Família Sousa Teles

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Família Sousa Teles

#33372 | DiogoGomesdeAraújo | 14 jan 2003 17:04

Estimado colegas,

Procuro a família Sousa Teles cujo membro Maria Inês de Sousa Teles, natural de Oeiras, c. 1885, teve uma vida particularmente complicada para a sua condição social para os finais do século passado. A história que me chegou é que a senhora, casada com um homem mais velho, teria se apaixonado por um senhor da idade dela e deixado o marido por ele. A senhora era minha bisavó e o senhor meu bisavô.

Será que alguém saberá mais versões desta história? Da família Sousa Teles, que terá cortado relações com Maria Inês? Ou do marido abandonado do qual não o tempo apagou o nome? Espero que o século que entretanto passou tenha apagado as feridas, mas terá também apagado as memórias?

Cumprimentos a todos,
Diogo Gomes de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33408 | Conde | 15 jan 2003 08:51 | Em resposta a: #33372

O Senhor Arq.Jorge de Brito e Abreu tem muitos elemento da Família Sousa Telles que tem uma estreita ligação com o célebre Wenceslau de Moraes e com vários generais (Sebastião,Casimiro etc.).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33544 | DiogoGomesdeAraújo | 16 jan 2003 17:56 | Em resposta a: #33408

Caro Conde,

Obrigado pela pronta resposta.

Sabe como posso entrar em contacto com o Arquitecto?

Muito obrigado.
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33609 | LPC | 17 jan 2003 16:51 | Em resposta a: #33544

Caro Diogo:

Pode dizer-me o nome dos pais desta sua bisavó?

um abraço,

Lourenço Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33615 | DiogoGomesdeAraújo | 17 jan 2003 17:11 | Em resposta a: #33609

Caro Lourenço,

Posso, mas como não os tenho presentes terei de consultar a minha base de dados durante o fim-de-semana. Assim, só segunda-feira poderei dar-lhe uma resposta.

De qualquer das maneiras, agradeço o interesse e retribuo o abraço,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33755 | DiogoGomesdeAraújo | 20 jan 2003 08:39 | Em resposta a: #33609

Caro Lourenço,

Consultados os meus arquivos, cheguei à conclusão que Maria Inês de Sousa Teles, nasceu a 01/10/1968, em Oeiras, sendo filha de Luís (ou Filipe - as informações que tinha em dois arquivos eram contraditórias) António de Souza Telles e Benedita (desconheço mais nomes de sua mãe).

Um abraço,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33773 | LPC | 20 jan 2003 12:24 | Em resposta a: #33755

Caro Diogo:

Posso dar-lhe informações sobre a família Sousa Teles já referida neste tópico- descendente do Coronel Casimiro Sousa Teles, pai do General de Divisão Casimiro Sousa Teles e do General Sebastião Sousa Teles, ministro da Guerra em dois governos progressistas e presidente do Conselho em 1909.

Pela data de nascimento que refere(que penso que será 1868), a sua avó seria da geração dos Generais Casimiro e Sebastião Sousa Teles.

Ao que sei, nenhum descendente destes Sousa Teles continua a usar o apelido, apesar de alguns manterem a varonia.

Posso dar-lhe o exemplo do ramo do General Casimiro Sousa Teles, casado com D. Maria José Ximenez de Sandoval, filha dos primeiros viscondes de Pinheiro. Este casal teve dois filhos: Casimiro, 1º visconde de Ximenez (1909) e José. Só o segundo teve descendência, pelo que o seu filho mais velho, Manuel, foi o 2º visconde de Ximenez, em sucessão ao seu tio paterno.

O 2º visconde de Ximenez usava Ximenez de Sandoval Teles, tal como viria a acontecer com os seus dois filhos: D. Maria José (que é minha avó materna) e Miguel, que viria a ser o 3º visconde de Ximenez.

Poderá vir daqui a sua dificuldade em encontrar a família, pois o nome Sousa Teles não é de momento usado, apesar da varonia se manter (nomeadamente, com Manuel Ximenez de Sandoval Teles, 4º visconde de Ximenez).

Seria a sua avó prima destes Sousa Teles? Vou consultar os meus apontamentos e procurar dar-lhe uma resposta.

um abraço,

Lourenço Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#33785 | DiogoGomesdeAraújo | 20 jan 2003 14:33 | Em resposta a: #33773

Caro Lourenço,

Agradeço desde já as informações prestadas e a disponibilidade demonstrada.

A serem aparentados com os Sousa Teles que o meu amigo teve a gentileza de citar, Maria Inês e o seu pai Luís (ou Filipe) António de Sousa Teles devem ser de ramos paralelos. Como disse, é possível que fossem primos.

Muito pelo facto da família Sousa Teles ter cortado relações com Maria Inês, não me chegaram quaisquer informações sobre a família Sousa Teles, nem de eventuais parentescos militares e políticos ilustres, pelo que não me será possível ajudar muito mais.

Agradecendo mais uma vez o auxílio prestado, despeço-me com um abraço,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38075 | DiogoGomesdeAraújo | 19 mar 2003 13:47 | Em resposta a: #33773

Caro Lourenço,

Soube, através de conversas com meus pais, que terá havido uma Sousa Teles que terá casado com um senhor de apelido Leitão, dos quais descendeu Dr. Mário Leitão, médico-militar e primo direito do meu avô, Carlos Gomes de Araújo. Este médico, pelas minhas contas, seria filho de uma irmã de Maria Inês (minha bisavó) e, por isso, filha de Luís (ou Filipe) António e Benedita de Souza Telles (* c.1850). Não queria deixar de partilhar esta nova peça deste puzzle, pois pode ser que se consiga apurar um pouco mais...

Entretanto, o nosso confrade Conde nunca mais me respondeu como é que eu poderia contactar com o Arq. Jorge de Brito e Abreu. Poderá o meu amigo auxiliar-me também neste capítulo?

Um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38093 | Francisco de Novais | 19 mar 2003 15:39 | Em resposta a: #38075

Tenho ideia de que a família Sousa Telles irá sair num dos próximos tomos do Anuário da Nobreza de Portugal que ainda estão por publicar. É uma questão de confirmar isso com o Sr.Engº António de Mattos e Silva.

Cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38095 | LPC | 19 mar 2003 15:54 | Em resposta a: #38075

Caro Diogo:

De facto, e apesar dos novos elementos, continua a ser-me dificil estabelecer uma ligação com os Sousa Telles de que lhe falei. Também não tenho comigo o contacto do Jorge Brito e Abreu mas vou procurar arranjar-lhe o mail. Pode ser que ele consiga ajudar a esclarecer este "puzzle".

Espero dar-lhe noticias em breve,

um abraço,

Lourenço Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38114 | Conde | 19 mar 2003 18:43 | Em resposta a: #38075

Tem razão.Mas não tenho o mail.Sei que trabalha na Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.Mora na Rua do Olival 142,em Lisboa.É pouco mas é o que tenho.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38169 | DiogoGomesdeAraújo | 20 mar 2003 15:50 | Em resposta a: #38093

Estimado Francisco Pinto de Novais,

Será que me pode dar o e-mail do Eng.º António de Mattos e Silva para eu poder aprofundar a sua dica? Muito obrigado.

Melhores cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles - Dr Mário Leitão

#38171 | Francisco de Novais | 20 mar 2003 16:03 | Em resposta a: #38169

Caro Diogo Gomes de Araújo

Não tem nada que agradecer (estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros)mas infelizmente não o tenho.De qualquer forma, julgo que talvez alguns dos nossos ilustres confrades que o possam ajudar nesse aspecto.

Com os melhores cumprimentos,

FPN

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#38591 | DiogoGomesdeAraújo | 28 mar 2003 13:48 | Em resposta a: #38114

Estimado Conde,

Em muito lhe agradeço a informação dispensada. Decidi escrever uma carta ao Arq.º Brito e Abreu para a morada que gentilmente me indicou. Agora espero alguma resposta. Mesmo que seja negativa, sempre me dá a informação de que não devo seguir aquele caminho.

Entretanto, na lista telefónica, encontrei um Arq.º Francisco Brito e Abreu. Só por curiosidade, será que o amigo Conde sabe se este é familiar do primeiro?

Um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#38596 | Conde | 28 mar 2003 14:38 | Em resposta a: #38591

Sei que é.Mas genealogista só mesmo o Arqº Jorge.
Também o Dr.Pedro Tarujo Formigal,que é sócio da APG,salvo êrro,e mora em Lisboa, tem muita ascendência Sousa Telles.Talvez procurar o nome no 118.pt.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#42556 | DiogoGomesdeAraújo | 29 mai 2003 10:25 | Em resposta a: #38596

Estimados confrades,

Depois de ter procurado os contactos do Dr. Pedro Tarujo Formigal e do Eng.º António de Mattos e Silva sem sucesso, e aguardando resposta do Arq.º Jorge de Brito e Abreu a carta enviada há uns meses, descobri, através de umas fotografias antigas que meu Pai tinha que, afinal, o nome do meu trisavô, pai de Maria Inês, é Filipe António de Sousa Teles tendo tido os seguintes filhos:

1) Maria Inês de Sousa Teles *01/10/1868 cc1 ?cc2 Joaquim José Gomes de Araújo a 24/12/1924 (meus bisavós)

2) Ana Maria de Sousa Teles cc ? Leitão (ver tópico "Dr. Mário Leitão") tiveram Mário Leitão cg

3) Manuel de Sousa Teles

4) Frederico de Sousa Teles

5) Luís de Sousa Teles cc ? tiveram Eurídia cc ? cg (consta que teve um filho engenheiro de nome Jorge...)

6) Leonor de Sousa Teles

Duvido que isto venha ajudar em algo, uma vez que temo que este ramo dos Sousa Teles (se de facto se tratar de um ramo dos mesmos Sousa Teles aqui falados!) não se encontra documentado... De qualquer das maneiras, qualquer informação relativamente aos filhos de Filipe António, com especial atenção para os filhos 3, 4, 5 e 6 será bem-vinda!

Cumprimentos e agradecimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#45273 | DiogoGomesdeAraújo | 18 jul 2003 08:43 | Em resposta a: #42556

Como de costume coloco neste tópico pistas adicionais que me vão surgindo.

Filipe António de Sousa Teles (c. 1840) seria originário talvez de Barrancos ou Moura. Consta que terá sido farmaceutico em Oeiras. Por motivos políticos acabou por ter de ir para o Açores onde continuou a exercer a sua profissão, tendo aberto uma farmácia.

Terá casado duas vezes, tendo tido Maria Inês, Frederico e Luís do primeiro casamento com Benedita de Sousa Teles e os restantes do segundo com uma senhora por identificar.

Note-se que estes dados tratam-se apenas de pistas genealógicas, conseguidas através de testemunho oral que não quis deixar de divulgar, não vá alguém reconhecer algum facto genealógico no meio desta informação.

Cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE:Sousa Teles - Assis, Vidigal, Prezado, Vilhena

#71186 | DiogoGomesdeAraújo | 12 ago 2004 09:54 | Em resposta a: #33372

Mais uma informação complementar, tirado de um assento de baptismo:

"Aos dez de Janeiro de mil oitocentos sessenta e nove nesta Parochial Igreja de Nossa Senhora da Purificação desta Villa e Concelho de Oeiras deste Patriarchado ........ (?) e baptizei solemnemente e pus os Santos Oleos a humma creança do sexo feminino a que dei o nome de Maria que nasceo no primeiro de Outubro do anno anterior pelas oito horas da tarde, filha legítima de Fillipe António de Sousa Telles, Farmmaceutico, baptizado na Freguesia de São Thome e Salvador em Lisboa e de Maria Benedita de Sousa Teles, baptizada na Igreja Matris de Monte Mór o Novo, recebidos na Capella Real de Vendas Novas, moradores em Paço d'Arcos desta Freguesia de Oeiras; nepta paterna de Luís António de Sousa Teles e de Anna Mathilde ........ (?) e materna de José Joaquim Prezado e de Francisca de Assis Vedigal Prezado. Padrinhos Dom Salvador Manoel de Vilhena casado morador em Arroios - Freguesia de São Jorge e Madrinha Catharina Lucília Vedigal Presado, solteira, moradora em Lisboa. E para constar lavrei este assento em duplicado. Era ut supra.
O Pior Francisco António Duarte Figueira
Salvador Manoel de Vilhena
Catharina Lucilia Vedigal Prezado"

Agradecem-se informações sobre as seguintes pessoas:

1) Fillipe António de Sousa Teles, Farmacêutico, baptizado na Freguesia de São Tomé e Salvador, Lisboa

2) Maria Benedita de Sousa Teles, baptizada em Montemor-o-Novo

3) Luís António de Sousa Teles

4) Ana Matilde ........ (?)

5) José Joaquim Prezado

6) Francisca de Assis Vidigal Prezado


Ou ainda:

7) Salvador Manuel de Vilhena, morador em Arroios, Freguesia de São Jorge

8) Catarina Lucília Vidigal Prezado, moradora em Lisboa

Obrigado,
DGA

Resposta

Link directo:

RE:Sousa Teles - Assis, Vidigal, Prezado, Vilhena

#128977 | DiogoGomesdeAraújo | 20 set 2006 08:41 | Em resposta a: #71186

Peço desculpa pela insistência. DGA

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#143152 | jmteles | 06 fev 2007 15:34 | Em resposta a: #33773

Caro LPC

Devo apenas salientar que o nome Sousa Teles é de facto ainda usado, e a provar isto tenho o meu próprio nome, além obviamente os dos restantes elementos da minha familia que sáo até numerosos.

Grato pela atenção

João Manuel Trindade Coelho de Sousa Teles

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#143177 | Henrique Figueira | 06 fev 2007 17:16 | Em resposta a: #143152

Caro confrade João Sousa Teles,

tem algum parentesco com o juiz Sousa Teles, juiz da Camarca de Ourique em finais do século XIX?

Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#143182 | DiogoGomesdeAraújo | 06 fev 2007 17:41 | Em resposta a: #143152

Caro Confrade João Manuel,

E por acaso não terá a ver com os "meus" Sousa Teles, de acordo com informação contida neste forum?

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#314726 | bomdia1 | 03 out 2012 15:21 | Em resposta a: #33755

Boa tarde a todos,

Estava a fazer uma pesquisa sobre esta familia e surgiu-me uma dúvida. Poder-me-ão ajudar a saber p.f. quantos filhos teve Benta Maria Teles de Menezes casada com António Valério Vieira de Carvalho?
Obrigada.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#341208 | gia | 19 jan 2014 23:17 | Em resposta a: #143177

Caro confrade Henrique Albino
Li a sua pergunta feita a um primo meu em 2º grau que possivelmente não sabe destas questões de familia mas eu posso responder á sua pergunta.O juiz que esteve na comarca de Ourique foi meu avô Manoel Borges de Sousa Telles, pai do meu pai tambem juiz e que nasceu precisamente em Ourique. Se souber alguma coisa sobre a familia agradecia que me comunicasse.
Virginia de Sousa Telles

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Teles

#341225 | as5741073 | 20 jan 2014 09:31 | Em resposta a: #341208

Aos caros confrades interessados na família Sousa Teles

Conheci em 1964 um Sr. Oficial do Exército de nome Manuel de Sousa Teles, que na altura era Comandante Militar em Timor.
Alguns anos mais tarde foi Comandante Militar do Distrito de Manica/Sofala, em Moçambique.
Foi casado com D. Maria Amélia Sacadura Botte, da qual teve dois filhos.
No caso de esta minha informação interessar a algum dos confrades, poderei transmitir alguns dados sobre alguns dos seus
descendentes.
Infelizmente as duas pessoas acima referidas já faleceram.

João Doria Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen