Oliveira Simões, de Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Oliveira Simões, de Leiria

#37742 | LCM | 14 mar 2003 17:09

Procuro informações sobre a família, principalmente ascendência, de José Maria de Oliveira Simões (Leiria, 1857 - Lisboa 1944), General, aqui no site em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=25929

Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38057 | LCM | 19 mar 2003 09:12 | Em resposta a: #37742

Caros Confrades,

Actualizo este tópico que talvez tenha passado despercebido.

Muto obrigado.
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38086 | AMFA | 19 mar 2003 14:51 | Em resposta a: #38057

Caro Lourenço
O meu colega Dr. (Manuel) António Oliveira Simões, casado com uma Roque de Pinho (Alto Mearim), é desses Oliveiras Simões, segundo creio.
O telefone do escritório é 213872990. Podes falar para lá a perguntar pelo e-mail, com vista a contactá-lo, pois é um tipo fixíssimo e um cavalheiro.
Um abraço do
Tio Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38096 | LA | 19 mar 2003 16:12 | Em resposta a: #37742

Meu Caro Lourenço,
Tenho um trabalho relativamente desenvolvido sobre os costados de José Maria de Oliveira Simões que está, obviamente, à tua disposição.
Um abraço
Luis Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38128 | LCM | 20 mar 2003 00:09 | Em resposta a: #38086

Caro Tio Augusto,

Muito obrigado pela sua mensagem. Já tinha marcado uma "entrevista" para 6ª feira pela minha amiga Mónica Salgado, neta da tia Teresa O.S. Salgado irmã dele.
Beijinho à Tia Pico e um abraço para si do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38129 | JBdeS | 20 mar 2003 00:10 | Em resposta a: #38057

Caro Lourenço,
Gostei mais uma vez de o ver no Domingo. E obrigado pelos seus conselhos.
O actual Visconde da Barreira é neto de Maria
Francisca de Oliveira Simões, filha do primeiro
casamento do Oliveira Simões que pretende saber
dados, cujo segundo casamento foi com Rita Ribeiro, de quem descende a família Espírito Santo. Caso queira saber dados deste ramo, não me é difícil consegui-los.
Um abraço
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38131 | LCM | 20 mar 2003 00:12 | Em resposta a: #38129

Caro Zé,

Muito obrigado pela sua mensagem. Tenho o ramo Barreira muito "composto" bem como a biografia de José Maria de O.S.. A Rita de Hesus Ribeiro foi a 2ª mulher dele de quem não teve filhos e era viuva de José Maria Espirito Santo Silva.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38167 | JM | 20 mar 2003 15:07 | Em resposta a: #38096

Caro Lourenço Correia de Matos
A única informação que eu tenho sobre o meu trisavô Oliveira Simões é tirada duma publicação do Jornal da Barreira (jun 1991) e diz que "era filho de José Ferreira Simões-(S. Julião-Figueira da Foz) e de Cipriana Lúcia de Oliveira-(Leiria).Neto paterno de Manuel José Ferreira e de Ana Rita e materno de José Oliveira Zúquete e de Maria da Encarnação.
Eu não sei mais do isto nem se está correto, mas não pode ter melhor confirmação do que a ajuda do Luis Amaral.
Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38176 | LCM | 20 mar 2003 17:16 | Em resposta a: #38167

Caro Jorge Raposo de Magalhães,

Muito obrigado pela sua mensagem. O meu interesse na figura é porque o Rei D. Manuel II lhe concedeu uma Carta de Brasão no exílio que estou a estudar.
Vou também apresentar umas notas genealógicas sobre os seus filhos e netos e gostaria de saber as datas e locais de nascimento e morte de seu avô José Neves Raposo de Magalhães, bem como dados biográficos. Aqui no site estão apenas os anos de nasc. e morte sem dia, mês e local http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=121002

Muito obrigado pela sua ajuda.
Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38200 | JM | 20 mar 2003 23:24 | Em resposta a: #38176

Caro Lourenço Correia de Matos
O meu Avô José NRM nasceu em Alcobaça a 20 de Maio de 1918 e morreu em Lisboa a 22 de Maio de 1995.
Formou-se em direito em Lisboa, e segundo o meu Pai fez mais um ano e tinha uma licenciatura também em "politico-jurídica"?.
Entrou na carreira diplomática que interrompeu para exercer funções na Fundação Calouste Gulbenkian, julgo que com o Dr. Azeredo Perdigão, Pai da sua Cunhada Viscondessa da Barreira e foi depois administrador do CPP até às "nacionalizações". Voltou à carreira diplomática, foi consul em Lion e reformou-se em 83 como ministro conselheiro da Embaixada de Portugal em Paris. Era à data da sua morte presidente do conselho de administração da Crisal-Atlantis Cristais de Alcobaça.
Já agora a minha Avó Maria João MOSPCG nasceu não em 1920 como está aqui no site mas em 17 de julho de 1916(embora lhe agradasse muito mais que a julgassem da colheita de 1920 ou mesmo depois).
Espero ter ajudado
um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38202 | LCM | 20 mar 2003 23:46 | Em resposta a: #38200

Caro Jorge,

Muito obrigado por estes dados que completam e corrigem o que tinha relativo aos seus avós. Peço-lhe desculpa por mais uma pergunta que prometo se a última: referiu-se à sua Avô no passado pelo que entendi que já tinha morrido e não tenho a data nem o local da morte.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38331 | JM | 24 mar 2003 12:57 | Em resposta a: #38202

Caro Lourenço
A minha avó não morreu, peço-lhe desculpa se o tempo gramatical o induziu em erro, mas usei-o assim por não acreditar ser possível ver a minha Avó a "navegar" pelas páginas do site...mas nunca se sabe!
Por outro lado tenho todo o gosto em lhe responder,quando posso e sei, e espero que não seja de todo a última pergunta que me faz.
Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#38348 | LCM | 24 mar 2003 18:24 | Em resposta a: #38331

Caro Jorge,

Eu é que tenho de pedir desculpa, mas o tempo dos verbos fez-me pensar... e eu já devia ter aprendido que não fui feito para isso!
Muito obrigado mais uma vez.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#85334 | chartri | 28 fev 2005 00:05 | Em resposta a: #38200

Ver o que coloquei no Genea sobre os seus antepassados (meus igualmente em parte, do lado Costa Guerra) em. http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1006506

Falta ainda muita coisa em relação aos antepassados da minha bisavó Virginia da Costa Guerra, mas já tenho indicações quase até aos tempos do D Jose I
Cumprimentos e ao seu pai

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#85547 | JM | 03 mar 2005 18:16 | Em resposta a: #85334

Caro Primo

Já vi os nossos costados comuns e aproveitei para "espreitar" o site da família Charters que está exemplar.
O meu Pai manda-lhe cumprimentos também e achou muita graça termo-nos encontrado nestas andanças.
Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#85553 | chartri | 03 mar 2005 20:07 | Em resposta a: #85547

Obrigado. Estive hoje em Leiria a ver os asssentos paroquiais. Os da Barreira nos finais do seculo XVIII, sao interessantes e descobrem-se coisas como casamentos em que foi testemunha um tal conego Joao Carlos da Costa Guerra e um tal José Pereira da Costa Guerra casado com uma Dona Anna (isto em 1776)!

Enfin, divirto-me
Um abraço e cumorimentos aos teus pais

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#86325 | JM | 16 mar 2005 18:20 | Em resposta a: #85553

Caro Ricardo

Estive a ver os seus dados dos Costa Guerras, e no Avô da Guilhermina C G Gayo aparece a indicação Dr. Já descobri que se formou em leis em Coimbra em 1790 e estou à espera que me enviem do arquivo da Universidade a certidão de idade. Talvez seja interessante pedir o diploma e toda a informação académica disponível - se bem que isso demore mais algum tempo.
Quando os tiver envio-lhos imediatamente.
Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#86624 | Cesarious | 21 mar 2005 18:21 | Em resposta a: #86325

Meu bisavô era Simões, de Leiria, mais precisamente de Albergaria dos Doze em Pombal... Poderia haver alguma relação com a familia Oliveira Simões?
Por coincidencia ele (meu bisavô, João Simões) veio para o Brasil com a esposa (Maria Gameiro) e filhos (Antonio, Arthur e Joaquim). Cá no Brasil Joaquim casou-se com Mariana Baptista, filha de João Baptista de Oliveira...

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões e Costa Guerra, de Leiria

#86914 | chartri | 25 mar 2005 18:10 | Em resposta a: #86325

Caro Jorge

Estive a melhorar a base de dados. Já consegui ir ao século XVII do lado Costa Guerra (ver: http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005659). Nos antecedentes da 1ª Viscondessa da Barreira, a Dona Carolina Amelia da Silva Marques (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005644), tambem consegui ir atá ao ajudante do Conde de Lieppe o Johann Benedictus Kasper Giffenig (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005650) no inicio do século XVIII.
Chamo a atenção que algumas datas são estimadas e por isso o "?".

Tambem "apanhei" o Cardeal de Lisboa, o 7º, D. Frei Doutor Patrício da Silva (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005656) que nasceu em 1756. Uma irmã dele, Felícia da Silva, era a mãe do Antonio Luis Ribeiro da Silva (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005648) que casou com a filha do tal ajudante do Conde de Lieppe
Obtive tudo isto através dos apontamentos que encontrei nos papeis do meu avô, filho de Dona Virgínia da Costa Guerra, filha do 1 Visconde da Barreira e casada com o 1 Visconde de S. Sebastião. Agora terei de ir "ver" os acentos paroquiais, para confirmar isto tudo.
Por último chamo a atenção para os dois Conegos, irmãos, que no séculos XVIII/XIX eram cabidos na Sé de Leiria, os João e o José Pereira da Costa Guerra que nasceram à volta de 1720 e filhos do Matias Pereira da Costa Guerra (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005659).

Boa Páscoa e cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sim�es e Costa Guerra, de Leiria

#88754 | chartri | 17 abr 2005 01:50 | Em resposta a: #88713

Boa noite Jorge

Já lhe mandei as indicações que obtive dos 3 padres da nossa família. O Dr Pedro França fez o favor de investigar no Arquivo da Biblioteca da U de Coimbra. Teremos que lá ir um dia.

Por agora estou dedicando-me a outros ramos da minha família mais atrasados (estou a passar um dia por semana em Leiria) , pois para ir mais para traz no lado Costa Guerra somente vendo os registos realizados nos notários (e se os nossos antepassados venderam ou compraram terras, iremos apanhá-los) e que estão no AD de Leiria.

Temos outra ligação. A quinta de origem dos Henriques era no século XVIII a de S. Sebastião do Freixo (daí o título, no século XIX de S. Sebastião). A quinta parece ter sido o local de uma povoação romana chamada Colipo. Ao lado existe uma outra povoação chamada das Garruchas. Todas estas estão ma estrada que parte de Leiria da CMde Leiria e da minha casa Vila Portela, passa pela Barreira (local de origem dos Costa Guerras) e que passando pelos Andreus, Garruchas Colipo/S. Sebastião vai até ao Reguengo do Fetal. è uma estada que vai pela cumeada de uns montes (dizem que por lá existiu uma estada romana).

E qual a ligação?. Os Oliveira Simões (não sei qual) comprou a tal quinta de São Sebastião, nos anos 30 do século XX e fez dela (ja muito degradada) um sitio de armazenamento de produtos agrícolas.
Um abraço amigo

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#145932 | LS | 28 fev 2007 18:08 | Em resposta a: #37742

Bondia,

So queria acrescentar este topico para informar tenho ascendentes chamados de Oliveira Simões de Cadima e Lagoa.

Espero que lhe ajuda !

LS

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#207122 | oliveirasimoes | 03 set 2008 11:55 | Em resposta a: #37742

Olá Lourenço!

Conheces-me pelo nome da minha mãe, Teles da Gama, mas o meu pai é Oliveira Simões.

Se ainda precisares de alguma coisa sobre o meu trisavô, diz alguma coisa.


João de Sales Teles da Gama de Oliveira Simões

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Simões, de Leiria

#207156 | LCM | 03 set 2008 17:54 | Em resposta a: #207122

Olá João,

Na altura cheguei a publicar um trabalho sobre a Carta de Brasão de Amas concedida pelo Rei D. Manuel II no exílio ao teu trisavô. Manda-me sff a tua morada para o meu e-mail que eu envio-te o trabalho.

Um grande abraço
Lourenço
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Resposta

Link directo:

Oliveira Simões, de Leiria

#377513 | gil-almeida | 31 jan 2017 19:40 | Em resposta a: #207156

Estimado Lourenço,
Estou a pesquisar sobre brasões na região de Leiria.
Tendo em conta o trabalho que efectuou, gostaria de consultar a sua publicação.

Fico a aguardar uma sua resposta.
Cumprimentos,
GAlmeida

Resposta

Link directo:

Oliveira Simões, de Leiria

#377516 | chartri | 31 jan 2017 20:27 | Em resposta a: #377513

Sobre os brasões de Leiria aconselho um livro de Alda Machado que descreve todos os basões que encontrou na cidade e arredores. Naturalmente não será isso que lhe interessa, mas sim os brasões das familias que estiveram na região de Leira e não as perdas de armas hoje encontradas, quer de fidalgos quer de bispos.

Sobre as familias com brasão no seculo XIX em Leiria fiz a sua descrição e representação grafica colorida em "William Charters, um oficial inglês em Leiria do seculo XIX". Aquela foi da autoria do nosso contrade António da Franca Ribeiro

As familias com brasão em Leiria no seculo XIX, foram: Sousa Castelo Branco, Silva Ataíde, Conde de Valadares, Barão de Porto de Mós,, Visconde de Amparo, Visconde da Barreira, Viscondes de S. Sebastiãi, Barão de Viamonte da Boavista, Barão de Salgueiro, Figueiredo e Melo. Devemos juntar , ainda que não tenha habitado leiria o Barão de Leiria/Visconde de Leiria e Conde de Leiria. Julgo que o ultimo brasão concedido a um habitante de Leiria, foi já em plena República, por D. Manuel II no exílio ao general Oliveira Simões.

Antes do seculo XIX, houve muitas familias com brasão habitando Leiria.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen