origem do nome Verney

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

origem do nome Verney

#3013 | mbp | 28 mar 2001 17:56

Gostaria de saber a origem deste nome e qual o primeiro a chegar a Portugal.O registo familiar mais antigo que tenho refere-se a Gaspar Verney nascido prov. no Porto em finais do sec.XVII.

Os meus agradecimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: origem do nome Verney

#3086 | aeiou2 | 01 abr 2001 14:27 | Em resposta a: #3013

Olá
Se nos seus ascendentes consta Luís António Verney -contemporâneo do 1º Conde e Marquês de Pombal a origem será francesa,mas também há uma família de origem Inglesa.Vá ao sapo mundial-Verney e encontra muito com que se entreter.Bons resultados.
aeiou2

Resposta

Link directo:

RE: origem do nome Verney

#3343 | mbp | 11 abr 2001 10:52 | Em resposta a: #3086

aeiou2

Obrigado pela sua mensagem.Luis António Verney não é meu ascendente mas é muito provável que estivesse ligado á familia.O mais antigo que conheço (Gaspar Verney) viveu nos finais do SEC. XVII e sei da existência dele através de uma inquirição para a Ordem de Cristo de um seu neto ,que foi meu 4º avõ .Actualmente não conheço ninguem com este nome e continuo sem saber de onde vieram os primeiros Verney.Já consultei a página da familia Verney e inclusivamente o forum dos Verney mas sem qualquer resultado .

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: origem do nome Verney

#299756 | vbriteiros | 13 mar 2012 22:59 | Em resposta a: #3086

Olá Maria,
Há quanto tempo não contactamos! Passei por aqui porque e lembrei-me que Luís António Verney tinha sido abordado aqui no Forum e hoje encontrei uma pequena biografia elaborada por Pinheiro Chagas em 1869. Diz que foi arcediago da Sé de Évora e muito apreciado e também vituperado no seu tempo. Nasceu em Lisboa a 23 de Julho de 1713 e era filho de Dionisio Verney, de origem francesa e de D. Maria da Conceição Arnaut. Morreu em Roma aos 79 anos no dia 20 de Março de 1792. Publicou diversas obras com o patrocinio de D. José. Muito interessante este livrinho sobre Portugueses Ilustres que desconhecia ter herdado.
Agora estou muito ocupado com pesquisas documentais, meus e da BPMP sobre o elevador do Bom Jesus em Braga e não tenho tido tempo para passear por aqui. Ainda somando os dois netos , não sobra tempo para outras investigações como o Cirurgiões Militares , que não estão esquecidos.
Até breve
Bjs
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: origem do nome Verney

#299829 | Matilde Souto Pires | 14 mar 2012 20:05 | Em resposta a: #299756

Luis antónio verney era irmão de Ana maria verney 2ª mulher do Arquitecto de Mafra João Frederico Ludovice,de quem teve 7 filhos
irmão tambem de Diogo Verney e Henrique Verney
Mas se procurar no forum : Familia Verney ,autor José Luis Folhadela encontrará mais informações

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: origem do nome Verney

#299834 | vbriteiros | 14 mar 2012 21:39 | Em resposta a: #299829

Grato pela sua mensagem de que anotei os dados.
Cumprimentos
V Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen