Famílias Gandra e Costa no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Famílias Gandra e Costa no Brasil

#25472 | Ana Gandra | 20 ago 2002 00:45

a todos os brasileiros que lerem esta mensagem, eu gostaria de pedir ajuda.
estou à procura de um tio-avô (e/ou descendentes) que se chama Romeu Mendes da Costa (deve ter cerca de 70 anos neste momento). Ele emigrou para o Brasil, acho que casou mas nunca mais soube nada dele. Gostaria que me pudessem ajudar neste aspecto.
Outro assunto é as Origens da Família Gandra no Brasil. Gostaria de saber quais as suas origens. quem foi o 1º Gandra que levou o nome para o Brasil?
Muito Obrigada pela atenção
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Gandra e Costa no Brasil

#25570 | JRVasconcelos | 22 ago 2002 15:06 | Em resposta a: #25472

Prezada Ana Gandra,
Acaso sabe informar para qual cidade ou região e quando emigrou o seu avô para o Brasil? Já tentou contactar os consulados portugueses aqui no Brasil?
Sobre os primeiros Gandras brasileiros foi tentar me informar. Encontrando alguma coisa, lhe informo. Aliás, temos cá um eminente jurista Ivo Gandra Martins, um dos mais respeitados do país.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Serraria - RJ - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Gandra e Costa no Brasil

#25595 | Ana Gandra | 23 ago 2002 11:38 | Em resposta a: #25570

Caro José Vasconcelos.
Eu agradeço-lhe muito a sua ajuda. Eu vou tentar saber, junto dos meus outros tios-avôs (irmãos dele) para que local ele emigrou, pois eu nunca o conheci pessoalmente, só vendo pelas fotografias. Eu vou de férias durante 3 semanas agora, mas mal eu possa eu lhe indico essas informações.
Quanto aos consulados brasileiros, nunca contactei, se calhar por inexperiencia, eu tenho apenas 20 anos e comecei a fazer a minha árvore genealógica há pouco tempo, mas se não se importasse, explicava-me como poderei contactá-los para pedir informações desse género?
Muito Obrigada
Atenciosamente
Ana Sofia Gandra
anagandra@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Gandra e Costa no Brasil

#25597 | Vasconcelosminas | 23 ago 2002 13:20 | Em resposta a: #25595

Cara Ana Sofia,
Eu não tenho cá nenhum endereço eletrônico da embaixada ou dos consulados portugueses aqui no Brasil. Creio serem facilmente obtidos pela internet. Porém, antes, julgo eu, é necessário saber, ao menos por referência para qual região veio o seu parente para o Brasil. Suponhamos que tenha vindo para o Rio de Janeiro. Nesse caso, se pode contactar o Consulado daquela cidade e procurar saber se o seu parente, em algum momento, recorreu aos serviços daquela unidade diplomática, o que é possível, em caso de regularização da estada dele aqui no Brasil. Também se pode contactar o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, que tem registrado todas as entradas de estrangeiros no Brasil. O Arquivo Nacional também tem sítio na internet, inclusive com um serviço, via formulário de solicitação, para atendimento on-line.
Mas, para isso precisará do maior número de informações que poder levantar sobre o seu parente (datas nascimento, período em que veio para o Brasil, profissão, etc.).
Qualquer coisa, pode contactar-me pelo meu e-mail particular, abaixo transcrito.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Serraria - RJ - Brasil
vasconcelos@levygasparian.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Gandra e Costa no Brasil

#25674 | Jurema | 27 ago 2002 17:52 | Em resposta a: #25472

Olá Ana.

Quanto ao seu tio-avô, tens que saber pelo menos a cidade para onde migrou.
Se foi aqui para São Paulo, podes preencher a solicitação da entrada de imigrante, na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo, via internet. Quase todos os registros dos imigrantes estão guardados lá. Porém é preciso saber mais ou menos o periodo que veio para cá.
Procure mais alguma informação, e se precisar de mim pode me escrever. Se vc conseguir localizar seu parente na Hospedaria escreva-me, que pegarei o certificado para vc, ok?
Veja o site:
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/Formular.Html

Abraço,
Jurema (SP-Brasil)
jgmiguel@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Gandra e Costa no Brasil

#26437 | Ana Gandra | 12 set 2002 15:28 | Em resposta a: #25674

Muito Obrigada pela vossa ajuda. Eu perguntei à minha avó e ela disse-me que o meu tio-avô tinha emigrado para São Paulo, deve ter sido na década de 50 uma vez que ele nasceu em 1932. ele casou-se com Mª Regina (?) e o filho chama-se Jorge (...) da Costa. A minha avó disse-me ainda que o meu tio-avô tinha uma empresa de camionagem mas que depois de se reformar a passou ao filho. Agradeço a vossa ajuda, mais uma vez. Vou de facto tentar na Hospedaria e se necessário entrarei em contacto.
Se souberem de alguma coisa, avisem-me por favor.
Obrigada.
Ana Sofia Gandra
anagandra@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen