Correia de Lacerda de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Correia de Lacerda de Lisboa

#29757 | LSV | 30 out 2002 20:14

Inicio este tópico por se tratar de um ramo específico da Família Correia de Lacerda - Correia de Lacerda, de Lisboa - embora certamente com origem comum ao ramo Correia de Lacerda que se discute noutro tópico.

Coloco assim a minha mensagem que foi para esse outro tópico no fórum no passado dia 27.10.2002 e aguardo qualquer contributo dos forenses.

....................

Coloco no fórum parte da minha carta enviada por fax no passado dia 27.10.2002 ao Dr. Jorge Forjaz.

Por consulta directa dos documentos existentes e a que consegui ter acesso, verifica-se que Manuel Correia de Lacerda (referido no nº II em «Famílias Macaenses» pelo Dr. Jorge Forjaz) e que foi governador de Timor (1746-1751 – estou agora a fazer todos os esforços para encontrar a sua certidão de óbito em Timor, se ainda existir, através de um amigo que é lá Adido de Segurança da ONU), não era filho de João Correia de Lacerda (nº I), nem foi agraciado com as mercês de moço fidalgo da Casa Real a 18.1.1739 nem de fidalgo cavaleiro da Casa Real a 30.8.1743.
De facto estas mercês, registadas no IAN/TT – Arquivo Geral de Mercês, D. João V, L. 30, fl. 162 v. e L. 37, fl. 426 referem-se a um outro Manuel Correia de Lacerda, filho de facto de João Correia de Lacerda, também moço fidalgo, e neto de Carlos Correia de Lacerda, como consta da respectiva mercê, perfeitamente identificados por Gayo (§11 e §106 do ttº de Correias), tal como os irmão de Manuel Correia de Lacerda (Pedro, José e Manuel) também agraciados com as mesma mercê, e todos acrescentados do foro para fidalgos escudeiros da Casa Real a 10.2.1739. Mas Gayo dá este Manuel como padre o que se confirma na sua mercê para fidalgo capelão da Casa Real (L. 37, fl. 426), de 30.8.1743 e também na chancelaria da Ordem de Santiago onde como frei Manuel recebe mercês de hábito no convento de Palmela.
E consultados os registos paroquiais de Lisboa, freguesia da Encarnação, verifica-se que Carlos Correia de Lacerda, o Avô de Manuel e de seus irmãos e Pai de João, foi baptizado a 28.11.1668 (livro que termina em 1684, fl. 110, tendo por padrinhos o conde de Avintes e D. Francisca de Ataíde e celebrando D. Veríssimo de Lencastre), o que torna muitíssimo difícil que fosse bisavô de Henrique Correia de Lacerda nascido cerca de 1729 e que era já era Pai a 14.6.1749.
Ou seja, o “nosso” Manuel não é o das mercês nem filho de João e neto de Carlos.
Então quem era?
No Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) – Macau – encontra-se alguma documentação sobre ele e sobre seu neto José Correia de Lacerda, padre, onde na qualidade de deão da Sé de Macau (dignidade de que obtém carta de apresentação a 13.2.1786 – IAN/TT, chancelaria de D. Maria I, L. 18, fl. 22) requer uma certidão de idade (apensa ao processo) e onde se refere ser comissário do santo ofício em Macau e todo o seu distrito e da bula de Santa Cruz. Infelizmente o seu assento de baptismo (Macau, S. Lourenço, 27.10.1738) apenas refere os nomes dos Pais (Manuel Correia de Lacerda e Joana de Abreu Sampaio) e os padrinhos, e também não foi possível encontrar o seu processo de habilitação para o santo ofício nem nos indíces gerais nem nas cerca de 50 caixas ainda não catalogadas “Novas Habilitações do Santo Ofício”. Este documento seria crucial para a identificação dos seus Avós e o seu entroncamento em algum dos ramos conhecidos dos Correia de Lacerda.
Não ficaram no entanto esgotadas as fontes já que se sabe que seu Pai Manuel Correia de Lacerda era natural de Lisboa (AHU – Macau) e como tal, fiz a respectiva busca nos registos paroquiais de Lisboa, em todas as freguesias do concelho, entre os anos de 1655 e 1710, considerando para tal os dados: era já viúvo em 1726; casou 2ª vez em Fevereiro de 1728; era Pai em 1729 e teve ainda uma filha em 1747; era juiz ordinário da câmara de Macau em 1732; era vereador do leal Senado em 1744; foi nomeado governador de Timor em 1746 e morreu em 1751. Ou seja, foram procuradas as datas extremas e limites considerando que não seria razoável ser viúvo antes dos 16 anos nem ter morrido depois dos 100.
O resultado foi, para um Manuel nascido em Lisboa, filho de um ou de uma Correia de Lacerda, apenas um e um só: Manuel, baptizado a 21.6.1679 na freguesia da Encarnação desta cidade tendo por padrinho D. João de Lencastre, filho de Manuel Correia de Lacerda e de sua mulher D. Luísa Maria Antónia de Portugal. Ou seja, precisamente irmão do Carlos Correia de Lacerda acima referido, e como tal tio-Avô do Manuel agraciado com as mercês que vem referidas em título de Correia de Lacerda em «Famílias Macaenses». A Família é de facto a mesma.
Este Manuel está perfeitamente identificado por Gayo (ttº de Correias, §11), que o diz alferes, na História Genealógica da Casa Real Portuguesa de D. António Caetano de Sousa (Tomo X, pág. 493) e por António de Portugal de Faria em “Genealogia dos Correia de Lacerda” (INBL – HG 5278//11A entre outras cotas alternativas). Mas principalmente está documentalmente identificado quer no seu assento de baptismo quer no Registo Geral de Mercês e ainda nos testamentos de seu Pai e Mãe – foi moço fidalgo da Casa Real por alvará de 7.3.1693 (RGM – D. Pedro II, L. 7, fl. 458) acrescentado de foro a 22.4.1693 (idem), junto com seus irmãos Carlos (fl. 458), Luís Francisco (fl. 457) e José (fl. 457), e contemplado no testamento de seus Pais (IAN/TT – Registo Geral de Testamentos, L. 113, fl. 11 v a 19 v). No codicílio testamentário de sua Mãe, datado de 13.2.1707, sendo já viúva, Manuel herda os prazos de Alcântara e de umas terras em Benavente que foram de seu irmão José já falecido e é nomeado por capitão, o que demonstra que Gayo teve em alguma altura conhecimento actualizado desta Família. Curiosamente D. António Caetano de Sousa (HGCRP, tomo X, pág.s 493), e apenas ele, dá-o como falecido sem tomar estado tal como a um seu suposto irmão de nome Pedro. Aliás este suposto irmão Pedro é apenas referido por outro genealogista que foi António de Portugal de Faria (que deverá ter tirado este dado da HGCRP) mas não encontro referência a Pedro em lado nenhum, nem sequer o seu assento de baptismo ou referência no testamento de seus Pais. Ou seja, ou nunca existiu ou não encontrei o seu assento de baptismo por lapso mas certo é que à data do testamento de seu Pai (1700) já ele tinha morrido (como aliás aconteceu com sua irmã Inácia baptizada na freguesia da Encarnação, IAN/TT – microfilme 1001 SGU, fl. 95). Mas Manuel Correia de Lacerda não faleceu sem tomar estado garantidamente até porque a referência “sem tomar estado” se refere a falecidos/as jovens e solteiros/as, ou seja ainda não adultos mas já não crianças. Ora sabe-se que em 1707 Manuel tinha 28 anos de idade, como tal adulto, e era bem vivo e capitão. Aliás o seu lugar de capitão aos 28 anos bem como a sua Família de origem estão perfeitamente de acordo com o facto de ter vindo a ser governador de Timor. Acontece que o facto de ter partido ainda novo para Macau, ou talvez primeiramente para a Índia e depois para Macau (a Família Correia de Lacerda de Lisboa está muito ligada à Índia onde seu Avô Francisco e seu tio João foram até capitães-mores das naus do comércio da Índia – IAN/TT, Afonso VI, L. 19, fl. 25 v) devem ter levado o genealogista a considera-lo sem notícia e daí o ter dado como falecido. Certo é que não encontro também o seu óbito em Lisboa.
Considero assim como certo que Manuel Correia de Lacerda que foi para Macau e governador de Timor teve o seguinte percurso: nasceu em Lisboa onde foi baptizado a 21.6.1679 na freguesia da Encarnação desta cidade tendo por padrinho D. João de Lencastre, como filho de Manuel Correia de Lacerda e de sua mulher D. Luísa Maria Antónia de Portugal. Em 1707 era capitão e herda os prazos de Alcântara e de umas terras em Benavente; casou a 1ª vez com D. Catarina de Mendonça Furtado e era já viúvo em 1726 (com 47 anos) vivendo em Macau; casou 2ª vez em Fevereiro de 1728 (com 49 anos); era Pai em 1729 e teve ainda uma filha em 1747; era juiz ordinário da câmara de Macau em 1732 (com 53 anos); era vereador do leal Senado em 1744 (com 65 anos); foi nomeado governador de Timor em 1746 (com 67 anos) e morreu em 1751 (com 72 anos).
As minhas buscas vão continuar e se algo de novo surgir comunicar-lhe -ei a si e ao fórum.
Relativamente ao meu "entroncamento" nesta Família dei-lhe por lapso indicações menos correctas na minha última mensagem. Eu sou descendente (5º neto) de Henrique Correia, filho de Henrique Correia de Lacerda referido com o nº III no título de Correias de Lacerda em «Famílias Macaenses», e como tal 7º neto de Manuel Correia de Lacerda, governador de Timor.

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#29758 | LSV | 30 out 2002 20:18 | Em resposta a: #29757

Embora tenha já consultado o trabalho de António de Portugal de Faria «Genealogia da Família Correia de Lacerda» na Biblioteca Nacional, não pude fotocopia-lo por estar em mau estado.
Agradecia que alguém que tenha este trabalho me cedesse fotocópias dele para o que evidentemente cobrirei as despesas.

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#29779 | Rui Portugal | 31 out 2002 12:03 | Em resposta a: #29758

Meu Caro Luís Soveral Varela,

Interesso-me pelo tema deste tópico, pois descendo de Manuel Correia de Lacerda e de D. Luísa Maria Antónia de Portugal. Tenho alguns estudos feitos sobre eles, mas os seus parecem-me mais exaustivos, e o entroncamento que refere parece-me possível.
Vou consultar os meus apontamentos e dir-lhe- ei se encontrar algum dado útil; tenho também os registos da freg.ª da Encarnação, que nãvêm citados no Faria.
Quanto ao livro deste, embora o tenha encadernado, vou ver se lhe posso arranjar fotocópia.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#29781 | LSV | 31 out 2002 12:31 | Em resposta a: #29779

Caro Rui Portugal

Agradeço-lhe a sua disponibilidade para tentar fotocopiar esse trabalho. Se o conseguir pode enviar-mo pelo correio para

Largo da Igreja, 1
7645 Vila Nova de Milfontes

ou se preferir podemos combinar encontrarmo-nos em Lisboa, isto é, se viver em Lisboa.

Estou ainda a tentar "limar" mais arestas sobre este assunto mas não tenho já hoje dúvidas sobre a verdadeira filiação de Manuel Correia de Lacerda (que foi governador de Timor, e foi em 1748 e não 1746 como por lapso indiquei na anterior mensagem) no casal Manuel Correia de Lacerda e D. Luísa Maria Antónia de Portugal. De acordo com o Dr. Jorge Forjaz ele teria sido bisneto deste casal o que cronológicamente embora não impossível é pelo menos muito difícil (obrigaria a que 3 gerações sucessivas de varões fossem Pais aos 18/19 anos). Mas a questão como expliquei nem é essa. É que o Manuel dado nessa obra como governador de Timor era afinal padre e estava a receber mercês no convento de Palmela ao mesmo tempo que o outro estava a ter filhos em Macau.
Há em «Famílias Macaenses» uma clara confusão entre este sobrinho-neto (padre) e tio-Avô (governador) que por alguma razão escapou ao autor. São coisas qua acontecem e não retiram de modo algum nada à monumental obra do Dr. Jorge Forjaz. Penso é que é importante corrigir e repôr a verdade e é nessa perspectiva que o faço.
Aguardo notícias suas e todos os dados que me puder fornecer são bem vindos. Assim que eu tiver os meus mais ou menos "passados a limpo" também lhos envio com muito gosto. Já agora poder-me-á dizer qual a sua linha de descendência de Manuel Correia de Lacerda e de D. Luísa Maria Antónia de Portugal? Também o "forense" Jorge Arez da Silva é descendente do governador filho deste casal. Parece existem assim alguns parentes no fórum por esta Família o que é muito interessante e poderá ser um bom contributo para o seu estudo.
Cumprimentos

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#29945 | Rui Portugal | 04 nov 2002 11:25 | Em resposta a: #29781

Caro Luís Soveral Varella,
Logo que tiver fotocopiado o livro do visconde de Faria sobre os Correia de Lacerda, o que infelizmente ainda não consegui fazer, enviar-lho-ei.
Parece-me muito verosímil a sua hipótese em relação ao governador de Timor (onde eu fiz a tropa durante dois anos). Sempre me intrigou o seu nome, mas como não sabia a filiação e existem muitos ramos Correia de Lacerda, nunca investiguei sobre o assunto. Parece-me que os dados que tenho condizem com os seus (baptismos, etc.).
Descendo destes porque a minha 6.ª avó, D. Francisca de Portugal, casada com seu primo D. Luís Tomé da Silveira, era filha de Carlos Correia de Lacerda e de D. Antónia Baptista de Sousa, e neta paterna de Manuel Correia de Lacerda, senhor dos morgados da casa, que terminou a construção do Convento do Rato, como atestam as 2 placas afixadas no piso térreo, por ser ppelo casamento padroeiro do mesmo, e de sua mulher D. Luísa Maria Antónia de Portugal.
Os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#29965 | LSV | 04 nov 2002 17:09 | Em resposta a: #29945

Caro Rui Portugal

Para além de verosímil a minha dedução sobre a Família do governador de Timor está sustentada em documentos.
De facto, como coloquei no fórum estou já certo da sua filiação. A filiação adiantada pelo Dr. Jorge Forjaz está errada como se deduz quer da cronologia quer, e fundamentalmente, do facto de o Manuel Correia de Lacerda dado como governador de Timor ser seu parente e padre, filho este sim de João Correia de Lacerda. Talvez este lapso tenha acontecido por se tratarem de dois com o mesmo nome, ambos moços fidalgos da Casa Real e tenha sido consultado o por lapso o documento errado. Daí a confusão entre os dois. De facto a mercê de Manuel (o padre) diz ser filho de João Correia de Lacerda. O facto de o governador de Timor ser dado, como disse por lapso evidente, como filho de João Correia de Lacerda (por sua vez filho do seu Carlos) indicia o conhecimento de que ele pertencia a esta Família.
Como coloquei também anteriormente no fórum, existe para as datas extremas apontadas nessa mensagem em Lisboa apenas um Manuel cujo apelido do Pai ou da Mãe era Correia de Lacerda, e esse Manuel é o filho de Manuel Correia de Lacerda e de sua mulher D. Luísa Maria Antónia de Portugal, ou seja, irmão do seu Carlos. Que Manuel Correia de Lacerda, governador, era natural de Lisboa sabemo-lo pela documentação existente no AHU - Macau, e não encontrei o seu óbito em Lisboa.
Não restam outras hipóteses, donde não me restam quaisquer dúvidas embora se trate de uma dedução genealógica já que não foi possível ainda encontrar documento que diga expressamente que Manuel Correia de Lacerda, governador de Timor, era filho desse casal. Como também já referi seria fundamental o processo de familiatura para o santo ofício de seu filho o padre José Correia de Lacerda, deão da Sé de Macau e comissário do santo ofício. Infelizmente não se sabe dele.

Agradeço-lhe os dados relativos ao convento do Rato que eu desconhecia totalmente.

Aguardo as fotocópias se lhe for possível envia-las e desde já lhe agradeço.
os cumprimentos do "primo"

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#30211 | Rui Portugal | 08 nov 2002 11:06 | Em resposta a: #29965

Caro Luís Soveral Varela,
Estou absolutamente convencido pelos seus argumentos sobre a identificação do governador de Timor, Manuel Correia de Lacerda, irmão e filho de antepassados meus; resolveu-me um problema, pois sempre achei interessante identificar este governador de um território a que eu me sinto tão ligado.
Se tiver paciência, gostaria de conhecer a sua ascendência Correia de Lacerda, pois não tenho a obra "Famílias de Macau".
Espero mandar-lhe amanhã a fotocópia da "Genealogia da Família Correia de Lacerda" do Visconde de Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#30308 | LSV | 09 nov 2002 17:10 | Em resposta a: #30211

Caro Rui Portugal

Aqui vai resumidamente a minha linha Correia de Lacerda a partir de Manuel Correia de Lacerda, governador de Timor.
Trata-se de um misto entre o que vem em «Famílias Macaenses» do Dr. Jorge Forjaz e de investigação minha.

Um abraço
Luís Soveral Varella

I - MANUEL CORREIA DE LACERDA, nasceu em Lisboa, foi baptizado a 21.6.1679 na freguesia da Encarnação desta cidade tendo por padrinho D. João de Lencastre, e morreu em 1751 em Timor. Foi moço fidalgo da Casa Real por alvará de 7.3.1693 acrescentado a fidalgo escudeiro da Casa Real a 22.4.1693 . Referido no testamento de seus Pais e contemplado no codicílio testamentário de sua Mãe a 19.2.1707, onde é referido como capitão, com os prazos de Alcântara e de umas terras em Benavente que foram de seu irmão José entretanto falecido. Antes de 1726 embarca para Macau, provavelmente depois de ter estado na Índia, onde neste ano enviuva do primeiro casamento. Em 1732 é eleito juiz ordinário da câmara de Macau, em 1744 vereador do Leal Senado, em 1748 é nomeado governador de Timor onde vem a morrer no exercício do cargo.
Casou duas vezes: a 1ª com D. Catarina de Mendonça Furtado (a), falecida em 1726 na freguesia da Sé em 1726, sem descendência; casou 2ª vez em Novembro de 1728 com Joana de Abreu de Sampaio (b).
Filhos:
1(II) HENRIQUE CORREIA DE LACERDA, com quem se continua.

2(II) JOSÉ CORREIA DE LACERDA, nasceu a 19.10.1738 em Macau e foi baptizado a 27 na igreja de S. Lourenço tendo por padrinhos Manuel Vicente Rosa e Luísa Caldeira do Rego . Foi reverendo padre, comissário do santo ofício em todo o distrito de Macau e da bula de Santa Cruz deão da Sé de Macau de que recebeu carta de apresentação a 13.2.1786.

II - HENRIQUE CORREIA DE LACERDA, nasceu cerca de 1729 em Macau já que em 1749 era já casado e Pai. Foi escrivão da câmara de Macau nomeado a 29.3.1758 .
Casou duas vezes: a 1ª com AGOSTINHA MARTINS (a), filha de; a 2ª a ....11.1774 com LUÍSA SORIANO ou LUÍSA JORGE DA SILVA (b), conforme o seu assento de óbito, falecida a 30.10.1788 na freguesia de S. Lourenço em Macau, filha de Pais incógnitos. Com descendência dos dois casamentos.

III - HENRIQUE CORREIA DE LACERDA, nasceu cerca de 1775 na freguesia de S. Lourenço em Macau, onde viveu, e deverá ter sido o único filho do segundo casamento de seu Pai. «Famílias de Macau» não refere filhos do 2º casamento de Henrique Correia de Lacerda, e este outro Henrique vem desentroncado como Henrique Correia no título Rosa, § 11º.
Casou cerca de 1804 em Macau com CLARA MARIA, certamente nascida em Macau e de quem se desconhece a filiação.

IV - ANA ANTÓNIA CORREIA, nasceu cerca de 1805 em Macau.
Casou com JULIÃO JOÃO DA ROSA, nascido em Macau cerca de 1790, de quem foi segunda mulher , filho de José da Rosa e de sua mulher Ana Maria Pereira, nascidos provavelmente em Macau por volta de 1760/65.

V - EDELTRUDES GUILHERMINA DA ROSA, nasceu a 13.10.1838 na freguesia de S. Lourenço em Macau e faleceu a 27.9.1868 na freguesia da Sé da mesma cidade.
Casou em Macau com LUCIANO JOSÉ LOPES, de quem foi a primeira mulher , nascido a 13.12.1833 na freguesia de S. Lourenço desta cidade e aí baptizado a 25.8.1836, empregado da procuratura nos negócios sínicos, chefe da Família Lopes e Lopes da Fonseca em Macau, filho de Januário José Lopes, negociante de grosso trato, sócio da Casa do Seguro de Macau, que deu origem à famosa herança os milhões de Calcutá a que se habilitaram seus descendentes como herdeiros de direito junto com outros herdeiros descendentes de outros sócios da referida Casa extinta em 1825 , irmão da santa casa da misericórdia de Macau eleito a 24.3.1842 e de Josefa Maria, com quem não foi casado; neto paterno de Constantino José Lopes, nascido a 12.5.1782 na freguesia de S. Lourenço de Macau e aí falecido a 21.12.1832, 1º tenente da marinha Real de Gôa, capitão de navios que comandou o navio S. Miguel do barão de S. José de Porto Alegre na armada do ouvidor Miguel de Arriaga contra os piratas do Mar da China e nesse mesmo navio enviado ao reino do Sião para reatar as relações diplomáticas entre Macau e esse reino, e de sua mulher, com quem casou a 30.7.1805 na freguesia da Sé de Macau com Ana Joaquina Heitor falecida a 10.9.1846 na freguesia de S. Lourenço.

VI - LEOPOLDINO LUDOVICO CÂNDIDO LOPES, nasceu a 18.1.1864 na freguesia da Sé em Macau onde foi baptizado a tendo por padrinhos os tios maternos Clara Maria e deu marido José Simão Vieira Ribeiro. Foi 2º sargento da guarda policial e amanuense da Imprensa Nacional de Macau.
Casou duas vezes: a 1ª a 25.2.1884 na freguesia da Sé de Macau com D. MARIA FRANCISCA DO ROSÁRIO (a), nascida em 1860 na freguesia de S. Lourenço desta cidade e falecida na da Sé, filha de Joaquim José do Rosário de Esmeralda Maria; casou 2ª vez a 16.6.1900 na freguesia da Sé desta cidade com D. MARIA AURAH ANTÓNIA DA SILVA CORVETH (b).

VII - D. FLORIZA MARIA TERESA LOPES, nasceu a 16.1.1905 em Macau, Sé.
Casou a 30.4.1940 em Macau com JOSÉ CÂNDIDO DE ARÊDE SOVERAL, nascido a 3.10.1888 na freguesia de S. Salvador, Beja e que morreu a 6.10.1955 em Lisboa, actor dramático e de cinema, tenente do exército, sidonista demitido a pós o assassinato do presidente Sidónio Pais, e funcionário público.

VIII - D. MARIA DE FÁTIMA LOPES DE ARÊDE SOVERAL, nasceu a 5.2.1933 na freguesia da Sé em Macau e morreu a 6.7.1991 na freguesia da Lapa em Lisboa, licenciada em ciências físico-químicas pela faculdade de ciências de Lisboa.
Casou a 12.12.1959 na freguesia de Benfica em Lisboa com ANTÓNIO JOSÉ ÁGUAS RODRIGUES VARELLA, nascido a 4.1.1934 em Lisboa, na freguesia de S. Sebastião da Pedreira. Engenheiro civil/militar, coronel do exército, comendador da ordem de Aviz.

IX - ANTÓNIO LUÍS ARÊDE SOVERAL RODRIGUES VARELLA, nasceu a 2.10.1961 em Luanda, Angola.

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#30397 | Rui Portugal | 11 nov 2002 11:11 | Em resposta a: #30308

Caro Luís Soveral Varella,

Muito obrigado pela indicação da sua linha genealógica dos Correia de Lacerda. Fica assim resolvido o enigma do governador de Timor:
Em breve lhe enviarei a linha completa da minha ascendência desta família.
Tenho que lhe pedir desculpa por ainda não ter posto no correio as suas fotocópias; espero fazê-lo esta tarde.
Terei o maior gosto em me encontrar consigo, quando vier a Lisboa.
Deixo-lhe o meu mail para poder entrar em contacto mais fácilmente: rdnpt@aeiou.pt
Abraço do parente
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#139002 | LProjecto | 03 jan 2007 16:24 | Em resposta a: #30397

Caro Rui,

Atrevo-me a perguntar-lhe se tem conhecimento ou possui alguns elementos sobre a descendência de Joaquim José Portugal da Silveira Correia de Lacerda?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=250227

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#139005 | LProjecto | 03 jan 2007 16:26 | Em resposta a: #30308

Caro Luís,

Acaso terá notícia ou possui alguns elementos sobre a descendência de Joaquim José Portugal da Silveira Correia de Lacerda?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=250227

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#139035 | r.portugal | 03 jan 2007 20:18 | Em resposta a: #139002

Caro Luís Calhau,
Não tenho completamente actualizada a descendência do coronel do exército cujo nome indica. O neto primogénito (do primeiro casamento do filho José Joaquim) Joaquim Augusto, indicado pelo marquês de Faria, foi general de brigada e teve larga geração. O mesmo aconteceu com parte dos seis filhos do segundo casamento do dito filho, na descendência dos quais se conta Viriato Sertório de Portugal Correia de Lacerda, morto heroicamente em Moçambique na primeira guerra mundial, e o felizmente vivo poeta Alberto de Lacerda, (Carlos Alberto de Portugal Correia de Lacerda.Se achar conveniente, fica autorizado o Moderador a dar o meu contacto e-mail actualizado.
Os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#139884 | LProjecto | 11 jan 2007 13:21 | Em resposta a: #139035

Caro Rui Portugal,

Tendo já solicitado o seu e-mail ao moderador, no entanto ainda sem feedback, aproveito para deixar o meu e-mail luismcalhau(arroba)iol(ponto)pt através do qual agradeço o contacto para o envio de alguma informação que possa disponibilizar relativa à descendência dos "Correia de Lacerda" a que aludi na minha última intervenção neste tópico.
Aproveito para o convidar, se julgar oportuno, no tópico que lancei sobre esta gente:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=139870

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda de Lisboa

#171795 | kee | 05 nov 2007 15:36 | Em resposta a: #139035

Caro confrade:

Só agora localizei esta sua mensagem e desde já peço desculpa por me intrometer.

É de meu conhecimento a ligação da família Sá Chaves Pinto à família Correia de Lacerda pois o meu tio-avô Francisco José d'Oliveira Sá Chaves mencionou que as ilustrações, a carvão, de um dos seus livros, eram de seu primo A. Correia de Lacerda.
SÁ CHAVES, F. (1915). No Tempo dos Franceses. Lisboa

Pesquisando no GENEA localizei o casamento (segundo) de José Joaquim Correia de Lacerda com Emília Mafalda de Oliveira Sa Chaves Pinto, o que tornou claro o elo de ligação.

Surgiram-me porém dúvidas relativamente aos progenitores da Emília Mafalda de Oliveira Sa Chaves Pinto que gostaria de esclarecer e para o que agradeço a sua colaboração.

Será que possui alguns elementos que me permitam localizar o onde ocorreu o casamento ou onde posso procurar os assentos de baptismo dos filhos?

Antecipadamente grato,

José Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen