Pedroso de Barros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Brasil

Pedroso de Barros

#31459 | Rodrigo Carvalho | 01 dez 2002 15:48

O Pedroso com o qual fui registrado é oriundo de Pedroso de Moraes. Mas nas pesquisas que realizei obtive informações sobre Pedroso de Barros, família na qual também tenho ancestrais, como Pedro Vaz de Barros (Algarve- Faro), filho de Jeronimo Pedroso . Um neto desse Jerônimo Pedroso, chamado Jerônimo Pedroso de Barros foi um ds chefes paulistas da Guerra dos Emboabas. Obtive informações de que ele seria um cristão-novo. Alguém já pesquisou esta família?

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Barros

#131672 | jessiarquitsud | 20 out 2006 01:12 | Em resposta a: #31459

Gostaria de saber mais sobre Pedroso de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Barros

#137670 | Chasque | 19 dez 2006 05:32 | Em resposta a: #31459

Prezado Rodrigo Carvalho

Eu também descendo do mais antigo Jeronimo Pedroso que se casou em Portugal com Joana Vaz de Barros criando assim o sobrenome composto Pedroso de Barros e também o Vaz de Barros. Eles eram sim cristãos-novos e foram presos pela Inquisição mas não morreram na fogueira e conseguiram vir para o Brasil. Dois de seus filhos obtiveram o cargo de capitão-mór de São Paulo alternando-se no poder. Eles se chamavam Antonio Pedroso de Barros e Pedro Vaz de Barros. Desses dois irmãos são oriundos milhares de brasileiros hoje por todo o país. Havia em Minas o Jeronimo Pedroso de Barros, bandeirante além de muitos outros. Creio que Jeronimo de Barros poderia ter sido cristão-velho e sua esposa era cristã-nova e sendo assim por via materna milhares de outros descendentes como eu temos sim o sangue hebreu em nossas veias. Qualquer dúvida volte a perguntar ok?

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Barros

#137971 | Rodrigo Carvalho | 22 dez 2006 16:34 | Em resposta a: #137670

Prezado Chasque,

meu nome completo é Rodrigo Pedroso de Carvalho, sou Pedroso de Barros por ao menos três ancestarlidades, e até mais , Pedroso de Moraes. O Francisco Dória que é Moraes, certa feita chegou a tentar descobrir alguma relação entre Pedroso de Moraes (Porto) e Pedroso de Barros (Algarve). Se bem que o Pedroso de Moraes se fez no Brasil, mas ele tentou , na realidade, entroncar os Pedrosos. Nãos ei a veracidade disso, mas um tio meu disse que parentes haviam pesquisado alguma coisa e eles (Pedrosos) terima vindo da Espanha, e em períodos mais remotos, da antiga Yuguslávia e que teriam o sangue cigano. Para mim seria lenda. No entanto, o Francisco Doria cita que Barros seria um sobrenome burguês, oriundo de bairro.

Os irmãos Antônio Pedroso de Barros e Pedro Vaz de Barros vieram para o Brasil por volta do final do século XVI e in´cio do século XVII, o primeiro, para ser governador da Capitania de São Vicente e o segundo, Ouvidor-Mór, só que o Pedro vaz de Barros, já tinha estado aqui, como governador da referida província.

Particularmente, sou descendente do Pedro Vaz de Barros, e de seu primeiro filho, que teve o mesmo nome do irmão, Antônio Pedroso de Barros.

Com relação ao Jerônimo Pedroso de Barros a história conta que a guerra dos Emboabas foi iniciada por desavenças entre eles e Manuel Nunes Vianna , que também informam ser cristão-novo. Meu avô foi professor e tinha as coleções do Diogo de vasconcelos, sobre a história de Minas Gerais, as quais ele cita Herônimo Pedroso de Barros como judeu e mau.

Tenho muito interesse em saber mais informações acerca do mais antigo Jerônimo Pedroso e sua esposa. Na coleção Genealogia Paulistana, de Silva Leme, consta tudo sobre esta Família. Comecei a pesquisa procurando o nome de meu trisavô, José Benedicto Pedroso do Amaral Camargo e a prtir dele, fiz toda a pesquisa.

O Pedroso, significa cheio de pedras, dando alusão a um sobrenome toponímico e de um lugar ou região de relevo bastante acidentado, montanhoso. O senhor teria mais informações a cerca desta Família, principalmente em Portugal? Já li a respeito dos irmãos supracitados terem como tio um importante membro da igreja católica. O Francisco Doria disse ser necessário uma pesquisa na Torre do Tombo ou nos arquivos regipnais.

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Barros

#137976 | ppl | 22 dez 2006 16:59 | Em resposta a: #137971

Caro Rodrigo Carvalho,
Os Pedroso têm a sua ascendência já estudada e constante da BD do Genea, entroncando em Rui Gonçalves de Pedroso, senhor do couto de Pedroso, hoje a freguesia de Pedroso do concelho de Gaia, arredores do Porto. Claro que houve famílias não descendentes dos Pedroso que adoptaram este, a exemplo de muitos outros nomes de famílias antigas portuguesas. Os Pedroso entroncam nos Araújo e por essa ligação em variadíssimas famílias de Entre Douro e Minho na Idade Média, ligações que tenho perfeitamente identificadas. A pesquisa na Torre do Tombo será importante para verificar o entroncar nos Pedroso originais.
Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen