Mendes de Miranda de Minas Gerais

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Mendes de Miranda de Minas Gerais

#19302 | Juliana Areias | 05 abr 2002 05:44

Olá,
Procuro informações sobre João Mendes de Miranda (meu tataravô), nascido em torno de 1850 em Patrocínio-Minas Gerais- Brasil, casado com Maria de Souza Miranda, e pais de Getúlio Mendes (13/6/1891 - 9/7/1963) que se casara com Maria Teixeira d'Affonseca e Silva, famosa família da região de Patrocínio e Araxá, em Minas Gerais.
Possuo muito poucas informações sobre João, de forma que qualquer dica seria muito bem vinda. Agradeço desde já,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#19320 | JRVasconcelos | 05 abr 2002 15:28 | Em resposta a: #19302

Cara Juliana,
Em Minas Gerais existe o Grupo Gen-Minas de Pesquisa e Discussão de Genealogia de Famílias Mineiras. São mais de 100 pesquisadores especializados em família de Minas Gerais e co-relacionadas. O grupo mantém uma lista de discussão e intercâmbio de informações, que a exemplo do grupo a participação é gratuita. Acredito que, provavelmente, poderá encontrar algum elemento de seu interesse ou, caso contrário, por certo preciosas indicações de fontes.
Se desejar maiores informações, estou a sua disposição.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
os-vasconcelos@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#61689 | Samuel de Castro | 01 abr 2004 14:07 | Em resposta a: #19302

Estimada Juliana,

Infelizmente não tenho a informação que procuras, mas consulto se o ramo de João Mendes de Miranda teria ligação com Manoel da Silva Miranda C-1823 em Itajubá-MG, que foi casado com Maria Theodora de Carvalho F-7.8.1880 em Jaboticabal-SP e que tiveram, dentre os filhos: José Bento de Miranda N-17.9.1826, C-19.2.1855 em Itajubá-MG e F-22.8.1907 em Olímpia-SP? Qual seu local de residência? Grato. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia-SP

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#61730 | Juliana Areias | 01 abr 2004 21:44 | Em resposta a: #61689

Olá Samuel,

Muito grata por sua mensagem. Infelizmente alem dos dados que coloquei na mensagem original pouca nova informaçao consegui ate agora e nada de concreto. Portanto nao sei se Joao Mendes de Miranda tem ligaçao com as pessoas que você citou, mas vou procurar indagar a minha familia, pra ver se encontro alguma relaçao.
O que sei de novo eh que parece que Joao morou numa cidade de nome: Ituitaba ou Itumbiaba em Minas (quem sabe nao seja na verdade Itajuba?), onde parece que tinha alguma influencia politica.
Sei tambem que Joao tinha sangue negro nas veias e meu pai se lembra de ter ouvido falar na mocidade de alguma ligaçao dele com a familia da famosa escrava do Arraial de Tejuco na regiao de Diamantina: Chica da Silva casada com o portugues Joao Fernandes de Oliveira. Este casal teve 4 filhos homens que foram para Portugal com o pai em 1770, mais 9 filhas que permaneceram em Minas (fora 1 filho de Chica anterior ao seu casamento).
Parece que existe alguma relaçao consanguinea que liga Chica ao Joao de Mendes de Miranda, mas ate agora nada concreto encontrei, nem mesmo tambem nenhum rastro de sua suposta importancia politica nas cidades de Ituitaba ou Itumbiara. Entretanto incontestavelmente por alguns sutis aspectos fisicos ainda encontrado em meu avô Ascelino, branco, é certo que houve sangue negro na familia, sendo ou nao da famosa Chica da Silva.

As pessoas que você me apresentou em sua mensagem tem algum sangue negro na familia?

Muitissimo Obrigada mais uma vez,
Um grande abraço,

Juliana Vasconcellos Mendes
Auckland- Nova Zelandia.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#61781 | Samuel de Castro | 02 abr 2004 14:19 | Em resposta a: #61730

Estimada Juliana,

Pelo menos, que eu saiba, as pessoas com os nomes que lhe informei, não tinham sangue negro na família. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#99573 | Joberto | 06 set 2005 19:48 | Em resposta a: #19302

Juliana Areias,

Sou descendente de ONOFRE DE MIRANDA (n. 31/07/1939 Tarumirim-MG), filho de JOÃO DE MIRANDA PRIMO (n. 19/02/1905 Cipotânea-MG) c.c Antônia Claudina de Jesus (n. 20/08/1911 Inhapim-MG), neto de ANTÔNIO DE MIRANDA PRIMO (n. 1863 Piranga-MG) c.c Maria Canuta de Jesus (n. 1873 Cipotânea-MG). e bisneto de FALUZINA MARIA DE QUEIRÓS cujo o espôso é desconhecido (fato este curioso, pois de onde vem nosso sobrenome MIRANDA?, eu já busquei esta informação nos registros castoriais e eclesiásticos de seus netos, mas sem sucesso, neles constam apenas o nome da avó), há relatos na família de que nós os MIRANDA teriamos sangue negro em nossas raizes (eu sempre ouví meu pai dizer isto!), porém não posso precisar a veracidade desta informação, haja vista que isto foi o máximo que consegui avança e descobrir até o momento em minhas pesquisas genealógicas. No entanto, eu tenho uma árvore bem completa a partir de meu bisavô ANTÔNIO DE MIRANDA PRIMO e seus descendentes.

Um abraço!
Joberto Miranda Rodrigues
joberto@zik.mu

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#99599 | Juliana Areias | 07 set 2005 00:09 | Em resposta a: #99573

Ola Joberto!
Muito obrigada por sua mensagem. A principio, nao conheço os nomes citados por voce, mas nem por isso de descarta a possibilidade de haver ligaçao entre os meus mirandas e os seus. Estas cidades que voce citou, se encontram em que lado de Minas Gerais?

Aguardo o seu retorno,

Juliana Areias
Auckland - Nova Zelandia

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#99774 | Joberto | 08 set 2005 03:28 | Em resposta a: #99599

Juliana Areias,

As cidades de Piranga e Cipotânea ficam na Zona da Mata Mineira, próximo a Alto Rio Doce, Rio Pomba, Senhora de Oliveira, etc...
Quanto a Tarumirim fica no Vale do Rio Doce, próximo a Caratinga.

Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#99777 | Juliana Areias | 08 set 2005 05:36 | Em resposta a: #99774

Oi Joberto,
Obrigada novamente por sua resposta.
Pergunto pois, até onde consegui ir, os meus Mirandas estavam mais do lado oeste de Minas. Precisamente, meus tataravos , nascidos em torno de 1860, Joao Mendes de Miranda casado com Maria de Souza Miranda parecem ser de Patrocinio. Joao parece ter vivido em Ituiutaba também. Ao mesmo tempo, se a familia tinha mesmo alguma ligaçao com a familia da escrava Chica da Silva, significa que antes de ir pro Oeste, eram la da regiao de Diamantina, que ja fica bem mais proxima da regiao dos teus Mirandas. Tenho pra mim, que estes Mirandas todos de Minas sejam de um mesmo tronco familiar, mas até hoje nao consegui ir muito alem. Acho que pra gente descobrir algum parentesco, temos que primeiro conseguir descer ao menos umas duas ou tres geraçoes pra tras do que temos até agora.
Enfim, acho que vale a pena irmos trocando figurinhas a medida que novos dados forem surgindo.
Um grande abraço,
Juliana :-)

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#160267 | joaojunior | 20 jun 2007 19:31 | Em resposta a: #99777

Oi juliana,
Me interessei pelo seu tópico sobre os mendes pois minha Avô de nome: Maria Mendes da Silva, ja falecida veio de patos de minas, mas ela disse que nasceu eu patrocinio, o pai dela se chamava João Mendes (de Rezende ou da Silva) não tenho serteza sobre a outra assinatura....
Creio que por ela ser de Patrocinio e ser mendes possamos ter algum grau de parentesco.....

Abraço...

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Miranda de Minas Gerais

#172991 | Juliana Areias | 16 nov 2007 03:11 | Em resposta a: #160267

Oi Joao Junior,

Obrigada por sua mensagem. Tambem acho que por nossos Mnedes serem da mesma cidade, Patrocinio, a chance eh grande de termos parentesco. Por favor me avise por aqui qualquer novidade sobre o assunto. Farei o mesmo!
Grande abraco fraterno,

Juliana :-)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen