Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#35845 | jorge a soirefmann | 18 fev 2003 15:43

Procuro informações genealógicas sobre as famílias dos proprietários (e de seus conjuges)das cerâmicas de Massarellos e Miragaia, Porto, tais como Rocha Soares, Rocha e Souza, Borges, Lima, Pereira, Sá, Silva. Já conheço as informações contidas no Álbum da Exposição da Cerâmica de Massarellos e em trabalho de Vasco Valente, mas gostaria de saber se existe algum trabalho genealógico mais completo nesse sentido ligando as ditas famílias, especialmente quanto ao relacionamento entre si. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#35890 | nspina | 19 fev 2003 00:40 | Em resposta a: #35845

Caro jorge a soirefmann,
Ainda que sob risco de estar a intervir injustificadamente, remeto-me a um seu anterior tópico 'Borges-Cidade do Porto', em que relevei a participação de Vasco Briteiros que, em referência ao Cap. António José Borges, o apresenta como natural, não do Porto, mas de S.J.Capeludos, concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distr. Vila Real.
Pessoalmente interessam-me as famílias Borges e Sousa, justamente em ramos presente ao longo de várias gerações no concelho de VPA, embora as freguesias em que os 'meus' ramos estejam presentes sejam sobretudo as de Parada Monteiros e S.Salvador de Telões. Será que nas suas pesquisas encontrou algum possível entroncamento com estes Borges e Sousa ? Agradecendo todas as informações, disponibilizo desde já os (porque incipientes, parcos)dados de que disponho.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina - 19/02/03

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#35916 | Isabel Aboim | 19 fev 2003 14:23 | Em resposta a: #35845

Caro Confrade:
Relativamente às famílias que citou só conheço realmente o que consta no trabalho do Dr. Manuel Leão. No entanto, relativamente á mais antiga fábrica de cerãmica de Gaia - A Fábrica do Fôjo que ainda se encontra em laboração, pode encontrar toda a descendência do seu sócio fundador- Joaquim António Lopes no livro " Os folhadella" que contém todo um capítulo relativo a estya família.
Os meus cumprimentos.
Isabel Aboim
Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#35925 | jorge a soirefmann | 19 fev 2003 16:16 | Em resposta a: #35890

Caro Nuno
O Cap. Antônio José Borges foi meu pentavô e os dados que disponho sobre o mesmo foram os levantados pelo Sr. Briteiros. Ele foi casado com Mariana da Conceição da Rocha e Sousa, filha do Cap. Antônio de Sousa Lima e Francisca Luiza da Rocha. Mariana era irmã de João da Rocha e Souza, que foi proprietário da cerâmica de Massarellos. Ao que me consta os pais de Mariana eram (não sei se nascidos ou residentes) na Freg. de São Salvador de Sabadim, Viana do Castelo. Antônio José Borges e Mariana viveram na Freg. de Miragaia, Porto. Tenho muitas informações sobre a descendência de dois filhos do casal que emigraram para o Brasil, o restante ainda busco informações. Se tiver algo que possa se referir a essa família tenho interesse. Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#35972 | magalp | 20 fev 2003 00:10 | Em resposta a: #35845

Caro Jorge A Soirefmann


Creio q. quem poderá ajudá-lo na sua pretensão, é o Dr. A. Silva Dias, descendente dos antigos proprietários da Fab. de Massarelos.
Coleccionador muito dedicado às cerâmicas, conhece, naturalmente, bem o seus antecessores.
Bom conversador, muito amável, estou certo de que o atenderá com facilidade.
Pelo 118.pt vi q. o seu telefone é 22 600 6524.
No Porto, Rua Albeto Aires de Gouveia.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#36031 | jorge a soirefmann | 20 fev 2003 18:11 | Em resposta a: #35972

Agradeço as respostas ao tópico que apresentei. Cordiais Saudações. Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#36050 | magalp | 20 fev 2003 22:38 | Em resposta a: #36031

Caro confrade

Retiro o oferecimento q. fiz um tanto abusivamente, confesso, ainda que bem intencionado.
Na verdade, a pessoa q. indiquei não está em posição de ser abordada por telefone, ou meio semelhante, para responder a "inquéritos" ditos comerciais, culturais, politicos, recreativos, ou outros q. sejam. Isto é, não suporta abordagens de pessoas que não sejam das suas relações.
Fica portanto sem efeito o meu oferecimento (admito q. precipitado) dos conhecimentos de outrem.
cmptos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familias - Cerâmicas Masarellos e Miragaia

#36084 | jorge a soirefmann | 21 fev 2003 11:38 | Em resposta a: #36050

Caro Magalhães
Agradeço novamente a sua intenção e, certamente atenderei sua recomendação de não importunar essa pessoa, ao que parece tão ciosa de sua importância. Eu, de minha parte, sem querer fazer comparações de nenhum tipo, gosto de trocar informações pois creio que é um processo que engrandece ambas as partes, no mínimo para ter a satisfação de ajudar alguém. Um abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen