787, e morreu em Fontelo, Soutelo, a 04-06-1832.
Os seus pais, José Alves Carneiro, e Antónia Mª Araújo, são de Turiz.

Filhos do casal:
- DOMINGOS, nascido a 28-11-1812, ob
- ANTÓNIO, n a 30-01-1814
- CAETANA ROSA CARNEIRO, n 02-03-1816, casou em Soutelo com Inácio Araújo, viúvo, lavrador de Fontelo, a 06-12-1843; deste casamento nasceram 6 filhos, uma casada em Soutelo. (1)
- DOMINGOS, n a 18-05-1818
- MARIA ALÍVIO, n a 09-10-1819
- MANUEL JOSÉ, n 21-01-1821
- MANUEL JOAQUIM, n 02-05-1822
- ROSA, n a 09-03-1824
- JOSÉ, n a 02-05-1826
- MARIA ROSA CARNEIRO, n 27-10-1828, casou em Soutelo com António Alves Sousa, de Soutelo, a 11-02-1857; não há mais referências ao casal, em Soutelo.

(1) A 05-10-1874, em Soutelo, casam ANTÓNIO JOSÉ BASTO AZEVEDO, de 37 anos, solteiro, de S Eulália de Fafe, negociante, f Bernardo José Silva Azevedo, e de Ana Bastos, e DONA ANTÓNIA ROSA FARIA, de 18 anos, solteira, de Soutelo, filha de Inácio Araújo, e Caetana Rosa.
NB: este casal não tem filhos em Soutelo.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262412 | Ajc.oliveira | 18 set 2010 15:14 | Em resposta a: #262395

Caro Vasco Briteiros

Duas notas adicionais:

1. JOSÉ ALVES CARNEIRO e ANTÓNIA ARAÚJO casam em Turiz a 04-05-1784 ou 1785 (no assento não consta o ano; o assento anterior é de 26-04-1784, o seguinte é de 22-05-1785).
- ele é viúvo, de Turiz (não refere os pais)
- ela é de Turiz, f Dos Araújo, e Rosa Vieira.
Os pais casam em Turiz a 09-12-1733,
ele do Ribeiro, Turiz, filho de Martinho Costa, e Grácia Araújo (1);
ela, ao casamento Rosa Mª Cunha Vieira, de Rossas, filha de Bento Mendes, e Esperança Ferreira Cunha.

2. ANTÓNIO JOSÉ BASTOS AZEVEDO e D. ANTÓNIA ROSA FARIA estabelecem residência em S Eulália de Fafe (sobre este casal, descendentes e ascendentes dele, consulte www.NEPS.ics.uminho.pt)


(1)
Martinho Gonçalves Costa, de Esqueiros, f Miguel Gonçalves (já defunto), e Margarida Gonçalves
casa em Turiz, a 03-08-1698, com
Grácia Araújo, de Turiz, filha de Geraldo Borges, e Mª Jorge Araújo (já defunta)


Cumrimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262442 | vbriteiros | 18 set 2010 23:40 | Em resposta a: #262412

Caro Alberto de Oliveira,
Acabo de ler estas suas notas adicionais e fiquei boquiaberto ! Ao remeter-me para o site do NEPS fui encontrar os apelidos dos últimos donos da Quinta da Tapada em Amares. Apelidos estes que aparecem no livro " O Poeta do Neiva" sobre os ultimos anos da Quinta na posse dos Sá Coutinho descendentes directos de Sá de Miranda. Amanhã vou reler esta obra e depois conto-lhe.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262446 | Coronel | 19 set 2010 02:44 | Em resposta a: #262283

Caro Confrade

Gostaria de solicitar-lhe o especial favor de me informar se nos dados que recolheceu se encontra o casamento de João Gonçalves com Ana Lopes, o qual terá sido celebrado em ano anterior a 1646 (ano do nascimento de um filho, João / Fontelo /6 janeiro / Vila Verde Lv. Misto 2 - fl.17v).

Cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262447 | Coronel | 19 set 2010 02:47 | Em resposta a: #262283

Por lapso a minha questão não foi remetida a quem de direito, pelo que de novo a envio.

Caro Confrade

Gostaria de solicitar-lhe o especial favor de me informar se nos dados que recolheceu se encontra o casamento de João Gonçalves com Ana Lopes, o qual terá sido celebrado em ano anterior a 1646 (ano do nascimento de um filho, João / Fontelo /6 janeiro / Vila Verde Lv. Misto 2 - fl.17v).

Cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262466 | Ajc.oliveira | 19 set 2010 15:14 | Em resposta a: #262447

Caro Luís Sousa

Infelizmente não tenho a data de casamento.
Mas... talvez lhe interesse:

JOÃO GONÇALVES, falecido, ainda casado, a 05-12-1668. Foi casado com ANA LOPES. viveram em Fontelo, Soutelo.

Filhos do casal:
1. Domingos, baptizado a 16-03-1642
2. Isabel, b a 01-03-1643
3. João Sousa, b 07-01-1646; casou na Lage com Ângela Machado, a 08-03-1671
4. Maria, b 17-11-1647
5. Antónia, falecida em Soutelo a 24-05-1659, com 9 anos
6. António Lopes, b ??-11-1651; casou em Soutelo com Maria Domingues, a 21-12-1681; faleceu em Soutelo a 25-01-1729; foi lavrador na Igreja, Soutelo, e deixou descendência
7. Manuel Lopes, b 27-09-1654; casou em Soutelo com Ângela Dias Esteves, a 04-02-1685; morreu antes de 02-1723; viveu em Fundevila, Soutelo, e deixou descendência
8. Salvador Sousa, b 15-08-1660; casou em Soutelo com Margarida Gonçalves, a 04-02-1685; viveu na Bouça, Soutelo, e deixou descendência
9. Miguel Sousa; casou em Soutelo com Maria Araújo, a 07-01-1680; faleceu casado a 13-05-1709; foi lavrador em Cancela, Souto, e depois em São Paio, sempre em Soutelo, e deixou descendência


Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262496 | Coronel | 20 set 2010 01:58 | Em resposta a: #262466

Caro Confrade Alberto Oliveira

Muito grato fiquei pelas informações que me enviou.
Apenas tinha informação relativamente ao casal e a três dos seus nove filhos (João, Manuel e Miguel), que recolhi na Habilitação De Genere de um descendente do dito casal através de seu filho João de Sousa.

Cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Soutelo e Fafe

#262542 | Ajc.oliveira | 20 set 2010 19:33 | Em resposta a: #262442

Caro Vasco Briteiros

Vendo com mais pormenor o site do NEPS, freguesia de Fafe, reparei que o avô da mulher de António Azevedo Sá Coutinho é natural de Gondar, ou seja, meu conterrâneo.

Como fiz o levantamento integral dos paroquiais de Gondar,.. e atendendo à sua reacção ao Sá Coutinho... e como conheço a casa da Tapada, em Fiscal...

De facto os pais, António José Silva Azevedo,e Mª Rosa Pereira, casam em Gondar, a 19-09-1813, ele filho de Jerónimo Francisco da Silva, e Guiomar Bernarda, de S Mª Oliveira, Famalicão, e ela nascida em Gondar a 26-07-1791, filha de José Pereira, e Teresa Mª.
Não têm filhos em Gondar. Tenho uma anotação, não sei tirada de onde, de que viveram em Pedome, Famalicão.

Mª Rosa Pereira faz 2º casamento em Gondar com Francisco Pereira, a 10-12-1840.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Soutelo e Fafe

#262615 | vbriteiros | 21 set 2010 22:44 | Em resposta a: #262542

Caro Alberto Oliveira,
Tenho estado fora da minha residência e por isso sem possibilidade de consultar os meus papeis. Vou responder-lhe dentro de dois dias.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#262881 | luizsillos | 25 set 2010 17:42 | Em resposta a: #262283

Caro Alberto,

Tempos atrás, consegui pesquisar os ascendentes de Antônio Soares da Costa. O apelido Soares vem da família Soares Vivas, cujos ancestrais mais antigos que descobri foram Manuel Esteves e sua mulher Ana Fernandes Vivas.

Curiosamente, não consigo avançar na ascendência do avô paterno de Antônio, que se chamava Mateus Gonçalves, batizado em 15.09.1629 em Santa Maria do Prado. Sei apenas que era filho de Francisco Gonçalves e sua mulher Ana Gonçalves.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263198 | vbriteiros | 01 out 2010 02:09 | Em resposta a: #262412

Caro Alberto Oliveira,
Só agora posso retomar este tema. Peço desculpa pelo atraso.
Pelo meu lado acrescento : Manuel Joaquim de Faria teve no Brasil 4 filhos de Maria do Rosário do Valle a saber
1 - Manuel Luis de Faria , nascido no Pará, s.m.n.
2 - Maria do Carmo de Faria, nascida no Pará em 1842 , c.c.g.
3- Cândida Rosa de Faria, nascida no Pará em 17.3.1853 e falecida em Braga a 17.9.1894, c.c.g.
4 - Caetana das Mercês de Faria , nascida no Pará , c.c.g.
Todos estes filhos são citados no testamento de Manuel Joaquim de Faria, bem como os respectivos cônjuges.

Quanto aos dados que surgem no NEPS-Fafe-Sta.Eulália, realmente o Manuel Joaquim de Faria e Azevedo é sobrinho-neto de Manuel Manuel Joaquim de Faria e foi o arrematante da Quinta da Tapada e 1º marido de D. Branca de Azevedo Sá Coutinho ,filha de D. Filomena e neta de D. Rodrigo de Azevedo Sá Coutinho , último senhor da Casa da Tapada e representante de Francisco de Sá de Miranda. Este faleceu solteiro , mas perfilhou 3 filhos ( Filomena, Luís e António) .
Manuel Joaquim de Faria e Azevedo faleceu em 1921, a viúva passou a segundas núpcias em 1922.
Em 1928 a Casa da Tapada foi outa vez à praça , para efeito de partilhas entre os seus filhos e então a Casa foi adquirida por D. Miguel Carlos de Sottomayor. Depois foi vendida pelos herdeiros deste último proprietario.
Isto conta da pág 217 do livro " O Poeta do Neiva".
Julgo que Manuel Joaquim de Faria e Azevedo deve ter utilizado na compra desta Quinta os largos cabedais que recebeu do Tio-Avô Manuel Joaquim de Faria.
Sobre este, consultei aqui na BD os agraciados com a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceiçao de Vila Viçosa e não figura lá Manuel Joaquim de Faria como Comendador , como regista o Livro 20 do Registo Geral de Mercês de D. Luís 1, fls 17v a 18.. Será que ele não pagou os cento e cincoenta mil reis de direitos de Mercê ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263243 | arufino | 01 out 2010 19:20 | Em resposta a: #263198

Caro primo Vasco

Tudo bem consigo?
Permita-me algumas observações …

Manuel Joaquim de Faria, o comendador de Soutelo, podia não ter instrução mas pelo menos sabia assinar. Tenho assentos de baptismo em que aparece a sua assinatura como padrinho. Não terá assinado o seu testamento por já não estar em condições de o fazer – “por elle não poder escrever”, como consta do mesmo. Faleceu na manhã do dia seguinte.

Não sei quem foi a mãe nem onde nasceu Manuel Luis de Faria, filho do Comendador, que apenas é referido indirectamente no testamento sem citação do nome. Este Manuel Luís é um mistério, e deve ter falecido antes do pai.

Tenho dúvidas de que Manuel Joaquim de Faria e Azevedo fosse sobrinho-neto do Comendador, pois a mãe e a avó eram de Soutelo – Vieira do Minho, e não de Soutelo – Vila Verde. A Caetana Rosa a que se refere não seria a Caetana irmã do Comendador – o NEPS não diz de quem é filha. Mas há de facto uma Antónia Maria de Faria Azevedo (não Antónia Rosa), sobrinha dele, contemplada no testamento… Ou então é o NEPS que está errado quanto à naturalidade destas senhoras.

Um abraço,

ARufino

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263253 | vbriteiros | 01 out 2010 22:09 | Em resposta a: #263243

Caro Primo António Rufino,
Nós estamos todos bem, obrigado , mas com mais uma neta.
Quando ontem escrevia a mensagem para Alberto Oliveira lembrei-me de si e tinha pensado escrever-lhe hoje , porque julgo não ter chegado a enviar-lhe os últimos dados "Faria" que recebi do Pará. Mas não os posso enviar de imediato pois tenho que os reorganizar dado estarem um pouco dispersos.
Tenho dedicado pouco tempo a estes "Faria" porque me ocuparam umas investigações aqui nos arquivos do Porto e não me deixaram tempo livre e ainda vou precisar de mais dois meses!
Fez muito bem em intervir aqui, assim aproveito para lhe pedir que me diga os dados que ainda precisa e julgue que eu os tenha, ou até prometido, com fotos etc .
Aceito a sua correcção quanto à instrução do Comendador, mas por outro lado se ele morre no dia seguinte significa que morreu em Lisboa ( Mercês?) e não em Soutelo.
Quanto ao Luís nem cheguei a ver o nome dele no testamento que me forneceu ! Nem sei como o anotei , mas foi com interrogação.
No que respeita às informações do NEPS terei que confirmar no ADB, mas por outro lado aceito as informações do Confrade Alberto Oliveira como certas. As diferenças poderão ser explicáveis.
Será melhor responder para o meu mail particular.
Cumprimentos para todos, do primo
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263482 | vbriteiros | 05 out 2010 23:52 | Em resposta a: #263243

Caro primo António Rufino,
Enviei-lhe uma mensagem para o seu mail, mas não sei se o endereço estava correcto. Pode confirmar ?
Entretanto tenho a acrescentar a seguinte nota que obtive no jornal " Ecos do Minho de 5.1.1915 " :
- José António Martins - Finou-se em Lisboa com 82 anos o opulento capitalista Sr. José Antonio Martins natural da freguesia de Madeira, Concelho de Oleiros, Comarca da Certã. Fora durante muitos anos negociante no Pará e deixou viúva a Srª. D. Rosa Maria de Faria Martins, natural de Soutelo, Concelho de Vila Verde. Sua fortuna calcula-se em 3:000 contos, distribui alguns legados e instituiu herdeira do remanescente sua esposa.
Às 3 filhas do seu falecido amigo Joaquim Jerónimo Ferreira da freguesia da Lage , Vila Verde , de nome Maria, Virginia e Glória legou diversas acções do Banco do Minho.´
Julgo que a viúva é sobrinha de Manuel Joaquim de Faria.
Aguardo suas notícias,
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263485 | vbriteiros | 06 out 2010 00:18 | Em resposta a: #262399

Caro Alberto Oliveira,
Por favor veja a mensagem que coloquei neste tópico ao confrade "Arufino" sobre uma noticia do jornal bracarense " Ecos do Minho" de 5.1.1915. Relata o falecimento em Lisboa de José António Martins que deixa viúva D. Rosa Maria de Faria Martins natural de Soutelo ,Vila Verde . Dado o falecido ter sido comerciante no Pará e a viúva em solteira seria só Rosa Maria de Faria, parece-me que poderá ser a irmã de Manuel Joaquim de Faria, de nome Rosa nascida a 9.1824 e que citou na sua mensagem. Será que o casal está sepultado no jazigo de Manuel Joaquim de Faria , no centro do Camitério de Soutelo? Poderá responder-me a esta questão
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263537 | Ajc.oliveira | 06 out 2010 20:55 | Em resposta a: #263485

Caro Vasco Briteiros

Tinha visto a mensagem que refere e procurei nos meus dados.

1. Manuel Joaquim de Faria tem, de facto, uma sobrinha de nome Rosa Maria. Mas, pelos meus dados, ela morre em 1861, ainda jovem. (de momento não tenho a data exacta à mão).

2. Será a sua irmã Rosa? Muitas dúvidas. É certo que não encontrei o assento de óbito dela. Mas, a idade, embora não seja impeditiva e tenha exemplos com maior diferença de idades, coloca muitos problemas.

3. Uma questão que lhe coloco:
- Há cerca de 10 anos fiz uma investigação a pedido do então vereador da cultura de Vila Verde Dr Antº Vilela; em causa estava o terreno e o edifício da antiga escola de Soutelo; cheguei à conclusão que a escola (e o cemitério) foram construídos com bens deixados em testamento por um soutelense, brasileiro, falecido em Lisboa em 1895 ou 1896 (já não me lembro ao certo); não quero jurar mas o nome do doador seria Manuel Joaquim de Faria.
Sobre este assunto há escruturas celebradas no notário de Vile Verde, assinadas pelo abade de Soutelo na qualidade de Presidente da Junta de Paróquia.
Tem conhecimento disto?

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#263556 | vbriteiros | 07 out 2010 03:14 | Em resposta a: #263537

Caro Alberto Oliveira,
Os dados familiares de Manuel Joaquim de Faria, Comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa ( Mercê de 26.10.1867) e natural de Soutelo, Vila Verde, são devidos mais à investigação do meu primo Engº António Rufino, do que às minhas próprias investigações. Eu só conhecia um retrato a óleo do Comendador que existiu na Casa do Mazagão na freguesia de Aveleda-Braga e por curiosidade visitei Soutelo e verifiquei que pelas inscrições que encontrei, o cemitério e as escolas foram feitas com legados seus.
Entretanto o primo António Rufino, teve a gentileza de me facultar uma cópia do testamento e da carta de Mercê Real.
Pelo testamento , pelas inscrições encontradas e ainda memórias familiares , não tenho dúvidas quanto á origem dos melhoramentos em Soutelo. O Comendador Manuel Joaquim de Faria foi um grande benemérito de Soutelo. Pode encontrar aqui na BD alguns descendentes dele procurando em "pessoas", Cândida Rosa de Faria Barbosa.
Quanto à viúva do capitalista José António Martins (+ 5.1.1915) citada no jornal como Rosa Maria de Faria Martins, não tenho dúvidas que se trata da sobrinha Maria Rosa de Faria Martins e seu marido José António Martins como são citados no testamento. Há as diferenças Maria Rosa e Rosa Maria e Antunes com António, mas é compreensível esta diferença entre assentos de baptismo e documentos notariais. Vou tentar obter uma certidão de óbito deste José António para confirmação final.
Por outro lado foi a esta "sobrinha D. Maria Rosa de Faria Martins e seo marido José Antunes Martins " a quem impôs a obrigação de construirem uma escola de ensino primário para ambos os sexos na freguesia de Soutelo... e ainda ordenados para professor e professora.
Deixou ainda uma inscrição de conto de reis para o seo rendimento ser aplicado à conservação do cemitério e jazigo de família que mandou construir na freguesia de Soutelo, para o que será entregue à autoridade a quem cumprir....
E é tudo o que lhe posso transmitir de momento.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Maria Rosa ou Rosa Maria

#263569 | Ajc.oliveira | 07 out 2010 11:27 | Em resposta a: #263556

Caro Vasco Briteiros

A investigação para o Dr Vilela foi feita para provar que a escola era propriedade da freguesia e não, como pretendia o Estado, propriedade do Estado. Foi o Dr Vilela que requereu certidão do testamento, depois de lhe ter fornacido dados exactos como a data e o cartório onde tinha sido feito.
Infelizmente não fiquei com dado algum, mas tenho algumas memórias.
José Antunes Martins, como testamenteiro, veio a Soutelo tratar e verificar a execução das disposições testamentárias, mas quem assina as escrituras são assinadas pelo Abade.

Caetana Rosa Carneiro (nascida a 02-03-1816, e irmã de Manuel Joaquim de Faria), casa em Soutelo, a 06-12-1843, com Ináçio Araújo, lavrador, de Fontelo, viúvo de Mª Alves Domingues, falecida a 14-04-1843.

Do casamento nasceram:
1. Rosa Maria, nascida a 20-10-1845, e falecida a 06-08-1861
2. Maria Rosa, nascida a 13-07-1847, e falecida a 13-11-1937 (se o averbamento estiver certo, pode tirar as dúvidas)
3. Maria da Conceição, nascida 09-06-1851, e falecida a 19-06-1851
4. Maria da Conceição, nascida a 29-06-1854 (com nota à margem: falecida)
5. Antónia Maria, nascida a 16-07-1856 (casa como Dona Antónia Rosa de Faria, com o tal negociante de Fafe)
6. Maria da Conceição, nascida a 17-11-1861

Caetana Rosa Carneiro morre em consequência do último parto, a 21-11-1861.

Conclusões, deixo-as para si.

Este caso estará, talvez, encerrado. Estarei ao dispor para qualquer informação relativa a Geme, Sabariz, Vila Verde, Loureira, Soutelo.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Rosa ou Rosa Maria

#263570 | vbriteiros | 07 out 2010 12:01 | Em resposta a: #263569

Caro Alberto Oliveira,
Muito obrigado pela sua pronta resposta. A estadia de José Antunes Martins em Soutelo confirma a identificação sugerida.
Tamém dou como encerrado este assunto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Comendador Manuel Joaquim de Faria

#294078 | arufino | 06 jan 2012 00:31 | Em resposta a: #263570

Caro primo Vasco, caro Alberto Oliveira e outros confrades, a quem possa interessar.

Consegui identificar e obter cópia de alguns assentos paroquiais das freguesias de Prado, Moure e Atiães, no concelho de Vila Verde que me permitiram construir a linha de ascendentes com o apelido Faria do Comendador, desde o seu pai José de Faria até à 6ª avó Antónia de Faria de Magalhães, casada com António Dias.

Nesta linha, a trisavó do Comendador é Josefa de Faria, casada com Domingos Gonçalves, em Atiães, que Felgueiras Gaio (FG) refere no NFP, no § 494 do título Araujos.
FG diz que Josefa é filha de Branca de Faria e de Bento Fernandes, o que é verdade, e que Branca é filha de Antónia de Faria de Magalhães, o que não é. De facto, os assentos provam que a Branca acima referida é filha de outra Branca de Faria e de Domingos Ferreira, e que esta última é que é filha de Antónia.

FG indica que Antónia de Faria de Magalhães é filha de Gonçalo Pires de Araújo e da sua 2ª mulher Branca Faria de Magalhães, neta de Rui Fernandes de Araújo e bisneta de Paio Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, e de Leonor Pareira Barbudo. Afinal encontra-se o Cavaleiro como antepassado do Comendador, não pela via dos seus Araújos mais próximos, mas sim pelos seus Farias. Será como segue:

Paio Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, que casou com Leonor Pereira Barbudo, e tiveram:
Rui Fernandes de Araújo, que teve com ?:
Gonçalo Pires de Araújo, Senhor da Casa da Câmara do Couto de Moure, que teve em 2º casamento com Branca Faria de Magalhães:
Antónia Faria de Magalhães, de Moure, que casou com António Dias, de Atiães, e tiveram:
Branca de Faria de Magalhães, de Atiães, que casou em Moure em 29-6-1643 com Domingos Ferreira, de S.João de Semelhe, e tiveram:
Branca de Faria de Magalhães, nascida em Atiães em 10-12-1658, que casou em Atiães em 23-8-1686 com Bento Fernandes, que tiveram:
Josefa de Faria, que casou em Atiães em 13-4-1718 com Domingos Gonçalves, e tiveram:
António Gonçalves de Faria, nascido em Moure em 3-10-1719, que casou em Moure em 11-11-1748 com Maria de Almeida (ou Gomes), e tiveram:
Domingos José de Faria, nascido em Moure em 16-6-1763, que casou em Prado em 27-8-1787 com Teresa Maria Domingues, nascida em 19-9-1817, e tiveram:
José de Faria, nascido em Prado em 27-7-1789, que casou em Turiz 4-9-1811 com Maria Teresa Carneira (ou de Araújo), que foram os pais do Comendador.

Entre Paio Rodrigues de Araújo e José de Faria medeiam quase 400 anos e apenas 9 gerações, o que parece pouco. A menos que FG tenha omitido ainda mais alguém nesta linhagem, terá certamente havido casamentos e/ou nascimentos muito tardios. Por exemplo, que idade teria Gonçalo Pires de Araújo quando foi pai de Antónia?

Cumprimentos

ARufino

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#294087 | Mário Palm | 06 jan 2012 08:17 | Em resposta a: #262283

Caro confrade Alberto Oliveira:

Só hoje prestei atenção a este tópico mas os seus conhecimentos sobre os registos de Soutelo levam-me a pedir-lhe, se não considerar ser um abuso da minha parte, a sua ajuda no desenvolvimento dos dados que já possuo dos meus antepassados de Soutelo.
Assim temos:
O casal Francisco de Basto e Mariana da Cunha, nascidos em Burgueiros, Soutelo a aí casados a 30/10/1745, foram meus quintos avós e tiveram pelo menos 12 filhos, que já identifiquei. Desconheço porém a data dos seus baptismos.
Também já identifiquei os pais de ambos mas, relativamente aos da Mariana - António da Cunha e Custódia Francisca - ambos de Burgueiros, Soutelo, desconheço as datas de seus baptismos e casamento.
Não possuo dados anteriores a estes.

Será que me pode fornecer mais informações sobre este meu ramo familiar?
Desde já agradeço reconhecido, qualquer ajuda.

Cumprimentos, Mário Palmeira - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#294206 | Ajc.oliveira | 07 jan 2012 20:07 | Em resposta a: #294087

Caro Sr Mário Palmeira

Preferi responder-lhe por email.

cumpriemntos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#294234 | Mário Palm | 08 jan 2012 09:01 | Em resposta a: #294206

Caro Alberto de Oliveira:

Agradeço a sua atenção.
Não recebi o seu email, pois já não é o mesmo, visto ter sido forçado a procedre à sua alteração.
O actual endereço é: mario.palmeira46@gmail.com.

Fico a aguardar o seu contacto, que desde já agradeço.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295525 | motalopes | 24 jan 2012 09:02 | Em resposta a: #262466

Prezado confrade

Cumprimentos.
Obrigado por me ter dado conhecimento deste tópico,por acaso passou-me despercebido.Li-o agora
com muito interesse e atenção,mas,na verdade,não encontrei nada do que pretendia.Relativamente
ao comendador MANUEL JOAQUIM DE FARIA tenho comigo a fotocópia do testamento e várias outros
documentos (assentos de batismo,nascimento,casamento e óbito)testamento público sobre a Escola
de Soutelo, da comenda que lhe fez o rei D. Luis,etc, que foram amávelmente enviadas pelo senhor
ANTONIO PEREIRA RUFINO ao ex-presidente da Junta sr. Costa Pereira, que mas cedeu.
A monografia está em estudo.Tenho alguns elementos de interesse,que fui recolhendo,mas não sei
quando será possivel começar, até porque nesta altura estou mais debruçado sobre a genealogia da
minha familia.
De qualquer modo agradeço que me tenha respondido e terei todo o prazer em prestar-lhe, sobre a
freguesia, esclarecimentos sobre aquilo que sei.
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295704 | arufino | 26 jan 2012 01:03 | Em resposta a: #295525

Caro confrade "motalopes",
Fui eu próprio que dei os elementos a que se refere ao Sr. Costa Pereira.
Tenho tentado saber o mais possível sobre Manuel Joaquim de Faria, mas continuo a saber pouco.
Permita-me que lhe coloque apenas quatro questões:
- Ouvi dizer que ele viveu na Quinta de Burgueiros. Terá sido dono? Ou viveu lá com familiares?
- Na Junta de Freguesia de Soutelo - Nas Casas Escolares que ele mandou construir - há, penduradas na parede, duas fotografias antigas, que, quando as vi pela primeira vez, me disseram serem do Comendador e de uma filha. Pelo que o Sr. Costa Pereira me disse uns tempos antes, não tenho dúvidas sobre a primeira, mas ele não me falou na segunda. Penso que será da filha mais velha Maria do Carmo de Faria Carvalho, que faleceu apenas uns três anos depois do pai, mas gostava de confirmar.
- Além da Maria do Carmo, da Cândida Rosa e da Caetana (todas nascidas no Brasil e filhas de Maria do Rosário do Vale), o Comendador terá tido um filho, Manuel Luís, de que apenas sei ter andado a estudar em Lisboa, mas que, pelo testamento do pai, terá falecido antes dele.
- Creio que, pelo centenário do falecimento do Comendador, houve uma cerimónia evocativa com discurso ou palestra. Ele faleceu em 1888. Não sei se ficou alguma coisa escrita.
Fico-lhe muito grato se tiver alguma informação adicional que me possa disponibilizar sobre estas questões.
Note ainda que Manuel Joaquim de Faria não casou, mas o assento de óbito de Maria do Carmo, que talvez lhe tenha também sido dado pelo Sr. Costa Pereira, ela é referida como sua filha natural.

Cumprimentos.
ARufino

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295716 | motalopes | 26 jan 2012 09:33 | Em resposta a: #295704

Prezado confrade António Rufino

Cumprimentos.
Na verdade todas aquelas fotocópias que entregou ao meu amigo Costa Pereira estão comigo,pois
ele sabe que estou a fazer um estudo de pesquisa documental para editar uma monografia sobre
a freguesia. No entanto,muito sinceramente,apenas dei uma olhada nelas,pois estou,no momento,
a completar e melhorar os apontamentos sobre a genealogia familiar que o meu pai deixou,o que
não me deixa,para já,muito tempo para abraçar o outro projeto.
Quanto ás perguntas que me faz, só lhe posso garantir uma resposta.O comendador viveu na casa
que foi dos Rebelos de Prado e, mais tarde, do Dr. Alberto Feio de Azevedo, todos eles familia dos
Viscondes da Tôrre. Ele foi dono,portanto,da Quinta de Burgueiros. Não sei o tempo em que a teve
em seu poder ou as razões porque foi vendida,por ele ou os herdeiros.Sei que essa quinta,quando
a conheci,era propriedade de um senhor Patricio Gomes,de Prado,pessoa de quem me lembro bem,
e era tio (creio eu) do Dr. Bento Ferraz Gomes de Faria,advogado em Braga,um bom amigo.
Quanto às fotos que viu na parede,e que o atual executivo que preside à Junta retirou,eram dele e
uma filha,mas não sei qual delas.
Conheço pessoalmente dois irmãos que são familia do Comendador. Um deles chama-se Augusto
Macedo de Faria,foi funcionario da Câmara Municipal de Vila Verde, terra onde vive, e esteve muito
ligado a diversas Instituições,Bombeiros,Junta de Freguesia,etc.Nunca falei com ele sobre o assunto,
não sei,portanto,se poderá ser uma ajuda. De qualquer modo vou procurar saber se ele a poderá
dar.
Não ouvi falar dessa homenagem de que fala,nem sei onde teve lugar. Aqui,em Soutelo, quando o
cemitério foi alargado ( o primitivo foi obra dele ) todos os oradores, durante a cerimónia, tiveram
palavras de elogio e homenagem ao Comendador,pelo que ele fez na terra,mas nada mais do que
isso.
Sei que durante o exercicio do Costa Pereira na junta foi aprovada a nova topografia,e ao largo onde
está o edificio (que ele mandou construir), e onde foram instalados os serviços da autarquia local, foi
dado o nome do Comendador. Espero que o atual executivo o tenha mantido.
Vou fazer algumas "demarches" para tentar saber algo mais,depois dar-lhe-ei noticias.
Abraço
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295740 | vbriteiros | 26 jan 2012 18:56 | Em resposta a: #295716

Estimado Confrade Francisco Mota Lopes,
Eu sou primo do Confrade António Rufino e trineto do Comendador Manuel Joaquim de Faria.
O primo António Rufino , que conheço pessoalmente, já sabe que ponho sérias dúvidas quanto à veracidade da fotografia do Comendador e isto porque na Casa de Mazagão -Aveleda-Braga ( residência dos meus Avós maternos e onde eu nasci) existia um quadro a óleo representando o Comendador e que foi destruído nos anos 60 do século passado. Representava um homem de idade avançada e com barbas compridas. Será assim a fotografia da Junta ? Gostaria muito de ver a foto de que falam para uma tentativa de reconheciemto da figura do Comendador.
Moro no Porto e já fiz várias tentativas para visitar a sede da Junta , mas verifiquei que o horário não era compatível com as minhas idas a Braga que são sempre ao Sábado. Todavia este ano tenho mais tempo livre e estou disposto a aceitar uma data e hora que a Junta propusesse , para ir aí expressamente ver a dita fotografia. Seria possível da sua parte conseguir-me essa atenção da Junta.
Desde já os meus agradecimentos pelo que possa fazer.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros (Brandão Gama)

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295741 | vbriteiros | 26 jan 2012 19:09 | Em resposta a: #295704

Caro Primo António Rufino,
Veja por favor a mensagem que enviei hoje para o Confrade António Mota sobre a fotografia do Comendador. Espero que o Sr. Mota consiga marcar a minha visita à Junta de Soutelo. Estou com muita curiosidade.
Um abraço
Vasco
P.S. -Suponho que o quadro a óleo do Comendador também era obra do pintor Sanchez Ramos que pintou todos os retratos dos irmãos Barbosa ( José Joaquim e Custódio José) casados com as irmãs Faria bem como o do Visconde de Semelhe; pintou ainda os retratos de Estêvão Barbosa e Luísa Maria de Andrade , pais daqueles Barbosa O Primo que possuíu o retrato do Comendador ainda é vivo e é possível que tenha memória visual do quadro, mas vive longe do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295771 | arufino | 27 jan 2012 00:27 | Em resposta a: #295740

Caro confrade Mota Lopes,
Muito obrigado pelas informações que me dá. Lamento que tenham retirado a foto do Comendador lá do sítio, ou será que o Presidente da Junta acha que não é dele? Pelo que me diz, fico mais convencido ainda que a outra é da filha Maria do Carmo. É que ela é muito parecida com uma neta, também Maria do Carmo, que conheci e já falecida, e não parece ser nenhuma das irmãs, pelas fotografias dos quadros que o meu primo Vasco me enviou.
Eu tenho fotografias digitalizadas das fotografias que estavam penduradas na Junta de Freguesia, pelo que o Vasco não precisa de ir lá. Segue já outra mensagem para ele, a dizer que lhas envio.
Fico-lhe também antecipadamente grato por outras informações que possa viar a obter e que queira disponibilizar neste tópico.
Cumprimentos
António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295773 | arufino | 27 jan 2012 00:39 | Em resposta a: #295741

Caro primo Vasco,
Tudo bem?
Se é só para ver as fotografias, não precisa de ir à Junta de Freguesia de Soutelo. Eu estive lá há uns tempos, quando estavam penduradas, e tirei fotografia delas com a minha máquina digital. Dão perfeitamente para ver.
Vou enviar-lhas ainda hoje.
Um abraço
António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295774 | vbriteiros | 27 jan 2012 01:02 | Em resposta a: #295773

Caríssimo Primo António,
Muito obrigado pela sua pronta resposta. Claro que serve e se eu tiver dúvidas poderei trocar imagens com o outro primo , que chegou a possuir o retrato a óleo.
Espero que estejam todos bem em sua casa. Quando for a Braga , poderemos marcar encontro.
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295785 | motalopes | 27 jan 2012 09:58 | Em resposta a: #295740

Prezado confrade Vasco Brandão Gama

Cumprimentos
Levantei-me hoje com o propósito de telefonar logo pela manhã ao presidente da Junta para
lhe dar conta do seu interesse em examinar os quadros do comendador Manuel Joaquim de
Faria e de uma das filhas,que o anterior executivo tinha expostos numa das paredes da sede
da autarquia.Entretanto,enquanto esperava a hora de o fazer,li a sua mensagem e a do Engº
Rufino.Creio que deste modo,para já,não haverá interesse em fazê-lo.Se houver necessidade
não há,penso eu,qualquer dificuldade em arranjar uma hora conveniente para tal, até porque
o presidente da Junta trabalha na própria freguesia.
Manter-me-ei atento a este assunto e qualquer novidade que me chegue transmiti-la-ei aos
meus dois prezados confrades.
Cumprimentos
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295788 | motalopes | 27 jan 2012 10:14 | Em resposta a: #295771

Caro confrade António Rufino

Cumprimentos.

Como já disse ao confrade Vasco, seu primo, vou manter-me muito atento a este assunto
e estarei sempre à vossa disposição para fornecer qualquer informação que me chegue,e,
se for necessário, prestar ajuda em Soutelo.
Não tem que me agradecer seja o que for,estarei sempre ás vossas ordens.

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#295799 | vbriteiros | 27 jan 2012 12:47 | Em resposta a: #295785

Prezado Confrade Francisco Mota Lopes
Grato pela sua pronta resposta. Logo que receba as fotos do meu primo entrarei novamente em contacto consigo.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#430783 | AntonioGdeC | 29 jan 2021 17:57 | Em resposta a: #262466

Boa tarde
Em 1729 nasce Bernardo em Vila Cortês do Mondego. Filho de José Rodrigues Torres , de Coimbra, e de Teodosia de Sousa, filha de João de Sousa e de Angela da Silva , de Soutelo, arcebispado de Braga .
Vistos os paroquiais de Soutelo - Vilaverde ... nada de João e Angela mas em 1671 em Lage-Vilaverde aparece o casamento de Joao de Sousa, de Soutelo filho de João Gonçalves, com Angela Machado filha de João da Silva e de Joana Machado , da Lage. Ora Lage dista 3,5 km de Soutelo ... pelo que estou inclinado a aceitar ser este o casal mas ... 59 anos entre o casamento dos avós e o nascimento do neto colocam me reservas ... Será que podem dar uma ajuda? Muito grato
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica São Miguel de Soutelo???

#430784 | AntonioGdeC | 29 jan 2021 17:58 | Em resposta a: #262496

Boa tarde
Em 1729 nasce Bernardo em Vila Cortês do Mondego. Filho de José Rodrigues Torres , de Coimbra, e de Teodosia de Sousa, filha de João de Sousa e de Angela da Silva , de Soutelo, arcebispado de Braga .
Vistos os paroquiais de Soutelo - Vilaverde ... nada de João e Angela mas em 1671 em Lage-Vilaverde aparece o casamento de Joao de Sousa, de Soutelo filho de João Gonçalves, com Angela Machado filha de João da Silva e de Joana Machado , da Lage. Ora Lage dista 3,5 km de Soutelo ... pelo que estou inclinado a aceitar ser este o casal mas ... 59 anos entre o casamento dos avós e o nascimento do neto colocam me reservas ... Será que podem dar uma ajuda? Muito grato
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen