Morgadio de Tonda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Morgadio de Tonda

#23486 | vbriteiros | 27 jun 2002 15:57

Quais as imposições das regras do Instituidor? Qual a sua sede e Capela? Qual a relação da Familia Soveral Martins (Porto) a este Morgadio?
Grato desde já por qualquer resposta que me possam dar.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23523 | Portuguez | 28 jun 2002 14:42 | Em resposta a: #23486

Caro Vasco Briteiros
Foi último morgado de Tonda meu tio trisavô António de Figueiredo Miranda Brandão Soares de Albergaria, casado em 1840 no Fundão c. Bernarda Carolina Godinho de Sampaio e Melo, c.g. Na instituição do vínculo foi expressamente excluido da sucessão o filho primogénito dos fundadores, que foram Pedro Soares de Albergaria capitão-mór de Oliveira do Conde e sua mulher Antónia Peleja de Faria, bem como os seus descendentes. Tonda foi o vincular do terço dos bens que ambos tinham em OC. Este vínculo deu origem a larga contenda jurídica posteriormente, e era distinto do de Nª Senhora dos Remédios, ligado este último à capela dessa invocação existente ainda hoje no solar dos SA de OC. Tonda é um lugar perto de Oliveira do Conde. O uso do sobrenome SA parece que esteve ligado à posse do vínculo de Tonda, supõe-se que por cláusula, mas talvez que só por hábito. Se os Soveral Martins do Porto forem os mesmos de Oliveira do Conde, vêm por linha materna de SA, linha dos viscondes de Oliveira do Conde. Destas pessoas fala o Pe. Aº Vasconcelos no Braz, e sobretudo Manuel Pais de Melo no SA, que remete para pg. do morgadio de Tonda e insere os Soveral Martins. Digo isto porque me pareceu não ter tido acesso a estes livros.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23528 | aburma | 28 jun 2002 16:19 | Em resposta a: #23523

Caro Alexandre,

Sem querer misturar tópicos, se esse seu tio-trisavô o não é por afinidade, isso significa que muito provavelmente somos parentes, pois também eu sou Soares de Albergaria, como passo a explicar (usando o Soza):
1- A minha pessoa
2(ou 3, pois os meus pais eram primos co-irmãos)- Guilherme H. de Bettencourt Burmester;
5- Maria da Purificação de Carvalho Rebelo Teixeira Cyrne de Bettencourt;
11 - Maria dos Prazeres de Carvalho Cyrne de Madureira;
23 - Maria da Purificação de Sousa Cyrne Madureira Alcoforado;
46 - Francisco de Sousa Cyrne Madureira;
93 - Rita Soares de Albergaria Pereira, *1780, filha de Francisco Soares de Albergaria Pereira e de Maria Casimira de Lemos Roxas Menezes e Noronha.
Tem alguma pista para tentarmos encontrar o tronco comum?
Um abraço do
Homónimo

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23531 | nrleite | 28 jun 2002 16:52 | Em resposta a: #23528

Excelentíssimos
D. Rita Soares de Albergaria, casada com Francisco de Sousa Cyrne, teve um irmão de nome Manuel Soares de Albergaria Pereira, natural de Midões. Não sei com quem casou, mas tenho indicação de ser o pai de D. Ana Soares de Albergaria Pereira, casada com Miguel Borges de Castro Tavares de Azevedo, Barão e Visconde de Oliveira do Conde, pais de Luís Pereira de Castro Tavares de Azevedo, casado com D. Maria Henriqueta Homem Abranches Brandão.

Confirmando-se a referência que é feita no Genea ao 2º Visconde de Oliveira do Conde, este será filho ou neto do casal que referi em último lugar.

Ficará desta forma estabelecido o parentesco? Se assim for, podem também acrescentar-me à lista - a dos descendentes dos Lemos da Trofa.

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23535 | aburma | 28 jun 2002 17:05 | Em resposta a: #23531

Caro Nuno Rocha Leite

E como complemento, a minha 5ª avó Rita Soares de Albergaria, era neta do 9º Senhor da Trofa. Tive em tempos acesso a uns documentos que traçavam a ascendência destes nossos Lemos até à sua origem, salvo erro num genro de Pelágio. Esses documentos (fotocópias) foram-me dados por uma amiga minha, Teresa Rocha Leite Ribeiro de Mesquita (Tati para os mais próximos), que me disse terem tido origem num primo dela. Será você esse primo? Em caso afirmativo, muito lhe agradecia se me pudesse arranjá-los de novo.
Um abraço
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23555 | Portuguez | 28 jun 2002 18:53 | Em resposta a: #23528

Caro Parente Homónimo
Pronto! Lá aconteceu o que eu tanto temia, e manifesta-se o vírus da albergarização da Beira... Tinha que ser. O meu medo a este vírus é o trabalho que ele dá, e tenho rogado a Deus não me descobrir mais linhas e códigos genéticos SA, mas um recente e-mail do nosso confrade Luis Pinto Cardoso faz-me suspeitar que vem aí mais uma a caminho... quando me fala num tal "1784, José de Alvarenga Guedes Pinto Alvergaria, padrinho em Valdigem".
Tenho feitos 3 ramos SA, cada qual com várias linhas, que vêm ter a TF, 2 deles até mim, outro a primos meus TF, para incluir no trabalho que trago em mãos. E dois outros ramos estão por fazer (e assim ficarão, penso...) que vão ter a minhas Tias Avós, parentes dos seus maridos irmãos de minha Avó, como tudo pode ver aqui no GP. Caso lhe interesse, envie-me o seu email para lhe mandar as que estão feitas e estabelecem realmente o nosso parentesco, pelos de Midões (ou seria pelo dos donos da quinta de Fijó?), embora eu pessoalmente não venha dos Lemos da Trofa senão pelo lado materno, por outras vias que não SA. Minhas Tias Avós parentes dos maridos tb SA é que sim, vão por aí à Trofa, e os meus primos de Oliveira do Conde também. Mas o emaranhado é tal, que só mesmo com as árvores na mão, se tiver paciência para as ver, e aqui está quase a soar a música do patinho que manda lavar os dentes e ir para a cama... :)
Parentais cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: SA's

#23562 | Portuguez | 28 jun 2002 18:59 | Em resposta a: #23531

Caro Nuno Rocha Leite

Por absoluta falta de tempo, peço-lhe que leia a resposta que dei abaixo ao nosso parente aburma.
Cumptos.
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23598 | aburma | 29 jun 2002 16:44 | Em resposta a: #23555

Caro Primo Homónimo,

Aceito a sua oferta de informação SA (R.L.).
Os Soares de Albergaria são tantos que há quem diga que alguns são Só Ares de Albergaria!
Um abraço
Soares de Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23613 | magalp | 29 jun 2002 18:43 | Em resposta a: #23598

E vai daí, acrescenta mais 2 ao imenso rol dos Soares de Alvergaria - o meu nobre primo Antonio Maria Torres Fevereiro e eu mesmo. SA Rangel de Quadros, de Aveiro e do Porto, atrás da Sé. Enquanto vizinhos no Porto, são das mais velhas famílias conhecidas. Creio mesmo que com mais antiguidade na Invicta do que os Pacheco Pereira.
Pena tenho que MAS não nos queira dizer sobre as realmente velhas famílias do Porto, muito anteriores às apontadas por Pinho Leal.
ATT Luís e Marcos/GP
sequer Pinho Leal aponta os Pinheiro Torres como do Porto, onde não tem agora, uns míseros 100 anos de existencia...
Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23615 | amtf | 29 jun 2002 18:54 | Em resposta a: #23613

Meu caro Manel,

Já tinha pensado em assumir-me, como descendente de nossa Avó, D. Francisca de Paula de Mascarenhas Vasconcelos Rangel de Quadros Soares de Albergaria.

Justamente, num Fórum aqui ao lado, acabo de pedir aos ilustres participantes ajuda para a descoberta da ascendência de seu genro, João Agostinho de Barbosa Novais de Rangel da Silveira Cardoso de Meneses. Quiçá serás tu a pessoa mais indicada para o fazer ?

Um grande abraço

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23617 | aburma | 29 jun 2002 18:54 | Em resposta a: #23613

Caro Manel,
Sequer 100 anos?! Mais que isso leva a família Burmester (desde 1834) e vieram de bem longe!
Um abraço e até amanhã que são quase 19.00.
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23622 | magalp | 30 jun 2002 08:07 | Em resposta a: #23617

Alex

Conseguirás um apanhado das casas Burmester aqui no Porto? Sei que sou vizinho de duas "defuntas" no Bessa, frente ao antigo hípico e no Pinheiro Manso, actual Cufra. E as outras?
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23624 | magalp | 30 jun 2002 08:35 | Em resposta a: #23615

Antonio Maria

Vamos a ver que tal será essa ajuda na concorrencia. Sei pouco disso,embora saiba que há ligação desses Cardozos com a Casa do Poço e com os Castelo-Melhor. Ficava radiante se os conseguisse ligar aos Souza-Cardoso de Amarante, velhos expert em atrelagens e cavalos de tiro, monárquicos fidelissimos, famosos pelo intenso ódio a os jacobinos, mçónicos, anti-cristos e quejandos! Gente boa e fidalga do melhor no vale do Tâmega, mas que ainda não vi, como gostaria de ver, aqui em GP.
Manel

Resposta

Link directo:

nosso parentesco e nossos e-mails

#23633 | Portuguez | 30 jun 2002 13:34 | Em resposta a: #23598

Caro Primo Homónimo Soares
Do primeiro já sabemos, dos segundos ainda não... mas peça o meu e-mail sff ao MMM, se sempre quiser que lhe mande as árvores SA. Ou se o MMM me estiver a ler depois do jogo, que me mande o seu, se obras e vodas lho permitirem (NB.: 1/0, finalmente!). Aproveito para informar os dois que ontem por mero acaso soube que a tão celebérrima casa do Poço, de que tanto oiço por aqui falar, é em Lamego. Qualquer dia meto o pé no Poço também... :)
Outro abraço
TF

Resposta

Link directo:

Casas Burmester

#23643 | aburma | 30 jun 2002 17:26 | Em resposta a: #23622

Caro Manel,
Deixa-me elucidar-te. No Bessa não conheço. Não estarás a confundir com as casas dos manos António e Manuel Bessa Ribas, ambos casados com senhoras Burmester - Eva Burmester Gilbert e Elizabeth Curbera Burmester, respectivamente?
O Palacete do Pinheiro Manso, onde agora está o prédio da Cufra, foi demolido por volta de 1970. Fôra adquirido ainda por acabar pelo meu bisavô Gustav Adolf Burmester a um "brasileiro" a quem a vida acabou por não correr bem. O pinheiro manso que lá existia e que dava o nome ao local, foi derrubado pelo ciclone de 1940, tendo o meu tio-avô Carl Gilbert, que na altura lá residia, plantado outro, vítima esse dos vendavais do ano passado e das serras mecânicas da CMP. Aquando da venda do palacete, e estando na altura o pinheiro intra-muros, os meus primos Arnold e Helmut Gilbert colocaram no contrato uma cláusula que impedia o derrube do pinheiro por parte do construtor. Ecologistas "avant la lettre"!
No Campo Alegre, acima da casa dos Andresen (actual Jardim Botânico), residia o meu bisavô atrás mencionado, Gustav Adolf (1852-1940). O terreno, conhecido por Quinta Burmester, estendia-se até à actual Via Panorâmica, Estádio Universitário e acessos à ponte da Arrábida. A casa foi herdada pelos meus primos Álvaro, Gustavo e Vasco Burmester Martins, e actualmente é propriedade do Ministério da Educação, e lá e nos atrozes anexos entretanto construídos funcionam as Faculdades de Psicologia e Direito.
Na Av. Boavista 4875 residia o meu avô Johann Wilhelm Burmester (Guilherme para os portugueses, Willy para os alemães)em casa também pertença do meu bisavô. Os herdeiros (o meu pai e os meus tios) venderam a casa ao Dr. Sousa Pereira. Há poucos anos constou-me ter sido de novo vendida a alguém que a pretenderia utilizar para local de realização de copos-de-água e festas semelhantes.
Na Rua de Belomonte 39 está o edifício da firma J.W. Burmester & Cia., Lda (Vinhos do Porto)que penso ter sido posto à venda pelo Grupo Amorim, actual proprietário da firma. Não sei se conheces o prédio, mas vale a pena vê-lo, a exemplo de outros daquela zona.
Isto do meu lado da família ("Burmesters do Campo Alegre"), pois das casas dos outros ramos tenho apenas uma ideia vaga.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: nosso parentesco e nossos e-mails

#23644 | aburma | 30 jun 2002 17:43 | Em resposta a: #23633

Caro Primo Soares,
Calculo que o nosso comum primo M*5 nos esteja a ler e me faça o obséquio de me transmitir o seu endereço de email, como retribuição da indicação que lhe dei de um site de inestimável valor social e cultural...
Julgo que a Casa do Poço já não existe, mas não deixo de lhe recomendar uma visita àquela belíssima terra, de uma riqueza arquitectónica invulgar (não devo estar a dar-khe novidade nenhuma), isto para já não falar do presunto e de um vinho com borbulhas que se produz à saída para Castro D'Aire e Viseu.
Um abraço
Soares

PS Lamento desiludi-lo, e aos nossos estimados confrades de além-mar, mas hoje em mim falou a voz do sangue, embora de pouco tenha servido!

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23655 | vbriteiros | 30 jun 2002 19:00 | Em resposta a: #23523

Caro Alexandre Favares Festas
grato pela sua resposta. Todavia não me responde ao que eu pretendia:
Morgadio de Tonda, Tonda é a freguesia de Tonda junto a Tondela? A distancia a Oliveira do Conde não é grande e tudo era Terra de Besteiros com sede em Molelos em 1545.
Com entronco a Dra. Maria de Belem Soveral martins (já falecida) com a Casa de OC? Na descendencia de Manuel Tavares Soveral martins -smn?
Cumprimentos
Vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#23670 | JMC | 01 jul 2002 12:03 | Em resposta a: #23555

Caro Português:
Gostaria que me dissesse se tem alguns dados relativos a José Monteiro Soares de Albergaria, que, penso foi juiz de direito morreu cerca de 1917, foi casado c. D. Catarina Champalimaud Pais de matos Falcão( fª do Conde de Bracial).Gostaria de saber a sua filiação, local de nascimento e irmãos. Obrigado.
jmc

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23678 | nrleite | 01 jul 2002 13:29 | Em resposta a: #23535

Caro Alexandre
Sou, de facto, primo da Tati e o autor dos magros e incompletos apontamentos que no entanto lhe mandarei com todo o gosto se me fizer chegar o seu e-mail.
Um abraço
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda e Soveral Martins

#23680 | Portuguez | 01 jul 2002 14:10 | Em resposta a: #23655

Caro Vasco Briteiros
Segundo Manuel Pais de Melo, Tonda é mesmo esse lugar de Tonda, concelho de Besteiros, pelos vistos actual/ freguesia de Tonda, mesmo junto a OConde. Ali os SA de OC tinham, entre outras propriedades, uma maior a que chamavam Quinta do Covelo, que encabeçou e nomeou os bens vinculados em terço de Pedro SA e sua mulher Antónia Peleja de Faria, junto com vários casais em Vila Nova, Póvoa de Alagoa e Póvoa de Rodrigalves do mesmo termo, e ainda um grande casal denominado do Couço, no termo de Mouros. Isto tudo, junto, foi o morgadio de Tonda.
Quanto à segunda questão: Não encontro nem Maria de Belém nem Manuel SMartins, será que pode dar pais? datas? Senão, é porque vêem de Soveral Martins não descendentes de Fulgêncio José Martins e sua mulher D. Ana Borges de Castro SA, filhas dos viscondes de OConde. Serão colaterais aos outros. Mas talvez que quem o possa ajudar bem melhor do que eu seja MAS.
Cumptos.
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23683 | Portuguez | 01 jul 2002 14:26 | Em resposta a: #23655

As pressas é o que dá... Como sabe, Besteiros é no Caramulo, e não junto a OConde.
ATF

Resposta

Link directo:

Monteiro Soares de Albergaria

#23686 | Portuguez | 01 jul 2002 15:05 | Em resposta a: #23670

Caro jmc
José Monteiro SA era filho de Ludovina Amália da Silva Carvalho (filha do Estadista José da Silva Carvalho, irmã do 1º visconde de Silva Carvalho) e de Luiz Monteiro SA, FCCR, Comendador da Conceição de Vila Viçosa, Capitão-Mór de Midões,irmão de um Dr. José Roque SA que morreu na fortaleza de Almeida aonde estava preso pelas suas ideias liberais. Luiz Monteiro SA e minha Tia (Trisavó)Ludovina c. em 1839 e tiveram nove filhos, que encontra a p. 192 do livro SA de M. Pais de Melo. Uma filha, dominicana, foi Abadessa do Convento do Ramalhão, outra, solteira, dona do solar dos SA de Midões, outro, José Guilherme Monteiro SA, foi Juiz Conselheiro do STJ e c.c. Sara Roquette da Costa, daonde descendem SA Burnays e SA Diniz. É o que sei.
Cumptos.
Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23687 | JMC | 01 jul 2002 15:15 | Em resposta a: #23686

Obrigado. Como não tenho a obra não se importava de transcrever o nome e casamentos dos nove filhos e descend~encia actual. Obrigado.

Resposta

Link directo:

O Primo M5

#23688 | Portuguez | 01 jul 2002 15:21 | Em resposta a: #23644

Caro Primo Homónimo
Suponho que o nosso parente M5, da Casa da Secreta inglesa, se comunique consigo off the record... ou então estará doente.
Abraço
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23689 | Portuguez | 01 jul 2002 15:24 | Em resposta a: #23687

Os restantes não casaram. Caso tenha interessse neles, no entanto, mande o seu e-mail e scannerizo o que tiver interesse para si para lhe mandar. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23691 | JMC | 01 jul 2002 15:29 | Em resposta a: #23689

Vou pedir o seu email ao fórum pq. respeitando as regras do fórum não quero Pôr o meu mail no mesmo.Já agora, onde fica Midões?

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23694 | Portuguez | 01 jul 2002 15:33 | Em resposta a: #23691

Beira Alta. Por essa mesma raazão não lhe dei o meu. NB: esqueceu-me dizer que uma filha Maria Emilia Monteiro SA, irmã do seu José Monteiro SA, casou tb, c. descendencia, c. José Nunes da Ponte, médico, Presidente da Camara do Porto, deputado e Presidente da Camara dos Deputados, etc. C. g. em Nunes da Ponte e em Sousa Guedes. Mandarei também. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23696 | JMC | 01 jul 2002 15:40 | Em resposta a: #23694

obrigado. Já autorizei a darem-lhe o meu mail ou darem-me o seu. Pode adiantar-me, entretanto, a filiação de Luis MonteiroSA.Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23700 | Portuguez | 01 jul 2002 15:45 | Em resposta a: #23696

José Bernardino Monteiro SA, Capitão-Mór de Midões, e mulher Violante de Matos, filha de Luiz Gomes de Matos e Mulher Josefa Tavares da Silva, de Selavisa. 2 filhos só, o de Almeida, e Luiz Monteiro. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23702 | JMC | 01 jul 2002 15:55 | Em resposta a: #23700

última questão. filiação do josé bernardino.Obrigado. mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23704 | Portuguez | 01 jul 2002 16:02 | Em resposta a: #23702

Roque Monteiro Cabral,fº natural do Revº Dr. Luiz Monteiro Cabral e de N. C.c. Teodósia Luisa, de Folque. O Revº era filho de Luisa Gouveia Cabral e do Licº Manuel Nunes Quaresma, e neto materno de Cristóvão SA. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23713 | vbriteiros | 01 jul 2002 17:30 | Em resposta a: #23683

Caro Alexandre Tavares Festas.
Agradeço imenso a sua atenção a este meu pedido e fiquei muito satisfeito por saber que confirma Tonda como freguesia de Tonda , que é logo a seguir à Av Sá Carneiro da freguesia de Tondela (= centro da Cidade de Tondela). No verão costumo ir jantar a Tonda onde há um restaurante óptimo e com um vinho tinto muito bom. Vou tentar indagar e e fotografar a tal quinta e possível capela ou altar do dito Morgadio.
Besteiros agora é ´constituido por algumas freguesias junto ao Caramulo, mas no sec XVI a Terra de Besteiros incluia Tondela e creio que OC.
Ainda não consegui saber bem , mas uma prima Figueiredo ou Valle de Tondela era casada com um Sr Festas. Quando descobrir digo.
Se vier para esta região na 2 quinzena de Agosto,terei muito prazer em o receber em Tondela (a casa é da m/ sogra mas não tem mal)
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23732 | Portuguez | 02 jul 2002 09:13 | Em resposta a: #23713

Caro Vasco Briteiros

Ontem, com pressa de ir embora, e temendo o coaxar do pôr do sol... dei bota(s) que corrijo agora com calma:

1º Sempre pensei, pelos textos, que Tonda era muito mais perto de Oliveira do Conde do que realmente é, pois tudo aponta realmente que a Tonda do morgadio SA instituido no sc. XVI seja essa Tonda perto de Tondela, na época pertença do concelho de Besteiros, concelho esse herdeiro da antiga Terra de Besteiros que seria bem mais vasta que o dito concelho do mesmo nome, Besteiros que o Diccº. diz ser no Caramulo. Ora o Caramulo para mim já pega é com Mortágua... No entanto, não se pode dizer que fosse muito longe (os textos dizem só: "perto de OC", ou "junto a OC") e talvez que até essa separação geográfica das propriedades dos SA capitães-móres de OC tivesse contribuido para que estas fossem vinculadas separadamente: Nª Sra. dos Remédios um morgadio, e Tonda outro. O morgadio de Seia é que nunca percebi muito bem, mas suspeito que viesse de Mirandas Brandão Castelo Branco, outra junção obrigatória de apelidos na família, e junção de apelidos que minha 4ª Avó Ana Máxima Soares de Albergaria abandonou pela exclusividade do sobrenome SA apenas quando já mais para o fim da vida herdou o morgadio de Tonda, depois da morte de seus irmãos.

2º Fulgêncio José Martins, n. da Póvoa de Midões, foi c. com Maria Teresa do Soveral Tavares, n. de O. Conde, e não com Ana Borges de Castro SA, fª dos viscondes de Oliveira do Conde, que foi sim mulher do filho dos anteriores chamado Luiz Tavares do Soveral Martins. Como, tanto quanto suponho, a junção onomástica Soveral Martins vem deste casamento acima, parece que os Soveral Martins que me refere virão eventualmente de Fulgêncio José Martins e Mulher Mª Teresa do Soveral Tavares, sem costela SA pelos supraditos viscondes. Ou seja, devem ser parentes dos SM de OC por SM, e não por Borges de Castro SA. Mas posso estar enganado, por não ter os elementos todos. Em que texto está o Manuel SM s.m.n.?

Terei muito prazer em conhecê-lo em Agosto, e talvez me possa ensinar esse restaurante em Tonda, pois penso ir por essa altura 2 ou 3 semanas pesquisar os arquivos de Viseu e Coimbra, com uma esticada a Valdigem. Minha prima Mª Alexandre Festas Cancela d'Abreu é que me revelou o parentesco e amizade continuada com Picanços Festas, de Vila Pouca, e como meu Bisavô António de Leão Varela Festas nasceu exactamente em Vila Pouca, em 1818, pode ser que o parentesco também venha por Leão (da mesma Vila Pouca) que usou como apelido principal. Lá irei no verão inquirir o que se sabe, para confrontar com os meus documentos.

Já agora, gostava de perguntar-lhe qual o seu interesse genealógico no morgadio de Tonda, vínculo que não estava na posse do ramo dos SA dos viscondes de OC entroncados com um ramo dos Soveral Martins (desde inícios do sc. XVII, com Guiomar Nunes SA, que o ganhou em pleito judicial) mas sim na dos meus Figueiredos, de Avô, pelo casamento dos meus tetras Ana Máxima SA e Ten. Coronel Alexandre José de Figueiredo e Melo Cardoso, no sc. XVIII.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

(ou, parafraseando o meu novo parente Homónimo Soares)

Alexandre de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: parentesco

#23742 | Portuguez | 02 jul 2002 11:46 | Em resposta a: #23644

Caro Alexandre
Agora sim: o seu 7º avô Francisco SA, FCCR, COX, morgado de Fijó, mestre de campo de auxiliares na Guarda etc., pai de Rita Rufina SA,era irmão inteiro de minha 7ª avó Jerónima SA, *Aveiro 1677 e c. em Midões com Estêvão de Miranda Brandão Castelo Branco. Ambos filhos de Manuel SA Pereira, Tenente General de Cavalaria na Guerra da Aclamação, COX, Governador da Paraíba, dono da quinta de Fijó em Vila da Feira, etc., c.c. Maria Chamorro Guedes. Isto reforçado pelo lado SA de Seia.
Abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23743 | gonçalo calheiros | 02 jul 2002 12:06 | Em resposta a: #23732

Caros Amigos(e parentes)
Por razões conhecidas-não sou sapo-tenho andado algo afastado do ~fórun.No entanto julgo poder confirmar o que o meu primo Alexandre diz-O morgadio de Tonda ,junto a Tondela,(Couço é um lugar da mesma freguesia) foi instituído pelos Figueiredos-Figueiredo Homem Freire.Passou posteriormente para os SA
Tambem me candidato a almoçar n'Os Três Pipos.
Um abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: parentesco

#23747 | aburma | 02 jul 2002 12:55 | Em resposta a: #23742

Caro Alexandre,
Mais "portuguez" que isso não seria possível. Brindemos pois à memória dos nossos 8ºs avós comuns Manuel Soares de Albergaria Pereira e Maria Chamorro Guedes!
Já agora: e estes Pereiras e Chamorros, quem seriam?

Um abraço
Chamorro

Resposta

Link directo:

RE: parentesco

#23773 | Portuguez | 02 jul 2002 18:40 | Em resposta a: #23747

Ó Primo Galvido!
Éntão? Eram os restauntes sócius da SA RL... Olha que pergunta... e se for a ver, saberá pois que eram Favela de Aveiro... netos de Picados sem Terra, (não confundir com o irmão do Coração de Leão...) e descendentíssímos de João da Silva, o Galvido, senhor de Vagos, alcaide-mór de Montemor-o-Velho, por sua vez este - o alcunhado Galvido - ascendentão dos condes de Aveiro (suponho que seja Aveiras, mas é tudo na A1)... e S. Lourenço. Abraça Galvido o seu parente
Picado

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23776 | Portuguez | 02 jul 2002 18:44 | Em resposta a: #23743

Olá Primo Gonçalo
Por mim, podem ir marcando mesa n' Os Três Pipos... Quanto a Figº Homem Freire, temos que conversar.
Abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23778 | vbriteiros | 02 jul 2002 18:54 | Em resposta a: #23776

Caro Alexandre Tavares Festas
Omeu interesse deriva de:
1- A Drª Maria de Belem Soveral Martins,já falecida , era casada com o meu primo Engº Carlos Brandão e minha colega na UP.
2 - Vou frequentemente aos 3 Pipos - Tonda e este nome chamou-me a atenção.
3 - A Luizinha Cabral é de OC

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23779 | Portuguez | 02 jul 2002 18:58 | Em resposta a: #23778

Caro Vasco Briteiros
Embora eu não conheça a senhora do ponto 3, dou-me por inteiramente esclarecido. Avancemos pois para os Três Pipos com o Gonçalo, o nome é sedutor... (porque não será Três Pipas?...)
Cumptos. ao fechar da loja
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#23798 | vbriteiros | 03 jul 2002 12:11 | Em resposta a: #23694

Caro ATF
Esqueci-me de responder que na descendencia dsta senhra está a minha querida afilhada Marta, que é muito gira
VBriteiros

Resposta

Link directo:

RE: e-mail

#23817 | Portuguez | 03 jul 2002 15:12 | Em resposta a: #23798

Caro Vasco Briteiros
Uma pergunta: tem o meu e-mail?
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23829 | magalp | 03 jul 2002 18:03 | Em resposta a: #23779

Pipos ou pipotes. Nome macho de vasilhame vínico. Capacdade varável entre 0s 100 e os 300 litros, ou 5 a 12 almudes.
Usado para espremeduras. Tambem para o transporte clandestino - entre as 2 e as 4 da madrugada - do vinho "americano"...
Pipos finos, em carvalho, usados para envelhecimento de algumas aguardentes separadas.
Tenho má memória de pipos de vinho verde...
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23868 | vbriteiros | 04 jul 2002 13:44 | Em resposta a: #23829

Caro Reverendissimo do Tinto das Terras Frias das minhas Primas.

Essa medida de 100-300 litros por Pipa só se for para as Bandas do Primo Aburma. Por isso eles tem m.m.
Lá em Braga é de 500 litros e em Barcelos são 550! Com os Almudes tambem é preciso saber de que terra são!
Os Americanos , se existiam lá em casa, nem melembro porque de noite eu estava sempre a dormir!!!

Saudações Vínicas do
Vasco, 4ª Geração de Medalha de Prata da Expo Vinica Berlim 1888, com Diploma a Cores, assinada pelo Ilustrissimo Senhor Visconde de Villar D´Allen

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23869 | vbriteiros | 04 jul 2002 13:49 | Em resposta a: #23868

Caro Manel
Acrescento que nos 3 Pipos é sempre Maduro
Tambem podes e deves vir. Afinal o Morgadio ainda te toca pelos SA.
Abração
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23893 | magalp | 04 jul 2002 17:55 | Em resposta a: #23868

Sábio Patrão Vasco

Vossencia estava distraida...
Não falei em pipas, mas em pipos, normalmente metade das ditas, talvez pelo estado "esperançoso" das mesmas...
Agora é que é essa coisa dos 500 litros, mas antes eram de 21 almudes e no Douro 22 almudes!
Também tenho rótulos muito medalhados doAvo paterno e seus antecessores, mas, os resultados práticos não foram brilhantes...
Ainda tenho uma latinha que diz: - Vinhos do C.A. vendem-se aqui...

+ Manoel, purpurado de Mezão-Frio, morto por estrear o chapeu cardinalicio do Nuno Borrego...

Resposta

Link directo:

RE: Três Pipos de Tonda

#23895 | vbriteiros | 04 jul 2002 18:09 | Em resposta a: #23893

Caro Manel.
Muito bem. Retiro as minhas insinuações e dou-te um vinte em Ciências Almúdicas. Já respondi a ATF. Segue de imediato e-mail para ti.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23898 | FSA | 04 jul 2002 18:27 | Em resposta a: #23486

Exmos. Senhores, em especial o Senhor Soares de Albergaria,

Descendo de Fernão Soares de Albergaria Galhardo, filho de Afonso Vaz Soares de Albergaria (o Galhardo) e de sua mulher, Inês Ribeiro Themudo.
Fernão Soares de Albergaria Galhardo, Alcaide-mór da Vila de Seda, Cavaleiro da Casa dos Duques D. Jaime e D. Theodósio de Bragança, por quem tinham enorme estima, o que deduzo de cartas existentes, trocadas entre os Duques e o Alcaide.

Não sou, como já referi noutro tópico, um genealogista no sentido do termo, mas sim um curioso muito interessado nesta matéria, já para não falar na quase diária atenção que dou a este fórum.
Não encontrei, (as minhas buscas resumem-se aos documentos que tenho na minha casa e algumas, raras, visitas ao ANTT) qualquer ligação entre estes e quaisquer outros Soares de Albergaria. Pergunto portanto, com a maior das sinceridades e sem outro objectivo que não seja o de pedir uma informação para saciar uma antiga coriosidade:
Será que estes senhores que referi, são dos que, como diz com muita graça o Senhor Soares de Albergaria, só têm ares dos ditos Soares de Albergaria ?
Se não, como se encaixam nos ancestrais dessa ilustríssima família?

Com os meus sinceros cumprimentos e agradecimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23940 | aburma | 05 jul 2002 17:16 | Em resposta a: #23898

Caro Senhor Serrão d'Andrade d'Albergaria,

Por um dos últimos parágrafos de sua missiva entendi que era a mim que se dirigia. O livro sobre esta prolífera família que tem, suponho, o título de "Os Soares de Albergaria" ou coisa que o valha, poderá ajudá-lo. Creio que o meu primo Chamorro Picado Favela, aqui no Forum conhecido por "Portuguez" (não que o não seja), terá o livro e, estou certo, será para ele um grande prazer juntar mais alguém à família. Por acaso também não é Meireles? (desculpe a brincadeira, mas isto é acha de outra fogueira!)

Um abraço
aburmalbergaria

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23956 | Portuguez | 05 jul 2002 18:01 | Em resposta a: #23940

Caro Primo Camelo (varonia do grande 1º Pequeno...)

Não querendo de maneira nenhuma insultá-lo, bem antes pelo contrário, assim me passa a albergaria, desculpe, a batata quente? Apetecia-me dizer-lhe que quem as fez... que as desfaça! :) Mas dado o sangue e o portuguesismo que nos une, o prazer da nossa correspondência patriótica, não me sinto no direito de nada lhe recusar.
Peço assim ao nosso confrade e parente Fernando Serrão de Andrade que me contacte para o efeito pelo meu e-mail, que desde já autorizo o GP a fornecer, para lhe adiantar o que penso a respeito.
O livro de SA de Manuel Pais de Melo não é de resto e de forma nenhuma exaustivo, nem o seu autor pretende tal, embora certamente seja fruto de um enormíssimo trabalho de muitos anos: fui revê-lo, e tem p. exemplo nota de que ficou de fora a numerosa descendência dos 14 filhos do barão do Salgueiral (parece-me que é assim), bem como SA desentroncados em alguns capitulos, como p.ex. os açorianos salvo erro e outros, entre os quais os do primo Manuel Maria. Não é isso caso para duvidar da verdadeira descendência dessas pessoas de SA, e o seu antepassado afigura-se-me até bem genuino.
Fraternais Cumprimentos a Ambos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23967 | JMBM | 05 jul 2002 18:41 | Em resposta a: #23898

Caro Fernando Serrão d'Andrade

essa tal de D.INÊS RIBEIRO THEMUDO , sabe mais alguma coisa ? pais ? natural de onde ....
interessa-me os Themudos .
Por isso o brazão dos Themudos tem Soares de Albergaria , Posser , Freire de Andrade e Themudo !
cumprimentos . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#23997 | aburma | 06 jul 2002 17:50 | Em resposta a: #23956

Caro Primo Chamorro Favela:

Sabia que não me deixaria ficar mal no auxílio a este nosso parente.

Cumprimentos (é melhor não dizer "fraternais", que ainda me tomam pelo que não sou)

Grande Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24018 | Portuguez | 07 jul 2002 08:18 | Em resposta a: #23997

Caro Primo Pinto-Mór destes Reinos Descoro(ço)ados

O fraternal era apenas, justa e inteiramente soariano... por isso foi para ambos, nada de confusões! LOL. Mas acho que existem por aí umas fraternidades onomásticas, género Casa dos Antónios, ou dos Bernardos, cujos membros em comum têm apenas o nome próprio, e podemos fundar uma de Alexandres na Terra Chã, se o senhorio der para isso. Ou não signifique Axandrios "O Vencedor dos Heróis"...

Abraço anti-fraternal

Al Axandrios Magno

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24044 | aburma | 07 jul 2002 17:43 | Em resposta a: #24018

Caro Alexandros,

Equívoco desfeito e sugestão aceite. Quanto à etimologia do nosso nome penso querer dizer em grego "Defensor dos Homens" ("andros", como saberá, significa efectivamente "homem" em grego).

Um abraço
Ãlexandre da Chã

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre

#24054 | Portuguez | 07 jul 2002 18:59 | Em resposta a: #24044

Caro Presidente da Associação Cultural Lúdica e Recreativa "A Casa dos Alexandres" em Terra Chã

Sobre essa informação existe polémica... pois biógrafos autorizados do rei Philippos da Macedónia, o "amante dos cavalos", referem que a este pequeno e pobre rei da seca Macedónia foi predito que o filho que lhe ia nascer em breve seria o maior rei de todos os tempos, por graça especial do seu sangue de heróis, como sabe os heróis gregos eram descendentes mistos de deuses com mulheres humanas. Daí que por ter sangue heróico se disse na lenda que venceria pelo adn divino todos os homens, primeiro, mas depois se exacerbou a tradição, ao verem o que ele tinha feito, e o supuseram capaz de vencer os próprios Heróis de que viria.

Alexandre o Grande
Secretário da Associação Casa dos ALexandres etc.

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24067 | FSA | 08 jul 2002 11:54 | Em resposta a: #23486

Caro José Manuel Bela Morais,
Obrigado pela sua resposta. Tenho vários Themudos nos meus ancestrais. Dos que existem na minha genealogia eram de Abrantes, cruzam-se com Caldeiras, Serrões e Soares de Albergaria Galhardos.
No caso de D. Inês Ribeiro Themudo, sei que era filha de Diogo Ribeiro de Souto Maior, CFCR e de D. Joanna Themudo de Almeida. Viveram na Vila de Abrantes em finais do Séc. XV. Pode confirmar estes dados no "Armorial Lusitano" e no livro policopiado do Beneficiado, Manso de Lima.
Com os meus cumprimentos e ao dispôr para quaisquer ajudas possíveis,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24069 | FSA | 08 jul 2002 12:33 | Em resposta a: #23956

Caros Aburma e Português,
Agradeço-lhes, com sinceridade, a Vossa disponibilidade para a ajuda que, há muito tempo, procuro. Vou já pedir ao moderador o e-mail de Alexandre Tavares Festas, com a maior . Espero que desta vez obtenha resposta, pois já solicitei um endereço electrónico, cuja autorização tinha sido expressa num outro tópico e não obtive resposta.
Durante estes, cerca de dois anos em que participo neste forum, concluí com alguma mágoa, que ao contrário de vários tópicos em que de súbito surge inumera informação, não acontece o mesmo com os dos meus antepassados.
Julgo que as famlias do centro do País não têm sido, por coincidência, objecto de estudos genealógicos.

Com os meus cumprimentos e agradecimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24120 | hugodacunhaesa | 09 jul 2002 14:56 | Em resposta a: #24067

Exmo. Senhor Fenando Serrão de Andrade,
Ao lêr a sua mensagem fiquei intrigado, pois sendo o seu Soares de Albergaria Alcaide-mór de Seda, que fica na ribeira de Aviz, faz uns dois anos que consultando um processo de admissão no Santo Ofício de um lavrador de apelido Varela Leão, do termo de Aviz, acontece que o padrinho ou dele ou de seu pai era um Afonso Soeiro de Albergaria, gente principal e residente em Avis inclusivé Provedores da Misericórdia local, isto em finais do séc. XVI principios do séc. XVII, não serão os seus Soares de Albergaria destes ?
Atentamente
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24121 | hugodacunhaesa | 09 jul 2002 15:08 | Em resposta a: #24067

Exmo. Senhor Fenando Serrão de Andrade,
Ao lêr a sua mensagem fiquei intrigado, pois sendo o seu Soares de Albergaria Alcaide-mór de Seda, que fica na ribeira de Aviz, faz uns dois anos que consultando um processo de admissão no Santo Ofício de um lavrador de apelido Varela Leão, do termo de Aviz, acontece que o padrinho ou dele ou de seu pai era um Afonso Soeiro de Albergaria, gente principal e residente em Avis inclusivé Provedores da Misericórdia local, isto em finais do séc. XVI principios do séc. XVII, não serão os seus Soares de Albergaria destes ?
Atentamente
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

Varela Leão, de Aviz

#24131 | Portuguez | 09 jul 2002 18:28 | Em resposta a: #24120

Caro Hugo da Cunha e Sá

Penso que já em tempo falámos qualquer coisa deste Varela Leão, do Alentejo, mas não me lembro bem. A minha pergunta é, sabe agora alguma coisa de descendentes mais perto de nós com estes apelidos, ou apenas apurou por esta habilitação de FSO para trás?
Cumptos.
ATFestas

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24154 | hugodacunhaesa | 10 jul 2002 11:52 | Em resposta a: #23486

Exmo. Senhor Alexandre Tavares festas,

Em relação á sua pergunta de facto consultei esse processo de FSO, a fim de subir na ascendência duma certa avó de nome Mauricia Maria Joaquina Varela Leão (1750-1816).
Tinha a mesma um irmão Gonçalo Varela Leão,lavrador pautado em Aviz nos finais do séc. XVIII,casado com uma senhora de apelido Teles, que foram pais de D. Luisa teles, casada com um carvalho, pais do último Capitão-Mór de Aviz, João Teles de Carvalho, lavrador no monte do padrão.
Existe na TT uma genealogias manuscritas designadas por Leões do cano que infelismente ainda não consultei, mas que devem de ser desta gente.
deste Gonçalo há bastante descendência em Aviz, (Varelas Teles e Teles varelas). No velho convento de Aviz existem umas lápides duns freires da ordem com sepultura com o brasão dos Leões, também pude confirmar que houve um Freire chamado Frei Simão Varela Leão.
Não sei se há alguma relação com os seus de Viseu, mas que é estranho é. (pode ser coincid~encia).
Comprimentos
HCS

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24155 | hugodacunhaesa | 10 jul 2002 11:55 | Em resposta a: #23486

Exmo. Senhor Alexandre Tavares festas,

Em relação á sua pergunta de facto consultei esse processo de FSO, a fim de subir na ascendência duma certa avó de nome Mauricia Maria Joaquina Varela Leão (1750-1816).
Tinha a mesma um irmão Gonçalo Varela Leão,lavrador pautado em Aviz nos finais do séc. XVIII,casado com uma senhora de apelido Teles, que foram pais de D. Luisa teles, casada com um carvalho, pais do último Capitão-Mór de Aviz, João Teles de Carvalho, lavrador no monte do padrão.
Existe na TT uma genealogias manuscritas designadas por Leões do cano que infelismente ainda não consultei, mas que devem de ser desta gente.
deste Gonçalo há bastante descendência em Aviz, (Varelas Teles e Teles varelas). No velho convento de Aviz existem umas lápides duns freires da ordem com sepultura com o brasão dos Leões, também pude confirmar que houve um Freire chamado Frei Simão Varela Leão.
Não sei se há alguma relação com os seus de Viseu, mas que é estranho é. (pode ser coincid~encia).
Comprimentos
HCS

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24156 | hugodacunhaesa | 10 jul 2002 12:00 | Em resposta a: #23486

Exmo. Senhor Alexandre Tavares festas,

Em relação á sua pergunta de facto consultei esse processo de FSO, a fim de subir na ascendência duma certa avó de nome Mauricia Maria Joaquina Varela Leão (1750-1816).
Tinha a mesma um irmão Gonçalo Varela Leão,lavrador pautado em Aviz nos finais do séc. XVIII,casado com uma senhora de apelido Teles, que foram pais de D. Luisa teles, casada com um carvalho, pais do último Capitão-Mór de Aviz, João Teles de Carvalho, lavrador no monte do padrão.
Existe na TT uma genealogias manuscritas designadas por Leões do cano que infelismente ainda não consultei, mas que devem de ser desta gente.
deste Gonçalo há bastante descendência em Aviz, (Varelas Teles e Teles varelas). No velho convento de Aviz existem umas lápides duns freires da ordem com sepultura com o brasão dos Leões, também pude confirmar que houve um Freire chamado Frei Simão Varela Leão.
Não sei se há alguma relação com os seus de Viseu, mas que é estranho é. (pode ser coincid~encia).
Comprimentos
HCS

Resposta

Link directo:

Varella e Leão, da Beira

#24171 | Portuguez | 10 jul 2002 15:43 | Em resposta a: #24156

Caro Hugo da Cunha e Sá

Muito obrigado. Tenho três ramos Varella, e um Leão, parados no sc. XVII (finais do). Se este Verão eu conseguir levá-los para trás, e descobrir alguma coisa, dir-lhe-ei.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#24425 | FSA | 15 jul 2002 16:57 | Em resposta a: #24120

Exmo Senhor Hugo da Cunha e Sá,
Estive ausente e impossibilitado de acompanhar o forum durante estes últimos cinco dias.
Muito obrigado pela sua sugestão.
Dizem os genealogistas que Soeiros e Soares de Albergaria, são uma mesma família. Os meus antepassados SA Galhardos, viviam, de facto entre Niza e Abrantes. Decerto que, o Afonso Soeiro de Albergaria de que fala será parente destes.
Contudo, os pais de Afonso Vaz Soares de Albergaria é quem procuro. Este nome é profusamente nomeado em documentos do Séc. XVI, como sendo "filho de um fidalgo de grande calidade", só que o seu Pai nunca é nomeado, explicitamente.
Talvez qualquer dia surja algo de novo. Não vai ser fácil. Já nos tempos do Senhor Marquês de Abrantes, que Deus tem, que sabia muitíssimo sobre esta família Soares de Albergaria Galhardo, desconhecia qualquer informação genealógica deste meu Avô.

Os meus respeitosos cumprimentos,

Fernando Serrão d´ Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de Tonda

#25578 | aburma | 22 ago 2002 16:00 | Em resposta a: #23678

Caro Nuno,
Ainda não cumpri o prometido de lhe fornecer mais elementos para o seu "dossier" dos Lemos, mas aqui na base de dados constam todos os descendentes das minhas avós e tias-avós Bettencourt até à minha geração (e alguns da geração que se segue). Se se quiser dar ao trabalho, queira procurar as netas do 1º Visconde de Bettencourt, filhas de seu filho João (Maria dos Prazeres, Maria João, Maria da Purificação e Maria da Ascenção). Os elementos em falta dar-lhos-ei brevemente, pois estou também a compilá-los para Mr Doug da Rocha Holmes, genealogista americano especializado em famílias açoreanas.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

Favela Chamorro

#41481 | Portuguez | 12 mai 2003 16:47 | Em resposta a: #23747

Caríssimo Primo Picado Favela Chamorro

Vê lá tu que na Pedatura se encontram todos os informes sobre Chamorro e sobre Favela Chamorro. Fica aqui o registo: 2ª edº, vol. V, p. 385 e 397.

Os Chamorros de Aveiro são ditos como descendentes de um Afonso Chamorro da ilha da Madeira, entroncadamente. E, sem entronque no Alão, de um Estêvão Fnz Chamorro armado cavaleiro por D. João I, e que combateu em Aljubarrota.

D. Maria Chamorra, foi herdª da casa de seu pai, cc Manuel Soares de Albergaria, era np de Manuel Favela, c. em Aveiro com Maria Saraiva, fª de Bartolomeu Picado. Seu avô paterno era fº de Jorge Ferros, que «foi um homem honrado do Porto», e de sm Maria Chamorro, fª de Miguel Chamorro da Silva. Quanto ao Favela, usado independentemente por alguns filhos, tal como o Ferros, veio também pelo Chamorro materno, mas ainda não lhe descobri a origem.

Abcs

Alexandre Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Favela Chamorro

#41507 | aburma | 12 mai 2003 22:17 | Em resposta a: #41481

Primo Chamorro,

Essa preciosa informação decerto contribuirá para a amortização do custo da PL!

Apresso-me a pegar na dita obra e tentar estabelecer a ligação.

Abraços chamorrianos

Favela (a que também ascendo pelas ilhas, vê lá tu)

Resposta

Link directo:

RE: Favela das Ilhas

#41509 | Portuguez | 12 mai 2003 22:39 | Em resposta a: #41507

Primo Favela das Ilhas

Serão os mesmos? Favelas há muitos... Cuidado. Será melhor acabares de abrir as pgs. da Pedatura...

Abraços picadianos

Favela do Continente

Resposta

Link directo:

RE: Albergarização da Beira

#41652 | jacques | 14 mai 2003 18:13 | Em resposta a: #23598

Caros Primos

Podem juntar mais 1 à lista dos SA.
Com efeito sou tetraneto de José Justino Soares de Albergaria Pereira de Lemos, filho 2º do 9º sr. de Oliveira do Conde.
Um abraço

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Favela Chamorro

#85206 | jacques | 25 fev 2005 16:13 | Em resposta a: #41481

Caro Alexandre

Encontrei,há dias, alguma informação genealógica sobre os Chamorros que entroncam nos SA no vol III (1937), pag.s 105-115, do Arquivo do Distrito de Aveiro, da autoria de Francisco Pinto de Albuquerque, 2º Conde da Borralha.
Provàvelmente, tendo em conta que a sua intervenção tem quase 2 anos, já deve ter estes elementos que, no entanto vou trancrever resumidamente:

Sengundo tradição familiar Afonso Chamorro seria oriundo do Algarve, casou com em Aveiro com Helena da Silva, Sra da Quinta de Sá, filha bastarda de João da Silva, o Galindo, 4º. Sr. de Vagos; tiveram Inês da Silva, Sra da Quinta de Sá, casada com Fernão Álvares Cordeiro; tiveram:
Amador de Miranda cc Francisca de Abreu, f. de Filipe de Abreu da vila de Abiul ss,
António Chamorro da Silva cc Inês Garra cs,
Miguel Chamorro da Silva cc Leonor Gomes, f. de Pedro Pinho e Margarida Fernandes, pessoas nobres de Águeda, tiveram, entre outros,
Maria Chamorro da Silva ( ou M.ª Chamorra) cc Jorge Ferraz, dos Ferrazes do Porto; tiveram:
Valério Chamorro, cap. de Couraças na Flandres ss,
Miguel Chamorro, correio-mor e guarda da Relação da Cidade do Porto, cc Luísa Pinto, f. de António Fernandes Homem, de Lamego cs;
Manuel Favela cc Maria Saraiva, f. de Bartolomeu Afonso Picado, de Aveiro; tiveram:
Francisco Favela Chamorro cc Isabel Ferraz ( no NFP, Isabel Tavares Guedes ), f. de Gonçalo Guedes Tavares e Jerónima Lobo, de Aveiro, tiveram, entre outros:
Maria Chamorro Guedes da Silva cc Manuel Soares de Albergaria cs.

Espero que esta informação tenha sido útil.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Favela Chamorro

#85330 | aburma | 27 fev 2005 23:19 | Em resposta a: #85206

Caro Júlio Pereyra,

Fiquei na dúvida se esta sua mensagem era dirigida ao meu Primo Alexandre Tavares Festas ou à minha pessoa, embora de facto eu para ela não tenha sido alertado pelo "aviso" Genea. De qualquer modo, e agradecendo a sua amabilidade em aqui colocar estes dados, passo a responder-lhe, dado o facto de há muito o Alexandre não participar neste forum.

A laboriosa actividade de um outro nosso Primo Chamorro na TT, permitiu-me ter acesso aos dados constantes das HSO de Jerónimo e Diogo Chamorro, sendo-me assim possível corrigir o nome de Jorge Ferraz, que na realidade se chamava Jorge Ferros, conforme, aliás, se pode ver em Alão, título de Favelas Chamorros. O autor da genealogia citada pelo Conde da Borralha, era sobrinho-neto de Maria Chamorro, mulher de Jorge Ferros, o que torna menos compreensível essa falha.

De facto, nós, os Chamorros intervenientes deste antigo tópico, já tivemos entretanto acesso ao Arquivo do Distrito de Aveiro, mas tinha-nos escapado a parte que aqui transcreve, a qual nos permitirá corroborar informações que entretanto obtivemos.

Renovando os meus agradecimentos, e os dos meus Primos Chamorros, apresento-lhe

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Favela Chamorro

#85489 | aburma | 02 mar 2005 15:35 | Em resposta a: #85206

Caro Júlio Pereyra,

Apenas uma correcção ao meu anterior "post": os irmãos Jerónimo e Diogo Chamorro habilitaram-se aos Lugares de Letras e não a FSOs.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Favela Chamorro

#85492 | jacques | 02 mar 2005 16:40 | Em resposta a: #85330

Caro Alexandre Burmester


Os meus agradecimentos pela correcção da informação que enviei há dias.
De facto limitei-me a sintetizar o artigo do C. da Borralha e, muito embora já tenha tido oportunidade de consultar o Alão na B.M. de S. João da Madeira (já agora e passe a publicidade, nesta biblioteca, além do Pedatura, pode também consultar-se o NFP), nessa altura andava ocupado com os meus antepassados Coelhos e também ignorava a ascendência do meu Tetravô José Justino S. de Albergaria, que no NFP é ignorado, muito embora lá figurem os pais e irmãos.

Aproveitei a oportunidade para fotocopiar o artigo do ADV. Posso enviar-lho, caso esteja interessado.

Os meus melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Monteiro Soares de Albergaria

#262493 | jnt | 20 set 2010 01:30 | Em resposta a: #23704

Caro confrade

Confesso-me baralhado.
No assento de baptismo de José Bernardino Monteiro Cabral Soares de Albergaria surge Manuel Nunes Quaresma e Luisa Gouveia Cabral como avós paternos.
Como é que surge o Revº Dr. Luiz Monteiro Cabral?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen