familia cabrita neto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia cabrita neto

#22661 | joaquimreis | 10 jun 2002 01:45

Tenho na familia por afinidade 4 individuos em linha recta todos com o mesmo nome Manuel Cabrita Neto das freguesias de Messines e Algoz. Se houver nais alguma coisa, agradeço a quem me possa ajudar. O nascimento do mais antigo que conheço é de 1870.

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#31671 | zmcm | 05 dez 2002 14:55 | Em resposta a: #22661

Caro Joaquim Reis :
Há já um tempo que estudo a família Cabrita de S. Bartolomeu de Messines, alguns ramos tenho as ligações feitas até ao séc. XVI. Se me der os dados destes seus avós talvez possa ajudá-lo.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32292 | abivar | 20 dez 2002 20:01 | Em resposta a: #22661

Caro Joaquim Reis:
Recém-chegado ao fórum encontrei a sua mensagem já "antiga"; tenho uma linha de ascendência de Alcantarilha em que aparece um Francisco Cabrita Neto, casado em 1788, descendente de uma linha de varonia durante algumas gerações com os apelidos "Vieira Neto", mas de varonia mais antiga detectada Neto (era filho de José Vieira Neto, o qual era trisneto por varonia de um Fernando Neto e de uma Catarina Vieira). O apelido "Cabrita" provém da mãe deste Francisco, Maria Neta, a qual era bisneta por varonia do Capitão Manuel Martins Cabrita. Talvez os seus Cabritas Netos provenham também do Casal José Vieira Neto - Maria Neta, talvez mesmo do "meu" Francisco. Não deve ser difícil andar um bocado mais para trás e ver se se chega de facto a Alcantarilha. Nesse caso poderei provavelmente dar-lhe mais informações.
Saudações,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32312 | zmcm | 21 dez 2002 18:38 | Em resposta a: #32292

Caro António Bivar:
Não sei se o Capitão Manuel Martins Cabrita que fala é o mesmo que um avô meu que casou por volta de 1680 em Porches com Inês de Oliveira. Este casal teve pelo menos 5 filhos, um dos quais também chamado Manuel Martins Cabrita que casou a 2-8-1711 com Maria Netto Santos em Porches.
Estaremos a falar das mesmas pessoas?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32332 | abivar | 22 dez 2002 14:53 | Em resposta a: #32312

Caro Miguel Cabrita Matias (e primo!):
Estamos de facto a falar das mesmas pessoas; o segundo Manuel Martins Cabrita e sua Mulher Maria Neta Santos tiveram um filho Matias dos Santos Cabrita casado com uma Maria Neta, da qual teve outra Maria Neta casada com José Vieira Neto. Este último casal, referido na minha anterior mensagem, deu origem a uns "Cabrita Neto", sendo o filho Francisco Cabrita Neto bisavô por varonia da minha bisavó sempre por linha feminina, D.Bárbara Amália de Sant'Anna Cabrita, casada com António Manuel Pereira Caldas, avós maternos da minha Mãe. O meu e-mail é abivar@sapo.pt; tem alguma coisa acerca da ascendência do nosso antepassado, comum Capitão manuel Martins Cabrita? DE qualquer maneira terei muito gosto em trocar informações acerca destes nossos ascendente e colaterais comuns ou de outros que possamos encontrar!
Saudações genealógicas,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32342 | zmcm | 22 dez 2002 22:19 | Em resposta a: #32332

Caro António :
Enviei-lhe um mail com os dados que possuo.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32350 | zmcm | 23 dez 2002 09:14 | Em resposta a: #32332

Caro António :
Muito agradado fiquei com o mail que me enviou. Estou a escrever-lhe para o forúm pois estou no emprego. De facto também eu sou descendente de Miguel Raposo Mexia filho de Gaspar Raposo e pai de Pedro da Silva Mexia e de Beatriz Cabrita de Sousa ( outra dos de Portimão!), mais um ramo portanto que temos em comum.
Pelo seu nome e uma vez que é neto de D. Laura Júdice Guerreiro de Brito vejo que é dos Bivar Weinholtz de Faro!
Se me quiser ligar para o telemóvel o meu nº é nove,um,nove, sete, oito, zero, dois, cinco, sete.

Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32355 | zmcm | 23 dez 2002 12:01 | Em resposta a: #32350

Peço deculpa pelo lapso :
Pedro da Silva era casado como diz e muito bem com Beatriz Cabrita de Sousa filha de Luis Martins de Sousa e de Margarida Nunes Cabrita de Portimão.

um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32910 | roberto lopes | 07 jan 2003 15:25 | Em resposta a: #32332

Caro António Bivar

Sou tb descendente de José Vieira Neto c.c Maria Neta!
São meus 8.º avós e são Vieira Neto em varonia até ao meu 5.º avó Gregório Vieira Neto, ainda de Alcantarilha!
Gostaria, se possível que me disponibilizasse os dados relativos há ascendência e descendência deste casal.

Cumprimentos do primo,

roberto lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32932 | abivar | 08 jan 2003 01:03 | Em resposta a: #32910

Caro Roberto Lopes:
Aqui vão, sucintamente, os costados dos nossos avós comuns (eu sou seu "primo-avô", uma vez que são meus sextos avós!); a árvore de costados do meu quinto avô Francisco Cabrita Neto (no meu ramo desaparece o apelido Vieira...), até onde consegui apurar, é a seguinte:
1 - Francisco Cabrita Neto (c. Alcantarilha, 16/12/1788, c. Isabel Antónia de Oliveira
2 - José Vieira Neto (Nascimento : 12/02/1745 Alcantarilha, Batismo: 19/02/1745 Alcantarilha, C. 23/03/1764, Alcantarilha)
3 - Maria Neta
4 - Manuel Vieira Neto (Falecimento: 18/05/1786 Alcantarilha, c. 20/04/1744, Alcantarilha
5 - Isabel Maria (n. S. Bartolomeu de Messines, f. depois de 18/05/1786 Alcantarilha)
6 - Matias dos Santos Cabrita (f.10/09/1782, Alcantarilha)
7 - Maria Neta (n. Pera, f. 31/10/1789, Alcantarilha)
8 - José Vieira Neto (f. antes de 28/03/1787, Alcantarilha, viveu na Rua das Palmeiras, Alcantarilha, c. 12(?)/4/1724, Alcantarilha)
9 - Ana Nunes (n. 26/7/1692, b. 3/8/1692, Alcantarilha, f. 28/03/1787, Alcantarilha)
10 - Gregório Gomes (n. S. Bartolomeu de Messines, c. 22/05/1696 S. Bartolomeu de Messines)
11 - Maria Gomes (n. S. Bartolomeu de Messines)
12 - Manuel Martins Cabrita (n. 23/03/1692, Alcantarilha, f. antes de 14/11/1762, Alcantarilha; Alferes de Ordenanças; morador no "Moinho de Vento", Alcantarilha, c. 2/8/1711 ,
13 - Maria Neta Santos (n. 11/4/1692, b. 17/04/1692, Alcantarilha, f. 12/06/1719 Alcantarilha)
14 - Manuel Neto (n. Pera, c. 15/11/1705, Pera
15 - Maria Neta (casou primeiro com António Martins, a 5/11/1702)
16 - José Vieira Neto
17 - Isabel Álvares
18 - Joaquim Afonso
19 - Grácia Nunes
20 - Pedro Gomes (n. S. Bartolomeu de Messines)
21 - Maria Neta (n. S. Bartolomeu de Messines)
22 - Domingos Lourenço (n. S. Bartolomeu de Messines)
23 - Margarida Martins (n. S. Bartolomeu de Messines)
24 - Manuel Martins Cabrita (n. circa 1655, Lagoa; Capitão de Ordenanças.)
25 - Inês de Oliveira (b. 27/1/1658, Alcantarilha
26 - António Neto Silva (f. 1706, sep. 24/10/1707, Alcantarilha; faleceu no Exército Real em 1706)
27 - Catarina dos Santos
28 - Brás Neto (n. Silves)
29 - Domingas Andreza (n. Pera)
30 - Manuel Jorge (n. Pera, f. antes de 8/11/1705, Pera)
31 - Vicência Neta (n. Pera, f. antes de 8/11/1705, Pera)
32 - Fernando Neto (uma filha deste casal é madrinha de uma filha de José Vieira Neto e Isabel Álvares, o que torna plausível que José Vieira fosse seu irmão e portanto filho destes pais. Esta hipótese torna-se praticamente em certeza quando se constata que José Vieira Neto e sua mulher deram o nome Fernando a duas crianças que lhes nasceram em 1700 e 1702, provavelmente os primogénitos, tendo falecido o primeiro, e o nome Catarina a duas filhas, nascidas em 1711 e pouco antes.)
33 - Catarina Vieira
34 - Afonso Álvares Mião (n. Guia, Albufeira; Capitão de Ordenanças. Um filho deste casal é padrinho de um filho de José Vieira Neto e Isabel Álvares, o que torna plausível que Isabel Álvares fosse sua irmã e portanto filha destes pais. Confirma-se que o era pelo assento de casamento na Guia de José e Isabel - informação Miguel Cabrita Matias. C. 14/2/1678, Alfontes, Guia, Albufeira)
35 - Maria Grade
48 - André Martins (homem nobre e principal; c. 20/08/1621, Porches, Lagoa; foram padrinhos Miguel Raposo Mexia e Francisco Álvares - informações Miguel Cabrita Matias.)
49 - Francisca Cabrita
50 - Francisco Gonçalves de Oliveira
51 - Margarida Coelho
52 - Manuel Guedelha (f. 21/01/1715, Alcantarilha)
53 - Leonor Vicente (f. 5/05/1721, Alcantarilha)
68 - Afonso Álvares Mião (Capitão de Ordenanças - informação Miguel Cabrita Matias.)
69 - Maria Álvares (n. Alfontes, Guia, Albufeira)
70 - Álvaro Pires Grade
71 - Maria Afilhada
100 - Pedro Gonçalves
101 - Inês de Oliveira
140 - João Afonso Grade (n. circa 1580, Albufeira)
141 - Maria de Abreu
142 - Lourenço Fernandes Vieira (Vereador mais velho de Albufeira - informação Miguel Cabrita Matias.)
143 - Leonor Afilhada
Mais tarde lhe mandarei o que tenho acerca da descendência (em computador só tenho a linha até à minha geração, sem colaterais).
Com os melhores cumprimentos, do novo primo,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32935 | rgc | 08 jan 2003 02:03 | Em resposta a: #32932

Caro António Bivar

É com muita satisfação que encontro mais um primo,porque há avós meus nesta lista.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32936 | rgc | 08 jan 2003 02:24 | Em resposta a: #32935

Caro Roberto Esqueci-me de lhe enviar um abraço.Há muito tempo não aparecia,por estas paragens.Gostei de "vê-lo"por aqui.E grande satisfação por ver referidos muitos avòs meus também,na relação que lhe foi enviada.
BOM ANO NOVO para si e para António Bivar,que não tenho ainda o gosto de conhecer pessoalmente.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32938 | rgc | 08 jan 2003 03:09 | Em resposta a: #32936

Fui ver a Árvore de Costados e nas observações tenho o meu(e vosso)avô LOURENÇO FERNANDES VIEIRA,como homem nobre e dos principais de Albufeira e tenho-o como pai do padre Bartolomeu Afilhado Pincho(tenho alguns avós desta família).
Verador mais Velho,que como sabeis desempenhava,por vezes,o cargo de Juíz,na ausência,ou quando não existia Juíz de Fora,foi o avô Álvaro Pires Grade.Salvo erro consta do proc.FSO dos nossos familiares Teotónio Roiz de Negreiros Cavaco ou no do Dr.Baltazar Rodrigues de Negreiros,de Albufeira ou no do capitáo Vicente Roiz de Sousa,homem nobres e das "Famílias Principais",de Albufeira.
Há mais,mas fico por aqui.É quase manhã e estou cansado.
Uma boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32962 | 1928 | 08 jan 2003 12:18 | Em resposta a: #32938

Caro Primo,
Para o próximo mês,vou enviarte uma foto que deverás gostar.Nào te digo qual pois é surpresa e não só,mais informações àcêrca dos nossos Cabritas. Mandeite um e-mail no Natal para (bdodegusmao@mail.telepac.pt), mas estou na dúvida se os recebeste.No entanto mais uma vez vos desejamos Um Ano Novo cheio de Prosperidades e Saúde.
Com um grande abraço,
Aníbal e Palmira

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#32978 | roberto lopes | 08 jan 2003 16:24 | Em resposta a: #32932

Caro António Bivar

Afinal não sou 8.º neto, mas sim 7.º neto do casal José Vieira Neto e Maria Neta casados em Alcantarilha a 23.03.1764, mas com tantos antepassados, perdemo-nos...não é verdade?

O meu 6.º avô, filho deste casal é João Vieira Neto (irmão do seu antepassado Francisco Cabrita Neto) casou em Alcantarilha a 28.10.1815 com Maria Marta, do Algoz, f.ª do Alferes Joaquim José Rodrigues e Teresa de Jesus, ambos do Algoz, neta paterna de Manuel Rodrigues e Maria Coelha, ambos do Algoz e é neta materna de João Álvares Marreiros e Maria de Azevedo, ambos de Alcantarilha.

O meu 5.º avô, filho deste casal é Gregório Vieira Neto c.c. Maria Felícia, filha de Francisco dos Santos Bocarro e Margarida Bárbara, todos de Alcantarilha.

Quebra de varonia:

Aminha4.ª avó, filha deste casal é Maria da Assunção casou em Alcantarilha a 25.11.1869 com José Rodrigues (Mendes), de Porches.

A minha 3.ª avó, filha deste casal é Bárbara da Assunção, casou em Alcantarilha a 24.11.1891 com José António Lopes, proprietário, natural de Lagoa.

* No assento de baptismo desta minha trisavô consta como madrinha a sua bisavó D. Bárbara Amália de Sant Ana Cabrita, o que não deixa de ser curioso, os pais delas eram primos em 3.º grau, o que as coloca como primas em 5.º grau, muito provavelmente os pais teriam conhecimento do parentesco, e isto ainda em Alcantarilha no dia 19.09.1870!!!

Outras conclusões:

Eu já tinha conhecimento do nome dos pais e avós de José Vieira Neto, através do casamento dos nossos avós, pais deste José Vieira Neto realizado em Alcantarilha a 20.04.1744, estou a falar dos avós Manuel Vieira Neto e Isabel Maria.
Mais para trás só tenho os dados de que são descendentes do avô Fernando Neto e a avó Catarina Vieira.

Relativamente a Maria Neta, tinha conhecimento do nome dos pais, não fazia era a mínima idéia que o casamento dos pais dela estava em Porches!

O meu e-mail, caso queira contactar é: robertolopes@portugalmail.pt

Cumprimentos do primo,
Roberto lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33008 | roberto lopes | 09 jan 2003 14:04 | Em resposta a: #32932

Caro António Bivar

Agradeço-lhe imenso os dados que me enviou dos "nossos" avós!

Somos ao que parece primos várias vezes repetidas, visto eu ter um outro ramo Sousa Grade/ Rodrigues Grade, da Guia que vão dar a Alvaro Pires Grade, Martins Cabrita tenho um outro ramo de Porches, que tb são os mesmos, e os Netos, estes repetem-se pelo lado da minha avó materna que ainda tem o apelido Neto!

Cumprimentos do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33010 | roberto lopes | 09 jan 2003 14:12 | Em resposta a: #32978

Caro Rafael Carvalho

Um forte abraço tb para si, há muito que não o vejo, temos que organizar uma ida à Torre!

Vou ter de alterar o meu e-mail, pois consigo recebar alguns dos vossos e-mails, mas enviar está complicado, mas qd eu fizer a alteração digo-vos!

Fiquei muito feliz ao saber que somos primos, mas não era nada que ambos já não desconfiássemos! Pois como o Rafael já sabia eu tinha aquele famoso ramo de Sousas Grades, da Guia!

Bem, tenho de ir, o semestre está no fim, e o trabalho espera-me!

Um abraço do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33011 | roberto lopes | 09 jan 2003 14:18 | Em resposta a: #22661

Caro Rui Pereira

Respondo ao e-mail que me mandaste aqui no Forúm, pois não tenho um outro meio para te responder por enquanto (espero!)

Eu mandei-te um e-mail a ti e ao rafael, mas tenho a certeza que ambos não o receberam, eu cliquei enviar, e não tive qq confirmação.
Relativamente ao Belchior, o que recebi foram os F.C.A. descendentes dele através da "nossa" tia D. Branca da Rocha.

Mas este assunto não é para desenrolar aqui neste tópico.

Um abraço do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33021 | zmcm | 09 jan 2003 16:25 | Em resposta a: #22661

Caros confrades e primos :

Dado existirem vários confrades que estão a debater este tópico( descendentes de André Martins e de D. Francisca Cabrita - ramo Cabrita de Lagoa/Alcantarilha/Pêra ) e uma vez que eu estou a estudar com certa profundidade os Cabritas do Algarve, agradecia que me facultassem se tal fôr possível, os dados das linhas de cada um dos intervenientes por forma a dar entrada dos respectivos elementos no meu trabalho. Tenho já colididos os dados do Rafael Carvalho e os do António Bívar.
poderão enviar-me os dados para o meu mail : mop20350@mail.telepac.pt

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33034 | rgc | 09 jan 2003 20:21 | Em resposta a: #32962

Caros Palmira e Aníbal

Não só não recebeste votos de BOM ANO NOVO,que retribuo igualmente.
Mas não sei onde para o teu novo endereço elect.º.
O meu endereço não o coloco aqui no Forum,e não posso telefonar-te,porque não sei onde param os teus n.ºs de telefone.

Dois grandes abraços para a Palmira e para ti.
Rafael

Sobre os diferentes ramos familiares de-CABRITAS-serão bem acolhidos e encaminhados depois para o meu primo Miguel Cabrita.Gostaria que nos facultasses dados,se não for inconveniência,claro está;acerca dos ramos familiares-Cabrita-ligados à família-LAIRES e não só os antepassados,mas também descendência até à actualidade,e outras ligações que,por ventura,tenham com outras famílias algarvias.
Desde já os meus agradecimentos. agradecimentos.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#33180 | rmfrp | 12 jan 2003 14:53 | Em resposta a: #33011

Caro Roberto:

Enviei-te um e-mail com os novos dados sobre a família do Belchior. Espero que o tenhas recebido.

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#34063 | joaquimreis | 24 jan 2003 16:49 | Em resposta a: #33021

Só agora verifiquei a resposta a este tópico, colcocado há muito. Dos dados que tenho disponiveis:
1-Manuel Cabrita Neto c/ Raquel dos Santos
filho de
2-Manuel Cabrita Neto e Maria Francisca
3-Manuel Cabrita Neto e Ana Rolim (pais do 2)
4-Manuel Cabrita Neto e Esperança Tadeu de Almeida (pais do 3)
1,2 e 3 da freguesia do Algoz e o 4 de Messines.
Quanto a datas e outros dados estou as compilar e organizar os mesmos para enviar para o forum.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familia cabrita neto

#34320 | joaquimreis | 28 jan 2003 18:09 | Em resposta a: #34063

Em 1820 Manuel Cabrita Neto da freguesia de Messines casado com Apolinária Maria do Cerro da Aguia-Paderne foram pais de Manuel Cabrita Neto (possivelmente o 4 da mensagem anterior).

Resposta

Link directo:

familia cabrita neto

#353102 | antonio_neto | 23 dez 2014 17:33 | Em resposta a: #34320

Boa tarde. O meu falecido Pai chamava-se José Cabrita Neto, era natural de Paderne, filho de Gregório Cabrita Neto e neto de Constantino Cabrita Neto. No caso de haver pessoas com afinidades com esta família Cabrita Neto de Paderne gostaria que me contatassem.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 10:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen