Família Figueiredo Sarmento

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Figueiredo Sarmento

#34268 | PinheirodeCampos | 28 jan 2003 12:13

Alguém me pode ajudar, para além das fontes impressas, com mais alguns dados desta família à qual pertenço e que estou em vias de publicar o estudo que ando a realizar há já 6 anos?

Desde já o meu agradecimento

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#36926 | franfigueiredo | 02 mar 2003 15:31 | Em resposta a: #34268

Oi Filipe !!
Também estou procurando dados sobre a família Figueiredo. Meu Avô Antônio Figueiredo era Filho de José Ferreira de Figueiredo e Maria Emília de Jacob e minha avó Francisca Maria da Conceião era filha de José Simeão da Cunha Reis e Paulina da Conceição.
Estou iniciando minhas pesquisas e peço sua ajuda.
Franfigueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#66462 | Gil Campilho | 02 jun 2004 16:59 | Em resposta a: #34268

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Como provavelmente existem várias famílias Figueiredo Sarmento, gostaria de saber se se está a referir a família transmontana, de Vinhais ou Bragança.

Se assim for talvez tenha alguns elementos pois uma de minhas trisavós pertencia a essa família.

Com efeito, meu trisavô António Aníbal da Silva Barreto de Moraes Sarmento Campilho, sr. da casa da Corujeira, em Vinhais, casou com sua prima D. Maria da Glória de Figueiredo Sarmento, nª a 22.10.1836, em Vinhais, filha de José Manuel de Figueiredo Sarmento e mulher D. Francisca Benedita da Silva Madureira e Castro; neta paterna de Bernardo Baptista Teixeira de Figueiredo Sarmento, nº a 8.12.1772 em Vinhais, e sua mulher D. Maria Angélica Ferreira Sarmento Pimentel, nª em Chaves; 4ª neta de Francisco Xavier de Moraes Sarmento ou Ferreira de Moraes, capitão de cavalaria na guerra da Santa Aliança e de sua mulher e prima D. Joana de Figueiredo Sarmento, (filha de Francisco da Silva Barreto, fidalgo da C.R., e mulher D. Perpétua da Rocha de Figueiredo Sarmento)

Caso entenda que se trata da família que lhe interessa poderemos trocar mais informações pois, nesse caso, o estudo que referiu seria de enorme interesse para mim.

Com os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#66539 | PinheirodeCampos | 03 jun 2004 12:52 | Em resposta a: #66462

Caro Gil

Muito obrigado pela sua mensagem. Na realidade os FS são imensos e consegui já ligar os ramos de Bragança, Vinhais, Chaves, Rio de Fornos, Moncorvo, Miranda, Vimioso, Vinhas, Parada, Suçães, Mirandela...enfim...uma infinidade deles.

Claro que tenho o maior interesse por essa sua antepassada ser dos nossos FS e oriundos do velho Francisco de Figueiredo com Catarina Sarmento, senhores de Capela na Igreja de Santa mariua onde estão sepultados e que ainda hoje nos pertence. As ligações são imensas com Morais, Pimentel, Tenreiro, Mello, Doutel, Almeida, Carmona e Lima, entre outros.

É um trabalho árduo mas agradável.

Caso possa contactar-me o meu mail é luisfc@netc.pt.

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#66572 | JJML | 03 jun 2004 18:22 | Em resposta a: #66539

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Como recém chegado a estas lides, fiquei muito interessado em saber se chegou a publicar o seu estudo. De acordo c/ manustrito deixado pelo meu Avô Materno, também possuo ligações à familia Figueiredo Sarmento, cujos nomes abaixo descrevo, no entanto se me poder dar alguma achega agradecia.

Manuel de Faria e Figueiredo Sarmento, que nasceu a 10/11/1658 nos Cortiços, Macedo de Cavaleiros e foi o 2º Morgado do "Vaso de Ouro" em Bragança casou c/ Mariana Lemos Alcoforado de Meneses e Távora (filha de Manuel da Cunha Pinto Alcoforado e Lemos, que nasceu a 17/05/1635, nos Cortiços e que casou c/ Mariana de Faria Meneses e Távora), era filho de Manuel de Faria Figueiredo Borges da Rocha que nasceu a 09/05/1624 em Bragança e morreu a 18/08/1667, instituiu o Morgado do "Vaso de Ouro" no ano da sua morte (1667), foi FCR e COX, Mestre de Campo de um terço de Infantaria auxiliar, Governador de Castelo Bom, Castelo Mendo e Bragança durante as guerras da Aclamação, casou em 1654 c/ a sua prima, Ana Maria de Figueiredo Sarmento, natural de Bragança (filha de Baltazar Borges de Sequeira, natural de Mirandela, FCR, Governador de S. Tomé e Ouvidor da Ilha do Principe, casado c/ Maria de Figueiredo Sarmento, natural de Bragança).

Também fiquei muito interessado nas familias Doutel, Almeida e Carmona.

Agradeço antecipadamente toda a ajuda que me possa facultar.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#67643 | PinheirodeCampos | 16 jun 2004 12:45 | Em resposta a: #66572

Caro João

O trabalho é imenso e como tal veremos quando ficará quase (!) concluído. Muito gostaria ainda para este ano.
Parece então que somos parentes!!
Caso possa contacte-me para luisfc@netc.pt

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#67651 | rgc | 16 jun 2004 13:50 | Em resposta a: #67643

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Há já bastante tempo que tive a grata satisfação de me enviar informações sobre alguns ascendentes de meu neto Francisco Amaro Veríssimo Rafael Carvalho, pela mãe ( minha nora ) nat. da freg. de Mascarenhas.

Agora torno a entrar em contacto consigo e indirectamente com outros confrades transmontanos ou que estudem famílias desta província que me é tão querida, que ao lerem esta mensagem se disponibilizem dar-me alguma ajuda.
Irei usar a num.ção Soza Stradonitz, para mais fac. e de comunicação:

1-Francisco Amaro Veríssimo Rafael Carvalho, nasc. em Setúbal aos 6.7.1998.

2-Manuel Amaro Teixeira Colaço Rafael Carvalho

3-Carlota Beatriz Veríssimo, nat. de Vale Bom .freg. de Mascarenhas-Mirandela-nasc. a 3.1.1954 cc Manuel Amaro Teixeira Colaço Rafael Carvalho- aos 8.1.1994.

6-Francisco dos Santos Veríssimo n. da freg. de Mascarenhas n.28.2.1921 e fal. em Luanda 16.12.1970

7-Maria Amélia Pires, nasceu aos 11.10.1920 ,em Vale Bom dos Figos-Mascarenhas.


12-José Augusto Veríssimo-nat. freg. de Mascarenhas n. 7.4.1880

13-Maria Teresa - de Vale Bom dos Figos-Mascarenhas

14-Manuel Joaquim Pires -de Gradíssimo. Fal a 5.4.1949

15-Beatriz Dos Anjos Morais-nasc. aos 21.3.1891, freg. de Mascarenhas

24-Bríssimo António de Moraes (já expliquei tal dif. entre os MoraIs e MoraEs)
Nat. de Valbom, nasc. aos 18.4.1853.

25-Angelina de Jesus , nat. de Guribanes-Mascarenhas nasc. a 17.12.1861

26-João Cabreiro, de Gradíssimo

27-Ana da Conceição

28-Francisco Maria

29-Espreciosa d'Anunciação

30-José António DE( assim está reg.º) Moraes -lavrador .

60-Manuel José.

61-Francisca Teresa.

62-José Justiniano.

63-Angelina dos Anjos.

31-Maria do Espírito Santo (lavradora ). Eram prop. rurais.

48-Álvaro José de Moraes freg. de Mascarenhas.

49-Fábia Emília -nat. do Vale Benfeito.

50-José Inácio de Sousa

51-Maria Antónia Alves-nat. de Guribanes-Mascarenhas.

96-José António-freg. de Mascarenhas

97-Ludovina Maria-freg. de Mascarenhas.

98- José Carvalho -do Vale Bemfeito

99-Maria Luzia-do Vale Bem Feito.

100-José Vicente de Sousa.

101-Maria dos Santos.

102-Manuel Alves.

103-Francisca de Jesus.

Por enquanto, é tudo o que sei da asc.ª materna do meu neto Francisco.

Ficarei muto grato a quem souber informar-me sobre esta gente.Ou famílias a que possam estar ligados.Sei que em algumas linhas foram lavradores abastados, mas que foram decaindo. E houve uns de alcunha "Os Sortes "da freg. de Macedo de Cavaleiros.

Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#68409 | ACampilho | 25 jun 2004 21:52 | Em resposta a: #66462

Caro Gil Campilho
Tenho contactado várias vezes com seu pai dr.Nuno de Moraes Campilho, a quem recentemente enviei cópias do Processo de Justificação de Nobreza e Carta de Brasão de Armas de 16 Maio 1777, do dr António Caetano de Moraes Campilho, (T. do Tombo).
.
Tenho apreciado muita as suas contribuições, êste ano no Genea, sobre os vários ramos de sua família..
Temos troncos comuns quer pelos Figueiredo Sarmento quer pelos Moraes Campilho
Minha mãe D.Ana de Moraes Campilho, recentemente falecida, n.em 5.10.1904 em Mogadouro, frequentou o Liceu de Bragança com seu avô dr PedroVicente de Moraes Campilho, n. em 1903 em Montalegre, um ano mais velho. A avó paterna dela, D.Amália Joaquina Sarmento de Figueiredo, n. em casa brazonada em Limãos (Macedo de Cavaleiros) em 23.5.1821, pertencente aos Figueiredos Sarmentos, morgados de Rio de Fornos.
O casal , D.Perpétua de Figueiredo Sarmento e seu marido Francisco da Silva Barreto, Fidº da C.R. por alvª de 23.8.1702, ambos de Vinhais, eram 7ºs avós meus e de seu pai .
Se estiver interessado posso enviar-lhe a árvore com os 2 ramos derivados daquele tronco comum dos Figueiredo Sarmento que interessam às nossas famílias.
Um abraço
Alberto Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#68612 | desousaj_99 | 29 jun 2004 22:03 | Em resposta a: #66539

Dear Filipe:

I have been trying to search for my wife's genealogical background in the conselho of Miranda do Douro, specifically the parishes of Ifanes, Miranda do Douro and Malhadas.

Surnames that I am researching are Fernandes, Raposo, Joao, Esteves, Luis, Alves and Pires.

In your family tree branch that passes through Miranda do Douro noted in your message above have you come across any of the above names that I am researching.

I apologize for writing in English, but my written Portuguese is horrible. Please feel free to write back in Portuguese as I can read the language.

Thanks in advance.
Joao Miguel Coimbra de Sousa
Toronto, Canada

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#69386 | gmg | 12 jul 2004 00:12 | Em resposta a: #34268

Exmo Sr.,

Sabe dizer-me onde posso encontrar informações Genealógicas sobre a Família PINHEIRO de Vale de Telhas, concelho de Mirandela, da Casa da Fonte?

O que procuro é descobrir a Ascendência do Padre ANTÓNIO PINHEIRO, b. 1706, filho de Miguel Pinheiro e de Maria Borges.

Estes Pinheiros, estão tratados no livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS?

Atenciosamente,

Luís MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#69595 | Gil Campilho | 14 jul 2004 17:40 | Em resposta a: #68409

Caro Engº Alberto Campilho Gomes,

Agradeço as suas palavras e estou plenamente ao corrente dos contactos que tem tido com o meu Pai. Sei também do valioso contributo que deu ao nosso primo Francisco Xavier de Moraes Sarmento para a obra "Famílias Transmontanas" e que, aliás, o próprio autor muito justamente refere.

No que concerne à árvore que referiu é claro que muito agradeceria se fizesse o favor de ma enviar, é que estou a tentar ordenar e completar os elementos que meu Pai e meu Avô foram recolhendo.

Caso me queira contactar por e-mail, aqui fica o meu endereço: gcampilho@hotmail.com

Um abraço

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#313480 | MMSC | 11 set 2012 21:21 | Em resposta a: #69386

Amigos,

Pesquisando sobre Pedro Joaquim de Castro Correa e Sá, em livro de Moysés Marcondes, Documentos para a historia do Paraná:
recolhidos e annotados por Moysés Marcondes, Archivo de Marinha e Ultramar (Portugal), Lisbon (Portugal). Biblioteca Nacional. Secção ultramarina, 1923, pela Typographia do Annuario do Brasil, encontrei transcrição de uma carta do pesquisado em que faz alusão de seus avoengos em petição para assumir cargo de Capitão General do Paranaguá. Tal ocorreu quando da primeira tentativa de criação de uma terra Paranaense separada de São Paulo, por volta de 1811, e lá Pedro Joaquim apontou seu serviço cono ajudante de ordens de Sebastião Xavier Cabral da Veiga da Câmara, declarou ser Terceiro Neto de Salvador Correa de Sá, Governador e General do Rio de Janeiro, bem como Segundo Neto do dito Manoel Figueiredo Soares Sarmento. Do último referido nada sei e assim fiquei por nada encontrar a seu nome. Alguém poderia me passar ajuda com o nome, me dar direções ou mesmo sugerir algum parentesco para um estudo? Já ouviram falar do referido ou dele sabem alguma coisa? Por favor, rogo por seus conhecimentos.

A qualquer coisa, desde já, muito agradecido,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#313532 | Samuel C O Castro | 12 set 2012 18:38 | Em resposta a: #313480

Prezado Matheus,

Sobre o Pedro Joaquim e seus avoengos, conforme sua citação acima e na carta mencionada. Se puderes fazer a gentileza de citar os dados completos dos avoengos dele, fico-lhe muito grato.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#313551 | MMSC | 12 set 2012 22:38 | Em resposta a: #313532

Caro Samuel,

Tudo que tenho dele é que declarou ser terceiro neto de Salvador Correa de Sá e bisneto de Manoel Figueiredo Soares Sarmento. Do Manoel não tenho absolutmente nada, só que é pai de Dona Luiza Maria de Figueiredo, nascida em Pencova, Coimbra, falecida no Rio em 1765, casada com Thomé Gomes Moreira, Capitão Sesmeeiro e primeiro povoador de terras em São João Marcos e Rio Claro, Província do Rio de Janeiro. Pedro Joaquim foi descrito pelo nosso amigo Nazareth em outra mensagem, que passo aqui para ti. O avô Thomé foi achado em artigo de Carlos Barata no CBG e que passo o aqui também o link.

Pedro Joaquim nasceu em NS da Conceição do Rio Grande(RS),então pertencente ao Bispado do RJ
- Casado 1ºcom Ana Maria Joaquina de Menezes
- Casado 2ºLx Santa Isabel 7º,11 23/12/1786, com Maria do Carmo de Menezes Peleja Souto Maior n,.LX/Santos os Velhos .Filha de Vasco Coutinho de Menezes e Catarina Agueda Dorotea Peleja Soutomaior
- Casado 3º com Maria do Resgate Franco Correa da Silva
Teve de Perpétua Rosa da silva seu único filho,legitimadopelo Desembargo do Paço e verba testamentária
1-1- Salvador Correa de Sá casado 1º com Ana Joaquina de Mello Froes e casado 2º com Emerenciana Joaquina da Silva.
in BNRJ Manuscritos-Documentos biográficos de Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

Tomé Gomes Moreira (Capitão) casado com Luiza Maria de figueiredo n.Freg.Penacova, bisp.Coimbra e falecida RJ Sé-Cadetral 10-6-1765 c/testamento. Livro em uso pg.141. Pais de:
1-1-Maria Josefa de Oliveira c/1ºc/Pedro de Araújo Pereira e casada 2ºc/Sebastião José Costa
1-2-Pedro Gomes Moreira falecido antes de 10-06-1765c/c/Ana Josefa de Castro

Link do artigo: http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_s_05.html

Creio já termos falado alguma vez antes, infelizmente, é tudo o que tenho. A comprovação que tenho de sua ligação com o dito Manoel e com Salvador vem da carta transcrita por Marcondes. Sei que é pela avó paterna que descende de Manoel, já que ele explicita isso como "segundo neto, por via paterna". O Figueiredo também denuncia.

Muito obrigado pela resposta, desdé já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo Sarmento

#313569 | Samuel C O Castro | 13 set 2012 14:21 | Em resposta a: #313551

Prezado Matheus,

Muito obrigado pelas informações.

Sim, já havíamos trocado informações no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=279552&fview=e . E, ali, em minha mensagem de 26-06-2011, nada tenho a acrescentar além do que já informei.

Infelizmente, ainda não consegui avançar nas ligações desses Castro Correia e Sá com os demais Castros de minha base.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Família Figueiredo Sarmento

#422968 | adorinda | 06 abr 2020 15:33 | Em resposta a: #34268

Caro Filipe Pnheiro de Campos
Esta sua mensagem, em que refere que está a estudar os Figueiredo Sarmento já tem alguns anos. Possivelmente já publicou o seu trabalho. Um livro? Poderei compra-lo? Estou a investigar uma figura dessa família, Domingos António Gil de Figueiredo Sarmento, que se notabilizou nas Guerras Napoleónicas e na Revolução Liberal de 1820 no Porto. Era filho de Dona Rita Vicência de Figueiredo Sarmento, de Mofreita, Vinhais e do dr Domingos António Gil de Moimenta, Vinhais. Casou com Dona Mariana Vitória Gil e veio a falecer na Quinta da Rica Fé em Bragança, reformado no posto de Brigadeiro. Mas tenho muitas lacunas a preencher. Que descententes teve? Ainda tem descendentes vivos?
Admitindo que o amigo tenha parentesco com este distinto militarttalvez me possa facultar informação ou, melhor, indicar fontes onde possa recolhe-las.
Cumprimentos
Adorinda Pires de Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Figueiredo Sarmento

#423012 | mtt | 08 abr 2020 14:55 | Em resposta a: #34268

Caro Filipe
Esperando que ainda vá a tempo de contribuir para o estudo que no início deste Tópico menciona, aqui lhe faço chegar o sumário de um documento que talvez desconheça:
Notariais de Vila Real, 1.º ofício, livro 074, imagem [139]:
---------------------------------------------------------------------------
[139] – 21.Out.1821
Dote de casamento e contrato esponsalício feito entre os Ilustr.mos e Ex.mos Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, COC e FCR, Tenente General dos Exércitos de SAR e Governador das Armas desta província, e Dona Caetana Josefa de Figueiredo Sarmento, da Quinta e Casa de São Jorge [Favaios], a seus filhos os Ex.mos António Correia de Castro e Sepúlveda e Dona Maria Josefa Teixeira de Figueiredo Taveira, na forma abaixo.
Ass. José Filipe Chaves, tabelião; Dona Caetana Josefa de Figueiredo Sarmento; Dona Maria Josefa Teixeira de Figueiredo Taveira; Martinho José Teixeira Homem, como procurador; José Teixeira de Barros Carneiro e Azevedo, de Sanfins, tutor da outorgante esposada; Francisco António de Araújo Borges Teixeira Chaves, de Aregos, tenente-coronel do regimento da cidade de Bragança; Manuel António de Figueiredo Sarmento; António Pinto de Queirós Sarmento Guedes; Bento Pinto de Queirós Serpe Sousa e Melo; Frei Francisco de Queirós Sarmento; Francisco Xavier de Barros da Mesquita Pimentel; José Constantino Lobo Tavares de Sampaio, de Sabrosa.
---------------------------------------------------------------------------
Saúde e cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 08:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen