Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#34052 | insua | 24 jan 2003 15:11

Encontro-me empenhado em identificar e encontrar os descendentes da familia da minha tetravó portuguesa, pelo que agradeço a sua ajuda.

Trata-se de Maria do Amaral, presumivelmente filha de José Paulino Barreiros do Amaral (1790) de Insua, Goje, cujo assento de nascimento obtive através do Arquivo Geral do Registo Civil de Viseu.

Tenho uma dica que talvez possa ajudar: quando no verão passado passei por Insua, falei com o dono de um restaurante que afirmou existir ainda hoje em Goje uma Quinta da familia Barreiros do Amaral; também mencionou neste contexto o nome de Maria Isabel Barreiro do Amaral. Infelizmente, na altura não fui capaz de encontrar a referida Quinta que teria um portão verde.

Ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse informar sobre tudo que porventura constar sobre este assunto nesta Junta de Freguesia, assim como se me enviasse o endereço postal da dita Quinta, para eu poder entrar em contacto por correspondência com aquela senhora.

Com os melhores cumprimentos

Dipl.-Ing. Roland M. Gerls
Meerholz, Vogelsbergstr.4
D-63571 Gelnhausen/Alemanha
mailto:gerls2100@compuserve.de

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#72046 | victorferreira | 31 ago 2004 19:29 | Em resposta a: #34052

Caro confrade,

A sua pesquisa de Amarais (com ou sem Barreiros) de Gôje (ou Goije como se escrevia na altura) despertou-me o interesse.

É que estou interessado em um caso muito curioso passado pela mesma época (fins do séc. XVIII, princípios do XIX) precisamente com os descendentes de António (I) José do Amaral, da Quinta de Gôje (cc Maria Josefa, de Castendo), ancestrais da minha esposa.

Pelos registos de baptismo dos seus descendentes (por varonia):
- neto [João da Silva Laires Júnior, Ínsua, Castendo, 18/07/1827]
e
- bisneto [António (II) da Silva Laires Júnior, Casal das Donas, 30/04/1865]

descobre-se que:

- em primeiro lugar o nome "Amaral" desapareceu e aparece "Laires" caído do céu não se sabe como,

- e que - visto agora do mais recente para o mais antigo - no registo do bisneto, António (II) em 1865, o seu pai (João) e o seu avô (Francisco, faltou referir) constam como "da Silva Laires", enquanto que mais para trás, no registo do neto (João, em 1827) os respectivos pai (Francisco) e avô (o nosso António, de Gôje), são referidos como "da Silva do Amaral" e simplesmente "do Amaral", respectivamente. Em esquema:

1. António (II) da Silva Laires Júnior, Casal das Donas, 30/04/1865;
2. João da Silva Laires Júnior, Ínsua, Castendo, 18/07/1827;
4. Francisco da Silva Laires, no registo de 1; Francisco da Silva do Amaral, no registo de 2;
8. António (I) José do Amaral, da Quinta de Gôje, apenas no registo de 2.

Apenas como dados acessórios: Francisco casa com Maria Joaquina, de Peijes; João com Maria do Patrocínio; e António (II) com Eufémia de Jesus , de Esporões.

Das razões que me têm sido postas, as menos fantasiosas parecem ser:
- uma qualquer referência militar das invasões napoleónicas (1808-1812/13) que tenha deixado a sua marca no local, seja por bem seja por mal, e cujo apelido tenha sido adoptado por António ou pelo seu filho Francisco, entre 1827 e 1865. Laires e as suas variantes ortográficas e locais (Layres, Laire, Layre) é um nome francês
- um soldado português incorporado na Legião Portuguesa (napoleónica), que combateu pela Europa e tenha voltado com o nome trocado ou uma alcunha assumida, e que poderia ter sido António, ou eventualmente Francisco.
De qualquer maneira, estamos com António seguramente no último quartel de setecentos.

Outras são uma improvável origem judaica (Laires é anagrama de Israel), um toponímico qualquer (mas não conheço nada nas redondezas que tenha um nome parecido), e coisas que tais. Não há histórias familiares que ajudem a esclarecer.

Terá o Roland por acaso informações que possam trazer luz sobre esta mudança de apelido de pelo menos uma parte dos Amarais de Gôje, referida nos registos como "Quinta de Goje"? Ou sobre outros dados dos Amarais de Gôje (afinal já passou uma ano e meio desde a sua mensagem) que me possam ajudar a clarificar o panorama?

Quando voltar ao ADV e tiver mais info que possa interessar-lhe certamente que compartilharei.

Grato pela colaboração e sucesso nas suas pesquisas.
Victor Ferreira
PS.: vou enviar-lhe também para o e-mail

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#72167 | Vimpério | 02 set 2004 00:01 | Em resposta a: #72046

Olá, caros confrades
Esse tópico despertou-me curiosidade posto que os nomes citados, tanto os lugares, ouço-os desde tenra idade, como os apelidos, com os quais já "esbarrei" em pesquisas ou até convivi, são, para mim, muito familiares.
Meus avós maternos nasceram em Penalva do Castelo. Meu avô em Vila Cova do Covelo e minha avó em Castendo.
Já deparei com Barreiros e Amarais entrelaçados com Pinas. Vou rever minhas anotações para ver se o que tenho pode interessar-lhes.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo - Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#72169 | victorferreira | 02 set 2004 00:28 | Em resposta a: #34052

Dear Roland,
I am writing in English because I’ve found another topic of yours in that language.
If you have problems with reading the message in Portuguese, please make me know. I can re-write it.
Victor

Resposta

Link directo:

Amarais - Ínsua/Penalva/Gôje e arredores

#73327 | victorferreira | 17 set 2004 11:58 | Em resposta a: #72167

Caro Marcos,
A sua revisão deu em qualquer coisa? Terá encontrado alguma informação sobre os Amarais de Penalva/Ínsua/Gôje e arredores, "entrelaçados" (salvo seja!) com algum dos nossos?
Os meus melhores cumprimentos
VMSF

Resposta

Link directo:

RE: Amarais - Ínsua/Penalva/Gôje e arredores

#73396 | Vimpério | 18 set 2004 15:55 | Em resposta a: #73327

Caro Victor
Começarei a colocar, em ordem cronológica, tudo o que tenho sobre Amarais e Barreiros.
Limitar-me-ei a transcrever o que, por sua vez, foi copiado do original por uma pessoa amiga que foi ao Arquivo Distrital de Viseu e depois mandou-me o resultado.
Vale dizer que tudo o que vou colocar tem ligação com os Pinas já que esse era o meu foco. São todos registos da Freguesia de Nossa Senhora da Expectação de Vila Cova do Covelo.
Peço desculpas, antecipadamente, por não colocar no formato usual dos genealogistas pois sou, tão sòmente, um historiador com interesse por genealogia.
Vamos lá, então.
CASAMENTO
-Manoel Barreiros (s/ referência dos pais) c/ Felipa de Pina (f. de Francisco de Pina), 11/01/1688, cx 12, n. 1, fls 47.
BATIZADOS
-Manoel, b. 06/02/1689, f. de Manoel Barreiros e de Felipa de Pina (f. de Francisco de Pina), foram padrinhos o avõ e Isabel de Pina.
-António b. 14/02/1802, n. 05/02/1802, f. de José Barreiros (f. de António Bareiros e Maria do Amaral) e de Bernarda de Pina (f. de Caetano de Pina e Isabel Maria).
-Ana, b. 22/01/1807, n. 14/01/1807, f. de José Barreiros (f. de António Barreiros e Mariana do Amaral) e de Bernarda de Pina (f. de Caetano de Pina e Isabel Maria).
OBS: Transcrevi como chegou para mim. Antes apareceu Maria e agora Mariana.
-Joaquim, b. 21/03/1824, n. 03/03/1824, f. de José Bernardo Barreiros (f. de José Barreiros e Bernarda de Pina Cabral) e de Teresa de Aguiar (F. de Joaquim Pereira e Luisa de Aguiar).
-Maria, b. 10/09/1826, n. 31/08/1826, filha do mesmo casal anterior.
-Carolina, b. 02/02/1829, n. 22/01/1829, idem.
-Maria dos Anjos, b. 26/12/1832, n. 18/12/1832, idem.
OBS: José Bernardo Barreiros aparece mas comumente referido como José Barreiros.
-Delfina, b. 18/06/1835, n. 10/06/1835, f. de José de Pina Gouveia (f. de José de Pina Gouveia e Maria de Figueiredo) e de Ana do Amaral (f. de Manoel Coelho e Ana do Amaral).
Espero que tenha ajudado.
Volto a colocar mais informações em breve. Caso tenha interesse por algum batizado em especial, posso informar o número da caixa, livro e folhas, o que não fiz agora para não ficar demasiado extenso.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

Tavares de Pina / Pina Cabral - Penalva

#132293 | tfp | 26 out 2006 20:03 | Em resposta a: #73396

Caro Marcos Crespo,

Procuro dados complementares sobre a ascendência de Cristina Adelaide Tavares de Pina, que nasceu por volta de 1866 na freguesia do Castelo de Penalva, concelho de Penalva do Castelo. Era filha de António Tavares de Pina, natural de Mareco, concelho de Penalva, e de Ana Joaquina de Jesus, natural do Castelo de Penalva.

Cristina Adelaide casou em 1897 em Mangualde, e foram testemunhas o casal José de Pina Cabral e Mariana dos Santos Cabral, proprietários e moradores em Mangualde.

Sabe se existe alguma ligação entre estes Tavares de Pina e os Pina Cabral aqui mencionados ? Já ouviu falar nestes Pinas ?

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#141054 | Rosa M Amaral | 21 jan 2007 20:25 | Em resposta a: #72167

lendo as mensagens, aqui despertou-me curiosidade. Meus familiares (avos), saõ de Sezures,Penalva do Castelo. Meu pai sempre falou a respeito, da Insua, e Castendo, que havia parentes nesses lugares, e que alguns foram para a cidade do Porto, e alguns de meus tios avos, foram ao Brasil. Nas suas buscas vc encontrou algum Amaral dos que procuro??ROSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#141081 | jorgen | 22 jan 2007 01:49 | Em resposta a: #141054

Cara Rosa Amaral

Minha mãe tinha uma prima de nome Alda,casada com Euclides silva Amaral

filha de Aurelio e Ester Ribeiro, de Sesures.
Será um dos Amaral que procura.
Ao seu dispor
Jorge da Costa Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#141239 | Rosa M Amaral | 22 jan 2007 23:46 | Em resposta a: #141081

Jorge antes de mais nada muito obrigada pelo contacto. Sinto não poder dizer que é o que procuro, porque não o sei. Meu avô era caçula de 12 irmãos, nasceu em novembro de 1899, seus pais eram respectivamente Antonio do Amaral e Ana de Jesus, e avos Antonio do Amaral e Maria Rosa, agora retorno com a pergunta: será que há probabilidade? Suas informações, já as guardei. Meu pai diz que haviam muitos Amarais em Sezures, e quando estive lá a procura não achei nenhum.Se ainda com o que lhe expus puder me ajudar, agradeço-lhe muito, Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#141700 | Rosa M Amaral | 25 jan 2007 19:22 | Em resposta a: #141081

Saberia me dizer mais a respeito do sr. Euclides(pais, data nascimento). Obirgada, Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Pina / Pina Cabral - Penalva

#153362 | Vimpério | 22 abr 2007 22:22 | Em resposta a: #132293

Caro Tiago
Talvez esses Tavares de Pina tenham origem no casal Caetano de Pina Cabral (f.de Francisco de Pina e Maria Cabral, ambos naturais e moradores do lugar de Casais na freguesia de São João da Fresta) e Leonor da Costa (f. de Miguel Tavares e Maria da Costa, naturais e moradores no lugar de Casal das Donas na freguesia de Castelo de Penalva).
Caetano foi batizado em 27de outubro de 1692 na freguesia de São João da Fresta do Concelho de Mangualde. A certidão de batismo de Caetano não menciona os avós mas como tenho o casamento de Francisco de Pina e Maria Cabral posso dizer que tem por avô paterno Francisco de Pina de Vila Cova do Covelo, não menciona a avó, e avós maternos Manoel de Lemos e Isabel Antunes, moradores no ligar de Casais.
Caetano e Leonor tiveram nimerosa prole:
Maria
Francisco José
Antonia Maria
Francisco de Pina que foi casado com Rosália Martins
Rosa Maria
Francisca
Leonor da Costa e Pina que foi casada com Antonio Rodrigues
Caetano de Pina (Cabral) que foi casado com Teresa Maria de Albuquerque
José de Pina Cabral que foi casado com Maria de São Paio
Acho que houve outros filhos.
Bem, é isso. Espero ter ajudado.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Pina / Pina Cabral - Penalva

#153411 | LProjecto | 23 abr 2007 11:34 | Em resposta a: #153362

Caro Marcos,

Como reparei que se referiu, numa das suas intervenções, a gente de Casal - S. João das Frestas - Mangualde, aproveito para aqui deixar alguns nomes na esperança de que já tivesse neles tropeçado, e sobre os quais procuro qualquer informação adicional:

- João CABRAL, nasceu em data próxima de 1715 em S. João da Fresta (Casal), filho de Francisco de ALMEIDA e de Mariana CABRAL. Provavelmente os seus pais seriam naturais, ou pelo menos, terão casado em S. João das Frestas, infelizmente, na presente data, nada mais sei sobre eles.

Este João Cabral casou, em primeira núpcias, com Luísa Rosa, natural da Nespereira, filha de FRancisco Antunes e de Maria Cabral. Casou segunda vez, a 09.01.1752 - Arcozelo, Gouveia, com Catarina Domingues, filha de Miguel Lopes e de Isabel Rodrigues (do Matias), ambos de Arcozelo.

Um tal de Manuel CABRAL, ignoro o possível parentesco, foi padrinho de casamento do segundo matrimónio de João Cabral.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Pina / Pina Cabral - Penalva

#153412 | LProjecto | 23 abr 2007 11:54 | Em resposta a: #153411

Quando, por lapso, disse S. João das Frestas, queria dizer S. João da Fresta.

LPC

Resposta

Link directo:

RE: Amarais - Ínsua/Penalva/Gôje e arredores

#179594 | ana amaral | 08 jan 2008 23:16 | Em resposta a: #73396

Eu chamo-me Ana pina do Amaral o meu pai é Carlos Eujénio Pina do Amaral o meu avo chamava-se Jose Barreiros Pina do Amaral nasci em Malange Angola gostaria que tive-se um pouco mais de imformacao sobre a familia que vieo de Angola e os que se encontram em Portugal ou no Brazil. Sei que o meu avo paterno é natural de Penalva do Castelo Insua Esmolfe e sou bisneta de Maria Pina, com os meus respeitos Ana Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#179667 | JPCBLA | 09 jan 2008 12:42 | Em resposta a: #72046

Caro Victor Ferreira,

esta sua mensagem despertou o meu interesse. Passo a explicar. Tenho um bisavô de nome João Lopes do Amaral que é natural de Castendo. No entanto, os documentos oficiais referem ser Castendo na Beira Baixa. Ora, suponho que não possa ser Penalva do Castelo, dado que pertence à Beira Alta. Castendo que refere nesta sua mensagem, é Penalva do Castelo ou de facto, situa-se na Beira Baixa (distrito de Castelo Branco)??

Grato pela atenção,

Meus cumprimentos,

JPCBLA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#179762 | salen | 09 jan 2008 21:14 | Em resposta a: #179667

Caro participante,
Eu não conheço tudo, mas nunca ouvi falar de outro Castendo em Portugal senão deste.
Se fizer uma pesquisa simples num motor de busca nacional, ou no outro, o mais famoso, com "Castendo"+"Castelo Branco", não encontra nada. Mais um caso de terra que mudou de nome?
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#179824 | JPCBLA | 10 jan 2008 09:59 | Em resposta a: #179762

Caro Participante,

De facto, efectuando essa e outras buscas, via internet, nada mais me foi sugerido. Os documentos oficiais que tenho, falam expressamente em Castendo (Beira Baixa), concerteza para distinguir de Castendo (Beira Alta) - Penalva do Castelo. Conforme Sua boa intuição, mais uma terra que terá mudado de nome...

Grato pela atenção,

Meus cumprimentos,

JPCBLA

Resposta

Link directo:

Castendo, Distrito de Viseu

#179946 | salen | 10 jan 2008 21:22 | Em resposta a: #179824

Caro participante,
(uso esta fórmula porque o caro correspondente não assina as suas mensagens, e não o vou tratar deselegantemente por uma sigla ...)

Não explicitou a que período se refere a citação, pelo que pode ser de facto uma terra que mudou de nome há muito tempo (caso que não é tão frequentes quanto isso ...), ou não ser nada disso, mas apenas um erro de quem escreveu o texto e não fazia a menor ideia de onde ficava Castendo (o antigo nome de Penalva do Castelo) ou de quem ditou e que induziu o escrivão em erro.
Não se esqueça que um texto não é sinal de infalibilidade: as pessoas erravam.
Melhores cumprimentos,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Castendo, Distrito de Viseu

#180355 | JPCBLA | 14 jan 2008 11:53 | Em resposta a: #179946

Caro Victor Ferreira,

A referência a Castendo (Beira Baixa), está no assento de nascimento de meu Avô, datada de 1921. Consta essa específica localização, porque as declarações foram prestadas pelo meu referido bisavô João Lopes do Amaral, como sendo natural de Castendo (Beira Baixa...) ...

Grato pela atenção,

Meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#194530 | cluciav | 28 abr 2008 18:49 | Em resposta a: #34052

Esse assunto muito me interessa, meus avós Foram de Portugal para o Brasil em 1920 mais ou menos para o Brasil cujo nome era Francisco da Silva Amaral e Maria Jose Amaral ambos de Lisboa e se estabeceram lá desde então,

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#202460 | FALUCA | 07 jul 2008 03:33 | Em resposta a: #141700

Estou a procura de informações sobre a família de meu avô Antonio do Amaral, me chamou a atenção os nomes de Antonio do Amaral e Ana de Jesus mesmo nome dos pais dele. Ele nasceu em 22 de abril de 1893 provavelmente em Castendo , ele falava muito em Viseu, Serra da Estrela. Lutou na primeira guerra , pelo que sei ou lembro tinha mais oito irmãos, tres mulheres.Agradeceria se pudesse ter alguma notícia que localizasse o lugar onde obter mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#202780 | Rosa M Amaral | 10 jul 2008 02:30 | Em resposta a: #202460

Olá FALUCA !!
Tenho noticias de um tio avó que lutou na guerra. Morou, e morreu no Brasil, será??
Qual o nome de seu pai?
Quanto a procura, será interessante ir ao arquivo de Viseu e procurar nos livros as pessoas em questão.

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#236802 | taucher | 18 ago 2009 21:29 | Em resposta a: #72169

Dear Vicor Ferreira,

time has gone since my first entry into this forum. I meanwhile have come further and I give here the up to date version:
My grand-grand-grand-father Julius Gullenbeck was Sergeant in Kings German Legion inside the english army that fought in Portugal under Moore and Wellington against the french Napoleon armies in 1808/09 and 1812/14.

The english army spent twice the winter time in the region of Castendo (todays Penalva do Castello).
Sergeant Gullenbeck became on May13, 1813 the written permission to marry a portuguese woman "Maria do Amaral". On My15, 1813 a field preast married them in Mondim de Cima (today part of Mondim de Beira).

On same day the english army left the ragion to the north and the Sergeant left with it.
It is unknown how Maria do Amaral came to Germany, where she later had 2 children and died at 1861.

There is saying, that shortly before the 1st world war, descendants from Maria`s family was seraching in Germany for her decsendants. Saying includes that Mary`s father excluded here from heriting. But after he died, Maria`s sister had no children.

I now seek for Maria`s family, knowing that the name Maria ... do Amaral was uncomplete. She must have been born around 1795. Either from around Castendo (may be Goje/Insua?) or from the see harbour towns at that time.

Could you help me to bring this content into the forum?

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237024 | Canelas | 21 ago 2009 19:28 | Em resposta a: #236802

Caro taucher

Meu tretavô Jean Hermann, nascido em Janeiro de 1777, em Estrasburgo, Alsácia, militar, também casou na freguesia da Ínsua, Penalva do Castelo, em Abril de 1818, com Maria Tomásia, natural e residente nesta freguesia. O casamento foi precedido duma autorização do bispo de Viseu para que o casamento se realizasse segundo o ritual da igreja católica, ratificando o efectuado poucos anos antes, perante o capelão do regimento de Celorico da Beira, segundo o rito protestante.

Não sei os contornos da vinda para Portugal de Jean Hermann. Terá vindo integrado no exercito napoleónico ou, pelo contrário, no exército britânico, inserido no Kings German Legion, tal como o Sargento Gullenbeck, seu antepassado?

Apurei, entretanto no Arquivo Histórico Militar, que Jean Hermann serviu, como tenente, no exército Libertador. Faleceu em Setembro de 1857, presumivelmente, em Lisboa.

Poderá adiantar algo mais sobre a presença do exército inglês em Penalva do Castelo?

Nesta região o sobrenome Amaral aparece com alguma frequência e, eu próprio, tenho ascendentes com esse apelido.


Cumprimentos


César Tavares

P.S. I hoppe you understand the Portuguese language. If not, please tell me, thal I will translate.

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237026 | taucher | 21 ago 2009 20:21 | Em resposta a: #237024

Dear Cesar Tavares,

thanks your answer, that I understand only very little. I would appreciate it in english, please.

Best regards
Roland Gerls

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237041 | jaboo | 21 ago 2009 23:41 | Em resposta a: #236802

Hello Taucher,

Where did you get the date of Maria do Amaral and Sergeant Gullenbeck's marriage? Have you actually seen the marriage record? For this relatively recent period (1813), I'm pretty sure that you'll find the name of Maria's parents in the record itself (and with luck, the name of her grand-parents too) as well as her birth's place. Once you have those elements, you should easily go back one generation at a time, by just looking at the parish records ...

Hope it helps.
Best,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237049 | taucher | 22 ago 2009 06:06 | Em resposta a: #237041

Dear Joao Braz,

Sergeant Gullenbeck was part of the Wellington army, that started on May 15,1813 the pursuit of the French army by crossig the douro river to the north.
Knowing his sudden departure Gullenbeck obtained on May 13th, 1813 the written permission from his commanding colonel to marry Maria do Amaral, and on this paper is a note from May 15, 1813 by the field clergy man, that he married the two. This is the only paper and available in the archive of the army.

Thanks for discussing

Best regards
Roland

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237050 | jaboo | 22 ago 2009 06:29 | Em resposta a: #237049

Dear Roland,

I would start by looking the parish records of "Mondim da Beira" where the marriage occured. I looked in the website of the Arquives of Viseu, and they only have records for Mondim after 1862. So for the period of interest, it seems that the records may be in the Arquives of Lamego. Unfortunately, it is not as easy to deal with Lamego as it is with Viseu. You can either go in person to Lamego and look yourself at the records or send a letter to the Arquives of Lamego (this will take longer) and ask them to look for the marriage of Maria do Amaral. If they find it they will send you a copy of it with a fee.


JOAO

Resposta

Link directo:

RE:(in English - Insua Penalva do Cas

#237051 | taucher | 22 ago 2009 06:57 | Em resposta a: #237050

Dear Joao,

this field marriage was not registered in the parrish records. Assume that was a small happening within an army of 20.000 soldiers preparing for pursuit of french army. All This in war times

I has been in Viseu archive to find traces of ...do Amaral families with childrens from about 1790 to 1800 out of Insua area. I did find quite some, but not the right one.
Remember that there are 2 alternatives:
1. Maria was from the region
2. Maria was from ports at the coast, staying that for season.

Regards Roland

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#237052 | taucher | 22 ago 2009 06:59 | Em resposta a: #194530

Please could you write in English or Francais?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#239014 | Canelas | 13 set 2009 20:19 | Em resposta a: #237052

Cher Rolan Gerls

Mon trisaieul Jean Hermann, né le 11 Janvier 1777, à Strasbourg, Alsace, militaire, est marié en la paroisse de Ínsua, Penalva do Castelo, en Abril 1818, avec Maria Tomásia, née et demeurant à cette paroisse, selon le rite catholique, precédé d´une permission de l´ evêque de Viseu, d´autant qu´ils avaient marrié quelques annés auparavant devant le chapelain du régiment de Celorico da Beira, selon le rite Protestant.
Je ne sais pas le chantournement de la venue de Jean Hermann au Portugal.
Est-il vennu intêgré à l´armée napoleónique ou, au contraire, dans l´armée britannique, inséré dans le Kings German Legion, tel que le Sergent Gullenbeck, son ancêtre?
Dans la mesure du possible, je vous remercie quelques renseignements sur la présence de l´armée anglaise à Penalva do Castelo.

Dans cette région est fréquent de nom Amaral. Moi-même, j´ai aieux avec ce nom de famille.

Amicalement,

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#239105 | taucher | 14 set 2009 17:44 | Em resposta a: #239014

Cher César,

merci de vos details sur votre trisaieul Jean Hermann. Mais la date de sa marriage, Avril 1818 est 3 années après la defaite de Napoleon à Waterloo à laquelle aussi la Kings German Legion faisait part.

Soi que votre trisaieul faisait part des troupes francaises et restait en Portugal après la defaite par Wellington. Possible vue son marriage ulterieur.

Je sais que dans cette region il y a beaucoup "de Amarals".

Ou habite toi? J´ai l'idée d'écrire une histoire sur mon ancetre et l'emvoyer aux journaux de la region.


Merci et amicalement
Roland

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#239732 | Canelas | 20 set 2009 22:40 | Em resposta a: #239105

Cher Roland

Merci de votre réponse.

J´habite à Vila Nova de Gaia, région de Porto, mais je connais bien Penalva do Castelo oú, d´ailleurs, j ai famille.
Mon trisaieul Jean Hermann a contracté mariage en la paroisse de Ínsua en Avril 1818 avec Maria Tomásia, mais, quelques années auparavant (3-5, je crois) ils avaient marrié "devant le chapelain du régiment de Celorico da Beira, selon le rite des Protestants", d`aprés la permission de l`evêque de Viseu , annexé au registre de marriage.
Nous savons que Wellington avait son quartier géneral à Celorico da Beira. Donc, je pense que Jean Hermann faisait part des troupes anglo-portugaises.
___________

En quel archive militaire avez-vouz trouvé la permission écrite du commandant pour le mariage de Julius Gullenbeck avec Maria do Amaral?
Savez-vous le nom de la mére de Maria do Amaral, présumable fille de José Paulino Barreiros do Amaral?


Amicalement,

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#239877 | taucher | 22 set 2009 12:31 | Em resposta a: #239732

Cher César,

il y a une année que j'étais avec ma femme 10 jours en vacances à Porto et nous connaissons Vila Nova de Gaia!

L' authorisation en champs de bataille pour le marriage de Julius et Maria est dans l'archive du KLG à Hanovre.

Non je ne sais le nom de la mère de Maria .. do Amaral. Elle arrivait (quand? entre 1813 et 1817) en Royaume de Hanovre comme "Maria do Amaral".

J'avais déja trouvé dans l'archivo de Viseu une fille "Maria" née à 20.10. 1795 et baptisée à 20.10.1795 de José Paulino Barreiros do Amaral et Luiza Tomazia Pedrozo de Faria.
Mais je ne sais rien sur la vie d'elle après.
Pourquoi tu penses que Maria soit etre fille de José Paulino Barreiros do Amaral?

Amicalement

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#244545 | Canelas | 19 nov 2009 18:28 | Em resposta a: #239877

Cher Roland

En le message de 24.01.2003, 15:11, on dit: "Il s'agit de Maria do Amaral, de Ínsua, présumable fille de José Paulino Barreiros do Amaral (1790)",... c'est porquoi je pense que Maria do Amaral peut être fille de José Paulino Barreiros do Amaral.
Je crois qu'il y a, encore, autres pistes à suivre:

1) Marriage de Julius Gullenbeck avec Maria de Amaral, à Mondim da Beira.
Si le prête a annoté en le permission écrit que les avait marrié, c'est prouvable qu'il avait aussi dressé l'acte de marriage aux livres paroissiaux. Cettes livres se trouvent au Arquivo Diocesano de Lamego (Archive Diocésain de Lamego).
Mondim da Beira appartient à la commune de Tarouca. Vouz pouvez contacter l' archive, dont adresse c'est:
Arquivo Histórico de Lamego
Rua das Cortes, n.º 2,
5100-132 Lamego,
Portugal
oú, par le tel. (351)254612147,
oú par e-mail: geral@diocese-lamego.pt

2) Provient le nom "AMARAL" de la mére de Maria, pas du pére?

Une recherche au Archive de Viseu, oú il y a des volontaires qui peuvent aider, pourra répondre.

Amicalement,

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#245798 | taucher | 09 dez 2009 16:47 | Em resposta a: #244545

Cher César,

merci pour vos idées et repondant:
Le message du 24.01.2003 était après ma visit du l'archive de Viseu. Aujourd'hui je ne sais pas si cela et correct.
1. Marriage Julius Gullenbeck et Maria de Amaral n'était pas dans une éclise mais sur le champ dans l'armée par un ministre de camp ou aumonier. Donc il n'a pas de documents civiles apart du papier de l'armée que j'ai.
2. On ne sait pas si "do Amaral" etait le nom famille du père ou de la mère de Maria.

Amicalement
Roland

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#246418 | Canelas | 23 dez 2009 00:08 | Em resposta a: #245798

Cher Roland

Veuillez vous envoyer ici pour le forum, ou bien por mon e-mail - cesarbtavares@gmail.com -, l'image du registre de baptême de Maria, fille de José Paulino Barreiros do Amaral, et l'authorization em champ de bataille pour le marriage de Juluis et Maria.
Jái l'espoir de trouver quelque élèment (parrains, témoins, grand-parents, etc) que va nous permettre d´avancer.

Joyeux Noël.

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do

#246439 | taucher | 23 dez 2009 07:35 | Em resposta a: #246418

Cher César,

merci et après l'année nouvelle j'enverrai cela.

Joueux Noel et Bonne année nouvelle

Roland

Resposta

Link directo:

Familia Barreiros do Amaral - Insua Penalva do Cas

#421344 | alcardoso2 | 04 fev 2020 14:50 | Em resposta a: #34052

Caros,

Tenho ascendência em Real, Penalva do Castelo: Manuel Barreiros cc Catarina de Mattos.
Casaram em Real, 08.10.1676, filhos:

1) Maria de Mattos * 08.01.1678
2) Josefa de Mattos * 04.03.1686

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 05:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen