Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Formação

Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43139 | jpbabc | 09 jun 2003 07:39

Caros Amigos

Venho agradecer uma vez mais a excelente contribuição do Amigo Conde ao enviar-me a ascendência dos pais e avós de José Ferreira Borges (jurisconsulto) e cuja varonia é Madureira e que passo a transcrever:

Autor: Conde

Caro Confrade:

Então cá vai a varonia FERREIRA BORGES:

1- Cristóvão de Madureira casou com Isabel Fernandes, e tiveram:

2- Paulo de Madureira, casou em Ancede a 13.1.1636 com Joana de Castro, filha de Francisco Barbosa e de sm. Maria de Castro. Tiveram:

3- Domingos de Madureira ,n. Ancede, casou em Ancede a 15.5.1665 com Bernarda Borges, filha de Baltasar António e de sm Antónia Borges, e tiveram:

4- António de Madureira, morador em Santo Ildefonso, Porto. Casou a 25.7.1703 com Maria do Ó, filha de Francisco da Motta e de sm. Catarina Ferreira. Tiveram:

5- António Ferreira Borges, morador na rua de "Traz de Victória",no Porto. Casou com uma ou duas ou três Teresas, a saber Teresa Josefa, Teresa Maria, e a 30.4.1741 em Santo Ildefonso, Porto com Teresa Dinis de Carvalho, filha de João Rodrigues e de sm Teresa Dinis de Carvalho, esta já viúva de Manuel de Faria, n. Rua dos Ferradores, de Santo Ildefonso todos, np. de Francisco Rodrigues e de sm Maria Vieira, de Santa Cristina, Bispado de Lamego, e nm. de Manuel Alves e sm. Antónia Dinis. Tiveram:

6- José Ferreira Borges c.c. Ana Margarida de Jesus Santos e 2ª com Dª Prudência Perpétua de Menezes, fª do Cap. José António Cardoso de Menezes e de sm. D. Francisca Rosa da Silva. etc

Daqui para diante conhecem.

Aconselho a vêr a Pedatura Lusitana em títulos de Borges e de Madureiras.

Cumprimentos.



Posto isto, gostaria que me pudessem esclarecer o seguinte:

1.Em 100 anos, 4 gerações de Madureiras de Ancede / Sto. Ildefonso, a 5ª geração representada por António (casado em 25.07.1703 com Teresa Diniz de Carvalho) em vez de seguir o apelido paterno, resolve adoptar os apelidos da avó materna, Catarina Ferreira e o da avó paterna, Bernarda Borges, dando origem a António Ferreira Borges.

Segundo a vossa experiência, ao investigar a genealogia dos sécs. XVII / XVIII, que razões poderão estar por trás desta quebra de varonia ?!

Tenho-me apercebido que as senhoras adoptam os apelidos das mães, como aliás se pode verificar nesta mesma família, mas os homens, também ?!

Será mera coincidência ou não ?!

2.Será que os interessados em Madureiras poderiam encontrar alguma ligação dos seus, com este ramo ?!

3.Poder-me-iam aconselhar alguma publicação que julguem básica ou mesmo fundamental para melhor conhecer os Madureiras do Porto e outros ramos próximos deste que evoco neste tópico ?!

Aguardo com expectativa as vossas amáveis participações.

Um grande abraço,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43140 | jpbabc | 09 jun 2003 08:01 | Em resposta a: #43139

Caros Amigos,

Por lapso, escrevi no ponto um, Catarina Ferreira como sendo a avó materna, mas, de facto, trata-se da sogra de António F.B.!

Aparentemente só o apelido Borges se encontra fundamentado… o que torna a minha pergunta ainda mais pertinente !

Solicito a vossa colaboração.

Um grande abraço,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43211 | Conde | 11 jun 2003 09:03 | Em resposta a: #43140

Caro confrade:
Era muito hábitual esta troca de apelidos.As razões são inúmeras, desde homenagear os vários antepassados,designadamente os vivos,a tradição,imposições de herança, de morgadios e outros vínculos, a estética,a fonética e a valorização social de certos apelidos,razões não faltam.Infelizmente, hoje em dia, inventou-se a regra do "sempre foi" que normaliza pelo politicamente correcto europeu:sempre foi hábito os filhos terem todos os mesmos apelidos,sempre foi usado as mulheres adoptarem os apelidos dos maridos,sempre os filhos usaram os apelidos da Mãe e depois do Pai,sempre se usou no final o apelido da varonia,tudo sempres falsos como Judas,mas que a ignorância transformou em regras estúpidas como aquela que diz que quem tem nome de árvore é descendente de judeus.Não se espante com as inexplicáveis mudanças de apelido.Vai ter uma enorme dificuldade em encontrar neste site as famílias portuguesas que tenham mantido o apelido da varonia.Tente.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43243 | jpbabc | 11 jun 2003 19:17 | Em resposta a: #43211

Caro Amigo (Conde)

Agradeço-lhe uma vez mais a sua excelente colaboração !

Cheguei a este Fórum em 1 de Junho (há dez dias apenas!) e já sou detentor de informação que jamais sonharia poder obtê-la ! e muita devo-a a si !

Não me canso de afirmar que este espaço é de uma cordialidade e de uma entreajuda fora do vulgar !

Também já deu para perceber que, em alguns casos, há pessoas que se ferem ou se sentem feridas, por um ou outro comentário que julgam menos apropriado, o que é humano e faz deste ambiente virtual e “anónimo”, um local pleno de emoção, onde a razão e o sentimento se entrecruzam, como se de um cara a cara se tratasse !

Bem hajam os criadores e colaboradores deste lugar !

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43259 | vbriteiros | 11 jun 2003 23:32 | Em resposta a: #43139

Caro José Pedro Castro.
Li com atenção este seu tópico, que refere os Madureiras de Ancêde (Quinta de Canastrês ou Vale de Cunha). O Dr Álvaro de Azeredso nas "Casas de Baião " não cita nenhum Cristóvão nessa família e por isso muito agradecia ,me informasse como se pode entroncar este na descendência de Diogo Fernandes de Madureira , o 1º que emprasou a Quinta de Vale de Cunha aos cónegos do Mosteiro de Ancêde.
( há um artigo do Dr Eugénio da Cunha e Freitas, no Tripeiro, sobre o Inventário de um Fidalgo portuense do séc.XVIII - Martim Afonso de Melo, senhor de Vale de Cunha e da Grande Casa da Rua das Flores-Porto, que dá uma ideia do nível sócio-económico desta família)
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43261 | vbriteiros | 11 jun 2003 23:54 | Em resposta a: #43139

Caro José Pedro Castro.
No imponente portão armoriado de Vale Cunha ( que reputo de nasoniano) existe uma legenda em latim que julgo importante para explicar a ascensão desta família.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Conf.Conde: Madureiras varonia Ferreira Borges

#43406 | jpbabc | 14 jun 2003 13:58 | Em resposta a: #43211

Caro Amigo (Conde)

1. Poder-me-ia indicar a fonte dos ascendentes de J.F.B. / Madureira ?

2. Será que, através das vossas aturadas investigações, disporá de informação adicional sobre Maria de Castro, Bernarda Borges e Catarina Ferreira (Madureira), para além da que oportunamente me facilitou e me pudesse facultar ?

Muito obrigado e até breve,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: VBriteiros: Madureiras varonia Ferreira Borges

#43407 | jpbabc | 14 jun 2003 15:00 | Em resposta a: #43259

Caro Vasco Briteiros,

Ser-lhe-ia possível dizer-me, relativamente ao artigo do Dr. Álvaro de Azeredo, qual é o fascículo das “Casas de Baião” ?!

E à cerca do Tripeiro, sabe qual é a série e o nº do fascículo ?!

Depois de obter esta informação, poderei confrontar e investigar os “seus” e os “meus” Madureiras !

Muito obrigado e até breve,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: VBriteiros: Madureiras varonia Ferreira Borges

#43417 | vbriteiros | 15 jun 2003 00:32 | Em resposta a: #43407

Caro José Pedro Castro.
1º - O artigo publicado no Tripeiro foi obtido por fotocópia de uma outra de um amigo, que infelizmente não apresenta a origem.
Não consegui ainda localizar o nº do Tripeiro e curiosamente a lista da " Bibliografia de Eugénio da Cunha e Freitas", publicada na Revista Museu-IV Série,nº 11, 2002 - ISSN 0871-2670,(que possuo) não refere este artigo e a indicação da autoria do texto é bem clara.
Vou tentar averiguar este tema . porque me interessa muito a localização deste texto.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros
P.S. - A resposta sobre a obra do Dr. Azeredo " Casas de Baião" segue depois

Resposta

Link directo:

RE: VBriteiros: Madureiras varonia Ferreira Borges

#43419 | vbriteiros | 15 jun 2003 01:22 | Em resposta a: #43407

Caro José Pedro Castro.
O livro "Casas de Baião" do Dr Alvaro de Azeredo foi publicado em 28.12.1938 e só teve uma tiragem de 200 exemplares, sendo hoje uma obra rara, geralmente só na posse das familias citadas. Como não posso fazer scanner , vou transmitir-lhe a ordem dos Senhores de Vale de Cunha, ramo dos Madureiras de Trás-os-Montes:
1º - Alvaro Anes de Madureira, em tempo de D. João I, casou em 2as. núpcias com Brites Martins e teve:
2º - Maria Alvares de Madueira cc Lourenço Lopes e teve entre outros:
3º - Diogo Fernandes de Madureira, 1º Senhor de Vale de Cunha, cc Brites Lopes:
4º - João Dias de Madureira,Senhor de Vale de Cunha, cc Maria Fernandes de Baião:
5º - Brites de Madureira, Sra. de Vale de Cunha, cc Francisco Cardoso, armado cavaleiro na India em 1526. Tiveram entre outros:
6º - Lopo Cardoso de Madureira,Sr. de Vale de Cunha, +em 1590 e foi quem mandou fazer o túmulo privativo na sacristia da Igreja do Convento de Ancede.Cc Catarina Garcês, filha de João Frz. cidadão do Porto(este título nesta época é importante para esta familia) e de Isabel Dias Garcês. Tiveram entre outros:
7º - Francisco Cardoso de Madureira, Sr. de Vale de Cunha,que teve Casa no Porto. Cc Susana Pinto :
8º - D. Isabel de Madureira , vivia em Vale de Cunha em 1625. Casou a 1.3.1630 com Miguel Brandão da Silva ( ascend. deste em Teatro Geneal. D. Tivisco, arv 32 e 143).Entre outros :
9º - Jerónimo Brandão da Silva, Sr de Vale de Cunha, onde vivia em 1665 ainda solteiro.Casou na Galiza com D. Petronilha de Andrade Sottomayor, filha de D. Pedro marinho de Lobera e de D. Benta de Andrade Sottomayor. Entre outros:
10º - D. Micaela Margarida Brandão, Sra. de Vale de Cunha, cc José Garcia Correia de Melo, filho de Martim Afonso de Melo e D. Catarina Correa ( Canais , vol II, arv 132,134,183). Foi seu filho:
Martim Afonso de Melo,MFCR, Sr de Vale Cunha,onde faleceu em 19.12.1775. CC sua prima co-irmã D. Je´ronima Joaquina de Sousa Sottomayor e tiveram entre outros:
11º - José Correia de Melo, Marechal de Campo, Sr de Vale de Cunha, cc com sua prima co-irmã D. Maria Joaquina de Sousa Cezar e Lencastre, com escritura antenupcial feita em 23.12.1772 nas casas dos pais do noivo ,à rua das Flores no Porto( neste doc o noivo assinou José Corrêa de Melo Mesquita Brandão e Sousa). Tiveram filha única:
12º- D. Maria Xavier Correia de Melo e Lencastre, nascida a 11.5.1784; casou a 227.11.1799 com D. João Correia de Sá Tenreiro de Melo Amorim Pereira, MFCR, C.O.X. Para efeito de partilhas com os irmãos de seu pai, foi vendida a Quinta de Vale de Cunha e outros bens.
Nesta linha de donos de Vale de Cunha não surge nenhum Cristóvão, mas a 11.7.1677 casa em Ancede Cristóvão de Madureira da Fonseca, Sr. da Casa de Mosteirô e Sargento-Mor de Ancede(Azeredos de Mesão-Frio, por Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, 2ª Edição, Barcelos 1992, página 198,; aliás nesta obra encontra citação de 24 "Madureiras" e suas ligações).
Ainda não consegui ligar este Cris de Mosteirô com qq outro Madureira!! No Porto aparecem assentos de M. nas freg de Sto Ildefonso,Sé, Vitória e Miragaia.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43434 | sapeca | 15 jun 2003 13:39 | Em resposta a: #43261

Caro José Pedro Castro:
Também eu tenho encontrado entre os acendentes de meu pai, ramos de Madureiras de Ancede. Mas ainda não tive ocasião para me debruçar sobre eles, por estar mais ocupado com os ramos de Pintos da Fonseca de que ele derivava.
Mas encontro, entre os meus ascendentes, um Cristóvão de Oliveira de Madureira, do lugar de Lordelo, freg. de Ancede, que casou com Ana Barbosa, sendo ele filho de Manuel de Oliveira e de sua mulher Maria de Madureira, do mesmo lugar de Lordelo, e ela filha de Manuel André e mulher Maria Barbosa.
Foram pais de, pelo menos, Manuel André de Oliveira, casado a 13/9/1768 em Ancede, com Maria Caetana da Foseca, sendo estes meus 5ºs avós paternos (pela linha de minha avó paterna, D. Maria Ermelinda Ribeiro de Sousa).
Também pelo lado da varonia de meu pai, encontro uma antepassada, Maria de Madureira Monteiro, que viveu entre os séc. XVII e XVIII, morou em Soalhães, pelo seu casamento, mas que provavelmente será oriunda também dos Madureiras de Ancede.
Como só há pouco comecei a "desbravar" este ramo familiar - coisa complicada, para quem conhecer os livros paroquiais de muitas das freguesias do Marco de Canaveses e Baião, onde os assentos de casamento não referem a maior parte das vezes a filiação dos nubentes, do século XVII para trás - não possuo ainda informação suficientemente documentada para avaliar as prováveis ligações familiares destes ramos de Madureiras.
Aceite os meus cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Conf.Conde: Madureiras varonia Ferreira Borges

#43485 | Conde | 16 jun 2003 08:58 | Em resposta a: #43406

Caro Amigo:
A fonte são os registos paroquiais mencionados (casamentos e baptismos).Ainda não vi óbitos.Esta é a maneira de começar qualquer genealogia.Só depois se vai a outras fontes como prazos conventuais,testamentaria,ANTT (diversos fundos),o que não fiz para esta linha.Dá muito trabalho ainda que não pareça para quem recolhe os dados de um site.Por vezes leva-se anos para avançar uma geração.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43633 | Conde | 18 jun 2003 14:39 | Em resposta a: #43139

Caros confrades:
Descobri uma interessante novidade sobre os Madureiras.
Na Chancelaria de D.Manuel I ,livro 1 de Estremadura,fol.221, surge um JOÃO ALVARES,escudeiro do Conde de Penela e Recebedor do Paço que fez com ele um escambo de terras, entre elas as que "eram do seu Morgado de herança em Soalhães"São conhecidas.A justificação para mudar a cabeça do Morgado era a distância da Côrte.Teve ainda o escudeiro doações em Torre de Moncorvo.Tira-se a seguinte ascendência de João Álvares: o pai era Álvaro Anes de Madureira e a mãe sm Branca Álvares.Casou o dito João com Isabel Álvares.O dito João aparece no Livro 4 de Além Douro a fol.252, numa confirmação que seu pai lhe fez "do aforamento e doação que lhe fizera Gil Vaz da Cunha de certas herdades na Maia". Curiosamente aparece uma legitimação de João Alvares filho de Álvaro Anes (Livro 17,fol,94) na mesma altura em que o dito escudeiro estava morando em Santarém, quando fez o escambo.Alguém conhece estes personagens?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43667 | sapeca | 18 jun 2003 22:05 | Em resposta a: #43633

Caríssimo Conde:
Interessante e importante essa oferta documental que aqui nos deixou. A referência a um "Morgado de herança" em Soalhães, vem aportar tal interesse a estes meus ramos de Madureiras que me vou "atirar" a eles com todas as forças.Lol
É, pois, com um grande abraço que lhe agradeço essa sua importante contribuição.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#43728 | Conde | 20 jun 2003 14:36 | Em resposta a: #43667

Meu Caro Fernando de Sá Monteiro:
Pois também me pareceu.Folgo muito.Depois diga coisas...
Um abraço amigo do correlegionário,
Conde

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#68849 | curitiba1 | 04 jul 2004 17:52 | Em resposta a: #43259

Caros Confrades
Estou em busca da ascendência de Magadalena Fernandes Feijó de Madureira e Estevão Ribeiro Bayão Parente.Eram do Porto e vieram para o Brasil no século XVI, com suas filhas.
Grato
Hugo Ricardo de Loyola Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Bo

#68851 | sapeca | 04 jul 2004 19:10 | Em resposta a: #43728

Acerca dos "meus" Madureiras de Ancede, avancei um pouco mais.
O acima referido por mim Cristóvão de Oliveira de Madureira, casado com Ana Barbosa (filha de Manuel André e de sua mulher Maria Barbosa, de Ancede), (casamento realizado em Ancede entre 20.03.1746 e 01.05.1746) era filho de Manuel de Oliveira e de sua mulher Maria de Madureira (casamento a 21.10.1709 em Ancede); neto paterno de Francisco de Oliveira e de sua mulher Isabel Cardoso, moradores no lugar das Caldas, em Ancede, e de sua mulher Maria de Madureira, filha de Camilio (sic) de Madureira e de sua mulher Luisa Barbosa, do lugar de Lordelo (parece que também moraram no lugar da Costa, pois aí aparecem residentes no assento de baptismo de um outro filho-Manuel (bapt. a 08.08.1686), da mesma freguesia).
Para já foi tudo o que apurei.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#68881 | JBdeS | 05 jul 2004 12:08 | Em resposta a: #43139

Caro José Pedro de Castro,

Um Tio meu por afinidade é filho de Elisa Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, por sua vez neta paterna de dois Madureiras primos co-irmãos.
Penso tratar-se dos mesmos. Os que se refere são da Casa de Milhundos?

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#68885 | vbriteiros | 05 jul 2004 13:53 | Em resposta a: #43633

Caro Conde.
Essas herdades da Maia eram desigadas por Préstimo de Avioso. O aforamento foi feito a 30.10.1418 a favor de Alvaro Anes de Madureira ,por altos serviços prestados "admissivelmente" na conquista de África ( Ceuta -1415)
Alvaro Anes deve ter morrido em 1459 e foi sepultado no Convento de S. Francisco numa campa com o seu nome. Teve pelo menos 4 filhos: Luís , sucessor, João , senhor de casais em Guimarei e mais dois de que desconheço o nome.
Deste João descende uma Catarina de Madureira que foi aia da Marquesa de Montemor em Espanha.
Os herdeiros do Donatário do Reguengo da Maia D. Gil Vasques da Cunha, contestaram várias vezes a posse destas terras aos descendentes de seu criado Alvaro Anes de Madureira.
Poderá ver mais pormenoresno trabalho do Prof Dr António Cruz " Gente da Maia ... e de Ceuta! ( recompensas por feitos bélicos).
Estes terrenos foram mais tarde integrados no " Morgadio do Freixo" , antepassados de Aburma e outos confrades e creio que também alguns hectares de aeiou.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#68888 | Conde | 05 jul 2004 14:17 | Em resposta a: #68885

Caro Vasco Briteiros:
Muito agradeço. Afinal é tudo gente conhecida. A internet desbravou mais "segredos genealógicos" em alguns aninhos do que os genealogistas em vários séculos. Felizardos somos nós (neste particular et pour cause...).
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

Madureiras - Morgado do freixo

#68889 | cyrne | 05 jul 2004 14:40 | Em resposta a: #43139

Caro José Pedro Casstro,

Os meus Madureiras extinguiram-se no meu tronco, Cyrne, são de Guilhabreu do Morgado do Freixo, diz-lhe alguma coisa? Se quizer pode pesquizar nos meus costados aqui no genea.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

Morgado do Freixo

#68891 | cyrne | 05 jul 2004 14:47 | Em resposta a: #68885

Caro Vasco,

O último morgado do Freixo, em Guilhabreu, foi o meu trisavô José Cyrne.

Abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE:Madureiras(Ancede+Porto)varonia Ferreira Borges

#68922 | jpbabc | 05 jul 2004 18:48 | Em resposta a: #68889

Caros José Berquó de Seabra e Vasco Cyrne,


Bem que gostaria de vos ajudar !

Lamentavelmente, a informação que encontram no início deste tópico ainda não teve mais desenvolvimentos, para além da informação que o Confrade Conde, em boa altura, teve a amabilidade de me ceder.

Prometo que, tão logo haja mais novidades sobre estes Madureiras (Ferreira Borges), entrarei em contacto convosco.

Cumprimentos e boas pesquisas,

José Pedro Castro RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#240499 | rlvz | 28 set 2009 14:45 | Em resposta a: #43139

Caro José Pedro Castro,


Tem, relativamente a estes Madureiras de Ancede, mais alguma informação que possa complementar a linha de ascendência que acima indicou? É que de uma primeira leitura dos paroquiais de Ancede, agora online, penso que resultará uma linha com algumas diferenças.

Desde já muito obrigada,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#331669 | mivapi | 28 jun 2013 16:16 | Em resposta a: #240499

Estimada Rita van Zeller,

Como é uma especialista em "paroquiais" e, pelo que vejo, se interessa pelos de Ancede, será que me pode dar alguma pista sobre os livros de 1825 a 1860 que deviam estar, mas não estão, no ADP?

Muito obrigado antecipadamente.
Melhores Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#331676 | rlvz | 28 jun 2013 22:20 | Em resposta a: #331669

Caro Miguel Vaz Pinto,


Infelizmente não posso ajudar. A minha gente saíu de Ancede em meados de 1700s, pelo que nunca precisei dos paroquiais do séc. XIX. Como sugestão, será que o Pároco local não terá nenhuma informação? Ou talvez no Bispado? Penso que já nessa época existiam muitas vezes duplicados dos livros, e quem saiba algum ainda possa estar em poder da Igreja. Imagino como seja frustrante!

Boa sorte!

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#331678 | mivapi | 28 jun 2013 23:04 | Em resposta a: #331676

Cara Rita van Zeller,

Agradeço a sua simpática e pronta resposta, bem como as suas sugestões.

Melhores Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

P. S. Conheci bem um senhor muito simpático chamado Fernando van Zeller que era com certeza seu parente. Participámos num projecto em comum e lembro-me dum jantar memorável que me ofereceu na sua casa em Bucelas. Mais tarde tive a maior pena de saber que tinha morrido.

Resposta

Link directo:

RE: Madureiras (Ancede+ Porto) varonia Ferreira Borges

#331680 | rlvz | 28 jun 2013 23:47 | Em resposta a: #331678

Caro Miguel Vaz Pinto,

Esse senhor era meu tio paterno, irmão mais velho do meu Pai. Morreu realmente há poucos anos. Como curiosidade, era ele o representante da varonia do nome van Zeller, agora igualmente bem representada no meu primo, também Fernando van Zeller.

De novo, desejo-lhe a melhor sorte a "desencravar" a sua gente de Ancede!

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen