busca registro antepassado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

busca registro antepassado

#22462 | lufevama | 06 jun 2002 23:38

Busco meus antepassados a começar por Portugal e a prosseguir na Espanha pois o pai de meu avô Manoel Aguiar Vasques, chamado Manoel Venâncio Vasques, segundo o registro de casamento religioso que tenho em meu poder, então com 26 anos de idade, contraiu matrimônio na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, com Leonídia da Silveira Aguiar, no dia 23-julho-1887. No assento de casamento consta que ele teria nascido em Portugal, Freguesia de Povores, Coneello de Regoa, Bispado de Lámego, sendo filho de Manoel Venàncio Vasques (espanhol da Galícia) e de Maria Anacleta (ou Maria do Rosário)Vasques, portuguêsa.
Em diversas pesquisas que tenho realizado, dentre os 305 Concelhos existente no luso país, não localizo nenhum Concelho de Regoa. Creio que o pároco ao grafar Concelho lançou Connello e se não foi assim, não encontrei nos Correios Portuguêses nenhuma localidade (município, vila ou bairro)chamada Connello de Regoa e nenhuma Freguesia de Povores, chegando a imaginar que foi extinta anos atrás.
Procuro encontrar parentes da Família Vasques, em Portugal, provavelmente na região de Viseu ou redores de Lámego, e em Espanha, na Galícia.
Aguardo ajuda, para poder retornar a Portugal com maiores e mais precisas referências.
Grato.
LFVasques.

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22463 | rmfrp | 06 jun 2002 23:49 | Em resposta a: #22462

Caro LFVasques:

A localidade que procura é certamente a actual cidade de Peso da Régua, também conhecida apenas por Régua. É sede de concelho e pertence ao distrito de Vila Real.

Boa sorte na sua pesquisa.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22464 | rmfrp | 06 jun 2002 23:57 | Em resposta a: #22462

Acrescento que no actual concelho de Peso da Régua há 12 freguesias: Covelinhas, Fontelas, Galafura, Godim, Loureiro, Moura Morta, Peso da Régua, Poiares, Sedielos, Vilarinho dos Freires, Vinhós, Canelas.

A que procura será Poiares?

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22750 | AFC | 11 jun 2002 15:55 | Em resposta a: #22462

Caro LFVasques:
Como eu tenho alguma facilidade em pesquisar no Arquivo Distrital de Vila Real, eu fiz-lhe essa busca.
Eis o que encontrei:
"Aos 14 de Outubro de 1860,nesta Igreja Paroquial de São Miguel de Poiares, Concelho do Peso da Regoa, Distrito Eclesiástico de Vila Real, Diocese de Braga, eu, o paroco desta freguesia, baptizei solenemente um menino nascido aos 07 deste mesmo mês,a quem pus o nome de Manuel. Filho legitimo de Manuel Venâncio e Maria do Rosário de Canelas:Neto paterno de Selidonio Vasques e Belchiora ... do Reino da Galiza, e materno de Manuel Anecleto e Maria de Canelas. Foram padrinhos Manuel Alves de Novais * e Maria Esteves, proprietários de Canelas. (...)"
Ao que eu sei Canelas é um lugar da freguesia de Poiares.
Na parte em que se refere aos avôs paternos, existe mesmo uma especie de reticencias, e não faz mais referências ao lugar (do Reino da Galiza).
Quando no padrinho eu utilizei *,é porque não percebo o que está escrito,mas será qualquer coisa como Faildosa.
No fim, quando utilizo "(...)",não transcrevo a parte das "alegações" finais,e assinaturas. Não existe lá qualquer informação adicional.
Espero ter sido útil. Qualquer coisa mais,disponha!
Andre

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22871 | cunha | 14 jun 2002 02:46 | Em resposta a: #22750

Caro André,
desculpem eu estar entrando na vossa conversa,mas também estou procurando informacões sobre meu avô materno,que nasceu em Vila Real,a 13/06/1888,filho de José Machado e Alexandrina,chamava-se Silvério Machado.
Se tens facilidade de pesquisar e puderes me ajudar,ficarei grato.
Sou brasileiro e resido em São Paulo.
Cláudio da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22877 | AFC | 14 jun 2002 09:26 | Em resposta a: #22871

Caro Cláudio,
não prometo que seja imediatamente,visto eu estar a entrar agora em epoca de exames, mas mal tenha um pouquinho de tempo eu faço-lhe essa busca. Não será dificil.
Por acaso não sabe a freguesia?
Mal tenha novidades eu digo-lhe alguma coisa.
André

Resposta

Link directo:

busca registro antepassado

#22929 | cunha | 15 jun 2002 04:03 | Em resposta a: #22877

Caro André,
agradeço a presteza com que me respondeste.
Não sei a freguesia,infelizmente.
Fico aguardando seu contato.
Um abraço.
Cláudio

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#22932 | Isabel Aboim | 15 jun 2002 15:47 | Em resposta a: #22462

Caro senhor:
Se o que busca são parentes Vasques de Carvalho oriundos de Peso da Régua ( das freguesias de S. Faustino ou de Vila Marim) informo-o que realmente ainda existem no Porto e em Vila do Conde muitos e muito cordais parentes. Posso adiantar também que no Capítulo IV de " Os Folhadella" recentemente publicado encontrará não só os actuais mas referências aos seus antepassados.
Os meus cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#23532 | AFC | 28 jun 2002 16:54 | Em resposta a: #22929

Caro Cláudio,
lamento,mas não lhe trago novidades. Fiz a pesquisa, como me comprometi, mas não descobri nenhum Silvério que tivesse nascido por volta dessa data.
Procurei as freguesias do concelho de Vila Real, mas não encontrei esse registo. Nas freguesias de Lamares,Campeã,Lamas d'Olo, Mateus, Ermida, São Tomé do Castelo, Vale de Nogueiras, Nogueira e Quintã ainda não estão os livros dessa data. Sendo assim, nessas freguesias não me foi possivél procurar. A freguesia da Nossa Senhora da Conceição é mais recente, e portanto não tem registos dessa epoca. A freguesia de Justes, ou pelo mesmo motivo, ou por outro, escapou às minhas buscas. Não se preocupe por esse facto. Eu passo por lá novamente para esclarecer esse ponto.
Sem mais,
André

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#23630 | cunha | 30 jun 2002 11:02 | Em resposta a: #23532

Caro André,
agradeço sua colaboração.
O único documento que conheço do meu avô,uma carteira de identidade de estrangeiros no Brasil,diz que ele nasceu em Vila Real,não diz a freguesia.
É estranho porque com minha avó também está acontecendo o mesmo.Seu documento diz que ela nasceu em Moncorvo, e o pessoal do arquivo distrital de lá também não encontrou nenhum registro.
Poderiam esses documentos terem ido para Lisboa,ou outra localidade?
Mais uma vez obrigado e continuo aguardando o que for possível.
Um abraço,
Cláudio

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#23760 | ajogoma | 02 jul 2002 15:37 | Em resposta a: #22462

caros amigos, gostaria de obter informações a respeito de conseguir uma cópia da certidão de nascimento de meu pai antonio da cunha machado(já falecido), nascido em Viseu em 1921(?),São Pedro de France-Travassos, com a finalidade de obter minha dupla cidadania e regularizar algumas documentações.gostaria também de contatar parentes que ainda vivem lá e dos quais não tenho informações.

Resposta

Link directo:

RE: busca registro antepassado

#288823 | josimo70 | 10 out 2011 13:36 | Em resposta a: #22462

LF, Manoel Aguiar Vasques seu antepassado era esposo de Marina Ferreira? A filha Mariza casou-se com Itamar, primo de meu pai.

Joao Simoes Lopes Filho
simoeslopes.blogspot.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen