Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Guimarães

#43464 | jpinho | 15 jun 2003 19:10

Gostaria de saber se alguém dispõe de informações sobre as seguintes familias/Freguesias de Guimarães:

Silva, S. João de Ponte;
Martins, Vila NOva de Sande;
Granja, S. João de Ponte.

Obrigado por qualquer informação.

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães

#43484 | Carlos Silva | 16 jun 2003 07:53 | Em resposta a: #43464

Sabe mais pormenores sobre essas familias de S. Joào de Ponte e Vila Nova de Sande?

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães

#43551 | jpinho | 16 jun 2003 22:44 | Em resposta a: #43484

António da Silva N4DEC1841 de Lugar do Ribeiro em S.João de Ponte, filho de Francisco José da Silva e de Maria de Jesus, ambos de S. João de Ponte;
Neto paterno de Manoel José da Silva e de Maria Josefa Ribeiro, ambos de S. João de Ponte
Neto materno de Avô incógnito e de Ana Dias de Santa Maria Mugege.

Manuel da Silva Martins N1FEV1838 de Vila Nova de Sande, filho de Jose da Silva Martins de Vila Nova de Sande e de Maria Josefa Salgado de S. João de Ponte;
Neto paterno de Salvador Marins (Manoel Martins depois do crisma) de Vila Nova de Sande e de Antónia da Silva de S. Miguel de Creixomil, neto materno de João de Castro e de Joanna Rodrigues, ambos de S.João de Ponte.

Peço desculpa pela incipiência dos dados mas pese embora o meu orgulho nas minhas raizes maternas ainda não me foi possivel andar mais.
Obrigado por qualquer informação.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Martins

#43565 | Carlos Silva | 17 jun 2003 09:08 | Em resposta a: #43551

Salvador (Manuel José) Martins era filho de Manuel Martins (n.12/09/1713), de Creixomil (lugar das Eiras) e de Mariana Vaz (n.1715), de Silvares (Fazenda de Penacova),
neto paterno de Antonio Martins e de Custodia Francisca Gonçalves.
Neto materno de Francisco de Oliveira (+12/05/1742 Silvares) e de Catarina Vaz (+1/11/1732 Silvares)
Francisco de Oliveira era filho de Andre Gonçalves (+21/12/1691 Silvares) e de Maria de Oliveira (+28/06/1707 Silvares)
Catarina Vaz era filha de Joào Alvares (+27/02/1699 Silvares, lugar da Lage) e de Catarina Jorge (+6/5/1721 Silvares)

Antonia da Silva era filha de Joào Francisco e de Senhorinha da Silva

Vou tentar mais informaçào nos meus apontamentos.

Um ramo dos Silva Martins foi estudado pormenorizadamente pela universitaria brasileira Ana Silvia Volpi Scott, no capitulo VI do livro sobre a familia no noroeste português no sec. 18 e 19. De facto o ramo que se estabeleceu em Ronfe (um irmào de Manuel da Silva Martins) deu origem a algumas das familias de industriais do textil de Ronfe (Augusto Silva Martins, etc…)no sec. 19.
Mas isso nào vai responder às suas perguntas.

Note que a familia Silva Martins, fundada, no que diz respeito ao apelido, pelo casamento de Salvador Martins e Antonia da Silva no sec. 18 ainda existe sem mudança (tambem no que diz respeito à associaçào de apelidos Silva e Martins) no séc. 20 (o meu avô materno era Silva Martins). Hoje em dia talvez.

Conheço uns Ribeiros em S. Joào de Ponte no séc. 18 mas por enquanto nào vejo ligaçào.

Melhores cumprimentos.

C.P. Martins Machado da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães: freguesias de Urgezes e Polvoreira

#43569 | PA | 17 jun 2003 11:16 | Em resposta a: #43565

Caro Carlos Silva,

Por acaso dispõe de alguns dados sobre as freguesias de Urgezes e Polvoreira em Guimarães?!...

Procuro qualquer tipo de informação sobre MANUEL JOSÉ CARDOSO (tb chamado mais tarde Manuel José Cardoso Guimarães), natural da freguesia de Urgezes, e que casou a 11.2.1787 no Funchal, São Pedro com MARIA FELÍCIA ROSA BETTENCOURT (tb chamada MARIA FELÍCIA BETTENCOURT).

Manuel José Cardoso é filho de JOSÉ LOPES CARDOSO e de JOSEFA MARIA DA SILVA, ambos naturais da freguesia de Urgezes, Guimarães. Neto paterno de MANUEL LOPES e de MARIA FERNANDES da freguesia da Polvoreira, Guimarães e neto materno de DOMINGOS SILVA e DOMINGAS ARAÚJO da mesma freguesia da Polvoreira.

Agradeço antecipadamente. Cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães: freguesias de Urgezes e Polvoreira

#43573 | Carlos Silva | 17 jun 2003 12:51 | Em resposta a: #43569

Prezada Ana Pinto de Abreu,

Lamento nào saber ajudar no que pretende.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães: freguesias de Urgezes e Polvoreira

#43574 | PA | 17 jun 2003 12:54 | Em resposta a: #43573

Caro Carlos Silva.

Obrigado de qq forma. Pode ser que o tópico desperte a curiosidade de alguém e surjam algumas informações.

Melhores cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#43592 | Carlos Silva | 17 jun 2003 17:27 | Em resposta a: #43551

Caro J. Pinho,

Revendo a sua mensagem, noto que Maria Josefa Salgado de S. João de Ponte era filha de João de Castro e de Joanna Rodrigues, ambos de S.João de Ponte.
O facto de ela se chamar "Salgado" com o pai de apelido "Castro", faz-me supor a priori que ela pode pertencer, pelo lado paterno a um ramo da familia "Castro Salgado" de Ponte.

Esta interessante familia vimaranense, bastante bem estudada, foi jà abordada no topico : "Adelaide Pereira de Moraes e o BTH ?"

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=12587&fview=e

Melhores cumprimentos
Ao dispor

Carlos Silva
vizoivizoi@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#43597 | abivar | 17 jun 2003 18:13 | Em resposta a: #43592

Caro Carlos Silva:

A sua mensagem permitiu-me descobrir o tópico "Adelaide Pereira de Moraes e o BTH ?" que me despertou imenso interesse; por esse facto e pelas suas esclarecedoras intervenções nesse tópico, juntamente com as de outros confrades, muito lhe agradeço.

Tive a honra e o gosto de trocar recentemente correspondência com a Senhora D. Maria Adelaide a propósito dos meus ascendentes vimaranenses (em que se inclui a minha varonia) e em particular dos oriundos do Casal das Courelas; em saborosíssima carta contou-me a história do dote vindo de Cuba do “Tio” Francisco Salgado e adiantou-me diversas informações que me permitiram acrescentar esse ramo da minha árvore de costados. O resultado pode ser visto aqui no GP, partindo, por exemplo, de Ana Peleja:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180275

onde se relata nas Notas biográficas a história do referido dote, continuando nas notas de sua neta Maria Salgada, em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180269

A descendência que por enquanto está introduzida converge apenas no meu quinto-avô por varonia Manuel José Gomes da Costa (e alguns descendentes deste), mas trata-se, como é sabido, de costados dos Margarides, casa de Minotes e certamente muitos outros.

Agradeço quaisquer informações acerca destes Salgados ou outros ascendentes deste meu quinto-avô, ficando, é claro, à disposição para quaisquer esclarecimentos que lhe possam interessar.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#43613 | Carlos Silva | 18 jun 2003 08:29 | Em resposta a: #43597

Caro Antonio Bivar,

Por minha vez agradeço os interessantes dados.

Vejo agora que, de facto, jà tinhamos abordado a questào no topico "Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)" e sub-topico "Castro Salgado / Ribeiro Bernardes":

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33824&fview=e


Gostaria de saber se a troca de correio com a Adelaide Pereira de Moraes deu algum resultado mais, no que diz respeito às familias Castro Salgado e Ribeiro Bernardes, além do que vem nas "velhas casas de Guimaràes" e nas notas da base de dados GP que acaba de assinalar.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Silva Martins (corrigenda)

#43614 | Carlos Silva | 18 jun 2003 08:47 | Em resposta a: #43565

Catarina Vaz faleceu em 1/11/1722 (e nào em 1732).

C.P.S.

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#43621 | abivar | 18 jun 2003 12:21 | Em resposta a: #43613

Caro Carlos Silva:

Só agora vi a sua intervenção no tópico "Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)"; não sei como me tinha escapado e felizmente a relembrou pois não só contém e remete para, mais uma vez, interessantíssimas informações, como me dá oportunidade de reparar a involuntária incorrecção de não lhe ter repondido e agradecido na altura devida! aqui fica também o meu pedido de desculpas por esse facto.

Relativamente à referida troca de correspondência não há, de facto, mais informações em relação a Castros Salgados e Ribeiro Bernardes. Há algumas considerações acerca de antepassados comuns, nomeadamente a minha varonia “Gomes” e referência a alguns colaterais pelo lado “Costa” indicando-se que deles também procedem os Meyras da Guimarães.

Encontrei nas suas impressionantes listas da governança de Guimarães um “Imperador” (em 1640) Jerónimo da Costa (“dos mercadores de pano de linho”) que talvez tenha alguma coisa a ver com um meu ascendente homónimo que casa em Santo Tirso de Prazins a 22/02/1660 com sua parente (em grau não especificado) Senhorinha Antunes. Quais seriam as funções do “Imperador”? em que idade seria plausível aparecer com este cargo? talvez os vinte anos de diferença sejam excessivos para que se trate da mesma pessoa... É curioso notar que “Jerónimo da Costa” é abreviatura do nome do meu trisavô por varonia Jerónimo Augusto de Bivar Gomes da Costa, ainda que, neste caso, tenha sido chamado Jerónimo mais provavelmente devido ao seu próprio trisavô por varonia Jerónimo Gomes. O nome próprio ainda passou para um meu Tio-avô que, no entanto, já não usava Gomes da Costa, mas apenas, do lado paterno, Bivar Weinholtz. Os apelidos vimaranenses foram ainda usados pelos varões da minha família na geração do meu Pai mas só subsistem hoje, infelizmente, na pessoa de um primo direito do meu Pai José Manuel de Bivar Gomes da Costa Weinholtz.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#43622 | abivar | 18 jun 2003 12:25 | Em resposta a: #43621

Desculpe as gralhas: "repondido" por "respondido" e "Meyras da Guimarães" por "Meyras de Guimarães".

Resposta

Link directo:

RE: Silva Martins

#43673 | jpinho | 18 jun 2003 23:45 | Em resposta a: #43565

Caro Carlos Silva,

O meu muito obrigado pela sua , já habitual, disponibilidade.
É com estes "empurrões" que se vão alimentando as baterias de quem apenas a espaços vai dando uns passos na pesquisa geneológica.
Bem haja pelo seu exemplo de partilha.

Jaime Pinho
Pena é que nem todos

Resposta

Link directo:

RE: Silva Martins

#43674 | jpinho | 18 jun 2003 23:59 | Em resposta a: #43565

Caro Carlos Silva

Dos poucos elementos que disponho julgo saber que João Francisco era natura de S. Thiago de Candoso e Senhorinha da Silva de S. Miguel de Creixomil.

Cumptos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães

#64354 | ravena | 07 mai 2004 10:40 | Em resposta a: #43464

Exmo Senhor

Por acaso dispõe de elementos da familia machado/machado de miranda de são joão de ponte?
melhores cumprimentos

joaquim filipe

Resposta

Link directo:

RE: Castro Salgado

#87946 | Carlos Silva | 07 abr 2005 16:04 | Em resposta a: #43592

A proposito da familia Castro Salgado, e do Casal das Courelas, vejo nas efemérides vimaranenses da Sociedade Martins Sarmento, para o dia de hoje a seguinte lembrança, que diz respeito a um filho de Gonçalo Rodrigues e Angela de Castro, que fez inquiriçao de genere em 1715 :

07 de Abril

1740
Provisão concedendo licença ao padre Leandro de Crastro, da rua de Gatos, professor de gramática, há mais de 20 anos, para que possa livremente continuar em Guimarães o mesmo ensino.

Resposta

Link directo:

Dote dos Salgados

#171846 | Carlos Silva | 06 nov 2007 08:48 | Em resposta a: #43597

Efemérides vimaranenses: 6 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria

1655 — Falece, sendo ainda coadjutor, o cónego Marcos Salgado. Era neto materno de Ana Peleja, irmã de Francisco Salgado, morador em Havana, Castela, instituidor de um dote anual de 128$000 réis, que a Misericórdia de Guimarães é obrigada a entregar a uma mulher descendente desta família Salgado, e que desde 1911 ou 1912 deixou de satisfazer, por uma ideia estúpida do então provedor Augusto Mendes da Cunha, dizendo não se podia saber a veracidade genealógica quando é certo que facilmente era verificada no cartório anualmente antes da Misericódia dar o dote; e ninguém protestou contra supressão.

fonte : blogue Pedra Formosa

Resposta

Link directo:

RE: Dote dos Salgados

#171856 | abivar | 06 nov 2007 11:47 | Em resposta a: #171846

Caro Carlos Silva:

Muito obrigado por mais esta interessante informação. Ficamos assim a saber que o dote durou até ao século XX, ou seja, quase 400 anos (fora instituído em 1627)! apenas tinha a informação de que teria durado mais de cem anos... Seria divertido que alguma das milhares de descendentes de Ana Peleja (ou de um seu irmão) fosse exigir hoje o dote à Misericórdia; daria um curioso problema jurídico!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães

#241972 | carlas0fia | 14 out 2009 21:37 | Em resposta a: #43551

Caro Sr. Jaime Pinho,
Aos poucos tenho pesquisado a minha arvoe de família e chamou-me a atenção os dados que escreveu sobre António da Silva.

Meu trisavó chamava-se Domingos José da Silva (natural de São João de Ponte), nascido a 13/12/1844;
Filho de Francisco José da Silva (natural de São João de Ponte) e Maria de Jesus Dias (exposta, de Mogege);
Neto paterno de Manuel José da Silva e Josefa Ribeiro;
Neto materno de avós incógnitos;
Irmão de Francisco José da Silva.
Deste ramo este é o nível maior de informação que disponho e retirei-a do assento de casamento dos meus trisavós.

O António que refere, é seu familiar?
Ele parece ser irmão de meu trisavó... ou será muita coincidência?

Apesar da mensagem ser de 2003, espero que ainda vá a tempo de trocar alguma informação consigo.

Cumprimentos,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães

#244294 | MGGorrell | 16 nov 2009 16:23 | Em resposta a: #43464

Estou a procura de um Manoel MARTINS de Sande, Guimarães, casado com Justa GONÇALVES de São Romão de Ucha, Barcelos. Data: início do Sec. 19.
MGG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 16:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen