descendentes do barão da retorta

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Pessoas | Brasil

descendentes do barão da retorta

#40782 | Emotive | 01 mai 2003 12:13

Estou procurando familiares que sejam descendentes de Domingos Miguel da Cunha Velho Sotomaior, Barao da Retorta, pois parte da familia veio para o Brasil, e perdemso o contato com familiares. Estarei aberta à qualquer informação.
Atenciosamente,
Eliana (Emotive)

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#40817 | Vasco Jácome | 01 mai 2003 21:34 | Em resposta a: #40782

Cara Eliana

Com efeito, os barões da Retorta tiveram numerosa descendência (17 filhos) e alguns elementos passaram ao Brasil. No “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”:

Pg. 727, nota 34: do filho varão mais velho dos barões, Domingos Sotto Mayor, (aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=181498) e sua m.er, foi filho mais novo (e 7º) Francisco da Cunha Velho Sotto Mayor, que embarcou para o Brasil.

Pg. 728: do 7º filho dos barões, Lourenço da Cunha Velho Sotto Mayor (1840-1911), que foi Sargento de Infantaria, Escrivão da Fazenda e empregado na respectiva repartição de Braga e c. a 1ª vez c. D. Carlota Elvira Carneiro de Vilhena (1835-1876), senhora da Casa da Ordem, em S. Martinho de Dume, Braga, de quem teve 7 filhos, entre eles Gaspar Augusto Carneiro da Cunha Sotto Mayor, (1868), natural de Barcelos, que c. 2ª vez com sua prima co-irmã, D. Laura da Cunha Velho Sotto Mayor (1882), filha de seu tio Fernando de quem teve descendência, hoje no Brasil.
Este Fernando (pg. 729) era o 11º filho dos barões: Fernando da Cunha Velho Sotto Mayor (1847-1893), nascido na casa do barão da Retorta e falecido no largo das Carvalhas, em Braga, e c. em Gualtar (Braga) com D. Albina Rosa de Faria Vivas, natural de S. Lázaro (Braga), filha de Manuel de Faria Vivas e de sua mulher D. Felizarda Rosa Durães, de quem teve dois filhos, sendo um deles a D. Laura, acima.

Pg. 730: o 14º filho dos barões, Alberto da Cunha Velho Sotto Mayor (1851), nascido na casa do barão da Retorta, veio a falecer em Ponte da Barca, tendo c. a 23.10.1877, em São Martinho de Dume (Braga), com D. Sofia Maria Dourado, natural de Cedofeita, Porto, filha de António Venceslau da Costa Dourado e de sua mulher D. Ludovina Cândida Miranda, senhores da Quinta dos Dourados, em S. Mamede Infesta, de quem teve 10 filhos. Um deles, foi Boaventura Dourado da Cunha Sotto Mayor, falecido em S. Mamede Infesta, c. c. D. Maria de Assunção Mesquita, de quem teve geração, no Porto, no Brasil e em Paris.

E julgo que será tudo. Pelo menos com indicação de terem descendência no Brasil. Mas convém recordar que o próprio barão era nascido no Brasil, no Rio de Janeiro (12.4.1806). Era filho de Domingos Miguel da Cunha Sotto Mayor de Azevedo e de sua mulher D. Maria Joaquina Antunes Maciel, moradores na freguesia do Sacramento da Sé, Rio de Janeiro; neto paterno de Miguel da Cunha Sotto Mayor, que foi para Minas Gerais e aí casou com D. Gertrudes de Castro e Albergaria. Será que ainda existem ramos colaterais do barão no Brasil?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#40850 | Emotive | 02 mai 2003 12:38 | Em resposta a: #40782

Caro Vasco Jácome

Muito obrigada pelas informações prestadas, pois ha muito venho buscando o "elo perdido".Sou bisneta de Gaspar Augusto Carneiro Sotto Mayor, pai de Romeu Sotto Mayor da Cunha, que fixou residencia no Brasil, na região de Jundiaí - Sao Paulo. Creio que existam descendentes, tanto aqui no Brasil, quanto em Portugal, e com persistência e determinaçao iremos recosntruindo a História!
Mais uma vez, obrigada pela atenção!
Um abraço
Eliana R.de Paula

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#41046 | ajtrigueiros | 05 mai 2003 11:37 | Em resposta a: #40850

Cara Eliane R. de Paula:

Fiquei muito contente com as suas mensagens e estou em condições de lhe dar uma grande ajuda.

Tenho vindo a fazer desde há já alguns anos um grande estudo sobre a vasta descendência do Barão de Retorta. Uma parte foi publicada no "Barcelos Histórico Monumental e Artístico",de que sou co-autor e que o Vasco Jácome teve já a amabilidade de fornecer.

Tenho no entanto vários ramos de descendentes do Barão actualizados e com mais informação do que aquela que saiu no "Barcelos Histórico...".
Uma outra coisa que tenho em meu poder e que certamente lhe interessará muito são fotografias de dois retratos a óleo do Barão, de um da Baronesa e uma fotografia de Lourenço da Cunha Velho Sotto Mayor (filho do Barão e pai de Gaspar Augusto e por consequência seu trisavô).
Tenho ainda informações sobre os Carneiro de Vilhena, da Casa da Ordem, em Dume, da mãe de Gaspar Augusto, que lhe posso igualmente fornecer.
Posso igualmente pô-la em contacto com os vossos parentes portugueses mais próximos que conheço bem e apreciarão concerteza...

Terei todo o gosto em lhe enviar por mail esse estudo, bem como as fotografias que tenho digiltalizadas.

Gostaria igualmente de lhe pedir se poderia eventualmente completar a descendência do seu ramo brasileiro, que no meu estudo está sem mais notícia.

Pedia pois se me poderia contactar para o meu mail, para lhe fazer chegar toda essa informação.

Aguardando as suas noticias, envio os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#106343 | cpaulinha | 28 nov 2005 15:06 | Em resposta a: #40782

Eu sou descendente em 4º grau desse barão, o meu mail é:
cpaulinha@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#107212 | Emotive | 11 dez 2005 23:16 | Em resposta a: #106343

Olá.......Tomei a liberdade de te adicionar no messenger! Espero que no encontremos! Um abraço,
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#132899 | ADACLS | 02 nov 2006 16:16 | Em resposta a: #107212

Boa Tarde Eliana

Sou nova neste fórum e por mero acaso dei de caras com este tópico!
Só para lhe dizer (e a titulo de curiosidade) que minha mãe é proprietária actual da Quinta do Dourado, em S.Mamede Infesta. Esta Quinta veio parar à nossa familia por herança de m/avô que a comprou aos herdeiros de Boaventura da Costa Dourado da cunha Sotto Mayor (que eram imensos). Há na capela da Quinta uma laje que julgo que seria onde esteve em tempos sepultado Boaventura da Costa Dourado, pois tem as inscrições com o seu nome.
SEmpre ouvi o meu avô dizer que este Senhor teria ido para o Brasil onde perdeu a sua fortuna e dai a venda da Quinta nos principios do SecXX.
Sei que não ajudo em nada nas suas buscas, mas aqui fica esta informação, porque achei piada, as voltas que o mundo dá.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#132941 | IZA LUSO BARBOSA | 02 nov 2006 23:26 | Em resposta a: #132899

Minha Cara Ana


Bem-vinda seja a este fórum mais uma mamedense.
Também tenho alguma informação sobre a Quinta do Dourado uma vez que me interesso muito pela história desta freguesia/cidade? onde nasci.
Cumprimentos cordiais
Iza Luso Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#132985 | ADACLS | 03 nov 2006 16:13 | Em resposta a: #132941

Boa tarde Iza,

Em primeiro lugar muito obrigada pela Sua resposta!

Se não fôr grande incomodo para si, gostaria de saber a informação que tem sobre a Quinta, porque o que sabemos foi o pouco que o m/avô me contou quando era pequena e o resto são "histórias"(pouco crediveis) que se houvem contar pelas gentes de S.Mamede.Como tenho grande ligação, afectiva, a esta Quinta, gosto de saber tudo o que a ela diga respeito.Se o quizer fazer por mail, o meu é anaipontocoimbra@sapopontopt.
Desde já o meu muito obrigada.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do barão da retorta

#268326 | mcunhasousas | 09 jan 2011 22:32 | Em resposta a: #41046

ola boa noite ,sou neto de amavel da cunha velho sotto mayor falecido em 1948 minha mae chama-se maria arminda da cunha sotto mayor nascida em barcelos em 1940 gostaria saber mais sobre minha familia obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 12:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen