A família de Antônio José da Silva, o Judeu

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#20560 | Ricardo de Oliveira | 04 mai 2002 14:27

Fontes para a história da família de Antonio José da Silva :
Alberto Dines. Vínculos do Fogo I Antonio José da Silva, o Judeu, e outras histórias da Inquisição em Portugal e no Brasil. Companhia das Letras. 1992.
Flávio Mendes Carvalho. Raízes Judaicas no Basil. O Arquivo Secreto da Inquisição. Editora Nova Arcadia. 1992.
Lina Gorenstein Ferreira da Silva. Heréticos e Impuros. Coleção Biblioteca Carioca. 1995.

Seguindo as genealogias e informações no Apêndice do livro de Dines, 1992 :

Total de presos pela Inquisição oriundos do Brasil entre1700 -1723 : 305
Total de presos nascidos ou moradores no Rio de Janeiro : 274
Parentes de Antonio José da Silva, todos do Rio : 143
Total de presos no Brasil por judaísmo no período : 288

Antonio José da Silva, nascido no Rio de Janeiro aos 8/5/1705, morto garroteado e queimado em Lisboa aos 19/10/1739. Filho do Dr. João Mendes da Silva (1659-1736) e de Lourença Coutinha (1679-1757) . Neto paterno de André Mendes da Silva e de Maria Henriques. Neto materno de Baltasar Rodrigues Coutinho e de sua prima Brites Cardosa.

André Mendes da Silva (avô paterno de AJS) era filho de André Mendes da Silva e de Isabel Fernandes. Neto paterno de Brites Aires.
Maria Henriques (avó paterna de AJS) era filha de Gonçalo Correa de Sousa, Alferes, nascido no Porto por volta de 1602, e de Francisca Henriques.

Balatasar Rodrigues Coutinho (avô materno de AJS) era filho de Miguel Cardoso e de Francisca Coutinha. Neto paterno de Baltasar Rodrigues Cardoso e de Brites Cardosa.
Brites Cardosa (avó materna de AJS) era filha de Manuel Cardoso e de Jerônima Gomes. Neta paterna de Baltasar Rodrigues Cardoso e de Brites Cardosa. Neta materna de Duarte Rodrigues e de Leonor Gomes.

Miguel Cardoso era mercador e senhor de engenho no Rio de Janeiro, homem público e líder da comunidade marrana no RJ. Condenado pela Inquisição em 1666. Teve a sua família perseguida ao longo de quatro gerações, com mais de cem pessoas envolvidas no crime de judaísmo.

Miguel Cardoso e Francisca Coutinha, filha de Baltasar Coutinho e de Maria Ferreira foram os pais de (lado materno 3, nos quadros de Dines) :

1 Padre Bento Cardoso
2 Salvador Cardoso
3 Isabel Cardosa
4 Maria Coutinha
5 Lourença Coutinha
6 Baltasar Rodrigues Coutinho
7 Diogo Cardoso

2 Isabel Cardosa casada com Manuel Gomes Mourão (Inigo), ourives em Lisboa, mercador no Rio de Janeiro.
2-1 Ana Gomes Coutinha
2-2 Dr. Guilherme Gomes Mourão
2-3 Branca Gomes Coutinha

2-1 Ana Gomes Coutinha casada com Aires de Miranda Henriques, lavrador de cana, natural da Bahia (lado materno 12, nos quadros de Dines).

2-1-1 Guilherme Gomes Mourão
2-1-2 Branca Rodrigues
2-1-3 Catarina de Miranda
2-1-4 Dr. João Alvares de Figueiró
2-1-5 Nuno Alvares de Miranda
2-1-6 Bertolesa de Miranda
2-1-7 Leonor Rodrigues
2-1-8 Isabel Cardosa
2-1-9 Amaro de Miranda Coutinho
2-1-10 Manuel Gomes
2-1-11 Aires de Miranda
2-1-12 Maria Coutinha

2-1-9 Amaro de Miranda Coutinho. Auto de Fé de 26/7/1711 em Lisboa. 31 anos, solteiro, natural do RJ e morador na Bahia. Tratante. Amaro de Miranda Coutinho foi batizado no Rio de Janeiro, (Sé 5°, 103) aos 8/5/1675 (Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro II, 605) .

Amaro de Miranda Coutinho recebe uma carta de data de sesmaria ao sul de Paranaguá em 6/11/1718 (Diretamente do RJ. Arquivo Nacional). Casou com Maria de Barros. O Capitão Amaro de Miranda Coutinho em 17 de julho de 1730 encabeça um documento como Juiz Ordinário, de Órfãos e Ouvidor Geral em Paranaguá (Boletim do Arquivo Municipal de Curitiba - V9,61). Teve :
2-1-9 1 Miguel de Miranda Coutinho. Batizado em Paranaguá aos 20/9/1709. Capitão-Mor fundador da Vila de Guaratuba. Casado com Isabel da Silva de Jesus, das principais famílias bandeirantes de São Paulo (bisneta do Capitão-Povoador de Curitiba, Mateus Martins Leme e 4° neta do Amador Bueno “aclamado”) em Curitiba, aos 27/9/1742. Francisco Negrão. Genealogia Paranaense. V4, 211. Título Mateus Leme. Silva Leme. Genealogia Paulistana V3, 204. Título Prados (escrevi alguns artigos sobre o tema). No processo de genere do Padre Higino de Miranda Coutinho (Arquivo da Cúria de SP), neto de Miguel de Miranda Coutinho e bisneto de Amaro de Miranda Coutinho, este último foi dado como natural do Porto. Seria uma forma de ocultar as suas origens cristãs novas ! Não é possível que tenham existido dois Amaro de Miranda Coutinho no Brasil na mesma época como homônimos sem ter relação de parentesco !
2-1-9-2 Maria de Miranda Coutinho.
2-1-9-3 Agostinho de Miranda Coutinho. Capitão. Casado com Maria Pereira da Silva. Falecido aos 3/12/1795, e São Francisco do Sul, com cerca de 75 anos. Sem geração.
2-1-9-4 Marta de Miranda Coutinho. Casada. Com geração.
2-1-9-5 Manuel de Miranda Coutinho. Natural de Paranaguá, Tenente. Casado com Antonia Roiz de Siqueira. Com geração.
2-1-9-6 Amaro de Miranda Coutinho. Natural de Paranaguá. Com 38 anos em 1761, nascido por volta de 1723. Faleceu aos 8/10/1797 em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Casado com Margarida Tavares de Siqueira. Com geração.

Amaro de Miranda Coutinho, o genearca desta família no Paraná e em Santa Catarina, teve grande descendência na região. Descendo várias vezes dele por vários filhos. Estamos (Eu - RCO e o incansável colega Antonio Roberto Nascimento) pesquisando o grande número de descendentes do nosso antepassado Amaro de Miranda Coutinho.

Melhores cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira
rco2000@uol.com.br
Curitiba / Paraná

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#20597 | Ricardo de Oliveira | 04 mai 2002 23:38 | Em resposta a: #20560

Segue -

1) Miguel Cardoso, o influente bisavô de Antonio José da Silva (AJS), era natural de Torre do Moncorvo. Nascido por volta de 1600.

2) A mulher de AJS era Leonor Maria de Carvalho, filha de Simão de Carvalho e de Ana Henriques, da Covilhã. Eram filhos e netos de mercadores de panos e também tinham sido atingidos pela Inquisição anteriormente. Os cunhados de AJS, irmãos de Leonor Maria, eram : Antonio Fróes Nunes (Dines,46,52), Páscoa dos Rios (70), Henrique de Carvalho, Jorge Fróes. O avô de Leonor Maria de Carvalho, Jorge de Fróes, tinha um sobrinho da Beira Baixa, do Sabugal, no Rio de Janeiro, chamado Alexandre Henriques. O irmão de Alexandre seria Duarte Rodrigues da Costa e outro primo era Henrique Fróes Nunes (Dines, 513-514)

3) Simão de Carvalho, 48 anos, mercador, condenado em 9/9/1703, junto com sua mulher Ana Henriques, 32 anos. Seus filhos Henrique de Carvalho, 27 anos, e Jorge Fróes, 35 anos, mercador, condenados em 13/10/1726. Outra filha, Pascoa Rios, 29 anos, condenada em 25/7/1728.( F. M. Carvalho, 102).

4) Ignora-se o destino de Leonor Maria de Carvalho e dos filhos do casal. Inclusive do filho de quando AJS e Leonor estavam presos (Dines, 86). As teias de parentesco eram muito complexas e dissimuladas para escaparem ao SO.

5) Retificando acima. Marta de Miranda Coutinho foi casada duas vezes e não deixou geração. Primeiro foi casada com Manuel Francisco do Vale e depois com Antonio Roiz Fonseca. Outra filha de Amaro de Miranda Coutinho e de Maria de Barros, muito provavelmente, foi Helena de Miranda Coutinho, que teve como testamenteiro em 1793 a Antonio de Carvalho Bueno, de Guaratuba. No testamento de Marta de Miranda Coutinho, os filhos de Antonio de Carvalho Bueno e de Maria Silveira de Miranda são chamados de sobrinhos pela testadora (Docs. da Cúria de SP).

6) Ironias e dramas genealógicos. Também descendo do Tenente Coronel Salvador Viana da Rocha, o mais encarniçado perseguidor de cristãos novos no Rio de Janeiro no início do século XVIII. Ativo familiar do Santo Ofício, seqüestrava e apreendia os bens das vítimas da Inquisição. O sogro dele, o Tenente Coronel Felix Correa de Castro Pinto de Bragança, meu 9° avô com Maria do Amaral Gurgel, casou pela terceira vez com Isabel Correa da Silva, tia paterna de AJS ! O século XVIII no RJ era um lugar pequeno.

Alguém diz mais ?

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#70975 | JSilva | 06 ago 2004 22:28 | Em resposta a: #20597

E a descendência até este século?
O meu trisavô chamava-se, António José da Silva.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#71008 | Ricardo de Oliveira | 07 ago 2004 12:53 | Em resposta a: #70975

Caro Amigo

A principal dificuldade na pesquisa genealógica são os homônimos. Há milhares de "Antonio(s) José da Silva" na nossa história. Somente a pesquisa rigorosa pode eventualmente verificar se o seu Antonio José da Silva poderia estar vinculado com os acima comentados. Eu mesmo ainda problematizo se o meu antepassado Amaro de Miranda Coutinho, genearca em Paranaguá, é o mesmo que o perseguido pela inquisição ! Consegui até mesmo as assinaturas dos dois, do que foi preso pela inquisição e do que teve uma sesmaria em Paranaguá ! A genealogia científica não é fácil não.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#71018 | JSilva | 07 ago 2004 17:12 | Em resposta a: #20560

Boa tarde. André Mendes da Silva (negociante) avô paterno de António José da Silva e cc Maria Henriques, de Lisboa, era natural do Crato (Distrito de Portalegre) na terra havia muitos Mendes sabiamente cristãos novos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#139047 | ksaraujo | 03 jan 2007 21:36 | Em resposta a: #71018

Ora vivas, Confrades!
Também meu bisavô português chamava-se António José da Silva. Infelizmente, desconheço data e local de seu nascimento. Sei apenas que casou-se no Brasil com Ottília Maria Espíndola e tiveram minha avó materna, Odette, nascida em 13 de dezembro de 1906. Esta casou-se com meu avô materno, João Henrique dos Santos e passou a assinar-se Odette Silva dos Santos. Estou em busca da Certidão de Casamento e de Nascimento desses meus avós maternos para, então, tentar achar mais informações do meu bisavô António. Cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo, Braga.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#141686 | GiseleCamacho | 25 jan 2007 17:08 | Em resposta a: #139047

Tenho bisavó que se chama adelaide Cardoso dos Santos, seria ela parente de João Henrique dos Santos. Puxa como sofremos. Estou também em Portugal tentando buscar informações + parece um ninho de gto sem fim. Gi

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#141711 | ksaraujo | 25 jan 2007 21:10 | Em resposta a: #141686

Olá, Gi.
De facto, nalguns casos, é como procurar uma agulha no palheiro. O sobrenome (apelido) "dos Santos" é muito comum e somente encontrando firmes coincidências de nome, sobrenomes e datas de nascimento e casamento compatíveis é que se dá para tirar uma ou outra conclusão. Meu avô materno, João Henrique dos Santos nasceu no Brasil aos 05 de Abril de 1901, foi filho de António Henrique dos Santos (português, jornaleiro, nasceu por volta de 1865/1866, não sei qual a Freguesia, e morreu no Brasil em 19/02/1931). O António foi filho de outro João Henrique dos Santos com Ana Henrique dos Santos (ou Joseja Jesus da Conceição ??), que devem ter se casado em Portugal por volta de 1864/1865. Como pode ver, tanto meu avô como meu trisavô tinham os mesmos nomes, João Henrique dos Santos. O único parente que conheço do meu avô João foi o irmão mais novo, Oliveiros, nascido no Brasil em 12/09/1906. Sabe os prováveis local e data de nascimento, casamento ou óbito de sua bisavó Adelaide? Talvez eu possa lhe ajudar durante as minhas pesquisas dos meus próprios ascendentes portugueses. Abraços, Kelson - Braga

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#141731 | GiseleCamacho | 25 jan 2007 22:54 | Em resposta a: #141711

Tudo que sei é pela certidão de nascimento do meu pai, consta que os avós paternos eram Henrique Carneiro Aznar e Adelaide Cardoso dos Santos.
Não sabemos se nasceram aqui ou lá.
Puxa quqlaquer coisa me diz... Uma coisa é certa meu pai nasceu no Rio de Janeiro e dizem que essa família cardoso foi parente de Ernani Cardoso um politico na época, porque minha vó filha desse casal recebeu muita herança apos a morte di seu marido Zelmar Cardoso Aznar. Pena que gastou tudo com sapatos. hehehe

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#147821 | Mar2006 | 13 mar 2007 15:51 | Em resposta a: #20597

De acordo com Camilo Castelo Branco, no seu romance histórico"O Judeu", a filha de AJS, Lourença (n. Lisboa 5/10/1735), casou com um filho de Simão de Sá em Amsterdão (Levi-?- de Sá). Em 1775 Lourença com o marido, a sua mãe Leonor(n.17/7/1712 Covilhã ) e duas filhas regressam de Amsterdão e foram viver para a Covilhã.
Camilo escreve ainda, que Leonor morre na Covilhã aos 66 anos de idade, bem como a sua filha, Lourença, nos principios de 1800 e que os netos mal conhecem a história e valor do seu antepassado AJS..
As pistas sobre os descendentes são difíceis de encontrar em Portugal, onde a Inquisição ainda mexia...
E de Camilo não se sabe onde acaba a história e começa a fantasia.

Mas, aparece um Bento José de Sá, nascido na Covilhã em 1809, freguesia de S. Pedro, filho de pais desconhecidos e que casa em 1835, na mesma freguesia, com Carlota Augusta de Castro, descendente de abastados proprietários e industriais. Tenho motivos para crer que este Bento José de Sá se trata de um neto de Lourença, filha de AJS, do qual devido às perseguições da Inquisição só aparece o registo de casamento, onde consta que é filho de pais incógnitos. Este registo de casamento está na TT em Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#147921 | JMSA | 13 mar 2007 19:44 | Em resposta a: #147821

Caro Confrade,
Reparou que Bento José de Sá e sua mulher já estão aqui na base do Genea?
Já agora pergunto se sabe se houve descendência do casamento da filha deste casal, Henriqueta Amélia Pessoa de Castro, casada com um Almeida Campos (dos da Covilhã).
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#147984 | Mar2006 | 14 mar 2007 09:04 | Em resposta a: #147921

Caro confrade JMSA
Como localisar esse nome (Bento José de Sá) na Base?
Em relação a essa filha, já tinha o seu nome na descendencia desse Bento, mas ainda não tenho os descendentes. Conheci na Covilhã uns Almeida Campos (José de Almeida Campos) que nos anos 60 tinham hoteis, restaurantes e cafés na região do qual há descendencia. Mas desconheço a ligação.
Terá alguns dados mais que me possam orientar nas pesquisas?
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#148190 | JMSA | 14 mar 2007 18:32 | Em resposta a: #147984

No canto superior direito tem uma "caixa" onde está escrito PESQUISAR. Escreva o nome Bento José de Sá e encontra de imediato (se existir mais do que um vai ter que o encontrar através do casamento, por exemplo)
Cumprimentos
JMSA
P.S. Não sabia que ainda há Almeida Campos na Covilhã, nem sei se terão ligação aos antigos. Uma das minhas trisavós era Almeida Campos, logo parente do genro de Bento José de Sá.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#148196 | Mar2006 | 14 mar 2007 18:49 | Em resposta a: #148190

Caro confrade JMSA
Temos este antepassado comum.
Eu descendo de um irmão da Henriqueta Amélia Pessoa de Castro (outro filho de Bento José de Sá) chamado José de Sá Pessoa, meu bisavô paterno.
O nosso parentesco é pois distante mas existente.
Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#148247 | JMSA | 14 mar 2007 22:25 | Em resposta a: #148196

Caro Confrade,
Ao contrário do que diz penso não termos antepassados comuns, mas sim parentes em comum. O seu Bisavô, José de Sá Pessoa, era cunhado do meu Tio-Trisavô, José Emidio de Almeida Campos, irmão da minha Trisavó, Guilhermina Emilia de Almeida Campos. Toda a informação que tiver e que queira partilhar sobre este seu ramo é muito bem vinda. Embora não tenhamos aqui parentesco comum é muito possível que o tenhamos através de outros costados. Todas estas famílias da Covilhã eram de origem cristã-nova e durante séculos casavam entre eles. Campos, Almeida Campos, Almeida Penha, Navarro, Navarro de Andrade, Campos Henriques, Castro, Campos Melo, Melo e Castro, etc, etc...são todos parentes com variadissímos casamentos entre eles. Gostaria de saber (se possível) mais sobre os seus Castro, pois por aí haverá com toda a certeza muito mais a descobrir!
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#148882 | Mar2006 | 17 mar 2007 20:01 | Em resposta a: #148247

Caro Confrade
Junto alguns dados para a sua árvore. Começando nos meus trisavós Bento José de Sá e Carlota Augusta de Castro
Carlota Augusta de Castro casou com Bento José de Sá em 25 maio 1835, na freguesia de S.Pedro, Covilhã.
Era filha de António José Raposo, (propretário da chamada Fábrica velha na Covilhã e que foi vendida em 1835 a Campos Melo e Irmão) natural do Fundão e de Antónia Joaquina de Castro natural de S.Pedro, Covilhã.
Estes Castros são familiares dos Castro Solla, Morgados de Arreigada, donde descendem os Viscondes de Francos, também tratados no Genea.

Quanto a Bento José de Sá, nascido a 22 fevereiro 1809, na freguesia de S.Pedo, Covilhã, segundo o registo de casamento, seria filho de pais incógnitos.

O casal Bento José e Carlota Augusta tiveram vários filhos, nomeadamente:

1-António Sá
2-Francisco de Sá Pessoa cc Alexandrina Amélia Henriques da Silva (com descendência)
3-António de Sá (o 2º de nome)
4-Henriqueta Amélia Pessoa e Castro cc José Emidio de Almeida Campos
5-Bento de Sá cc Maria de Jesus (com descendência)
6-José de Sá cc Maria Augusta Ribeiro Lemos (com descendência) e segunda vez com Maria do Carmo Canária (com descendência).

José de Sá Pessoa, que teve vários filhos:
José de Sá Pessoa Junior e Henriqueta de Sá Pessoa , do primeiro casamento e mais três descendentes do 2º casamento.

Eu descendo deste José de Sá Pessoa Junior, meu avô paterno.
Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#149009 | JMSA | 18 mar 2007 19:37 | Em resposta a: #148882

Caro Confrade,
Muito obrigado pelas informações que me deu e que desconhecia. É interessante verificar que a Fábrica Velha passa de antepassados seus para parentes meus! Sabe mais alguma coisa sobre os antepassados de Antónia Joaquina de Castro?
E já agora, tem conhecimento se José Emidio de Almeida Campos e Henriqueta Amélia Pessoa de Castro tiveram filhos? Calculo que estes Pessoas tenham relação com os Pessoas de Amorim (dos Viscondes da Covilhã) que já estão bem desenvolvidos aqui na base do Genea.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#149110 | Mar2006 | 19 mar 2007 13:21 | Em resposta a: #149009

Antónia Joaquina de Castro era filha de José Henriques de Castro e de Brites Maria Teodora natural de S.Pedro, Covilhã.
Este casal teve uma outra filha Leonor Teresa de Castro, nascida em 1770, que foi casada com Luis de Solla Teles, natural de Reigada (ou Arreigada).
Estes (Leonor + Luis) tiveram os seguintes filhos:
- Fernando Fonseca Mesquita e Solla
- José Henriques de Castro e Solla (n. 1880)
- António da Fonseca Mesquita e Solla
- Isabel Augusta Solla Teles
Sobre a descendencia de Henriqueta Amélia Pessoa de Castro ainda não tenho elementos registados.

Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de António José da Silva, o Judeu

#149326 | JMSA | 20 mar 2007 18:40 | Em resposta a: #149110

Caro Confrade,
Mais uma vez obrigado pelas informações que me deu. Na Covilhã existe a Família Melo e Castro ( de quem a cantora Eugénia descende), nome composto que tem a sua origem no casamento de uma senhora Campos Melo (dos Viscondes da Coriscada) com um senhor Castro. Tem por acaso conhecimento deste casamento? e ...já agora, Fernando António de Castro que foi casado com Guilhermina Augusta de Almeida Campos ( como vê os casamentos entre estas famílias multiplicavam-se), tiveram entre outros uma filha, Maria da Glória de Castro, casada com o meu Tio-Bisavô, Ayres d'Almeida Penha, terão também relação com os seus Castro?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: A família de António José da Silva, o Judeu

#149415 | Mar2006 | 21 mar 2007 09:20 | Em resposta a: #149326

Caro confrade JMSA
Ainda não tenho essa ligação dos Castro aosCampos Melo donde surgem os Melo e Castro.
Quanto aos Melo e Castro na Covilhã, não sei se ainda resta algum. Conheci o Eng Ernesto de Campos Melo e Castro (n Covilhã 1896, f Covilhã 1973), amigo de infância e colega do meu avô materno. Foi director da Escola Industrial Campos Melo na Covilhã, durante dezenas de anos.
Este Engº era o pai do Engº (mais poeta do que engº) Ernesto Manuel Geraldes de Melo e Castro (n Covilhã 1932) e que salvo erro foi para o Brasil. Casado com a Dra Maria Alberta Menères é o pai da cantora Maria Eugénia de Melo e Castro (n Covilhã 1958).
Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de António José da Silva, o Judeu

#149752 | JMSA | 22 mar 2007 22:42 | Em resposta a: #149415

Caro Confrade,
Mais uma vez obrigado pelas informações dadas. Depreendo que os Melo e Castro, da Covilhã, "nasceram" com o casamento dos pais do Eng. Ernesto de Campos Melo e Castro.
Sempre que tiver notícias destes ramos não deixarei de lhe transmitir e muito lhe agradeço o mesmo!
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Raposo, Castro e Campos

#150048 | tfp | 26 mar 2007 00:05 | Em resposta a: #148882

Muito boa noite,

Tem a certeza sobre a ascendencia da Carlota Augusta de Castro?

É que eu estava a acrescentar os dados que aqui colocou quando encontrei na minha base um outro António José Raposo, natural do Fundão, filho de Manuel Lopes Raposo e de D. Josefa Bernarda, e que casou em 1796 em Pinhel com D. Ana Joaquina de Campos Pereira, filha de Rodrigo de Campos Pereira e de D. Clara Maria de Seixas de Amorim.

Parece-me uma coincidência muito grande de nomes.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Raposo, Castro e Campos

#150055 | Mar2006 | 26 mar 2007 09:24 | Em resposta a: #150048

A ascendencia de Carlota Augusta de Castro , suas irmãs, casamento e descendencia, encontram-se tal como aqui referi nos registos paroquiais que consultei na TTombo, referentes à freguesia de S. Pedro, Covilhã. (O registo de casamento de 1835 refere a sua ascendencia).
Quanto ao Antonio José Raposo que referi é o mesmo que vende em 1835 a chamada fábrica Velha -fundada pelo Conde da Ericeira- a Campos Melo e Irmão, conforme consta numa antiga monografia sobre a Covilhã (Geraldes, sec 19) e que se encontra na BNacional. Foi reeditada em facsimile, por Crespo de Carvalho mais recentemente.

Há de facto uma grande coincidencia de nomes.
Cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283919 | GRLIDER | 05 ago 2011 00:41 | Em resposta a: #141731

Preciso saber os nomes e endereços (e/ou telefone) dos herdeiros do casal ADELAIDE CARDOZO DOS SANTOS AZNAR E HENRIQUE CARNEIRO AZNAR, aqui citado. Necessito regularizar uma propriedade minha que pertenceu a este casal. Ficarei grato por qualquer informação. Valmir.

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283920 | gicamacho | 05 ago 2011 00:50 | Em resposta a: #283919

Ol'a sou descendente deste casal. Estou em Portugal meu email e aznar_friend@hotmail.com tel. 351 961032325
Gisele Aznar

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283934 | GRLIDER | 05 ago 2011 10:58 | Em resposta a: #283920

Alá Gisele, muito prazer em conhecê-la. Estou tentando regularizar um imóvel aqui no Rio de Janeiro, onde resido. Para tal preciso saber quem possui cópia do documento de partilhas (aqui se chama Formar de Partilha) para saber a quem coube o imóvel situado na rua Brasilina, no bairro de Cascadura. O herdeiro que recebeu este imóvel, vendeu o mesmo, mas, o comprador não registrou a compra. Por esta razão preciso de uma cópia para regularizar. Este imóvel já passou por vários proprietários até chegar a mim. Na verdade, não preciso do documento, somente do nome e endereço (ou telefone) do herdeiro. Se este já é falecido, de quem o sucedeu. Fico desde já muito agradecido. Sabe me informar se há algum filho ou filha vido deste casal?

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283941 | gicamacho | 05 ago 2011 12:02 | Em resposta a: #283934

OLÁ vALMIR,

Meu pai é neto deste casal. Ou seja, meu avó Zelmar Cardoso Aznar, já falecido, que era o filho de Adelaide Cardoso dos Santos e Henrique Carneiro Aznar. eu estudo genealogia e me limito a procurar ascendentes, mas em busca de outros filhos deste casal, encontrei no D.O. a partilha e inclusive sitava este imóvel. Coloque o nome dos meus bisavós entre " no começo e final" e vais ver algumas informações. Qualquer coisa me diga.

Gisele Aznar

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283942 | gicamacho | 05 ago 2011 12:04 | Em resposta a: #283941

Veja este link>

DOU 12/08/1941 - Pág. 19 - Seção 2 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/diarios/2442430/dou-secao-2-12-08-1941-pg-19
N. 859.051 - Rua Brazilina - Adelaide Cardoso dos Santos Aznar. - 6:00080. N ...

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#283943 | gicamacho | 05 ago 2011 12:11 | Em resposta a: #283934

Obs. O meu avó Zelmar Cardoso Aznar deixou 3 filhos, Joáo, Jorgina e Jorge Camacho Aznar. Se precisar lhe dou o contacto. Pelo que sei Zelmar tinha mais 2 irmáos: Jorge, Zelmar e Justiniano Cardoso Aznar.
Ou seja filhos directos devem ser procurados por estes nomes. Meu Av^faleceu e acho pouco provavel que os outros estejam vivos. Náo os conheço.

DOU 30/09/1925 - Pág. 47 - Seção 1 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/.../dou-secao-1-30-09-1925-pg-47 - Em cache
Jorge Cardoso Aznar. Arinenio .3110 de Arauld. de Moraes. Armenio. Adelermo ...

DOU 26/12/1940 - Pág. 3 - Seção 2 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/.../dou-secao-2-26-12-1940-pg-3 - Em cache
Zelmar Cardoso Aznar - Processo n. 1.731-10. Germano Rodrigues de Macedo ... (MEU AVÔ)

DOU 05/11/1953 - Pág. 24 - Seção 2 - Diário Oficial da União
www.jusbrasil.com.br/.../dou-secao-2-05-11-1953-pg-24 - Em cache
Justiniano Cardoso Aznar -Petição ri, 2.229-53,. Aladir da Silva Machado ...

Achei uma Odontologista na internet mas nunca fiz contacto com este nome>
Segue o link>
Equipe // SIB - Odontologia Especializada
sibodontologia.com.br/equipe - Em cache
Dra. Lauren Cardoso Aznar. CROSP: 100.585. Formado em odontologia. Especialização: Ortodontia (cursando). Pós graduado: Cirurgia Oral Menor; Endodontia ...

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#284113 | GRLIDER | 07 ago 2011 11:43 | Em resposta a: #283941

Olá Gisele:
Muito obrigado por sua gentileza. Você pode me informar mais dados deste D.O., tais como a data e o local desta publicação? Sabe informar se este casal faleceu aqui no Rio de Janeiro? Meu problema é que, como se trata de assunto muito antigo, eu não consigo localizar no tribunal, os processos de inventário.
Desde já me coloco a sua disposição para qualquer busco de que necessites aqui no Rio de Janeiro.
Atenciosamente.

Valmir Costa.
e-mail : grlider@yahoo.com
telefone: 55 21 8107-2358

Resposta

Link directo:

RE: A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#326392 | GiseleCamacho | 29 mar 2013 15:45 | Em resposta a: #283943

Olá
Neste momento, estou precisando de uma certidão de nascimento desse meu avo Zelmar Cardoso Aznar. Se puderes ajudar, lhe mando mais detalhes.
Cumprimentos

Gisele Camacho Aznar

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#360914 | Mar2006 | 31 ago 2015 17:14 | Em resposta a: #149009

Prezado Confrade
Volto hoje à troca de mensagens sobre o José Emidio de Almeida Campos, que segundo anotei da sua informação era cc Henriqueta Amélia Pessoa de Castro.
Hoje mesmo retomei algumas pesquisas e descobri (ass óbito nº 10 de 1899 da Fregueseia de S. Pedro, Covilhã) que o José Emidio de Almeida Campos, filho de António de Almeida Campos n. de Almofala e D. Leonor Belisanda da Silva n. de S. Pedro, era casado, qdo faleceu com Julia da Conceição Vieira, empregada de fábrica. Também diz este assento que não deixou filhos.
Aparentemente houve após o casamento com Henriqueta Amélia Pessoa de Castro um segundo casamento. Tem entretanto mais alguns dados sobre este nosso parente que aparentemente não teve descendencia?
Cumprimentos
Mar 2006

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#419364 | Kamour | 13 nov 2019 04:33 | Em resposta a: #139047

Ottilia Maria Espíndola era irmã de minha avó, Deolentina. Ottilia foi casada em Nova Friburgo-Rj com Antonio José da Silva . Odette era prima de minha mãe Isa. Se quiser conversar meu e-mail é ka_mour@hotmail.com

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#419365 | Kamour | 13 nov 2019 05:09 | Em resposta a: #419364

Procuro há muitos anos por informações sobre os pais de Ottilia Maria Espindola, citada no tópico Antônio José da Silva. O nome dos pais dela: JOSÉ HONÓRIO ESPINDOLA e BALBINA ROZA ESPINDOLA. Informações de que o casal nasceu em Capivary-rj e viveu em Nova Friburgo.Informacoes no email ka_mour@hotmail.com

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#419380 | Mar2006 | 13 nov 2019 19:50 | Em resposta a: #419364

Se essa irmã da sua avó casou com uma pessoa ( Antonio José da Silva deste tópico) nascida em 1705 e morto pela Inquisição em 1735 poderia haver tema de conversa. Caso contrário será perda de tempo.
Cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#425631 | Mar2006 | 14 jul 2020 12:01 | Em resposta a: #20560

Caros confrades
Volto hoje a este tema dificil apesar do interesse que tem para alguns estudiosos em Portugal e no Brasil.
Um filho de António José da Silva, o judeu, e de Leonor Maria de Carvalho, natural da Covilhã, nascido em 1738 em Lisboa (no carcere do Santo Ofício), chamava-se também ANTONIO JOSE DA SILVA.
Sei que em 1768 residia em Santarém e era casado com Maria da Piedade, de quem tinha 1 filho e uma filha ainda muito pequenos.
Nesta época a sua mãe ainda era viva e viúva do seu 2.o marido chamado António Matos. Vivia em Lisboa, às Olarias, em casa da sua irmã Pascoa dos Rios, com uma filha Lourença, nascida em 1735.
Pascoa dos Rios em 1768 também era viuva do seu 2.o marido, chamado X(?) Coriel (ou Covier) de quem tinha uma filha Inez Maria.
Em 1768 o António José, filho, era caixeiro na loja grande de António Fróis na Rua Direita em Santarém.
As pesquisas que já fiz nos assentos de casamento, óbito e nascimento dos filhos deste António José Silva, filho, em Santarém bem como da Pascoa Coriel , Ana Maria, e Leonor Maria ou Lourença têm-se revelado infrutíferas.
De igual modo não encontrei estes nomes ou um António Matos, ou ainda um Coriel nos assentos paroquiais da freguesia dos Anjos em Lisboa a que pertenciam nesta época a Rua e o Largo das Olarias.
Será que algum confrade que estuda famílias de Santarém me pode ajudar?
Ou alguém que estuda estes nomes e as freguesias de Lisboa nos anos 1750-80 terá algum dado útil?
Bem hajam

Resposta

Link directo:

A família de Antônio José da Silva, o Judeu

#425632 | Mar2006 | 14 jul 2020 12:10 | Em resposta a: #20597

Caro Ricardo Oliveira
Sobre o filho de António José da Silva e de Leonor Maria de Carvalho publiquei hoje um post que lhe pode interessar para ajudar a desvendar a descendencia deste ilustre escritor.
Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen