Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#21963 | gafanhoto | 25 mai 2002 23:00

Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

Alguém tem informações sobre esta casa senhorial, quais eram os seus domínios, sua história?


Obrigado

VG

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299443 | jmaqm | 10 mar 2012 22:47 | Em resposta a: #21963

esta casa pertencia a familia Pais de Faria Pereira sendo o ultimo morgado Simao Pais de Faria que a deixou a sua mulher Maria do Pila Sergio de Sousa (filha do Almirante Antonio Sergio de Sousa, Governador da India etc e Visconde Sergio de Sousa).
nao tiveram filhos e a casa foi parar a familia Quintanilha e Mendonça , por herança, porque outra filha do referido Visconde era casada com o Gerneral Raimundo de Quintanilha e Mendonça.
a casa ainda esta nessa familia e pertence actualmente a Pilar de Quintanilha M Pinto Tamagnini.
a casa esta em turismo de habitaçao .

curiosamente antes de existir o morgado dos Vargos na familia acima referida existiu outro morgadio mais antigo que pertenceu durante alguamas geraçoes a familia Quintanilha (do ramo de uma senhora Quintanilha que esta sepultada no convento de Cristo em Tomar).
o ramo Quintanilha e Mendonça vem do concelho de Penela nao muito londe de Tomar.

cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299520 | Matilde Souto Pires | 11 mar 2012 18:52 | Em resposta a: #21963

As terras dos Vargos pertenceram ao Capitão Rodrigo Simões,filho de Simões Dias, falecido em 1587,e de Jordana Rodrigues,moradores nos Vargos.Este capitão era o capitão das ordenanças de Assentis,mas era referido como o Capitão dos Vargos. Casou com Ana Lopes infamada de judia,vindo-se a provar a falsidade da infamia depois de um processo no tribunal de Torres Novas,com cenas de pancadaria e grande prejuizo monetário para o difamador.
O capitão Rodrigo Simões e Ana Lopes (a velha) tiveram Ana Lopes casada com António Martins.
Estes foram Pais de Maria Lopes,natural dos Vargos, casada com António Gonçalves natural das Moreiras.
Estes tiveram, entre outros:Maria Lopes casada com Manuel Escudeiro Ferreira + Engrácia Maria Lopes casada com Manuel Pereira de Sousa +Ana Maria Lopes casada com João Lopes Moreira.
Maria Lopes e Manuel Escudeiro Ferreira foram pais de Maria Madalena da Silva
Engrácia Maria Lopes e Manuel Pereira de Sousa foram pais de Manuel Pereira de Sousa(Filho)
Ana Maria Lopes e João lopes Moreira (primos) foram pais do Capitão Manuel Lopes Moreira
A Maria Madalena da Silva casou com o seu primo em 1º,3º e4º o capitão Manuel Lopes Moreira(estudante em Coimbra e licenciado) este casal não teve filhos.Assim nomearam como seus herdeiros os filhos de Manuel Pereira de Sousa(Filho)casado em 4-2-1728 com uma prima Maria Teresa que por sua vez foram pais de outro Manuel Pereira de Sousa ,solteiro,e Ana Maria Lopes Pereira de Sousa
Esta Casou em 3-2-1766 com o Dr Simão José de Faria Pereira(filho de José da Mota Saraiva e D. Ana Maria Pereira de Faria),foram pais de.
D. Leocádia de Faria Pereira de Sousa casada com João Pais do Amaral e Meneses( falecido em 8-10-1830),foram pais de João Pais de Faria Pereira casado com D. Maria Joana de sousa Barros( filha de João Diogo de Barros ,visconde de Santarem ede D. Maria José de Sampaio ,pais de Simao Pais de Faria Pereira (nasceu em 1838) casado em 23-9-1860 com D. Maria do Pilar Sérgio de Sousa( nasceu em 1840( filha de António Sergio de Sousa ,Capitão de fragata.e de D.Maria do Pilar Sergio de Sousa Neta P. de Zeferino José da Silva e D. Antónia Bernardina de Sousa Neta m . de Manuel Joaquim da Silva Leite e D. Matilde da Silva Leite.
Simão Pais de Faria Pereira e D. Maria do Pilar Sergio de Sousa não tiveram descendencia e esta já viúva legou os seus bens a uma Irmã
Assim a quinta dos Vargos passou para a descendencia desta Senhora
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299524 | evieira | 11 mar 2012 19:44 | Em resposta a: #299520

Cara Matilde Souto Pires,

Fico satisfeito por continuar a lê-la neste fórum. Desconhecia o nome dos pais do Cap. Rodrigo Simões. Posso perguntar-lhe de onde retirou esta informação?

Cumprimentos,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299728 | Matilde Souto Pires | 13 mar 2012 20:10 | Em resposta a: #299524

Caro Edmundo

Essa informação foi-me transmitida pelo Senhor António de Oliveira Francisco

Este casal Simão Dias e Jordana Rodrigues foram pais tambem de Brites Simoa que casou em10-4-1585 com Domingos Jorge de Pé de Cão.
Gostaria de ter a confirmação se João lopes casado com Grácia Gonçalves era irmão de Maria Lopes, casada com António Gonçalves, das Moreiras,ou seja neto de Rodrigo Simões e Ana Lopes


Mari Matilde

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299730 | evieira | 13 mar 2012 20:37 | Em resposta a: #299728

Cara Maria Matilde,

Agradeço a resposta. Vou tentar perguntar ao Sr. Oliveira Francisco mais informações sobre este assunto.

Em relação ao João Lopes que refere, não deve ser irmão de Maria Lopes pois esta é natural dos Vargos e aquele era natural dos Cem Soldos freguesia da Madalena. Desconheço a sua filiação. Possivelmente será irmão do Domingos Lopes que pela mesma altura vivia nas Moreiras casado com Páscoa Fernandes (isto baseado apenas no facto de serem ambos ferreiros e terem o mesmo apelido - é apenas uma conjectura). Páscoa Fernandes (n. 1613 Moreiras) tenho-a como filha de Domingos Fernandes (dos Soudos) e de Marta Fernandes (das Moreiras), casados em 20.11.1605 (não sei se lhe interessa este casal).

Se precisar de mais alguma informação por favor esteja à vontade.

Cumprimentos,
Edmundo

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#299797 | jmaqm | 14 mar 2012 14:07 | Em resposta a: #299730

dado que constato que tem conhecimentos completos das familias desta zona gostava de lhe perguntar se conhecia a referencia a um outro morgadio dos vargos (por mim referido neste item) que vem citado no nobiliario de F Gayo e que seria na mesma zona, de data anterior ao dos Pais de Faria, e que estava ligado a familia Quintanilha ( de Tomar ).
obrigado
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#300256 | stamaro | 19 mar 2012 21:36 | Em resposta a: #299797

Caro jmaqm

Peço desculpa pela demora na resposta. Na verdade, não tenho qualquer informação sobre o suposto ("primeiro") morgadio dos Vargos que refere. Seria possível dar-me a referência exacta do NFG onde se fala neste morgadio?
Não há referencia a Quitanilhas na freguesia do Paço e Assentiz, pelo menos em datas anteriores a 1750.

Cmps,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#300263 | jmaqm | 19 mar 2012 22:13 | Em resposta a: #300256

angela de quintanilha casou com antonio Portocarreiro seu sobrinho (sepultados numa capela feita para eles no clautro do convento de Cristo em Tomar ; estes tiveram antonia de quintanilha que casou com bartoluneu pimentel maldonado que foram pais de andre pimentel que casou com mariana freire de andrade machado filha do administrador do morgado dos vargos francisco freire da fonseca cc com vicencia de andrade.
isto consta no FG mas tenho que procurar para lhe indicar.
a minha duvida e saber se se trata dos mesmos vargos dado que a referencia trata se de Torres Novas

cumpriemntos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#300264 | jmaqm | 19 mar 2012 22:26 | Em resposta a: #300256

FG titulo Machados cap 100 e 110
nao refere torres novas mas Tomar
a minha duvida , se se tratar da mesma terra (?) como acabou nesta familia,
e como foi parar aos novos senhores

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#300265 | stamaro | 19 mar 2012 22:37 | Em resposta a: #300263

Caro jmqm

Duvido que se trate dos mesmos Vargos que os da freguesia do Paço. Estes nomes e apelidos não aparecem nos registos paroquiais mais antigos da zona.

Cmpts.
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Vargos (Paço, T. Novas)

#308140 | jmaqm | 13 jun 2012 20:53 | Em resposta a: #300264

volto a este tema para o caso de alguem me poder ajudar
ou interessar a alguem

cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 06:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen