Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449870 | jbarbeitos | 08 set 2023 11:29

Caros confrades,

Este é um pedido de ajuda.
Alguém poderia consultar este documento nos arquivos?
Estou à procura da data e local do seu casamento com Elvira Guilhermina da Piedade. Salvo erro, ela é de Lisboa, mas não a consigo encontrar.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449877 | ADB | 08 set 2023 16:28 | Em resposta a: #449870

Caro (identifique-se, por favor)

Duvido que o inventário lhe diga onde foi o casamento.

Segundo o batismo do filho mais novo, Manuel, foi na cidade de Lisboa, de onde era a mãe.

Caso não tenha falecido nenhum à nascença, a filha mais velha é uma Carlota, que em 1882 tinha 28 anos.

Assim, o casamento dos pais é em alguma freguesia da cidade de Lisboa, antes de 1854. Deve fazer a pesquisa em todas as freguesias até localizar.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449880 | j.lilaia | 08 set 2023 20:00 | Em resposta a: #449870

Não faço ideia onde Luís Manuel Barbeitos e Elvira Guilhermina da Piedade casaram mas não deverá ter sido em Lisboa pois não se encontra indexado no Nós Portugueses (onde estarão todos, ou quase todos, os casamentos de Lisboa) qualquer casamento de pessoas com estes nomes ou semelhantes.

Eventualmente poderão ter casado no mesmo local (desconhecido) onde terão nascido os dois primeiros filhos (Carlota e José Luís). Apenas a partir do 3º filho, Caetano, parecem residir em Barbeita/Monção.

Posso no entanto ajudá-lo com o seguinte:

Elvira nasceu na freguesia de Santos-o-Velho em Lisboa aos 24 de Fevereiro de 1826 e aí foi baptizada aos 18 de Abril do mesmo ano.

2º registo do lado direito na imagem 435:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4818553&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB37-001-B37_m0435.TIF

Era filha de António Gonçalves e Ana Inácia casados na mesma freguesia aos 19 de Janeiro de 1812.
Registo do lado direito na imagem 907:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4818604&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB37-002-C21_m0907.TIF

Elvira tinha casado primeira vez com Miguel Rodrigues na freguesia das Mercês aos 18/01/1843.
2º registo do lado direito na imagem 1116:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4815868&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB22-002-C8_m1116.TIF

Terá portanto enviúvado de Miguel Rodrigues entre 1843 e 1853 pois a primeira filha do segundo casamento terá nascido entre 1853 e 1854.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449882 | ADB | 08 set 2023 22:18 | Em resposta a: #449880

Caro João Clímaco Lilaia

Foi com certeza enganado pela idade de Carlota e José no inventário. De fato, os dois nasceram também em Barbeita, em 1851 e 1853: https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099179 171.tif e https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099179 204 tif.

Quanto ao casamento, por vezes a informação do pároco está errada, e pode ser esse o caso. Ainda assim pergunto: acha que o site Nós Portugueses é 100% fiável? Dificilmente algo é fiável 100% (o erro é humano e também das máquinas) e isso pode acontecer neste caso. De qualquer forma, o seu contributo com o 1º casamento da Elvira e o respetivo batismo, ajuda a ultrapassar esse pequeno problema do 2º casamento dela.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449884 | j.lilaia | 08 set 2023 23:37 | Em resposta a: #449882

Caro Filipe,

Tem toda a razão. Fui mesmo enganado pelas idades indicadas no inventário. Fiz uma pesquisa rápida pela Carlota a partir de 1853/1854 e pelo José a partir de 1854/1855 e claro que não os encontrei.

Quanto á fiabilidade do Nós Portugueses, não é certamente de 100% mas as maiores falhas que tenho encontrado são divergências ou erros de transcrição nos nomes do nubentes (e por isso, quando não encontro, pesquiso por todas as variantes aos nomes que me possam ocorrer). Não terá certamente indexados todos os casamentos do Concelho de Lisboa mas não andará muito longe disso e para a época em causa e freguesias mais prováveis não me tenho apercebido de faltas desde que há anos os consulto quase diariamente (mas certamente que existirão algumas).

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449887 | ADB | 08 set 2023 23:50 | Em resposta a: #449884

Caro João

Pois, as idades mencionadas nos inventários deixam muito a desejar.

Obrigado pelo esclarecimento. Talvez o casamento tenha sido noutro local ou, poderá ter havido algum lapso ao não o indexar no site. Bom, o interessado decidirá o que fazer.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Inventário de menores por óbito de Luis Manuel Barbeitos

#449889 | jbarbeitos | 09 set 2023 04:14 | Em resposta a: #449880

Caro João Clímaco Lilaia

Não sei mesmo como agradecer esta ajuda preciosa. Estava à espera de encontrar a sua data e local de nascimento com o inventário de menores. Com a vossa ajuda, tenho mais do que esperava. Com estas novas informações, talvez consiga encontrar o local e a data do casamento.

Muito obrigado.

Jean-Pierre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen