Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#31889 | miguellabrego | 10 dez 2002 17:21

Bom Dia..
Eu estou fazer uma pesquisa a meu 7o avo. Ele era MANUEL PAIS DA SILVA. Nasceu antes de 1719 em Lagoa das Aldeias, Ilhavo. Os pais dele eram Doutor? MANUEL PEREIRA DA SILVA, natural de Sao Joao em OVAR e MARIELLA PAIS DE OLIVEIRA, natural de Ilhavo. Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou os "Pereira da Silva's" de Ovar ou os "Pais de Oliveria's" de Ilhavo?
Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#35300 | miguellabrego | 11 fev 2003 15:55 | Em resposta a: #31889

Bom Dia..
Eu estou fazer uma pesquisa a meu 7o avo. Ele era MANUEL PAIS DA SILVA. Nasceu antes de 1719 em Lagoa das Aldeias, Ilhavo. Os pais dele eram Doutor? MANUEL PEREIRA DA SILVA, natural de Sao Joao em OVAR e MARIELLA PAIS DE OLIVEIRA, natural de Ilhavo. Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou os "Pereira da Silva's" de Ovar ou os "Pais de Oliveria's" de Ilhavo?
Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#56762 | Ortigão | 03 fev 2004 19:14 | Em resposta a: #35300

Caro Miguel Labrego

Por acaso esse Manuel Pais da Silva era casado com uma Maria Josefa?

cptos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#56768 | miguellabrego | 03 fev 2004 19:37 | Em resposta a: #56762

Caro Senhor Ortigao Oliveira,
Nao, mas o filho desse Manuel Pais da Silva, (tambem do mesmo nome) Manuel Pais da Silva, Novo, era casado com uma Maria Josefa, natural de Sanchequias, Vagos. Maria Josefa era filha de Joao Manuel e Maria Joao, naturais de Sanchequias.
NÓS SOMOS RELACIONADOS? Este Manuel Pais da Silva, Novo e Maria Josefa são meus sétimo avos grandes. :)

O pai desse, O mais velho Manuel Pais da Silva (natural de Lagoa das Aldeias, Ilhavo) era casado com Isabel da Rocha (natural de Corgo do Seixo, Vagos). Isabel era filha de Antonio Joao da Silva Cavernao e Isabel da Rocha, naturias de Corgo do Seixo, Vagos.

Que tipo da informação você tem?

Com os melhores cumprimentos,
Miguel R. Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#56776 | Ortigão | 03 fev 2004 19:55 | Em resposta a: #35300

Caro Miguel Labrego

Teria mto gosto em ser seu parente por este lado (seremos por outro certamente) mas de facto não, esta investigação estou a fazê-la para uma cliente.
Tenho que esse Manuel Pais da Silva casou com Maria osefa (não dei ainda com mais dados para trás), e tiveram uma filha Maria de Jesus, casada com Manuel dos Santos filho de Domingos João e Maria João, recebidos a 17.9.1734 em Vagos. São pais de Joana de Jesus, que tb n. em Vagos, casada aí a 17.9.1815 com Manuel da Costa, que n. em 1786.

Portanto recapitulando este Manuel Pais da Silva cc Maria Josefa é filho de Manuel Pais da Silva e de Isabel da Rocha, e neto de Manuel Pereira da Silva e Mariela Pais de Oliveira? devo ir amanhã a aveiro novamente e poderei verificar se me der algumas datas!

cptos,
Rodrigo Ortigao Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#56779 | miguellabrego | 03 fev 2004 20:41 | Em resposta a: #56776

Que sorte! Eu tenho mais informação no repouso sobre irmãos e irmãs do antepassado do seu cliente, Maria de Jesus. O meu sexto avo, era Manuel Jose da Silva Palhais, filho de Manuel Pais da Silva e Maria Josefa. Assim, eu tenho mais informação sobre eles no meu casa, e eu trarei essa informação amanhã.
Suas datas estão corretas também!
E você está correto, este Manuel Pais da Silva, Novo (natural do Corgo do Seixo ou Rio Tinto, Vagos) cc Maria Josefa (natural de Sanchequias, Vagos) é filho de Manuel Pais da Silva (natural de Lagoa das Aldeias, Ilhavo) e de Isabel da Rocha (natural de Corgo do Seixo, Vagos), e é neto paternal de Manuel Pereira da Silva (natural de Sao Joao de Ovar, Ovar) e Mariela Pais de Oliveira (natural de Ilhavo) e é neto manternal de Antonio Joao da Silva Cavernao e Isabel da Rocha (naturias de Corgo do Seixo, Vagos).
Eu posso ter uma cópia do certificado de nascimento de Maria de Jesus' no repouso-eu vou ver.
Também, se você vem a Aveiro, verificação para-me o registro da união de Manuel Pereira da Silva e de Mariella Pais de Oliveira em Ovar (freguesia de Sao Joao) antes de 1719. Se não se encontrar, devem ter-se casado em Ilhavo antes de 1719. Eu era incapaz de encontrar mais informação neles assim que eu estou esperando que você tenha a sorte melhor... mas eu sei que há mais escondido.
Eu escreverei mais amanhã.
Também, seu nome é Rodrigo de Magalhães e Menezes Ortigão de Oliveira? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=136000
Se assim, nós seja da mesma idade. Eu sou surpreendido desde que não há muitos genealogistas da nossa idade. :)
Desculpe por favor meus erros gramaticais pobres também desde que o português não é minha primeira língua.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#56784 | Ortigão | 03 fev 2004 21:27 | Em resposta a: #56779

Sou esse mesmo! Obriado pelas informações, são optimas pistas!
A ver vamos se tenho mais sorte que tu nos registos de Aveiro!

cptos,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56845 | Conde | 04 fev 2004 14:55 | Em resposta a: #31889

Aconselho vivamente atenção ao estudo publicado sobre Valentes e Silvas de Avanca,Ovar e Válega.Tem Oliveiras também.
Cumprimentos.
ASL

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56854 | Álvaro S. Holstein | 04 fev 2004 15:52 | Em resposta a: #56845

Carissimo Conde,

Será possível dar-me mais informação sobre o estudo publicado sobre Valentes e Silvas de Avanca,Ovar e Válega.

Cumprimentos,

Álvaro SHF

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56856 | miguellabrego | 04 fev 2004 15:58 | Em resposta a: #56845

Caro ASL,
Você tem acesso a esta publicação? Se não, você sabe onde eu posso adquirir a publicação? Eu amaria ver se houvesse algum informação dos meus antepassados "da Silva" de Ovar.
Obrigado pelo seu ajuda.
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56862 | miguellabrego | 04 fev 2004 16:22 | Em resposta a: #56856

Caro Rodrigo,
aqui esta informação que eu tenho: Manuel Pais da Silva, Novo e Maria Josefa tiveram 4 crianças de que eu sei: Antonio da Silva em Ponte de Vagos, Maria de Jesus (que nasceu em maio 1759) (é antepassado do seu cliente), Isabel de Jesus (que nasceu em janeiro 1763), e meu antepassado, Manuel Jose da Silva Palhais(que nasceu entre 1753 e 1759). O Manuel Pais da Silva, Novo teve 3 irmãs de que eu sei: Isabel da Rocha que nasceu a primeiro de novembro 1736 em Corgo do Seixo, Vagos, Custodia da Rocha que nasceu em Mira, Coimbra em maio 1739 e Mariana da Rocha que foi era o último filha em janeiro 1752.
Eu sei também que esse Isabel da Rocha (mãe do Manuel Pais da Silva, Novo) teve 2 irmãos: Manuel Joao Cavernao que casou-se com Isabel dos Santos antes de 1761 e viveu em Vagos; Antonio Joao da Silva que casou-se com Isabel Manuel de Lombameao, Vagos. Ela teve também uma irmã: Josefa da Rocha que casou-se com Manuel Domingues de Corgo do Seixo, Vagos em 1732.
Eu acredito que Manuel Pereira da Silva nasceu antes de 1686 no Sao Joao de Ovar e casou-se com Mariella Pais de Oliveira antes de 1707 em Ilhavo ou Ovar e morreram em Ilhavo.

Eu espero que este informacão ajuda você.

Deixe-me saber se você encontrar qualquer coisa nos arquivos de Aveiro!

Miguel L.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56865 | jliberato | 04 fev 2004 16:39 | Em resposta a: #56845

Meu caro amigo,
A que estudo se refere? Não o conheço e os Valentes de Avanca interessam-me, e muito.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56874 | Conde | 04 fev 2004 17:56 | Em resposta a: #56865

Trata-se de um nobiliário manuscrito,que entronca os Valentes do Valentim Pires Valente nos do Marquês de Abrantes e faz a descendência dele em Avanca,Ovar,Válega,Estarreja,e Baião e Marco e tantas terras mais.
Posso dar-lhe uma fotocópia,quando nos encontrarmos.Fala de Silvas,Oliveiras ,Resendes e outras famílias locais.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56875 | Conde | 04 fev 2004 17:58 | Em resposta a: #56854

Caro Primo:
Veja a resposta ao JM Liberato.Posso dar-lhe uma cópia.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56877 | jliberato | 04 fev 2004 18:00 | Em resposta a: #56874

Meu caro,
Interessa-me. Embora não tenha ida prevista a Lisboa. Mas não há pressa excessiva.
Um grande abraço
do JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56896 | miguellabrego | 04 fev 2004 20:17 | Em resposta a: #56874

Meu caro primo Conde,
Sim, se não fosse demasiado problema, eu amaria uma cópia deste nobiliário manuscrito. Eu vivo nos EUA e assim, eu não tenho nenhuma idéia o que o transporte ou os preços de copias seriam, mas eu posso emitir uma ordem de dinheiro internacional para pagar estas despesas.
Eu espero para ouvir-se de você.
Seu primo en genealogia,
Miguel da Rocha Labrego
4315 Pearson Avenue
Philadelphia, PA 19114
U.S.A.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56898 | Conde | 04 fev 2004 20:50 | Em resposta a: #56896

Caro Miguel Labrego:
Vou vêr se alguem quer digitalizar este escrito e depois dou a todos os que desejarem.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56899 | miguellabrego | 04 fev 2004 20:59 | Em resposta a: #56898

Caro primo,
Muitos agradecimentos a você para sua ajuda!
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#56933 | Álvaro S. Holstein | 05 fev 2004 09:40 | Em resposta a: #56874

Carissimo Conde,

Obrigado pela informação e disponibilidade em tornar o manuscrito acessível.

Cumprimentos,

ASHF

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#61232 | miguellabrego | 26 mar 2004 18:39 | Em resposta a: #56898

Senhor Conde,
você digitou o manuscrito ainda?
Eu amaria começar uma cópia.
Obrigado para sua ajuda com tudo!
Com os melhores Cumprimentos,
Miguel Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#61450 | Conde | 29 mar 2004 13:11 | Em resposta a: #61232

Caro confrade:
Infelizmente ainda não.É muito grande.Vou vêr se alguém com mais vagar o possa fazer...
Mas informo que nos processos da Câmara eclesiástica do Porto existentes no ANTT há dezenas de processos de dispensas matrimoniais destas freguesias.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#71862 | ivrqku | 27 ago 2004 22:48 | Em resposta a: #61450

Sr Conde
Ao ler este topico nao pude deixar passar em claro a existencia de um manuscrito onde entre muitas familias existem relatos dos resendes de Ovar. Esses meus antepassados k tantos falhas me deixam na progressao da minha AG.
Assim gostaria de saber se posso contar com a sua ajuda na pesquisa ou cedencia de copia da parte em que relatam os resendes.
Aguardo a vossa comunicaçao
Cumprimentos
Jose Pereira
Lousa/Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#98148 | miguellabrego | 18 ago 2005 20:51 | Em resposta a: #35300

Bom Dia..
Eu estou fazer uma pesquisa a meu 7o avo. Ele era MANUEL PAIS DA SILVA. Nasceu antes de 1719 em Lagoa das Aldeias, Ilhavo. Os pais dele eram Doutor? MANUEL PEREIRA DA SILVA, natural de Sao Joao em OVAR e MARIELLA PAIS DE OLIVEIRA, natural de Ilhavo. Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou os "Pereira da Silva's" de Ovar ou os "Pais de Oliveria's" de Ilhavo?
Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
guinnesscub@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#99102 | miguellabrego | 01 set 2005 17:32 | Em resposta a: #56784

alguma informação nova, Rodrigo?

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#99756 | ivrqku | 07 set 2005 23:01 | Em resposta a: #56874

Caro Conde,
agradecia saber se o manuscrito que entronca os Valentes do Valentim Pires Valente nos do Marquês de Abrantes e faz a descendência dele em Avanca,Ovar,Válega,Estarreja,e Baião e Marco e tantas terras mais se oncontra digitalizado e se sim se me pode ceder ou vender tal obra. O meu interesse passa pelas familias Resendes e Oliveiras. Ambas estas familias estao ëncalhadas" ja que pelas duas vezes que me desloquei a Aveiro nao consegui avançar nada, mesmo nada o que é algo frustante.
Um abraço
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#100349 | Conde | 13 set 2005 14:02 | Em resposta a: #99756

Não está mas está à sua disposição em Lisboa para esse efeito. Pode pedir o meu email à direcção do site.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114047 | josé pereira | 13 mar 2006 23:23 | Em resposta a: #71862

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114130 | josé pereira | 14 mar 2006 22:38 | Em resposta a: #61450

Sr Conde
Ao ler este topico nao pude deixar passar em claro a existencia de um manuscrito onde entre muitas familias existem relatos dos resendes de Ovar. Esses meus antepassados k tantos falhas me deixam na progressao da minha AG.
Assim gostaria de saber se posso contar com a sua ajuda na pesquisa ou cedencia de copia da parte em que relatam os resendes.
Aguardo a vossa comunicaçao
Cumprimentos
Jose Pereira
Lousa/Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114190 | Conde | 15 mar 2006 11:17 | Em resposta a: #114130

Caro Senhor:
Disponho-me a oferecer a informação toda a quem queira. Não tenho tempo para passar os VALENTES DE OVAR a ficheiro Word, mas se alguém se oferecer para o fazer e distribuir eu entrego uma cópia do título. Mando pelo Correio, por exemplo, para a morada de quem se oferecer a fazer este trabalho a bem da Nação.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114235 | josé pereira | 15 mar 2006 20:06 | Em resposta a: #114190

Caro Senhor Conde
Disponibilizo-me (dentro das minhas possibilidades) a passar as informações dos VAlente de Ovar para word. Embora a meu desejo seja os Resende, os Dias, os Pinho de Ovar terei todo o prazer de ajudar outros que tenham interesse directamente nos Valente. Agardeço contacto para marquespontopereiraarrobasapopontopt.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114399 | ligiap | 18 mar 2006 00:08 | Em resposta a: #114235

Caro Senhor José Pereira,
É um trabalho muito meritório, no qual tenho também muito interesse, em especial no ramo dos Valentes. Se pretender dividir o esforço, aceito uma parte para digitalizar.
Fico contactável em ligiapontoportovedoarrobaprimaverabsspontocom.
Ao Senhor Conde, um agradecimento especial por esta oportunidade de partilhar tão interessante documento.
Cumprimentos,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#114640 | josé pereira | 21 mar 2006 12:39 | Em resposta a: #114399

Ligia
Agradeço a sua disponibilidade para ajuda na digitalização do documento. Assim que o sr . Conde me enviar os documentos entrarei em contacto consigo para dividirmos o esforço de diogitalização.
Cumprimentos
José Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilha

#142516 | miguellabrego | 31 jan 2007 18:19 | Em resposta a: #98148

Bom Dia..
Eu estou fazer uma pesquisa a meu 7o avo. Ele era MANUEL PAIS DA SILVA. Nasceu antes de 1719 em Lagoa das Aldeias, Ilhavo. Os pais dele eram Doutor? MANUEL PEREIRA DA SILVA, natural de Sao Joao de Ovar, Aveiro e MARIELLA PAIS DE OLIVEIRA, natural de Ilhavo, Aveiro. Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou os "Pereira da Silva's" de Ovar ou os "Pais de Oliveria's" de Ilhavo?
Há uma relação ao MANUEL PEREIRA DA SILVA, Senhor de Fermedo, Aveiro (nasceu c. 1590) e à sua esposa, MARIANA DE SOUSA (nasceu c. 1590)? Possivelmente segundo avô grande paternal?

Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
guinnesscub@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Pereira da Silva/Pais de Oliveira (Ovar e Ilhavo)

#450082 | RainerPN | 18 set 2023 07:32 | Em resposta a: #142516

Caro Miguel,

Estive pesquisando os registros de Válega, Ovar e freguesias próximas relativo à minha família ancestral Pais / Paes, que de acordo com diversos enlaces se nomeavam "Pais da Silva", "Pais Chaves", "Pais de Oliveira" etc. além de simplesmente "Pais".

Possivelmente há um erro de leitura no seu registro e este casal Manuel Pereira da Silva e Mariella Pais de Oliveira seja o sequinte, casado em Ovar aos 6 de fevereiro de 1701:

"Manoel Pereira da Sylva filho legítimo de Manoel Pereira da Sylva da freguezia de Valga (Válega) e de sua mulher Luiza de Oliveira se recebeo com Marcella Paes da Sylva filha legitima de Paschoal Paes e de sua mulher Catarina Valente de Guilhovas desta freg. em prezensa de mim o Coadjutor Joao de Almeida e das testemunhas abaixo assinadas em seis de fevereiro de mil sete centos e hum os quais foram dispensados en terceyro e quarto grao de consaguinidade quada qual (...) e logo receberam as bensois tudo na forma do Cons. Trid. ... "

Ente as testemunhas: o vigário João Paes da Silva

Este Pasqual Pais poderia ser este, nascido em 1651: https://repositoriohistorico.pt/registo-de-baptismo/94185
Veja os nomes de seus padrinhos.

É difícil seguir as diversas linhas da família Pais (que muitas vezes se casaram com Valentes) pelo fato de que os registros paroquiais de Válega só iniciam muito tarde, em 1639 e ao meu ver há muitas lacunas.

Mas tenho certeza que os Pais / Paes da região, que não eram muitos, devem ser todos parentes e possivelmente levam à freguesia de Santa Maria do Vale, onde encontramos o casal Antonio Anes e Genebra Paes (ela falecida em 1589), que lá viveram no século XVI e dos quais deve descender uma grande parte dos Paes / Pais de Válega.

Cumprimentos

Rainer

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen