Famílias de Alcobaça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Alcobaça

#25596 | traquina | 23 ago 2002 13:14

Boas Tardes

Estou muito interessado nas famílias do concelho de Alcobaça, bem como na sua origem, gostaria de saber se já foi realizado algum estudo sobre as mesmas.
Assim como registos do Santo Oficio, e morgadios.

Desde já os meus sinceros agradecimentos

Paulo Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#25839 | A. Varela Remígio | 02 set 2002 00:08 | Em resposta a: #25596

Caro Paulo Cardoso

Grande parte da minha família paterna é oriunda do Concelho da Nazaré, concelho este que foi inserido no Concelho de Alcobaça durante alguns anos no final do século XIX.

Não sei se existem livros sobre Alcobaça que abordem os temas que lhe interessam, apenas sei que existem alguns sobre a Nazaré e que falam também das regiões vizinhas.

Tenho alguns familiares que casaram com algumas personalidades de Alcobaça dos quais gostaria de saber mais.

Os meus melhores cumprimentos

André Varela Remígio

a.v.remigio@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#25858 | jpcmt | 02 set 2002 12:44 | Em resposta a: #25596

Caro Confrade:
Embora não responda exactamente ao que me parece pretender, o livro "Intimidade e Encanto-O Mosteiro Cistercente de Sta. Maria de Cós" de C.M. de Pina e Sousa e Saúl A. Gomes (ed. Magno/Min.Cultura, 1998) poderá ter informações úteis para si.
Em qq caso, é uma obra bem interessante para os
alcobacenses.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#25859 | jpcmt | 02 set 2002 12:47 | Em resposta a: #25858

Leia-se .... Cisterciense..

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#25910 | Maggie | 02 set 2002 22:57 | Em resposta a: #25596

Boa noite Paulo Cardoso,

Ando a fazer pesquisa das famílias de Alpedriz, Concelho de Alcobaça. Se estiver interessado em alguma informação é só perguntar.

Cumprimentos

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#93467 | Conde | 14 jun 2005 17:05 | Em resposta a: #25596

Estou particularmente interessado em famílias de São Sebastião do Vimeiro, cujos livros paroquiais rareiam como saberão.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#93477 | MariaDavid | 14 jun 2005 19:20 | Em resposta a: #25910

Cara Margarida e demais confrades

Estou vivamente interessada neste tópico. Procuro reconstituir o lado da minha avó materna com origens em Alcobaça e povoações adjacentes, como Évora e outras.
Tenho poucos dados mas vou inseri-los aqui, pode ser que alguém se tenha cruzado com esses nomes.

1-Francelina da Silva *02.05.1893 ( Évora-Alcobaça)+20.12.1968 (S.José-Lisboa)
2-Isidoro Luís *10.04.1862 (Évora-Alcobaça)cc 09.09.1891 (Évora-Alcobaça)
3-Ana da Silva *26.04.1869
4-João Luís Pequeno - cc 06.11.1850
5-Ana Maria de Jesus -(já falecida em 1879)
6-João manuel da Silva
7-Maria do Rosário
8-João Luís Pequeno Sénior - cc 24.08.1822
9-Teresa de Jesus
10-Francisco Luís
11-Antónia Maria
12-
13-
14-José da Silva
15-Gertrudes Benta
16-Francisco Luís Pequeno
17-Antónia Delgada
18-Matias Francisco
19-Ana Maria

O que aqui deixo é pouquíssimo. Não me em sido possível aprofundar este lado dos meus ancestrais, pelo que agradeço qualquer ajuda, por mais ínfima que seja. Só muito recentemente, por razões de segredos de família, eu consegui obter estas parcas informações.

Com os meus sinceros agradecimentos

mcc

PS: Se for mais conveniente questionar-me sobre alguma coisa ou deixar informações, aqui fica o meu contacto
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#93520 | Chry1234 | 15 jun 2005 07:14 | Em resposta a: #25839

Caros Confrades
Embora não directamente relacionado com o que foi inicialmente pedido neste tópico, acho de interesse referir uma publicação de 2003 "Um Século de História de Alcobaça-1810-1910- Chalets e Palacetes do Romantismo Tardio" de Maria Zulmira Furtado Marques.
Além da parte arquitectural, este livro também se reporta a famílias, figuras e factos relevantes para história daquela região.
Cumprimentos,
Rui Pereira de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#143548 | acaanton | 10 fev 2007 17:20 | Em resposta a: #93477

Amiga Maria David,
Moro em Turquel que é uma freguesia vizinha de Évora de Alcobaça, no concelho de Alcobaça.
Sobre o assunto, quero dizer que a minha avó paterna, Olinda da Silva (1897 - 1975), era natural de Évora de Alcobaça. Era filha de António de Sousa Leão Junior e Gertrudes da Silva. Sei que ela tinha como irmãos António de Sousa Leão (1900 - 1991), Júlia da Silva (1904 - 1996) e Maria da Silva. Diz-lhe alguma coisa? Sei que existe hoje em dia muitos descendentes desta família mas que se encontram muito dispersos pelo nosso país e até no estrangeiro. Por aqui (nesta região) sei que já resistem poucos. Pode consultar a minha família no Genea Portugal. A meu ramo familiar Silva está também todo ligado a Évora de Alcobaça, pode ser, quem sabe que exista algum grau de parentesco.
Cumprimentos.
Acácio António Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#151640 | LuisFariadaFonseca | 07 abr 2007 16:09 | Em resposta a: #25596

Caros Confrades

Sou descendente de uma família numerosa Gomes Pereira Deville de Alcobaça.Estaria interessado nalguma informação que me pudesse ser facilitada. Com os mais cordiais cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#151716 | Francisco_Maceira | 08 abr 2007 16:20 | Em resposta a: #25910

Boa tarde Cara Margarida,

Tenho antepassados da freguesia de Alpedriz. Caso tenha alguma informação relativa a estes meus antepassados, agradecia.

Casamento na freguesia de Pataias - ?/11/1776
José Pereira Vaz, Alpedriz
Filho de Luis Jorge (Alpedriz) e de Luisa Maria (Alpedriz)
casou com Maria das Virtudes, Pataias
Filha de Luis Rodrigues (Pataias) e de Teresa de Sousa (Pataias)

Cumprimentos,

Herlander Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#174851 | o.pereira | 30 nov 2007 15:33 | Em resposta a: #25910

Olá. Tenho pesquisado familias de Aljubarrota Cela Alpedriz e Cós Porto de mós.
procuro familias Triaga Sequeira Carreira .
Antepasados de:
Capitão Simão Baptista de Sequeira
Dr Silvestre Correia Torre de Mendonça Triaga
Capitão Bartolomeu Rodrigues Carreira.
entre 1700 1800.
cumppts
olimpio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#190140 | luisperespereira | 29 mar 2008 00:56 | Em resposta a: #151640

Boa noite.
Luis Peres Pereira de Alcobaça.
Tenho vários DeVilles na família.
Existirá relação?
Gostaria de trocar impressões consigo.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#190198 | pbrehm | 29 mar 2008 14:33 | Em resposta a: #190140

Carissimos,

Alguns dos meus antepassados directos foram Senhores da Casa de Alcobaça. Silverio da Silva da Fonseca Salvado, Manuel Pedro da Silva da Fonseca e Silverio da Silva da Fonseca. Este ultimo nasceu em Leiria, em 1755, mas foi Alcaide Mor de Alfezeirao e também senhor da Casa de Alcobaça.

O primeiro destes, Silverio da Silva da Fonseca, apos a morte de sua mulher, D Joana Maria de Tavora Pereira, ordenou-se padre e foi presbitero de S.Pedro.

A genealogia está aqui no Geneall mas estou interessado e disponivel para trocar impressoes sobre este tema.

Aproveito desde ja para perguntar se algum de vos conhece alguma "Quinta de Santo António", lugar com capela onde sei que se terá casado Silverio da Silva da Fonseca com Joana Maria de Tavora Pereira. Ou em Alcobaça ou em Leiria.

Obrigado e Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#190328 | Gilson Nazareth | 30 mar 2008 19:02 | Em resposta a: #143548

Acácio.
Tudo certo?
Vc mora em Turquel...o que me colocou a divagar sobre minha linha masculina.
Meus antepassados vieram dai,de onde vc habita,são: Fernandes Coutinho,Ramalho,Madeira,Amado,Pires
e Silva Nazareth.
Vc pesquisa ou sabe de alguém que pesquise Turquel?
Está sendo uma sensação boa escrever para quem está no local de onde nós viemos...
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#190609 | acaanton | 01 abr 2008 16:49 | Em resposta a: #190328

Viva Gilson,
antes de mais quero que saiba que acompanho com bastante agrado o seu interesse, na busca incessante de novos dados aqui no Genea sobre a genelogia das famílias portuguesas. Felicito-o por isso!
Tal como lhe disse no nosso último contacto em 09-02-2007, quase todos esses apelidos que menciona ainda são usados por turquelenses, com especial destaque para Fernandes e Silva.
Curiosamente o apelido Nazareth já não existe (e o de Nazaré também está quase extinto) por estas bandas e os apelidos Coutinho (Pataias), Madeira (Cela), Ramalho (Vimeiro), Amado (Alfeizerão), Pires (dispersos) estão agora mais concentrados em outras freguesias do concelho de Alcobaça.
Apreciei bastante o seu www.joaodorio.com, onde consta um estudo muito aprofundado da sua família com descendência em Turquel. Por estar tão completo, infelizmente na minha modesta sabedoria, nada mais lhe posso acrescentar.
Fiquei satisfeito por eu ter confirmado que realmente tem origens na minha terra. Já consultei a geneologia dos Nazareth de Turquel na sua página da Net e fiquei muito surpreendido. Está muito interessante e super completo. Para mais vai até aos tempos recuados do séc.XVI. Certamente fruto de uma exaustiva pesquisa em arquivos documentais...
Tudo aquilo que li nomeadamente a parte das famílias de Turquel é claro que me diz muito. Os locais, as histórias, os apelidos... Penso que está tudo correcto. Turquel é hoje uma pequena vila mas bastante antiga, que assumiu grande importância nos famosos Coutos de Alcobaça. Se calhar quem sabe, pode ser que ainda exista familiares seus por aqui. Mas como deve de calcular desconheço esses parentescos recuados. Fico no entanto contentíssimo por se mostrar interessado nas suas origens. Deste amigo ao seu dispor,
Cumprimentos
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#196205 | LuisFariadaFonseca | 12 mai 2008 21:32 | Em resposta a: #190140

Caro Confrade

O meu mail é fariadfonseca@hotmail.com para podermos trocar impressoes.

Cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#202997 | TYCK | 12 jul 2008 02:40 | Em resposta a: #196205

Caríssimos,
Em minha pesquisa familiar, cheguei aos proclames de casamento, em 1839, do meu tetravô paterno, Francisco Antônio Cesar realisado aqui no Rio de Janeiro. O documento informa que ele nasceu e foi batizado na Igreja Nova da Vila de Alcobaça no Patriarcado de Lisboa em torno de 1800/1801, e que seus pais chamavam-se José (Antônio) Cesar e Luiza Maria.
Gostaria de contar com o auxílio de vocês para que eu possa continuar minha pesquisa.
Muito Obrigada.
Valéria Sayão Continentino Cesar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#203561 | FraQueiroz | 18 jul 2008 18:34 | Em resposta a: #174851

Caro confrade Olímpio
Só agora reparei nesta mensagem.
Esses Triaga que menciona devem ser os mesmo Theriaga de Pernes e que depois tiveram um ilustre ramo em Leiria (veja http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=200262&fview=e), região onde ainda existem descendentes.
Se o que aqui refiro bate certo com os seus dados, por favor entre em contacto directo comigo para troca de dados.
Obrigado
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337275 | M. Leão | 25 out 2013 23:59 | Em resposta a: #143548

Caro Amigo

Pouco posso ajudá-lo sobre o seu ramo familiar Silva, no entanto relativamente ao seu Ramo Sousa Leão posso dizer-lhe que somos parentes, pois eu ainda tenho esses apelidos.

Caso continue interessado voltaremos a falar

Cumprimentos

M. Leão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337295 | acaanton | 26 out 2013 16:11 | Em resposta a: #337275

Viva!
Claro que continuo interessado no estudo do meu ramo familiar referente aos apelidos Sousa Leao do meu bisavo oriundo de Evora de Alcobaça. Sobre isso tenho muito gosto em trocar informaçoes consigo. Posso lhe perguntar onde reside? Sei que os Sousa Leao estao muito dispersos tanto em Portugal como no estrangeiro. Todos os dias estamos sempre a aprender coisas novas e nunca sabemos tudo.
Cumprimentos
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337307 | gerdeb | 27 out 2013 01:56 | Em resposta a: #202997

algum dos confrades dispõe de assentos de baptismo de Vimeiro, Alcobaça (do início do século passado), ou informações acerca da família Mendes Ramos?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337311 | M. Leão | 27 out 2013 08:24 | Em resposta a: #337295

Caro Lopes Ribeiro

Respondendo à sua pergunta resido em Santarém, mas a minha família é originária de Alcobaça, onde vou com regularidade, ao fim de semana. Sugiro-lhe um destes dias encontrar-nos e trocarmos informações. Penso que será interessante para os dois.

deixo-lhe aqui o meu mail, para futuros contactos: susana.leao@gmail.com

cumprimentos

M. Leão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337323 | silvestre | 27 out 2013 13:33 | Em resposta a: #337307

Tenho alguns, poucos, registos de Mendes Borga de Vimeiro e Almeida, também de Vimeiro mas com origem em Santa Catarina.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337343 | gerdeb | 28 out 2013 11:40 | Em resposta a: #337323

caro silvestre,
tem registo de irmãos de José Mendes Borga? sabe se os assentos de vimeiro estão acessíveis online?
com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337345 | silvestre | 28 out 2013 12:16 | Em resposta a: #337343

Bom dia,
Refere-se a José M B nascido em 1910 e casado com Maria do Rosário? Posso enviar-lhe os registos que tenho dessa família, caso lhe interesse. Os assentos do Vimeiro não estão acessíveis, pelo menos por enquanto.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337346 | silvestre | 28 out 2013 12:23 | Em resposta a: #337343

meu email: juzarte.vera @ gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337347 | Conde | 28 out 2013 12:34 | Em resposta a: #337307

Nos Paroquiais de Vimeiro há muitos Mendes. Eu tenho alguns extra.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337348 | gerdeb | 28 out 2013 12:37 | Em resposta a: #337346

precisamente! enviei-lhe um mail
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337350 | gerdeb | 28 out 2013 12:56 | Em resposta a: #337347

Conde, mas tem acesso aos paroquiais? Até que data?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#337356 | Conde | 28 out 2013 13:53 | Em resposta a: #337350

Estão online de 1753 a 1898. Depois estão lá no A.D. Leiria até 1911. Depois na Conservatória do Registo Civil.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#343410 | caetnoom | 07 mar 2014 19:47 | Em resposta a: #337345

boa tarde vera,
o josé mendes borga que refere por acaso não será filho de José António Mendes e Maria Borga?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#343413 | silvestre | 07 mar 2014 20:22 | Em resposta a: #343410

Boa noite,
Este José Mendes Borga, n Vimeiro, Alcobaça, a 10.5.1910, é filho de António Mendes Borga * 28.01.1879
e Maria Joaquina, de Alfeizerão. Neto paterno de outro António Mendes Borga e Gertrudes Eufrásia, materno de António Bento e Joaquina Rosa, de Cela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alcobaça

#346649 | Isabelprat | 28 mai 2014 19:53 | Em resposta a: #343413

Caro Senhor:

Também tenho antepassados oriundos do Concelho de Alcobaça e limítrofes que gostaria de aprofundar e se possível obter mais informação.

De Alfeizerão - 4ºs avós: José Marques casado com Josefa Bernardes, não localizei ainda o assento de casamento. Talvez me possa informar se há e onde estão os registos paroquiais mais antigos de Alfeizerão.

De Alqueidão da Serra - Cós - 4ºs avós: José Henriques casado com Thereza Micaela em 25-9-1785, no Carvalhal. José Henriques, (não lovalizei o nascimento), filho de José Henriques do Juncal - Porto de Mós, casou com Teresa Ferreira de Monte Redondo (não localizei este assento)

De Gaio - Vimeiro: 6ª avó Thereza Maria, filha de Manoel Mendes e Maria Duarte, também não consegui ainda localizar o assento de baptismo, casou em 10-5-1722 no Carvalhal de Óbidos.

Se algum destes ramos lhe interessar disponibilizo a informação que sobre eles tenho.

Antecipadamente grata,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Famílias de Alcobaça

#387732 | Bartolomeuluisa | 23 dez 2017 01:30 | Em resposta a: #337323

Sou filha de José Mendes Borga. Se ainda precisar de alguma informação contacte. bartolomeu.luisa7@gmail.com

Resposta

Link directo:

Famílias de Alcobaça

#392036 | Conde | 12 mai 2018 10:05 | Em resposta a: #337307

Sou descendente de uma linha do Vimeiro que "começa" em António Mendes casado com Francisca Ferreira, moradores no lugar do Gaio pais de Manuel Ferreira, Juiz do Ofício dos curtidores de Óbidos, nascido no Gaio mas casado em Aboboriz a 17/1/1774 com Ana Maria falecida na Amoreira a15.4.1763, filha de Francisco Lopes "o Rijo" lavrador e Mordomo da Confraria de Nª Srª de Aboboriz Mamposteiro dos cativos da Amoreira, bap. 3.05.1674 e casado em Aboboriz 14.04.1709 com Perpétua Maria bap. 10.03.1682, n.p. António Lopes, lavrador casado na mesma freguesia com Maria Dias em 25.04.1677 e n.m.de João Pereira lavrador do Rego Travesso bap. 15.11.1642 e casado em Amoreira 10.11.1668 como filho de Francisco Pereira e Maria Antunes, casados em Amoreira a 11.02.1642 e de sua mulher Antónia Monteiro bap. Amoreira 25.01.1653, irmã do Padre Francisco Monteiro Vice-Prior da Freguesia de Meca e Provedor da Misericórdia de Óbidos, filhos estes de António Monteiro, lavrador abastado bap.2.09.1621 em Olho Marinho como filho de Domingos Monteiro e de sm Barbara Francisca e de sua mulher Catarina Luis bap. 6.3.1620 como filha de Sebastião Alvares e de sm Isabel Luís. Alguém liga com estes?

Resposta

Link directo:

Famílias de Alcobaça

#437517 | TYCK | 11 nov 2021 03:29 | Em resposta a: #25596

Caros, procuro pela família Cesar/Cezar em Alcobaça. Alguma dica de pesquisa?
Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen