Familias - concelho de Oliveira do Hospital

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#44977 | Celtibérica2003 | 14 jul 2003 09:19

Agradecia informações sobre:

Família de Manoel Pereira do Casal de Travancinha , cc Maria de Abrantes, natural de Andorinha , Travanca de Lagos , Oliveira do Hospital.
Casados aos 20/4/1.673 na Ig. de S. Pedro de Travanca de Lagos, Portugal.

Família Fernandes , pelos anos de 1800 , Póvoa de São Cosme , Freg. do Ervedal , Oliveira do Hospital , Dist. Coimbra.

Família de Jose Gomes , da Travanca de S. Tome , Freg. de Oliveira do Conde , cc Maria Madeira da Bobadela , ambos nascidos por 1700/20.
Tiveram , pelo menos , uma filha Jacinta Maria , nasc. em Gavinhos ,Conc. Oliveira do Hospital.

Muito obrigado pela atenção.
Ana Pereira
amora_ana@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#44992 | fsrogeiro | 14 jul 2003 13:59 | Em resposta a: #44977

Cara Ana Pereira

Aproveitando a sua referência a gente de apelido Madeira na zona de S. Gião, tem por acaso notícia da ascendência / descendência de Pedro Álvares Madeira, casado com Ana Lopes, de S. Gião, nascidos cerca de 1700?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45025 | Pedro França | 14 jul 2003 23:29 | Em resposta a: #44977

Cara Ana:

Aqui alguma coisa se poderá arranjar, à excepção do que classifica de família "Fernandes": esata designação é muito vaga e corre-se o risco de se enveredar por uma ascendência errada.
Para o resto do pedido, vamos ver...; talvez lá para 5ª Feira, tenha alguma resposta.
Um abraço e espere-me aqui neste tópico.Ok?

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45044 | Celtibérica2003 | 15 jul 2003 11:09 | Em resposta a: #44992

Caro Filipe Rogeiro

Sobre apelido Madeira só sei que :
Aos 4/11/1711 , Paula Madeira casou-se em Penalva dAlva com Antonio Soares Coelho natural de Coimbra , e ela de Penalva dAlva. Ela era filha única de Thome Madeira e de sua mulher Agueda Costa , ao que parece estes últimos da mesma vila de Penalva dAlva. Nada mais sei.

Cumprimentos,

Ana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45104 | Pedro França | 16 jul 2003 01:49 | Em resposta a: #44977

Cara Ana:

Então é assim:
- Jacinta Maria, de Gavinhos de B.xo, foi baptizada a 15.04.1744/f. 40v. em Oliv:ra do Hospital. Era filha de José Gomes, pedreiro, de Travanca de S. Tomé/Oliveira do Conde, e de Maria Madeira, de Bobadela.
Neta patª de Manuel João e de Maria Gomes, da dita Travanca de S. Tomé. Neta matª de José Madeira e de Ana de Figueiredo, de Bobadela.
Em Bobadela/Oliv:ra do Hosp:al localizei o assento de casamento dos avós maternos: 23.02.1716/f. 101. Maria Madeira foi aí bapt:da a 11.07.1717/f. 28v.
José Madeira era fº de Manuel Francisco Madeira, de Avô, e de Maria Madeira, de Bobadela. Ana de Fig:do era fª de António Gonçalves e de Maria de Fig:do, de Bobadela, moradores na quinta da Costeira.
- Acerca de Manuel Pereira do C.al de Travancinha e de Maria de Abrantes, de Andorinha, apenas posso corroborar a data de casamento que indicou na sua intervenção, a folha 42. Não vêm os nomes dos respectivos nubentes; é só o género: aos tantos dos tantos, em face desta igreja recebi fulano com fulana.
Quanto aos dados da família "Fernandes" é escusado meter-me por aí porque isso "é mato"; é preciso individualizar.
Deixo esta informação para o seu arquivo.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45114 | Celtibérica2003 | 16 jul 2003 09:06 | Em resposta a: #45025

Caro Pedro França.

Ref. Família Fernandes da Povoa de S. Cosme , Freg. do Ervedal, Conc. de Oliveira do Hospital, Dist. Coimbra, Portugal.

Rosalina Augusta cc Jose Francisco Pereira , ELA da dita Povoa de S.Cosme por 1850 , ELA filha de João Fernandes e Maria Josefa , ambos
desta mesma Povoa de S. Cosme , Freg. do Ervedal. Estimo que Rosalina nasceu por 1830/40 e seus pais por 1800/1810.

Com os melhores cumprimentos, e grata pela atenção dispensada

Ana Pereira
amora_ana@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45159 | Pedro França | 16 jul 2003 19:06 | Em resposta a: #45114

Cara Ana:

Agora sim! Lidamos com gente de contornos definidos. Sim senhor. Amanhã ou 6ª Feira à noite, já deverei ter uma resposta.
Espere-me aqui neste tópico, ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45207 | Celtibérica2003 | 17 jul 2003 12:08 | Em resposta a: #45104

Caro Pedro,

Mais uma vez muito obrigada por toda a ajuda que me tem dado, pois tem sido uma mais valia nas minhas investigações.

Grata, com os melhores cumprimentos

Ana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45248 | Pedro França | 17 jul 2003 23:14 | Em resposta a: #45207

Cara Ana:

Cá estou eu mais uma vez:
Em relação aos seus ascendentes de Póvoa de S. Cosme/Ervedal da Beira encontrei o seguinte:
- Rosalina Augusta Fernandes c.c. (Póvoa/Ervedal da Beira, 02.05.1849/f. 160) José Francisco Pereira. (Ela fª de João Fernandes e de Maria Josefa, da Póvoa; ele, fº de Joaquim Francisco e de Maria Marques, de Travanca de Lagos).
- Rosalina, baptª em Ervedalda Bª (Póvoa de S. Cosme), a 07.12.1823/f. 208v., nascida a 24.11. do dito ano.
- Sabendo já quem eram os pais, os avós paternos eram: Simão Fernandes e Maria Fernandes, da Póvoa. Os avós maternos eram: Martinho de Paiva e Josefa Maria, tb. da Póvoa de S. Cosme.
- João Fernandes e Maria Josefa casaram a 08.06.1809/f. 7-7v., em Ervedal da Bª(Póvoa).
Isto é o que se me oferece dizer, portanto sobre o pedido que deixou. Confirme se está completa a informação, ok?
Um, abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#45419 | Celtibérica2003 | 21 jul 2003 09:49 | Em resposta a: #45248

Pedro ,
Uma vez mais agradeço por sua valiosa colaboração. Agora entendo por que me perdi em Trav. de Lagos com o noivo Jose F.co Pereira , pois era bem mais velho do que estimava , e a noiva tbem.

Cumprimentos
Ana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#51322 | carledu | 09 nov 2003 14:41 | Em resposta a: #45025

Olá!

Por acaso o senhor possui alguma informação sobre as famílias de São Gião, Oliveira do Hospital?

Meu bisavô chamava-se Antonio Freire da Cruz Junior, nascido em São Gião em 1886, filho de Antonio Freire da Cruz e Ana da Anunciação.
Ele era casado com Rita do Carmo Gomes, nascida em São Gião em 1892, filha de José Diogo Galvão e Maria Gomes Freire.

Cumprimentos!

Carlos Eduardo da Cruz
edu_uerj@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#114613 | E. Osório | 21 mar 2006 07:36 | Em resposta a: #45044

Cara Ana Pereira,

Caso tenha interesse para si, venho informá-la que essas pessoas de que fala na sua mensagem são o Licº António Soares Coelho, n. de Coimbra, advogado, que casou em Penalva d’Alva a 26-01-1712 com Paula Madeira da Costa, daí natural. Ele filho natural do Revº Dr. Manuel Soares Coelho, reitor de Castelões, e de Ana da Silva, e ela filha de Tomé Madeira e de sua segunda mulher Águeda da Costa, esta b. em Penalva a 16-07-1670, aí casados a 11-10-1689. Esta Águeda era filha de Miguel da Costa e de sua mulher Maria Álvares.

O casal acima teve pelo menos um filho, Agostinho José Soares, que veio a casar em Travanca de Lagos a 29-11-1755 com Maria de Abranches, com geração. Tenho estes elementos por causa desta Maria de Abranches, que descende de um Mateus de Abranches, de Torrozelo, progenitor de muitas famílias da Beira e que trato no meu estudo “Raízes da Beira” que sairá em Abril.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#232738 | fsrogeiro | 26 jun 2009 22:55 | Em resposta a: #44992

Graças à disponibilização online dos registos paroquiais de São Gião apurei o seguinte:

Pedro Álvares Madeira, oficial de cardador, e Ana Lopes casaram em S. Gião em 17.08.1727 (M-1, f.488).

Ele era filho de Manuel Álvares Madeira, mercador, e Catarina Jorge, casados em S. Gião em 27.12.1705 (M-1, f.462); neto paterno de Pedro Álvares e de Isabel Dias, de S. Gião, onde casaram em 30.11.1670, e materno de Francisco Jorge, da vila de Valezim, e de Maria Lopes, de S. Gião.

Ela era filha de Domingos Gil, natural de Aldeia Rica, freguesia de Açores, concelho de Celorico da Beira, e de Maria Lopes, de S. Gião, onde casaram em 14.03.1686 (M-1, f.444); neta paterna de António da Costa Moreira e de Domingas Gil e materna de Manuel Magro e de Isabel Furtada, estes casados em S. Gião em 04.02.1663 (M-1, f.431).

Manuel Magro era filho de João Magro, de S. Gião, e de Isabel Francisca, de Penalva de Alva, onde casaram em 30.10.1637 (M-1, f.46vº).

João Magro era filho de Gonçalo João (?), de S. Gião.
Isabel Francisca era filha de Domingos Lourenço e Maria Fernandes, de Carvalha, Penalva de Alva.

Isabel Furtada (mulher de João Magro) seria filha de António Lopes, de Sandomil, e de outra Isabel Furtada, de S. Gião, onde casaram em 13.08.1634 (M-1, f.414); neta paterna de João Lopes e materna de Afonso Furtado e de Isabel do Souto, esta falecida em 22.12.1623 (M-1, f.36).

Alguém terá alguma informação a acrescentar?

F. Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#339809 | jduarte | 21 dez 2013 12:55 | Em resposta a: #45419

Cara Ana Pereira,

Fiquei surpreendido com esta entrada, embora já tenha 10 anos, pois, Rosalina Augusta foi também mãe da minha bisavó Felicidade pereira, de Travanca de Lagos. Talvez tenhamos antepassados em comum e talvez pudessemos trocar informações. Fico a aguardar um possível contacto.

Cumprimentos
João Duarte

Resposta

Link directo:

Familias - concelho de Oliveira do Hospital

#416209 | MaGouveia | 11 jul 2019 22:05 | Em resposta a: #44977

Olá, caros!

Estou realizando uma pesquisa genealógica e gostaria muito de saber quais foram os condes e/ou viscondes desta região de Portugal durante o século XIX. Neste presente site somente encontrei os viscondes de Ervedal da Beira (Sebastião Carlos da Costa Brandão e Albuquerque e seus relacionados) e nada mais. Tenho noção de que deve haver maiores informações nos Anuários da Nobreza, porem não os possuo.
Se puderem me auxiliar com quaisquer informações, eu ficaria muito agradecida.

Sinceramente,
Marcia Gouveia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 05:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen