Taveira / Teixeira de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos

Taveira / Teixeira de Vila Real

#41557 | Pean | 13 mai 2003 16:48

Caros Forenses,

Gostaria de obter informações acerca da ascendência de Francisco Taveira da Rocha, Capitão de Infantaria na Guerra da Aclamação, e de sua mulher Jacinta Teixeira de Sá. Estes tiveram:
1.- Domingos Teixeira de Sá que casou com Maria (?) Teixeira de Moraes e tiveram a Serafim Teixeira Sarmento de Sá, COX, Capitão-General e Governador de Cabo Verde de 1715 a 1719 e de São Tomé de 1727 a 1734;
2.- Luísa Teixeira de Sá que casou com Domingos Teixeira de Moraes (irmão de Maria (?) Teixeira de Moraes) e tiveram a Jacinta Teixeira de Sá e a Joana Teixeira de Moraes;
2.1.- Jacinta Teixeira de Sá casou em 1707 com Félix Gomes Vinagre e tiveram a Manuel Gomes Teixeira, FCA, que casou com Ana Maria de Carvalho;
2.2.- Joana Teixeira de Moraes casou com António Guedes de Magalhães e tiveram a Maria Josefa Taveira de Magalhães que casou com Francisco José Taveira da Fonseca.
Agradeço desde já qualquer informação,

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#44536 | Pean | 07 jul 2003 08:58 | Em resposta a: #41557

Renovação do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#69912 | Nath | 19 jul 2004 22:22 | Em resposta a: #41557

existe um Serafim Teixeira Sarmento casado com uma D. Laura de Vasconcelos, filho de Alexandre Morais Sarmento, Vila Real Tras Os montes, que esteve em Angola ? Sera da mesma familia ?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#85429 | JJML | 01 mar 2005 16:02 | Em resposta a: #41557

Sobre Maria Josefa Taveira de Magalhães e Manuel Gomes Teixeira encontra duas CBA's no Archivo Heraldico-Genealogico do Visconde de Sanches Baena, Edição de 1872 com os nºs 2063 (pag 518) e 1904 (pag 481) respectivamente.
Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#85430 | JJML | 01 mar 2005 16:05 | Em resposta a: #41557

Sobre Maria Josefa Taveira de Magalhães e Manuel Gomes Teixeira encontra duas CBA's no Archivo Heraldico-Genealogico do Visconde de Sanches Baena, Edição de 1872 com os nºs 2063 (pag 518) e 1904 (pag 481) respectivamente.
Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#85783 | jomoca | 08 mar 2005 11:36 | Em resposta a: #85430

Ex.mos Senhores,
Por acaso sabem alguma informação acerca de Joanna Taveira de Carvalho casada com Joaquim Teixeira Fernandes de Carvalho, que moraram em Abambres, Mirandela.
Tiveram como filhos Bernardo Teixeira Fernandes de Carvalho (morgado de Abambres) (morreu novo e sem descendência) e José Manuel Teixeira Fernandes de Carvalho cc com Ana Augusta de Morais (de Chaves).

Muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#85843 | luso | 09 mar 2005 12:11 | Em resposta a: #41557

Caro Pean

Tem conhecimento de algum ramo dos Gomes Teixeira com casa ou solar em Alfarella de Jales conhecida como casa do Pio?

Com os melhores cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#85844 | luso | 09 mar 2005 12:13 | Em resposta a: #85430

Caro João

Será que me poderá enviar por e mail esses BA ?

Cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86263 | Diogo Taveira | 15 mar 2005 22:46 | Em resposta a: #85843

Exms snrs;
aproveito esta mensagem para deixar informação...
provavelmente sou descendente de todas essa pessoas, visto ser trineto de Alda Taveira Teixeira e Antonio Augusto Teixeira. A minha trisavó era bisneta ou neta dos Morgados de Ourém, e o meu trisavô, salvo o erro, visconde de Vilarinho (a aldeia possuia-lhes em carta de farol)
gostava de receber mais informações;
Viva o Rei!

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86264 | Diogo Taveira | 15 mar 2005 22:47 | Em resposta a: #85843

Exms snrs;
aproveito esta mensagem para deixar informação...
provavelmente sou descendente de todas essa pessoas, visto ser trineto de Alda Taveira Teixeira e Antonio Augusto Teixeira. A minha trisavó era bisneta ou neta dos Morgados de Ourém, e o meu trisavô, salvo o erro, visconde de Vilarinho (a aldeia possuia-lhes em carta de farol)
gostava de receber mais informações;
Viva o Rei!

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86289 | luso | 16 mar 2005 10:38 | Em resposta a: #86263

Caro Diogo

Sou trineto de uma Gomes Teixeira de Alfarela de Jales (Trás os Montes), será que me poderá facultar qualquer elemento sobre este ramos?

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86293 | JJML | 16 mar 2005 11:40 | Em resposta a: #85844

Caro PTP

Resumidamente eis as CBA's:

CBA dd 11/01/1768
1-Maria Josefa Taveira de Magalhães cc Francisco José Taveira da Fonseca que teve CBA em 20/08/1767.
2-António Guedes de Magalhães
3-Joana Teixeira de Moraes
6-Domingos Teixeira de Moraes
7-Luisa Teixeira de Sá
14-Francisco Taveira da Rocha, Capitão de Infantaria na Guerra da Aclamação e que depois de viuvo se fez clérigo.
15-Jacinta Teixeira da Sá
28-Baltasar Fernandes Pimentel
29-Esperança Taveira
30-João Taveira de Sá
31-Paula da Nóbrega
56-Vasco Fernandes Pimentel
57-Maria de Andrade
62-António (ou Pedro) Francisco Taveira
63-Senhorinha da Nobrega
126-Gaspar da Nobrega
252-Pedro da Nobrega
504-Garcia Fernandes
505-Briolanja Cão
1010-Gonçalo Cão, Alferes da Bandeira do 1º Vice-rei da India
2020-Diogo Cão, Descobridor do Congo

CBA dd 25/05/1768
1-Manuel Gomes Teixeira, natural de S.Mamede de Riba Tua
2-Felix Gomes Vinagre
3-Jacinta Teixeira de Sá
6-Domingos Teixeira de Moraes
7-Luisa Teixeira de Sá
14-Francisco Taveira da Rocha, que depois de viuvo se fez clérigo.
15-Jacinta Teixeira da Sá
28-Baltasar Fernandes Pimentel
29-Esperança Taveira
30-João Taveira de Sá
31-Paula da Nóbrega
56-Vasco Fernandes Pimentel
57-Maria de Andrade
62-Pedro (ou António) Francisco Taveira
63-Senhorinha da Nobrega
126-Gaspar da Nobrega
252-Pedro da Nobrega
504-Garcia Fernandes
505-Briolanja Cão
1010-Gonçalo Cão, Alferes de Bandeira do 1º Vice-rei da India
2020-Diogo Cão, Descobridor do Congo

Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86296 | Diogo Taveira | 16 mar 2005 12:22 | Em resposta a: #86289

Exm Sr;
poderá ser uma hipótese sim... vou tentar pesquisar raizes mais profundas da parte da minha família no que toca ao Teixeira. toda a minha família materna veio de Trás os Montes, por isso é provavel que sim. talvez essa senhora fosse prima do meu trisavô ou algo parecido.
como disse atrás, vou pesquisar. mal saiba de qualquer coisa, digo-lhe.
obrigado.
Viva o Rei!

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86297 | luso | 16 mar 2005 12:26 | Em resposta a: #86293

Caro João

Os meus agradecimentos por esta maçada , perdoe-me este atrevimento mas será que me poderia facultar uma composição gráfica das armas de Manuel Gomes Teixeira.

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86298 | luso | 16 mar 2005 12:29 | Em resposta a: #86296

Caro Diogo

Os meus agrdecimentos.

Pedro Teixeira-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86300 | Diogo Taveira | 16 mar 2005 12:33 | Em resposta a: #86298

Exm Sr;
sem qualquer problema. esteja à sua vontade. sabe onde é a quinta de S.Silvestre, em Trás os Montes? a minha família materna morou lá, até minha avó ter uns 10 anos, antes de irem para Àfrica.
se essa ponto lhe der alguma pista, sirva-se.
Viva o Rei.

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86333 | JJML | 16 mar 2005 20:38 | Em resposta a: #86297

Caro Pedro,

Não maça nada, disponha.
Eis a composição:
"Um escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Taveiras, no segundo as dos Teixeiras, no terceiro as dos Nobregas, e no quarto as dos de Cam."

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86390 | Pean | 17 mar 2005 14:29 | Em resposta a: #86293

Caro João Mascarenhas de Lemos,

Permita-me uma pequena correcção válida para ambas as genealogias:
57 - Maria de Anreade (e não Andrade);
60 - António Francisco Taveira;
62 - Pedro Francisco Taveira.
Estes últimos foram irmãos, filhos de Gonçalo Francisco de Sá e de Maria Martins Taveira e netos maternos de Pedro Taveira da Mesquita, FCR.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86411 | Diogo Taveira | 17 mar 2005 17:53 | Em resposta a: #85783

Em Sra;
penso que finalmente encontrei familia de mirandela. mais uma vez, dou como pista de referência a ntiga casa de meus avós, a Quinta de S.Silvestre.
obrigado.
Viva o Rei!

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86412 | Diogo Taveira | 17 mar 2005 18:21 | Em resposta a: #86264

ERRATA:
Exms Srs;
...visto ser bisneto de Alda Taveira [Teixeira de casamento] e Artur Augusto Teixeira. A minha bisavó era bisneta ou neta, ou filha dos Morgados de Ourém (por parte de sua mãe Angelina Lopes [Taveirade casamento]), e o meu bisavô, tinha antecedência desconhecida (chamavam-lhes os Vieiras, mas não se sabe porquê). fica agora tudo esclarecido.
Viva o Rei!
p.s.- pensam que uma pesquisa geneologica paga servirá para descobrir os dados relevantes que faltam?

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86451 | JJML | 18 mar 2005 11:02 | Em resposta a: #86390

Caro Pean,

Muito obrigado pela sua correcção. Mas limitei-me a transcrever o que vem escrito no Archivo Heraldico-Genealógico do Visconde de Sanches Baena. Já agora com quem é que foi casado o António Francisco Taveira ? Se é que foi. Que bibliografia se poderá consultar sobre esta familia ?

Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86463 | Pean | 18 mar 2005 13:14 | Em resposta a: #86451

Caro João Mascarenhas de Lemos,

António Francisco Taveira foi casado com sua prima D. Maria Taveira de Magalhães.
Esta informação e muitas outras relativas a esta família podem ser retiradas do volume IV da obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo".

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86470 | jomoca | 18 mar 2005 16:11 | Em resposta a: #86411

Caro Ex.mo Sr. Diogo Taveira,
Onde descobriu este lado da familia Taveira? Sabe qual a ligação à antiga casa de seus Avós?
muito obrigada.
Cumprimentos,
JoanaMorais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#86477 | aburma | 18 mar 2005 18:07 | Em resposta a: #86293

Caro João Mascarenhas de Lemos,

No seu trabalho "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão" ("Raízes e Memórias", nºs 9 e 10), o conceituado genealogista Prof. Doutor Luís de Mello Vaz de São Payo questiona fundadamente o entronque da família Cão de Vila Real na do navegador Diogo Cão e vice-versa.

Deste modo, e usando a numeração que o caro confrade aqui colocou citando Sanches de Baena, teríamos:
504 - Garcia Fernandes de la Plaçuela
505 - Briolanja Cão
1008 - Fernão de la Plaçuela, "rico judeu de Toledo, instalado em Vila Real"
1009 - Leonor Dias
1010 - Álvaro Pires Cão
1011 - Briolanja da Nóbrega
2020 - Pedro Afonso Cão (n.c. 1410)
2021 - Isabel Martins
2022 - Gaspar da Nóbrega
4040 - Afonso Martins Cão
8080 - Martim Cão

Mais estabelece o citado autor que Pedro Álvares da Nóbrega, filho de Garcia Fernandes e Briolanja Cão (decerto o 252 da sua mensagem) casou com Maria de Lima, filha legítima de Rui Mendes e de Margarida de Lima. Não indica, contudo, a descendência de Pedro Álvares.

Com os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Minha tri avó era uma Taveira

#142779 | pessoa1 | 02 fev 2007 20:34 | Em resposta a: #41557

Prezados,

Queiram perdoar se não ajudo com a informação que tenho, mas checando os documentos que tenho detectei que minha tri avó tinha o sobrenome Taveira e era de Vila Real. Como coincidências ocorrem, envio os dados.


Meu bisavô chamava-se José Antonio de Carvalho nascido em 4 de setembro de 1870. Aqui no Brasil exercia a profissão de músico em Bom Jardim (cidade do interior do Rio de Janeiro), sem termos idéia do que fazia em Portugal.

Nascido na freguesia de Borbela, concelho de Vila Real no distrito de Vila Real. Era do lugar da Barroca (segundo certidão de nascimento), não sei se este lugar tem ainda esta denominação. Filho de Francisco Antonio de Carvalho e Felicidade Maria. Seus avós paternos eram: Josefa de Carvalho (apenas cita a avó) e não cita avós maternos.

Não consegui a certidão de casamento dele.

Veio para o Brasil entre 1899 e 1901. Não sei se ele(s) deixou irmãos em Portugal. Gostava de saber.

A cópia de seu passaporte de 4 de outubro de 1899 diz que tinha permissão para partir tanto de Barra de Lisboa quanto de do Porto dos Leixões. À época tinha 29 anos, já residia no lugar das Ramadas, freguesia de Fontes no concelho de Santa Marta de Penaguião, também em Vila Real (local de nascimento de minha bisavó). Consta ainda quem o acompanhou em viagem: Rosa da Costa Oliveira (que aqui no Brasil era Rosa da Costa Carvalho) com 32 anos, e suas filhas: Maria de 2 anos e Elvira de 15 meses. Sua sogra Joaquina Taveira de Oliveira de 56 anos e Olinda sobrinha desta com 13 anos.

Rosa da Costa Carvalho era segundo certidão de nascimento, nasceu em 27 de julho de 1867, filha de Joaquina Taveira de Oliveira (ou Joaquina de Oliveira Taveira – como se vê em outro documento) e de pai incógnito. Seus avós maternos eram Antonio de Oliveira e Maria Cândida Taveira e os paternos incógnitos. Na certidão de casamento de meu avô consta o nome do pai incógnito de Rosa, seria: João Taveira da Costa.

Tiveram 7 filhos (somente as 2 primeiras nascidas em Portugal). Elvira faleceu precocemente. Maria, Elvira, Guilhermino (meu avô falecido), Conceição, José, Armindo, Antonio. Estranhamente muitos com sobrenome Ferreira. Exemplo: Guilhermino Ferreira de Carvalho. Este, meu avô, nasceu no Brasil em 6 de março de 1901, o que me dá garantia que chegaram entre 1899 e 1901.
Saudações

Leonardo Carvalho Pessôa

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#223126 | Natalia Sarmento | 08 mar 2009 10:14 | Em resposta a: #86296

Caro Diogo Taveira,

Terá alguma informação que poderá fazer o favor de me enviar sobre João Taveira de Sá, neto? de Melchior Teixeira e de sua mulher D. Maria de Macedo.
Melchior Teixeira era filho de Pedro Teixeira e de D. Isabel Taveira, de Alfarela.
Maria de Macedo era filha de Pedro Taveira de Sá? E de D. Juliana de Macedo Pinto, de Vila Real.
Quem era o pai de João Taveira de Sa?

Obrigada.

Cumprimentos.

Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#223150 | Diogo Taveira | 08 mar 2009 16:48 | Em resposta a: #223126

Cara Natália Sarmento,

Não possuo qualquer informação relacionada com essas pessoas.
Lamento não a poder ajudar.

Cumprimentos,

Diogo Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#223157 | Natalia Sarmento | 08 mar 2009 17:23 | Em resposta a: #223150

Caro Diogo Taveira,

Obrigada por ter respondido.

Cumprimentos.

Natalia Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#227933 | RCCORREIA | 29 abr 2009 14:06 | Em resposta a: #69912

Sim.
E andamos precisamente à procura deste senhor ou dos seus parentes.

Agradecemos ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#227934 | RCCORREIA | 29 abr 2009 14:09 | Em resposta a: #86293

Caro João

Terá possibilidade de verificar se tem os dados da CBA de
Serafim Teixeira de Sá Sarmento
familiar destes?

Foi passada 1723 para armas de Cãos, Teixeiras, Nóbregas e Taveiras.

Obrigado
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229238 | rslguedes | 13 mai 2009 18:12 | Em resposta a: #223157

Caro Diogo Taveira,

Sabe dizer-me, por favor, se haverá alguma ligação entre os Teixeira Lopes (familia de escultores), de S. Mamede Riba Tua e os seus?

E viva o Rei!

Cump.Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229239 | rslguedes | 13 mai 2009 18:16 | Em resposta a: #229238

Caros Confrades,

Terá alguém, algum conhecimento, sobre familia "Teixeira de Barros"de Sabrosa - Freguesia de Paços?

Cump.Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229267 | tmacedo | 13 mai 2009 20:37 | Em resposta a: #229239

Cara Raquel Guedes:

Houve em Sabrosa, desde o século XVIII, uma família Teixeira de Barros. Em Paços conheço, no início do século XIX, uma família Barros Castro e Sousa. De que época são esses Teixeira de Barros ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229346 | rslguedes | 14 mai 2009 16:56 | Em resposta a: #229267

Caro António Taveira,

Os Teixeira de Barros, ramo ligado à minha família, viveram + ou - entre 1790 e 1860

Francisco Teixeira de Barros (Paços) cc. Mariana Alves de Carvalho (Vale Mendiz)
Tiveram 1 filho Manuel Teixeira de Barros - +1890 (S.Mamede Riba Tua).
Pode ser que alguém que estude"Teixeira de Barros "de Sabrosa, encontre uma ligação a estes meus antepassados.

Muito obrigada
Se desejar, como investigo os arquivos digit. de S. Mamede Riba Tua, posso tentar encontrar "Taveira".

Cump.Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229432 | tmacedo | 15 mai 2009 08:04 | Em resposta a: #229346

Cara Raquel Guedes:

Não me esquecerei desse seu Francisco Teixeira de Barros, natural de Paços, quando pesquisar gente daquelas bandas.

De facto em S. Mamede de Riba Tua há Taveiras desde épocas recuadas. Julgo no entanto que foram ramos secundários que por lá passaram. Gostava de um dia ver os registos mais antigos da freguesia para confirmar esta impressão.

É curioso que o couto de S. Mamede de Riba Tua foi doado pelo arcebispo de Braga, em meados do século XV, a Álvaro Rodrigues Taveira, de Vila Real, para o povoar.


Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229450 | Cambra | 15 mai 2009 15:05 | Em resposta a: #229432

Caro Confrade:

Sobre Taveira / Teixeira:

António Tomaz Leite Ferraz de Albergaria (*1822), casou a 19/2/1844 com D. Maria Carolina Teixeira Osório, filha de Francisco Ferreira Pinto Osório, de S. Gonçalo de Lobrigos e de sua mulher D. Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira. Tiveram. pelo menos, duas filhas (D. Clementina Cândida Teixeira Ferraz de Albergaria e D. Maria Amélia Taveira (*1846, +27.03.1845).

D. Clementina Cândida Taveira Ferraz de Albergaria *16.12.1845, S. Pedro de Castelões casou em Mirandela, em 1869, com Manuel Joaquim Pereira, * Lagoaça 22.06.1845.

Pergunta: - Encontrou descendentes deste casamento?

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229470 | rslguedes | 15 mai 2009 22:15 | Em resposta a: #229432

Caro António Taveira,

É muito amável. Muito obrigada.

Cumprimentos
Raquel Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229591 | yvonne4423 | 17 mai 2009 17:23 | Em resposta a: #229470

oi meu nome é yvonne sou filha de camila da conceição teixeira de almeida nascida em limões,conselho de ribeira de pena destrito de vila real filha de julio teixeira e laura de nazareth ferreira. julio teixeira era filho de Albino Teixeira e Ana Teixeira da Costa meu telefone é 00552137608593

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229600 | tmacedo | 17 mai 2009 18:53 | Em resposta a: #229450

Caro "Cambra":

Não conheço S. Gonçalo de Lobrigos. Deverá ser engano. Não será antes S. João ? ou S. Miguel ?

Se não estou em erro, a mulher de Francisco Ferreira Pinto Osório, Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, era de Provezende. Não conheço a sua descendência.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#229667 | RCCORREIA | 18 mai 2009 14:28 | Em resposta a: #41557

Segundo o que está no Geneall e apurei a informação que está em 1 (e até prova em contrário) está incorrecta.
Francisco Taveira da Rocha era irmão de Maria Taveira da Rocha que foi mãe de Serafim Teixeira Sarmento de Sá e não pai do seu marido.
Jacinta Teixeira de Sá era irmã de Domingos Teixeira de Sá, ou seja estamos perante um casamento duplo de irmãos.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#233273 | RCCORREIA | 03 jul 2009 13:43 | Em resposta a: #41557

Jacinta Teixeira de Sá, filha de João Taveira de Sá, *1620 S. Lourenço de Ribapinhão/Alfarela de Jales/Provesende? +1653 e de Paula da Nóbrega Cão, *1620 +20.04.1673 S. Lourenço de Ribapinhão (que era prima co-irmã do marido, filhos de dois irmãos António e Pedro Francisco Taveira).

Casou com Francisco Taveira da Rocha *1630 (irmão de sua cunhada, Capitão de Infantaria – Guerra da Restauração 1640/1668 - e que se tornou padre depois de enviuvar), era filho de Baltazar Fernandes Pimentel, *1590 Gouvães/Provesende? +08.05.1643 Provesende e de Esperança Taveira, *1600 Provesende, neta paterna de Vasco Fernandes Pimentel, *1560 e de Maria de Anriade, *1570 +17.08.1615 Provesende e materna de Belchior da Rocha *1565 +03.02.1623 Provesende e Maria Taveira *1575 +11.02.1618 Provesende

Tiveram uma filha de nome Luísa.

1. Luísa Teixeira de Sá, *1660 Provesede, casou em 25.07.1677 Gouvães do Douro com Domingos Teixeira de Morais, *1650 Gouvães do Douro, filho de João Vilela de Morais *31.05.1611 e Joana Teixeira , neto paterno de Francisco Vilela e Simoa de Morais e materno de Jerónimo Teixeira da Azevedo e Ana do Couto.

Tiveram duas filhas Joana e Jacinta que seguem aqui.

2. Joana Teixeira de Morais e Sá, *1680, &1 com António Guedes de Magalhães, do qual houve Maria Josefa que segue e &2 19.01.1711 Provesende com Francisco Nunes de Macedo, filho de António Nunes e Ana do Vale, do qual houve Bernarda Maria Caetana Teixeira de Morais *1715.

3. Maria Josefa Taveira de Magalhães, *1705, CBA Taveiras, Teixeiras (do marido) Nóbregas e Cãos, & Francisco José Taveira da Fonseca, FCR, Sr. da Casa da Rua do Espírito Santo, Vila Real, CBA Taveiras e Teixeiras com timbre Taveiras, filho legitimado de José Taveira da Mesquita *01.12.1668 Vila Real, Escrivão Público, Judicial e Notas de Vila Real, e Sebastiana Teixeira da Fonseca , com geração.

Este Francisco é ainda referido como potencial 4º herdeiro do Morgado dos Teixeiras de Sás de S. Lourenço de Riba Pinhão na impossibilidade de sucessão dos 3 primeiros herdeiros.

2. Jacinta Teixeira de Morais e Sá, *1685 Provesende, &24.12.1707 Provesende com Félix Gomes Vinagre *1680 no qual tiveram Manuel que segue e Matias Teixeira de Morais *1730 casado com Maria de Sousa Cardoso mas apenas com geração ilegítima em Dionísia Pinto do Couto.

3. Manuel Gomes Teixeira *06.01.1715 S. Mamede de Riba Tua +>1778, FCR, CBA Taveiras, Teixeiras, Nóbregas e Cãos, timbre Taveiras, que casa em 06.08.1743 S. Mamede de Riba Tua com Ana Maria de Carvalho *20.03.1713 Vila Chã +18.02.1761 S. Mamede de Riba Tua, filha de Domingos de Carvalho *1675 e Catarina Lopes *1676 e com geração

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234193 | gmg | 14 jul 2009 16:57 | Em resposta a: #229600

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234194 | gmg | 14 jul 2009 16:57 | Em resposta a: #229667

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234195 | gmg | 14 jul 2009 16:57 | Em resposta a: #229470

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234196 | gmg | 14 jul 2009 16:58 | Em resposta a: #223157

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234197 | gmg | 14 jul 2009 16:58 | Em resposta a: #223150

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234198 | gmg | 14 jul 2009 16:58 | Em resposta a: #229450

Veja se fizer o favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234191

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234200 | gmg | 14 jul 2009 17:14 | Em resposta a: #233273

Caríssimo,

Tem alguma informação sobre estes TEIXEIRA?

D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Santo Estêvão de Faiões, deve ter nascido por volta do ano de 1657. Segundo os Processos de Inquirição De Genere de seus filhos foi casar a Alpande, lugar da freg.ª de Ervões, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, com o Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões PEDRO AFONSO TEIXEIRA , proprietário, nat. de Alpande, f.º de Pedro Afonso Teixeira, nat. de Alpande e Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões e de D. Maria Fernandes, nat. do lugar de Vila Nova, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, que foi casar a Alpande, onde eram moradores.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234201 | gmg | 14 jul 2009 17:14 | Em resposta a: #229600

Caríssimo,

Tem alguma informação sobre estes TEIXEIRA?

D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Santo Estêvão de Faiões, deve ter nascido por volta do ano de 1657. Segundo os Processos de Inquirição De Genere de seus filhos foi casar a Alpande, lugar da freg.ª de Ervões, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, com o Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões PEDRO AFONSO TEIXEIRA , proprietário, nat. de Alpande, f.º de Pedro Afonso Teixeira, nat. de Alpande e Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões e de D. Maria Fernandes, nat. do lugar de Vila Nova, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, que foi casar a Alpande, onde eram moradores.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234202 | gmg | 14 jul 2009 17:15 | Em resposta a: #223150

Caríssimo,

Tem alguma informação sobre estes TEIXEIRA?

D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Santo Estêvão de Faiões, deve ter nascido por volta do ano de 1657. Segundo os Processos de Inquirição De Genere de seus filhos foi casar a Alpande, lugar da freg.ª de Ervões, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, com o Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões PEDRO AFONSO TEIXEIRA , proprietário, nat. de Alpande, f.º de Pedro Afonso Teixeira, nat. de Alpande e Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões e de D. Maria Fernandes, nat. do lugar de Vila Nova, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, que foi casar a Alpande, onde eram moradores.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234203 | gmg | 14 jul 2009 17:15 | Em resposta a: #223126

Caríssima,

Tem alguma informação sobre estes TEIXEIRA?

D. MARIA COELHO DE MELLO, nat. de Santo Estêvão de Faiões, deve ter nascido por volta do ano de 1657. Segundo os Processos de Inquirição De Genere de seus filhos foi casar a Alpande, lugar da freg.ª de Ervões, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, com o Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões PEDRO AFONSO TEIXEIRA , proprietário, nat. de Alpande, f.º de Pedro Afonso Teixeira, nat. de Alpande e Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões e de D. Maria Fernandes, nat. do lugar de Vila Nova, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, que foi casar a Alpande, onde eram moradores.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234225 | RCCORREIA | 14 jul 2009 23:53 | Em resposta a: #234194

Caro Luis

Não tenho nada para si mas se por ventura me cruzar com eles nas minhas pesquisas não deixarei de anotar.

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#234745 | gmg | 22 jul 2009 12:58 | Em resposta a: #234225

Caro Rui,

Muito obrigado!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#242620 | MJ TAVEIRA | 23 out 2009 16:32 | Em resposta a: #86263

EXMO SR.

Sou neta de Arnaldo Taveira e segundo consta foi na Quinta de S. Silvestre que viveu tendo, depois regressado a Moçambique

Creio que o meu Bisavo possuia o nome Antonio Augusto Taveira.

uma das irmas do meu avo chamavasse Alda, sao-lhe familiares

Na espectativa

Mjtaveira

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#242677 | MJ TAVEIRA | 24 out 2009 03:31 | Em resposta a: #86300

Exmo SR.

Meu avo Arnaldo Taveira viveu na Quinta de S. Silvestre em Vila Real. Eram 5 irmaos.

Meu bisavo chamava-se creio Carolino Augusto Taveira, minha Bisavo Angelina.

Tiveram em Mocambique da qual nasceu e nasceram os filhos.

Sou Bisneta de Carolino Augusto Taveira e neta de Arnaldo Taveira.

Haverá algum parentesco.

MJTAVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#242698 | MJ TAVEIRA | 24 out 2009 16:01 | Em resposta a: #86470

Salve,

Admirada, sou Bisneta de Carolino Augusto Taveira em tempos proprietario da referida Quinta de S Silvestre, onde viveu o meu avo materno Arnaldo Taveira e seus 4 respectivos irmaos,

Qual relaçao ou parentesco pergunto.

Na expectativa

Antecipadamente grata
MJ TAVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#305684 | dionea | 12 mai 2012 16:32 | Em resposta a: #41557

Vocè ja procurou no site familysearch dos mormons. tem muita coisa as vezes so pelo nome.

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#336293 | natercia7 | 05 out 2013 09:54 | Em resposta a: #305684

Exmos Confrades,

Algum ou alguma de entre Vos, mais interessado ou conhecedor das gentes e da historia de VILA REAL, poderia ajudar-me a saltar um obstàculo que me traz paralisada desde ha meses? Trata-se de antepassados de V.R. ligados a uma quinta, dita"quinta dos Frades de S. Domingos", situada no lugar de Ferreiros, freguesia de Santa Maria de Borbela, VILA REAL. Perguntas:

-A quem pertencia essa quinta,entre 1650 e 1800 ?
- A quem pertence ela actualmente ?
- Os nomes BARROS, TEIXEIRA, ALMEIDA estariam ligados a essa quinta nos anos 1700-1750 ?
Agradeço penhoradamente todos os dados. Cumprimentos a todos. Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#336378 | natercia7 | 07 out 2013 13:53 | Em resposta a: #336293

Bom dia a todos

Renovo o pedido a proposito da Quinta referida acima. Agradecimentos anticipados. Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#336490 | natercia7 | 09 out 2013 10:59 | Em resposta a: #336293

Exmos confrades e confreiras,

Perdoem a insistência do pedido. Mas parece-me que pessoas de Vila Real, conhecendo o lugar de Ferreiros, freguesia de Borbela, devem poder localizar essa quinta dos Frades de S. Domingos. E as familias relacionadas com ela, cujos nomes indiquei mais acima. Os meus melhores cumprimentos para todos. Merci, obrigada Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#336731 | natercia7 | 14 out 2013 09:46 | Em resposta a: #336490

Caros confrades,

Perfeitamente consciente de "exagerar", mas nao podendo actuar de outra maneira, renovo o pedido acima. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#336866 | natercia7 | 17 out 2013 09:26 | Em resposta a: #336731

Caros confrades e confreiras,

Pela ultima vez escrevo neste topico. A minha busca quasi desesperada pela tal "quinta dos Frades" tinha por origem um erro de leitura. Trata-se da "quinta de Prados", actualmente parte da Universidade de Vila Real. Tout est bien, qui finit bien. Cumprimentos

Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Taveira / Teixeira de Vila Real

#340504 | Paula Teixeira | 05 jan 2014 22:51 | Em resposta a: #86263

Engraçado! Sou neta de Alda Taveira Teixeira e António Augusto Teixeira. Meu pai António Carolino Taveira Teixeira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen