Busca da origem de meu avô- Urgênte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Arquivos

Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33440 | helderst1 | 15 jan 2003 14:24

Dado a vontade de me registrar com Português, preciso encontrar o registro civil de meu avô que nasceu em Portugal , para fazer o meu Pai (ainda vivo) herdar a cidadania Portuguêsa e por consequência herdar de meu Pai.
Os dados que possuo são :

Pai : Jose Maria de Mattos Tougeiro

Avô : Antonio Alves Tougeiro 1890 - 1956 (Portugês )
Palmyra de Mattos Tougeiro

Bisavô : Manoel Pereira Carneiro
Anna Alves Carneiro

Preciso de uma ajuda para encontrar o Distrito/Conservatória de nascimento do meu Avô : Antonio que veio com o pai Manoel Pereira Carneiro para o Brasil por volta de 1892 em diante.
A qualquer um que possa me ajudar com alguma informação relevante agradeço antecipadamente.

Com os sinceros cumprimentos,

Helder Tougeiro
helderst1@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33465 | loms | 15 jan 2003 19:41 | Em resposta a: #33440

Caro Helder Tougueiro


Se soubesse a terra de origem do mesmo era muito mais fácil.
Se não souber tente a Torre do Tombo em Lisboa.

Com os melhores cumprimentos.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33471 | Vasco Jácome | 15 jan 2003 21:05 | Em resposta a: #33440

Caro Helder Tougueiro

Na documentação que tem na família (certidão de nascimento do seu pai, casamento do seu avô, etc) nenhuma menciona a freguesia de onde eram naturais?

É que sem isso, é “procurar agulha em palheiro” e parece-me que só por um tremendo golpe de sorte é que vai encontrar o local de origem dos seus passados.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33578 | helderst1 | 17 jan 2003 13:07 | Em resposta a: #33471

Vasco Jácome,

O único documento que possuo é a certidão de nascimento do meu pai, onde constam os nomes de meus avós e bisavós.
Eu queria era descobrir essa agulha num palheiro, como posso procurar ? , onde se encontram Pereiras e Carneiros ? por toda Portugal ?, cercar mais a área de busca.

Com os sinceros cumprimentos,

Agradeço sua Resposta,

Helder Tougeiro

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33579 | helderst1 | 17 jan 2003 13:10 | Em resposta a: #33465

Luis Moura Serra,

Isso é tudo que não sei, gostaria de saber como reduzir a minha busca, digo, como encontrar alguém se não sabes onde essa pessoa nasceu ? Pelo sobrenome talvez não seja possível rudizir a área digo distritos e conservatória ? Como posso pesquisar na Torre do Tombo ?

Com os sinceros cumprimentos,

Helder Tougeiro

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33587 | Genea Portugal | 17 jan 2003 13:49 | Em resposta a: #33578

Helder Tougeiro,

Na certidão de nascimento do seu pai deveria constar, pelo menos, o local onde os seus avós casaram. Se assim fôr terá que fazer a pesquisa na respectiva Conservatória para verificar se nesse registo de casamento encontra mais elementos.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33600 | loms | 17 jan 2003 15:45 | Em resposta a: #33578

Caro Helder Tougueiro.

Na certidão de nascimento de seu pai de certeza que tem em que freguesia e concelho o mesmo nasceu, pelo menos a freguesia tem.
Tendo a freguesia e não tendo o concelho pode ver em (...), a que concelho pertence a dita freguesia. Caso não consiga por esta via, o sapo, pelo menos para mim, é um bom site para pesquisas...

Se não conseguir e se quiser, até pk gosto de descobrir novas localidades, pode disponibilizar a freguesia, aqui neste fórum e posso proceder à pesquisa do Concelho.

Com os melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33640 | Vasco Jácome | 17 jan 2003 23:44 | Em resposta a: #33578

Caro Helder Tougueiro

Aí é que está o problema: Pereiras e Carneiros há por todo o país!

Reitero o que já lhe foi dito: tente ver se nessa certidão não diz o local de nascimento dele ou dos pais, etc.

Sem essa referência geográfica, parece-me que vai ser muito difícil fazer a sua pesquisa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#33697 | Jurema | 19 jan 2003 13:19 | Em resposta a: #33440

Olá Helder...
Veja como as coisas são interessantes. Sou brasileira, casada com português, e tenho dois filhos. Um já conseguiu cidadania, mas o outro fica protelando, e não se interessa muito.
Quem tem, não quer. Quem não tem, corre atrás.
Helder, onde vc mora?
Eu moro em São Paulo, sugiro à vc, dar uma procurada no Memorial dos Imigrantes de São Paulo. Caso seu avô tenha vindo para S.Paulo, deve estar registrado na imigração. Vc já tentou procurar lá? Vc pode fazer a pesquisa via on line... Vale a pena tentar.
Boa sorte,
Jurema (Brasil -SP)

Resposta

Link directo:

RE: Busca da origem de meu avô- Urgênte

#36929 | franfigueiredo | 02 mar 2003 15:53 | Em resposta a: #33440

Caro Helder !!!
Também estou procuran do informações sobre meu avô.
Entre www.arquivonacional.gov.br
Eles tem informações de imigrantes e fornecem até cópia de certidões. É o arquivo nacional do Rio de Janeiro, e foi por lá que a maioria dos imigrantes Portugueses chegaram

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen