Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36312 | martamcl | 24 fev 2003 15:40

Quem tiver alguma informação sobre a ascendência e descendência da familia Cardoso de Lemos gostaria que me transmitisse, a familia recente é originária de Mora e Pavia no alto Alentejo, na mesma familia alguns membros utilizam o Cardoso e outros apenas de Lemos.

Atenciosamente
Martamcl

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36383 | quintadoloureiro | 25 fev 2003 11:38 | Em resposta a: #36312

Cara Marta

Tenho algumas informações sobre a família Cardoso de Lemos. O meu sogro era Bernardo de Lemos de Sá Nogueira, filho de Maria Inocência de Almeida Cardoso de Lemos, nascida em Mora em 1917. Tenho mais informações sobre a genealogia desta família que posso procurar e indicar-lhe.
Julgo que é Cardoso de Lemos, de que ramo?
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36413 | martamcl | 25 fev 2003 16:20 | Em resposta a: #36383

caro José,
Fico muito agradecida por ter respondido ao meu pedido, o meu avô falava pouco da familia e como tal não temos muitos dados sobre a mesma, e tenho muita curiosidade para conhecer as suas origens. O Sr. deve ser casado com a minha prima Nica Sá Nogueira? Eu sou neta do Francisco de Almeida Cardoso de Lemos irmão de Maria Inocência de Almeida Cardoso de Lemos, mais conhecido por Xico pêlo de arame! Beijinhos da Isabel do Xico e da Marta á sua sogra!
O pai do meu avô, Francisco Cardoso de Lemos baralhou o nome da familia, na medida em que juntou o nome da mãe (Cardoso) ao nome do Pai (de Lemos) formando 1 nome apenas, mas alguns mantiveram o Cardoso e outros não, o meu avô manteve, por isso, eu sou Marta Cardoso de Lemos, mas algumas primas minhas, netas de irmãos do meu avô sâo só de Lemos, tenho muita curiosidade em saber as origens da familia Lemos porque tenho encontrado alguns dados muito interessantes, mas dispersos acerca das nossas origens, por exemplo foi editado um livro de Almudena de Arteaga "A Beltraneja" O pecado oculto de Isabel a Católica em que a narradora da história é uma Dama que acompanha Joana de Portugal a Castela que se chama Mécia de Lemos que consta ser nossa ascendente, assim como o Duarte de Lemos da Trofa que consta ter sido um valente homem, só que é uma pena que estas personagens estejam dispersas e não haja uma documentação e um fio condutor que nos traga aos dias de hoje.
Se tiver alguma documentação agradecia que me enviasse.

Cumprimentos,
Marta Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36426 | zamot | 25 fev 2003 19:30 | Em resposta a: #36413

Cara Marta

Ainda hoje almocei com um querido amigo, Rui Cardoso Lemos, casada com Rita Pinto Magalhães. Sei que ele tem alguns elementos da familia dele. Conhece-o? posso ajudá-la ou pô-la em contacto com ele?

Cumprimentos

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36430 | abivar | 25 fev 2003 20:55 | Em resposta a: #36426

Cara Marta,

Tenho alguns elementos acerca da sua ascendência pelo lado Almeida, por ter investigado alguma coisa para uns primos meus Caldas de Almeida, também de Mora (sei que o Almeida é o mesmo dos seus Cardosos de Lemos, para além de alguns desses meus primos também serem parentes de Cardosos de Lemos pelo lado Alvelos). Se estiver interessada posso-lhe mandar o que tenho.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36433 | martamcl | 25 fev 2003 22:03 | Em resposta a: #36430

Caro António,


Claro que estou interessada, se puder enviar agradecia lhe imenso, estou mesmo agora a começar a investigar, vou ver se consigo ir a Mora e a Pavia ver os registos do meu bisavô Francisco de Almeida Cardoso de Lemos, de facto tem razão os Caldas de Almeida são meus primos em 3º grau, ou seja, a minha avó Maria Eugénia Barros casou com o Francisco Cardoso de Lemos, e a sua irmã Maria José, casou com o primo direito do meu avô o António Caldas de Almeida e elas são Alvelos.
Muito obrigado por ter respondido e fico a aguardar,

Cumprimentos,

Marta Cardoso de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36434 | martamcl | 25 fev 2003 22:09 | Em resposta a: #36426

caro José Tomás,

Conheço desde pequenina o tio Rui, é primo direito do meu pai
O mundo é pequeno! Obrigada na mesma, quando tiver com ele mande um beijinho da familia do Xico Cardoso de Lemos

Cumprimentos

Marta Cardoso de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36435 | jpcmt | 25 fev 2003 22:44 | Em resposta a: #36413

Minha Senhora:
Provavelmente nada lhe trago de novo, mas mesmo assim - e perdoe a intromissão -- acrescento que, sobre os Lemos de Trofa e as suas origens, há um excelente livro do Dr. Aarão de Lacerda, publicado em 1928, com o título "O Panteom dos Lemos". Por curiosidade, acrescento que o episódio sobre D. Mécia de Lemos, de que fala , também é referido na obra, citando como fonte um manuscrito da Casa da Bemposta.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36438 | amtf | 25 fev 2003 23:17 | Em resposta a: #36430

Caro António Bivar, estimada Marta,

Há coincidências curiosas...
Tinha acabado de ler esta sua intervenção quando atendo ao telefone um grande amigo de minha Filha mais nova, o Duarte Maria Saldanha Lencastre Caldas de Almeida, parente de ambos, ao que me contou!
Aproveito para saudar o António Bivar pela qualidade das suas participações neste Fórum e desejar à Marta o maior sucesso nas suas pesquisas.

Saudações cordiais
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36491 | abivar | 26 fev 2003 17:28 | Em resposta a: #36433

Cara Marta:

Conheci, desde miúdo, a sua Avó Geninha (a minha Mãe também é conhecida por Geninha) e devo ter conhecido o seu Pai e tios em casa dos meus primos, ou na Chaminé onde passávamos sempre as férias da Páscoa até à ocupação de 1975 (lembro-me, desde que me conheço, de encontrar de vez em quando os Cardoso de Lemos, mas o seu Pai deve ser uns anos mais velho que eu - tenho 47); nessas férias partilhávamos sempre a casa da Chaminé com os Caldas de Almeida (família dos seus tios-avós). O seu tio-avô António era meu padrinho de baptismo e ele e as irmãs primos-direitos da minha Mãe (pelo lado Pereira Caldas, de onde nos veio a Chaminé), mas criados quase como irmãos, porque a minha Mãe é filha única.
Se quizer indicar-me uma morada terei muito gosto em mandar-lhe fotocópia do que tenho da árvore de costados dos irmãos Caldas de Almeida (geração do seu tio-avô para trás) que inclui, é claro, a ascendência comum consigo. Terá de verificar de qual dos casamentos do seu trisavô António Leonardo de Almeida descende, mas pelo nome da sua tia-avó (deve ser a Chencha de que fala a minha Mãe), presumo que fosse do segundo casamento com D. Maria Inocência Dias Rodrigues. Tenho a varonia Almeida até ao seu sexto-avô e outras linhas (Calado e Sousa, Pereira, Teixeira, Mexia Galvão, Falcão, etc.) por alguns costados até a seus décimos avós. Não valerá a pena mandar-lhe o desenvolvimento dos costados maternos (o lado Pereira Caldas e alianças, antes da ligação com Almeidas), uma vez que não são seus ascendentes e além disso talvez venham a estar on-line (mandei-os para o Genea, com os outros elementos que tenho dos meus costados).

Um abraço para si e para a família,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36493 | abivar | 26 fev 2003 17:39 | Em resposta a: #36438

Caro António Maria Fevereiro:

Muito obrigado pelas palavras simpáticas que me dirigiu. O Duarte de que fala é filho do meu primo Tó Caldas de Almeida com quem partilho, para além da amizade e parte da ascendência, o nome por que somos mais conhecidos (Tó) e o nome próprio completo (António Manuel) que nos vem do nosso bisavô comum (António Manuel Pereira Caldas). É ele o culpado de, nesse lado da família e durante muito tempo, me identificarem sempre como “Tozinho” para distinguir do “Tó” que, para minha infelicidade, é mais velho que eu!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36497 | quintadoloureiro | 26 fev 2003 18:25 | Em resposta a: #36413

Cara Marta

Sou casado com a Nica. Lembro-me bem do seu Avô que era amigo do meu pai.
Tenho alguns elementos sobre a família pois o avô da Nica, o Tio Domingos de Sá Nogueira, seu tio-avô, deu-me uma cópia dum livro que tem as árvores de geração e ascendência do tio Domingos (filho), feito por Manuel Rosado da Fonseca.
Ainda não digitei essas cópias, pois estão num formato muito grande,mas posso-lhe dar algumas indicações dos ramos principais. É difícil transcrever tudo para enviar por aqui.
Tenho também umas cópias de cartas de armas passadas a dois antepassados seus, João de Lemos Zagalo do Carvalhal e a um filho que lhe poderei enviar por mail. o Avô Domingos disse-me que os originais estarão na posse de um sobrinho Cardoso de Lemos; por acaso será alguém do seu lado?
Consegui convencer o Avô Domingos, que fez 98 anos o mês passado, a escrever as memórias. Ainda não estão prontas mas como as estou a transcrever para computador posso-lhe adiantar que estão lá uns episódios interessantes passados com os seus bisavós e família. Darei notícias quando estiverem prontas.
Alguns dados dos Lemos:
1- Maria Inocência de Almeida Cardoso de Lemos (irmã de seu Avô), nasceu em Mora em 10-3-1917, casou com Domingos Cary Acciaioli de Sá Nogueira, filha de :
2- Dr. Francisco Cardoso de Lemos, n. Casa Branca 22-1-1874 e de Lucinda Amélia Dias de Almeida, filho de:
3-João Cardoso de Lemos da Gama Lobo, n. Sousel 1831 e de Joana Maria Adélia Teles Varela (2ªmulher), filho de :
4- António de Lemos Zagalo do Carvalhal da Gama Lobo Pimentel e Mesquita e de Rosa Lúcia Varela Lemos, filho de:
5-João António de Lemos Zagalo do Carvalhal Cardoso Lobo, n. em Avós 19-3-1750 e de Maria Paula Rita de Araújo, filho de:
6- Jerónimo José da Gama Lobo Pereira Pimentel, n. em Avós 24-3-1722 e de Jerónima Josefa Rita Braga (linha Lemos), filho de:
7- Francisco Cosme Varela Cardoso Lobo, n. em Avós 13-10-1695 e de Ângela Isabel Caetana Pacheco de Sá, filho de:
8- Jerónimo da Gama Pereira, Avós 1660 e de Antónia Dourado Vilela, filho de:
9- Cosme Varela Pereira Lobo da Gama e de Jerónima de Abreu, filho de:
10- Lourenço Varela da Gama Lobo e de Joana da Costa.
Noutra altura continuarei com a ascendência de Jerónima Josefa Rita Braga.
Hoje vou jantar com a minha sogra, que faz anos, e "entrego-lhe" os beijinhos.
Até breve,

Zé de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36498 | quintadoloureiro | 26 fev 2003 18:35 | Em resposta a: #36497

Cara Marta
Acrescento ainda que a sua Bisavó Lucinda Amélia Dias de Almeida (2ª mulher do seu bisavô referido anteriormente)nasceu em Mora em 8-8-1882 e era filha:
-António Leonardo de Almeida, n. Mora e de Maria Inocência Dias.

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36499 | quintadoloureiro | 26 fev 2003 18:42 | Em resposta a: #36491

Caro António

Se fosse possível gostaria também de ter uma cópia dos costados dos irmãos Caldas de Almeida pois inclui também os antepassados de minha mulher. A Tia Chencha que fala é concerteza a Avó de minha mulher, Luísa de Sá Nogueira.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36500 | _fRoEs_ | 26 fev 2003 18:45 | Em resposta a: #36434

Caríssima Marta Cardoso de Lemos, Caríssimo José Tomaz de Mello Breyner,

Tal como a Marta e o José Tomaz, conheço o tio Rui Cardoso de Lemos, por ser Pai de um amigo meu, o Duarte Cardoso de Lemos, da mesma forma que conheço a tia Rita Pinto de Magalhães (amiga desde sempre do Senhor meu Pai).

Conheço, igualmente, outro Cardoso de Lemos, desta feita pelo seu lado materno, nomeadamente o Tiago Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida, cujo nome de sua Mãe julgo ser Maria da Graça Cardoso de Lemos.
Desse modo, Cara Marta, gostaria apenas de saber se o conhece e qual o grau de parentesco que vos une.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36509 | martamcl | 26 fev 2003 20:36 | Em resposta a: #36500

Caro Luis

O meu nome completo é Marta Megre Cardoso de Lemos, o tio Rui Cardoso de Lemos é primo direito do meu pai, quanto ao Tiago Cardoso de Lemos infelizmente não conheço, deve ser uma ramo da familia ao qual nunca fui apresentada!

Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36510 | martamcl | 26 fev 2003 20:58 | Em resposta a: #36435

Caro J.
Foi preciosa a sua informação e já estou a tentar encontrar esse livro, que nem o meu pai tinha ouvido falar, é por mensagens como a sua que vejo como valeu a pena ter colocado esta busca no forum sobre a familia Cardoso de Lemos. Muito Obrigado.

Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36511 | alentejo | 26 fev 2003 21:30 | Em resposta a: #36497

Caro José de Castro Canelas,

No seu post aparece a localidade Avós. Mas é Avis ou Aviz, como gosto de usar. Deixo-lhe alguns elementos sobre esta família, parte de notas soltas q possuo.
Ligar estes Lemos aos da Trofa será tarefa complicada.

Cumptos

NB


I COSME VARELA PEREIRA DA GAMA LOBO, casou com D.Joana de Abreu. Tiveram:

II JERÓMIMO JOSÉ DA GAMA PEREIRA, casou com D.Antónia Dourada Varela Botelho de Morais (ou Vilela).Tiveram:

III FRANCISCIO COSME VARELA PEREIRA, Capitão-mór de Aviz. Casou 1.ª x com D.Maria Galharda da Silva,filha de Manuel da Silva Pimentel e de sua mulher D.Cecília de Mesquita e Abreu;casou 2.ª x com D.Angela Isabel Caetana Pacheco de Eça ou de Sá,filha de Tomé de Sá Morais Pimentel casado com Cecílias Vaz. Teve do 2.º cas.:

1(IV) Jerónimo José da Gama Lobo Pereira (ou da Gama e Vasconcelos), que segue.
2(IV) D.Antónia Cecília da Gama e Vasconcelos, c.c. Francisco Cardoso de Oliveira,Familiar do Stº.Ofício.

IV JERÓNIMO JOSÉ DA GAMA LOBO PEREIRA (ou DA GAMA E VASCONCELOS), Capitão-mór de Aviz e Familiar do Stº.Ofício, por Carta de 23-I-1742. Casou com D.Jerónima Josefa Rita de Braga Caldeira (ou D.Jerónima de Lemos Cardoso como também assinava),natural de Sousel mas baptizada na Igreja de Stª.Maria de Estremoz a 10-X-1712,apadrinhada por Cristovão Landim da Gama ,filha de João de Jesus de Lemos Zagalo do Carvalhal,Familiar do Stº.Ofício,e de sua mulher D.Luzia (ou Luisa) Zagalo de Carvalho ;neta de João de Lemos Zagalo do Carvalhal (ou João Homem de Lemos),Sargento-mór de Sousel e Fidalgo de Cota de Armas,por Carta de 19-XI-1718 . Tiveram:

1(V) Francisco Cosme Varela da Gama Lobo Cardoso Pimentel, que segue.
2(V) José António de Lemos, Sargento-mór de Sousel. Felgueiras Gaio diz ter casado muito ordinariamente em Tancos. E teve:

1 VI) António de Lemos Cardoso da Gama Lobo Pimentel, Alferes da Companhia de Granadeiros do Regimento de Milicias de Portalegre. Nasceu em Sousel e morreu na mesma vila por volta de 1800. Residiu, no entanto,a maior parte do tempo na Casa Branca onde tinha grossa lavoura. Casou com D.Rosa Lúcia Varela e tiveram:

1 (VII) João Cardoso de Lemos da Gama Lobo
Casou em S.Pedro de Évora,a 18-IX-1850,com Isabel Joaquina Areias,filha de Francisco Ferreira e de sua mulher Maria da Piedade Areias,de Sousel .

V FRANCISCO COSME VARELA DA GAMA LOBO CARDOSO PIMENTEL(ou DA GAMA E VASCONCELOS), Capitão-mór de Aviz e teve Carta de Brazão de Armas em 16-VIII-1787; Provedor da Misericórdia do Alandroal de 1787/1795 e Superintendente das Coudelarias de Aviz. Nasceu em Aviz e morreu no Alandroal,a 26-IV-1802,recebendo sepultura na Matriz local. Casou na Matriz de Sousel,a 4-III-1780 ,com D.Teresa Joaquina Mexia Alves Botelho,natural de Moura,senhora muito rica que trouxe um dote de mais de 100.000 cruzados,a qual era filha de Manuel Rosado Alvares,Cavaleiro da Ordem de Cristo, Juiz da Alfandega e Sargento-mór de Ordenanças de Mourão,e de sua mulher D.Catarina Maria Botelho;neta paterna do Dr.Manuel Rosado Alvares,de Vila Viçosa, e de sua mulher D.Valéria Mariana Nogueira,de Borba. Com geração.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36514 | alentejo | 26 fev 2003 21:37 | Em resposta a: #36511

Aditamento:

Cf. Costados Alentejanos do António Pestana, árv. 78. As primeiras gerações andam erradas em nobiliários. Investigações recentes, da lavra do Prof. Eduardo Arantes e Oliveira, não publicadas e que fez o favor de me facultar, trazem alguma luz à varonia desta família, dos Capitães-Mores de Aviz.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36522 | martamcl | 26 fev 2003 22:55 | Em resposta a: #36511

Caro NB,
Sei que ligar estes Lemos ao da Trofa não é tarefa fácil, nem é esse o objectivo, Lemos há muitos! E o que quero descobrir é de onde vêm os meus Lemos.

Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36523 | abivar | 26 fev 2003 22:58 | Em resposta a: #36499

Caro José:

Tenho muito gosto em mandar-lhe cópia do que tenho; diga-me para onde quer que mande. Se quizer pode dizer-me por e-mail; o meu é abivar arroba sapo ponto pt.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36535 | alentejo | 27 fev 2003 00:11 | Em resposta a: #36522

Minha Senhora,

Respondi a um tópico do Eng. Canelas. Aportei aquilo que tinha, e se os Lemos de Estremoz, dos quais V. Ex.ª nada sabe, pelo que percebi, já que não conseguiu recuar além dos trisavós, ligam aos da Trofa ou não, é assunto que não me interessa.
Guarde os elementos que lhe dei, pois foram conseguidos em arquivos, onde V. ex.ª ainda não foi e dúvido que alguma vez terá tempo de consultar.
Quer saber de onde vêem os seus Lemos? Eu também!!! Se conseguir saber isso coloque aqui no fórum.

Respeitosos Cumprimentos,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36545 | martamcl | 27 fev 2003 01:09 | Em resposta a: #36514

Caro Nuno,

A ligação aos Lemos da trofa veio a partir de uma coincidência, o irmão mais velho do meu avô ficou com a carta de armas da familia Lemos, mais tarde e por acaso encontrei um livro; "Nobiliarchia Portugueza" onde a descrição das armas é igual á que ficou na minha familia, exactamente igual, foi aí que apareceu a possibilidade de a nossa ascendência estar ligada á Trofa, outra curiosidade, (e não passa de isso mesmo uma curiosidade,) é o facto de no panteão dos Lemos, na Trofa estarem sepultados João de Lemos, Duarte de Lemos e Joana de Lemos, nomes estes presentes no meu ramo Lemos de forma constante, sistemática e demasiado repetitiva. Isto é apenas uma curiosidade e não tem qualquer tipo de rigor mas eu sempre liguei aos pormenores mesmo que insignificantes, como o meu avô não falava da familia pouco sei e estou apenas agora a tactear por estas andanças e a ver onde isto me vai levar.
Passo a tanscrever o texto que vem no livro "Nobiliarchia Portugueza":
" Tem por armas em capo vermelho, cinco quadernas de crescentes de Luas de ouro,em arpa, apontadas: tymbre ~h~ua aguia vermelha, armada de prata, asentada sobre hu ninho de sua cor, com huma quaderna dos crescentes nos peitos. Os de Castella trazem treze arruelas azues em campo de prata São fidalgos antigos do termo de Lisboa, donde dirivaro algunas ramos a outras partes e no cerco desta cidade fizerao grandes serviços a El Rey D. JoãoI. Vierao de Galiza, trazendo sua origem da casa dos Lemos Condes de Amarante, que são a cabeça desta familia. Fundadarao em este reino a casa de Trofa, de que foy senhor João Gomes de Lemos o primeiro, pay de Dona Brites de Lemos que casou com Luis Annes de Faria, quinto neto de Nuno Gonçalves de Faria, que foy morto pelos castellanos em tempo de El Rey D. Fernando,e houverao entre outros filhos, Gaspar de Lemos, pay de Clemente de Lemos, de quem foy filho Gaspar de Lemos meu bisavo." Foi através desta descrição que vi que a nossa carta de armas é igual a esta descrição, coincidência ou não...

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36546 | martamcl | 27 fev 2003 01:17 | Em resposta a: #36491

caro António

Agradecia que me enviasse o que puder, de facto a tia Chencha era irmã do meu avô, o que me puder facultar eu aceito de bom grado e alegremente!

Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36547 | martamcl | 27 fev 2003 01:23 | Em resposta a: #36491

Caro António

O meu email é: martaclemos@iol.pt, se quiser enviar alguma coisa.

Cumprimentos meus e do meu pai Francisco, que de facto lembra se perfeitamente de si,

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36550 | alentejo | 27 fev 2003 02:40 | Em resposta a: #36545

Marta (e permita-me o tratamento simplificado)

Em genealogia, enquanto ciência, não existem coincidências. Lemos, Fonsecas, Sousas, Silvas e outros apelidos existem aos "magotes", de norte a sul do país.
Uma carta de Armas nem sempre é a melhor fonte, às vezes é a pior.
Sabia que num processo de justificação de nobreza, desde o séc. XV, as cartas eram concedidas através do testemunho de 3 ou 4 pessoas, mais ou menos idosas? Era uma prova testemunhal, mais nada.
Para entender melhor a questão das Cartas de Armas dou-lhe um exemplo. Em estremoz, no séc. XVIII, existiu um Fidalgo de Cota de Armas (vem no Sanches de BAena e não fui ver o nome do rapaz) de apelido Henriques, capitão de ordenanças, filho e neto de oficias mecânicos. O senhor lá progrediu, tráfego de influências, encostado aqui e ali. Chega à carta de Armas. Sabe o que lhe deram? Henriques, das Alcáçovas.
Estudo há anos um núcleo de famílias dessa região. Não consegui entroncar esses Lemos, que existem em Estremoz desde, pelo menos o séc. XV, documentados e não pelo que dizem os nobiliários. Encontrei-os Fidalgos, Cavaleiros e esturricados nas malhas da Inquisição. São todos dos mesmos? se calhar até são, uns mais azarados do que outros.
Marta, não sei se faz genealogia há muito tempo, mas lembre-se sempre que em genealogia não existem coincidências, as suposições podem nascer enquinadas, as histórias de família são para ter conta, mas requerem confirmação. Tente ir ao Arquivo Distrital de Évora, está lá toda a documentação que precisa. Vai mergulhar num núcleo documental que cativa e apaixona, diante de si vão passar antepassados, nas suas misérias e fortunas, ricos e pobres, fidalgos e plebeus. A genealogia não está ao alcance dos dedos, como as páginas amarelas. Se se ficar por aqui perde todo um Mundo.

Abraços

NB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36577 | martamcl | 27 fev 2003 14:13 | Em resposta a: #36550

Caro NB,

De facto, e como lhe escrevi no texto anterior as histórias de familia e as chamadas coincidências requerem confirmação, não percebo de genealogia mas não sou parva! Estou a ver quando é que consigo ir até Pavia onde nasceu o meu avô e o meu bisavô, e a Évora, muito obrigado pela sugestão como pouco percebo disto, (mas já estou um bocadinho viciada!) a sua sugestão vale ouro! As minhas 32 semanas de gravidez não ajudam muito! mas como gravidez não é doença, já tenho alinhavada uma ida a Pavia na próxima semana para ver o que é que encontro.

Abraços
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36585 | quintadoloureiro | 27 fev 2003 16:44 | Em resposta a: #36511

Caro Nuno Borrego

Muito obrigado pelas informações, que são preciosas.
Realmente o erro é meu, de que peço desculpa, ao ler numa cópia pouco nítida, Avós em vez de Avis. Agradeço-lhe a rectificação.
Agradeço-lhe também a rectificação que me faz em relação ao casamento de Cosme Varela Pereira da Gama Lobo, casado com Joana de Abreu, pois na cópia que tenho das árvores de costados o nome mencionado é Cosme Varela Pereira Lobo da Gama, casado com Jerónima de Abreu.
Nesta mesma árvore de costados José António de Lemos é casado com Maria Paula Rita de Araújo, de Tancos.
Mais uma vez obrigado,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36587 | quintadoloureiro | 27 fev 2003 16:51 | Em resposta a: #36523

Caro António

Agradeço muito que me envie a cópia. o meu e-mail é quintadoloureiro1 arroba sapo ponto pt ou se preferir Quinta de Santo António, 2150-172 Golegã.
Muito obrigado e cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36591 | quintadoloureiro | 27 fev 2003 16:58 | Em resposta a: #36545

Cara Marta

A Nica gostaria de falar consigo directamente. Se quizer pode enviar o seu contacto para o meu e-mail, que é quintadoloureiro1 arroba sapo ponto pt.
Parabéns pelo seu bébé que deve nascer mais ou menos na mesma altura do nosso.

Zé C C

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36596 | alentejo | 27 fev 2003 17:17 | Em resposta a: #36585

Caro José de Castro Canelas,

Estou a arranjar outros elementos, colhidos em proc. do santo ofício, paroquiais, etc., bem como outros do prof. Arantes e Oliveira. Para além desta linha exitem outras, sendo a primogénita aquela usou os apelidos Gama Lobo Pimentel, da qual existe muita descendência, onde se conta, se não estou em erro, D. Isabel, Duquesa de Bragança, através do Gil de Borja de Macedo e Menezes.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36599 | quintadoloureiro | 27 fev 2003 17:22 | Em resposta a: #36523

Caro António

Esqueci-me de dizer que caso me queira enviar as cópias pelo correio peço-lhe o favor de mas enviar à cobrança.
Tem algum parentesco com o Coronel Nuno Bivar?

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36608 | A.Godinho | 27 fev 2003 19:43 | Em resposta a: #36497

Caro José de Castro Canelas

Aqui vai mais alguma informação.

D. Rosa Lúcia Varela, filha de António Soeiro de Brito e de Joaquina Maria Varela, foi baptizada na Casa Branca em 1.5.1792 sendo padrinhos Joaquim José Cordeiro de Matos Zagalo e Januária Inácia de Brito, sua tia. Casou primeiro em Casa Branca a 13.7.1808 com o Capitão Joaquim José Varela de Leão, filho de José Varela e de Ângela Maria da Silva, sendo padrinhos o Capitão-mor do Vimieiro António Cordeiro Galam e seu filho Joaquim Cordeiro Galam. Casou segunda vez com o Coronel António de Lemos Zagalo de Carvalhal e Caldeira da Gama Lobo, de Sousel, filho de José António de Lemos da Gama Lobo Pimentel e de D. Maria Paula Rita de Araújo.
Tenho a ascendência pela parte Brito (do António Soeiro de Brito) estudada, constando do título de Britos (do Vimieiro, descendentes de Manuel de Brito e de Maria Banha) de um estudo meu.
A D.Inês Cândida Doroteia Xavier da Costa de Brito Godinho, ascendente de seu sogro Bernardo de Lemos Sá Nogueira, era destes mesmos Britos, por ser filha de João Godinho Mexia, filho do Governador de Póvoa e Meadas João Godinho Mexia de Carvalho e de D.Catarina de Brito (filha de Manuel de Brito e de Isabel Carrasco e neta de Manuel de Brito e de Maria Banha).

Os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36619 | magalp | 27 fev 2003 20:44 | Em resposta a: #36535

Caríssimo Nuno

Lembro-me do meu Pai citar (com muita reverência)uns Lemos de Condeixa, como "gente de primeira", o q. significaria uma família da 1ª Dinastia.
Salvo erro, a eles peretenceria uma tia afim, muito distinta, D. Maria da Conceição de Meirelles Coutinho Garrido, da Casa do Arco de Almedina, Coimbra, tb. ligado aos Taveiro e Santar.

Que ligação tem estes Lemos, ditos de Condeixa, com os da Trofa, que tanto por aqui discutem?

Grande abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36625 | alentejo | 27 fev 2003 21:59 | Em resposta a: #36619

Caríssimo Manuel Maria,


Parece-me que essa Senhora pertencerá à linha que consta no final do vol. I (pág. 590-591), da DDJoãoII, como descendente do Duque D. Raimundo.

Ora assim sendo aparece um José Guedes Coutinho Garrido de Meireles, c.c. D. Tomásia Adelaide Tudela da Fonseca Cabral, nat. de Castanheira do Campo, filha de José Caetano da Fonseca Cabral de Mesquita e Lemos e de s. m. D. Francisca Tudela de Castilho (para a ascendência e descendência destes cf. Cabrais da freguesia de Nabais, do TCOR Sacadura Falcão, pág. 204 e seguintes). Destes foi filho, entre outros:

Pompeu, c.c. D. Maria da Conceição Pereira de Lacerda e Lemos, natural de Condeixa, filha de Manuel Pereira Ramos de Azeredo Coutinho Ramalho, de Lisboa, e de sua mulher D. Maria da Conceição de Lemos Pereira de LAcerda. Esta Maria da Conceição, consta no Gayo, vol.VI, pág. 349, § 27 - Lemos dos Olivais e Vale Formoso, começando o genealógico num Jorge de Lemos, cuja filiação ignora mas q admite poder ser filho de João Gomes de Lemos, remento para o § 4 N.º 17 deste Título).

Numa busca rápida foi o que consegui.

Forte Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36704 | quintadoloureiro | 28 fev 2003 14:47 | Em resposta a: #36608

Caro António Godinho de Carvalho

Obrigado pelas novas informações que me dá e que considero muito úteis.
Onde poderei arranjar uma cópia do seu estudo sobre os Britos?

Obrigado e cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36705 | quintadoloureiro | 28 fev 2003 14:50 | Em resposta a: #36596

Caro Nuno Borrego

Muito obrigado pelas novas informações.
Cumprimentos,
José de Casro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36712 | abivar | 28 fev 2003 15:44 | Em resposta a: #36599

Caro José:

Tenho recebido inúmeras contribuições por correio para este meu “hobby” da genealogia! seria incapaz de lhe mandar o que quer que fosse à cobrança; tenho muito gosto neste intercâmbio e, neste caso, de facto, a maneira mais prática talvez seja fotocopiar as árvores que tenho e mandá-las por correio “não-electrónico” (o que os americanos chamam “snail mail”); antes ainda vou tentar mandar-lhe um ficheiro Word com os “scannings” das árvores.

O Coronel Nuno Bivar é meu parente bastante afastado (os antepassados comuns mais próximos são o casal “fundador” das famílias Bivar Weinholtz de Faro e Portimão, Frederico Jacob de Weinholtz e D. Feliciana Teotónia de Bivar Albuquerque e Mendonça, meus sextos avós através de uma filha de quem eu descendo por varonia e duplamente quintos avós do Coronel Nuno Bivar, descendendo ele duas vezes de uma neta desse casal, através duma outra filha). Em contrapartida, e apesar da diferença de idades, sou muito amigo do irmão dele, Frederico, que festejou há pouco tempo os seus jovens oitenta anos; nessa altura encontrei toda a família desse ramo.

Falando em parentescos, pela sua morada e nome, devia ser parente muito próximo (irmão?) do meu saudoso amigo Jorge Canelas; mais uma razão, se fosse preciso, para ter muito gosto em colaborar consigo.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36713 | nrleite | 28 fev 2003 15:44 | Em resposta a: #36625

Caros Manuel Maria Magalhães e Nuno Borrego

A ligação do Jorge de Lemos ao João Gomes de Lemos está aqui na base de dados. Alguém a deu como certa.

Dos Lemos de Condeixa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=51689) descendem, entre outros, os Viscondes de Juromenha, os Viscondes do Real Agrado, o 5º Marquês de Soydos e os Taveiro/Santar.

Tenho em casa a ligação destes Lemos Pereira de Lacerda com a familia Lemos de Faria Pereira Coutinho (do 52º Bispo de Coimbra).

Lembro-me de, em conversa com alguém dos "Real Agrado", me ter sido dito e demonstrado que descendem também dos Lemos da Trofa. Tenho ideia, também, de ter lido isso algures. Vou vasculhar.

Um abraço
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36715 | abivar | 28 fev 2003 15:48 | Em resposta a: #36547

Cara Marta:

Vou-lhe mandar um ficheiro Word com “scannings” das árvores que lhe interessam; no próprio e-mail vou fazer alguns comentários acerca desta questão. Se houver algum problema, depois diga-me; posso também mandar-lhe fotocópias pelo correio normal.

Parabéns pela criança!

Um abraço e cumprimentos à família,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#36883 | magalp | 01 mar 2003 22:13 | Em resposta a: #36625

Caríssimo Nuno

Muito obrigado pela pronta indicação. Na verdade cuidava só figurarem DDJ pelo marido... bem q. me enganei!
Pelo q. li, era muito, muito arriba!
Lembrei-me depois q. tinha uma irmã - Tia Rurru - distintíssima. Alta, seca, muito amável e distante, tipo principesco. Viúva dum figurão que fora 1º ministro na 1ª República, Pimenta de Castro, creio eu.

Abração
MM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#78719 | carro | 04 dez 2004 13:43 | Em resposta a: #36312

Cara Marta,

O meu nome completo é Filipe Cardoso de Lemos Carneiro de Almeida, minha mãe e prima direita de seu pai Francisco. Meu pai por sua fez tambem e primo de sua mãe pelo lado Megre.

Cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#85692 | jobe00 | 06 mar 2005 22:44 | Em resposta a: #36625

Meu caro Nuno
Como entrei no defeso, voltei aos papeis! Quanto aos Lemos de Condeixa tenho vasta documentação - Casa da Formoselha (Pimenteis de Almeida de Pereira do Campo) e sobretudo o azeite das Senhoras Catanas que deu para fazer aquele Palácio!!
Está à disposição.
Quanto aos Lemos, tem alguma ideia de um Diogo de Lemos que terá passado à Madeira no último quartel do Se. XV?
Muito grato,com um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#137792 | Conde | 20 dez 2006 16:00 | Em resposta a: #78719

Por acaso é parente dos Simões de Almeida? Tem mais sobre a sua ascendência do que está no genea?
Feliz Natal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#275943 | joaocampos | 07 mai 2011 19:10 | Em resposta a: #36413

Autor:JDAC
Minha senhora
Na sua mensagem de 25-o2- 2oo3 diz que é neta de Francisco de Almeida Cardoso de Lemos,o meu trisavô chamava-se Jacinto Anselmo de Almeida Cardoso Coutinho,a filha,minha bisavó chamava-se Maria José de Almeida Cardoso Coutinho,mais tarde mudou o apelido e pssou a chamar-se Maria José de Almeida Cardoso Moniz eram de Castelo Melhor-Vila Nova de Foz côa.Eu queria saber mais sobre os de Almeida Cardoso;será que me pode ajudar?
Muito grato
João Damasceno de Azevedo e Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#275968 | JC | 08 mai 2011 00:15 | Em resposta a: #275943

Caro confrade João Damasceno de Azevedo e Campos

Parece-me difícil que haja ligação dos seus Almeida Cardoso aos Almeida Cardoso de Lemos tratados neste tópico. Estes provêm de uma senhora Almeida que se casou no início do séc. XX com um senhor Cardoso de Lemos (nome composto com algumas gerações), que têm origem na zona de Mora.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#275974 | joaocampos | 08 mai 2011 07:47 | Em resposta a: #275968

Autor:JDAC
Caro José
Postas as coisas dessa maneira sou obrigado a concordar consigo.
Bom dia e obrigado
João

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#414715 | mlemos18 | 16 mai 2019 09:37 | Em resposta a: #36312

Eu chamo me Martim Cardoso de Lemos mas nós aceitamos usar apenas Lemos pois Cardoso de Lemos é muito comprido. Obrigado pelo interesse na minha família!

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso de Lemos? Ascendência?

#440787 | A. Oliveira | 30 abr 2022 23:07 | Em resposta a: #36312

Procuro informação que permita identificar um tal JOÃO CARDOSO DE LEMOS, proprietário, morador em Vila Nova de Anços que em 1910 e 1911 foi padrinho de baptismo de duas crianças nascidas em Soure e em Figueiró do Campo, no mesmo concelho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 18:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen