Familía Drago

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familía Drago

#20793 | marsild | 08 mai 2002 14:09

Gostaria de saber mais sobre esta familía , principalemente do baixo Alentejo e Algarve
Agradeço
Silvia Drago

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20812 | orgc | 08 mai 2002 18:20 | Em resposta a: #20793

Em Almodôvar havia,não há muitos anos uma família-Drago Valente e na genealogia da família-Guerreiro de Gusmão-aparece uma D.Beatris Drago casada com Bartolomeu Guerreiro pais do Fid.da Casa do Duque de Aveiro Luís Guerreiro Drago.Sei mais qualquer coisa sobre este assunto.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20813 | orgc | 08 mai 2002 18:25 | Em resposta a: #20812

Esqueci-me de dizer,e isto sem reclamo,que no meu tópico-Ramos familiares(mesmo tronco),certamente encontrará algo que lhe deve interessar.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20816 | rmfrp | 08 mai 2002 18:40 | Em resposta a: #20793

Cara Sílvia Drago:

Disponho de elementos sobre a família Drago a que pertencem os Condes de Lagos e o Visconde de Faro. Esta família é originária de Castro Marim e os dados que tenho referem-se essencialmente aos séculos XVI a XVIII. A sua ascendência Drago é desta localidade?

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20825 | magalp | 08 mai 2002 19:18 | Em resposta a: #20813

Caro Rafael Carvalho

A 24 de Agosto de 1820, partiu aqui do Porto, mais exactamente do Largo Mija Velhas, ou Poço da Patas, uma respeitavel força com destino a Lisboa para ali proclamar a Carta Constitucional, supostamente, pois na realidade o grande objectivo dessa marcha era o derrube de Beresford... Era seu Comandante o Ten. General Gaspar Teixeira, V. de Pezo da Régua, ajudantes, os Generais Drago e Sepúlveda.
Era este Drago da família q. tratam?
cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20829 | marsild | 08 mai 2002 20:13 | Em resposta a: #20816

Muito obrigado Senhor Pereira pela sua ajuda

O que sei é que os meus familiares e
principalmente os meus bis-avós eram ums
grandes cultivadores na região do baixo
Alentejo , e se não me engano eram do
Concelho de Mértola e a aldeia chama-se
Corte do Pinto(pequena aldeia perto do Algarve)
Meu avô materno que ja falçeu chamava-se Manuel Drago Custodio casado com Antonia Drago
Guerreiro (eram primos direitos )
e a bis avo materna chamava-se Antonia
Guerreiro Drago e bis-avo paterno chamava-se José Drago
Eu mesmo nasci em Lisboa mas vivo no Luxemburgo
desde a idade dos 2 anos , os meus pais
imigraram antes dos anos 70
Eu tenho 34 anos sou casada e tenho deus filhos
sou enferméira especializada em psyciatria e
sou de nationalidade luxemburgesa .
Eu sempre desejei saber mais sobre o nome de
Drago que é tão raro em Portugal , acho que
estou no bom caminho para saber mais sobre
os meus antepassados
mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda
(o Pontes e Duarte é da parte do meu pai )

Silvia Maria Drago Pontes Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20832 | marsild | 08 mai 2002 21:12 | Em resposta a: #20812

Muito obrigado Senhor Rafael Carvalho pela sua
ajuda
Eu sei que meus bis-avós maternos eram ums
grandes cultivadores da região do baixo
Alentejo Concelho de Mértola (Corte do Pinto)
Como meus bis avõs maternos eram primos traziam
tambem mesmo nome de familia que éra
Guerreiro-Drago (Manuel e Antonia)
Eu não vivo em Portugal , tenho 34 anos e vivo
no Luxemburgo desde a idade dos 2 anos , eu
tambem tenho hoje a nationalidade luxemburgesa,
eu sempre quiz saber mais sobre o nome de Drago
que é tão raro em Portugal

Agradeço muito sua ajuda
(o Pontes Duarte é da parte do meu pai )

Silvia Maria Drago Pontes Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20838 | vbriteiros | 08 mai 2002 22:33 | Em resposta a: #20825

Caro Manel
Era mesmo esse termo" Campo de Mijavelhas" que eu procuro, pois a tal minha Tia Margarida Guimarães Ribeiro tinha uns terrenos aí. Agora posso continuar a pesquisar pois já me recordaste o nome.
Será tudo junto ou separado?
A minha Tia segundo consta na Familia era uma pessoa muito elegante, não sei como poderia morar perto e ter terrenos nesta área que dvia ser pouco perfumada. Creio que a distância à actual rua do Morgado de Mateus não era muito grande. Enfimvidas de Tias velhotas!!!
Shalon
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20841 | rmfrp | 08 mai 2002 22:55 | Em resposta a: #20825

Caro M. Magalhães:

Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira - General do Exército português (Faro, 5.1.1763 - Porto, 2.6.1833) ... Na revolta de 24 de Agosto de 1820 foi nomeado vice-presidente da Junta Provisória do Supremo Governo do Reino, formada no Porto, marchando dali sobre Lisboa, sendo depois nomeado presidente da Junta Preparatória das Cortes ...

(Enciclopédia Verbo, volume 4, col. 342)

Este Drago pertence de facto à família de que aqui se trata.

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20845 | rmfrp | 08 mai 2002 23:42 | Em resposta a: #20829

Cara Sílvia Drago:

Corte do Pinto é de facto uma aldeia do concelho de Mértola, junto à fronteira com Espanha e próxima do Algarve. Tenho alguns antepassados nessa localidade. Castro Marim fica cerca de 70 km a sul da Corte do Pinto.

Cerca de 1500 já havia Dragos em Castro Marim. Por essa época António Vaz Valente Lobo, de Olivença, foi para Castro Marim onde casou com Leonor Drago, dando origem à família Drago Valente.

Um membro desta família, Belchior Drago Valente e Faria, nascido em 1694, casou em 1728 com D. Maria Teresa de Alvelos de Brito de Oliveira e Soria, filha de João da Ponte Cabreira e de Francisca de Brito Alvelos. O Visconde de Faro e os Condes de Lagos são descendentes deste casal.

Vários Dragos de Castro Marim casaram com Guerreiros, e alguns dos seus descendentes usaram ambos os apelidos. Nos meus registos tenho cinco "Guerreiro Drago" e dois "Drago Guerreiro". Por exemplo, o referido Belchior Drago Valente e Faria tinha um irmão chamado João Guerreiro Drago.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20847 | magalp | 09 mai 2002 00:04 | Em resposta a: #20838

Caro Vasco

Não é grande não. Bem menor do q. a distância dum tiro de pistola de salão. Mija velhas, Poço das Patas e agora Campo de 24 de Agosto é a dois passos da Rua de Morgado Mateus, onde havia uma grande mercearia que tinha um óptimo amendoim numa das montras! Vou ver no Abbade de Miragaia, como se escreve correctamente, se junto se separado. Lembro-me dum muito interessante artigo do Prof. Magalhães Basto, sobre o assunto, referindo igualmente o casarão dos Cyrne, que é hoje a Junta de Freguesia. Na altura da marcha para Lisboa, o avô Gaspar Teixeira estava ali aboletado, não sei se por convite, se por ser familiar. Sei que saiu de lá com os seus muitos atavios plumitivos, galões, dragonas, par de pistolas e imensa espada de mando, da Artilharia!
Que saudades tenho dos sábios artigos do Prof. Magalhães Basto! Não aparece quem lhe chegue aos calcanhares...
Shalom!
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20848 | orgc | 09 mai 2002 00:27 | Em resposta a: #20838

Para Silvia Maria
Creio que não levará a mal tratá-la assim,porque não gosto de usar a palavra-Cara-quando me dirijo a Senhoras,é uma opinião e sem desprimor para quem usa tal palavra e outro termo poderia ser abuso de confiança,falta de educação ou vulgaridade e como já não sou nada jovem sinto-me com este à-vontade.
Assim,caso queira,diga-me como enviar-lhe fotocópias das obras referidas sobre o assunto aqui tratado.E quando encontrar os apontamentos,desenvolvidos,que tenho sobre-Cabreiras-enviar-lhos-ei com muito gosto.
Os meus melhores Cumprimentos e votos de uma frondosa e boa Árvore Genealógica.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20935 | MiguelBoto | 10 mai 2002 11:08 | Em resposta a: #20793

Exmª Srª Sílvia Drago

Retirei da obra recentemente publicada "História do Concelho de Lagoa" (Volume II, pág. 396), de Rossel M. Santos, o seguinte trecho que talvez possa contribuir para a sua informação:

1837 - Sebastião Drago d'Azevedo Lobo nasceu em Lagoa (Algarve), a 11 de Novembro de 1837, filho do Capitão-Mor Agregado, Francisco de Paula Drago Lobo e de D. Maria Xavier. Foi, por várias vezes, vereador da Câmara Municipal de Lagoa e, quando presidente do mesmo Município defendeu com muito empenho os interesses do Concelho... foi provedor da Santa Casa da Misericórdia... foi subdelegado do Procurador Régio, Presidente da Junta dos Repartidores...

Cumprimentos deste algarvio
Miguel Angelo M. Boto

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20951 | marsild | 10 mai 2002 15:55 | Em resposta a: #20848

Senhor Rafael Carvalho
Eu agradeço muito a vossa ajuda ,até me paresse
impossível encontrar tantos documentos sobre
os "Drago",desde pequena sempre quiz saber mais
Desculpe tambem a minha maneira de falar e
escrever o portugês mas como sabe eu não vivo
em Portugal e práticamente quase nunca preciso
de escrever e falar portugês os meus estudos
foram todos feitos nas linguas alemã , francês,
luxemburgês e inglês , por isso desculpe se
encontrar eros de qualquer forma
Eu bem lhe quero dar o meu E-Mail completo
mas dizem para não divulgar aqui ,então o que
fazer ?
Obrigdao mais uma vez
Silvia Maria Drago Pontes Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#20953 | marsild | 10 mai 2002 16:21 | Em resposta a: #20935

Senhor Miguel Angelo Boto
Agradeço muito me ajudar a procurar meus
antepassados , fico muito contente , só que
com tantos Dragos que encontro já não sei
exatamente quem eram os meus antepassados
diretos por exemplo os avôs dos meus
bisavôs maternos, é de facto muito intressante
mas um pouco comlicado para mim porque eu me
encontro no Luxemburgo e aqui não há as mesmas
Bibliotecas que há em Portugal , a unica coisa
que tenho para procurar mais é a internet

Cumprimentos
Silvia Maria Drago Pontes Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#21039 | rmfrp | 11 mai 2002 20:16 | Em resposta a: #20953

Cara Sílvia Drago:

A única forma de saber exactamente quais são os seus antepassados é encontrar os registos correspondentes. O registo civil obrigatório começou em Portugal em 1911. Anteriormente existiam apenas os registos paroquiais da Igreja Católica (baptismos, casamentos, óbitos).

Se os seus avós nasceram há menos de 100 anos, os registos correspondentes devem estar na Conservatória do Registo Civil de Mértola (o concelho a que pertence Corte do Pinto). Se já passaram mais de 100 anos os registos devem estar no Arquivo Distrital de Beja (o distrito a que pertence o concelho de Mértola). Há registos ainda mais antigos da Corte do Pinto que estão no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Nos registos de nascimento constam os pais e os avós da criança. Assim, se souber as datas de nascimento dos seus avós pode obter as suas certidões de nascimento, com as quais ficará a saber como se chamavam os seus trisavós, e (se o registo o indicar) de onde eram naturais. Para as gerações seguintes terá de pedir certidões, ou efectuar a pesquisa. Esta pode ser feita em Portugal, nos arquivos onde os registos se encontram, ou nos centros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) Eles microfilmaram quase todos os registos paroquiais de Portugal anteriores a aprox. 1880, e disponibilizam os microfilmes para consulta nos seus centros espalhados por todo o mundo. Mais informação em:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=9776

No Luxemburgo existe um destes centros:

Luxembourg Branch
57, Rue de Beggen
Luxembourg, Luxembourg
Phone: 352-423561

Escreva-me se precisar de mais informação. O meu e-mail é:

rmfrp@hotmail.com

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#21040 | vbriteiros | 11 mai 2002 20:48 | Em resposta a: #21039

Caro Sr Rui Pereira
A resposta que deu aqui a D. Silvia Drago merece que lhe dê os meus sinceros parabéns.
Parece-me mesmo que será a mais adequada a todos os que se dirigem aqui a Genea indagando pelas suas raízes recentes , isto é sec. XIX-XX, em os luso-descendentes do Brasil.
Aceite os meus cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familía Drago

#21047 | domconde | 12 mai 2002 00:05 | Em resposta a: #20951

Minha Senhora

Vou dar-lhe mais uma pequena achega aos seus Dragos.

António celorico Drago foi um rico homem que se terá licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra na década de 1920. Este homem deixou por coimbra histórias muito curiosas dada a sua pequena estatura mas grande força física, para além de alguma hilariante excentricidade ( passeava um coelho com trela!)
As posses que a família detinha ficavam em Cacela-a-Velha, existindo ainda hoje uma quinta chamada "Torre" que está na posse da filha do referido Dr. António Drago.

Um personagem muito curioso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 07:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen