monografias cantanhede (coimbra)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

monografias cantanhede (coimbra)

#19843 | san1 | 19 abr 2002 16:42

ninguem sabe se existe uma monografia da freguesia de sepins (cantanhede)?
pois ja existem 2 de ourenta (que tenho) e 1 da pocariça.
obrigada pela resposta,
san1

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#21475 | san1 | 17 mai 2002 10:23 | Em resposta a: #19843

talvez seja util para alguém, resolvi o problema indo para o site da biblioteca Nacional. Encontrei la as referencias aos livros publicados sobre o concelho de Cantanhede e suas freguesias.E um site muito interessante para obter uma bibliografia.
cumprimentos Sandra Barvalho

Resposta

Link directo:

António Tavares Festas

#21489 | Portuguez | 17 mai 2002 15:57 | Em resposta a: #21475

Cara Sandra Barvalho

Obrigado pela informação. Se por acaso ao percorrer essa documentação topar com o nome de meu Avô em epígrafe, que acabei de descobrir que passou por Cantanhede como Procurador Régio depois de 1885 e antes de 1893, agradecia que me dissesse alguma coisa.
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: António Tavares Festas

#23181 | san1 | 20 jun 2002 09:40 | Em resposta a: #21489

Caro Alexandre Tavares Festa, por enquanto estou em França, por isso ainda não tenho accesso à documentação exigida. Mas, normalmente vou passar férias na minha terra natal. Em tal caso, vou ver se consigo obter alguma informação. Cumprimentos, Sandra Carvalho

PS : desculpa por ter demorado a responder, foi só hoje por acaso que vi sua pergunta

Resposta

Link directo:

RE: António Tavares Festas

#23182 | san1 | 20 jun 2002 09:41 | Em resposta a: #21489

Caro Alexandre Tavares Festa, por enquanto estou em França, por isso ainda não tenho accesso à documentação exigida. Mas, normalmente vou passar férias na minha terra natal. Em tal caso, vou ver se consigo obter alguma informação. Cumprimentos, Sandra Carvalho

PS : desculpa por ter demorado a responder, foi só hoje por acaso que vi sua pergunta

Resposta

Link directo:

RE: António Tavares Festas

#23190 | Portuguez | 20 jun 2002 11:32 | Em resposta a: #23182

Cara Sandra Carvalho

Muito obrigado. Não a sabia tão longe. Em todo o caso irei também a Coimbra em Agosto e procurarei então com calma.: não desperdice com este assunto o seu pouco tempo de férias em Portugal... :)
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#65351 | alexandrafig | 18 mai 2004 21:44 | Em resposta a: #19843

Minha Cara Sandra:

Como tem vindo a investigar a zona de Cantanhede e Sepins, venho perguntar-lhe, se, por sinal, deparou com alguma destas personagens:
Joao Baptista Caneva, Maria da Piedade Valente d' Abreu, Francisco Reis da Silveira Magalhaes, Maria José dos Reis Pessoa e Clotilde Caneva, tudo compreendido no Séc. XIX.

Muito obrigada.

Melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#65453 | san1 | 20 mai 2004 10:37 | Em resposta a: #65351

Alexandra,

Por enquanto, concentrei minhas pesquiças na freguesia de Ourentã, pois a maior parte da minha familia é originaria dessa freguesia.
Ainda não pude fazer pesquiças nos arquivos Mormons sobre Sepins porque eles so foram microfilmados até 1876, e sei que os meus bisavôs maternos nasceram depois dessa data :

Antonio Rodrigues Cipriano (por volta de 1887), filho de Antonio Rodrigues Cipriano e Maria de Jesus Rocha,
casado com Mariana Moreira (por volta de 1883) filha de José Moreira dos Santos e Maria de Jesus Fernandes.

Durante as minhas férias de Verão queria ir ao Arquivo de Coimbra para ver se conseguia ir mais longe (pelo menos encontrar o nome dos avôs desse casal), e poder assim continuar minhas pesquiças aqui em França quando acabar minhas férias. Mas, como ainda não sei se o arquivo estara aberto… (no ano passado quando la quis ir a sala de leitura estava fechada até Setembro).
Se poder efectivamente começar minhas pesquiças em Sepins, serei atentiva aos nomes que deu.

Lamento não puder ajudar mais por enquanto…
Um abraço,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223361 | Filipe Manuel | 10 mar 2009 13:33 | Em resposta a: #65453

Alguém terá dados sobre esta família, cujos membros tambem usavam os apelidos

Esperança de Abrantes/Abranches natural de Sepins cc. Antonio Dias aprox 1700
e
Filipe de Abrantes cc. Luisa Francisca 27 IV 1712?

Grato por qualquer informação,
Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223381 | san1 | 10 mar 2009 19:44 | Em resposta a: #223361

Bom dia,
Uma grande parte da minha familia é de Sepins, mas não encontrei nenhum Abrantes. Daqui a alguns meses os assentos paroquiais de Sepins estarão on-Line no site : http://etombo.com/concelho/cantanhede.html

Ainda falta um pouco, por enquanto ja estão digitalizadas as freguesias do distrito de Coimbra até a letra L, mas as digitalizações avançam com regularidade, so basta esperar pela letra S... se tiver paciência...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223390 | Filipe Manuel | 10 mar 2009 21:14 | Em resposta a: #223381

Eximia Sandra,

muito agradecido pela info! Realmente, jà falta pouco para Sepins estar online. Desde que o AUC tem estado em linha, tenho tido muitos dados! Até à letra S tenho outras freguesias para apurar.... Vi que este topico diz respeito aos Abranches/Abrantes, pelo que qualquer dado é sempre salutar. Grão a grão enche o genealogista a sua arvore, não é verdade?

Creio que jà me cruzei consigo Sandra, relativamente a umas familias de cadima... se nao estou em erro?

Filipe
Paris - França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223420 | san1 | 11 mar 2009 12:24 | Em resposta a: #223390

Bom dia,

E verdade ja no encontramos no topico sobre Cadima, nem tinha reparado !
Como disse, as digitalizações ja avançaram bastante. E sempre um prazer descobrir uma nova freguesia em linha porque cada vez se aproxima mais das fregesias que procuremos... Estou impaciente em chegar aos M, P, S... (Murtede, Pocariça, Sepins...)

Meus antepassados provem essencialmente do concelho de Cantanhede. Pode ver os sitios de onde são originarios em http://c.geneal.over-blog.com/article-26821795.html
Pode ser que tenhamos familiares comuns...

Cumprimentos

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223423 | Filipe Manuel | 11 mar 2009 12:53 | Em resposta a: #223420

Bom dia,

Muito obrigado por partilhar a sua pàgina, jà vi que a àrea geogràfica é a mesma, até freguesias.
para não fugir muito ao tema do topico, proponho uma obra que està no guarda-mor: "A Terra de Vouga nos séculos IX a XIV – Território e Nobreza"
de Delfim Bismarck Ferreira - 32€
Não é uma monografia com genealogia, é uma obra de relevo historico...

Tens que me explicar como fizeste para pôr isto tudo no mapa, sempre quis fazer também!
é uma pena os assentos acabarem no séc XVII, por mim continuava indefinidamente a pesquisar assentos, mas hà outras pesquisas paralelas... genética por exemplo, estou à espera do resultado do adn .

uma pergunta indiscreta: moras em frança? eu moro em paris actualmente.

meu mel: filipecardosopereiraarrobagmailpontocom

à bientôt!

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223426 | coelho | 11 mar 2009 13:22 | Em resposta a: #223420

Cara Sandra,

consultando a sua página, encontrei uma lista de párocos de Cantanhede, na qual consta um Pedro de Abrantes entre 1643 e 1677. Terá mais dados sobre ele, nomeadamente de onde era natural e quem eram os pais?

Desde já obrigado.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223447 | san1 | 11 mar 2009 18:07 | Em resposta a: #223423

Bom dia,
Obrigada pela sua proposta, estou sempre à procura de livros sobre a região dos meus antepassados.

No que diz respeito ao mapa utilizei o site http://fr.nomao.com/
E muito facil de utilizar. Se tiveres alguma duvida podes perguntar. E um site em que cada pessoa pode fazer mapas com os seus sitios preferidos (férias, cafés etc.) eu vi logo o interesse em genealogia, ja que eu também sempre quis fazer um tal mapa.
Quando fizeres o mapa, o site pode não encontrar algumas aldeias ou mesmo vilas.O melhor é entrar primeiro o nome de uma vila perto da que procuras e que ja sabes que ele conhece, depois "zoomer" (se for preciso) e procurar o lugar movendo o mapa. Por exemplo para criar "Bolho", procurei primeiro "Cantanhede", depois fui até a aldeia de Bolho e fixei o meu marco ahi. Parece obscuro quando é lido assim, mas é mais claro quando se faz. Normalmente, os sitios que eu ja criei devem ser reconhecidos (Cantanhede, Murtede, Ourentã...). No teu proprio mapa, para criar "Cantanhede", basta escrever "Cantanhede" e validar. (Cidado : às vezes são propostas varias localidades com nomes parecidos, é so preciso escolher o bom, se estiver na lista, se não for o caso, é fazer como e disse depois : escrever o nome de uma localidade perto que ja existe na base).
Podes criar varios mapas com temas diferentes, no meu caso, por enquanto so fiz sobre o tema da genealogia.

Eu também gostava de recuar mais no passado (como todos os que aqui estão talvez). Por enquanto meus antepassados mais remotos provêm de Cordinhã : João Francisco casado com Isabel Pires, e Pedro Simões casado com Brites Jorge, todos nascidos por volta de 1560.
No meu caso as minhas pistas paralelas seriam mais nos arquivos. Mesmo se não posso recuar mais, gostava de saber como viviam os nossos antepassados. Eu adoraria pesquisar nos fundos notariais ou mesmo judiciais por exemplo, porque é um fundo onde se pode encontrar muitas informações, mesmo sem ter nenhum criminoso na familia. Fiz estudos de Historia, por isso tive a experiência das pesquisas em fundos como Saude, Judiciais... e vi como é fascinante encontrar historias sobre pessoas que ja não estão aqui. Infelizmente, não estou em Portugal para o fazer. Mas espero bem fazê-lo um dia!

Eu moro igualmente em França, mas mais para o lado da Alemanha : em Alsace, perto de Mulhouse.
Cumprimentos


Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223448 | san1 | 11 mar 2009 18:21 | Em resposta a: #223426

Bom dia,

infelizmente, não tenho mais dados sobre essa pessoa. Acho que o autor (Viriato de Sa Fragoso) so pos a lista, sem mais nenhum detalhe. Pelo menos foi tudo o que apontei (e normalmente tirei notas da maioria do livro, pelo menos tudo o que diz respeito à historia).
O livro esta disponivel na biblioteca municipal de Cantanhede (SÁ FRAGOSO V. Cantanhede. (1960). pp 150-153.)
Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223452 | Filipe Manuel | 11 mar 2009 19:52 | Em resposta a: #223426

Carissimos,

Também tenho dados sobre os de Abrantes no concelho de cantanhede. Para saber mais info acerca dos pàrocos sugiro que peça inquiriçoes de génere no proprio AUC, o melhor seria procurar você mesmo pois a listagem dos parocos costuma ser longa e muito frequentemente deparamos com homonimos o que nos obriga a folhear os registos um a um :) Hà igualmente obras que possam ser de alguma utilidade na propria Diocese de cada distrito, neste caso, relativamente ao P.e Pedro de Abrantes que penso ser igualmente meu parente, na diocese de Coimbra (ao pé do Jardim Botânico).

Se entretanto encontrar dados mantê-lo-ei a naturalmente.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223453 | Filipe Manuel | 11 mar 2009 20:03 | Em resposta a: #223447

Eximia Sandra,

estou-te deveras agradecido pela sua mensagem e com sugestoes de ferramentas por sinal bastante uteis! Devo acrescentar que a tua pàgina està bastante bem elaborada e muito bom: pessoalmente apreciei bastante. Estàs de parabéns!

Navegando na tua pàgina deparei com uns processos que estão na Torre do Tombo que também penso serem meus parentes. Jà pediste os processos ou ainda não? vou muitas vezes à TT, menos agora mas ainda vou, pelo que seria bom trocar infos atendendo serem os mesmos parentes.
Se assim o desejares , dispõe.
contacta-me pelo mel mencionado num post anterior.

jà agora, conheço bem Mulhouse :) Gosto imenso do Alsace: les maisons à colombages sont d'un charme fou!

cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223455 | Filipe Manuel | 11 mar 2009 20:28 | Em resposta a: #223452

errata: onde se lê "Se entretanto encontrar dados mantê-lo-ei a naturalmente"

ler

Se entretanto encontrar dados mantê-lo-ei informado naturalmente.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223494 | coelho | 12 mar 2009 09:27 | Em resposta a: #223452

Caro Filipe Manuel,

os Abrantes que me interessam estavam na Mealhada em meados do século XVII. Ainda não consegui recuar mais.

Quais os Abrantes mais antigos que já conseguiu localizar em Catanhede ou na Mealhada?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223497 | Filipe Manuel | 12 mar 2009 11:43 | Em resposta a: #223494

Caro Coelho,

os Abrantes que me interessam dispõe como se segue:

Esperança de Abranches/Abrantes cc. Antonio Dias, cerca de 1700, (talvez ainda antes, cerca de 1698) naturais de Sepins concelho de Cantanhede. Encontrei igualmente dados sobre Filipe de Abrantes cc. luisa Francisca que jà aponta para o concelho de Mealhada. Deste ultimo casamento localizei muitos filhos. Não sei ainda sobre os pais destes dois Abrantes, embora me pareça que seriam irmãos.

Não consigo localizar o casamento da Esperança de Abrantes cc. Antonio Dias, fico na duvida se se terão casado na paroquia de Covões ou noutra paroquia.

Tenho que averiguar se Sepins pertencia à paroquia de Covões nesta conjuntura cronologica. Sepins era Cepens creio, tenho que ver isso.

Resposta

Link directo:

RE: monografias cantanhede (coimbra)

#223502 | coelho | 12 mar 2009 12:14 | Em resposta a: #223497

Caro Filipe Manuel,

diz "Filipe de Abrantes c.c. Luisa Francisca que jà aponta para o concelho de Mealhada". Aponta como? Onde é que eles viviam?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen