Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#29398 | neca | 24 out 2002 12:20

Procuro descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida, que foi para o Brasil,Rio de Janeiro,com seus pais, Alfredo Elysio Correa Pinto d'Almeida e Mariana Soares de Brito (1880 ?).
Alexandre casou com uma prima?,e teve filhos:Marina (a mais velha),Alda?, Regina,Henriqueta e José (o mais novo).
Trabalhava no Comércio Bancário do Rio de Janeiro.
Desde já agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Procuro descendência ou história família d'Almeida

#32436 | LuCoelho | 27 dez 2002 11:45 | Em resposta a: #29398

Procuro saber mais sobre a família d'Almeida, o meu pai tem de nome António José D'Almeida assim como seu pai e seu avô.Embora de facto não encontre nada relacionado com este nome só encontro ALMEIDA e não d'Almeida. Têm origem no Norte do país, região de Cedofeita.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Alme

#32441 | neca | 27 dez 2002 14:25 | Em resposta a: #29398

Cara Lu Coelho
Não creio que haja uma familia d'Almeida, mas sim de Almeida, uma vez que Almeida provém do nome da aldeia de Almeida,e era corrente a utilização do d'.
Como possivelmente já sabe, e recorrendo à ELB,diz que: Provêm os Almeidas de Fernão Canelas,senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas,na freguesia de Mangualde,pai de João Fernandes de Almeida,que pelos anos de 1223 a 1245 fundou no julgado de Azurara da Beira,hoje concelho de Mangualde,uma aldeia denominada Almeida,em 1258,da qual TOMOU O APELIDO, que transmitiu aos seus descendentes...

Estes meus Correia Pinto d'Almeida, aparecem por volta de 1770, com o meu tetravô, José Correia Pinto d'Almeida, pois até aí, os apelidos eram Guedes,e Correa Pinto, todos da Zona de Peso da Régua, Vila Real.
melhores cumprimentos
MFCCB

Resposta

Link directo:

RE: Procuro descendência ou história família d'Alm

#32442 | tfp | 27 dez 2002 14:56 | Em resposta a: #32436

Se tiver informações sobre esses "Almeida" de Cedofeita estou interessado dado ter um parente nesse ramo familiar.

cumprimentos e obrigado

tiago pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#123827 | Plinio | 29 jul 2006 04:09 | Em resposta a: #29398

Sou natural do Estado do Rio Grande do Sul-Brasil.
Como voce, também estou a procura de informações de meus avós que vieram de Portugal lá por volta de 1907/1908 -> Antonio Pereira Gomes e Rosa de Jesus de Almeida.
O que sei são dados contidos em uma cópia do passaporte deles emitido em 17/10/1907 tudo indica no Districto do Porto -> n. 506 da Terceira repartição - registrado na folha 85 do livro 128
Ele tinha 27 anos e era natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião -> que era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.
Com sua esposa Rosa de Jesus de Almeida também viajou a mãe dela que se chamava Margarida de Jesus (52 anos).
Rosa de Jesus de Almeida tinha 24 anos e era natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião, Districto do Porto -> era filha de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.
Margarida de Jesus (52 anos) era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina.
O que mais sei é que uma prima de meu avô chamada Palmira, escreveu uma carta datada de 12/12/1929, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Sobre tudo que falei, gostaria de saber data e onde nasceram e casaram os meus avós Antonio Pereira Gomes e Rosa de Jesus de Almeida, pois necessito tirar certidões origianis para tirar cidadania portuguesa para meu pai Daniel Pereira Gomes nascido aqui no Brasil.

Ficarei muito Grato e Feliz.

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil

email: plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#130623 | Rui Cascão | 09 out 2006 21:00 | Em resposta a: #29398

Olá Neca!

Poderá encontrar o nome de Alexandre Correia Pinto de Almeida no própria Genea, no índice de pessoas.
O pai, Alfredo Elísio Correia Pinto de Almeida, era natural de Coimbra e foi director da Filial do Banco Comercial de Viana (em 1875). Depois emigrou para o Brasil, onde se dedicou ao comércio e aí nasceu o filho António Elísio Correia Pinto de Almeida (nascido no Rio de Janeiro, em 2 de Outubro de 1886, e falecido em Lisboa, em 1933). Este António, irmão de Alexandre, foi jornalista e poeta, vivendo vários anos na Figueira da Foz.
Sobre o próprio Alexandre não tenho mais informações, mas pode ser que consiga obtê-las através dos níveis mais avançados de Genea.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#130624 | Rui Cascão | 09 out 2006 21:00 | Em resposta a: #29398

Olá Neca!

Poderá encontrar o nome de Alexandre Correia Pinto de Almeida no própria Genea, no índice de pessoas.
O pai, Alfredo Elísio Correia Pinto de Almeida, era natural de Coimbra e foi director da Filial do Banco Comercial de Viana (em 1875). Depois emigrou para o Brasil, onde se dedicou ao comércio e aí nasceu o filho António Elísio Correia Pinto de Almeida (nascido no Rio de Janeiro, em 2 de Outubro de 1886, e falecido em Lisboa, em 1933). Este António, irmão de Alexandre, foi jornalista e poeta, vivendo vários anos na Figueira da Foz.
Sobre o próprio Alexandre não tenho mais informações, mas pode ser que consiga obtê-las através dos níveis mais avançados de Genea.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#130625 | Rui Cascão | 09 out 2006 21:00 | Em resposta a: #29398

Olá Neca!

Poderá encontrar o nome de Alexandre Correia Pinto de Almeida no própria Genea, no índice de pessoas.
O pai, Alfredo Elísio Correia Pinto de Almeida, era natural de Coimbra e foi director da Filial do Banco Comercial de Viana (em 1875). Depois emigrou para o Brasil, onde se dedicou ao comércio e aí nasceu o filho António Elísio Correia Pinto de Almeida (nascido no Rio de Janeiro, em 2 de Outubro de 1886, e falecido em Lisboa, em 1933). Este António, irmão de Alexandre, foi jornalista e poeta, vivendo vários anos na Figueira da Foz.
Sobre o próprio Alexandre não tenho mais informações, mas pode ser que consiga obtê-las através dos níveis mais avançados de Genea.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro descendência ou história família d'Almeida

#211331 | PILOTOMOR | 22 out 2008 22:42 | Em resposta a: #32436

Boa noite...
Caso se trate da familia pinto d'almeida, ligada à marinha,
Tem descendentes vivos. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Procuro descendência ou história família d'Almeida

#211431 | jvnapoles | 23 out 2008 23:10 | Em resposta a: #211331

Boa noite,

A familia Pinto de Almeida que menciona terá alguma ligação com os descendentes de Joaquim José Monteiro de Almeida e Maria do Carmo Pinto, que viveram em Lisboa em meados do século XIX?

Cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Resposta

Link directo:

Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#359003 | PILOTOMOR | 30 jun 2015 04:19 | Em resposta a: #32436

Bom dia
Entre em contacto comigo, ou procure:
pilotomor JOSÉ PINTO D'ALMEIDA, ou ANTÓNIO PINTO D'ALMEIDA, a familia é da Foz do Douro.
Se precisar contacte: pilotomor@gmail.com
Fernando D'Almeida

Resposta

Link directo:

Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#359039 | neca | 01 jul 2015 14:36 | Em resposta a: #359003

Boa tarde caro Fernando
Muito obrigada pelo seu contacto e resposta ao meu apelo de 2002.
Vou-lhe enviar um email.
Melhores cumprimentos
Neca Pinto d'Almeida R.S.C.C.B.

Resposta

Link directo:

Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#368467 | miguellabrego | 21 abr 2016 23:15 | Em resposta a: #359039

Ola Neca,
Meu bisavo, Manuel Ferreira Pimentel (1874-1958) era terceiro primo com Antonio Elisio Correa Pinto de Almeida.
O pais de Antonio eram Alfredo Elisio Correa Pinto de Almeida e Mariana da Conceicao Soares de Brito (1853-1932)--e a mae de Mariana era Maria Emiliana do Carmo Pimentel que nasceu 8 Agosto 1820 em Portomar, Mira, Coimbra. Maria Emiliana era filha de Carlos Vicente Pimentel e Leocadia Rita Leopaldina (que casaram-se em Buarcos, Figueira da Foz em 28 Junho 1814 onde Leocadia era natural). Carlos era filho de Alferes Tome Bernardo Pimentel e Francisca Maria de Jesus, meu quinto avos, naturais de Portomar, Mira, Coimbra.


Miguel da Rocha Labrego
miguellabrego@gmail.com

Resposta

Link directo:

Descendentes de Alexandre Correia Pinto d'Almeida

#406607 | Maria Sousa Coutinho | 20 ago 2018 02:00 | Em resposta a: #130623

Boa noite, o meu tetravo, Pedro Norberto Corrêa Pinto de Almeida, nascido em S. Pedro do Loureiro, foi para Coimbra estudar e por lá ficou como professor universitário. director do jardim botânico e vereador da Câmara Municipal de Coimbra. Casou com Emília Adelaide Gonçalves de Souza com quem teve 4 filhos: Alexandre Norberto Corrêa Pinto d'Almeida, Alfredo Elysio Corrêa Pinto d'Almeida, Alberto Corrêa Pinto d'Almeida que foi muito novo viver com o avô, André Gonçalves de Souza (juiz desembargador) para o Brasil e Beatriz Norberta Corrêa Pinto d'Almeida. O meu bisavô, Alfredo Elysio Corrêa Pinto de Almeida casou na Sé de Coimbra com Mariana da Conceição de Menezes Correia Soares de Brito que tiveram vários filhos, em Coimbra, Braga, Brasil e Lisboa. Entre eles a minha avó, Sofia de Brito Correia Pinto de Almeida e o irmão, Alexandre de Brito Correia Pinto de Almeida, o qual ficou no Brasil a viver com o tio Alberto e casou com a prima. Faleceu no Rio de Janeiro em 1900. Cumprimentos. Maria de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 21:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen