Estasso ou ESTAÇO

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Estasso ou ESTAÇO

#32740 | rgc | 04 jan 2003 14:42

Tenho um avô do princípio do séc.XVII,Luís ESTAÇO c/c minha avó Catarina Martella,suponho do concelho de Ourique,porque sua filha Appolónia Martella c/c Marcos Guerreiro,foram meus avós-cas.em Santana da Serra-20-Maio-1699.Também já encontrei este apelido no concelho de Almodôvar e ainda,presentemente,usado.
Gostaria de ter conhecimento de pessoas ou famílias do B.xo Alentejo e Algarve deste apelido,que julgo pouco vulgar.É difícil pesquisar nos paroquiais antes do séc.XVII e não os encontrarei(?!...) para esta minha ascendência,daí todas as ajudas são úteis.
Como gosto de respeitar a ortografia,sempre que possível,dos respectivos registos ou documentos,não vai actualizada.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#32781 | 2910 | 05 jan 2003 18:19 | Em resposta a: #32740

Caro Rafael
Antes de mais, bom ano. Parece que será hoje que vou enviar por mail, algumas notas e links sobre os Guerreiros.
Sobre os Estaço, será o mesmo que Estacio?
Um Álvaro Pires Estaço, de origem hebraica viveu no séc.XVI, na cidade de Angra(Terceira). Casou com Aldonça Martins, de quem deixou descendência.

Abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#32789 | rgc | 05 jan 2003 19:39 | Em resposta a: #32781

Caro Óscar

Retribuo os seus votos sinceros e o meu reconhecimento pela atenção que tem tido pelas minhas intervenções.
O apelido-ESTASSO(como vem escrito)tenho-o encontrado,em pessoas do Alentejo e se a memória não me trai houve um padre genealogista,deste apelido,de Évora(?)e referido nos "SUBSÍDIOS PARA UMA BIOBLIOGRAFIA GENEALÓGICA DE ALGUMAS FAMÍLIAS DO ALENTEJO ,por António Pedro de S.A.Sameiro.(trabalho que acho valioso pela informação que recolheu).Mas,naturalmente,inclino-me a crer que os haverá também no Algarve.

Espero ansiosamente o seu mail e todas as informações que me possa enviar.
Vai já um grande abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#32804 | jpe | 06 jan 2003 10:45 | Em resposta a: #32740

Um bom ano antes de mais.
Sou novo nestas andanças e tenho apelido Guerreiro Estaço da parte do meu pai que é natural de Castro Verde. Das poucas informações que disponho sei, através da Biblioteca Nacional que existiu um filosofo e poeta de seu nome Aquiles Estaço (embora tenha registos desta consulta neste momento não os tenho comigo) muito famoso na altura.
Quando algum tempo terei muito gosto em partilhar as poucas informações que tenho
cumprimentos
Joao Estaco

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#32814 | joao | 06 jan 2003 12:18 | Em resposta a: #32740

Aqui vai mais uma dica à sua pergunta.
Tenho em avô com o nome de José Ribeiro Estaço casado com Isabel Maria (Casseres)em 14/5/1724? e falecido em 22/1/1782 na vila de Alegrete-Portalegre.Pais: Manuel Tavares Side(o velho)e de Ana Pires Sirgada.
inf.no Arq.Dist.Portalegre.
Se houver mais sobre este apelido agradeço o envio.
Saudações genealógicas.

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#32818 | rgc | 06 jan 2003 12:52 | Em resposta a: #32804

Caro João Estaço
Gostei de ler a sua mensagem.Tenho alguns familiares em Castro Verde,uma prima-Ferreira Cortes,pelo ramo-Rafael,do M.te das Pereiras e Casa do Vale de Loulé-da freg. de São Barnabé,com descendência,viúva do Dr.Guerreiro Colaço,de Castro Verde,ela nat. de Almodôvar,onde tenho mais família e aqui,uma cunhada minha,usa o apelido-Estaço.
Os meus filhos também usam os apelidos-Teixeira Colaço-,com origem em São Pedro de Sólis e Santa Bárbara de Padrões resp.Passo muitas vezes por Castro Verde,quando vou a Beja,pois tenho casa nos arredores de Almodôvar.Também já entrei em contacto,há bastante tempo com um Senhor da família-Alegre Romano Colaço,de Castro Verde,é ainda jovem,mas não tenho agora o nome bem presente e não encontro o resp.º mail,que lamento,porque me deu boas informações e fiquei de comunicar com ele e não sei como fazê-lo.
Fico aguardando notícias suas e posso enviar-lhe o meu mail,se quiser,por telefone.O meu n.º de tel.265793705.A melhor hora é das 11h 45m h às 13h e à noite,a partir das 21 h até 23h 45m.Terei muito gosto nisso.
Cumprimentos.
Octávio Rafael Guerreiro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#64666 | A.Godinho | 10 mai 2004 19:08 | Em resposta a: #32814

Caro João

Acaso saberá dar-me notícia do casal Matias Fernandes e Maria Estaço, cuja filha também chamada Maria Estaço casou na Sé de Portalegre em 1677 com Francisco Fernandes? Estarão estes Estaços ligados aos de Alegrete. Admito até ser possível terem casado em Alegrete (embora pareça mais provável tere sido na Sé).

Antecipadamente grato.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#184960 | Rui Jesuino | 15 fev 2008 18:29 | Em resposta a: #32740

Em Elvas a família Estaço ou Estácio está presente pelo menos até ao séc. XVIII.
Penso que o registo mais antigo é o de João Gomes Estaço, escudeiro em 1439.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Estasso ou ESTAÇO

#185690 | cfpp | 22 fev 2008 02:18 | Em resposta a: #184960

Aqui vai outra achega:
Sebastião Philippes Martins Estácio da Veiga(1828-1891), natural de Tavira ,filho de
José Agostinho Estácio da Veiga e de D.Catarina Fhilippes Martins Est. Veiga .
Engenheiro,Arqueólogo,Sócio e Membro da Real Academia.

Resposta

Link directo:

Estasso ou ESTAÇO

#438188 | Sofia ChamplonBarros | 27 dez 2021 16:53 | Em resposta a: #32740

Boa tarde.
Luís Estácio e Catarina Martela foram meus 10ºs avós.
Descendo da sua filha Apolónia. Porém, ainda não descobri o assento de casamento de Luís e Catarina.
Se quiser trocar informações, estou disponível para o fazer.
Cumprimentos,
Sofia Barros.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen