familia pontes/ponte/ponti

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica

familia pontes/ponte/ponti

#33126 | Fonseca74 | 11 jan 2003 16:38

Caros confrades,
aqui no génea diz-se que este apelido vem de uma familia espanhola e também de uma familia italiana, mas a minha duvida é se o brasão descrito aqui no génea dos Pontes vem da familia espanhola ou da italiana!?
cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#33774 | fernando pontes | 20 jan 2003 12:26 | Em resposta a: #33126

Caro,

Sou de apelido PONTES.
Na minha arvore genealogica o 1º PONTES + afastdo que encontrei foi em meados do sec. XVII.
E o apelido PONTES aparece como caido do ceu, ou seja: o pai e os avos do Francisco Ribeiro Pontes (1º individuo de apelido PONTES +- 1650), nao sao PONTES mas sim SO RIBEIRO.
O porquê do "acrescimo" do apelido PONTES, nao sei, mas gostaria de saber.
Será porque moravam junto a uma ponte? sera que é....?!?!?

Sem mais,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

Pontes em Almargem do Bispo

#33777 | jliberato | 20 jan 2003 12:49 | Em resposta a: #33774

Caro confrade,
Interessaria saber de onde são.
É que eu tenho dois Pontes nos meus antepassados.
Trata-se de Domingas de Pontes, nascida em Poço do Musgo, Almargem do Bispo, em 31-05-1665 e filha de Domingos de Pontes e Luzia Domingues. Nunca encontrei o casamento dos pais.
A filha e os descendentes já não usaram o nome.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pontes em Almargem do Bispo

#33778 | fernando pontes | 20 jan 2003 13:05 | Em resposta a: #33777

Caro,


Os PONTES que conheço apareceram todos na Povoa de Varzim (no sec. XVII), com os apelidos Ribeiro Pontes.
Desde o sec. XIX parecem em Vila do Conde, oriundos da Povoa de Varzim.

Os 1ºs Ribeiro aparecem na Povoa de Varzim no inicio do sec XVII, oriundos de Barcelinhos...e nos meados do mesmo sec. esses mesmos RIBEIRO(s) aparecem como Ribeiro Pontes.
E assim sendo a POVOA de VARZIM é o "berço" dos Ribeiro PONTES.

Sem mais,


fernando pontes


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#33806 | Abreu Coutinho | 20 jan 2003 16:16 | Em resposta a: #33126

Meus Caros amigos;

A família Pontes é de facto Galega e na verdade a primeira documentação que aparece no nosso País com este apelido, é quando El rei D.ManuelI atribui a um Pontes a recostrução da ponte da Vila mais antiga de Portugal.

Aguardarei por mais notícias;

abraços,
Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#33841 | fernando pontes | 21 jan 2003 09:39 | Em resposta a: #33806

Caro Abreu,

Mas entao como se explica (no meu caso) que uma familia oriunda de Barcelinhos de apelido Ribeiro passasse para Ribeiro Pontes, meio seculo depois?!?!?

Sem mais,

fernando pontes

p.s.: pode dizer-me qual é esse documento atribuido a D. Manuel I referente a um PONTES???

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#33852 | Abreu Coutinho | 21 jan 2003 11:45 | Em resposta a: #33841

Caro Fernando Pontes

Infelismente não tenho resposta possível para o seu caso...
O que eu queria dizer, que a família "Ponte" de facto é muito antiga é referida em Ponte de lima o Diogo de Ponte,filho do galego Gonçalo gonçalves da Ponte,fidalgo Escudeiro e de sua mulher Brites Soares.Este Diogo Ponte, o arquitecto da ponte da Vila de Ponte de Lima, assinou a obra, clocando o seu escudo de armas que usava, tal como hoje se vê, e sem timbre, por ser heráldica do mundo castelhano.Escudo este que muitos dos nossos confrades julgam ser as armas dos Malheiros..

Com os meus cumprimentos;

Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#34059 | Fonseca74 | 24 jan 2003 16:27 | Em resposta a: #33852

Caros Confrades,
O apelido PONTES aparece no meu trisavô que viveu salvo erro na freguesia do Souto da Carpalhosa concelho de Leiria ,mas ainda não investiguei mais(falta de tempo); mas o apelido não passa para os filhos e seus descendentes, mas sim o da mãe que é PEREIRA( daí a curiosidade pelo nome PONTES).
O meu trisavô chamava-se JOAQUIM PONTES e casou com MARIA PERIRA.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#77637 | LILOU | 19 nov 2004 16:15 | Em resposta a: #34059

o meu avo chamava-se JOAQUIM PONTES OU PAI DEL ERA DE RUIVAQUEIRA - ORTIGOSA ET CHAMAVA-SE MANUEL PONTES
AINDA NAO ENCONTREI DADOS SOBRE ELE FALTA DE TEMPO.
vivo en frança

Resposta

Link directo:

RE: Pontes em Almargem do Bispo

#77661 | vbriteiros | 19 nov 2004 19:56 | Em resposta a: #33778

Caro Fernando Pontes
Descobri na semana passada no assento matrimonial a 8.10.1804 (Sé do Porto) de D. Augusta de Oliveira de Novais Peixoto , em que não é citada a naturalidade dos Pais e Avós da noiva ( mas do noivo foram citados), e surge o avô materno com o nome de "Doutor Julião Ribeiro Pontes". que deve ter vivido por volta de 1750. Suponho que eram todos pessoas de Vilar/Malta no concelho actual de Vila do Conde.
Já encontrou alguèm com este nome?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Augusta de Oliveira de Novais Peixoto

#77665 | JMSA | 19 nov 2004 20:34 | Em resposta a: #77661

Caro Vasco Briteiros
Seria possível dizer-me os nomes dos Pais e Avós desta D.Augusta?
Um abraço do
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Augusta de Oliveira de Novais Peixoto

#77691 | vbriteiros | 20 nov 2004 00:30 | Em resposta a: #77665

Caro JMSA.
Claro que sim, ei-los:
-filha legítima do Doutor José Dias de Oliveira e D. Ignácia Ana Ribeiro de Novais Peixoto.
-neta paterna legítima de Manuel Dias de Oliveira e Antónia Moreira
-neta materna legítima do Doutor Julião Ribeiro Pontes e de Dona Rosa Maria de Sam Bento.
O "Cura" ,é assim que ele se intitula no assento, escreveu os " Doutor" por extenso e não atribuiu o "Dona" à avó paterna.
Ainda nada investiguei desta gente, mas tenho um manuscrito com indicação que o Dr. Oliveira seria de Moreira da Maia e D. Ignácia Ana seria de Santa Maria de Vilar
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Augusta de Oliveira de Novais Peixoto

#77704 | JMSA | 20 nov 2004 13:43 | Em resposta a: #77691

Caro Vasco Briteiros
Muito obrigado pela informação. Estava cheio de esperanças com estes apelidos Novais e Peixoto, do Porto, que me são próximos, mas afinal eles desaparecem nos apelidos dos avós! Se por acaso voltar a "chocar" com eles peço-lhe o grande favor de me avisar.
Um abraço e até breve
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pontes em Almargem do Bispo

#77803 | fernando pontes | 22 nov 2004 09:33 | Em resposta a: #77661

Caro Vasco Briteiros,

Muito obrigada pela preciosa informação.

Vou investigar melhor este individuo. Se é RIBEIRO PONTES interessa-me, e muito!
A senhora que refere casou com que individuo? Pode dar-me o nome? E os pais?
É bem possivel um Ribeiro Pontes da Póvoa de Varzim ir morar para Vilar ou Malta..são lugares perto da Póvoa.
Tenho que ver nos meus apontamentos se encontro algum individuo de nome Julião.

Mais uma vez, obrigado.


fernando pontes

Resposta

Link directo:

Re:

#77837 | fernando pontes | 22 nov 2004 13:18 | Em resposta a: #77691

Caros,

Só agora é que vi a totalidade dos comentários ao tema sugerido...

Quase que posso afirmar que os Avós maternos: Julião e Rosa Sam Benta..são oriundos da Póvoa de Varzim. Já que o apelido composto RIBEIRO PONTES é lá que aparece nesta altura, e o apelido Sam Benta também é usual por aquelas bandas. Por acaso tenho uma bisavó que é Sam Benta (podem ir ver a minha árvore de familia que está no GENEA: Ribeiro Pontes).

Logo que tenha mais dados, forneço!

Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#78153 | Victor Ramos | 26 nov 2004 22:55 | Em resposta a: #33126

Existe na ilha Terceira uma família "de Oliveira Pontes" que se encontra no génea de Vitorino Nemésio.

Resposta

Link directo:

RE: Pontes em Almargem do Bispo

#78212 | vbriteiros | 28 nov 2004 01:04 | Em resposta a: #77803

Caro Fernando Pontes
A senhora referida casou a 8.10.1804 com António Plácido Brandão Pereira, bacharel em Cânones pela UC. No assento do filho de ambos é assinalada a naturalidade de D. Ignácia Ana Ribeiro de Novais Peixoto (avó materna) : frguesia de Santa Maria de Vilar. A filha morou em Santo Ildefonso-Porto e os netos nasceram tambem na Rua dos Ferradores em Santo Ildefonso.
No baptismo dos netos aparece sempre um Cónego Franciso de Brito, tio materno dos neófitos!
Ainda não investiguei a ascendência desta D. Ignácia , que noutros assentos aparece como D. Inocência Ana Ribeiro de Novais Peixoto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#78289 | tajc | 30 nov 2004 03:22 | Em resposta a: #33126

Caros Confrades,
Venho perguntar se por ventura têm conhecimento das Familia Pontes , Patã, Paderne, Albufeira.
Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#78389 | josemariaferreira | 30 nov 2004 21:58 | Em resposta a: #33806

Caro Abreu Coutinho

Gonçalo Anes da Ponte foi tabelião da Vila de Alhos Vedros de 1411 a 1433. Provavelmente nascido ainda no séc. XIV, foi certamente um dos primeiros a usar este apelido em Portugal.

Atenciosamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#82164 | Otanir | 18 jan 2005 21:46 | Em resposta a: #77637

Olá pessoas.
Como que por encanto, descobri este site, já havia procurado na Internet algo sobre a familia Pontes, mas nem o Brasão havia conseguido, agora as coisas mudaram hoje estava à procura e encontrei algo que ao ler me emocionou, li todos estes emails postados acima e os que mais me chamaram a atenção foram o do Fonseca74 datado de 24012003 16:27 e o próximo que é do LILOU datado de 19112004, Retrospectiva rapida, sou do Brasil São Paulo, Meu Nome é OTANIR PONTES sou de 1964(BR), meu pai FRANCISCO RIBEIRO PONTES é de 1941(BR), meu avô MANUEL PONTES FILHO - ??(PT) para (BR), meu bisavô MANUEL PONTES(PT), trisavô JOAQUIM PONTES(PT) daí para trás não sei mais, quem sabe somos parentes hein? Irei atrás de mais detalhes e postarei aqui quem sabe também não faço parte desta linhagem.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#82436 | fernando pontes | 22 jan 2005 11:58 | Em resposta a: #82164

Caro Otanir,

Durante dois anos fiz o levantamento da Familia Ribeiro Pontes da Póvoa de Varzim (Portugal). Desde 1640-1910. Há um pequeno hiato (1840-1860) que ainda não consegui resolver. Fiz pesquisas em livros de baptismos, casamentos e alguns de óbito, só da freguesia da Póvoa de Varzim (que é a maior de todas). E alguns da cidade vizinha: Vila do Conde. Esta última nos 2 últimos séculos têem recebido mts individuos de apelido Ribeiro Pontes.

Se me der mais dados dos seus pais, avós..pode ser que o possa ajudar. (ex: datas de casamento, nome das nubentes, freguesias..)

Aqui no GENEA tenho uma página com os meus parentes (incompleta).


Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#82806 | Otanir | 26 jan 2005 17:16 | Em resposta a: #82164

Uma correção, onde digo Joaquim Pontes (pt), equivoquei-me, favor ler PATRICIO PONTES(PT) e sua esposa FAUSTINA CARREIRA PONTES(PT).
Outro dado que tenho é que seu filho MANOEL PONTES(PT data nascimento 19/08/1874) e sua esposa JOAQUINA ROLERA PONTES(PT data nascimento 15/05/1874) (ambos nasceram em LEIRIA-PORTUGAL), desembarcaram no Brasil em 11/09/1911, (foram morar em Cravinhos, Estado de São Paulo-Brasil), só não consegui resolver se o pai/mãe PATRICO PONTES/FAUSTINA CARREIRA PONTES, vieram nesta mesma data ou em data posterior para o Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#91811 | Franquinho | 25 mai 2005 22:05 | Em resposta a: #82806

Caro Otanir, os Pontes de que fala, são indiscutivelmente da minha família (e da Lilou). Não posso ainda fazer a ligação, mas pelas datas e lugares, não restam dúvidas. Curiosamente, o meu bisavô Manuel Pontes também emigrou para o Brasil e aí morreu.

http://www.franquinho.net/pedigree.php?personID=I170&tree=Franquinho

Um abraço,

Carlos Franquinho

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#237437 | Simone Santos | 26 ago 2009 03:48 | Em resposta a: #82164

Bom na realidade sou novata nessa busca que pelo visto é e será incessante na intenção de se obter cada vez mais informações sobre a família. Meu avô veio para o Brasil ainda muito jovem, mas manteve contato com seu irmão MANOEL RIBEIRO PONTES, após o falecimento de meu avô JOÃO RIBEIRO, não tivemos mais nenhuma notícia da família. Na época em que meu avô era vivo, lembro-me de ter conhecido uma prima de nome izabel, integrante do Rancho Tricanas da Lapa de Póvoa de Varzim. O tempo passou e derrepente senti a necessidade de fazer uma retomada nessa estória. Não sei nem por onde começar. Tem muitos Pontes, mas o que procuro mesmo é a ramificação do meu Tio avô que nem sei se ainda vive. Sei que se casou com uma Sr. de nome Mariana e nada mais.

Quem conhecer algúem dessa família favor entrar em contato com sribeiro@planejamento.rj.gov.br e se identificar.

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#237461 | acamus | 26 ago 2009 13:10 | Em resposta a: #237437

Cara Simone Santos,

O Rancho das Tricanas da Lapa são da Póvoa de Varzim (como referiu), e é por aí que deve começar as suas pesquisas.
Como tenho muitos dados da Família Ribeiro Pontes, e se pretender ajuda envie os dados que tem: nomes completos, datas de nascimento, casamento, óbito... E logo verei em que posso ajudar.


Cumprimentos,


fernando pontes
p.s.: os meus avós eram da LAPA (P.Varzim)

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#237570 | Simone Santos | 27 ago 2009 04:05 | Em resposta a: #237461

Boa Noite Fernando !

Bom o único registro que posso te passar de imediato é o do meu Avô João Ribeiro, nascido em 03/09/1910, irmão de Manoel Ribeiro Pontes (esse não sei datas) pelo menos agora. A data de falecimento do meu avô foi em 06/11/1987 se não me engano. O Sr. manoel casou-se com a Sr. mariana. e parece que tiveram 03 filhos.

E lá vamos nós

Obrigada pelo incentivo

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#241844 | Marcio44 | 13 out 2009 01:11 | Em resposta a: #82164

Caro Otair,
Como você, entrei na caminhada agora e foi uma satisfação encontrar este site.
Me chamo Marcio Bastos Pontes (1965)
Meu Pai Manoel Rodrigues Pontes Junior (1935)
Meu avô já falecido Manoel Rodrigues Pontes (1902).

Me ponho a disposição para ajudar, sei que a luta é difícil para sabermos de onde viemos.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#272465 | pontespovoa | 14 mar 2011 12:00 | Em resposta a: #82164

Olá Otanir.
Se é "Ribeiro Pontes", concerteza nalgum ano ido, haverá a junção da duas pessoas que faz de nós familiares
Sou António Pontes, 1965, José Pontes 1938, José Ribeiro Pontes 1907, esteve emigrado no Brasil cerca de 15 anos, Manoel Ribeiro Pontes 1883, Manoel Ribeiro Pontes 1862, José Ribeiro Pontes 1830, Manoel Ribeiro Pontes e seu Pai António Ribeiro Pontes ainda não sei as suas datas de nascimento.
Segudo sei a familia Ribeiro Pontes chegou a ser a terceira maior familia da Póvoa de Varzim
Neste momento tbm troco impressões sobre registos dos Ribeiro Pontes, com um sr. da cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul.
meu e-mail pontespovoavarzim@hotmail.com
Talves possa ajudar
Abraço
António Pontes

Resposta

Link directo:

RE: Familia "da Ponte"/ "Pontes"

#298399 | mariajo | 27 fev 2012 16:43 | Em resposta a: #272465

Boa tarde, O meu nome e Maria-José da-Ponte. Estive a investigar e a primeira vez que aparece o nome "da Ponte /pontes" e no seculo XIII. O primeiro do que eu tenho conhecimento é um tal Pero da-Ponte, e com este nome aparecem duas opções: um tal Pero Fernandes da-Ponte do qual não tenho mais dados, e um tal Pero Ares da-Ponte (1238-1275) o qual era trovador próximo da corte de D. Afonso X o Sabio. Ambos galegos.

Aparece tambem um tal Martinus Petri da-Ponte, o qual foi alcaide da cidade de Pontevedra (Galiza) entre 1240-1242, e posteriormente a familia "da-Ponte" tem um papel relevante no seculos XIV e XV.

Li como voçes referem que exisitu um tabelião (notario) chamado Gonçao Anes da Ponte (1411-1433) , e pelo que entendo deve ser descendente de um dos "da-Ponte" referido linhas acima.

E se a historia diz que o apelido "da-Ponte" tem origem na Espanha, é verdade que a historia da muitas voltas dado que o meu pai (da Ponte) é portugues é casada com uma espanhola, pelo que eu "Maria-José da-Ponte" tenho as duas nacionalidades.

Pelo exposto acho que o apelido "da-Ponte" 7"Pontes" tem o seu origem na peninsula Iberica e dado ser galego pode ter sido exposto a ambos lados da fronteira desde a sua origem.
MJo

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#298407 | Maria Ribeiro | 27 fev 2012 17:33 | Em resposta a: #78289

Caros confrades
Esta questão do sobrenome Pontes merece-me algumas considerações, pois impressionou-me a forma precipitada como alguns andam à procura de brasão e, outros, fazem remontar a origem da sua própria família a séculos muito recuados, sem razões sólidas e objectivas, para tal. Penso, seriamente, que o andor deve ir mais devagar. Não temos que pertencer, necessariamente, a uma família brasonada, nem me parece que isso seja o importante, e o facto de um determinado apelido aparecer em séculos remotos , não faz recuar o apelido da nossa própria família até essa época. Por vezes, os servos tomavam o nome da família a quem serviam.
No caso do sobrenome Pontes é, quase de certeza, de origem toponómica. Por isso, aparece em várias zonas do país e tem que ver com a importância que as pontes tinham no sistema de comunicações, o que até levou ao aparecimento de confrarias de pontinos. Eu própria tenho antepassados Pontes apelido que surgiu porque a família morava junto a uma ponte. Foi isto no séc. XVIII. Mais tarde, nos princípios do séc. XX, uma parte da família passou a intitular-se Pontes ( antes, eram da Ponte), em virtude de um episódio que não lhes agradou. Já antes tinha havido outros da Ponte, pela mesma razão, mas o apelido não foi transmitido. E assim, na mesma povoação, indivíduos de famílias sem parentesco, adoptaram o mesmo sobrenome, por idênticas razões, a vizinhança de uma ponte.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#305242 | Cristina Pontes | 07 mai 2012 22:44 | Em resposta a: #298407

Olá PONTES !

Também sou PONTES , com muito orgulho. Meu avô LUIZ MEIRELLES PONTES, de Itaperuna e Laje do muriaé...Adorei ler os "papos" de vcs todos aqui no GENEALL...Saber onde vieram os PONTES é muito difícil ...já tentei e desisti. Beijocas e continuem , se ainda têm paciêcia.

Resposta

Link directo:

RE: familia pontes/ponte/ponti

#312325 | VanessaPontes | 22 ago 2012 21:53 | Em resposta a: #305242

ola pessoal,

Tive a curiosidade e estou em busca de conhecer a origem da Familia Pontes, meu nome é Vanessa Pontes Peixoto, minha mãe se chama Maria Eulina Pincanço Pontes e meu avó Joaquim Manuel Bentes Pontes.

Achei increvel tambem postes sobre o assunto, não sei se a mimnha familia tem alguma relação com a de vocês, estei fazendo novas pesquisas com meus parentes para obter mais infomações e posteriomente estarei publicando aqui.

Abraço a todos.

Resposta

Link directo:

familia pontes/ponte/ponti

#381567 | Otanir | 01 jun 2017 16:00 | Em resposta a: #91811

Olá primo distante, tudo bem, Estou remontando depois de tanto tempo, como faço para ter um contato direto com você? meu email é otanir.pontes@gmail.com (Brasil), por favor me chame no email que te passo os dados de whatsapp e facebook...
Vi também que você tem "a nossa familia", em MYHERITAGE, eu também montei uma árvore lá, podemos conversar ?

Resposta

Link directo:

familia pontes/ponte/ponti

#381603 | Otanir | 02 jun 2017 16:51 | Em resposta a: #82436

Olá, podemos nos contactar ? obrigado um bom dia... email otanir.pontes@gmail.com, tenho alguns dados e preciso de mais...

Resposta

Link directo:

familia pontes/ponte/ponti

#381604 | Otanir | 02 jun 2017 16:53 | Em resposta a: #381603

Fernando Pontes meu email otanir.pontes@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen