Família Teodoro - Alcobaça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Teodoro - Alcobaça

#2359 | Sousa-Tavares | 27 fev 2001 12:57

Alguém me sabe dar informações acerca desta família, originária ou pelo menos frequente na região de Alcobaça?

H. Sousa-Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#6706 | almiro63 | 07 jul 2001 00:29 | Em resposta a: #2359

Tenho parentes em alcobaça com este apelido.
Narciso Paulo Teodoro, casado com Júlia do Nascimento de Sousa Matos tiveram descendência em alcobaça nos finais do séc XIX

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#7113 | Sousa-Tavares | 17 jul 2001 13:51 | Em resposta a: #6706

Olá,
peço desculpa pela demora em responder à sua mensagem. Também tenho vários familiares com esse apelido, nomeadamente em Alpedriz. Sei de familiares com apelidos Teodoro, Teodoro de Sousa, cipriano de Sousa e Ventura de Sousa. Será que encontra alguns destes apelidos nos seus dados?
Fico à espera de notícias...

H. Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#15672 | A. Varela Remígio | 13 jan 2002 15:52 | Em resposta a: #2359

Caro Hugo Sousa Tavares

Não tenho qualquer informação relativa à família que refere, mas também eu tenho ascendentes oriundos da Freguesia de Alpedriz do Concelho de Alcobaça.

Caso tenha alguma informação que possa ajudar-me, agradeço desde já.

Isabel de Jesus de Alpedriz casada com João Nunes de Ourém e mãe de Caetana dos Prazeres(princípios do séc. XVIII).

Maria Quitéria Pereira (lugar de Ribeira do Pereiro), filha de Quitéria de Jesus (lugar de Ribeira do Pereiro)e de António Pereira, casada com Joaquim dos Santos Manco(1794/1869)e mãe de António dos Santos Manco.

Tenho também mais ascendentes da Freguesia de Pataias no Concelho de Alcobaça, Freguesia de Maceira do Concelho de Leiria, Freguesia de Nª Sª das Areas do Concelho da Nazaré e dos Concelhos de Ourém e Rio Maior.

Os meu cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#15686 | Sousa-Tavares | 14 jan 2002 10:50 | Em resposta a: #15672

Caro André Varela Remígio,

obrigado pela sua mensagem. De facto tenho vários antecessores oriundos de Alpedriz e de regiões envolventes, algumas das quais mencionadas por si. Não estou muito avançado nas minhas pesquisas, de modo que não possuo dados tão recuados quanto os que refere. Até agora os apelidos que encontrei são, essencialmente Teodoro (isoldado e composto com Sousa), Duarte, Neto, Ferreira e Moniz Barreto. Alguns patronímicos como Cipriano (tb. associado a Sousa nalgumas pessoas) e mesmo o Duarte que referi. Estou à espera de mais dados, para chegar mais longe. Se encontrar os nomes que referiu, comunicar-lhe-ei. Já agora, os seus familiares de Alpedriz chegam até gerações mais recentes?
Fico à espera de notícias.

Melhores cumprimentos,

Hugo de Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#15700 | traquina | 14 jan 2002 18:24 | Em resposta a: #15686

Boa noite,
tb eu tenho familiares em alcobaça, Bernardes, Vitorino, Traquina e/ou Tarquinia e Agostinho são alguns dos nomes da minha família materna, da freguesia de Évora de Alcobaça.

Agradecia que me facultassem algumas informações sobre estas famílias.

Paulo Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#15708 | A. Varela Remígio | 14 jan 2002 19:36 | Em resposta a: #15686

Caro Hugo Sousa Tavares

Também eu tenho as minhas pesquisas muito pouco aprofundadas, mas com muita paciência havemos de chegar mais longe.

De Alpedriz tenho os ascendentes referidos e é pouco provável que tenha ascendestes mais recentes oriundos desta freguesia.

Para parte da pesquisa das famílias da zona, eu recorri ao livro "Nazareth" de João Granada. Não sei se conhece o livro, mas aconselho-o a dar uma vista de olhos. Este livro apenas refere os registos de moradores da Freguessia de Nª Sª das Areas do Concelho da Pederneira (actualmente Nazaré), mas vêm referidos muitos nomes dos pais, avós e padrinhos que vieram ou moravam dos concelhos vizinhos.

Eu tenho o dito livro e se disser-me mais pormenorizadamente os nomes, datas e respectivas zonas e procurarei ajudá-lo.

Se souber de mais livros referentes a esta zona, agradeço-lhe que me diga.

Quanto à pesquisa das famílias de Setúbal, estou completamente parado.

Os meus melhores cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#15709 | A. Varela Remígio | 14 jan 2002 19:46 | Em resposta a: #15700

Caro Paulo Cardoso

Com muita pena minha não posso ajudá-lo.

No Concelho de Alcobaça, apenas tenho (que eu saiba até agora) ascendentes das Freguesias de Alpedriz e de Pataias.


O meus melhores cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#16172 | Sousa-Tavares | 23 jan 2002 14:11 | Em resposta a: #15708

Caro André Varela Remígio,

espero que se encontre de boa saúde!
Quanto ao livro 'Nazareth', já tinha ouvido falar nele. Sabe dizer-me a que época reportam os dados contidos nesse livro? Até agora só tenho nomes de familiares do século XIX. São também de Alpedriz e Pataias.
Também estou à espera de dados mais concretos acerca dos meus ramos de Setúbal, de que depois llhe darei contas. Até breve,

Melhores cumprimentos,

Hugo de Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#16179 | A. Varela Remígio | 23 jan 2002 17:05 | Em resposta a: #16172

Caro Hugo

Estou de boa saúde, muito obrigado.

O livro "Nazareth" reúne os registos de Baptismo, casamento e óbito da Freguesia da Nª Sª das Areas do Concelho da Pederneira, actualmente da Nazaré, dos sécs. XVI, XVII e XVIII.

Mesmo que não tenha ascendentes nesta freguesia, aconselho-o a dar uma vista de olhos, porque faz uma abordagem interessante das gentes da zona e como houve nos sécs. XVII e XVIII uma grande movimentação de populações, pode ser que encontre algum familiar. Em muitos dos casos, a proveniência dos pais ou avós são referidas. Além disso, Alpedriz e Pataias ficam a uns escassos quilómetros da Nazaré.

O referido livro existe à venda na Férin por volta de 25 euros.

Pelos vistos temos muito em comum. A minha familia é oriunda da Nazaré e zona envolvente, Setúbal e Lisboa. Quando tiver disponibilidade, tenho a intenção de me deslocar aos respectivos Arquivos Distritais. Depois direi algo. Da familia de Setúbal ainda tenho muito pouco, mas adianto já que descendo dos Godinho, Viegas e Assis. Se souber algo, agradeço desde já.

Os meus cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#16201 | Sousa-Tavares | 24 jan 2002 16:19 | Em resposta a: #16179

Caro André

mais uma vez, obrigado pela sua mensagem. Neste momento não me encontro em Portugal, razão pela qual não me posso deslocar à Férin para adquiri o livro...(nem aos Arquivos Distritais, o que tem tornado tão lenta a minha pesquisa, pois tenho de pedir tudo por escrito!) Mas irei a Lisboa em Março e nessa altura dou lá um salto! Já tinha a intenção de adquirir essa obra que vi anunciada aqui no Fórum.
Mas já que tem a obra, se não se importar de ver se existe alguma família de apelido Cipriano. Como lhe disse, tenho por enquanto os dados até cerca de 1870, o que é manifestamente pouco. Com as regras (ou falta delas) em termos da passagem de apelidos de geração em geração, a família que se procura poderia usar apelidos totalmente diferentes em 1770...
Em suma: encontrei Venturas, Netos, Ferreiras, Ciprianos e.a., muitos dos quais, como Teodoro me parecem claros patronímicos. A ver vamos o que as pesquisas vão trazer de novo. Pode ficar seguro de que lhe comunicarei o que for descobrindo.
Quanto a Setúbal, ainda sei menos. Tenho, para já duas pessoas: Manuel Ferreira de Bastos e sua mulher Maria José de Lima, que nasceram c. 1835 e sua filha Georgina Adelaide de Lima Bastos, que nasceu em São Sebastião, uma freguesia de Setúbal em c. 1860.
Vamos esperar mais notícias!

Melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#16204 | A. Varela Remígio | 24 jan 2002 17:33 | Em resposta a: #16201

Caro Hugo

Procurarei ajudá-lo como puder.

No livro "Nazaré", nada encontrei referente aos Cipriano e aos Teodoro. Sobre os Neto e os ventura, apenas encontrei um registo de Crisma de cada um datados de 1623 e 1625. Sobre os Ferreira encontrei vários registos referentes a pessoas da Freguesia ou vindas de Rio Maior, Leiria ou de Caldelas.

Quando souber mais alguma coisa diga algo. Não posso dar-lhe o meu email, porque está com uns problemas que eu não consigo resolver.

Cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#16534 | A. Varela Remígio | 01 fev 2002 21:48 | Em resposta a: #16201

Caro Hugo

Não ainda não consegui resolver os problemas da minha caixa de correio electrónico, mas já abri outra num outro servidor. Aqui vai:

a.v.remigio@sapo.pt

Uma vez que também eu estou no início das minhas pesquisas e passarei por arquivos que lhe interessam, estou totalmente disponível no que puder ajudar.

Os meus melhores cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Família Teodoro - Alcobaça

#143937 | acaanton | 13 fev 2007 19:34 | Em resposta a: #15700

Caro amigo Paulo Cardoso,
Tenho também familiares que se cruzaram com a minha família que usam o apelido Traquina (oriundos da freguesia de Évora de Alcobaça) e Tarquínio (Turquel) estão já no Genea Portugal. Agradecia que me facultasse o que pretende saber deste apelido já que dos restantes nada lhe posse dizer por desconhecimento.
Cumprimentos,
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Teodoro - Alcobaça

#354466 | NunoSousa | 06 fev 2015 13:39 | Em resposta a: #2359

Boa tarde.

José Teodoro de Sousa, vulgo "Zé Ganau" ou "Ganau sapateiro" nascido em Vestiaria - Alcobaça em 09-02-1919, falecido em 03-08-1981.
Filho primogénito de José e Guilhermina, irmão de António.
Casado com Albertina Zeferino (1917-2003) e pai de José António Zeferino Teodoro de Sousa (1941-2011). Avô de Nuno e Filipa.
Sapateiro de profissão, também funcionário da EDP nas instalações que existiam na Av. dos Combatentes, em frente ao palacete das Freiras.
Jogou futebol no Alcobaça Futebol Clube até à sua extinção.
Tocou tuba nas filarmónicas da Vestiaria e de Alcobaça.

Resposta

Link directo:

Família Cipriano - Alcobaça

#356443 | almiro63 | 03 abr 2015 22:16 | Em resposta a: #16201

Caro Hugo

Tenho em meus apontamentos uma família Cipriano e Neto, em Vestiaria, a saber:

1. Gertrudes Maria do Ó: n. em 1855. Casou primeira vez com Victorino Cipriano, e casou segunda vez com seu cunhado Cândido Cipriano.
Teve do primeiro casamento:

1.1. MARIA VICTORINA: n. 1874 e f. em 1950. Casou com Augusto Pereira Neto, n. em 1871 e f. em 1931, filho de Joaquim Inácio Pereira Neto.
Tiveram:

1.1.1. ANTÓNIO: n. em 1901.

1.1.2. JOSÉ PEREIRA NETO: n. em 1909 e f. em 1987.

Teve do segundo casamento mais cinco filhos. (Margarida, Ana, Elias, Joaquina, Cândido)

Atentamente

J. Almiro



Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen