família matafome

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família matafome

#27790 | camisao65 | 01 out 2002 17:21

Colegas,

Procuro informações sobre uma família de apelido Matafome, originária do Ribatejo, mais exactamente de Abrantes

Obrigado

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27803 | joaquimreis | 01 out 2002 18:38 | Em resposta a: #27790

Não sei se será a mesma familia, mas existia em Lagôa (Algarve) um solar dessa familia, a qual descendia de um tal Ministro da Fome. Nada mais sei, pois esse solar após o 25/4 foi transformado numa Comissão de Moradores onde viviam inumeras familias vindas de Africa, e há cerca de 1 a 2 anos foi demolido pela Camara Municipal.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27813 | aeiou2 | 01 out 2002 19:02 | Em resposta a: #27790

Há uma Médica Veterinária,Doutora Maria de Lourdes Matafome.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27833 | Zabeleta | 01 out 2002 21:20 | Em resposta a: #27790

Caro Luís Camizão:

Há uma família Matafome, muito conhecida no Concelho de Alcanena. Julgo que estão ligados à Indústria de curtumes. Na lista telefónica nacional há 55 assinantes, na zona de Alcanena.

Melhores cumprimentos.
Jorge Ferreira (Galveias)

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27862 | camisao65 | 02 out 2002 09:18 | Em resposta a: #27813

Cara Maria,

Muito obrigado pela informação, e julgo que essa pessoa fará parte da família que procuro.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27863 | camisao65 | 02 out 2002 09:20 | Em resposta a: #27833

Caro Jorge Ferreira

Pela informação que me dá, é de certeza a família que procuro, pois a minha avó, Julia Ferreira Matafome, era originária de Alcanena.
Vou concerteza investigar este ramos, pelo que desde já agradeço a informação prestada, e outras que porventura me poderá disponibilizar.

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27864 | camisao65 | 02 out 2002 09:21 | Em resposta a: #27803

Caro Joaquim Reis,

Será concerteza um assunto a investigar, pois pouco conheço da origem de tal apelido.
Obrigado pela informação

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27869 | JMCM | 02 out 2002 10:12 | Em resposta a: #27863

Caro Luis


As artistas Mila e Adelaide Ferreira são Matafome


Cumprimentos

J.Melo

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#27872 | camisao65 | 02 out 2002 10:16 | Em resposta a: #27869

Caro J. Melo,

Grato pela informação, é sempre útil.


Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#39872 | camisao65 | 14 abr 2003 16:48 | Em resposta a: #27872

Caros confrades,

Volto a este tópico, com um acréscimo pois necessito de saber dados sobre Maria Júlia Matafome, n. 1896 em Alcanena, c.c. Francisco Oliveira Coelho em Abrantes em 1916. Gostaria de saber mais sobre a ascendência desta senhora, que é minha avó por parte materna.
Se algum dos confrades passar pelo Arquivo Distrital de Santarém, e conseguir obter algo, desde já agradecido.

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#39918 | NISGM | 15 abr 2003 11:42 | Em resposta a: #39872

existem também matafomes no Entroncamento. Pelo menos um e a filha.
na lista encontra-o

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#39920 | camisao65 | 15 abr 2003 11:47 | Em resposta a: #39918

Caro NISGM,

Grato pela informação


Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#39994 | JPA | 16 abr 2003 01:02 | Em resposta a: #27790

Caros colegas,

(...)

Bem hajam,

JPA

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#39999 | artur41 | 16 abr 2003 01:31 | Em resposta a: #39994

Caro JPA


O meu primo Luís irá responder-lhe, pela certa. É que Matafome é apelido da mãe do Luís!

Desde já lhe digo: o meu desprezo por si é total!!!


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40001 | camisao65 | 16 abr 2003 09:39 | Em resposta a: #39994

Caro Senhor?

Um dias destes, este Matafome, de origem materna, vai-lhe fazer uma visita!

Até lá,

Passe bem!

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40005 | camisao65 | 16 abr 2003 10:11 | Em resposta a: #39999

Artur,

Grato pelo apoio, mas neste caso, acho que nem vale a pena...
Quando visitar este senhor?, vou concerteza levar a única Matafome (além da minha mãe, das minhas tias e da minha avó) de que ouvi falar até hoje, e que é veterinária assim julgo.
Aproveita-se, e damos um injecção anti-raiva, e
fazemos um exame à BSE.

Um abraço amigo

Luís

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40010 | artur41 | 16 abr 2003 12:27 | Em resposta a: #40005

Luís,


Tens o meu total apoio: a todos os níveis!!


Abraço fraterno

Artur

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40013 | magalp | 16 abr 2003 12:44 | Em resposta a: #40010

Meus caros Artur e Luís

Não conheço o vosso interlocutor de parte alguma.
De resto, detesto dialogar com iniciais e outros encapuçados, o q. pode trazer consequências desagradáveis, no mínimo de fazer "ferver" como é o caso.
Todavia, o cavalheiro(a) não pretenderia ser ofensivo, parece-me. Creio ter tomado este tópico como uma paródia (tal como outras q, por aí andam) e não como uma sincera busca de dados.
Vai daí repondeu nesse sentido, com humor de duvidoso gosto...
Para vcs, sobretudo ao Luís, o mais avisado seria fazer "clik off" e ignorar o assunto.

Um grande abraço e uma Santa Páscoa. Que seja mais pacífica que o precedente tempo de Quaresma...
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40022 | camisao65 | 16 abr 2003 13:40 | Em resposta a: #40013

Caro Manuel,

Sem dúvida, sábias palavras!!


Uma Santa Páscoa, e também um abraço do tamanho do Mundo... Não, o Mundo não chega!! Do Universo!!

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40023 | artur41 | 16 abr 2003 14:10 | Em resposta a: #40013

Meu caro Manuel Maria


Os meus agradecimentos pela solidariedade demonstrada!

Grande abraço, Santa Páscoa. Espero bem que a Páscoa nos faça reflectir bem; e que, claro, resulte numa maior pacíficação...


Artur

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40026 | picanceira | 16 abr 2003 15:38 | Em resposta a: #39994

(...)

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40027 | picanceira2 | 16 abr 2003 16:01 | Em resposta a: #27790

Senhores,

(...)
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40029 | smmcsb | 16 abr 2003 16:50 | Em resposta a: #40005

Caros Artur e Luís,

peço-vos o favor de deixarem este senhor JPA, picanceira, que vos posso garantir ser a mesma pessoa, a falar sozinho, esta laia de pessoas não vos merece palavra,

um abraço

Salvador

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40031 | Zabeleta | 16 abr 2003 17:13 | Em resposta a: #40027

Caros Luís e Artur.
Não sei porquê, mas ultimamente tenho verificado que os Senhores, têm sido vitimas de brincadeiras de mau gosto, que não merecem de maneira nenhuma, e que estão em absoluto contraste com a vossa maneira de ser e de estar, primando sempre pela boa educação e espirito de concórdia, neste Forum.
Sou natural de Alcanena, conheço muito bem a Família Matafome, espalhados por Alcanena, Torres Novas, Mira de Aire, Minde, Abrantes etc. etc. É uma Família muito conhecida e respeitada, tendo até alguns elementos desta , ocupado cargos autárquicos em Alcanena.
As cantoras Adelaide e Mila Ferreira, são também Matafome.
Quanto a Gouxaria, pequena aldeia junto de Alcanena, conhecida pela suas fábricas de curtumes, não conheço nenhuma família, com estatuto económico nos princípios do século XX, que lhes desse a possibilidade de terem criados, cardadores, estrebarias, etc.
Caros Luís e Artur, na minha terra diz-se: " vozes de B.... não chegam ao céu..." por isso, não se deixem levar por provocações.
Peço desculpa, de ter intervido neste tópico mas não posso assistir a brincadeiras com o Nome de cada um, sem me revoltar.
Uma santa Páscoa para todos.
Jorge Manuel Ramos Ferreira (Galveias)

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40032 | artur41 | 16 abr 2003 17:25 | Em resposta a: #40029

Caro Salvador


Grato pelas suas palavras. Pensando friamente: será a melhor solução!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40038 | artur41 | 16 abr 2003 18:15 | Em resposta a: #40031

Caro Jorge


Parecem "técnicas de guerrilha"!

Pela minha parte tenho-me refreado: não vá sair alguma(s) palavra(s) do "calão mais ordinário, que, diga-se de passagem, bem conheço.

Há pessoas que perderam "o tino", se é que alguma vez o tiveram...


Santa Páscoa para si e sua família do

Artur

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40049 | picanceira | 16 abr 2003 22:06 | Em resposta a: #40027

cara homónima

(...)

Tenha uma boa noite e não me hostilize pois nunca a hostilizei, depois não peça ajuda porque no seguimento desta ofença gratuita não deverá haver alguém, se for minimamente honesto e coerente, que a possa defender!

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40050 | picanceira | 16 abr 2003 22:16 | Em resposta a: #40038

Caro Senhor

Apesar de ser brincalhão tudo tem limites , o tal da Gouxaria passou dos limites , tem por isso toda a minha solidariedade e simpatia.
Com os melhores Cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40057 | Don Quijote | 16 abr 2003 23:20 | Em resposta a: #40022

Caro Senhor,

Permita-me fazer uma observação em jeito de critica, que também se aplica ao seu parente.

(...)
Não o digo em tom de ofensa, mas de reparo porque este súbito aparecimento de pseudónimos também se deve ao seu comportamento. Aliás estou certo que a maioria das "brincadeiras" não prosseguiriam se não tivessem tido resposta.

Não querendo ser alvo do ostracismo, terei de assinar unicamente assim...

El Quijote
--------------------
"Já um bajulador palaciano disse a um rei que as moscas que o mordessem [...] seriam de melhor casta que as outras" (CCB)

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40069 | camisao65 | 17 abr 2003 08:47 | Em resposta a: #40031

Caro Jorge Manuel Ramos Ferreira,

Desculpe só agora responder. Agradeço a sua simpática mensagem, e chamo a sua antenção se possível, para o novo tópico que vou abrir, intitulado Matafome/Jacob/Ruivo.
Com os desejos de uma Santa Páscoa

Melhores cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40120 | JPA | 17 abr 2003 20:02 | Em resposta a: #40049

prezado colega picanceira,

concordo inteiramente consigo e tem desde já a minha solidariedade. é absolutamente inacreditável o que andam a fazer consigo neste forum.cada vez que você intervem construtivamente e de boa-fé ( que devia ser um espaço de liberdade , de diálogo , de troca de impessões) , é quase que imediatamente censurado, insultado e maltratado.

o meu amigo tocou em pontos pertinentes, com interesse para este fórum, não foi malcriado com ninguém , mas como eu sofreu a censura de um fórum, que tratando de assuntos ancestrais de uma forma modernizada, não se sabe actualizar a tempos em que a palavra censura devia ser repudiada. Como fui apagado deste forum, e espero ser de novo, confie que não contribuirei mais para o que quis ser um são contributo da minha parte para uma sã descoberta de uma verdade genealogica.

a sra.engª.idalécia matafome,aliás com quem acabei de falar ao telefone, já se propôs vir a este fórum defender a honra da sua família e a verdade genealogica sobre a origem humilde da sua família.(...)ela não se envergonha da origem do seu apelido "Fome".ela pode até não ser de estirpe nobre ou fidalga,até pode não ser familiar dos senhores camisões, mas não quer dizer que não exista e que não seja um ser humano com a respectiva dignidade. até pode ser de outra linha. mas não contem mais comigo para contribuir para essa descoberta, pois sou um homem livre, e não tenho interesse, depois do 25 de abril de 1974, de ser sujeito a desrespeitos.

bem haja e desejos de que tenha uma santa páscoa ,

Jeremias P Antunes

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40170 | camac41 | 18 abr 2003 22:19 | Em resposta a: #27790

Caro Luís Camisão

Há uma localidade do concelho de Chamusca com o nome de Matafome. Fica pois na zona de Abrantes o que pode indiciar a origem do apelido.

Uma Boa Páscoa

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: família matafome

#40173 | camisao65 | 18 abr 2003 23:52 | Em resposta a: #40170

Caro Carlos Leal Machado

Obrigado pela sua informação


Boa Páscoa

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: censura na GP

#40197 | picanceira | 19 abr 2003 17:27 | Em resposta a: #39994

Caros "confrades"


Parece que a censura impera nestas páginas .

A mentalidade portuguesa será sempre a mesma confunde paz com paternalismo e autoritarismo, enfim está a milhas da cultura europeia ocidental.
Sempre gostou (a dita mentalidade)de arranjar guardiões do templo, pobre sociedade e mentalidade .

Saudações cordiais para um site que é mais "papista do que o papa"
e reflecte o provincianismo desta sociedade, até aqui, onde a presunção de elitismo intelectualóide grassava.

Por mim podem-me riscar deste mapa pseudo elitista mas censurarem-me não admito, aliás nunca admiti pré nem pós 25 abril quando muitos fugiram para Espanha ou Brasil, quanto mais aqui nestas páginas, que julgando uma lufada de ar fresco até pelos seus elementos,
me saiu a página mais bolorenta que alguma vez fui descobrindo.

Tenham juizo o responsáveis desta página e peço que nem me respondam se estiverem com essa intenção.
Se querem clubes privados não é aqui na net que os devem fazer, utilizando a censura.

Resposta

Link directo:

RE: dois pesos duas medidas

#40199 | picanceira | 19 abr 2003 17:43 | Em resposta a: #40120

Caro Jeremias

Obrigado pelas palavras , mas a prática da censura neste país é ancestral .

Quanto aos (...) estou-me borrifando e o senhor também devia estar , poupe a tal senhora a este degradante espectáculo de feira de vaidades que esta página se tornou com o beneplácito da "gerência" e seus apaniguados que nem sequer me defenderam quando me chamaram de "cão" uma tal senhora de nome picanceira nº 2 , insulto esse rapidamente apagado ou censurado pela oligarquia da página e que por outro lado foi indulgente com todos aqueles que primeiramente me ofenderam , obviamente porque são todos amigalhaços.

Resposta

Link directo:

RE: Família matafome

#287915 | Eurico Matafome Ferr | 25 set 2011 11:58 | Em resposta a: #40173

Bom dia a todos,

Sou bisneto do maior ou dos maiores industriais de peles e cortumes do Concelho de Alcannena de finais do Séc. XIX, principios do Séc.XX, de seu nome - Manuel Ferreira Matafome, Pai de minha Avó materna, Joaquina Ferreira Matafome Lourenço.

Um abraço a toda a Familia alargada e a todos !

Eueico M. Matafome Lourenço Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Família matafome

#287920 | f4b2 | 25 set 2011 14:23 | Em resposta a: #287915

Caro Eurico

Deixo-lhe esta pequena nota que retirei dos Anuários de 1909 e 1944,cito:

- MANOEL FERREIRA MATAFOME - Fábrica de Cortumes de Sola e Vitella em Alcanena(em 1909 era freguesia do Concelho de Torres Novas)

- ANTÓNIO FERREIRA MATAFOME - Fábrica de Cera,Cortumes de Sola e Vitella em Alcanena,1909

- MANUEL FERREIRA MATAFOME - Lagar de Azeite em Alcanena,(já Concelho),1944

- JOSÉ FERREIRA MATAFOME - Fábrica de Cortumes em Alcanena,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família matafome

#287981 | Eurico Matafome Ferr | 26 set 2011 15:38 | Em resposta a: #287920

Caro João Barroca :

Muito agradeço a sua informação e pedia-lhe se tinha mais algumas referências relativas a meu Bisavô Manoel e aos meus Tios aí referidos.

Meus melhores cumprimentos,

Eurico Matafome Lourenço Ferreira .

Resposta

Link directo:

RE: Família matafome

#292445 | camisao65 | 07 dez 2011 15:30 | Em resposta a: #287915

Caro Eurico Matafome Lourenço Ferreira,

O seu bisavô será filho de Joaquim Ferreira?

Melhores cumprimentos,

Luís Camisão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen